Ver Versão Completa : Grand Vitara fervendo!!
gustavopereiradacosta
15/02/2012, 20:15
Pessoal,
Já há uns 4 meses, meu carro quando rodo a 80 ~ 100 km/h e depois quando paro, ele ferve a água (durante uns 30 segundos, saindo pelo suspiro do reservatório.
Porém, o ponteiro da temperatura não aumenta, fica um pouco abaixo do meio.
O que pode ser ?
Até pensei que era o termostato da ventoinha, e a ventoinha não rodaria, mas na real a ventoinha roda junto com o motor ..
Já aconteceu isso nos GVs de vcs ? É normal dos Suzukis ?
Abs,
Gustavo Pereira
Não é normal. Eu sugiro que vc olhe o seu radiador, por fora, e veja logo se não está muito sujo de lama (pelas trilhas que já vi vc fazer - fotos - deve estar cheio de lama), prejudicando a refrigeração. Veja se o óleo está ok, sem sinal de água misturada. Pode ser a junta do cabeçote queimada. Boa sorte.
Abs,
LFC
suzukao4x4
15/02/2012, 21:26
Se suspeitar da junta vale a pena olhar se o carro solta fumaça, ou se a tampa do radiador tem uma gosminha branca! Foi o que deu o diagnóstico no meu caso!
Qdo. vc roda à uma velocidade constante em dias muito quentes, pode acontecer da válvula termostática travar na posição fechada, fazendo com que o fluxo de água seja interrompido. Com a pressão da bomba d'água e o fluxo fechado, a água sob pressão procura o caminho mais fácil: o reservatório ou a válvula (tampa) do radiador.
Faça um teste: tire a válvula termostática e rode sem ela. Se resolver, troque a válvula.
Quanto ao fato da temperatura não subir significa que a água já baixou ao ponto de não tocar o sensor de temperatura... cuidado com isso.
suzukao4x4
15/02/2012, 22:22
ary, tanto meu reservatório qaunto o radiador estão cheios mas a temperatura continua no "Cold"... o que pode ser?
Cold é frio. Qual o problema? Vc diz que o ponteiro não sobe? O reservatório tem um limite... não pode estar totalmente cheio...
suzukao4x4
16/02/2012, 13:16
hmm o cara da mopema que encheu hahaha vou tentar tirar até a marca de F (full).. o ponteiro se mexe quando eu ligo o carro, então não está quebrado, mas ele nao passa do primeiro 1/8 do marcador! achei que tinha que ficar mais ou menos no meio!
hmm o cara da mopema que encheu hahaha vou tentar tirar até a marca de F (full).. o ponteiro se mexe quando eu ligo o carro, então não está quebrado, mas ele nao passa do primeiro 1/8 do marcador! achei que tinha que ficar mais ou menos no meio!
Está com cara de válvula termostática mesmo. Às vezes acontece de ter ar no sistema, depois de uma troca de fluido mal feita.
Abs,
LFC
mas.marco
16/02/2012, 16:16
Gustavo, matando o teste da válvula, como comentado pelo amigo Ary, sugiro olhar o radiador pra ver se não está com lama ou coisas atravancando a fluidez.
Feito isso, dê uma olhada na bomba d'agua. Ela pode estar com problemas...
Gustavo, matando o teste da válvula, como comentado pelo amigo Ary, sugiro olhar o radiador pra ver se não está com lama ou coisas atravancando a fluidez.
Feito isso, dê uma olhada na bomba d'agua. Ela pode estar com problemas...
X2...........
O Vicente é meio burro pra essas coisas... Basta sacar o reservatório fora, puxando pra cima, tirando antes as duas mangueirinhas. Quando colocar as mangueiras de volta, observa a seta na tampa...tem que coincidir com a seta da parte de cima do reservatório.
Obs: A última vez que confiei no marcador do painel, rachei o bloco.
Faça o básico: tira a termostática e troca a ventolina por uma nova. No meu fiz isso depois de trincar o cabeçote e agora é só cabeça fria!
suzukao4x4
16/02/2012, 18:43
mas sem o marcador do painel, qual a outra maneira de saber se o carro está esquentando antes que eles esquente o suficiente pra sair fumaça?
Com um medidor de temperatura externo. Custa menos que 100,00 em São Cristóvão e qualquer um instala. Vai na rua Escobar, lá pela altura do nº 60. Pergunta a qq um onde vende relógio pra carro.
Outra coisa que pouca gente sabe é que entre os anos 91/93 senão me engano, saíram vitaras com dois tipos diferentes de vedações para válvulas termostáticas: umas com juntas e outra com o-rings de borracha...
Segundo a própria Suzuki, as válvulas cujo receptáculo fosse rebaixado, usariam juntas. As que não eram rebaixadas usariam o-rings... E NÃO DÁ PRÀ TROCAR UMA PELA OUTRA OU USAR AS DUAS JUNTAS!
Prá quem gosta de arqueologia suzukiana, eis o boletim original:
http://www.kickfix.xpg.com.br/All-Pdfs/TSB/16v-STAT-bung1.pdf
Agora enrolou mesmo...:putz::putz::putz:
suzukao4x4
17/02/2012, 20:26
devo fazer isso então! medida preventiva que vale total a pena hahaha rodei mais uns 16km (mais de 1h com o carro ligado) e recoloquei mais uns 150ml de água e o nível de óleo continua estável.. pq a fumacinha branca sai com cheiro de óleo e eu nao perco óleo?
