Conectar

Ver Versão Completa : kits de SUSPENSAO da CALMINI alguem usa ????

fabiano carraro
21/02/2012, 09:53
OLÁ EXISTE ALGUEM NO BRASIL USANDO OS KITS DA CALMINI COMBO DE 6"

estou terminando a instalaçao do novo motor no meu carro e esta chegando a vez da suspensao,mas como meu carro era um V-6 (98)nao tenho certeza se os kits servem pra este modelo... :dance:

existe algo nacional similar ?

3" Lift Kit (http://www.puresuzuki.com/3_lift_kit.htm)

AlemãoRS
21/02/2012, 19:52
Tinha um a venda aqui no fórum mas faz tempo. Quem tem um kit parecido é a RC4x4, só que o V6 tem diferenças na suspensão dianteira. Acho que a traseira é igual.

fabiano carraro
22/02/2012, 11:22
olá alemao,e será que alguem esta usando pra me passar impressoes...

estou curioso quanto a duas coisas neste sistema...

1°)pelo fato de somente o duplo A (balanças)serem trocadas ,como ficaria o deslizamento da homociética ,visto que as balanças sao mais longas do ponto "a"embuchamentos,ao ponto "b"pivô

quando o sistema trabalha ele tende a formar uma parábola deslocando tudo pra baixo puxando as pontas de eixo junto e consequentemente as homos tambem...ISTO NAO DESENCAIXARIA ou FORÇARIA as mesmas ????

vi relatos dos europeus reclamando disto e criando um prolongador na homocinética curta...pra tentar resolver a bronca.

Estou pensando em criar um kit bem elaborado pro vitara v-6 ,visto que é um modelo meio encrenca
,mas muito mais reforçado do que os 1.6 entao acho que vale a pena investir nesta plataforma.

a idéia nao é por pra torrar o meu carro em banhados e erosoes, mas no futuro usa-lo em viagens offroad,e pra isto quero algo bem feito mesmo e principalmente confortavel,e firme

2°)que molas e calços maiores sem as devidas correçoes nos angulos vao deixa-lo muito duro com certeza...entao uma balança nova será quase que obrigatório pelo visto.

o que acham?

AlemãoRS
22/02/2012, 11:35
Sua primeira dúvida é minha tb. Como nunca vi essse kit, não sei quanto maior são as bandejas da Calmini e nem quanto de "folga" as homocinéticas suportam.
Numa conversa sobre suspensão aqui no fórum, alguém comentou sobre um espaçador que vinha no kit de 3" da RC, mas não sei tudo que vem nesse kit.

Em relação a segunda, estou com lift de 2,5" na dianteira e não sei dizer o quanto mais duro ficou porcausa do lift.

mairo
22/02/2012, 12:03
que loucura, 6" de lift no vitara, eis meu sonho de consumo!!!

fico na duvida por onde vai passar o diferencial dianteiro com este lift, acho que teria que ser por baixo da travessa do chassis, pois no meu uso 3" de lift, fui instalar o focinho de ferro do samurai mais o drop kit e precisou mexer na travessa pro diferencial caber!

mas ao mesmo tempo lembro que um super lift não adianta de nada se usar pneus pequenos, pois o diferencial ainda ficaria proximo ao solo, mesmo com o chassis super alto! uma coisa puxa a outra, este lift é para usar pneus grandes, mas requer eixos reforçados, fazendo com que o motor nao deste conta deste up grade!! acho q no final das contas é mais facil trocar de viatura!!!

mas curioso com o lift, tem fotos dele instalado???

AlemãoRS
22/02/2012, 13:27
Mairo, os 6" são somando 3" do Body Lift. O chamado 3" + 3".

mauricioalan32
22/02/2012, 13:59
Fabiano, no Kit da Calmini vem uma flange pra instalar entre o diferencial e a homocinetica interna que faz com que a homocinetica do lado do motorista fique 1cm mais longa, pois do lado do passageiro nao tem a homocinetica do diferencial e sim uma tulipa onde existe um "joelinho" com 3 bolinhas que deslizam pra dentro e pra fora, entao, automaticamente esse lado se ajeita sozinho!

Abs

mairo
22/02/2012, 16:08
ah bão, intindi agora alemão!!!

eu uso 3" na suspensão, tava sem o drop kit, e o semi eixo escapou da homocinética uma vez quando a suspensão abriu toda, o anel que trava não segurou a pressão, eu tinha pensado em fazer um espaçador tipo de cardan pra aumentar o curso do semi eixo, mas depois que coloquei o drop kit da RC4X4 não saiu mais, mas mesmo assim ele (drop) não é sufuciente para 3" de lift, to buscando uma maneira de aumenta-lo! agora quero por 2" na carroceria e uma mexida no motor pra ver se entra pneu 750x16 ele da 33" de altura com o recape, porém estreito, não deve pesar tanto, com a relaçao 6x35 e pneu 235/75 R15 vj900 ficou bem reduzido, quase nao uso 1ª marcha!

fabiano carraro
22/02/2012, 18:48
um "joelinho" com 3 bolinhas que deslizam pra dentro e pra fora,"= trizeta

pois entao esta 2° foto possui um espaçador soldado se repararem bem,de mais ou menos estes 10mm,mas e a trizeta daria conta de esticar o suficiente ou fica na ponta só esperando pra arrebentar tudo???

alguem tem medidas,pois ainda nao desmontei meu eixo...e ja gostaria de ter a decisao do que fazer ,

Agora se a bronca for só confeccionar este kit e alguns espaçadores tá facil,vale a pena fabricar estas peças mesmo ,e desistir do SAS

que por sinal é bem mais demorado de fabricar, cheio de gabaritos ,lazer + kct a 4,sem falar que demoraria pra juntar todas as peças necessarias novamente.

Pro uso deste carro acho que fazer um 3+2" ja ficaria ideal...e daí guardo grana pra um 1.9tdi :dance:

...agora pouco estive medindo as balanças do meu carro e da pra fabricar de boa duas novas com maior angulo,mas me veio a mesma duvida de outros tópicos ,e molas decentes pro carroafinal tenho minhas duvidas da qualidade das que sao fabricadas por empresas pequenas pois FABRICAR MOLA NAO É NADA SIMPLES.....fizemos muitas na epóca que Eu corria de arrancada e só dava m*. :parede:

se nao revenir,tratar e testar tudo com maquinário especifico,arriam em poucos km,ou quebram...e pelo pouco que conheço nao temos boas fabricas de mola que vendem em pouca quantidade, o pessoal da FABRINNI me pediu um lote de no minímo 1000 peças...e o diagrama exato do que quero...ou seja tem que meter a cara ,calcular projetar,e nao errar em nada senao pode arrumar um advogado ou caixao....:putz:

(1000/2=500) vitaras com lift de 3"....= nunca!!!!! kkkkkk

ai f* ,alguem usa molas fabricadas aq que estejam aguentando,a pelo menos 6 meses de uso diario, sem perder mais de 10 % que é o aceitavel ?

AlemãoRS
22/02/2012, 18:57
Coloquei no meu vitara e no do meu em outubro as molas traseiras com 3" lift, na dianteira só calços. O do meu pai tem rodado mais e tudo certo por enquanto. O meu eu fiz o motor e agora quebrou os pinos do bloqueio, então tenho que rodar mais pra saber.

