Ver Versão Completa : Samuca 92 escolha de rodas, amortecedores e jumelo
sergiolonghi
12/07/2005, 12:40
Olá Pessoal,
Sou novo no mundo off-road e to tendo que aproveitar minhas férias pra dar um trato geral no samuca. Preciso trocar as rodas e pneus que estão no bagaço. quero comprar do terada as Mangles raio 15" e furação 5 x 14,5. Voces teriam como ajudar ? Não sei nada de SPOA e JUMELOS ... não sei quais medidas comprar ... acredito que vou trocar os amortecedores por amortecedores da RANGER (cofap mesmo) pq após eu ter arqueado e reformado as molas o amortecedor começou dar fim de curso.
Quem puder me ajude com este projeto?? vou comprar pney GENERAL 31" ou Goodyear 255/ algumacoisa/15 será que vai caber no Samuca e não vai dar problemas nas curvas ...
Farei trilha só acada duas semanas e o resto é cidade mesmo, pois ele é minha unica viatura !!!
Obrigado para quem puder me ajudar com certa urgência.
Receita básica:
SPOA (já que não conhece, pague para alguém que conheça fazer direito)
Jumelos originais,
Molas novas (já danificou as suas mandando arquea-las... dançou!)
Pneus eu ia de Grabber. são um pouco melhores que os Goodyear na lama.
Se quiser fazer direito mas sem grandes pretensões:
SPOA (idem comentário anterior)
Jumelo maior na dianteira
Jumelo articulado na traseira (missing link)
Molas (novas) traseiras do Samurai na dianteira
Molas novas para a traseira
Barra anti torção
High Steer
Ahhh Em qualquer um dos caminhos que for seguir, já trata de entrar no consórcio de X-Crawler, pois com pneus 31" sua embreagem vai pro espaço junto com a performance do jipinho....
[]´s
Beto Lacerda
12/07/2005, 13:39
só mudaria a dica do fabio p/ pneus BF goodrich...
mas isso é gosto
[]'s
sergiolonghi
12/07/2005, 14:07
Mas galera... como um X-Crawler ... motor ap ... não estão dentro do meu orçamento .... vcs acham mesmo que meu motorzinho 1.3 todo original vai arriar ??? qual seria o maior pneu ideal para esse caso ??? mantendo as rodas de 15 " e a furação e o off-set da Mangles triangular raio 15 e furação 5 x 14,5 vai dar ???
samukanvas
12/07/2005, 14:22
Mas galera... como um X-Crawler ... motor ap ... não estão dentro do meu orçamento .... vcs acham mesmo que meu motorzinho 1.3 todo original vai arriar ??? qual seria o maior pneu ideal para esse caso ??? mantendo as rodas de 15 " e a furação e o off-set da Mangles triangular raio 15 e furação 5 x 14,5 vai dar ???
Eu tenho samurai com 31 e é bem ruim na trilha.... se abusar muito acaba a embreagem. Eu colocaria um pneu mais agressivo e diminuiria seu tamanho.... 31, só com uma redução maior.... :concordo:
sergiolonghi
12/07/2005, 14:30
MAs o 31 é tão ruim assim na trilha... tanto quanto na cidade ??? e o tamanho dos jumelos a trocar ??? vc sabe a furação ideal da roda para o Samurai ???
Obrigado samukanvas
Motor AP para que?
X-Crawler vai sair mais barato do que a quantidade de embreagem que vai detonar!
Para usar o Samuka sem redução alguma só com pneus menores que 30". No meu uso grabber 30x9,5 mas só rodo na cidade (por enquanto :twisted: ), mas sei que a reduzida é insuficiente para o uso off-road.
Quanto a roda, pode comprar essa do Terada que vai servir direitinho. Com a tala 7 você pode usar pneus de 9,5 até 12" de largura sem problemas. Talvéz se começar a aumentar muito o tamanho do pneu, mais para frente tenha que pensar em espaçadores, coisa normal!
Ah... fala pro Terada que a minha comissão pode ser em forma de sashimi de baiacu. 8) 8) 8)
[]´s
e o tamanho dos jumelos a trocar ???
Vai fazer SPOA? Então o jumelo deve ser original: 7cm de furo a furo.
[]s
samukanvas
12/07/2005, 14:45
MAs o 31 é tão ruim assim na trilha... tanto quanto na cidade ??? e o tamanho dos jumelos a trocar ??? vc sabe a furação ideal da roda para o Samurai ???
