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Ver Versão Completa : TR4 AT só Gasolina ou TR4 AT Flex (consumo)



FELICIANO
11/02/2012, 22:09
Minha gente, estou para fechar negócio com um TR4 AT 06/07 long range só gasolina. O carro está em excelente estado, 52.000 km rodados... Enfim, a questão é que tenho relatos assombrosos do consumo das TR4 flex AT, algo igual ao da Pajero Sport V6, que convenhamos é outra categoria de carro. Eu tenho um Sport V6 e estou pensando em adquirir essa TR4 para a minha esposa mas só se o consumo for condizente com a proposta do carro. Já ouvi relatos de que a TR4 AT só gasolina faz em torno de 8,5 km/l se andar com o pé leve. Se for isso tudo bem, mas se beber igual ao meu carro é melhor andar de V6 =). Grande abraço a todos e agradeço antecipadamente a atenção dispensada.

FranciscoTR4
12/02/2012, 01:32
quanto faz a sua sport v6? tenho uma tr4 09 manual que faz em torno de 7 e 8,5 por litro

Sem Loção
12/02/2012, 01:55
Tenho uma assim mesmo.. AT 2006 Long Range

8,0 a 8,5 km/l no dia-a-dia...

leojaz
14/02/2012, 16:55
A minha é 2009 aut. Estava fazendo até semana passada 7,5 - 7,8 km/l. Fiz a revisão dos 40.000km, troquei óleos, filtros, velas etc... o consumo foi para 6,5 km/l... Imaginei que melhoraria ou que pelo menos ficasse como antes, uma vez que troquei filtro de combustível e as velas.

AACL
14/02/2012, 17:32
Outro tópico sobre consumo da TR4? Tem um tópico com centenas de respostas neste Forum.

O consumo da TR4 é tão alto quanto o de qualquer carro 2.0 16v que vc possa encontrar no mercado.

Fiz a comparação com uma Full 3D Diesel em uma viagem e ambas beberam a mesma quantidade de litros em percurso misto de asfalto, estrada de terra e off road (reduzida). Ou seja, a diferença ficou por conta do valor do combustível.

Abs,

Lindóia

Sem Loção
14/02/2012, 20:07
Tenho uma assim mesmo.. AT 2006 Long Range

8,0 a 8,5 km/l no dia-a-dia...

detalhe, a minha "parece" que ficou um pouco menos beberrona quendo coloquei o K&N.....

FELICIANO
15/02/2012, 14:32
detalhe, a minha "parece" que ficou um pouco menos beberrona quendo coloquei o K&N.....


Cara, a minha sport faz 6,2 em trânsito ruim e 8,5 em estrada andando na boa. Tô vendo que TR4 AT flex não compensa mesmo. As só gasolina... é de se pensar. De 6,2 para 8,5 a diferença já é considerável. Mas me responde uma coisa aqui, o que é K&N?

rica_cj5_6cc
16/02/2012, 15:39
então, tenho uma 07/08 AT flex, apesar de viver rodeado de cana, literalmente, só estou andando na gasolina, a diferença de consumo é absurdo, no etanol, fica na casa dos 6 no máximo, mas na gasolina faço em média 8,5, ela é menos gastona que minha Strada Adventure 2005/06...

abraços
Rica

Armindo Neto
17/02/2012, 12:02
em torno de 7,5 e 8,0 no dia dia na estrada uns 10

Paulista VM
17/02/2012, 12:59
O carro SÓ a gasolina eh mais eficiente que o flex... O motor flex eh um meio termo de regulagem, não eh um, nem outro...
O motor SÓ a álcool tb eh mais eficiente que o flex... A vantagem do flex, seria a possibilidade de escolher o combustível, em detrimento do preço. O álcool "gasta" 30% a mais que a gasolina, ou seja, se a diferença entre álcool e gasolina for menos que 30%, compensa abastecer na gasolina. O que anda difícil pra quem não mora do lado da usina (e olhe lá) uma vez que o preço do álcool combustível esta mais baseado no valor do petróleo que do açúcar...

Alias, alguém tem noticia de alguma usina fechar, por falência? Eu nunca vi...

rica_cj5_6cc
17/02/2012, 13:17
O carro SÓ a gasolina eh mais eficiente que o flex... O motor flex eh um meio termo de regulagem, não eh um, nem outro...
O motor SÓ a álcool tb eh mais eficiente que o flex... A vantagem do flex, seria a possibilidade de escolher o combustível, em detrimento do preço. O álcool "gasta" 30% a mais que a gasolina, ou seja, se a diferença entre álcool e gasolina for menos que 30%, compensa abastecer na gasolina. O que anda difícil pra quem não mora do lado da usina (e olhe lá) uma vez que o preço do álcool combustível esta mais baseado no valor do petróleo que do açúcar...

Alias, alguém tem noticia de alguma usina fechar, por falência? Eu nunca vi...

