Ver Versão Completa : Amortecedores OME dica de montagem.
Luciano Valois
17/02/2012, 15:03
Boa tarde pessoal.
Comprei os amortecedores OME e estou querendo umas dicas quanto a montagem, no que se refere as arruelas, já ouvi dizer que se colocar as arruelas do lado errado ocorre a quebra do amortecedor.
Não quero estragar os OME por montagem errada.
Obrigado.
Luciano
mouramares
19/02/2012, 17:51
Amigo vou procurar algo sobre este assunto e te falo, tem post anteriores que trataram sobre estes amortecedores...abs
joao
Luciano Valois
19/02/2012, 20:50
Amigo vou procurar algo sobre este assunto e te falo, tem post anteriores que trataram sobre estes amortecedores...abs
joao
Fala ai amigão, valeu se souber de algo me avisa.
E ai como estão as coisas, como está de carnaval???
A viagem no navio para o Rio de Janeiro foi bem legal, depois lhe envio umas fotos, passamos por Vitória, Búzios, Rio e Salvador, vi muita Defender no Rio.
Hoje fui a praia de carro quebrado com a Patricia, lugar dez, vou lhe enviar umas fotos para vc conhecer.
Um abraço ao amigo e a patroa.
Luciano.
mouramares
23/02/2012, 22:51
Luciano olhe o post no forum http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/90745-defender-90-1998-novato-na-area.html, eles discutem bastante sobre montagem inclusive o que procura.
abçs
joao
Ai vai:
Traseiros:
0(|||||||||||||||||||||)-)O][O(=
parte superior <----> parte inferior
][ suporte inferior do eixo
0 olhal superior
0 buchas
= porca
)( arruelas
Dianteiros:
=)O}{O(-(|||||||||||||||||||||)-)O}{O(=
}{ arruelas que ficam junto a torre e base de mola
0 buchas
= porca
)( arruelas
Abraços
Clemente
Luciano Valois
24/02/2012, 00:39
Ai Clemente,
Muito obrigado cara.
Vou levar o esquema para o meu mexânico.
Abraços.
Luciano.
Ai vai:
Traseiros:
Dianteiros:
=)O}{O(-(|||||||||||||||||||||)-)O}{O(=
Abraços
Clemente
Acabei de dar uma melhorada (editada) no post. veja novamente....
Ai Clemente,
Muito obrigado cara.
Vou levar o esquema para o meu mexânico.
Abraços.
Luciano.
Luciano Valois
24/02/2012, 00:46
Valeu, ficou dez.
Abraços.
Luciano.
Acabei de dar uma melhorada (editada) no post. veja novamente....
mouramares
26/02/2012, 19:40
Luciano...td bem...fui a Minas e voltei na quarta de cinza.....tive que retornar na sexta e voltei hoje...domingo, meu irmao morreu na quinta para sexta.....mas como estive vendo o nosso querido Clemente, solícito como semmpre prestou as informaçoes necessarias, depois me conta como ficou....abçs
joao
Clemente
Na minha 110, os dianteiros estão montados de fabrica assim:
=(O}{O)-(|||||||||||||||||||||)-(O}{O)=
O importante é que as arruelas acima e embaixo das borrachas não se toquem, assim estarão livres para absorverem impactos, protegendo os amortecedores. Na traseira quando se têm os copinhos soldados no suporte inferior devemos montar como indicado por você.
Hugo você está 100% correto.
Verifiquei os que eu mesmo instalei (seguindo a "bula" da OME) e está como você disse.
Vacilei!!
Segue a maneira correta (valeu Hugo):
Ai vai:
Traseiros:
][ suporte inferior do eixo
0 olhal superior
0 buchas
= porca
)( arruelas
Dianteiros:
}{ arruelas que ficam junto a torre e base de mola
0 buchas
= porca
() arruelas
Abraços
Clemente
Clemente
Na minha 110, os dianteiros estão montados de fabrica assim:
O importante é que as arruelas acima e embaixo das borrachas não se toquem, assim estarão livres para absorverem impactos, protegendo os amortecedores. Na traseira quando se têm os copinhos soldados no suporte inferior devemos montar como indicado por você.
Luciano Valois
27/02/2012, 00:50
João meus pêsmaes quanto a teu irmão.
Cara os amortecedores são muito bons, deixam a viatura muito estável, vale o investimento.
