Ver Versão Completa : Freelander 2.5 hse 05/06? Aguem ai poderia me orientar?
ze chibata
11/02/2012, 16:01
Salve salve povo da tração. Gostaria de umas dicas para poder me livrar do quadrilatero do mal(fiat,ford,gm,vw) to de olho numa freelander 2.5 hse 05 ou 06. Rodo todo dia com o carro(minha patroa) e gostaria de saber se da pra manter uma dessas. Manutenção é muito cara? E oficinas boas. Sei que tem o leandro em bangu mas em niteroi? E peças? Seguro, consumo. O carro da muita dor de cabeça ou pode confiar e rodar? O que tenho de observar no carro já que vou compra usada? Se alguem puder me ajudar, ja fico desde ja devendo uma caixa de todynho de cervada.
LeandroDelSanto
11/02/2012, 23:29
Não sou a melhor pessoa para responder, pois tenho uma desde de dezembro de 2011 (nem 3 meses ainda), mas:
- Na minha opinião, nesse valor, nenhum dos carros pertencentes ao quadrilátero que você mencionou se comparam a ela!
- É um carro robusto, fácil de dirigir, cheio de opcionais legais a exemplo do vidro do portamalas que baixa! Meus amigos ficam mega surpresos quando vêem aquele vidro baixar uahauhaua...
- O desempenho dela é excelente, visto que já tive carro turbinado fuçado, carro original turbo, me sinto extremamente confortável nela, e confiante para ultrapassagem etc... Lógico que não é nenhum "foguete", mas ninguém nunca pode chamar ela de carro "manco"...
Mas como nem tudo são rosas, o que eu apontaria como defeito:
- consumo: lógico que ninguém em sã consciência vai esperar que um carro desse porte gaste pouco, a meu ver, os 6 a 7 kilometros por litro que a minha faz estão extremamente coerentes e satisfatórios! Porém, como você mencionou "dia-a-dia" é algo a se pensar... O meu dia-a-dia são trechos realmente curtos dentro da cidade... uso a minha apenas para viajar e passear, logo, para mim, não chega a ser problema... Mas se você rodar dezenas de km diários, pode ser algo determinante.
- manutenção: ainda nao precisei comprar nada para a minha, pois ainda está na garantia da loja, mas pelo que andei pesquisando em sites de fora, rola conseguir peças a preços razoáveis! Pretendo encomendar as peças mais básicas tipo filtros, pastilhas de freio em breve, para quando precisar trocar já ter a mão!
Mas assim, supondo que ela quebre algo, e eu tenha que encomendar, me obrigando a deixar o carro parado por vários dias, tenho o carro do meu pai para usar... Logo, novamente, se eu morasse sozinho e tivesse ela como ÚNICO carro, teria que pensar bem, mas isso é comum a qualquer importado, e nenhum nacional é garantia de não ficar na mão nunca! Assim sendo...
- problemas: até agora, a minha tinha um problema de sumir a água do radiador sem motivo! Reapertaram algumas mangueiras e o problema quase sumiu, digo "quase" pois coisa de uns 10 dias andando tinha que completar de novo, o pessoal da loja trocou a tampa do reservatório para mim essa semana... Desde a troca andei muito pouco com ela, amanhã pegarei a estrada e vou ver se resolveu!
Isso eu sei por experiencia propria! De pesquisar neste forum, antes de comprá-la... vi que parece existir um problema meio comum no cambio: nao entrar no modo sport e no tiptronic, precisando colocar uma peça de metal lá (tem topicos explicando), a minha, por sorte, funciona tudo perfeitamente! mas foi algo que já procurei testar, assim que entrei nela!
Acho que no mais, tem que analisar o que se analisaria em qualquer outro carro na hora de escolher, tomando apenas esse cuidado extra quanto ao câmbio!
Em resumo, tenho uma há pouquíssimo tempo, estou muito satisfeito e recomendo a todos! Espero que continue assim! =D
Espero ter ajudado também!
Verifique se esta Freelander usa o motor Rover KV6. Se usar faça uma pesquisa no Google: Freelander KV6 head gasket
Você vai conseguir muita informação interessante.
Roberto FL
12/02/2012, 10:26
Freelander vendido no brasil e eua são todos KV6. Tem carros da KIA com mesmo motor, o Carnival.
Na minha opinião o carro esta acima da media. A proposta do carro é diversao, com teto, interior caramelo, posição de dirigir e visibilidade frontal das melhores que já vi!!! Minha irma quase roubou meu FL. Mulher adora dirigir esse carro. A suspensão é impecável.