é paulista, é bem verdade mesmo isso, o condomínio onde vou morar é uma ilha rodeada de cana em pelo menos 3 lados, e a usina fica a mais ou menos 1km de distância, mais perto até do que o posto, e volta e meia, meus pais vem de Sampa e pagam mais barato o álcool

enquanto isso vamos seguindo na gasolina

abraços
Rica

Sem Loção
17/02/2012, 14:26
Cara, a minha sport faz 6,2 em trânsito ruim e 8,5 em estrada andando na boa. Tô vendo que TR4 AT flex não compensa mesmo. As só gasolina... é de se pensar. De 6,2 para 8,5 a diferença já é considerável. Mas me responde uma coisa aqui, o que é K&N?

é um filtro "esportivo" cuja maior vantagem, IMHO, é ser lavável.... mas parece que o fluxo de ar é mais livre...


http://www.youtube.com/watch?v=nrgQtH33C_E

davidfarhat
29/02/2012, 17:11
A minha TR4 07/08 MT só gasolina, faz 8,5 na cidade e 12 na estrada. Recentemente fiz 3800km de Curitiba a Natal e a pior média foi 12km/l...

Ricardo OZ
06/11/2012, 21:46
A minha 2008 AT faz 3,9Km/L de alcool na cidade com ar ligado e 5 com gasolina, também com ar ligado e percursos de no máximo 10km, ou seja, sempre anda com motor frio.

tulio
10/11/2012, 22:05
Outro tópico sobre consumo da TR4? Tem um tópico com centenas de respostas neste Forum.

O consumo da TR4 é tão alto quanto o de qualquer carro 2.0 16v que vc possa encontrar no mercado.

Fiz a comparação com uma Full 3D Diesel em uma viagem e ambas beberam a mesma quantidade de litros em percurso misto de asfalto, estrada de terra e off road (reduzida). Ou seja, a diferença ficou por conta do valor do combustível.

Abs,

Lindóia

po bicho,

tenho as duas, nao bebem a mesma qtd de litros nao

na estrada entao, acho improvavel


mas cada caso é um caso, pode ser que a que vc mediu esteja bebendo um pouco acima

a tr4 a 120 deve beber igual uma full a 160 em qtd de litros! (cruzeiro)

a full 3d diesel devia tar com consumo acima do normal

cézão_MTB
14/11/2012, 19:42
Pajero TR4 Automática ano 2009:
362,5 KMs
dividido por
42,36 litros
igual
8,557 KM/litro gasolina comum!:violao:
Hoje 14/11/2012.
Só cidade (mas sem pegar engarrafamento), percursos curtos geralmente, ar-condicionado uma vez.
Over Drive desligado e velocidade máxima 80 KM/H, ou seja, na "casquinha" do acelerador!:rolleyes:


380800

zavarize
15/11/2012, 20:41
Galera
minha AT2012 c/ 8.000km ate agora fez 7.8 de media c/ gas comum, rodando 76 km por dia de casa p/ trabalho sendo na ida praticamente uma reta mas na volta metade do percurso é para e anda.

cézão_MTB
01/12/2012, 14:11
TOTAL da quilometragem 366,3 KMs dividido por 37,937 =
KMs por Litro: 9,655 com Gasolina comum.
Hodômetro: http://farm9.staticflickr.com/8070/8235347966_befe406629_b.jpg (http://www.orkut.com.br/Interstitial?u=http://farm9.staticflickr.com/8070/8235347966_befe406629_b.jpg&t=AAyrVQJhZUDsS9xnAfSwUYDteI0W1dlUOxVF6BHPOhTLLepk cou6qJpV89btnA5JBcIcq4CgFTjFWubyjMexdr4Egu0z4qwcLw AAAAAAAAAA)
Total de litros: http://farm9.staticflickr.com/8485/8234285377_f1d2e1df92_c.jpg (http://www.orkut.com.br/Interstitial?u=http://farm9.staticflickr.com/8485/8234285377_f1d2e1df92_c.jpg&t=APt-V-aNBMuSR61ncltmkP4THhCqASwWvxVF6BHPOhTLLepkcou6qJpV 89btnA5JBcIcq4CgFTjFWubyjMexdr4Egu0z4qwcLwAAAAAAAA AA)

Um BEM melhor que a primeira média, mesmo andando um pouco mais rápido.:cool:

cézão_MTB
15/12/2012, 18:00
TOTAL da quilometragem 366,3 KMs dividido por 37,937 =
KMs por Litro: 9,655 com Gasolina comum.
Hodômetro: http://farm9.staticflickr.com/8070/8235347966_befe406629_b.jpg (http://www.orkut.com.br/Interstitial?u=http://farm9.staticflickr.com/8070/8235347966_befe406629_b.jpg&t=AAyrVQJhZUDsS9xnAfSwUYDteI0W1dlUOxVF6BHPOhTLLepk cou6qJpV89btnA5JBcIcq4CgFTjFWubyjMexdr4Egu0z4qwcLw AAAAAAAAAA)
Total de litros: http://farm9.staticflickr.com/8485/8234285377_f1d2e1df92_c.jpg (http://www.orkut.com.br/Interstitial?u=http://farm9.staticflickr.com/8485/8234285377_f1d2e1df92_c.jpg&t=APt-V-aNBMuSR61ncltmkP4THhCqASwWvxVF6BHPOhTLLepkcou6qJpV 89btnA5JBcIcq4CgFTjFWubyjMexdr4Egu0z4qwcLwAAAAAAAA AA)

