Ver Versão Completa : História do Engesa em Revista
Christiano Yudi Doyama
14/02/2012, 23:39
Boa noite pessoal!
Sou um fã dos Engesas e recentemente consegui comprar de volta um FII Diesel, como o que tive anteriormente devido à construção da minha casa. Após 6 anos sem Engesa, garimpei bastante até que finalmente consegui!
Como sei que há muitos fãs deste jipe, vou compartilhar com vocês um pouco da história deste guerreiro que busquei nas minhas revistas atigas, principalmente nas 4x4&Pick up da década de 80!
Para os que não conheciam é legal ver as propagandas, reportagens, segredos, jipes de leitores, etc. Para os que já viram é uma chance de matar saudades!
Espero que curtam! Vou postando aos poucos à medida que conseguir scanear as revistas!
Grande abraçoa todos Engeseiros!
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 00:37
Pessoal,
segue uma das primeiras propagandas da própria Engesa e este tem um raro modelo com capota de aço de fábrica. Ainda chamando-o de EE12. Reparem nos detalhes.
- Extensão da polaina de paralama dianteiro, logo abaixo dos faróis.
- O pisca fica meio longe da lateral do alojamento dos faróis e parece que não há a moldura preta dos faróis.
- Janelas corrediças das portas.
Propaganda de 1984!!!
332256
Leandro Rocha
15/02/2012, 00:38
Legal.
Estou acompanhando.
Só não consegui abrir o anexo.
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 00:42
Esta é a que deu origem ao apelido de RINOCERONTE que às vezes escutamos ao falar do Engesa. Este está com guincho da Envemo!332257
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 00:44
Falando em guincho da Envemo, vejam a propaganda da Envemo onde aparece o guincho e outros produtos da empresa na época.
Esta é de 1987!
332258
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 00:49
E falando de novo em Envemo, segue um recorte da Revista 4x4&Pick up onde anunciam o lançamento da capota de fibra para o Engesa.
332259
1986
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 00:52
Esta propaganda é das antigas (1984) onde a antiga Albarus, hoje Dana, mostra as qualidades do Engesa por baixo!!!
332260
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 00:53
Esta não do Jipe Engesa mas da tração 4x4 Engesa para picapes GM. De 1983.
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 00:54
Faltou o anexo!332261
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 00:58
Olá Leandro, continua não conseguindo? Será que tem outra forma para anexar?
guilhermeabreu
15/02/2012, 11:13
Nenhum anexo conseguí abrir
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 12:20
332282
Tentar de novo!
EE12 - Anúncio da 1984
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 12:22
De novo!
Esta é a que deu origem ao apelido de RINOCERONTE que às vezes escutamos ao falar do Engesa. Este está com guincho da Envemo!
332283
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 12:25
De novo!
Falando em guincho da Envemo, vejam a propaganda da Envemo onde aparece o guincho e outros produtos da empresa na época.
Esta é de 1987!
332284
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 12:27
De novo!
E falando de novo em Envemo, segue um recorte da Revista 4x4&Pick up onde anunciam o lançamento da capota de fibra para o Engesa.
332285
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 12:29
De novo!
Esta propaganda é das antigas (1984) onde a antiga Albarus, hoje Dana, mostra as qualidades do Engesa por baixo!!!
332286
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 12:31
De novo!
Esta não é do Jipe Engesa mas da tração 4x4 Engesa para picapes GM. De 1983.
332287
Opa!!!
Cristiano, está de parabéns!!
Abraços.
Kim.
Leandro Rocha
15/02/2012, 12:51
Agora sim Cristiano. Muito legal.
Kim, pude observar que vc opina bastantes nos tópicos.
Gostaria que desse uma olhada em meu perfil, para ver se conhece o jeep que tenho. Isso vale a todos que si interessarem.
Abçs.
Leandro
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 13:36
Olá Kim!
Sempre presente e ajudando a turma, não só de Engeseiros!
Veja esta propaganda de 1986, desenhado!
332289
Christiano Yudi Doyama
15/02/2012, 13:42
Pessoal,
esta é histórica mesmo.
Trata-se da reportagem da Revista 4x4&Pickup de 1983, anunciando o projeto do Engesa, na época chamado de EE14.
332290 332291 332292
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png
André-4WD
15/02/2012, 19:45
cristiano,
PArabéns!!! Material muito legal!!!
Aproveitando o momento, abre um tópico no frota 4x4 para mostrar o teu engesa!
abraço
andre
ghostrider
16/02/2012, 12:19
parabéns. o fórum realmente carece de material promocional ou técnico original para orientar quem busca uma restauração nos padrões originais e não preparo para trilhas.