Isso já aconteceu no meu GV e era air-lock no sistema. Foi quando troquei o radiador que tava furado por um novo, abasteci o sistema e funcionei o carro, o carro fervia mesmo sem o marcador subir. Resolvi funcionando o motor na lenta e abastecendo o sistema enquanto apertava e soltava a mangueira inferior do radiador até estivesse completinho.
Vc sangrou o sistema; perfeito.
bim padovani
24/02/2012, 17:43
Bom galera meu vitara JLX tambem anda fervendo, eu fiz um teste e andei normalmente na rua com o ar ligado e com o ar desligado. quando o ar estava ligado a temperatura aumentou em pouco tempo a água do radiador abaixa e não chega a vazar. O que pode ta acontecendo ?
no mais muito obrigado galera!
forte abraço.
mas.marco
25/02/2012, 13:10
Bom galera meu vitara JLX tambem anda fervendo, eu fiz um teste e andei normalmente na rua com o ar ligado e com o ar desligado. quando o ar estava ligado a temperatura aumentou em pouco tempo a água do radiador abaixa e não chega a vazar. O que pode ta acontecendo ?
no mais muito obrigado galera!
forte abraço.
Levando em consideração que você verificou todos os itens comentados acima, antes de vir postar..... dê uma olhada na ventoinha que fica na frente do radiador.
São 2 helices..... a menor é do ar condicionado.... já que voce comentou que com ar esquenta mais rapido.... Só lembrando que com o ar, o esforço é maior, naturalmente, esquenta mais rápido.
Interessante. Essa 2ª ventoinha, a menor, é do ar condicionado e funciona como apoio à 1ª, a maior. Quando a temperatura sobe muito, ele é acionada automaticamente, mesmo com o AC desligado. Talvez ela seja o seu problema.
danielventuri
22/05/2012, 16:44
o meu GV, tb esta fervendo. na ultima vez, pus agua com aditivo.
minha duvida é a seguinte, a tampa do radiador é 0.9 Bar, mas vi vários que a tampa é de 1.1Bar, se eu tiver usando a tapa errada, isso pode prejudicar em que? e se eu usar a tampa d 1.1bar, mas o certo seria a de 0,9, oque pode ocorrer?
danielventuri
22/05/2012, 16:52
acho que expliqui mal...
quando forço o carro, em subidas pesada, o ponteiro chega perto do vermelho, e o carro ferve, jogando água pelo suspiro...
na ultima vez, recoloquei um aditivo, que se mistura a água, de cor rosa, bem forte. notei 3 dias depois que o suspirinho da tampa do radiador, tem vestígios dessa cor. mesmo sem o carro ter esquentado ou fervido. por isso me ocorreu do problema ser essa tampa.
mas.marco
22/05/2012, 17:57
Daniel, pergunta básica: Olhou tudo o que sugerimos? Bomba, válvula, helice..... ?
.....
Tem pressao aí nesse conjunto. ou seja, nao ha circulação livre do liquido. REVEJA os itens que comentamos, inclusive as mangueiras.
Em relação a tampa, esse 'bar' é justamente a pressao (me corrijam se estiver errado por favor). O ideal é usar exatamente a mesma configuração. vc consegue uma tampa usada, original, por um valor satisfatorio MAS certifique-se dos outros itens primeiro....
Super aquecimento não é algo 'tranquilo' e a insistencia em nao corrigi-lo pode gerar um prejuizo BEM grande.
Sucesso aí.
danielventuri
22/05/2012, 17:59
Daniel, pergunta básica: Olhou tudo o que sugerimos? Bomba, válvula, helice..... ?
.....
Tem pressao aí nesse conjunto. ou seja, nao ha circulação livre do liquido. REVEJA os itens que comentamos, inclusive as mangueiras.
Em relação a tampa, esse 'bar' é justamente a pressao (me corrijam se estiver errado por favor). O ideal é usar exatamente a mesma configuração. vc consegue uma tampa usada, original, por um valor satisfatorio MAS certifique-se dos outros itens primeiro....
Super aquecimento não é algo 'tranquilo' e a insistencia em nao corrigi-lo pode gerar um prejuizo BEM grande.
Sucesso aí.
bomba e helice, tão ok, as mangeuira A PRINCIPIO tambem, a valvula que nao sei como checar....
quanto a tampa, eu estou desconfiando que o dono antigo possa ter trocado por uma não original...
no seu, vc sabe qual a pressão? 0.9 ou 1.1?
Valeu!!!
mas.marco
22/05/2012, 18:13
Daniel, veja com calma as questões.... sobre a valvula, fica proximo a bomba d'agua.. nao tenho foto aqui pra te mostrar mas tem aqui pelo forum.... sobre a tampa, é 0.9
Tire a valvula e rode bem.. veja se vai ferver. se NAO ferver, 90% de ser a valvula o problema. mesmo assim, verifique as mangueiras e, tendo duvidas quanto a tampa, troque... o valor pagara seu sossego.
danielventuri
22/05/2012, 19:40
A tampa, eh nova... To pensando em trocar a valvula por desencargo mesmo...
Teste a válvula. É só tirar e rodar sem ela.
danielventuri
24/05/2012, 10:04
Teste a válvula. É só tirar e rodar sem ela.
onde fica a bichinha??
consigo tirar ela em caasa?