Na caixa dos meus não veio "bula" alguma sobre a montagem, por isso solicitei ajuda.
Tenho que checar novamente a montagem pois quando o colega Hugo corrigiu a dica de montagem eu já tinha montado.
Pessoal a minha viatura possui os copinhos soldados na traseira como o Hugo falou. Nestes copinhos as arruelas não couberam e coloquei apenas as buchas dentro deles (sem arruelas) algum problema???
Obrigado.
Luciano...td bem...fui a Minas e voltei na quarta de cinza.....tive que retornar na sexta e voltei hoje...domingo, meu irmao morreu na quinta para sexta.....mas como estive vendo o nosso querido Clemente, solícito como semmpre prestou as informaçoes necessarias, depois me conta como ficou....abçs
joao
Luciano Valois
27/02/2012, 18:31
E ai pessoal, chequei os amortecedores e apenas as arruelas dos dianteiros estão na posição invertida (1º esquema enviado pelo clemente), na parte superior dos dianteiros o mecânico não queria de maneira nenhuma montar de acordo o esquema que eu levei para ele (1º esquema) acabou montando do jeito que o Hugo informou apesar da minha insistência falando que era para montar como estava na orientação do clemente, ainda bem.
Então agora so preciso inverter as arruelas da parte inferior dos amortecedores dianteiros, vou fazer isso amanhã.
Em relação aos copinhos soldados da parte traseira do amortecedor, posso deixar sem as arruelas (apenas as buchas) pois elas não couberam nos copinhos.
Me ajuda ai galera, valeu.
Os OME são muito bons.
Luciano.
Luciano
Em anexo foto da instalacao original, se as borrachas são baixas pede para trocar por maiores, outra opção é retornar as originais se estiverem em bom estado e por último uma gambiarra, cortar pedaços das velhas para calcar as novas e com isto aumentar altura para instalar as arruelas.
http://img831.imageshack.us/img831/7490/dsc03658l.jpg
Alexandre Tietsche
28/02/2012, 09:09
Com a instalação dos amortecedes OME se faz necessário também a troca das molas da mesma marca correto ? Em quantos CM o carro fica mais alto ? Quanto gasto num kit completo dianteiro e traseiro ?
Obrigado
Alexandre
Dinho_BH
28/02/2012, 12:14
Com a instalação dos amortecedes OME se faz necessário também a troca das molas da mesma marca correto ? Em quantos CM o carro fica mais alto ? Quanto gasto num kit completo dianteiro e traseiro ?
Obrigado
Alexandre
Alexandre,
Acho que estamos com o mesmo "programa" de upgrades para as vtrs.
Ia fazer a mesma pergunta!!!
Aguardemos a resposta.
Abraços.
Depende da mola que você colocar...
Para um lift só com elas (sem alterar mais nada em outros itens), vai subir 2" (5cm) ;)
Tem uma tabela OME para cargas que vocês podem seguir. No tópico do meu carango tem algo já... Pag3 começa a saga ... rsrsrs
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/90745-defender-90-1998-novato-na-area-3.html
Dinho_BH
29/02/2012, 11:58
Hailton,
A minha Def (110-SW 2004) possui a suspenção original. Apenas coloquei as molas Bearmach (azul) na frente pois achava a vtr com a dianteira um pouco caída. Aumentou alguns cm e ficou mais "harmoniosa".
Pretendo instalar o kit da OME, mas sem qualquer "lift" (ou, ao menos, o mínimo necessário em relação à altura atual).
Levando em conta que uso a vtr quase que exclusivamente para expedição (trilha apenas se necessário para chegar a algum point interessante), qual kit sugere?
Leio seu tópico sempre, mas confesso que ainda fico um pouco perdido em relação a questões mais técnicas.
Tenho, apenas como referência de preço, os praticados na Armazem 4x4.
Abraços.
Dinho, eu comprei no Armazém com o Marco e tive a garantia que eles me deram de estar comprando as molas certas.
Eu não sabia nada dessas molas e na época ficava vasculhando vários tópicos em fóruns para saber mais a respeito, pq é um investimento considerável e o retorno que esperamos deve ser satisfatório.
Nesse meio tempo, encontrei os amortecedores numa promoção com o rodrigo da 4Crawl. Saiu cada um por 400 latinhas (comprei também o de direção). Era o último jogo deles...
Assim, comprei cada parte do kit em um lugar.
