PDA

Ver Versão Completa : Problemas caixa satélite Dana 44



JecaTatu
11/02/2012, 16:58
Meus camaradas, estou tendo prroblemas com meu eixo traseiro da Camper. Soltou a trava do pino da caixa satélite e a mer... foi geral. Perdi C e P e os buracos do pino da caixa espanaram. Bom, já comprei um jogo C e P (13X46), mas o problema está sendo com a caixa. As especificações dela são 76TU 4205B. Em primeiro lugar, tá f... de achar uma nova/usada. Já até me disseram numa loja que ela não é Dana 44, mas Braseixos (procede?). Outro problema é que comprei um bloqueio Dana 44 Spartan Locker pra colocar nela e o buraco da caixa é 3mm menor que o da planetária Spartan (aquela peça que tem as fresas). Segundo o mecânico, vou ter que fazer um serviço de torneiro na caixa pra abrir o buraco e caber o bloqueio. O negócio é que estou com um put@ medo de comprar uma caixa nova, mandar abrir e, no final das contas, o bloqueio não ser pra essa caixa e eu perder tudo $$$. Será que existe outra caixa satélite que eu possa substituir essa original e que caiba o bloqueio sem adaptações? Estou com um kit flutuante Ensimec esperando resolver isso pra ser instalado...

Espero que os universitários possam me ajudar. Essa semana já rodei 300km atrás dessa caixa e nada...

Abraços, Daniel
Camper 6cc 92 - 4x4 (ex 4x2)

JecaTatu
11/02/2012, 17:31
Há também a opção de arrumar a caixa original. O torneiro falou que fica 100%, mas sei não...

Eduardo Velo
11/02/2012, 19:42
Tenta falar com o Rodrigo da Camper - (11) 4237-5508 - ele deve saber como resolver seu problema ...

Kim
11/02/2012, 22:23
Caro JecaTatu!

A maioria da campers saíram de fábrica com D46, observe isso.

Se for D46, é muito fácil achar peças, é só pedir da F1000 5 marchas.

Para saber se é Braseixo, observe se na tampa há um "V" invertido, que serve como calha de óleo para os rolamentos, olhe a foto que exemplifica.

A foto do eixo mais novo, é de uma D10/D20

Abraços.

Kim.

JecaTatu
12/02/2012, 13:13
Pessoal, o jipe está na oficina, então não dá pra ver os detalhes agora. Mas o antigo dono me garantiu que era um Dana 44 e o mecânico também...
Quando fui a uma loja, achei num catálogo essa caixa do link. A especificação tem 1 número de diferença (9 do lugar do 6), 79TU4205B mas coloquei a minha do lado da nova e são idênticas, inclusive medidas no paquimetro.
Comércio de Peças Para Caminhão CAIXA SATÉLITE VAZIA DANA 44 MX1481 (http://www.maocheiapecas.com.br/caixa-satelite-vazia-dana-44-mx1481.html)
Mas a marca Max Gear me deixou grilado e quando o torneiro botou no torno, vimos que a peça estava totalmente desalinhada, mandaram devolver e, como era a última, fiquei sem.

Uma coisa que estranho muito é o bloqueio ser para Dana 44 e a caixa precisar de adaptação...

Valeu pela dica, Eduardo, vou entrar em contato com ele. É o mesmo Rodrigo da CJ Checkup.

guilhermeabreu
13/02/2012, 20:13
JECATATU

COM CERTEZA ABSOLUTA VC NÃO DEVE TORNEAR NADA DO EIXO OU DA SATÉLITE/PLANETÁRIA PARA ENTRAR O BLOQUEIO , tem coisa errada aí se o BLOQUEIO é para DANA44 e se o eixo é DANA44 , não tem que tornear nada .

Pois se fizer ísto diminuirá a resistencia da peça que foi afinada , retirado material .

Se fizer ísto irá jogar dinheiro fora .

MUITA CALMA NESTA HORA , AGUARDE MAIS OPINIÕES como a do RICARDO do CLUB DA CAMPER .

JecaTatu
13/02/2012, 21:54
Obrigado, Kim, fui ver o jipe hoje e meu eixo não se parece com esses das fotos. Seguem fotos que tirei hoje.

Kim
13/02/2012, 22:00
Opa Jeca!

Se não se parece, então é um Spicer/Dana, agora resta saber, se D44 ou D46!

Abraços.

Kim.

JecaTatu
13/02/2012, 22:07
Fotos que tirei correndo na hora do almoço.

Guilherme, pode deixar que não vou sair torneando nada à toa, valeu!

Kim
13/02/2012, 23:08
Jeca!

É um D46 pelas fotos!!!

MaGao
14/02/2012, 21:08
Parece mesmo D46..

Tira foto da Satelite..

Abraços,

Casa da transmissão4x4
14/02/2012, 22:10
Para falar a vardade, parece aquele dana/spicer, e uma mistura entre dana44/dana46, essa semana eu peguei uma F-1000 com esse eixo, e a maior merda, e só para fazer confusão, mas se for dana/spicer ele deve ser adaptado, não ?