Tendo uma chave de estria ou de boca... são 2 parafusos.
danielventuri
24/05/2012, 11:39
Tendo uma chave de estria ou de boca... são 2 parafusos.
onde fica ela? na entrada do cabeçote?
De frente pra vtr, abra o capô, siga a mangueira superior do radiador; no fim da mangueira e antes do coletor de admissão. Deve estar lá. O lugar é uma semi-circunferência com os dois parafusos que falei. Tire os parafusos e essa tampa.
349281
danielventuri
24/05/2012, 17:39
De frente pra vtr, abra o capô, siga a mangueira superior do radiador; no fim da mangueira e antes do coletor de admissão. Deve estar lá. O lugar é uma semi-circunferência com os dois parafusos que falei. Tire os parafusos e essa tampa.
349281
Brother!!! obrigadão!!!
Sabado me atraco!
.......................:concordo:
mauricio_silva
02/06/2012, 02:54
Olá danielventuri.
O que você descreveu, aconteceu exatamente comigo. E era a junta do cabeçote que fora para o espaço...:cry:
Minha recomentação: retífica de cabeçote. Mas observe se o cabeçote foi desempenado (empena quando ferve), senão você estará jogando dinheiro fora! Se não for desempenado, vai ferver de novo depois de algum tempo (aconteceu comigo).
Infelizmente, quando o GV "cospe" a água do reservatório, é porque há pressão no sistema de arrefecimento. E esta pressão vem do motor, pela junta queimada.
[]s.
bomba e helice, tão ok, as mangeuira A PRINCIPIO tambem, a valvula que nao sei como checar....
quanto a tampa, eu estou desconfiando que o dono antigo possa ter trocado por uma não original...
no seu, vc sabe qual a pressão? 0.9 ou 1.1?
Valeu!!!
Caros colegas, estou com o mesmo problema.
Em uma viagem do RS para SP parei em um posto e percebi que o líquido de arrefecimento borbulhava. A temperatura estava normal, então aguardei até parar. Parando, o líquido esta na medida ideal.
Ao chegar no destino o carro ficou parado uns 15 dias. Antes de viajar novamente parei para verificar tudo novamente e para minha surpresa foi meio litro de líquido de arrefecimento para completar. Logo fiquei com uma pulga atrás da orelha.
Passados 380 km de viagem, paro novamente e lá esta o liquido com leve borbulha. Logo parou e o líquido estava com o nível normal. Jantei e na saída passei no posto para verificar tudo novamente e para a minha surpresa o líquido havia baixado.
Procurei no óleo vestígios de água e não encontrei. No lugar onde o carro estava parado não cheguei a verificar vazamentos. Completei novamente e 180km depois o líquido estava abaixo no limite novamente. lá se foram mais meio litro de líquido de arrefecimento.
Agora somente na cidade parece estar tudo normal, mas estou precisando de ajuda antes de botar tudo a perder.
Estou em SP na zona Sul. Como não conheço a viatura corretamente, preciso de um diagnóstico claro e de alguém que entenda bem do carro sem que me tire um rim antes mesmo de corrigir o problema.
Já falaram de válvula, de entrada de água para o bloco, de junta queimada, mangueiras, tampa (se for do radiador, esta não deve ser, já que o reservatório é aberto e não pressurizado), etc.
Como não tenho nem idéia, pergunto qual o custo para troca de radiador, desempeno do cabeçote, troca da válvula termostática, bomba e principalmente uma boa oficina com bom preço na zona sul aqui de SP.
Desde já agradeço a ajuda de todos.
Giovanni Morano
03/06/2012, 19:19
Se o teu carro for Gasolina 2.0 16v e o Radiador for original a Tampa é 1.1! Pode ter certeza! Se tiver dúvida ligue para quaquer autorizada! Se a tampa estiver alterada,a pressão no sistema não será a mesma!E a água pode subir para o reservatório de agua auxiliar!
o meu GV, tb esta fervendo. na ultima vez, pus agua com aditivo.
minha duvida é a seguinte, a tampa do radiador é 0.9 Bar, mas vi vários que a tampa é de 1.1Bar, se eu tiver usando a tapa errada, isso pode prejudicar em que? e se eu usar a tampa d 1.1bar, mas o certo seria a de 0,9, oque pode ocorrer?
mauricio_silva
03/06/2012, 23:05
Xiiiiiii....:putz:
Pelo que você relatou, parece mesmo ser a junta do cabeçote que está danificada. Faça dois testes:
-Verique se a mangueira de retorno da água do motor (aquela mais grossa, próxima a tampa do radiador) fica "estufada" (com muita pressão) logo depois de um percurso curto (mas suficiente para que a temperatura do motor suba até estabilizar).
-Retire a tampa do radiador (quando o motor estiver frio, claro...:roll:) e ligue o carro. Veja se a água do radiador é "cuspida" pela abertura.
Se as respostas forem afirmativas para os dois testes, então a junta do cabeçote realmente está danificada. Vai exigir retífica. E que o cabeçote seja desempenado (empena quando ferve). Não adianta somente trocar a junta sem a retífica e o trabalho de alinhamento. Se não, é jogar dinheiro fora. Pode ser que o segundo teste não mostre uma "cuspida" mas somente uma elevação lenta no nível da água. Mesmo diagnóstico.