AlemãoRS
22/02/2012, 18:58
Fabiano, uma dúvida:
As balanças do V6 são iguais as do GV/Tracker?

mairo
23/02/2012, 07:43
tem pessoal usando as molas da pampa, parece que da 3" de lift! no meu tem calços de 3" na frente e molas maiores atraz!

fabiano carraro
23/02/2012, 15:55
Fabiano, uma dúvida:
As balanças do V6 são iguais as do GV/Tracker?

muito parecidas...mas me parece que estas do v-6 sao mais reforçadas,precisaria colocar duas juntas pra ver,mas temos um tracker aq na turma vou pedir pro cidadao dar uma passada aq.

Mairo tenho molas de pampa jogadas aq (1.8 lado ar condicionado)... nem lembrava mais pois ta tudo dentro do Chernobyl ..kkk

vou medir tudo e depois digo se da pra usar ou nao.

a minha bronca em colocar calço é que vai gerar uma compressao grande na mola deixando duro, e sem curso,mas alto...só que só altura nao é preparar suspensao certo.

e se o carro ficar duro muitas outras peças vao sentir demais a rigídes do chassis.e com certeza vai aparecer bronca

temos que chegar num consenso entre altura/conforto/rigídez e flexibilidade...atualmente só estamos conseguindo a 1° e 3° questao...e equalizar as 4 pelo jeito vai ser dificil por causa justamente das molas.

Mas se as molas que o pessoal anda fabricando estao aguentando ai ficará facil fazer um kit equilibrado,quando fiz foi em 97 e talves hoje as fabricas estejam melhores equipadas e mais estruturadas ,vou dar uma coringada nos contatos pra descobrir como anda esta parte.

só que infelizmente estou meio atrazado novamente na oficina, e a partir de segunda tenho que voltar atençao só pra ela ...entao tenho que decidir isto até domingo....rsrsrsrsr

mauricioalan32
23/02/2012, 15:58
Coloquei no meu vitara e no do meu em outubro as molas traseiras com 3" lift, na dianteira só calços. O do meu pai tem rodado mais e tudo certo por enquanto. O meu eu fiz o motor e agora quebrou os pinos do bloqueio, então tenho que rodar mais pra saber.

Alemao, vc fez o motor todo? Qnto gastou nisso, e o bloqueio, o que aconteceu? parou de tracionar ou nao compensava mais?

Abras

AlemãoRS
23/02/2012, 16:28
Alemao, vc fez o motor todo? Qnto gastou nisso, e o bloqueio, o que aconteceu? parou de tracionar ou nao compensava mais?

Abras

Sim, precisei fazer ele completo, tava baixando óleo fazia mais de um ano depois de dois superaquecimento, gastei quase 6 mil. O bloqueio quebrei um dos pinos cruz das satélites, rarissímo de acontecer e foi na saída de uma esquina. Não comecei o ano muito bem, mas faz parte..hehe

AlemãoRS
23/02/2012, 16:29
As molas da pampas tem o diâmetro maior que as originais. Tem que mudar o berço delas.

AlemãoRS
23/02/2012, 16:32
O problema de não usar calço na dianteira é que se fizer uma mola com lift maior que 2" ela vai raspar no batente quando a suspensão trabalhar, ai só fazendo balanças novas, por isso mantive os calços.

mauricioalan32
23/02/2012, 17:28
Puts, mas tbm agora vai longe d novo... qntos Km ele tava antes da reforma? O meu hj ta com 137.000Km, ainda nao começou a baixar óleo mas tenho curiosidade de saber qnto mais ele aguentaria...

AlemãoRS
23/02/2012, 17:32
Consta 139.000km, mas não acredito que seja real, é muito fácil alterar.

mauricioalan32
23/02/2012, 17:45
Será, olha que praticamento toooodos os vitaras que vi giravam nessa casa de 100 até 140 mil km!

AlemãoRS
23/02/2012, 17:51
Complicado saber...o do meu pai é um 94 e tá com mais de 200.000km. Esse apresentou aquela trinca no bloco que teve em alguns vitaras com 180.000. Ai foi desmontado, trocado juntas, retentores de válvulas, etc e montado de novo.

fabiano carraro
23/02/2012, 23:17
Puts, mas tbm agora vai longe d novo... qntos Km ele tava antes da reforma? O meu hj ta com 137.000Km, ainda nao começou a baixar óleo mas tenho curiosidade de saber qnto mais ele aguentaria...mauricio..

meça a compressao e compare nas tabelas de folgas,terá uma noçao real do quanto ja desgastou...Se o motor ainda estiver dentro destas medidas...

desmonte a bomba de oleo,e tente dar mais 10% de pressao,+ de preferencia nesta km coloque uma nova ...

cuide pra que os bicos estejam injetando combustivel corretamente pra nao encharcar e lavar os cilindros...

use oleo idêntico ao recomendado pelo fabricante ,mas antecipe em 20% as trocas...

troque o filtro a cada troca de oleo...

redobre o cuidado com a temperatura e a controle ,mantendo entre 85°/95° indiferente do combustivel usado...

use MILITEC ou MOLIKOTE no oleo a cada 2 trocas...

e seja feliz com no minímo mais 100.000km

e nunca absolutamente nunca utilize oleo mais grosso ou espessantes...isto destrói qualquer motor.

AlemãoRS
23/02/2012, 23:32
Essa parte da temperatura que ferrou comigo. Isso que tinha desmontado e limpo meu radiador todo na trilha anterior.

aryrj
23/02/2012, 23:51
Fabiano, me tira uma dúvida sobre esse controle de temperatura: manter entre 85 e 95º... Mas essa é a temperatura de trabalho do vitara 8v?

E a história do pai do Alemão, foi exatamente a minha...bloco rachado aos 176mil km...

A respeito do lift 3" calmini de suspensão, segue um passo a passo, em duas partes:

Sidekick – Calmini 3″ Suspension Install | iZook - Suzuki 4x4 Tech Information, Accessories, Travel & Adventure (http://www2.izook.com/?page_id=159)
Sidekick – Calmini 3″ Suspension Install Pg. 2 | iZook - Suzuki 4x4 Tech Information, Accessories, Travel & Adventure (http://www2.izook.com/?page_id=160)

Nota: No fim da 1ª parte, não use o "Next Page". Não funciona.

mairo
24/02/2012, 07:49
pessoal, com a leitura deste tópico, me voltou uma preocupação que tinha em corrigir o angulo das homocineticas, pois pretendo usar pneus maiores, ontem a tardinha tava deitado embaixo da viatura pra soltar um lado do diferencial pra ver se ele vinha um pouca mais, ainda tem curso pra baixar mais um pouco, depois vou tentar com torneiro se aumento o drop kit ou sei la o que faço! minha preocupação foi que alem de inclinadas para baixo (devido ao lift) elas tbm possuem uma inclinação para traz, lembro que quando fui instalar o focinho do samurai, foi uma dificuldade para caber pois pegava no carter e na travessa do chassis, precisou levantar o motor um pouco e modificar a travessa, acho que mesmo assim o mecanico deixou o diferencial um pouco para frente, fazendo as homocineticas ficarem com uma inclinaçao para traz!

minha teoria procede? acho que as homo tem que ficarem originalmente retas, é por ai ou não? se for o caso, vou ter que rever toda a adaptação do diferencial!

mauricioalan32
24/02/2012, 07:53
Boas dicas Fabiano... pra mim na ultima trilha que fui em Gaivotas aconteceu de rachar a mangueira do radiador e botou toda água pra fora, ai nao marcou nada no painel, o jipe simplesmente começou a morrer e o motor fez um barulho diferente, isso na Freeway andando a 100km/h... ai parei e identifiquei o problema, solucionei e botei agua e vim embora, ate agora tudo normal, nenhum barulho diferente, nao baixa óleo nem fuma... espero que nao tenha afetado nada, mas, tbm se tiver que fazer ai pelo menos se sabe o que se tem né!