Obrigado samukanvas
Blz Sergio :concordo:
O 31 não fica tããããããão ruim como todo mundo fala na trilha, pra mim fica. No asfalto, pode esquecer a 5º.... só vai usar até a quarta.... :roll: . Na trilha faz vc usar muito a 1º marcha.... mesmo assim ainda fica longo. Ruim que eu disse é se vc precisar partir do 0 e ganhar velocidade nas rodas rápido ou ter que transpor algum obstáculo alto que tenha uma "parede" que precisa ser escalada. Sem redução, pra preservar o carro e te dar controle e baixas velocidades, vc fica preso a trilhas planas de lama, com pequenas erosões, areia.... :roll: pra radicalizar, sem redução, é morte a embreagem...
As rodas, o fábio conhecendo, vai no conselho dele... ele tb tem samurai e entende do assunto! :concordo:
sergiolonghi
12/07/2005, 15:03
Samukanvas ... Fabio .. obrigado pelo concelho ... e vamos deixando o fórum ainda aberto ... pq sei de muita gente comprando samuka que nem sabe por onde começar a mudar as cosia .,.. assim como eu.
Fico muito agradecido mesmo ... e ainda levanto algumas dúvidas !!!
O consumo deve aumentar muito não é ??
Se colocar um X-crawler vamos ter que fazer alguns reforços ???
Oq é um SPOA ???? qual a diferença pra um jumelo (que pelo menos esse eu ainda sei oq é)
sergiolonghi
12/07/2005, 15:04
Fabio ..
As rodas e pneus do Terada da pra fechar numa boa né ???
ABRAÇOS A TODOS !!
samukanvas
12/07/2005, 15:19
O consumo deve aumentar muito não é ??
Se colocar um X-crawler vamos ter que fazer alguns reforços ???
Oq é um SPOA ???? qual a diferença pra um jumelo (que pelo menos esse eu ainda sei oq é)
O consumo, pela comparação que fiz com o pessoal do fórum, aumenta... o meu faz de 6 a 7 com o ar ligado.... e trilha :twisted:
Os reforços são bem vindos... principalmente um reforço no suporte da caixa de transferência.... vende na rc4x4
O Spoa, eu não sei muito bem o que é, mas o Bill vai te responder direitinho.... (procure pelo spider, o samurai do bill ou mande uma MP) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
sergiolonghi
12/07/2005, 15:42
Pô ... Legal ... to começando pensar sériamente em compra a X-Crawler ... aiai meu orçamento ...
A viatura tá vindo do mecânico ... tá fazendo alguns reparos no motor ... limpeza ... radiador ...
E mesmo assim na cidade ele tava fazendo 8,5 km/l e na estrada 10km/l .. e já era dificil fazer a subida da serra em 5ª marcha. rsrsrs
Porém mas doq meu off-road (uma ou duas vezes por mês) ele é meu carro de trabalho e passeio. então fico no aguardo das indicações ... principalmente a respeito dos pneus.
Abraços
Se usa no dia a dia, coloca bloqueio traseiro, guincho e use pneu AT.
Com bloqueio pode ir até mais longe de quem tem MUD, sem ficar com um rodar pior no asfalto.
sergiolonghi
12/07/2005, 17:31
Desculpa minha lerdesa e ingenuidade ... mas oq seria bloqueio traseiro ???
E amortecedores ???
Um Goodyear 235/75/R15 RTS iria bem ???
O bloqueio elimina, mesmo que temporariamente a ação do diferencial.
Sem bloqueio, quando perder a tração numa roda num eixos vai perder toda a tração naquele eixo.
Com o bloqueio vai ter tração sempre naquele eixo, mesmo se ficar com uma roda no ar.
Assim um 4x2 com bloqueio de diferencial talvez vá muito mais longe que um 4x4 sem bloqueio de diferencial.
Para muitos um 4x4 somente é 4x4 quando tem bloqueio de diferencial em ambos os eixos.
Recomendo ATS.
O RTS não é um pneu AT.
Beto Lacerda
12/07/2005, 18:41
goodyear AT vai de MT/R :twisted: :twisted:
sergiolonghi
12/07/2005, 18:48
OOO valeu pessoal, vocês sabem alguma coisa sobre o pneu FATEO M/T ... achei aqui perto da minha casa a um ótimo preço ...
Parece ser legal ?? oq me dizem ?? sai mais barato que esse Goodyear RTS !!!
[]'s