[]s.
Caros colegas, estou com o mesmo problema.
Em uma viagem do RS para SP parei em um posto e percebi que o líquido de arrefecimento borbulhava. A temperatura estava normal, então aguardei até parar. Parando, o líquido esta na medida ideal.
Ao chegar no destino o carro ficou parado uns 15 dias. Antes de viajar novamente parei para verificar tudo novamente e para minha surpresa foi meio litro de líquido de arrefecimento para completar. Logo fiquei com uma pulga atrás da orelha.
Passados 380 km de viagem, paro novamente e lá esta o liquido com leve borbulha. Logo parou e o líquido estava com o nível normal. Jantei e na saída passei no posto para verificar tudo novamente e para a minha surpresa o líquido havia baixado.
Procurei no óleo vestígios de água e não encontrei. No lugar onde o carro estava parado não cheguei a verificar vazamentos. Completei novamente e 180km depois o líquido estava abaixo no limite novamente. lá se foram mais meio litro de líquido de arrefecimento.
Agora somente na cidade parece estar tudo normal, mas estou precisando de ajuda antes de botar tudo a perder.
Estou em SP na zona Sul. Como não conheço a viatura corretamente, preciso de um diagnóstico claro e de alguém que entenda bem do carro sem que me tire um rim antes mesmo de corrigir o problema.
Já falaram de válvula, de entrada de água para o bloco, de junta queimada, mangueiras, tampa (se for do radiador, esta não deve ser, já que o reservatório é aberto e não pressurizado), etc.
Como não tenho nem idéia, pergunto qual o custo para troca de radiador, desempeno do cabeçote, troca da válvula termostática, bomba e principalmente uma boa oficina com bom preço na zona sul aqui de SP.
Desde já agradeço a ajuda de todos.
Xiiiiiii....:putz:
Pelo que você relatou, parece mesmo ser a junta do cabeçote que está danificada. Faça dois testes:
-Verique se a mangueira de retorno da água do motor (aquela mais grossa, próxima a tampa do radiador) fica "estufada" (com muita pressão) logo depois de um percurso curto (mas suficiente para que a temperatura do motor suba até estabilizar).
-Retire a tampa do radiador (quando o motor estiver frio, claro...:roll:) e ligue o carro. Veja se a água do radiador é "cuspida" pela abertura.
Se as respostas forem afirmativas para os dois testes, então a junta do cabeçote realmente está danificada. Vai exigir retífica. E que o cabeçote seja desempenado (empena quando ferve). Não adianta somente trocar a junta sem a retífica e o trabalho de alinhamento. Se não, é jogar dinheiro fora. Pode ser que o segundo teste não mostre uma "cuspida" mas somente uma elevação lenta no nível da água. Mesmo diagnóstico.
[]s.
Fala Maurício. Desculpe a demora em responder às suas dicas. Tive que viajar para o Sul mas já estou de volta.
Seguinte: tirei a tampa plástica da verificação de óleo no cabeçote e nada de espuma. Quero ver se amanhã troco o óleo para uma verificação final.
A mangueira que você falou não está endurecendo. Ela continua flexível durante o funcionamento.
Também retirei a tampa do radiador e não houve borbulhas, mas, parece que o fluído não está circulando corretamente no radiador. O volume na tampa do radiador logo subiu. Fiquei verificando na mangueira que vai para o reservatório e simplesmente o líquido não entrava no reservatório. Resolvi retirar a mangueira de retorno para o reservatório e desta vez saiu, mesmo que timidamente, um pouco de líquido refrigerante.
Em parte segui as recomendações do seu teste. Mas, vou refazê-lo pois o teste da mangueira enrijecida não foi feito depois de um pequeno percurso, e sim depois de um pequeno funcionamento. E quanto a saída do fluido pela tampa do radiador, não foi do tipo borbulhas, e sim apenas elevação do nível que poderia ser pela própria bomba.
Agora, preciso da ajuda para além de identificar o possível problema, também ter uma noção de custo para o conserto. Mesmo que seja um valor aproximado.
Saudações.
Informações novas, mas não definitivas. Foi levantado por mecânicos que o fato do líquido de arrefecimento estar baixando pode ser vazamento pelo radiador do ar-quente. Este radiador fica próximo do ar-condicionado e quando vaza parece-se muito com o condensado do ar-condicionado por sair pelo mesmo local. A única coisa que pode parecer com um vazamento é o volume do suposto "condensado" que parece ser maior do que o normal (era o meu caso, mas ainda não tenho certeza se é esse o problema).
Há de se informar também que esse consumo de líquido só aconteceria se o ar-condicionado ou ar-quente fosse ligado.
Caso seja isso, antes de um reparo definitivo, pode ser feito uma ligação direta das mangueiras que abastecem este radiador do ar-quente numa posição que fica atrás da bateria da viatura. O único senão seria ficar sem o ar-quente mas mantendo o ar-condicionado.
Outra coisa, no meu caso, segundo mecânico, se fosse escapamento de gases pela junta do cabeçote, devido as altas temperaturas, em no máximo 10 km rodados eu já ficaria na mão. Que dirás rodar 600km como rodei e ainda manter líquido no radiador, mesmo que abaixo no nível indicado. E quanto aos borbulhamentos, também foi relatado que é normal quando o líquido fica abaixo do nível indicado.