Abração e vou seguir tuas dicas!

AlemãoRS
24/02/2012, 10:10
Fabiano, me tira uma dúvida sobre esse controle de temperatura: manter entre 85 e 95º... Mas essa é a temperatura de trabalho do vitara 8v?

E a história do pai do Alemão, foi exatamente a minha...bloco rachado aos 176mil km...

A respeito do lift 3" calmini de suspensão, segue um passo a passo, em duas partes:

Sidekick – Calmini 3″ Suspension Install | iZook - Suzuki 4x4 Tech Information, Accessories, Travel & Adventure (http://www2.izook.com/?page_id=159)
Sidekick – Calmini 3″ Suspension Install Pg. 2 | iZook - Suzuki 4x4 Tech Information, Accessories, Travel & Adventure (http://www2.izook.com/?page_id=160)

Nota: No fim da 1ª parte, não use o "Next Page". Não funciona.

Uma crítica ao kit da calmini é o sistema que substitui o pivo da balança central traseira, com o tempo desgasta e dá folga.

fabiano carraro
24/02/2012, 10:58
as homo tem que ficarem originalmente retas, é por ai ou não?

não necessariamente,homocinéticas sao um componente que trabalham em qualquer direçao,com altos graus de inclinaçao,e rotaçao ,entao tem que se ver outros pontos nestas preparaçoes...

no geral:

1°) o nivel de oleo e volume do diferencial...,deve-se tentar manter original em relaçao ao bujao de abastecimento,mas se nao for possivel,apenas fechar e refurar outro mais alto,com certo critério é claro ,pois se colocar muito oleo, ele deixará pouco espaço pra refrigerar e ai f*... 30% a mais é o suficiente em qualquer bojo,pra inclinaçao maxima de 40°,e lembrar de refazer um furo de maior diametro no respiro,e acrescentar mangueira de suspiro até o capo...aqueles nipel de ar comprimido com trava e mangueiras em PU sao excelentes pra isto.

2°)a inclinaçao nao pode comprometer o angulo de trabalho das cruzetas,(ou homocinéticas...)por questoes obvias,no qual deve se lembrar que o centro do bojo é o que menos trabalha em carros que nao saltam/pulam.

Pra nós é trilha,entao o calculo é do quanto mais em "X"conseguirmos manter elas trabalhando melhor sera para traçao e conforto com menor inclinaçao da carroceria ,agora se a suspa trabalhar alem da capacidade do eixo em acompanhar o trajeto ela deve ser "travada" com cintas limitadoras,ou batentes flexiveis ou hidraulicos...e nao deixar que o amortecedor faça isto ou outra peça qualquer de aço...é o ponto que o Alemao tocou em relaçao ao kit da CALMINI e Eu ja havia reparado tambem...coisas a aperfeiçoar no kit Brasuca :dance:

...lembrando dos flexiveis de freio,e da posiçao que os amortecedores ocuparam,no qual quanto mais na horizontal,mais eficientes,e quanto mais a frente do eixo, mais curtos ficaram,embora mais firmes...

ainda tem que rever (area/peso/squat/dive/cg/etc...+ um zilhao de contas)...ai é questao de se saber qual a finalidade da suspa. :?

ontem desenhei uma balança em chapas finas 2mm pra servir de gabarito e testar inclinaçoes e angulos,e farei uns protótipos em chapas 3mm a lazer no me$ que vem... mas ainda estou na bronca com as molas :freaking:

aryrj
24/02/2012, 11:15
Gente, um sistema SAS não seria mais eficiente, em termos de resultado em trilhas?

aryrj
24/02/2012, 12:20
Ou...reinventando a roda.

Stealth's Hagen Widening Mod. - Bits4Vits WebShop (http://www.bits4vits.co.uk/store/stealth-39-s-hagen-widening-mod-/blog_45.html)

mauricioalan32
24/02/2012, 14:32
Ary, vc olhando as fotos, aparece a flange que vai entre a homocinetica e o diferencial... essa é a peça que temos que colocar, caso levante a viatura em mais de 2". Mas mesmo com tdo o trabalho que foi feito, nota-se pelas fotos que ainda assim as homocineticas ficam completamente torcidas, grande risco de quebras!

Abs

aryrj
24/02/2012, 15:35
É por isso que eu acho, modestamente, que seria um desperdício de tempo e neurônios...

http://www.youtube.com/watch?v=Zbs58nSiOsw

Embora seja um tanto radical, um eixo rígido acaba com problemas "homocinéticos"... Forever.

TFelipe
24/02/2012, 16:20
o problema do eixo rigido é que tem que adaptar o traseiro e dianteiro (o eixo traseiro original tem relações diferentes), e uma adaptação bem feita com peças e tudo não sai por menos de R$5mil. (se for só 5mil é barato!!)... enquanto na suspensão normal do vitara, investindo uns 2 3 mil tu faz um negocio de primeira.

me corrijam se eu estiver errado! mas acho que está mais pra 10mil do que pra 3 4mil

fabiano carraro
24/02/2012, 16:47
Eu ia instalar os da HILUX (JAPAN) E SÓ DE EIXO JA TINHA ISTO ...

só que a mao de obra será minha mesma pois tenho oficina de preparaçao,mas mesmo assim ainda ia uns 2k a mais frouxo...entao é embassado

e existem prós e contras tambem no sistema com eixo sólido,a altura do bojo por exemplo é uma,enquanto no sistema por balanças voce ganha altura livre consideravel,no eixo rigido voce ganha em torçao...E no meu caso em especifico que quero o carro pra realizar algumas expediçoes o sistema original ja vai me atender perfeitamente,mas quem pensar em usar em erosoes fortes ai o SAS é imbativel realmente...mas vai 10paus pra fazer aq comigo por exemplo ....kkkkkkkkkkkkkk

mas tem que lembrar que tem que debitar o valor das peças originais que com certeza seriam vendidas e ai voce tem em caixa mais ou menos uns 3k...entao ficaria perto dos 7 mesmo.

se o cara tiver pago 15 no carro fica com um excelente 4x4 por menos de 25k é barato hoje em dia este valor pra qualidade do que teria.

aryrj
24/02/2012, 17:16
Eu me refiro ao fato de um investimento de "10.000,00 em eixos de Hilux" em um 4x4 de 15.000,00, se ele tiver uns 18 anos de uso, seja lá qual for, não justifica. Mesmo que seja para ter um 4x4 "excelente" por 25.000,00. A qualidade a que vc, Fabiano, se refere é a do seu serviço... e não do estado geral do veículo... o que seria impossível.

Tem, se não me engano, um cara que colocou eixos portal em um Troller... 40 cm de vão livre. Livre mesmo. Preço disso? nem pergunte...

Um simples lift de 2+3" acaba saindo mais caro do que isso, TFelipe. Seja o comunzinho de 2" de suspensão como o meu, calços, molas, extensores, amortecedores, droppeds, e aí vc já pensa em rodas, pneus e outros badulaques...e lá se foram (e muito!) os seus 3 a 4mil!

