PDA

Ver Versão Completa : suspensão do jeep com molas opala

Paulo Caete
20/02/2012, 23:33
Boa Noite!
Algum parceiro jeepeiro tem conhecimento da utilização de molas aspirais de opala no sistema de suspensão dos jeep.

Bercan
22/02/2012, 15:14
Procure por jeepala .... já vi alguns.....

na minha opinião um jeepala nada mais é do que o assassinato de duas viaturas... um jeep e um opala.... mas tem gente que curte, gente q so anda na cidade!!!!!

abraço!!

Paulo Caete
23/02/2012, 11:54
Valeu parceiro, vc foi direto ao ponto, concordo com vc.

Paulo Caete
23/02/2012, 12:12
Matheus meu jeep também é CJ-5 73, vermelho, da uma olhada em nosso site www.jeepclubedebragança.com.br.
Um abç

Bercan
23/02/2012, 13:57
Bacana sua viatura.... vi algumas fotos no site....

o meu é 73.... o teu tem a mecânica FORD original?????

meu cj ta com BF 161 de uma F75 68 e caixa 4m de uma F75 Ford não sei o ano, diferenciais dele mesmo.... e lataria eu juntei varias e fiz a minha!!!!

abraço!!!

Bercan
23/02/2012, 14:02
fotos do meu 73...

maxdelta
23/02/2012, 14:05
Pode ser q vc queira suspensão helicoidal no jipe usando 2link, 3 link ou 4link:

Estes são os tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/92321-vantagens-da-4-link-sobre-3-link.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/79276-suspensao-da-cinfel.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/79307-numero-de-link-quanto-mais-melhor.html

inclusive este ultimo tira dúvida pra caramba!

Lembrando q a suspensão 2 link sai no troller, no marruá, acho q no wrangler

A o jpx eu não sei como se classifica!

Boa sorte e leitura!

pedro bonadio
23/02/2012, 16:38
JPX é um 3 link wishbone(sem panhard).

Troller é um 2 link com panhard ou se preferir 3 link (sendo a panhard um link). Assim como o engesa.

O Wrangler, não tenho certeza mas acho que é 3 link com panhard.

Primeiro, montar um suspensão com links + molas helicoidais ou qualquer coisa do gênero requer muito conhecimento. Não é nada simples e requer cálculos e fabricar uma porque viu ou copiou tem 95% de dar errado. Criar uma suspensão travada, ou uma sem estabilidade, ou uma muito mole fica fácil...

Fabricar suspensão por links requer massa suspensa do veículo, molas específicas, cálculos da geometria dos links, uso de panhard ou não, cálculo da angulatura e comprimento da panhard, uso de barras estabilizadoras ou não, tipo de amortecedor, Anti-Squat, Body Roll, etc...

Esse lance de usar mola de pampa, mola de opala, mola de F1000, mola de F250... Usar terminal de direção ao invés de terminais rotulares ou buchas... Usar 8 amortecedores de simples ação recondicionados de um caminhão ao invés de 4 de dupla ação, à gás de uma marca renomada... Em minha opinião é gambiarra.

Molas precisam tem carga, pressão, fios, tamanho, elos, tudo feito de acordo com cálculos dimensionados à cada veículo.
Por exemplo: Um cara montou um suspensão com molas de pampa, o jeep dele não tem guincho, tem um motor AP 1.8, câmbio de chevette, usa pneus 750x16... O amigo dele vê o Jeep e o veículo é animal e resolve fazer igual, só que o Jeep dele tem motor Perkins Q20B que pesa 500kg, câmbio clark 240F, tem um guincho mecânico que pesa quase 100kg, pneus 33" recapados e usa as mesmas molas de pampa, a chance de ficar uma merd@ é enorme.

Então, se você não tem o conhecimento pra montar algo direito, assim como eu e como a maioria, monte os feixes de molas, são mais fáceis de montar, existem várias receitas de bolo prontas e que com certeza vão te dar mais segurança que uma suspensão helicoidal mal feita.

Agora, se você tem tempo, paciência, dinheiro, vá no erro e no acerto, uma hora fica bom. Ou manda em um profissional competente na área que te mostre com clareza e conhecimento o que ele fez. O problema da última alternativa é dinheiro que vai gastar e a dificuldade de encontrar um bom profissional.

E outra, nos conte o que pretende fazer com sua viatura(passeios, trilhas leves, pesadas, rally, usar no dia-dia, viajar) e que configuração mecânica pretende ter ou tem(motor, câmbio, t-case, eixos, pneus, etc...)

Abraços!

Leco1974
23/02/2012, 19:40
JEEPALA = JEEP NO ASFALTO E OPALA NA TRILHA, mas gosto é gosto ... ou desgosto.

Leonardo Truccolo
23/02/2012, 20:17
JPX é um 3 link wishbone(sem panhard).

Troller é um 2 link com panhard ou se preferir 3 link (sendo a panhard um link). Assim como o engesa.

O Wrangler, não tenho certeza mas acho que é 3 link com panhard.