O custo de manutenção é LR. Isso quer dizer: caro dependendo do reparo, barato se voce tiver tempo de importar peças, passar horas neste forum descobrindo coisas e ter um mecanico de alta confiança. De preferencia um parente seu! Não se engane, a FL tem preço atrativo, mas pode guardar surpresas.
Siga o conselho do Neto. O motor e muito sensivel a variação de temperatura e pode ser fatal. um KV6 custa 30-40mil na agencia. Antes de comprar, faca uma inspeção rigorosa e nunca ignore a luz do painel de emissões. Se acender, tem pepino sim, ao contrario q muito leigo por ai diz...
Participei de foruns em UK e EUA. Eles conhecem o carro melhor que nós. veja la tambem. boa sorte
Freelander 1.8 K series hgf - more data - Land Rover Zone (http://www.landyzone.co.uk/lz/f9/freelander-1-8-k-series-hgf-more-data-36863.html)
Buying a freelander - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=72906)
Leandro, Neto e Roberto já falaram quase tudo. Mas é importante observar que os problemas da junta do cabeçote (head gasket failure - HGF) não são comuns nos carros vendidos no Brasil. O link do Roberto está bem claro. Fala de um motor que não equipa nossas FL, o 1.8 gasolina. Esse sim foi um tormento com HGF. O KV6 também deu problema, mas deram alguma melhorada nele a partir de 2004, quando começaram a vender o carro no Brasil. Conversei com um ex-mecânico da LR e ele confirmou que esse problema não é comum por aqui. Ele nunca tinha visto um caso na oficina. Também não vi reclamação sobre isso aqui no fórum.
Outro problema comum no Reino Unido e incomum por aqui é o enrijecimento/travamento da VCU (viscous coupling unit). Pelo menos dessa a gente tá livre!
Não estamos livres de problemas: no coletor de admissão, trizetas, alavanca do câmbio e vazamento de água do arrefecimento pelo radiador de ar quente e pela válvula termostática. Não me recordo de mais nada que seja crítico nesse carro. O resto é o de sempre: trocar óleo e evitar gasolina batizada.
Importar peças é a dica para economizar na manutenção.
ze chibata
12/02/2012, 14:43
Po leandro. Fico feliz de ter respondido. Obrigado. Agradeço tambem ao neto, roberto e sm-s. Perto de vcs me sinto numa palestra a respeito do assunto lr freelander.
Ocorre que estou buscando com calma. Nao estou a pé e isso me dá tempo de sobra para fazer as escolhas corretas. Realmente fico encantado com a freelander. Um carrão danado.
Tenho pesquisado e só acho carro com alta kmtragem. Vou visitar uma oficinas especializadas em lr. Pretendo ir a land oeste. Dizem que o cara lá é fera.
Os carros nacionais, por esse preço nem se comparam a lr. Ademais, os nacionais tambem dao problemas como diz o leandro. To de saco cheio de usar carro peba e pagar preço de carro de luxo. Assim, prefiro um carro usado mas de verdade a ter de usar um carro meia boca.
Brigadão galera
ze chibata
12/02/2012, 14:47
Irmao. Com relação a importação, demora muito pra chegar as peças? E os sites? Tem opção?
Pretendo quando comprar a minha, já de cara importar um monte de peças. Pastilha de freio, correias, amortecedores, molas, velas, cabos, bobinas...etc. Ou é melhor levar na oficina especializada no assunto e fazer uma revisao geral pra começar do zero com o carro e manter uma rotina preventiva?
Legal. Sou suspeito para falar, mas curto muito a Freelander. É um carro relativamente pequeno, fácil de manobrar e estacionar. Ao mesmo tempo é confortável, estável e tem ótima capacidade para encarar o off-road.
Importação de peças - seria bom vc vasculhar o fórum. Tem um tópico só sobre importação de peças LR. Cada um postou sua experiência ali. Eu sou cliente da Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk) e também compro no Ebay. O tempo para receber o produto depende do modo de envio (o mais barato demora mais) e da burocracia da alfândega brasileira. Quando os caras fazem greve, haja paciência. Em média, tem demorado um mês para chegar minhas peças.
ze chibata
12/02/2012, 21:46
Po cara. To fascinaod por esse carro. Nem fui ver ainda pra nao correr o risco de... Meter os pes pelas maos. Gostei do veiculo. Carro com aparencia moderna, agradavel e robusta. Elegantemente forte. é um senhor carro.