Mas essa é apenas minha opinião...:)

fabiano carraro
25/02/2012, 13:41
bom com os carros que lido a coisa ja começa nos 25/30....

entao um vitara de R$25.000 já com eixos rigidos ,ficaria numa relaçao excelente de custo/beneficio...

um carro indiferente do seu ano pode estar com varios estados de conservaçao,ai é só questao de qual comprar,mesmo que possua 50 anos de idade ainda pode estar melhor que carros com apenas 1 ano de uso.

depois de ver o video postado do kit CALMINI COMBO em açao....me decidi por fazer isto mesmo ... :euforico:

ou seja vamos em frente com o sistema de balanças ,que será mais do que suficiente pro uso dos vitaras ,deixando o vao livre central muito melhor, facilitando escapar justamente dos facoes,o que é nas trilhas daq do paraná o que mais pega :parede:

aryrj
25/02/2012, 13:46
Complementando a minha opinião... e tudo isso sem considerarmos o trabalho no "motorzinho" e na redução pra empurrar essa tralha toda...

Desculpe, Fabiano, mas fadiga dos materiais envolvidos acontece com qualquer veículo.

E se negócio é expedição...
333332

aryrj
25/02/2012, 18:10
Mas tem gente disposta a tudo...

Por quê não 05 balanças?

Isso aí embaixo dá 18" de curso de trabalho...

333359

fabiano carraro
25/02/2012, 19:44
POIS É POSSUO O PROJETO INTEIRO DESTE VITARA AI JÁ A UNS 4 MESES....KKKKKKKKKKKKKK

mas ele usou muito tempo e dinheiro bom em coisa ruim...pra este nivel de preparaçao ja partia pro SAS

E FOI O QUE ELE FEZ MESES DEPOIS ...RSRSRSR vendeu e ta fazendo outro ,só que dai da medo do Vitarinha do cara...ta fazendo com eixos de unimog 411 e pneus 42".

mas ai Eu enfio este meu outro carro em cima deste dele,se for pra correr "atraz do rabo da cuca"... :chorandoderir:

mas a finalidade deste tópico é realmente evoluir o sistema baseado em balanças, mas nao tao HARDCORE quanto isto.

Nao quero reinventar a roda ,apenas evoluir o que ja existe,tentando aperfeiçoar onde houver erros é claro...ou seja evoluir o sistema pra um kit nacional e bem feito de suspensao 3",que de preferencia nao seja baseado simplesmente em calços de nylon... que pra mim me desculpem a sinceridade parece gambi nervosa,mas é o que tem entao talves seja apenas por falta de evoluçao mesmo...os proprios gringos passaram por esta fase anos atraz,entao acho que é uma parte da evoluçao mesmo...mas tenho certeza que se houver uma preparaçao a preço justo,bem elaborada e confiavel,muitos passariam pra nova fase de upgrade. :concordo:

aryrj
25/02/2012, 19:53
Beleza, Fabiano...

Agora, diz pra gente... quem é o dono do projeto desse vitara aí em cima...?

Gostaria de saber que motorização ou relação ele usa...para deslocar 42 polegadas de pneu... com um vitara.

Minha última opinião... A RC4X4 já faz um kit de 3" para Vitara. E com balanças e molas reprojetadas.

fabiano carraro
25/02/2012, 22:40
Gostaria de saber que motorização ou relação ele usa...para deslocar 42 polegadas de pneu... com um vitara.

esta parte é facil de resolver ARY

a bronca é trabalhar equaçoes de geometria pra que as interferencias nao ocorrao e venhao a travar tudo... mantendo o comportamento aceitavel em deslocamento e trilha,e principalmente nao criando insegurança em aceleraçoes (squat) ou freadas (dive) e acima de tudo gerando o maximo de traçao aos eixos é claro (squat de novo)...

da uma estudada em termos como SQUAT/DIVE/CG/IC/RC/relaçoes de transmissao ,passo,transferencia de energia vai achar conclusoes bastante interessantes sobre como mover 50" de pneu com apenas 50hp...com massa de 2000kg a 100km/h.

A RC4X4 já faz um kit de 3" para Vitara. E com balanças e molas reprojetadas.

foi o que perguntei lá no início do topico...

mas vamos lá novamente entao,quem usa kit CALMINI ou similar nacionale poderia dar opnioes sobre o desempenho geral da mesma ?

fabiano carraro
25/02/2012, 22:50
quem é o dono do projeto desse vitara aí em cima

Um cidadao europeu que usou um balde branco de 20lts embaixo da suspa pra mostrar o vao livre e depois subiu num toquinho de míseros 500mm na neve pra mostrar o quanto seu carro possuia de RTIRSRSRSRRSRSRS :chorandoderir:

bom deixando as brincadeiras de lado...ta ai um bom exemplo do que mencionei.

o vitara com eixos mog ,usa mecanica DIESEL 2.0 COM TUDO QUE IMAGINAR DE PREPARAÇAO :concordo:

TFelipe
25/02/2012, 23:14
a RC4x4 tem um kit interessante, mas nunca vi ninguém usar... o kit de suspensão inclui, amortecedor traseiro (l200), bandejas dianteiras com buchas e pivôs , jogo de molas maiores que as originais (+2" na diant. e +3" na traseira), dropped kit, espaçador de cardan, calço de wishbone etc... pena que é caríssimo.

pelo que entendi essas bandejas (que são mais caras que ouro!) trazem duas vantagens:
1. já acertam o angulo da mola (pois na bandeja original a mola fica arqueada e com o tempo perde altura)
2. jogam o pneu mais para frente (aumenta o entre-eixo), fazendo com que pneus maiores não raspem na caixa de roda

é realmente possível aumentar o entre-eixo desse jeito? não da problema com os amortecedores, barra de direção ... ???
alguém aqui já instalou essas molas do rodrigo, ou essas bandejas?

aryrj
25/02/2012, 23:24
Fabiano, estudar sobre isso... eu faço isso há mais anos do que vc tem de vida, pois só de formado e de atuação nessa área, e justamente nela, eu tenho 32 anos.

Como era de se esperar, vc não conhece o autor do projeto...é... aquele do baldinho... Também, como poderia, não é mesmo?

Quanto ao fato de sua pergunta original, ela se destinava a saber se alguém usava...não se fazia.

Quanto ao resto de sua mensagem... é irrelevante.

Termino assim minha participação nesse tópico. Use e abuse, afinal ele é seu, Fabiano.

MaGao
26/02/2012, 01:35
Fabiano, estudar sobre isso... eu faço isso há mais anos do que vc tem de vida, pois só de formado e de atuação nessa área, e justamente nela, eu tenho 32 anos.

Como era de se esperar, vc não conhece o autor do projeto...é... aquele do baldinho... Também, como poderia, não é mesmo?

Quanto ao fato de sua pergunta original, ela se destinava a saber se alguém usava...não se fazia.

Termino assim minha participação nesse tópico. Use e abuse, afinal ele é seu, Fabiano.

Desculpa Ary,

Mais acho que se interpretou mal..

E pela sua pergunta mais acima

Deu a entender que vc não sabia/sabe por isso ele comentou em vc estudar..