Como não estou usando o ar-condicionado, vou ficar observando para ver se vai baixar novamente, mas até o momento nada.
E, para quem gostaria de ter uma estimativa para fazer a retífica e troca de juntas do cabeçote, o custo em uma oficina GM (pois é onde se comercializava a Tracker), todo o serviço e considerando somente este serviço, gira em torno de 3500,00. Eu sempre consegui descontos na faixa de 15% nesta concessionária para custos semelhantes, então, acho que já dá para ter uma ideia do prejuízo.
mauricio_silva
17/06/2012, 02:07
Olá Hector.
A junta do cabeçote pode estar com um dano pequeno (no meu caso, um "furo" como se feito por alfinete), fazendo com que o carro rode por um bom tempo sem que o líquido do sistema de arrefecimento seja completamente "ejetado" pelo dreno do vaso de expansão. Furos ou vazamentos no sistema são fáceis de serem percebidos: o líquido vaza e é visível (dãããã, lógico né? :rolleyes:). Se for colocado aditivo, fica mais fácil anida de se perceber (o aditivo é colorido...).
Verifique se não há vazamentos no sistema. Na parte de baixo do radiador há uma válvula que serve para drenar o sistema de arrefecimento. É um local comum de vazamento. Verifique também, se depois de um percurso mais longo (por volta de meia hora dirigindo), o vaso de expansão está cheio (bem mais cheio que o normal, chegando a transbordar). É um outro teste que pode indicar problemas na junta de cabeçote.
Se for um vazamento, melhor, mais simple e mais barato para concertar.
[]s.
Informações novas, mas não definitivas. Foi levantado por mecânicos que o fato do líquido de arrefecimento estar baixando pode ser vazamento pelo radiador do ar-quente. Este radiador fica próximo do ar-condicionado e quando vaza parece-se muito com o condensado do ar-condicionado por sair pelo mesmo local. A única coisa que pode parecer com um vazamento é o volume do suposto "condensado" que parece ser maior do que o normal (era o meu caso, mas ainda não tenho certeza se é esse o problema).
Há de se informar também que esse consumo de líquido só aconteceria se o ar-condicionado ou ar-quente fosse ligado.
Caso seja isso, antes de um reparo definitivo, pode ser feito uma ligação direta das mangueiras que abastecem este radiador do ar-quente numa posição que fica atrás da bateria da viatura. O único senão seria ficar sem o ar-quente mas mantendo o ar-condicionado.
Outra coisa, no meu caso, segundo mecânico, se fosse escapamento de gases pela junta do cabeçote, devido as altas temperaturas, em no máximo 10 km rodados eu já ficaria na mão. Que dirás rodar 600km como rodei e ainda manter líquido no radiador, mesmo que abaixo no nível indicado. E quanto aos borbulhamentos, também foi relatado que é normal quando o líquido fica abaixo do nível indicado.
Como não estou usando o ar-condicionado, vou ficar observando para ver se vai baixar novamente, mas até o momento nada.
E, para quem gostaria de ter uma estimativa para fazer a retífica e troca de juntas do cabeçote, o custo em uma oficina GM (pois é onde se comercializava a Tracker), todo o serviço e considerando somente este serviço, gira em torno de 3500,00. Eu sempre consegui descontos na faixa de 15% nesta concessionária para custos semelhantes, então, acho que já dá para ter uma ideia do prejuízo.
Olá Hector.
Verifique também, se depois de um percurso mais longo (por volta de meia hora dirigindo), o vaso de expansão está cheio (bem mais cheio que o normal, chegando a transbordar). É um outro teste que pode indicar problemas na junta de cabeçote.
Se for um vazamento, melhor, mais simple e mais barato para concertar.
[]s.
É Mauricio. Estou tentando me convencer que o problema não é junta de cabeçote. Mas está difícil. Vou levando a vtr até onde der e sem deixar faltar líquido de arrefecimento.
Hector, eu tenho um Jimny e eu estava com esse mesmíssimo problema seu! O liquido refrigerante sumia sem deixar rastros. Fiz de tudo! Bomba d'agua, eliminei o ar quente, tirei radiador, tudo isso tentando me convencer que não era a maldita junta do cabeçote. Até que eu percebi que a mangueira de retorno do radiador (a mesma falada pelo muricio_silva) ficou enrijecida pela pressão. 4 dias parado, eu pegava na mangueira e ela dura, quando tirava a tampa do radiador (com o motor frio) parecia que eu estava abrindo uma garrafa pet de refrigerante, saia bastante pressão. Então me convenci em fazer o cabeçote.
Devo receber o carro amanhã.
Giovanni Morano
18/06/2012, 12:26
Aconselho a fazer isso, se nao encontra o problema, faça logo tudo gaste um pouquinho e seja feliz! Fiz isso no meu e parace o "SUBZERO" sempre friozim!
Hector, eu tenho um Jimny e eu estava com esse mesmíssimo problema seu! O liquido refrigerante sumia sem deixar rastros. Fiz de tudo! Bomba d'agua, eliminei o ar quente, tirei radiador, tudo isso tentando me convencer que não era a maldita junta do cabeçote. Até que eu percebi que a mangueira de retorno do radiador (a mesma falada pelo muricio_silva) ficou enrijecida pela pressão. 4 dias parado, eu pegava na mangueira e ela dura, quando tirava a tampa do radiador (com o motor frio) parecia que eu estava abrindo uma garrafa pet de refrigerante, saia bastante pressão. Então me convenci em fazer o cabeçote.