OTTO HEITZMANN
16/02/2012, 13:32
Minha contribuição, um dos primeiros ee12, prototipo, reparem a traseira, o bocal de combustivel e as lanternas
Christiano Yudi Doyama
16/02/2012, 14:44
Olá Otto, esta eu tenho também! 4 faróis e pisca!
E o Fusca com Logo da Engesa na porta!
Christiano Yudi Doyama
16/02/2012, 14:51
Esta é de 1984!
Primeiro teste da Revista.
332408 332409 332410 332411332412 http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png
Christiano Yudi Doyama
16/02/2012, 14:52
Continuação do primeiro teste de 1984.
332413 332414
Christiano Yudi Doyama
16/02/2012, 15:20
Pessoal,,
esta é de 1984, Salão do Automóvel na estréia do EE12.
Veja que até um Santana com tração integral apareceu na época. Tem Tração 4x4 Engesa para F-1000, Gurgel Carajás, Bugues, Picapes Cabine dupla e Furglaine. Em tempos de importação proibida, era o que tínhamos de atrações!
Quanto ao Engesa, até um modelo com pintura personalizada e parachoque cromados.332415 332416 332417 332418 332419
Christiano Yudi Doyama
16/02/2012, 15:22
Continuação do Salão de 1984... Época em que as revistas faziam reportagens longas...
332420 332421
OTTO HEITZMANN
17/02/2012, 15:28
Outra revista do ano 1985............
OTTO HEITZMANN
17/02/2012, 15:35
.....continuando......
OTTO HEITZMANN
17/02/2012, 15:51
......continuando........
OTTO HEITZMANN
17/02/2012, 15:54
.......continuando.......e uma curiosidade...o valor do engesa em novembro de 1985........."105 MILHÔES de Cruzeiros" ......
Como que deixaram morrer uma empresa como essa? meu deus!
Como que deixaram morrer uma empresa como essa? meu deus!
Não deixaram morrer........
Foi assassinada!
X2!!!!
Pelo pouco que sei:
Yankes malditos!!!!
Teríamos uma excelente indústria bélica!!!
PIor de tudo Kim que acho que não teriamos não.. vide Agrale..
Marruá ainda é do passado.. infelizmente não evoluiram o carro para o presente.. o valor dele é exorbitante ..
Acho q se a engesa tivesse viva até hoje.. seria um absurdo do absurdo os valores do carro... infelizmente estamos no Brasil..
Abraços,
hercilio.neto
19/02/2012, 23:25
PIor de tudo Kim que acho que não teriamos não.. vide Agrale..
Marruá ainda é do passado.. infelizmente não evoluiram o carro para o presente.. o valor dele é exorbitante ..
Acho q se a engesa tivesse viva até hoje.. seria um absurdo do absurdo os valores do carro... infelizmente estamos no Brasil..
Abraços,
X2
duvido que o Toyota Bandeirante, por exemplo, se ainda fosse produzido, custasse menos de R$ 100 mil.
:shock::-(
lmaimone
20/02/2012, 10:04
Belos arquivos... Parabéns
Não existe "Se" no mundo dos negócios.
"Se" a engesa ainda existisse poderíamos ter um jipe ainda melhor e mais moderno ou o mesmo bom e velho engesa (com cara de marruá) pelo preço do Jiminy.
A Agrale cobra caro porque tudo que ela produz as forças armadas e as mineradoras comprar.
Quando a procura é maior que a oferta o preço sobe!
hercilio.neto
20/02/2012, 18:29
Caveso,
Talvez.
E o "talvez" neste caso equivale ao "se".
Talvez a Engesa projetasse um jipinho menor, motor 1.3, moderno,que pudesse concorrer com o Suzuki Jimny em qualidade e preço.
Mas esse Engesão ou Marruá, com motor diesel, e modernizado... forget. Ia ser cem contos, e sem descontos.
Quem tinha condições de evoluir e preencher esse mercado de jipes leves era a Gurgel.
Foi realmente uma pena o desaparecimento dessas duas fábricas.
Caveso,
JAMAIS o engesa a DIESEL principalmente seria a preço de jimny.. eu chuto ai um engesa fechado "evoluído" 140 .000 dilmas.. o stark que é um carro pequeno e bem mais "ecônomico" custa 100.000 ... um troller com seus defeitos(acabamento) todo 90.000.. muito difícil..