Um BEM melhor que a primeira média, mesmo andando um pouco mais rápido.:cool:

Total Litros 01DEZ2012 (calc consumo) | Flickr (http://www.flickr.com/photos/24772143@N04/8234285377/in/photostream)

Redivo
18/12/2012, 07:50
Com a minha 2008 MT e a gasolina, o máximo que consegui foi 12,4 km/l rodando a 110 km/h, BR 101, duplicada e praticamente toda em reta, aqui na região em cidades próximas, muita subida e lombada pra todo lado, o máximo foi até 10 km/l, sempre de leve, na cidade está se mantendo na faixa de até 6,5 km/l. Na média geral desses primeiros 2000 km rodados, incluindo algumas saídas pelo interior em dia de chuva e usando o 4x4 + ar, foi de 7,8 km/l. Com o Brava HGT 1.8 16v essa mesma média ficava na casa dos 9,8 km/l, 12,5 km/l indo para Fpolis pela 101, e com o maveco, bem aí a coisa é outra, mesmo assim, para 350 cv'v muito bom, até 5,5 km/l em dias calmos em em dias mais nervosos 4,5 km/l, sem ar nem DH e caixa Tremec 5 marchas com a 5a. alongada para 0,68 e diferencial 3:31 do 6 canecos.

zecabemfica
27/12/2012, 21:36
A minha é 2009 AT. A melhor média que eu fiz foi de 10,8km/l, pé de pena, na estrada. Em uso misto, andando com ar ligado, eu faço 8,5 km/litro... não reclamo, vale a pena...

Flavinho.Gomes
31/12/2012, 12:17
Ola tenho uma 2004 Gasolina , fiz media de 8,0 na cidade e 9,5 na estrada ! uso pneu misto 225/75/16 ,em media 28 libras se eu colocar 32 libras vai influenciar no consumo? tanto faz ir com pé de pena ou mais agressivo (ja que ela estara embalada)

cézão_MTB
03/01/2013, 14:32
6,42 KM/litro ETANOL uso 100% Urbano hoje 03Jan2013.
consumo (ETANOL) em 03Jan2013. | Flickr (http://www.flickr.com/photos/24772143@N04/8341721989/in/set-72157631771001732)
Diferença grande para os 9,64 obtidos com gasolina tbm uso urbano.

Jon_offroad
03/01/2013, 21:53
Pelo consumo do pessoal tá dando pau até em Uno economy :euforico:

Usuario
03/01/2013, 22:35
6,42 KM/litro ETANOL uso 100% Urbano hoje 03Jan2013.
consumo (ETANOL) em 03Jan2013. | Flickr (http://www.flickr.com/photos/24772143@N04/8341721989/in/set-72157631771001732)
Diferença grande para os 9,64 obtidos com gasolina tbm uso urbano.
Cara, eu não quero discordar de você, mas uma TR4 AT fazer 9,64 na cidade? vc deve ter cometido algum engano nos dados. A minha é uma flex MT, e na cidade nunca passa dos 6km/l (quase sem pisar no acelerador, andando com pé de pena), um AT não pode nem chega perto disso. Andando com gasolina podium, a 80km/h com 33lb nos pneus, e terreno plano, eu obtive a media de 10,5km/l, mas foi em um dia muito frio e muito seco, situações difíceis de se encontrar brasil afora. Minhas medias geralmente são com gasolina aditivada, 50% cidade e 50% rodovia, 7,5 km/l, nunca mais do que isso (fiz limpeza de bicos a pouco tempo, pneus com 28lb). Nem um carro 1.0 faz 10km/l na cidade.

neilsonhenriques
03/01/2013, 22:52
Nem um carro 1.0 faz 10km/l na cidade.

O Honda Fit "não flex" da minha mulher (EX 1.5 16v automático CVT) faz 12,5 km/l na cidade com ar ligado o tempo todo e 17 km/l na estrada. Mesmo assim desconheço outro carro que faça a mesma coisa. Perto disso, só um Golf alemão 2001 que eu tinha (11 km/l na cidade e 15 km/l na estrada).

Também acho bem difícil a TR4 fazer 9 km/l na cidade. Eu uso o PLX Kiwi pra me ajudar a economizar combustível e o máximo que consegui (Flex 2009 AT) foi 7 km/l com gasolina aditivada. Na estrada, sempre 9 km/l.

A verdade é que carro flex é tecnologia pra brasileiro (povo burro) porque é ruim com álcool e ruim com gasolina e costuma bater pino com um ou outro combustível. Foi um dos maiores fiascos da indústria nos últimos tempos, tanto que só tem aqui no Brasil porque quando explicar pra um europeu a merda que é, não vai vender um motor.