Devo receber o carro amanhã.
Ô Giovani, blz?
O carro está andando na boa. Não está aquecendo, pelo menos não indica nada no painel. O problema do gasto é que estou no meio de uma transição. Gastos nas alturas e essa hora é aquela que não pode acontecer nada dede errado......kkkkk E está acontecendo..kkk
Sem contar que acabei de mudar para SP e ainda vou percorrer um tempo até encontrar a oficina certa.
Saiu o diagnóstico do meu Jimny... cabeçote empenado.
A junta estava boa. Ao que parece o antigo dono trocou a junta mas não fez o serviço no cabeçote. Porque empenar o cabeçote sem queimar a junta é meio improvável. Mas pelo menos eu achei o defeito! O motor está sendo montado de novo.
mauricio_silva
19/06/2012, 16:09
Olá!
De uma forma geral todos os motores da Suzuki empenam o cabeçote quando de um super aquecimento. Ou seja, se houver somente a retífica do mesmo, o problema não será sanado.
Infelizmente, apesar de serem duráveis e confiáveis, os motores Suzuki não aceitam "desaforos". Faltou água, o óleo esteve baixo (ou muito alto), problemas à vista.
[].
Saiu o diagnóstico do meu Jimny... cabeçote empenado.
A junta estava boa. Ao que parece o antigo dono trocou a junta mas não fez o serviço no cabeçote. Porque empenar o cabeçote sem queimar a junta é meio improvável. Mas pelo menos eu achei o defeito! O motor está sendo montado de novo.
Aconselho a fazer isso, se nao encontra o problema, faça logo tudo gaste um pouquinho e seja feliz! Fiz isso no meu e parace o "SUBZERO" sempre friozim!
Pessoal, atualizando o problema do meu GV.
Acabei de tirar o veículo da oficina e me mostraram o radiador. Uma lástima. Vazamentos por tudo que era lado. Para piorar, a tampa do radiador estava com o miolo quebrada. A tampa consiste em duas vedações. A principal que veda o radiador, e a secundária que veda a passagem entre o radiador e o reservatório.
Segundo o mecânico esta vedação secundária, que veda o pescoço interno do radiador não deixando passar o vapor pela mangueira que comunica com o reservatório, estava quebrada. por isso do líquido no reservatório borbulhar.
Morri em 1300 reais para colocar um radiador novo (ficou bunito). Agora resta torcer para que o problema seja somente este mesmo. Porque uma coisa é certa: o radiador antigo tava todo lenhado.
Valeu a ajuda dos colegas aí!:concordo:
danielventuri
28/08/2012, 21:10
Diagnostico do meu.... junta de cabecote...
Mandei trocar e reticicar o cabecote.
por recomendacao do mecanico, levei o radiador para uma manutenção, ja que tava bem feio. na oficina do radiador, informaram que o mesmo estava condenado.
entao foi o radiador novo(R$ 550,00) alem da retifica do cabeçote, juntas e mao de obra... depois posto o total da brincadeira...
Se nao resolver agora, nao sei mais o que faço.
Diagnostico do meu.... junta de cabecote...
Mandei trocar e reticicar o cabecote.
por recomendacao do mecanico, levei o radiador para uma manutenção, ja que tava bem feio. na oficina do radiador, informaram que o mesmo estava condenado.
entao foi o radiador novo(R$ 550,00) alem da retifica do cabeçote, juntas e mao de obra... depois posto o total da brincadeira...
Se nao resolver agora, nao sei mais o que faço.
Pois é. Por falta de informação morri com 1100 só no radiador. Pelo menos foi esse o preço que me deram aqui em SP, onde fiz o serviço.
danielventuri
28/08/2012, 21:51
Pois é. Por falta de informação morri com 1100 só no radiador. Pelo menos foi esse o preço que me deram aqui em SP, onde fiz o serviço.
Entao hector, os precos de radiadores tavam sempre por essa casa... mas quando me passaram o valor de 550,00 resolvi aproveitar ao inves de ficar remediando o meu velho
mas.marco
29/08/2012, 20:49
Bomba D'agua
Válvula
Cabeçote
Mangueiras
Radiador
Hélice
Reservatório com fluido e SEM furo.
Com tudo ok. Impossível continuar esquentando.
Sucesso aí.
mauricio_silva
05/09/2012, 00:15
Hummmm...:pensativo:
Muita calma nesta hora, pois há mais de um tipo de radiador para os GV. O meu, por exemplo, é mosca branca de olhos azuis, filho de mãe solteira que já passou dos 50 anos. Simplesmente não acho um puto de um radiador (novo ou usado) do mesmo modelo. E uma importadora já me pediu R$2.900,00 pelo "original de fábrica". Não fique triste se você pagou R$1.100,00. Pelo menos, a peça está nova e em condições de uso.
Eu estou pensando em começar do zero: levar o radiador numa oficina e pedir para trocar a colmeia e fazer as tampas de forma artesanal. Ou continuar gastando um litro de etileno glicol por semana...
