Conectar

Ver Versão Completa : Inclinação do diferencial traseiro F75

Silada
14/02/2012, 00:30
Rapaziada, por favor, preciso de uma orientação: Tenho uma F75 que me da problemas (de seis em seis meses +-) no rolamento de saida do diferencial traseiro ou na cruzeta do cardan, eu disse ao meu mecanico que acho que o cardam trabalha forçado em relação ao alinhamento....ou seja eu acho que dif.traseiro esta imbicado para cima.....ele fala que é normal...porem quando vou sair o balanço ou o movimento do dif. para cima, eu acho exagerado. Alguns amigos me dizem que o problema é o feixe de mola que permite o movimento do eixo/diferencial, outros dizem que existe uma barra que voce instala na traseira que impede este movimento exagerado...por favor critiquem....

Abs.:rolleyes:

georgevalle
14/02/2012, 08:07
Silada tive este problema com a rural quando fiz SPOA e mantive as molas originais quebrei algumas cruzetas e até a flange do cardã para enfim acordar e ver que tinha algum problema (depois de chingar um monte as cruzetas mais baratas) fiz uma gambiarra que resolveu imediatamente (iria fazer uma trilha pesada no dia seguinte e não queria arriscar quebrar mais uma cruzeta) soldei a sapata (apoio) das molas na 1ª mola aquela bem pequena (de carga) resolveu na hora, tem uma materia na revista planeta off road sobre isto la tem dicas de como fazer a barra para evitar a torção das molas mas basicamente instalar uma barra do mesmo comprimento que a mola tem do diferencial até a bucha no chassi em cima da bola do diferencial até o chassi com buchas ou terminais nas pontas ou uma barra em formato de "V" com duas buchas bem proximas as buchas das molas e um terminal reforçado em cima da bola do diferencial que desta forma ainda vai tirar o movimento lateral do diferencial (como se fosse uma barra estabilizadora), é o que vou fazer na rural que estou começando a montar ela novamente.

Silada
14/02/2012, 20:33
Não sei usar direito ainda este forum, espero estar respondendo. Amigo obrigado pelas dicas, inclusive eu esqueci de informar que a minha F é spoada, e quando comprei de curitiba-pr, as molas estavam soldadas na sapata, eu achei que era grosseria de mecanico ruim, levei a um moleiro e mandei colocar os espigões originais, mas mantive spoada. Sera que foi um erro tirar a solda?? Vou conversar com este moleiro novamente. Valeu...Abs.

4X4GARAGE
14/02/2012, 23:03
ola amigos do forum,seus problemas estao na ilustração e uma das soluçoes esta aki Axle wrap bar angle? - Page 4 - Pirate4x4.Com (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?p=11180189)
espero comerçar a soluçao dos problemas de vcs

georgevalle
15/02/2012, 08:12
Erro não pois a solda é gambiarra, como disse soldei para poder utilizar a rural, quando fui tirar os eixos da rural para colocar no jeep uma mola estava quebrada e do outro lado a sapata tinha soltado do eixo ou seja é uma gambiarra que deve ser feita em caso de emergência o correto é instalar a barra para que não haja mais a troção das molas ou trocar as molas por outras que não permitão a troção prefiro instalar a barra que aí sim resolve o problema a dica do 4x4garage é uma boa mas ainda prefiro a idéia da barra em "V" se não conseguir fotos de barras semelhantes tentarei desenhar uma.

Silada
16/02/2012, 23:26
Obrigado pelo acompanhamento das minhas duvidas.....Eu não entendi bem esta barra em "V", se possivel desenhar...."entendeu ou quer que eu desenhe" no momento estou neste item..hehehe...

georgevalle
17/02/2012, 11:24
Silada tem um topico aqui sobre isso dá uma olhada lá http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/34969-axle-wrap.html

Silada
19/02/2012, 20:10
OK, obrigado a todos pela dica.....vou iniciar um projeto.

Abs.

Camilo JR
28/02/2012, 14:28
Vc tem sintomas de Axle Wrap ... ve os links ai em cima, faz a barra, e problema resolvido.

equipeminas4x4
05/03/2012, 23:12
Já existe essa barra pronta no mercado. O Rodrigo Portugal eu sei q fabrica pro Suzuki, mas deve fazer tb pra F75. Não é apenas colocar uma barra em V, tem toda uma análise geométrica, inclusive tem 1 jumelo na ponta da barra em V.

[]'s

georgevalle
06/03/2012, 08:08
Já vi estas barras em "V" com jumelo, mas fica praticamente na mesma pois o jumelo vai permitir o movimento da carcaça do diferencial que é justamente o problema, ao fabricar a barra deve levar em conta o movimento das molas que além de fazer o movimento eliptico tambem esticam pois elas são curvadas e quandoa suspenção trabalha a carcaça alem de subir tambem vai para tras, eu não sou de fazer muitas contas não sou do velho sistema do arame e trena, da tentativa com erros e acertos, basta analizar um pouco a suspenção, pesquisar para não cometer erros ja corrigidos por outros usuários e por a mão na massa, dá uma pesquisado no serviço feito no Kalunga (ou algo assim) se não me engano la tem a barra em "V" para segurar o carcaça do diferencial.

equipeminas4x4
07/03/2012, 09:24
George,

Vc está completamente errado sobre o jumelo. Eu tb sou a favor da pratica, mas ela somente sem nenhum conhecimento técnico só leva ao prejuízo.

[]'s

georgevalle
08/03/2012, 08:56
equipeminas vamos analizar juntos a situação do jumelo, a função dele é fazer o movimento na horizontal para compensar o comprimento da molas que ao flexionar se esticam, quando ele estiver instalado na barra para evitar o axle wrap que é justamente a rotação do diferencial quando as molas se torcem isso ocorre pela posição em que a mola mestre fica em relação ao centro do diferencial, na suspenção original a mola mestra esta junto ao tubo do diferencial onde ocorre a torção e ao fazer o SPOA faz ali uma alavanca, portanto para sanar este movimento devemos travar a carcaça do diferencial para que ele não gire, ao se colocar o jumelo na barra este vai permitir o movimento horizontal embora pequeno reduzindo assim consideravelmente o efeito de torção, então com o jumelo não elimina o problema mas limitamos bastante o movimento de torção que dá a impressão de ter resolvido ele, claro que atenuando bastante como é a barra com o jumelo já é o suficiente, pois ja deixaremos de quebrar cruzetas por exemplo, mas a saida com pulinhos (como quando a embreagem está ruim) ainda continuará lá.

equipeminas4x4
08/03/2012, 17:12
George

Teria q explicar toda a geometria da suspensão pra justificar o porque do jumelo. Acesse os links q foram postados q vc entenderá.
Dá pra fazer sem o jumelo tb, ou então soldar o diferencial direto no chassi q tb resolve.

[]'s