Estou esperando pra ver quando é que as montadoras irão perceber a legião de possíveis compradores para carros só a gasolina.

Usuario
04/01/2013, 11:45
O Honda Fit "não flex" da minha mulher (EX 1.5 16v automático CVT) faz 12,5 km/l na cidade com ar ligado o tempo todo e 17 km/l na estrada. Mesmo assim desconheço outro carro que faça a mesma coisa. Perto disso, só um Golf alemão 2001 que eu tinha (11 km/l na cidade e 15 km/l na estrada).

Também acho bem difícil a TR4 fazer 9 km/l na cidade. Eu uso o PLX Kiwi pra me ajudar a economizar combustível e o máximo que consegui (Flex 2009 AT) foi 7 km/l com gasolina aditivada. Na estrada, sempre 9 km/l.

A verdade é que carro flex é tecnologia pra brasileiro (povo burro) porque é ruim com álcool e ruim com gasolina e costuma bater pino com um ou outro combustível. Foi um dos maiores fiascos da indústria nos últimos tempos, tanto que só tem aqui no Brasil porque quando explicar pra um europeu a merda que é, não vai vender um motor.

Estou esperando pra ver quando é que as montadoras irão perceber a legião de possíveis compradores para carros só a gasolina.
Você falou do cambio CVT, que eu acho fascinante, seria muito interessante se os veículos populares, como uno, march e companhia usassem ele, pois com relação ao consumo ele é sensacional, não sei se o desempenho dele é agradável.

neilsonhenriques
04/01/2013, 12:06
Você falou do cambio CVT, que eu acho fascinante, seria muito interessante se os veículos populares, como uno, march e companhia usassem ele, pois com relação ao consumo ele é sensacional, não sei se o desempenho dele é agradável.

Rapaz, eu não sei dizer quanto a outros carros com CVT porque só dirigi o Fit, mas esse anda mais que notícia ruim. Uma coisa que fico surpreso até hoje é a velocidade de arrancada e a suavidade do câmbio. Quando um sinal fica verde e eu acelero (normalmente, não sou piloto de pega) dá pra ver os outros carros no retrovisor ainda arrancando enquanto o Fit já está há a uns 50, 100 metros de distância. É extremamente ágil e econômico na cidade.

Só o 1.5 16v possui o CVT. O Fit 1.4 automático não é CVT e o New Fit também não. Talvez esse câmbio seja um pouco chato de adaptar em outros motores, enfim, não tenho conhecimento pra afirmar isso.

Abraço, :concordo:
Neilson

cézão_MTB
06/01/2013, 19:49
Cara, eu não quero discordar de você, mas uma TR4 AT fazer 9,64 na cidade? vc deve ter cometido algum engano nos dados. A minha é uma flex MT, e na cidade nunca passa dos 6km/l (quase sem pisar no acelerador, andando com pé de pena), um AT não pode nem chega perto disso. Andando com gasolina podium, a 80km/h com 33lb nos pneus, e terreno plano, eu obtive a media de 10,5km/l, mas foi em um dia muito frio e muito seco, situações difíceis de se encontrar brasil afora. Minhas medias geralmente são com gasolina aditivada, 50% cidade e 50% rodovia, 7,5 km/l, nunca mais do que isso (fiz limpeza de bicos a pouco tempo, pneus com 28lb). Nem um carro 1.0 faz 10km/l na cidade.

Tirei até fotos!!!!!!! Está lá no meu álbum FLICK, dá uma olhada! Tirei foto dos dois hodômetros para atestar a veracidade!
Meu Mille 1.0 FEX 05/05 fazia 17 KM/litro de gasolina e 12 KM/litro álcool (etanol) cidade! Está lá: Teste do Leitor: a opinião dos donos sobre seus automóveis | Best Cars (http://bestcars.uol.com.br/bc/teste-do-leitor/)
Depois disso ainda lançaram o Mille Economy que disseram que era mais econômico ainda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:euforico:

zecabemfica
06/01/2013, 22:28
A minha é 2009 AT, a melhor média ficou em 10,8 km/litro (gasolina). Porém foi "pé de pena" e na estrada. A pior média foi 8,3km/l, em uso misto.
Mas isso depende muito da forma de dirigir. Eu tive um corolla 2000 que fazia 10-11km/litro na cidade. Vendi pro meu irmão que reclamou não fazer mais de 9!
Depende muito do pé do motorista hehehehe

cézão_MTB
07/01/2013, 20:46
A minha é 2009 AT, a melhor média ficou em 10,8 km/litro (gasolina). Porém foi "pé de pena" e na estrada. A pior média foi 8,3km/l, em uso misto.
Mas isso depende muito da forma de dirigir. Eu tive um corolla 2000 que fazia 10-11km/litro na cidade. Vendi pro meu irmão que reclamou não fazer mais de 9!
Depende muito do pé do motorista hehehehe

Já eu achei o carro mais beberrão na estrada, muito provavelmente pelo câmbio de somente 4 marchas, o giro @ 140 KM/hora fica em 4000 RPMs, eu acho.
Viajei em velocidades entre 120~140 e poucas vezes 160 KM/hora e com ETANOL rendeu somente 4,64 KM/litro.

cézão_MTB
24/01/2013, 21:47
ainda devia ter um resto de etanol no tanque (além dos 25% que já são adicionados) .
412,5 KMs
57,365 LTs =
7,18 KM/Litro. Só cidade, A/C raramente.


