Conectar

Ver Versão Completa : BF-161 - Que enjambração é essa ?

weshwesh
13/02/2012, 14:52
Estou preparando o BF para pintura (vermelho Massey Ferguson, claro) e preciso de ajuda. Me deparei com isso :

http://img.photobucket.com/albums/v464/weshwesh/SAM_0735p.jpg

Duas tampinhas estao corretas (as do fundo na foto), uma parece estar montada invertida (?) e a outra estava escondida por baixo de muita massa plastica, tive que tirar com escova de ferro para ver melhor. Estou até com receio de tirar o resto de massa, creio que nao seja muito bonito em baixo :shock:
O que devo fazer ? Devo mexer naquela invertida ? A que estava coberta de massa plastica devia vazar, qual soluçao correta para evitar vazamento nessa area ?
Vlw :violao:

junior braga
13/02/2012, 15:52
Estou preparando o BF para pintura (vermelho Massey Ferguson, claro) e preciso de ajuda. Me deparei com isso :

http://img.photobucket.com/albums/v464/weshwesh/SAM_0735p.jpg

Duas tampinhas estao corretas (as do fundo na foto), uma parece estar montada invertida (?) e a outra estava escondida por baixo de muita massa plastica, tive que tirar com escova de ferro para ver melhor. Estou até com receio de tirar o resto de massa, creio que nao seja muito bonito em baixo :shock:
O que devo fazer ? Devo mexer naquela invertida ? A que estava coberta de massa plastica devia vazar, qual soluçao correta para evitar vazamento nessa area ?
Vlw :violao:

Isso ai é o selo de vedação do bloco....

sim, não, sim, não.....rsrsrs

é seguinte JAQUE está mexendo....sugiro que compre novos selos e faça a troca, ou vá até uma retifica de motores que eles resolvem o problema pra vc...

[ ],

weshwesh
13/02/2012, 18:26
Vou aproveitar e perguntar logo para que servem esses selos de vedaçao ? E algum acesso para regulagem, desmontagem, ... ?
Junior, levar para retifica é uma boa ideia, embora a mais perta ficasse a 1h daqui... você acha que teria como resolver sem abrir o bloco (estou pensando naquele selo que esta invertido) ?

Renan Folly
13/02/2012, 18:53
Esses selos dão acesso as galerias de refrigeração do motor, a gambiarra feita com massa plástica foi feita devido algum vazamento no sistema. O procedimento correto é a retirada dos selos -faça um furo e tire com uma chave de fenda- depois passe uma lixa no alojamento e troque-os. Leve um selo velho na auto peças para comprar do mesmo tamanho custa cerca de 2 reais. Acho que perto do volante do motor existe mais um selo que também é bom trocar já que quando ele rompe para substitui-lo o motor deve ser retirado.

Boa sorte

Diogo_Czuika
13/02/2012, 19:38
Aproveite que esta com a Mão-na-Massa e faça uma coisa bem feita para não se encomodar depois...
Eu já trocaria todos,para as vzs não estar no meio de uma trilha e dar B.O .

georgevalle
14/02/2012, 08:17
Estou com o Diogo, ja que meteu a mão faça bem feito, troca todos pois é comum a corrosão neles, se não me engano tem tambem no cabeçote alguns selos pequenos ja troca junto para não se incomodar mais tarde, numa trilha tive que "enfiar" um parafuso autoatarraxante em um selo que estava vazando parou o vazamento e ficou la um bom tempo (parecia uma obra de arte).

weshwesh
14/02/2012, 10:54
Eu sabia que tirando essas coisas ia bater um desespero...
Vamos resumir primeiro : so achei 6 selos, quatro selos no bloco (os da minha foto) e dois menores no cabeçote, todos do mesmo lado do motor. Ta certo ?
Renan, Diogo e Georgevalle vocês estao certos, é melhor trocar todosos selos duma vez, mesmo aqueles que pareciam estar em otimo estado do lado de fora. Porque alguns eram enferrugados do lado de dentro e muito finos... nem precisava da furadeira :)
Agora vamos la : ao abrir, me deparei com os dutos em pessimo estado, ta muito enferrugado la dentro e cheio duma coisa parecida com barro meio seco, acredito eu uma mixtura de ferrugem com calcario sei la. Inclusivo os dutos do cabeçote estavam TAMPADOS totalmente ! Senti até pedacinhos de ferro no fundo dos 4 dutos do bloco metendo o dedo !
Qual é o melhor jeito de resolver isso ? Limpar com lava jato, enfiar algum produto especial, ... ??
Quase 50 anos enchendo o radiador com agua de corrego nao ajudem :p

Jacimar
14/02/2012, 12:04
Eu sabia que tirando essas coisas ia bater um desespero...
Vamos resumir primeiro : so achei 6 selos, quatro selos no bloco (os da minha foto) e dois menores no cabeçote, todos do mesmo lado do motor. Ta certo ?
Renan, Diogo e Georgevalle vocês estao certos, é melhor trocar todosos selos duma vez, mesmo aqueles que pareciam estar em otimo estado do lado de fora. Porque alguns eram enferrugados do lado de dentro e muito finos... nem precisava da furadeira :)
Agora vamos la : ao abrir, me deparei com os dutos em pessimo estado, ta muito enferrugado la dentro e cheio duma coisa parecida com barro meio seco, acredito eu uma mixtura de ferrugem com calcario sei la. Inclusivo os dutos do cabeçote estavam TAMPADOS totalmente ! Senti até pedacinhos de ferro no fundo dos 4 dutos do bloco metendo o dedo !
Qual é o melhor jeito de resolver isso ? Limpar com lava jato, enfiar algum produto especial, ... ??
Quase 50 anos enchendo o radiador com agua de corrego nao ajudem :p

Boa tarde prezado ! antes de retirar os selos - se já não retirou - encha com água e Radclean e rode com o veículo, esgote a água e repita se necessário, na realidade existem várias opiniões de como limpar, um amigo usa querosene ! dê uma pesquisada no fórum pois há muita situação similar e que já foi discutida e com certeza vai ver que não é bicho de sete cabeças ! um abraço e boa sorte !

georgevalle
14/02/2012, 12:15
Como ja tirou os selos dá uma boa lavada, ja vai melhorar bastante o rendimento da refrigeração, quando abri o meu motor lavei em casa mesmo com lavadora de alta pressão até praticamente não sair mais agua suja (praticamente impossivel), depois basta manter o sistema com aditivos para não enferrujar tanto novamente.