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Ver Versão Completa : Dicas para motor 185 mil km



felipehaupt
16/02/2012, 21:06
Fala galera!

Acabei de comprar uma dakota, 2000/01, 3.9 magnum, V6, gasolina, automatica. E ela esta com 185 mil km, mas como dizem mais vale um gosto do que dinheiro no bolso!!!...rsrs Troquei meu picasso 05/06 nela.
Como ela ja esta rodada, gostaria de algumas dicas do pessoal experiente. Ja levei ao mecanico, e ja troquei velas e cabos de velas, pivos e ponteiras, os amortecedores estao novos, preciso trocar as pastilhas. o mecanico falou pra trocar as buchas da barra estabilizadora, mas eu olhei, da pra aguentar mais um poco. O oleo foi trocado nos 183. O exterior e interior estao mto bons! entao gostaria de saber o que posso dar mais atençao no momento!!! nunca tive caminhonete, entao nao conheço mto, mas qdo ela esta ligada, fica um barulho como se fosse de corrente funcionando na frente, mas ela estava no mecanico e ele nao falou nada.
Ela nao tem nenhum vasamento!!!
Estou pensando em trocar a agua do radiador, e colocar aditivo, colocar aditivo no oleo tambem.
Bom estarei no aguardo de dicas da galera!!!
abraços!

felipehaupt
17/02/2012, 12:24
Entao, tambem andei pensando, em colocar aditivo no oleo do cambio. alguem ja usou isso?

Cleberr
17/02/2012, 13:02
Prezado, primeiro voce deve perguntar ao ex-dono como ele fazia a manutenção. Se algum dia ele colocou tais aditivos.
Um carro com esta quilometragem deve ter todos estes cuidados que você ja mencionou mas, eu não colocaria aditivos num carro com esta quilometragem, a não ser aqueles aditivos para motores acima de 150 000 km que foram feitos para esta finalidade. Sendo o seu cambio automatico, eu trocaria o filtro do cambio automatico, muita gente boa desconhece que o cambio automatico tem filtro,você já mandou ver como esta o seu ?
abraços,

Paulista VM
17/02/2012, 13:43
O que pode ocorrer, eh que com todas essas medidas, com a intenção de limpar os sistemas do seu carro, isso aconteça, e toda a sujeira saia de onde esta e acabe por danificar mais, do que fazer bem. Na minha opinião, com alta km, tendo a hipótese que o antigo dono não fazia tais procedimentos, que vc desmonte estes componentes, para fazer uma limpeza manual, para a partir dai, utilizar esses produtos.

felipehaupt
17/02/2012, 14:41
Vou entrar em contato com o antigo dono, e tambem vou dar essa atenção ao cambio.
Valew galera!

Anthoniusnikos
17/02/2012, 18:51
Essa da troca do óleo do câmbio, se precisar, é uma boa.

Verifica a data em que o óleo do motor foi trocado, e se for data recente, verifique se o óleo está muito escuro(preto); se estiver, recomendo deixar escoar uma noite e depois substituir por óleo novo. Se o motor estiver em bom estado, após ter rodado uns 1.000 quilômetros ele deve permanecer claro(cor original de novo), mas se escurecer muito é sinal que o motor já está bem gasto. Talvez não o suficiente para uma retífica, mas ter que usar um óleo mais especial, ou como já foi dito, colocar um aditivo para motores cansados. Sugiro que troque o óleo a cada 5.000 Km, ou passe a usar um sintético de boa marca.

Verificar também quando, e se alguma vez já foi trocado todo o fluído do freio. A gente sempre fica muito surpreso com o fluido já bastante alterado quando vai trocar alguns.

Anthom

felipehaupt
17/02/2012, 19:33
o oleo sei que foi trocado a 2000 km, vou dar uma olhada e ver a cor dele.

Quanto ao freio, o mecanico disso que esta legal, disse que da pra rodar mais um poco, depois trocar as pastilhas. Eu comprei um aidtivo pra motar cansado, mas vou dar uma olhada na cor do oleo, ai posto aki.
Abraços galera, e obrigado pelas ajudas!

felipehaupt
18/02/2012, 12:00
Essa da troca do óleo do câmbio, se precisar, é uma boa.

Verifica a data em que o óleo do motor foi trocado, e se for data recente, verifique se o óleo está muito escuro(preto); se estiver, recomendo deixar escoar uma noite e depois substituir por óleo novo. Se o motor estiver em bom estado, após ter rodado uns 1.000 quilômetros ele deve permanecer claro(cor original de novo), mas se escurecer muito é sinal que o motor já está bem gasto. Talvez não o suficiente para uma retífica, mas ter que usar um óleo mais especial, ou como já foi dito, colocar um aditivo para motores cansados. Sugiro que troque o óleo a cada 5.000 Km, ou passe a usar um sintético de boa marca.

Verificar também quando, e se alguma vez já foi trocado todo o fluído do freio. A gente sempre fica muito surpreso com o fluido já bastante alterado quando vai trocar alguns.

Anthom

Dei uma olhada no oleo, pois ja rodou 2000 km e ja esta bem escuro, mas nao baixou. Acho entao que vou fazer a troca, e adicionar um aditivo, quanto ao oleo de cambio, nao achei nenhum local especializado aqui perto, mas esta no nivel, e esta bem clarinho.

felipehaupt
20/02/2012, 21:58
Pra ajudar o bujao do carter ta espanado....e o cara do posto mexeu agora ta vasando...
vou ter q esperar passar o feriado pra levar no mecanico pra ver se consigo dar um jeito....
o bujao ta rodando em falso, será que é o bujao ou a rosca do carter?

felipehaupt
24/02/2012, 18:31
O manual da dakota recomenda oleo sintetico 10w30, mas o motor ja esta com 185 mil, mas nao fuma nem nada. devo colocar um um oleo mais viscoso? o dono anterior usava 10w40

obs do manual
ESPECIFICAÇÃO DO ÓLEO DO MOTOR
ATENÇÃO: Não use óleo mineral puro ou não-detergente
quando adicionar ou mudar o lubrificante
do cárter. Podem ocorrer falhas no motor.

abraços

felipehaupt
07/03/2012, 17:57
Essa da troca do óleo do câmbio, se precisar, é uma boa.

Verifica a data em que o óleo do motor foi trocado, e se for data recente, verifique se o óleo está muito escuro(preto); se estiver, recomendo deixar escoar uma noite e depois substituir por óleo novo. Se o motor estiver em bom estado, após ter rodado uns 1.000 quilômetros ele deve permanecer claro(cor original de novo), mas se escurecer muito é sinal que o motor já está bem gasto. Talvez não o suficiente para uma retífica, mas ter que usar um óleo mais especial, ou como já foi dito, colocar um aditivo para motores cansados. Sugiro que troque o óleo a cada 5.000 Km, ou passe a usar um sintético de boa marca.

Verificar também quando, e se alguma vez já foi trocado todo o fluído do freio. A gente sempre fica muito surpreso com o fluido já bastante alterado quando vai trocar alguns.

Anthom

Fala Anthoniusnikos (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/anthoniusnikos.html),

Então, após arrumar o carter, fiz o que voce falou, troquei o oleo e filtro, e rodei 1500 km, o oleo continua Claro como novo, e tambem não baixou nada, creio que o motor ainda esteja em bom estado....
Troquei as pastilhas de freio, começaram a gritar, achei que estavam gastas, mas apenas vitrificaram, agora esta legal!!!
Agradeço a ajuda cos companheiros...