Roberto FL
13/02/2012, 22:43
pois eh Zé, voce foi picado! já era... um Freebie, depois uma disco e vai parar na defender...
eu to de olho numa disco ai... Seguinte: tome os cuidados e faça uma compra com a "razão". Tem muito Freela por ai ruim. Eu não pegaria uma blindada por exemplo. Com 7 anos de uso é pedir por problemas, a não ser que esteja muiiittoo barato daí voce gasta mais $$$ para por em ordem.
o caso do motor já aconteceu comigo. Pode ser raro, mas acontece do motor estourar sim. O meu custou ao todo 12mil !!!!:shock::shock::shock: cacetada!!! compra a HSE, depois tem mais mercado, mas o pneu 235/50/18 da HSE é boa só para a Castelo Branco. lama é dificil.
LeandroDelSanto
14/02/2012, 14:57
Em resumo, tenho uma há pouquíssimo tempo, estou muito satisfeito e recomendo a todos! Espero que continue assim! =D
Pareceu praga até!
Mas na tal viagem que fiz, ela voltou a aumentar a temperatura e a água sumiu!
Com o plus de ter jogado óleo pela vareta!
Resultado: parei tudo e chamei o guincho!
Mas não mudo minha opinião pelo carro! Quando se compra um importado tem que estar meio preparado a esse tipo de surpresa!
Pelo menos ainda está na garantia da loja e eles levaram ela para ver de novo!
Pedi para que dêem atenção a junta da tampa de válvulas, pois acredito ser lá o problema!
Bom, ficarei uns dias sem carro! mas espero que quando volte, esteja tudo ok!!
O lance é não desanimar! =P
LeandroDelSanto
14/02/2012, 14:59
Verifique se esta Freelander usa o motor Rover KV6. Se usar faça uma pesquisa no Google: Freelander KV6 head gasket
Você vai conseguir muita informação interessante.
Vou dar uma olhada!
Valeu pela dica!
Leandro, o seu motor é KV6 com certeza. Só veio esse motor para nós.
Eu disse que não tinha ouvido falar de HGF aqui no fórum. O Roberto já anunciou o primeiro caso. Num fórum do Reino Unido, li a mensagem de um mecânico e proprietário de FL 1 V6. Ele disse que a principal causa é o superaquecimento decorrente da perda do líquido de arrefecimento. A pessoa roda muito tempo com pouco líquido, sem perceber, e isso “torra” as juntas do cabeçote. Algum tempo depois aparecem os problemas de HGF.
Por isso você fez muito bem em parar logo o carro. Pelo que você falou foi um vazamento repentino. Eu olharia em primeiro lugar a válvula termostática. Fica bem no meio do “V” do bloco do motor. O vazamento pelo radiador do ar quente é mais lento e costuma molhar o tapete do motorista/passageiro.
Boa sorte com o conserto.
Roberto FL
15/02/2012, 21:51
Isso mesmo. De olho na temperatura! Se bem que todo carro nao pode passar a temperatura assim, mas o kv6 e mais sensivel. depois posto umas fotos do motor aberto e recuperado. O conserto poderia sair mais barato, pois tem uma retificadora aqui em sampa que trabalha com este motor com um pé e uma mão nas costas...:) falei do motor da kia carnival. é o mesmo e as peças obviamente identicas. Fica ai a dica!!! Outra coisa: a agua some pela camisa do pistão e pode ir para o carter e encher de agua. Daí sobe o nivel do óleo. Tomara seja cano rompido, mas Se tiver que consertar o pistão e camisa, que seja na garantia...:!:
O conserto poderia sair mais barato, pois tem uma retificadora aqui em sampa que trabalha com este motor com um pé e uma mão nas costas...
Roberto:
Se existe uma retificadora com tanta expertise neste motor, não seria o caso de perguntar-se quantos destes motores deram problemas?
LeandroDelSanto
16/02/2012, 21:38
Perdoem meu cabacismo...
Mas o que seria um problema de HGF??
EDITANDO: Vi que tem a resposta na primeira página: HEAD GASKET FAILURE :oops:
Sobre a válvula termostática eles foram direto nela para ver se não era o problema (antes da viagem desastrosa, no caso), a loja em que comprei tem várias Land Rovers, entre Defenders, Range Rovers, Discos... Até tem outra Freelander 1 lá da mesma cor da minha, acho que eles já devem ter certa experiência nisso!
