PDA

Ver Versão Completa : Agua do reservatorio esta jogando pra fora

munhozneto
13/02/2012, 13:49
boa tarde amigos tenho uma Xterra e estou com um probleminha eu coloco água no reservatório e quando ando vindo um poco mais de pressão na turbina a água dentro do reservatório é jogada pra fora, mas quando ando sossegado não muda a água. acho que queimou a junta de cabeçote pode cer?? e sera que queimou pois eu troquei os bicos pra poder ficar um poco mais forte e a pressão da turbina esta entorno de 1.5 bar chegando ate 2.0 bar
obrigado pela atenção
abraços

Anthoniusnikos
14/02/2012, 21:03
Verifique se a válvula termostática não está travada. Vai ter que retirá-la.

Quando queima a junta do cabeçote passa óleo para a água de arrefecimento e sai fumaça branca pelo escape; ou água para o óleo do motor. Então verifique se a água de arref. está com óleo.

Anthom

Imperador!
14/02/2012, 21:36
Não necessariamente passa água pro motor ou óleo pra água.
Isso aí tá mais parecido com tampa do reservatório ruim.
As mangueiras ficam inchadas quando "cospe" água pra fora?

Anthoniusnikos
15/02/2012, 09:02
Negativo Imperador. Quase em geral as tampas do reservatório são originais, e pelo fato que quase todas terem respiro adequado, a tampa é o menos problemático.

Anthom

Imperador!
15/02/2012, 10:47
A questão é que nunca se sabe quando uma tampa está boa ou ruim.
Melhor gastar R$ 10 à toa trocando a tampa, do que 1000 pagando mecânico para tentar descobrir o problema.
Esses problemas de água/aquecimento, eu sempre acho melhor passar do mais barato e provável do que ir logo pro mais caro, sem avaliar o barato primeiro.

wagão
15/02/2012, 11:45
Minha sw4 estava assim tambem, na baixa não saia agua para o reservatório, mas na estrada em viagem enchia o reservatorio até transbordar, toquei tampa do radiador não deu certo continuo na mesma, troquei entao o liquido de arrefecimento, creio eu que era o fluido velho pois ele chegava a espumar... após troca do fluido por agua e antiferrugem, beleza, tudo certo e funcionando perfeitamente! quando é cabeçote sai fumaça branca ao ligar e ela fica mais ruim de pegar quando fria.

não sei se este é seu caso mas se for fluido velho no radiador pode ser o motivo de tudo!

munhozneto
15/02/2012, 17:24
obrigado pela atenção galera. Eu ja troquei a tampa do reservatório comprei original na concessionaria paguei 27 reais (achei ate barato por cer concessionaria ), a tampa ela segura uma pressão de ate 1.2 bar e se andando abaixo dessa pressão a aguá não sai e nem abaixa agora passando da pressão de 1.2 bar ela espirra pela tampa como se fosse saindo pressão pela tampa, e fumaça branca não ta fazendo e nem aguá no óleo, mas as vezes quando acelero mais de 1.2 bar fica um poco de fuligem como a fumaça do escape dentro do reservatório, isso que não to entendendo eu to quase pra abrir o motor dela e meu maior medo é de ter trincado o cabeçote , e a minha Elice da buscofam vazou o gel que trava com o calor
obrigado

Anthoniusnikos
15/02/2012, 17:42
Olá Munhoz.

Com a junta queimada e o cabeçote trincado, deve estar passando gases da câmara de explosão para a galeria de água. E dessa forma que o óleo também passa para a água de arrefecimento, pois a pressão do motor é maior que a pressão do sistema de arrefecimento.
Leve a viatura numa oficina de confiança e peça para verificarem isso, porque se o motor fundir o prejuízo será muito maior.

OBS.: Mas não deixe de pedir para verificarem antes se a válvula termostática não está trancada. :concordo:

Anthom

cruzxlt
15/02/2012, 19:17
Se fosse o caso da junta não poderia esbranquiçar o óleo? ... só olhar na vareta mesmo...

vieira912
16/02/2012, 09:07
Se fosse o caso da junta não poderia esbranquiçar o óleo? ... só olhar na vareta mesmo...

não Necessariamente pois a pressão do óleo no motor MWM é muito alta e não deixa que a aguá passe para o óleo,

sobre o defeito do amigo da Xterra é cabeçote rachado ou junta do cabeçote queimada abra o motor antes que seja tarde demais.

até mais.

Anthoniusnikos
16/02/2012, 12:38
Minha sw4 estava assim tambem, na baixa não saia agua para o reservatório, mas na estrada em viagem enchia o reservatorio até transbordar, toquei tampa do radiador não deu certo continuo na mesma, troquei entao o liquido de arrefecimento, creio eu que era o fluido velho pois ele chegava a espumar... após troca do fluido por agua e antiferrugem, beleza, tudo certo e funcionando perfeitamente! quando é cabeçote sai fumaça branca ao ligar e ela fica mais ruim de pegar quando fria.

não sei se este é seu caso mas se for fluido velho no radiador pode ser o motivo de tudo!

O volume do sistema de arref. da Ranger diesel 2.5 é de 12 litros, e quando eu usava 2 litros de aditivo e 10 litros de água percebi que a água passava dos 85 graus e chegava até a 100 graus; mas foi só colocar 6 litros de aditivo e 6 litros de água e a temperatura passou a ficar entre os 85 e máx de 90 graus. Então, melhor colocar 50% de aditivo. Mas de qualquer forma, consultar o manual do seu motor.

Anthom

jonesfels
03/04/2016, 18:08
Estou com o mesmo problema. Conseguiu uma solução ?

jonesfels
03/04/2016, 18:15
Amigo tenho uma f250 exatamente com o mesmo problema, ja troquei radiador , bomba d'água , junta, tampa, cabeçote...nem sei mais o que fazer ...alguém tem uma luz ?

rfeliciano
07/12/2016, 12:27
Boa tarde a todos, primeiro agradecer pelos posts q me ajudaram a comprar minha xterra. pois bem, em uma semana apareceu um pequeno vazamento que parecia ser na junta do cabeçote ou radiador do óleo, comprei as juntas mas nao chegou a tempo, em menos de uma semana começou a vazar água pela tampa do reservatório, achei q fosse um pequeno trincado no bocal, achei q não tava vedando, e segunda estourou a mangueira superior do radiador, de imediato parei e reparei, completei a agua e sangrei o sistema, e ontem voltando de viagem perdeu potencia, em ponto morto o giro caiu de 800rpm pra 500 e em seguida ela morreu. coloquei no guincho e levei ate uma oficina prox. qndo abri o capo o motor tava lavado de óleo, com a pressão saiu pela junta do cabeçote, o mecânico vai abrir agora tarde, to orando a Deus pra que seja só a junta, ele ligou com o motor frio, e não e nem arranhando o cilindro. Por enquanto fica a dica, se tem pressão saindo pelo reservatório, encoste ele e veja as juntas.