Tu acha que se tivesse mercado a Agrale já não tinha expandido o negócio dela para atender publico final não? carro no brasil é mina de ouro..
Abraços,
Eduardo Velo
20/02/2012, 20:54
Quando a procura é maior que a oferta o preço sobe!
Isso não funciona aqui , se não tem procura , não cai o preço , param de fazer e mandam todos pra rua ...
Se pudesse comprar um carro 4x4 com 100 contos na mão , ficaria entre um Marruá novo e um Sw4 diesel usado , faria muita pesquisa pra ver com qual dos 2 ficaria ... não conheço Nissan Patrol , não vem pro Brasil ... nas filmagens da Discovery Channel é o carro que mais aparece , com certeza é um 4x4 muito resistente .
OTTO HEITZMANN
22/02/2012, 13:30
.......uma materia interessante sobre o Marrua .....o que eu não sabia é que o jipe engesa foi vendido para Angola (92 veiculos), Brasil (56 veiculos para o exercito.....só isso?????), Jordania ( 200 para as forças armadas - alongadas Fase III) e Suriname ( 20 exemplares).....
Que acervo, que historia, que nascimento e que pena ter acabado... mas nossos valentes exemplares e mais valentes donos nao vao deixar terminar essa historia tao cedo.... nao mesmo.... valeu.
Christiano Yudi Doyama
24/02/2012, 00:18
Pessoal!
De volta com um pouco mais de histório deste mito que infelizmente não está mais em fabricação!
Desta vez uma reportagem de uma expedição de 5 meses pelo Cone sul, com a Renata Falzoni. Matéria de 1987.
333191 333192 333193 333194
Vejam a preparação do Engesa para expedição!
Christiano Yudi Doyama
24/02/2012, 00:20
Continuação!
333195 333196 333197 333198
Christiano Yudi Doyama
24/02/2012, 00:24
Este é de 1987 no lançamento do Fase II! Mesma época do Javali!
333199 333200 333201
Christiano Yudi Doyama
24/02/2012, 00:29
Em 1986 já tinha gente adaptando! Este é um dos primeiros Engesas 6 cilindros. Apelidaram de Engesa 6!!!
Mando a capa junto para ter uma idéia do que rolava na época!
333202 333203 333204 333205 333206
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png
Christiano Yudi Doyama
24/02/2012, 00:34
Continuando em adaptações em Engesa e de 1987, este é um Super Engesa, imaginem na época o que não era considerado!
Motor 6 cilindros, super pneus, etc!!!
333207 333208 333209 333210
Marcos_mfcm
10/03/2012, 12:17
Revista 4x4 e pickup n.1 - 1983:
4x4 e Pickup n.1.pdf - 4shared.com - document sharing - download (http://www.4shared.com/office/eK1v7__4/4x4_e_Pickup_n1.html)
Marcos_mfcm
10/03/2012, 12:18
Revista 4x4 e pickup n.2 - 1983:
4x4 e Pickup n.02-PDF.pdf - 4shared.com - document sharing - download (http://www.4shared.com/office/MAlzTWw5/4x4_e_Pickup_n02-PDF.html)
Esta mostra a picape C10/D10/A10 com a tração da Engesa.
Marcos_mfcm
10/03/2012, 12:42
Acho que deveríamos colocar todas as edições da 4x4 e pickup em pdf.
Alguém sabe qual foi a útlima edição?
lucciano amaral
11/03/2012, 19:06
PArabens, bela aula sobre engesa, vou acompanahr o topico.
olá Christiano,
parabens pelas fotos,
não teria reportagens com mais detalhes de engesa como interior, painel, relogios originais, medidas exatas de todas as fases, etc.
RicardoSW
25/06/2012, 18:14
Continuando em adaptações em Engesa e de 1987, este é um Super Engesa, imaginem na época o que não era considerado!
Motor 6 cilindros, super pneus, etc!!!
333207 333208 333209 333210
Opa!!!Essa foi minha!!!Comprei numa loja jogada num canto kkk...12pilas na epoca exatamente como na revista!Carregava o exemplar no porta luvas kkkk.Desmontei inteirinha,vendi os pneus e rodas pq dava um shime absurdo e o 33" ja resolvia p mim.
Coloquei um MWM 6cc com cambio de 5marchas de band,a/c etc
Saudade...
Abs
Marcos_mfcm
21/12/2012, 11:48
Mais download de 4x4 e Pickup:
http://www.4shared.com/account/dir/OgspuYxI/_online.html
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.