391711391712

diogo ludovico
29/01/2013, 15:05
Ontem, viagem de 580km, TR4 AT 2006 só a gasolina, 9,5km/l na estrada. velocidade entre 100 e 130km/h. Na cidade com o ar ligado direto não passa de 7km/l.
Obs. Uso pneus BF AT 235/75/16.

cézão_MTB
17/02/2013, 20:34
consumo 17Fev2013.
464,3 KMs
dividido por 52,9 =
média : 8,77.
Está melhorando...

395618395619395620
Espero chegar nos 10 KM/litro com gasolina aditivada.

cézão_MTB
23/02/2013, 21:02
201 KMs dividido por
24,7 Litros =
8,1 KM/litro, cidade, OD desligado, ar-condicionado raramente.
396652396653396654

Augusto Schimidt
23/02/2013, 23:23
201 KMs dividido por
24,7 Litros =
8,1 KM/litro, cidade, OD desligado, ar-condicionado raramente.
396652396653396654

Cézão,

a sua tá fazendo esta média de consumo no álcool?
A minha não faz isso nem na gasolina :x

cézão_MTB
25/02/2013, 15:08
Cézão,

a sua tá fazendo esta média de consumo no álcool?
A minha não faz isso nem na gasolina :x


Esse abastecimento de 23/02 de 24,7 litros foi no álcool; é que ia pegar estrada ontem e prefiro o carro na estrada com Etanol.

Redivo
01/03/2013, 10:21
Depois de 3 meses de medição, a média fica na faixa de 7 km/l na cidade e de 10 km/l no asfalto, as vezes um pouco mais ou um pouco menos, depende do pé, transito, lombadas, etc.. gasolina, MT.

Fabio3010
01/03/2013, 22:43
Adquiri há quase um mês uma TR4 2008 Flex M/T e todas as medições que fiz com gasolina ficara entre 8 e 9 km/l, rodando em uma proporção de 80% cidade e 20% rodovia (30 km/dia e 1/4 do tanque por semana), aqui em Curitiba, com poucas subidas e descidas, porém num trajeto onde o trânsito flui. Não peguei estrada ainda, mas creio que não deva ser muito mais do que 10 km/l... detalhe é que o giro não passa dos 2,5 mil RPM... dirigindo muito na boa!! tbm, com o torque que o jipinho tem, nem precisa esticar marcha!!

tulio
02/03/2013, 09:30
as medições que eu obtive nunca deram 10 nem na estrada quando tinha uma flex 09, chegava a 9,5 no max na estrada com pé leve na gasolina,

no alcool ja consegui 7 com pé leve a 80tinha na estrada

no alcool é um carro muito melhor a tr4 na minha opinião!

cézão_MTB
17/03/2013, 21:14
8,5 na gasolina aditivada BR, só cidade, ar condicionado raramente.
.401061401062401063
2009 AT.

Emesurf
27/03/2013, 22:25
8,5 na gasolina aditivada BR, só cidade, ar condicionado raramente.
.401061401062401063
2009 AT.


Amigos, estou para comprar uma automática nesta semana (08/09). Tenho intenção de colocar kit gas de 5 geração (não preciso de porta-mala) para rodar uns 3000/mês. Alguem tem alguma experiência?
Abraços!

cézão_MTB
29/03/2013, 13:37
Amigos, estou para comprar uma automática nesta semana (08/09). Tenho intenção de colocar kit gas de 5 geração (não preciso de porta-mala) para rodar uns 3000/mês. Alguem tem alguma experiência?
Abraços!
Jamais faria isso.
Um carro que quase não tem porta-malas, e ainda por cima a vida útil do motor diminui cerca de 50%, tô fora!

cézão_MTB
29/03/2013, 13:41
abastecimento 3 vezes seguidas na ADITIVADA (2.0L 16V Flex 09/09 automático, cidade, OD desligado, ar-condicionado raramente).

403123292 KMs dividido por

40312430,2 Litros = = = = = = = =


9,66 KM/Litro!

leojaz
29/03/2013, 17:21
abastecimento 3 vezes seguidas na ADITIVADA (2.0L 16V Flex 09/09 automático, cidade, OD desligado, ar-condicionado raramente).