[]s.
danielventuri
05/09/2012, 08:54
Hummmm...:pensativo:
Muita calma nesta hora, pois há mais de um tipo de radiador para os GV. O meu, por exemplo, é mosca branca de olhos azuis, filho de mãe solteira que já passou dos 50 anos. Simplesmente não acho um puto de um radiador (novo ou usado) do mesmo modelo. E uma importadora já me pediu R$2.900,00 pelo "original de fábrica". Não fique triste se você pagou R$1.100,00. Pelo menos, a peça está nova e em condições de uso.
Eu estou pensando em começar do zero: levar o radiador numa oficina e pedir para trocar a colmeia e fazer as tampas de forma artesanal. Ou continuar gastando um litro de etileno glicol por semana...
[]s.
Maurício, oque tem o seu radiador de tão diferente?
mauricio_silva
05/09/2012, 10:28
Olá Daniel, bom dia!
Na verdade, creio que não há nada demais com o radiador do meu GV. Mas, sei lá por quê, ninguém tem o modelo. Minha viatura é 1.6, 16V automática. Até tentei comprar no exterior, mas o radiador que me enviaram não correspondia ao modelo anunciado. Na Suzucar não tem. Vou tentar num desmanche aqui perto (não tão perto, pois está em Mogi Mirim). Nunca pensei que seria tão difícil encontrar o radiador. Enfim...
[]s.
danielventuri
05/09/2012, 11:40
Olá Daniel, bom dia!
Na verdade, creio que não há nada demais com o radiador do meu GV. Mas, sei lá por quê, ninguém tem o modelo. Minha viatura é 1.6, 16V automática. Até tentei comprar no exterior, mas o radiador que me enviaram não correspondia ao modelo anunciado. Na Suzucar não tem. Vou tentar num desmanche aqui perto (não tão perto, pois está em Mogi Mirim). Nunca pensei que seria tão difícil encontrar o radiador. Enfim...
[]s.
Maricio, se por desencargo de consiencia quiseres tentar onde achei o meu...
Radiadores Itoupava
47 3338-0304
Olá Daniel, bom dia!
[]s.
Maurício,
Quando troquei o radiador do meu Vitara, quem conseguiu para mim foi o José Edo (ZéZuki) de uma fábrica lá perto dele. Liga para ele ( ZEZUKI Servios Automotivos (http://www.zezuki.com/) ).
Vc tentou com o Sena, na Carrera (SP)?
Tem tb uma empresa que se chama Ber-sul: Fone: 41 - 3332-2433
Abs,
LFC
mauricio_silva
05/09/2012, 12:53
Valeram as dicas!!!!:concordo:
Parece que o problema é que existem (pelo menos) dois modelos de radiador para o GV 1.6 16V automático. Logicamente, tenho o mais difícil de encontrar. Eu tenho encontrado o modelo em que a mangueira de retorno do motor chega pelo lado direito do radiador (assim como a mangueira de envio para o motor, localizada na parte de baixo do radiador). No meu, as mangueiras chegam pelo lado esquerdo. E não dá para adaptar (bom, até dá, mais vai ficar um cruzamento de mangueiras pelo cofre do carro que não vai ser fácil...).
Quem sabe algum destes fornecedores tem a peça? Pior que está não fica (putz:putz:, citei o slogan da campanha política do Tiririca...:parede:).
[]s e obrigado!!!
Ressuscitando o tópico...
Ontem tive uma situação inesperada com o meu GV 1.6 automático, ano 99:
Percorrendo um longo caminho por estradas de interior, com subidas e descidas constantes, percebi que a certa altura da viagem, a água do reservatório de expansão estava fervendo, parecia uma chaleira.
Percebi isso depois de umas 4 horas rodando, quando parei para ver uma cachoeira de perto. Depois de 15 minutos, voltei para o carro e percebi que o barulho parou. Liguei o carro e segui viagem, por mais uns 15 minutos e outra cachoeira, a água fervendo de novo. Mais uma vez, chaleirando quando parei o carro, mas voltou ao normal depois de alguns minutos.
Continuei viagem e comecei a monitorar de perto a temperatura. Observei que em subidas mais fortes o ponteiro da temperatura passava do meio. Em descidas, normalizava. Percebi também que com o ar desligado, a temperatura ficava mais baixa.
Até que em certo ponto, em uma subida mais longa e com piso mais pesado (tive que ligar o 4x4) a temperatura do motor começou a subir rapidamente (quase encostou na faixa vermelha). Imediatamente fiz meia volta, e desci para refrescar o motor.
Antes de seguir viagem, no pé desse morro encontrei um casal de idade lavando o carro. Pedi licença e me ajudaram, emprestando a mangueira pra refrescar o radiador (só o radiador, não coloquei água no motor, porque sei que pode danificar o bloco).
Fui refrescando o radiador até ficar com a temperatura baixa, abri a tampa e tive que repor um pouco de água - uns 500 ml, e completar a agua do reservatório de expansão - essa sim, ficou vazia.
Depois de baixar a temperatura, abortei o passeio retornei para casa por asfalto (meu roteiro previa mais uns 30 km de estrada de chão), pelo asfalto andei uns 70 km, temperatura sempre normal.
Hoje pela manhã fiz um passeio de uns 30 minutos, a temperatura demorou para chegar ao ponto normal. E em momento algum passou disso.
Verifiquei a polia viscosa, e pelo menos com o carro frio, está normal. Não consegui verificar se está funcionando com o motor superaquecido. A ventoinha elétrica do ar condicionado também funciona legal.