Abraços,

fabiano carraro
26/02/2012, 03:11

embora Eu tenha inumeras fotinhas do projeto deste cara,nao tomei cafézinho com ele...

simples assim ARYRJ.

mas que diferença isto faria pro topico Eu conhecer ou nao o cidadao?

pro bom entendedor meia pergunta basta...

a mas nao é mesmo amigo,se vira nos 30 entao e da uma colher de chá ai pra gente sobre o assunto...pois é a base de toda criaçao de uma nova suspa

a mas nao va embora tao cedo ,tomemos mais uma e vamos descer outra porçao de bolinho de bacalhau...pois agora que o papo vai ficar tecnico ,seria uma honra poder trocar idéias mais relevantes e pertinentes ao assunto com alguem tao capacitado.

mas se quiser mesmo ir nao esqueça o chapéu.

.... :chorandoderir:

cada um que me aparece neste forum....depois os moderas ainda brigam comigo :parede:

fabiano carraro
26/02/2012, 03:18
é realmente possível aumentar o entre-eixo desse jeito? não da problema com os amortecedores, barra de direção ... ???

até certo limite sim TFELIPE ,mas aparecem outras broncas pra serem relocadas junto com certeza, pois mexeria com toda geometria do carro...uma freada com um carro que tenha instalado molas mais duras por exemplo, ja faz com que o carro passe a escorregar alguns metros a mais ,só pra voce ter idéia do que é mexer com suspa.

só por curiosidade ou burrisse minha mesmo,qual é o link pras estas peças da RC4X4 ?

ACHEI APENAS O BASICO DAS PEÇAS ,MAS NAO VI AS TAIS BALANÇAS AINDA.

AlemãoRS
26/02/2012, 10:50
até certo limite sim TFELIPE ,mas aparecem outras broncas pra serem relocadas junto com certeza, pois mexeria com toda geometria do carro...uma freada com um carro que tenha instalado molas mais duras por exemplo, ja faz com que o carro passe a escorregar alguns metros a mais ,só pra voce ter idéia do que é mexer com suspa.

só por curiosidade ou burrisse minha mesmo,qual é o link pras estas peças da RC4X4 ?

ACHEI APENAS O BASICO DAS PEÇAS ,MAS NAO VI AS TAIS BALANÇAS AINDA.

Não tem no site Fabiano, por isso acho que ninguém nunca viu elas...
As informações que temos foram passadas por e-mail pelo Rodrigo (dono da RC.

Aryrj, acho que você entendeu mal, continua participando da discussão.

mairo
27/02/2012, 13:16
pessoal, como falei no começo, to usando lift de 3", ja veio assim a viatura! vamos as gambis/adaptaçoes: a traseira foi levantada com mola, nao me pergunta de onde saiu, substituiçao dos amortecedores, calço na bandeja central e necessitando de espaçador de cardan, na dianteira calços de 7 cm (nao chega perfeito a 3", falta 0,5cm) nas molas originais, mas o visual nao ficou muito agradavel (quando se olha por baixo ta tudo torcido/angulado), calços nos amortecedores, esta historia da homocinetica ficar curta é real, pois no meu saiu fora um dia que estava andando, depois que instalei o drop kit nao incomodou mais, a distancia ficou boa, com as balanças originais, acho q precisa de um espaçador quando substitui a balança! tenho andado bastante no off road sem problemas, nas ferias andei mais de 300km em asfalto numa boa, nao percebi nenhum comprometimento na estrutura e/ou estabilidade! mas me incomoda esta adaptação, tenho olhado bastante para melhorar isto, ja pensei em instalar calços na carroceria e diminuir o lift da suspa para 2", mas o que tenho estudado é para aumentar ou modificar os suportes das balanças!

será que é possível dar o angulo necessario no suporte onde a balança é fixa no chassis? fazendo assim que as mesmas fiquem bem retas, horizontais???? a teoria é boa, acho mais facil do que trocar o conjunto todo, pensando em instalar molas de pampa na dianteira e eliminar os calços!

TFelipe
27/02/2012, 15:58
entendi direito? você está querendo rebaixar o ponto onde as balanças dianteiras são fixas no chassis?!?!?
se for isso, prossiga lendo, senão nem perca tempo.

concordo que quanto mais horizontais melhor, afinal com ela mais angulada até os pneus ficam mais para dentro e acho que compromete o trabalho da suspensão e principalmente a "dureza" da dita cuja, pois por exemplo, em um caso em que a suspensão tenha que abaixar (comprimir) ela vai trabalhar menos, pois vai receber mais esforço para fazer, digo, quanto mais perto de 90º (vertical) a balança estiver, mais esforço vai ter que fazer, física básica. (em uma linha horizontal (eixo X) quanto mais distante 2 pontos menos esforço é necessario para mover eles, quanto mais perto, mais energia desperdiçada...), sei que existe uma palavra técnica para tudo isso mas agora não lembro o nome...
ou estou viajando mesmo... rsrsrsrs

além disso, o que mais teria de vantagem? pois tudo isso traz uma grande desvantagem, redução de vão livre, mais uma coisa para enrroscar nas trilhas.

a idéia é boa mas acho que não é só soldar um suporte novo e reprender as balanças não. e é até um pouco perigoso, se essa merda de solda quebra tu vai pro beleléu dependendo da velocidade.

mairo
28/02/2012, 07:58
rsrsrsrsrs, será que é bom la no beleléu????? brincadeira pra descontrair, pois tava ficando meio nervoso o tópico!

eu vi num tópico destes ai, um link, acho q foi o ary que enviou, o cara mudou o furo da balança mais pra fora pra fazer o lift!

a solda e serviço bem feitos nao quebram não! nossos chassis e outras peças são todos cheios de soldas e nunca ouvi ninguem dizer que quebrou! pelos meus cálculos, se mudar o suporte da balança uns 5cm para baixo e uns 2 ou 3 cm para fora não vai atrapalhar tanto por enroscar nas coisas, pois ainda vai ficar bem mais alto que o diferencial e vai corrigir consideravelmente a posição da balança e da mola que parece um bambu envergado! isso sim ta me dando medo de ir pro baleléu!!!! rsrsrs

TFelipe
28/02/2012, 09:01
mais para fora, mais para frente (tentar aumentar 1" o entre-eixo), e mais para baixo...

mas com tudo isso acho que já é necessario re-fazer o suporte superior da mola, senão ela vai ficar inclinada igual... a mesma coisa vale para o amortecedor...

semana que vem vou no mecanico e vejo o que ele acha da idéia ($$), só de curiosidade...

mairo
28/02/2012, 12:52
se puder coletar informações agradeço! o que fiz foi colocar uma régua ao lado da mola, olhando o carro pela frente e nota-se que com o lift de 3", inclinou a balança para baixo, diminuindo a distancia que ela alcançava em direção a roda, (quanto maior o angulo, mais longe ela fica da roda), fazendo com que a parte inferior da mola fique inclinada uns 2 ou 3cm para dentro, é notado com a regua, seria como tirar o esquadro de alguma coisa! vou ver se tiro uma foto para ilustrar minha teoria, com um serviço bem feito, acho mais fácil e barato que o kit calmini, reposicionar a balança e substituir a mola para utilizar o lift de 3" com mais eficacia! pelo que pude observar, me corrige se tiver errado, a balança deles é mais angular e mais comprida para corrigir este problema, por ser mais comprida, instala-se o espaçador na homocinética!

a soluçao que pensei nao aumenta o entre eixos, só baixa o ponto de fixação da balança em direção ao solo e abre ela um pouco em direção a roda para corrigir a inclinaçao da mola!

fabiano carraro
01/03/2012, 14:23
Quando Eu penso em fabricar uma suspa ,Eu imagino fazer as coisas desta forma... :concordo:

sei que parece uma coisa meio impossivel e fora da realidade,mas conheço caras que fazem coisas assim ao vivo e a cores em suas oficinas aq mesmo no BRASIL.

só que trabalham com hot hods ou arrancada... :parede:

isto quer dizer que NÓS DO OFFROAD estamos ainda engatinhando,quando o assunto é criaçao de peças e preparaçao de carros.

estamos muito longe ainda nao só dos gringos ,mas de profissionais e oficinas brazukas mesmo.

estive criando este final de semana um prototipo de balança pros VITARAS e a conclusao é meio que a seguinte...