403123292 KMs dividido por

40312430,2 Litros = = = = = = = =


9,66 KM/Litro!

qual cidade vc esta? Circuito urbano? Só consigo essabmédiavem estrada. 09/09 aut

Luiscarioca
31/03/2013, 10:14
eu tenho uma tr4 07/08 flex cambio manual . em dois anos que fiquei anotando todos os abastecimentos rodei 7.005 km com 777,9 litros de gasolina uma media 9 km por litro . o consumo e alto mas tambem nao acho exagerado para um motor 2.0 16v.
ar condicionado quase sempre e grande parte feita em estrada o em cidade sem engarrafamento pois so uso o carro para alguma viagem e algum passeio . na estrada 110/120 de velocidade media nada de ir a 150 .
abçs

Luiz Carlos Ostermann
04/04/2013, 18:08
Galera
minha AT2012 c/ 8.000km ate agora fez 7.8 de media c/ gas comum, rodando 76 km por dia de casa p/ trabalho sendo na ida praticamente uma reta mas na volta metade do percurso é para e anda.


Boa tarde, estou comprando um carro p/minha esposa e a TR4 2012 e a freelander 2007/2008 estão entre as opções (valores aproximados)....você que tem as duas.....qual a sua opinião sobre os dois carros???? Pontos positivos e negativos de cada um....as médias de consumo são muito diferentes? Um grande abraço....Luiz Carlos Ostermann

Igor_tr4
04/04/2013, 20:37
Pessoal, fiz São Paulo - Curitiba a incríveis 11,6 km/l de gasolina.
Nunca dirigi tão tranquilo na minha vida! Basicamente só encostei o pé no acelerador e fui a no máximo 110km/h... Nas saídas dos pedágios até caminhões me ultrapassavam... Ar condicionado ligado em cerca de 20% do trajeto. Nas descidas tirava o pé do acelerador e deixava o carro ir... subidas não compensava até chegar a 80km/h.. ai acelerava bem pouco para compensar... A minha é 2009 AT. A minha média na cidade é cerca de 6-7 km/l.

AAssis
27/06/2013, 13:19
Acabei de comprar minha TR4 há 15 dias ... Com medo do famoso consumo to no controle e andando na maciota...
Por enquanto tá excelente ... 10,5 km/l
TR4 07/08 MT GASOLINA
PERCURSO : LINHA AMARELA / LINHA VERMELHA (bem cedo e no meio da tarde , sem congestionamento!!)

zecabemfica
29/06/2013, 21:36
Eu fazia, de 9,5 a 10,5 km/l na gasolina, andando com "pé de pena" (09 flex AT). Enchi o saco de andar na mãnha e agora tô andando normalmente, faço de 8 a 9 km/l e tô feliz da vida! ando com um jipinho que proporciona bastante segurança e razoável conforto, em velocidades até 110-120 km/l. Ontem viajei debaixo de chuva, torrencial mesmo, usando o 4x4, com o carro "grudado" no asfalto heheheheheh

Streva
20/11/2013, 21:46
Caramba galera!! Minha TR4 deve estar com algum problema... Tenho ela desde 0km e está fazendo 1 ano que a tenho.
Nunca consegui fazer mais de 5,5km/l na cidade. Sempre com Gasolina. Já testei de tudo que foi jeito. Na estrada com pé de pluma faz 8,4km/l.
E agora além disso apagou umas 3x comigo do nada. No meio do transito ela apaga. daí é só colocar a chave na posição desligada e ligá-la novamente e ela sai como se nada tivesse acontecido. Voces já ouviram isso??

Skandeer
26/03/2014, 18:54
Consumo TR4... acho que descobri o vilão, ou melhor, a quadrilha! :grin:

Prezados, acho que as únicas coisas que deixam os proprietários de TR4 menos felizes são o alto consumo (até então...) e os preços exorbitantes de manutenções e itens diversos se comprados nas concessionárias ai ai...

Bem, sempre tive dúvidas quanto ao marcador de combustível na minha TR4/Auto/2005/Gasolina. Fiz testes sempre rodando com 2000~2500 giros e abastecendo no mesmo posto. Achava estranho a menina custar para descer o ponteiro ao 1º quarto do marcador e depois a coisa seguir em disparada (para meu desespero...). O último quarto então devia todo ser considerado como "reserva". Achava até que o marcador era projetado para nos enganar num primeiro momento como recurso de marketing. Dessa forma, rodei várias vezes até acender a luz da reserva e abastecia 40~42 litros numa média de 7,5~8Km/Litro. Vamos lembrar que é um carro de 1500Kg, com aerodinâmica de jipe e com 3 diferenciais, caixa de redução etc. até que não é lá tão ruim aqui dentro da cidade. Mas, pasmem... resolvi rodar até o ponteiro atingir a marca entre o primeiro e o segundo quarto do tanque: abasteci 13,48 litros tendo rodado 130,5 Km = 9,68Km/Litro dentro da cidade! (20% do tempo com ar condicionado)

Ou seja, temos alguns vilões, um ladrão e uma quadrilha! hehe:

1º A gasolina muito volátil evapora-se com facilidade... quando há espaço e ventilação para tal.
2º O espaço vai-se formando à medida que o tanque esvazia. Portanto, não deixe seu tanque esvaziar muito para reabastecer.
3º Já não bastasse o ladrão (que não deixa seu tanque encher demais senão vaza) que permite a entrada de ar no tanque à medida que a gasolina vai baixando o nível, temos uma quadrilha inteira, que é um sistema que descobri lendo o manual de serviço do TR4/IO: é um sistema que "chupa" o ar interno do tanque e através de um filtro de carvão joga este "bafo" na admissão. Agora imaginem: a gasolina volátil, balançando dentro do tanque, o espaço vai aumentando na medida do consumo, permitindo que entre mais ar para ser saturado pelo vapor da gasolina e ainda algo que aspira fortemente este "bafo dos infernos" e joga pra dentro do motor. Não sou o dono da verdade, mas façam experiências e tirem suas conclusões.

Minha TR4 está com quase 110 mil rodada, usa óleo 5w40 e agora usando a técnica do abastecimento no primeiro quarto está dando mais de 9Km/litro aqui em BH que é cheio de morro.

Outra coisa: vou dar um jeito de minimizar essa aspiração (do capeta!!) para tentar diminuir a volatilidade da gasolina e assim, fazer novos testes. Acho que a Pajeirinho pode chegar aos 10Km/litros aqui em BH. Já pensaram que coisa fantástica! :smile:

Aguardo novas experiências e relatos!

Abcs :grin:

rdassis
26/03/2014, 23:45
Consumo TR4... acho que descobri o vilão, ou melhor, a quadrilha! :grin:

Prezados, acho que as únicas coisas que deixam os proprietários de TR4 menos felizes são o alto consumo (até então...) e os preços exorbitantes de manutenções e itens diversos se comprados nas concessionárias ai ai...

Bem, sempre tive dúvidas quanto ao marcador de combustível na minha TR4/Auto/2005/Gasolina. Fiz testes sempre rodando com 2000~2500 giros e abastecendo no mesmo posto. Achava estranho a menina custar para descer o ponteiro ao 1º quarto do marcador e depois a coisa seguir em disparada (para meu desespero...). O último quarto então devia todo ser considerado como "reserva". Achava até que o marcador era projetado para nos enganar num primeiro momento como recurso de marketing. Dessa forma, rodei várias vezes até acender a luz da reserva e abastecia 40~42 litros numa média de 7,5~8Km/Litro. Vamos lembrar que é um carro de 1500Kg, com aerodinâmica de jipe e com 3 diferenciais, caixa de redução etc. até que não é lá tão ruim aqui dentro da cidade. Mas, pasmem... resolvi rodar até o ponteiro atingir a marca entre o primeiro e o segundo quarto do tanque: abasteci 13,48 litros tendo rodado 130,5 Km = 9,68Km/Litro dentro da cidade! (20% do tempo com ar condicionado)

Ou seja, temos alguns vilões, um ladrão e uma quadrilha! hehe:

1º A gasolina muito volátil evapora-se com facilidade... quando há espaço e ventilação para tal.
2º O espaço vai-se formando à medida que o tanque esvazia. Portanto, não deixe seu tanque esvaziar muito para reabastecer.
3º Já não bastasse o ladrão (que não deixa seu tanque encher demais senão vaza) que permite a entrada de ar no tanque à medida que a gasolina vai baixando o nível, temos uma quadrilha inteira, que é um sistema que descobri lendo o manual de serviço do TR4/IO: é um sistema que "chupa" o ar interno do tanque e através de um filtro de carvão joga este "bafo" na admissão. Agora imaginem: a gasolina volátil, balançando dentro do tanque, o espaço vai aumentando na medida do consumo, permitindo que entre mais ar para ser saturado pelo vapor da gasolina e ainda algo que aspira fortemente este "bafo dos infernos" e joga pra dentro do motor. Não sou o dono da verdade, mas façam experiências e tirem suas conclusões.

Minha TR4 está com quase 110 mil rodada, usa óleo 5w40 e agora usando a técnica do abastecimento no primeiro quarto está dando mais de 9Km/litro aqui em BH que é cheio de morro.

Outra coisa: vou dar um jeito de minimizar essa aspiração (do capeta!!) para tentar diminuir a volatilidade da gasolina e assim, fazer novos testes. Acho que a Pajeirinho pode chegar aos 10Km/litros aqui em BH. Já pensaram que coisa fantástica! :smile:

Aguardo novas experiências e relatos!

Abcs :grin:

Olá esta aspiração do capeta que vc cita não seria o sistema de canister ?

Skandeer
27/03/2014, 14:31
Não sei, estou sem o manual de serviço aqui. Sei que tem um cano que retorna a gasolina não usada para o tanque e outro que "chupa" o ar de dentro do tanque, na parte superior. O sistema de aspiração joga o ar+vapor de gasolina num filtro enorme do lado esquerdo do motor (para quem está de frente) e depois é injetado na admissão. Vou estudar lá e posto novamente a situação ao colega.