Gostaria de saber a opinião dos colegas... será que esse meu problema foi algo isolado, em função de uma sobrecarga específica? Ou tenho que verificar mais alguma coisa?
Ressuscitando o tópico...
Ontem tive uma situação inesperada com o meu GV 1.6 automático, ano 99:
Percorrendo um longo caminho por estradas de interior, com subidas e descidas constantes, percebi que a certa altura da viagem, a água do reservatório de expansão estava fervendo, parecia uma chaleira.
Percebi isso depois de umas 4 horas rodando, quando parei para ver uma cachoeira de perto. Depois de 15 minutos, voltei para o carro e percebi que o barulho parou. Liguei o carro e segui viagem, por mais uns 15 minutos e outra cachoeira, a água fervendo de novo. Mais uma vez, chaleirando quando parei o carro, mas voltou ao normal depois de alguns minutos.
Continuei viagem e comecei a monitorar de perto a temperatura. Observei que em subidas mais fortes o ponteiro da temperatura passava do meio. Em descidas, normalizava. Percebi também que com o ar desligado, a temperatura ficava mais baixa.
Até que em certo ponto, em uma subida mais longa e com piso mais pesado (tive que ligar o 4x4) a temperatura do motor começou a subir rapidamente (quase encostou na faixa vermelha). Imediatamente fiz meia volta, e desci para refrescar o motor.
Antes de seguir viagem, no pé desse morro encontrei um casal de idade lavando o carro. Pedi licença e me ajudaram, emprestando a mangueira pra refrescar o radiador (só o radiador, não coloquei água no motor, porque sei que pode danificar o bloco).
Fui refrescando o radiador até ficar com a temperatura baixa, abri a tampa e tive que repor um pouco de água - uns 500 ml, e completar a agua do reservatório de expansão - essa sim, ficou vazia.
Depois de baixar a temperatura, abortei o passeio retornei para casa por asfalto (meu roteiro previa mais uns 30 km de estrada de chão), pelo asfalto andei uns 70 km, temperatura sempre normal.
Hoje pela manhã fiz um passeio de uns 30 minutos, a temperatura demorou para chegar ao ponto normal. E em momento algum passou disso.
Verifiquei a polia viscosa, e pelo menos com o carro frio, está normal. Não consegui verificar se está funcionando com o motor superaquecido. A ventoinha elétrica do ar condicionado também funciona legal.
Gostaria de saber a opinião dos colegas... será que esse meu problema foi algo isolado, em função de uma sobrecarga específica? Ou tenho que verificar mais alguma coisa?
Vc deveria trocar a válvula termostática e ver. Faça a checagem tradicional para ver se há água no óleo tb, sinal de junta do cabeçote rompida.
Boa sorte.
Abs,
LFC
Vc deveria trocar a válvula termostática e ver. Faça a checagem tradicional para ver se há água no óleo tb, sinal de junta do cabeçote rompida.
Boa sorte.
Abs,
LFC
Obrigado pelo retorno.
Eu estive verificando, o óleo foi recém trocado e está na mesma cor e consistência do óleo novo. O fluido do radiador está limpo, também sem sinais de óleo. Portanto, não descarto totalmente, mas é pouco provável que o problema seja na junta do cabeçote.
Recentemente troquei a tampinha do radiador (estava vazando), e parou de vazar na parte de cima. Estou suspeitando que o problema pode ser na vedação da parte interna (que regula a pressão para a saída para o reservatório de expansão). Parece que a boca do radiador está com uma deformação, que permite o vazamento do fluido.
Também vou verificar o funcionamento da válvula termostatica, e trocar se for o caso.
Além de tudo, vou tentar chegar em uma oficina de radiadores para darem uma olhada, e testar o sistema se for possível.
Obrigado pelo retorno.
Eu estive verificando, o óleo foi recém trocado e está na mesma cor e consistência do óleo novo. O fluido do radiador está limpo, também sem sinais de óleo. Portanto, não descarto totalmente, mas é pouco provável que o problema seja na junta do cabeçote.
Recentemente troquei a tampinha do radiador (estava vazando), e parou de vazar na parte de cima. Estou suspeitando que o problema pode ser na vedação da parte interna (que regula a pressão para a saída para o reservatório de expansão). Parece que a boca do radiador está com uma deformação, que permite o vazamento do fluido.
Também vou verificar o funcionamento da válvula termostatica, e trocar se for o caso.
Além de tudo, vou tentar chegar em uma oficina de radiadores para darem uma olhada, e testar o sistema se for possível.
Esse problema que vc relatou acontece também por defeito na tampa.
Abs,
LFC
Berberick
28/10/2019, 16:08
Tive o mesmo problema com o meu Grand VItara 2013. Recebi o carro hoje com os devidos reparos feitos corretamente. Junta e um novo radiador, só não encontrei a tampa original do radiador mas já encomendei. (paralela custa 20, original 206 reais) mas o mecânico disse que a original é fundamental.
minha duvida!! O que levou meu carro a danificar essa junta??? não apresentou nenhum alerta, não acendei nenhuma luz, não fervia...
só percebi quando vi o liquido no chão da garagem, então depois do primeiro reparo no radiador o carro voltou a apresentar o mesmo vazamento, foi ai que o pessoal do radiador disse que o motor estava mandando muita pressão pro radiador, resultado, junta.
Como prevenir o mesmo defeito?