PODE SER CONSTRUIDA COM GEOMETRIA CORRETA ATÉ 4"...MAS FAZER PRA MIM É UMA COISA,nao teria custos de propriedade intelectual,impostos,horas em CAD,testes destrutivos de peças e soldas,garantia etc.,etc...

pra por na rua, rodando num 100 numeros de carros de 3°,diluiria este custo todo,MAIS AINDA EXISTIRIA A GARANTIA

SE o cara trocaria o kit com mao de obra qualificada sem comprometer o sistema...coisas e tal

e ai quem estaria disposto a pagar a conta de um kit destes com marca desconhecida ,EM VEZ DE DIZER QUE O DOS GRINGOS É MAIS FODAO SÓ POR QUE ESTA DO LADO DE LÁ ?

:parede:

quando é que vamos nos PROFISSIONALIZAR e DEIXAR DE FAZER COISAS "HOME MÉIDA" e COLOCAR qualidade no OFFROAD TAMBEM ?

OU SEJA NAO DA MAIS PRA FICAR TORNEANDO TOQUINHOS DE NYLON E DIZER ,OLHA CUSTA 4K ESTE SUPER ULTRA KIT DE SUSPENSAO QUE VAI DEIXAR TEU CARRO "IGUAL"AO DOS GRINGOS. :shock:

vixiii to estressadao de novo ....kkkkkkk :putz:

TFelipe
01/03/2012, 16:05
você está falando em rebaixar o suporte da balança em 4"???? mas mantendo a balança original ou fazendo algo como esse super kit aí das fotos??

a questão é que carro lá nos EUA é bem mais barato, um vitara da pra comprar fácilmente por por uns $3mil (menos de 3 salarios minimos), da mesma forma os upgrades são bem mais viaveis. já aqui é tudo o contrario, por isso fica díficil fazer algo de qualidade para comercialização... acaba ficando caro e ninguem compra, as pessoas deixam de fazer o upgrade ou fazem na versão "home méida" a-lá gambiarras. isso não vai mudar tão cedo.

AlemãoRS
01/03/2012, 16:21
Infelizmente, realidade brasileira!

Pelo menos aqui no RS, muito dificil ver alguém preocupado em fazer um suspensão decente, quer é jipe alto.

mairo
02/03/2012, 12:14
pessoal, assim como a questao de adaptar o sensor map do uno, que corri o risco de comprometer toda a injeção e mesmo assim fiz o teste e deu certo (claro q bem mais facil do que modificar a estrutura da suspa), to disposto a tentar uma modificação da posição da balança e utilizaçao de outra mola substituindo os calços, para melhorar a eficacia do lift de 3" ou até quem sabe um de 4" (nao custa sonhar), só estou aguardando o momento propicio, talvez no mes de abril vou encostar a viatura para esta tentativa, se não der certo, volto ao original e usarei calços de 2"! vai envolver um aumento do drop kit, dentre outras, pois quero que as homo fiquem o mais retas possivel na tentativa de menor desgaste na utilizaçao de pneus maiores (talvez com 32" ou 33" de altura) mas nao tao largo quanto o 33x12,5.

fabiano carraro
03/03/2012, 19:47
az isto nao MAIRO ....jogando ague fria na sua idéia.

a uns anos atraz apareceu um vitara aq em curitiba ,com os suportes da balança aumentados,agregado baixado tambem...resumo

indirigivel...

Mas estive olhando ontem e penso o seguinte:

Se o cara tiver culhao pra fazer é melhor fabricar duas bandejas novas mesmo...nao é dificil,e resolve 60% do problema,os outros 40% ainda sao as molas ideais.

mas hoje me ocorreu uma idéia interessante e talves viavel

USAR AMORTECEDORES MODIFICADOS PRA "COIL OVER"...como nos gol rebaixados ,etc...só que no nosso caso o inverso,mais alto.

a questao é que o disco que iria segurar a mola, assim como a propria mola pegariam no pneu se ele nao estiver com a roda com OFFSET mexido.

e teria que fabricar um arco de reforço das torres passando por cima do motor pra evitar o fechamento das TORRES...como vem original no v-6 igual ao meu.

a pergunta é :

a carga ficará toda em cima dos dois parafusos do amortecedor,pois hoje ela é dividida por mola e suporte no chassis...

seria algo assim a se pensar e analizar...alguem ja viu algo montado desta forma em VITARAS?
:semideia

mairo
05/03/2012, 10:25
fabiano, vc fala em fabricar bandejas para as molas? seria na base inferior, para corrigir aquele angulo horrível da mola? (boa idéia) se for fabricar a bandeja, ja faz para usar mola de pampa, eliminando os calços! o arco por cima do motor, seria a chamada barra anti torção, que é fixa na "cabeça" do amortecedor?

fabiano carraro
05/03/2012, 14:01
isto mesmo meu filho,EU ESTOU CONSTRUINDO (3) NOVAS BANDEJAS DE SUSPENSAO COMPLETAS nao só apoio pra molas,elas sao mais fortes e longas deixará o carro 90mm mais alto... as duas dianteiras e a do WHISHBOND :concordo:

fiz um protótipo em chapa estampada e reforçada com furos DIMPLE'S ...

e outro protótipo em tubo e chapas cortadas a lazer e soldadas TIG ...

ou seja ta embassado,fabricar estas bandejas,FABRICAR elas só pro meu carro nao vou poder no momento pois estou com prioridades maiores agora.

vamos ver até a FENAJEEP o que decido.

e sim a base ja será pra uma mola melhor dimensionada com certeza.

obs:esqueçao a idéia do coil oversó é viavel em uma preparaçao muito especifica do carro. POIS RASPA DEMAIS NOS SUPORTES E O TRABALHO DE CORREÇAO FICA INVIAVEL,entao é mais facil fazer o S.A.S,

TFelipe
05/03/2012, 22:06
fabiano, entendi direito, você está fazendo uma bandeja que, com molas maiores permite um lift de 90mm (3.5") SEM calços? e onde fica a homocinética na historia toda? ou teria que fazer um droppedkit de 2" para arrumar? e os amortecedores?

fabiano carraro
06/03/2012, 00:13
a bandeja é mais longa T FELIPE...portanto o angulo das homos tambem vai ficar mais aliviado (enxergou?) rsrsrsr brincadeirinha....

Este esquema é pro meu carro,e ainda é projeto,só daq a alguns meses vou ter verba pra mexer com isto ok.