FabioTr4
28/03/2014, 22:04
Respondendo lá e cá. Discussão boa.
Ok, legal tua indignação e relatos. Meu pitaco:
Mas ....(teoria da conspiração)nem sempre as fábricas fazem "coisas erradas" para fornicar os consumidores (eles são economistas que vendem engenharia e design). Tubo que vai e tubo que vem deve ser o Cânister que, na verdade é um economizador de combustível, não o oposto. Reaproveita gases do tanque para a queima ao invés de jogá-los na atmosfera. Sei lá vale a pena conferir.

Quanto ao enchimento do tanque a média melhoreou pq vc abasteceu com menor quantidade e os desvios vão para o espaço. Se vc abastecer até a boca, andar 10km e reabastecer pode encontrar consumo de 100km/l. Nada como a boa e velha máxima: esvazie o tanque e complete para ver consumo.
O carro é pesado. E tem toda traquitana de câmbio, caixa de torque, diferenciais, caixas de transferências etc que só roubam energia. Mas procure ver "carros" sedans com o mesmo peso/tamanho e motorização que vc será surpreendido com consumos iguais ou superiores. Só que nenhum deles sobe "parede" como a TR4.

A TR4 morrerá daqui a alguns anos sem que a MMC se digne a refazer o projeto. Morrerá assim. Motor velho, câmbio trouxa, estrutura que não suporta crashtest sem que o dummie vaporize... e um monte de apaixonados viuvos.

Já postaram por aí e repito aqui: Tabela de avaliação consumo. TR4 "E"! pronto!
http://estaticog1.globo.com/2014/01/...leves_2014.pdf (http://estaticog1.globo.com/2014/01/20/veiculos_leves_2014.pdf)

[s]


Consumo TR4... acho que descobri o vilão, ou melhor, a quadrilha! :grin:

Prezados, acho que as únicas coisas que deixam os proprietários de TR4 menos felizes são o alto consumo (até então...) e os preços exorbitantes de manutenções e itens diversos se comprados nas concessionárias ai ai...

Bem, sempre tive dúvidas quanto ao marcador de combustível na minha TR4/Auto/2005/Gasolina. Fiz testes sempre rodando com 2000~2500 giros e abastecendo no mesmo posto. Achava estranho a menina custar para descer o ponteiro ao 1º quarto do marcador e depois a coisa seguir em disparada (para meu desespero...). O último quarto então devia todo ser considerado como "reserva". Achava até que o marcador era projetado para nos enganar num primeiro momento como recurso de marketing. Dessa forma, rodei várias vezes até acender a luz da reserva e abastecia 40~42 litros numa média de 7,5~8Km/Litro. Vamos lembrar que é um carro de 1500Kg, com aerodinâmica de jipe e com 3 diferenciais, caixa de redução etc. até que não é lá tão ruim aqui dentro da cidade. Mas, pasmem... resolvi rodar até o ponteiro atingir a marca entre o primeiro e o segundo quarto do tanque: abasteci 13,48 litros tendo rodado 130,5 Km = 9,68Km/Litro dentro da cidade! (20% do tempo com ar condicionado)

Ou seja, temos alguns vilões, um ladrão e uma quadrilha! hehe:

1º A gasolina muito volátil evapora-se com facilidade... quando há espaço e ventilação para tal.
2º O espaço vai-se formando à medida que o tanque esvazia. Portanto, não deixe seu tanque esvaziar muito para reabastecer.
3º Já não bastasse o ladrão (que não deixa seu tanque encher demais senão vaza) que permite a entrada de ar no tanque à medida que a gasolina vai baixando o nível, temos uma quadrilha inteira, que é um sistema que descobri lendo o manual de serviço do TR4/IO: é um sistema que "chupa" o ar interno do tanque e através de um filtro de carvão joga este "bafo" na admissão. Agora imaginem: a gasolina volátil, balançando dentro do tanque, o espaço vai aumentando na medida do consumo, permitindo que entre mais ar para ser saturado pelo vapor da gasolina e ainda algo que aspira fortemente este "bafo dos infernos" e joga pra dentro do motor. Não sou o dono da verdade, mas façam experiências e tirem suas conclusões.

Minha TR4 está com quase 110 mil rodada, usa óleo 5w40 e agora usando a técnica do abastecimento no primeiro quarto está dando mais de 9Km/litro aqui em BH que é cheio de morro.

Outra coisa: vou dar um jeito de minimizar essa aspiração (do capeta!!) para tentar diminuir a volatilidade da gasolina e assim, fazer novos testes. Acho que a Pajeirinho pode chegar aos 10Km/litros aqui em BH. Já pensaram que coisa fantástica! :smile:

Aguardo novas experiências e relatos!

Abcs :grin:

JOSE ESDRES GOMES
28/03/2016, 11:43
Olá! Vi as postagens sobre consumo da TR4 6,5 a 8, tenho uma 2008 AT e elá na cidade só faz 4,5 km/l pisando leve , como posso melhorar esse consumo?