O Lúcio, gerente no Armazém4x4, me indicou montar amortecedores OME com as molas OME. Fica melhor assim...
Você pretende utilizar as molas Bearmach??
Para elas, o pessoal utiliza muito os amortecedores Monroe. Eles me foram indicados pelo Duncam da Britcar mas eu já tinha pensado nos OME, aí já era!! ;)
Qq coisa, vamos falando aí ...
*Para botar uma pulga na sua orelha, já pensou nos Bilstein?? :pensativo:
Abraço!
Dinho_BH
29/02/2012, 17:10
Hailton,
Valeu!!
Estou na fase da escolha dos amortecedores/molas, então qualquer sugestão será bem vinda.
Onde encontrar os Bilstein? São muito mais caros que os OME ou mesma faixa de preço?
Abraços.
PS: Acabei de achar os Bilstein também no Armazem 4x4... :parede:
Algum motivo especial pelo Bilstein em relação aos OME?
Hailton,
Valeu!!
Estou na fase da escolha dos amortecedores/molas, então qualquer sugestão será bem vinda.
Onde encontrar os Bilstein? São muito mais caros que os OME ou mesma faixa de preço?
Abraços.
PS: Acabei de achar os Bilstein também no Armazem 4x4... :parede:
Algum motivo especial pelo Bilstein em relação aos OME?
Reza a lenda que são melhores*.
O Marco do Armazem4x4 disse em algum tópico que vai colocar os dois num dinamômetro para testes OME x Bilstein para resultados melhores que especulações e preferências pessoais.
Estou satisfeito com os OME. Vi videos de como são feitos e os testes e fiquei convencido. Comprei por ler opniões pessoais do Rafael e do Clemente e outros usuários aqui neste fórum.
Nunca andei num Defender com os Bilstein. Quem sabe aparece alguém (ou cria um tópico) que tenha para dar uma opinião?
Abraço!
mouramares
29/02/2012, 22:48
Pessoal sei que os amortecedores Bilstein sao considerados uns dos melhores do mundo, uso na minha BMW bem como outros amigos e aguentam o sarrafo, tbm estou pensando em colocar na noventinha, mas vou corujar os topicos até tomar uma decisao...
abçs
joao
Dinho_BH
01/03/2012, 00:09
Hailton,
Obrigado.
Vou pesquisar e entrar em contato com a Armazem para maiores informações.
Abraços.
rafaelfernandez
01/03/2012, 00:20
Dinho,
Os OME valem cada centavo investido. Atente somente para que a capacidade de carga das molas que escolheres seja compativel com o uso dado a sua viatura.Não compre molas mais duras(maior "rate") do que necessitas ou prejudicaras desnecessariamente o conforto.
De uma pesquisada aqui no fórum e também nos fóruns gringos sobre os OME e tire suas próprias conclusões. Caso decida gastar um pouco menos, tem a opção de importar os Monroe que é quem fabrica os OME.
Comprei com o Marco do Armazem4x4 e só tenho elogios. Caso queiras acompanhar minha saga: http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/91107-molas-ome-hd-na-dianteira-md-na-traseira-boa-escolha-ou-nao.html
[]´s
Rafael
Dinho_BH
01/03/2012, 07:09
Rafael,
Obrigado.
A questão é justamente qual mola escolher. Como disse, o uso será quase que exclusivamente rodoviário (nos demos ao luxo de deixá-la como segundo carro para viagens).
Normalmente viajamos apenas eu e a esposa. Em janeiro/2013 pretendemos fazer a estréia dela na Carretera Austral ou NOA.
Já estivemos antes na Patagonia com o antigo carro (uma Ranger/02) e em outubro/2011 compramos a Defender (sonho antigo).
Vou começar a ler o seu tópico também.
Abraços.
rafaelfernandez
01/03/2012, 16:23
Dinho,
A mola vai depender dos equipamentos/acessórios instalados no carro assim como da quantidade/peso que costumas andar.
Basicamente, quanto mais pesada sua viatura, maior deve ser o rate de mola que escolheras.
Tem um bocado de material aqui no fórum mesmo que já da uma boa ideia de qual configuração escolher. Boa pesquisa!!!
Depois, caso ainda tenhas alguma duvida, comenta aqui que o pessoal te ajuda.
[]´s
Rafael
Dinho_BH
02/03/2012, 10:19
Rafael,
Valeu!!
Abraços.