Mas será o seguinte se tudo correr como imagino:

o eixo (tracker diesel)vai ser baixado tambem com certeza ,mas menos do que o habitual com os dropped ,cortando a travessa original do carro e reconstruindo em tubo.

o pulo do gato será dois novos semi eixos em cromoly (4340)mais longos tambem,mantendo as homo originais...nos desenhos o angulo se mantem 10% apenas mais inclinado,mas tenho pouco tempo pra ver isto entao pode ser que haja mais coisas a serem revistas antes de começar ok...mas com certeza se Eu fizer será chamado de preparaçao mesmo de suspa e ai ADEUS calços...

mas sou meio loko e ai só DEUS e os homi sabem onde vou parar se começar a encostar a esmirilhadeira neste carro.....

Os amortecedores darao adeus tambem...e ainda estou pesquisando como lidar com eles,pois ao contrario do que imaginam o projeto é pra poder saltar com o carro ,ou seja ta mais pra um projeto de suspa de carro de cross-country mesmo...pois estou pensando em andar no transcatarina com ele ano que vem....

mairo
06/03/2012, 07:55
vixi maria! que show, me diz uma coisa, por acaso a bandeja nova de mola seria soldada por cima daquela que existe na balança?

fabiano carraro
06/03/2012, 12:28
nao MAIRO é uma peça inteiramente nova... BALANÇAS INTEIRAMENTE NOVAS.

mairo
06/03/2012, 12:46
ahhhh sim, agora entendi, confundi bandeja com balança!

RicardoM
06/03/2012, 13:50
Mairo,

E a cambagem? o furo no amortecedor é suficiente?

Abcs,

Ricardo

pessoal, como falei no começo, to usando lift de 3", ja veio assim a viatura! vamos as gambis/adaptaçoes: a traseira foi levantada com mola, nao me pergunta de onde saiu, substituiçao dos amortecedores, calço na bandeja central e necessitando de espaçador de cardan, na dianteira calços de 7 cm (nao chega perfeito a 3", falta 0,5cm) nas molas originais, mas o visual nao ficou muito agradavel (quando se olha por baixo ta tudo torcido/angulado), calços nos amortecedores, esta historia da homocinetica ficar curta é real, pois no meu saiu fora um dia que estava andando, depois que instalei o drop kit nao incomodou mais, a distancia ficou boa, com as balanças originais, acho q precisa de um espaçador quando substitui a balança! tenho andado bastante no off road sem problemas, nas ferias andei mais de 300km em asfalto numa boa, nao percebi nenhum comprometimento na estrutura e/ou estabilidade! mas me incomoda esta adaptação, tenho olhado bastante para melhorar isto, ja pensei em instalar calços na carroceria e diminuir o lift da suspa para 2", mas o que tenho estudado é para aumentar ou modificar os suportes das balanças!

será que é possível dar o angulo necessario no suporte onde a balança é fixa no chassis? fazendo assim que as mesmas fiquem bem retas, horizontais???? a teoria é boa, acho mais facil do que trocar o conjunto todo, pensando em instalar molas de pampa na dianteira e eliminar os calços!

mairo
06/03/2012, 17:01
o meu do jeito que ta tive q oblongar o furo de cima do amortecedor! se essa teoria de reposicionar a balança funcionar, vai eliminar este problema do camber!

RicardoM
06/03/2012, 17:37
O meu também está com o furo do amortecedor obilongado, mas uso lift de 2". Com o de 3" o furo é suficiente para acertar a cambagem?

o meu do jeito que ta tive q oblongar o furo de cima do amortecedor! se essa teoria de reposicionar a balança funcionar, vai eliminar este problema do camber!

RicardoM
06/03/2012, 17:42
Se o esquema da cambagem ficar legal, eu tenho um jogo de molas da pampa 4x4 pra colocar na traseira do vitara, daí eu ia comprar o droped kit e fazer o tecnil de 3" pra dianteira.
Como a mola é maior, tem que fazer um suporte inferior para mola e diminuir o primeiro elo para ela caber no berço original.
Com a configuração de 3" susp + 2" de carroceria, cabe pneu 33", e acho que meu AP 2.0 taxado deve empurrar mais ou menos sem reduzir o diferencial.

mairo
07/03/2012, 10:24
to anexando as fotos do meu virara, não tenho nenhuma bem de frente, tem calço de 3" na frente e troca das molas atras! a olho ficou retinho o camber! agora vou colocar calços de 6cm na carroceria e pretendo pneus 32"!

fabiano carraro
07/03/2012, 11:50
com os 33" nao pegaria nas caixas de roda?

estou fazendo dois braços tensores,(links)trazeiros mais longos tambem pra devolver o centro da roda no lugar novamente ,pois com os 32" que coloquei ja raspou feio,e na dianteira ainda ta embassado mas estou redesenhando a bandeja/balança...pra que fique 40mm mais pra frente tudo,só que ai vai obrigar a direçao a ir junto...entao estou refazendo dois novos suportes pros pitmam mais pra frente tambem...eita que ja to começando a gostar da idéia de "toquinho de nylon".....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

mairo
07/03/2012, 12:13
os defeitos que vejo no meu vitara, 1º- é que mesmo alto (3") o curso da suspensao dianteira é limitado, bem menor q na traseira com uma mola super alta, teoricamente se eliminasse o calço e usar uma mola maior, teria maior curso na suspensão, mas ao mesmo tempo penso que quem vai sofrer vai ser a homocinetica devido a maiores graus de inclinação! uma faca de dois legumes! rsrsrs
2º- também estou aperreado com a inclinação da mola!

mas a dirigibilidade acho normal, andei bastante em asfalto viajando blz, apesar de uma folga nos terminais de direção!

o que vejo aqui com os amigos jipeiros é que tem gente com 30k investido num jeep que atola tbm, assim como outro com quase nada de investimento! no fim das contas acho que aqueles que investiram menos estão até se divertindo mais!!!!

fabiano carraro
07/03/2012, 12:55
no fim das contas acho que aqueles que investiram menos estão até se divertindo mais!!

COMO DONO DE OFICINA DE PREPARAÇAO vou falar uma verdade ,e com certeza será um tiro no pé mas.....

VOCE ESTA COBERTO DE RAZAO MAIRO...

mas assim como o que nos move sao as perguntas e nao as respostas...

assim como sempre será mais verde a grama do vizinho...

a mais gostosa a mulher do proximo...

nossos carros sempre precisaram de UP GRADES,nao por que eles precisam e sim por que nós precisamos ter algo pra fazer, pois isto é parte de todo esporte/hobby

a questao é que como tudo que é demais é ruim ,seja mulher dinheiro ou cerveja....excessos de preparaçao tambem é.

desde é claro que voce nao consiga dar conta de tudo o que tem ou usa...... kkkkkkk

AlemãoRS
07/03/2012, 13:26
Exatamente, o prazer e a diversão estão em fazer, atolar ou não pra mim pouco importa!

mairo
08/03/2012, 08:52
apareceu uma novidade em relação ao eixo dianteiro do vitara aqui no sul! veja se concorda...
justificativa: quebra homocinética ou semi eixo pq é de material rígido (aço), não maleável, então quando força ou da um trancão quebra mesmo, sempre do mesmo lado!
alternativa: estão usando o semi eixo do ford corcel, as duas pontas frisadas são iguais ao frisado do vitara, mas o corpo do semi eixo é um tubo de metal como um cardan, então quando da uma forçada boa ele trabalha (inverga e volta ao normal) não deixando quebrar a homo ou outra peça do eixo! o cardan é feito assim de proposito para não quebrar mesmo!
Adaptação: tem que diminuir o semi eixo do corcel pois é um pouco maior que o do vitara
Resultado: o dono que ja tinha quebrado 3 vezes, disse que nunca mais quebrou, usa pneu 16" e judia bastante do vitarinha!

fabiano carraro
08/03/2012, 11:13
é por ai mesmo Mairo...