Primeiro, montar um suspensão com links + molas helicoidais ou qualquer coisa do gênero requer muito conhecimento. Não é nada simples e requer cálculos e fabricar uma porque viu ou copiou tem 95% de dar errado. Criar uma suspensão travada, ou uma sem estabilidade, ou uma muito mole fica fácil...

Fabricar suspensão por links requer massa suspensa do veículo, molas específicas, cálculos da geometria dos links, uso de panhard ou não, cálculo da angulatura e comprimento da panhard, uso de barras estabilizadoras ou não, tipo de amortecedor, Anti-Squat, Body Roll, etc...

Esse lance de usar mola de pampa, mola de opala, mola de F1000, mola de F250... Usar terminal de direção ao invés de terminais rotulares ou buchas... Usar 8 amortecedores de simples ação recondicionados de um caminhão ao invés de 4 de dupla ação, à gás de uma marca renomada... Em minha opinião é gambiarra.

Molas precisam tem carga, pressão, fios, tamanho, elos, tudo feito de acordo com cálculos dimensionados à cada veículo.
Por exemplo: Um cara montou um suspensão com molas de pampa, o jeep dele não tem guincho, tem um motor AP 1.8, câmbio de chevette, usa pneus 750x16... O amigo dele vê o Jeep e o veículo é animal e resolve fazer igual, só que o Jeep dele tem motor Perkins Q20B que pesa 500kg, câmbio clark 240F, tem um guincho mecânico que pesa quase 100kg, pneus 33" recapados e usa as mesmas molas de pampa, a chance de ficar uma merd@ é enorme.

Então, se você não tem o conhecimento pra montar algo direito, assim como eu e como a maioria, monte os feixes de molas, são mais fáceis de montar, existem várias receitas de bolo prontas e que com certeza vão te dar mais segurança que uma suspensão helicoidal mal feita.

Agora, se você tem tempo, paciência, dinheiro, vá no erro e no acerto, uma hora fica bom. Ou manda em um profissional competente na área que te mostre com clareza e conhecimento o que ele fez. O problema da última alternativa é dinheiro que vai gastar e a dificuldade de encontrar um bom profissional.

E outra, nos conte o que pretende fazer com sua viatura(passeios, trilhas leves, pesadas, rally, usar no dia-dia, viajar) e que configuração mecânica pretende ter ou tem(motor, câmbio, t-case, eixos, pneus, etc...)

Abraços!

Concordo com td!!

Abs

maxdelta
23/02/2012, 23:52

Abraços!

Pode comprar um kit pronto tb:
Produtos - Cinfel (http://www.cinfel.com.br/produtos.php?c=11&categoria=chassi)

Não sou fã de feixe de molas mas uma coisa é certa é mais fácil de acertar do q usar link! Minha cabeça foi a mil quando eu estava lendo sobre 4link no forum pirate4x4.

Pedro esse seu amigo do jipe com motor q20b deve ter sido bonito quando a suspensão dele quebrou, quando feixe de mola quebra, vc consegue voltar pra casa por causa das molas secundárias + o grampo + abraçadeira, mas 2 link quando quebra, chama o reboque!

Tive a experiência com 2 link, adaptado, não foi bem sucedida, mesmo com o braço de suspensão devidamente calculado. Quebrou no meio da trilha, e diga de passagem é a trilha mais perigosa daqui, pq não tem barranco é precipício de ambos os lados. O pneu encostou no paralama e foi lixando e pedi ao acaso pra q o eixo não pulasse do paralama! Foi emocionante!

Mudando de assunto:
Bercan seu jipe é lindão tá d parabens! Coloca na seção frota 4x4 e fale um pouquinho sobre ele!

Boa sorte pra nós!

pedro bonadio
24/02/2012, 16:10
Eu já vi esse kit da Cinfel, só precisa ligar lá e ver quais as molas, amortecedores, curso que a suspensão tem...

Paulo Caete
27/02/2012, 16:37
Boa Tarde!
Obrigado, a minha viatura, como vcs falam, ta com motor Bf 161, como a sua e o que tem de mudanças é a direção hidráulica e o freio a disco na dianteira, o restante é original, cx 4m, suspensão etc. A sua viatura ta muito bacana, muito bem cuidada eu imagino.
Abraço

Paulo Caete
27/02/2012, 16:40
Só faltou direcionar a resposta anterior ao Bercan, rs.
abraço a todos

Paulo Caete
27/02/2012, 16:47
Ola parceiros!
Gostaria de esclarecer que minha dúvida sobre a utilização das molas de opala no jeep, seria da colocação das mesma sobre o eixo mantendo o feixe original. acho que agora esta melhor explicado.
Abraços

Dic3
27/02/2012, 17:24
Meu primo fez isso.. pense num carro duro, mai duro!!!!

M-Beltrame
27/02/2012, 17:28
Paulo procura por KIT FESS. Muitos não gostam mas se o jeep for de cidade não tem problema.

T+