RogérioNunes
16/02/2012, 20:04
Sem medo de errar, é um D46.
Tem peças a rodo pra esse eixo mas cuidado na hora de comprar, de preferência leve a peça quebrada para averiguar a compatilidade das medidas pois mesmo com tabelas e olhando no "SISTEMA" da loja ainda te vendem errado.
Semana passada fui comprar C&P para um D44 e vieram com um conjunto pra D46. O vendedor teimou que era D44 pois constava no estoque e batia com a descrição do sistema. Como já passei muito por essas situações, fui no carro e peguei o conjunto quebrado e mostrei que até o cadastro no sistema dele estava errado.

boa sorte na procura!

abraço

JecaTatu
21/03/2012, 22:18
Amigos, finalmente estou com a Camper novamente na garagem. E o melhor: com o T-Rex Bone e o Spartan Locker instalados! Ufa!

Vou postar aqui pra facilitar pra alguém que tiver essa mesma dúvida no futuro.


No final das contas, não encontrei uma caixa satélite com as especificações da original, então resolvemos mandar a original mesmo pra um torneiro trabalhá-la por dentro pra caber as planetárias do Spartan que trouxe dos EUA. O serviço foi pequeno, abrindo os buracos por onde entram os semi-eixos mais 3mm. Custou apenas 60 reais. Feito isso, o bloqueio entrou como uma luva e o kit ensimec também. Sem maiores problemas. Logo, imagino que o eixo realmente era Dana 44, mesmo porque também troquei coroa e pinhão e os novos que comprei eram Dana 44, relação 13X46.


Agora fica a dúvida: porque as planetárias do bloqueio não couberam na caixa satélite já que eram ambas Dana 44? Existe a possibilidade de tudo ser Dana 46 e a pequena alteração na caixa satélite ter sido suficiente para fazer caber o kit ensimec para D44 e o bloq também D44?


Aproveitando desmontei o câmbio (260F) que estava encavalando e refiz. Assim como a reduzida de Rural que estava com vazamento, o eixo dianteiro (só pra revisar) e revisei o motor, com troca de velas, cabos, mangueiras ressecadas, limpeza e regulagem do carbura (Weber 446). Agora a danada está zerada e confiável! Estou louco pra chafurdar na lama!!!

Casa da transmissão4x4
21/03/2012, 22:22
Amigos, finalmente estou com a Camper novamente na garagem. E o melhor: com o T-Rex Bone e o Spartan Locker instalados! Ufa!

Vou postar aqui pra facilitar pra alguém que tiver essa mesma dúvida no futuro.


No final das contas, não encontrei uma caixa satélite com as especificações da original, então resolvemos mandar a original mesmo pra um torneiro trabalhá-la por dentro pra caber as planetárias do Spartan que trouxe dos EUA. O serviço foi pequeno, abrindo os buracos por onde entram os semi-eixos mais 3mm. Custou apenas 60 reais. Feito isso, o bloqueio entrou como uma luva e o kit ensimec também. Sem maiores problemas. Logo, imagino que o eixo realmente era Dana 44, mesmo porque também troquei coroa e pinhão e os novos que comprei eram Dana 44, relação 13X46.


Agora fica a dúvida: porque as planetárias do bloqueio não couberam na caixa satélite já que eram ambas Dana 44? Existe a possibilidade de tudo ser Dana 46 e a pequena alteração na caixa satélite ter sido suficiente para fazer caber o kit ensimec para D44 e o bloq também D44?


Aproveitando desmontei o câmbio (260F) que estava encavalando e refiz. Assim como a reduzida de Rural que estava com vazamento, o eixo dianteiro (só pra revisar) e revisei o motor, com troca de velas, cabos, mangueiras ressecadas, limpeza e regulagem do carbura (Weber 446). Agora a danada está zerada e confiável! Estou louco pra chafurdar na lama!!!

As engrenagens dos DANA44-3 tem um diametro maior que as do DANA44 !

Att.
Danilo.

guilhermeabreu
22/03/2012, 00:21
As engrenagens dos DANA44-3 tem um diametro maior que as do DANA44 !

Att.
Danilo.


DANILO

Qdo estava experimentando qual a relação de coroa/pinhão que me atendesse melhor e moí algumas tb por deficiencia na montagem , ANTES DE CONHECER O ROGERIO , e comprei coroa/pinhão do DANA 44.3 e coube certinho no meu DANA 44 original do meu ENGESA . Não precisei de fazer nada .

Casa da transmissão4x4
22/03/2012, 06:13
DANILO

Qdo estava experimentando qual a relação de coroa/pinhão que me atendesse melhor e moí algumas tb por deficiencia na montagem , ANTES DE CONHECER O ROGERIO , e comprei coroa/pinhão do DANA 44.3 e coube certinho no meu DANA 44 original do meu ENGESA . Não precisei de fazer nada .

Sim, a coroa e pinhão são intercambiaveis, inclusive o eixo do troller e dana44-3 com a 11x45 original do troller cabe nos eixos willys/f-75/rural/F-1000 com dana44, mas tem caixa satelite dana44-3 que as planetarias têm o diametro maior que as do dana44 comun, inclusive os rolamentos da coroa tem a mesma capa, porem têm a parte interna com um diâmetro maior nos dana44-3. Um exemplo e a caixa satelite da S-10 que têm mwm 2.8 (acho que a partir de 2000) tem essas planetarias com diâmetro maior.
OBS : as fresas são do mesmo tamanho, só muda mesmo a parte lisa(externa).
Abraço.

Att.
Danilo.

JecaTatu
22/03/2012, 07:07
Opa, então temos a explicação: meu eixo é dana 44 e o Spartan que comprei é Dana 44-3, certo?
Mas então se eu comprasse uma cx satelite 44-3 ela seria pluh'n'play pro meu eixo sem precisarodificaçoes?

Outra: será que nos EUA quando dizem dana 44 querem dizer 44-3?