UMA PONTA DE EIXO QUE TORÇA SEMPRE SERÁ UMA BOA ,POIS ELA SEGURA A PANCADA INICIAL,E ALIVIA A CARGA...

fabiano carraro
08/03/2012, 16:26
MAIROOOO nao corte os suportes do seu carro e tente abaixar as balanças....vao formar um triangulo e travar tudo.

fui medir as coisas aq e este procedimento nao deixaria as balanças alinhadas com as barras de direçao,ao trabalhar tudo vai estrangular...

tem que respeitar a formaçao geometrica de um retangulo...onde as rodas ficam nas pontas,o chassis na outra ao descer o rentangulo se modifica pra forma de um trapézio, pra manter o camber igual indiferente do trabalho da suspensao...mais ou menos por ai.

mairo
09/03/2012, 07:45
sim sim! ja desisti disto! fui convencido!
outra coisa, é possível alterar somente o berço(prato) da mola em cima da balança? tipo deixar ele bem nivelado horizontalmente?

fabiano carraro
09/03/2012, 09:28
claro serviço pro meu filho de 4 aninhos....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

entendi que voces ficam com a mola curvada ao colocar os calços e isto realmente prejudica bastante

vou te enviar um desenho de como fazer...me manda um e-mail ai

mairo
09/03/2012, 11:43
mandei email, depois confirma se chegou! abraço!

leobnaval
10/03/2012, 22:42
é que mesmo alto (3") o curso da suspensao dianteira é limitado, bem menor q na traseira com uma mola super alta, teoricamente se eliminasse o calço e usar uma mola maior, teria maior curso na suspensão
Mairo acredito que dificilmente você irá ganhar curso na susp. diant., pois o que limita ela é o curso do amortecedor, portanto independente da mola que usar o curso total da susp. diant. será o mesmo se o amortecedor for o original. Na verdade usando molas mais compridas ou calços você estará erguendo a susp. diant. mais mesmo assim o curso total é igual do modelo original, pois o limitador do curso são os batentes (limites) do amortecedor.
Colocando apenas molas mais compridas você aumenta o curso de compressão da susp. e diminue o curso de extensão e altera o ângulo de trabalho do semi-eixo e homocinética, mais eles trabalham dentro do limite da suspensão. Já se erguer a susp. diant. calçando a fixação superior do amortecedor, você joga todo o conj. da susp. pra baixo e mantém o curso de compressão e extensão da susp. originais (desde que a mola tambem seja original), porém no batente de extensão da susp. a ângulação do semi-eixo e homocinética saem do limite estabelecido no projeto do veículo.

Enfim qual é melhor? depende do uso, ambos erguem e prejudicam algo...

[]s

mairo
12/03/2012, 08:02
é leo, quanto mais perto do original a alteração acho q é melhor, acho que vou deixar a viatura assim mesmo! não vou mexer em time que ta jogando bem! vou só colocar os calços na carroceria e baixar mais um pouco o diferencial e ta bom! recebeu meu email? fiquei curioso pra ver o tal desenho! abraço.

fabiano carraro
18/03/2012, 12:28
a idéia é fabricar aq mesmo no BRASIL este tipo de kit pra nao depender de peças importadas, reposicao duvidosa,variaçao cambial,alfandega,aventureiros em importaçao,e principalmente poder alterar o projeto conforme necessidade dos carros aq no BRASIL e por ai vai

de importaçao .....ninguem até hoje conseguiu manter regularidade neste tipo de comércio aq no brasil,e é por isto que o OFFROAD é CONSIDERADO UMA COMÉDIA aq neste país,com os gringos falando que alem da gente ficar brincando de cortar cantoneira e soldar sem critério nenhum ,sai falando que fez um carro pra trilha....sem falar nas piadinhas QUE NEM FUTEBOL A GENTE SABE JOGAR MAIS KKKKKKK

este KIT da CALMINI pode ser trazido da argentina com extrema facilidade,por meros 2.5k ,mas por que diabos nao conseguimos produzir estas coisas aq no BRASIL afinal de contas ????????

se até 1 tonenalada de cocaína entra facil pela porta da frente?????

se for pra importar Eu vou ceder minha residencia e espaço físico pra estacionamento pros gringos agora em 2014/2016 pois moro perto do estadio da copa....e pedir pra cada um me trazer 1 containers como mudança.....kkkkkkkkkkkkkk

parece brincadeira mas tem um zilhao de neguinho ja fazendo pensando nisto....país do jeitinho é isto!!!!!

nossa geraçao é vergonha pros antigos torneiros da decada de 60/70 que produziram as verdadeiras coisas boas deste país,e hoje nao conseguimos fazer nem um parafuso excentrico sem falar em importaçao.

leobnaval
18/03/2012, 17:44
nossa geraçao é vergonha pros antigos torneiros da decada de 60/70 que produziram as verdadeiras coisas boas deste país,e hoje nao conseguimos fazer nem um parafuso excentrico sem falar em importaçao.

Isso porque sai muito mais barato importar que fabricar aqui.

A indústria brasileira hoje esta muito melhor, mais desenvolvida, com mais tecnologia, fazendo produtos com melhor qualidade e equipada com maquinarios que não existiam antigamente.

Se não temos peças para up-grades ou afins para o off-road é devido a qualquer empresa que se estabeleça neste país ter uma boa fatia do seu lucro mordida pelo governo. Que além disso invés de incentivar o desenvolvimento tecnológico o governo fica protegendo a indústria nacional contra a concorrência (vide o setor automobilístico e seus preços abusivos no Brasil).

O off-road nacional tem muito o que evoluir, assim como nosso país...

[]s

fabiano carraro
19/03/2012, 10:22
é por estas e outras que passo por fdp,arrogante,metido ,estúpido,cavalo,sem noçao,sem tramela na lingua e um cara bonitao.....

POR QUERER QUE ESTA M* VA PRA FRENTE E SEJA O QUE TEM QUE SER UM GIGANTE COM FORÇA ,MAS PRINCIPALMENTE CAPAZ DE EXERCER ESTA FORÇA

gostaria que os excelentissimos fossem escolhidos por conseguir administrar 1 real como se fossem....5,00. e nao fazerem 1 real virar....0,10.

mas ja dizia um "velho alfa romeu"....

quem nao faz toma!!!!

em tribo que tem 2 pagés a tribo se desfaz....e por ai vai.

mauricioalan32
03/04/2012, 10:23
Ressussitando o tópico... vi agora no site SOB do Alexandre X, ele tem agora os kits de suspensão de 3" importado pra vender, só é meio caro de mais, mas parece ser coisa de primeira linha, na minha opinião até melhor q os Calmini, segue link:

Kit de Suspensão SOB de 3" para Vitara - Suspensão - Vitara/Sidekick - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/vitara-sidekick/suspensao/kit-de-suspens-o-sob-de-3-para-grand-vitara.html)

Abs