Mas enfim, como comentei no tópico sobre gasto de combustível, logo que peguei ela mandei para o mecânico que fez os chips de vários carros que passaram pela família, para limpar o corpo de borboleta e fazer uma revisão de injeção e bicos, aproveitei e pedi para ele dar uma olhada nisso, pois, coincidentemente, ele tem uma Freelander 1 também!
Ele disse que não achou o motivo do vazamento de água (de cara foi na válvula termostática também), e mencionou que seria interessa a troca das juntas! (até o momento não foi trocado nenhuma junta).
Depois disso, o pessoal da loja chegou a conclusão que seria a tampa do reservatório de água.... E realmente, ela tem tipo de uma "catraca", sendo que a antiga não fazia "força" nenhuma quando rodávamos com a mão, a nova faz um "plec plec" muito mais forte!
Assim, acredito que seja um combinação de fatores,
Penso que o mecânico da loja vá revisar a questão das juntas, e espero que resolva o problema!
O único ruim é que como é véspera de feriado a mecânica deles está cheia de carros, de modo que, imagino que só depois do carnaval eu vá ter notícias!
Mas estou esperançoso!
Como é o único problema do carro, assim que estiver resolvido terei a máquina perfeita em minhas mãos! =D
Roberto FL
16/02/2012, 22:49
Neto, eu sei e você sabe que o KV6 é frágil. O resto do pessoal está descobrindo. Considerando mais um monte de Kia por ai Kia Carnival - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Kia_Carnival) - vários destes motores devem ter passado por lá sem dúvida.
Se vale a pena ficar com o carro? Não sei, mas mesmo os britânicos fazem as contas: Se fizer o motor bem feito, vai longe, mas arriscar para que? Só se gostar muito da viatura ou conhecer a fundo o histórico do carro. Land Rover tem disso. Comprar uma defender por 40k, significa mais uns 50% a mais em revisões...: :parede:
Roberto FL
16/02/2012, 23:05
Ta com cara de defeito dentro do bloco, sinto muito!!! Este carro não queima junta e se o mecânico disse isso, saia correndo pois ele não sabe nada deste motor. KV6 descola a camisa, que e muito mais complicado para consertar. Trocar a tampa não resolve, só se evaporar com o tempo... o que não foi o caso! Agora, vendedor de loja dar pitaco em motor Rover só tem um resultado: Desastre!
Neto, eu sei e você sabe que o KV6 é frágil. O resto do pessoal está descobrindo. Considerando mais um monte de Kia por ai Kia Carnival - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Kia_Carnival) - vários destes motores devem ter passado por lá sem dúvida.
Se vale a pena ficar com o carro? Não sei, mas mesmo os britânicos fazem as contas: Se fizer o motor bem feito, vai longe, mas arriscar para que? Só se gostar muito da viatura ou conhecer a fundo o histórico do carro. Land Rover tem disso. Comprar uma defender por 40k, significa mais uns 50% a mais em revisões...: :parede:
Realmente Roberto. O KV6 é um motor muito frágil.
Na minha modesta opinião esta fragilidade é decorrencia do material que foi utilizada na construção. O KV6 é feito com uma liga denominada LM25. Esta liga permite a construção do bloco com 40% do material que seria necessessário com outro tipo liga, por exemplo a 226. Esta é razão pela qual os blocos dos motores da serie K são tão leves.
A LM25 é uma liga muito forte e muito cara e apenas uns poucos fabricantes a utilizam, entre eles Aston Martin e AMG para a Mercedes. BMW, Ford, Honda Toyota, etc utilizam a liga 226, muito mais barata.
Todavia, para obter a resistencia necessária, a LM25 precisa passar por um tratamento térmico. É aí que reside o problema. Quando o motor superaquece, o tratamento térmico é perdido e a resistencia do metal fica muito reduzida. Como consequencia, o bloco é distorcido, há perda da força de aperto do cabeçote e em seguida ocorre a queima da junta (HGF).
Esta é a razão pela qual se recomenda a troca do motor em caso de superaquecimento grave. Um outro ponto, é que para reduzir ainda mais o peso estes motores armazenam muito pouco liquido de arrefeciemnto no bloco, o que torna grave qualquer pequeno superaquecimento.
Um outro aspecto: nestes motores não se deve retificar o cabeçote em caso de empenamento. A retifica irá retirar a camada endurecida pelo tratamento térmico e a junta irá queimar novamente em pouco tempo.
A liga 226, não necessita de tratamento termico, não sofrendo portanto deste problema.
Verdadeira aula do Neto1! Vamos aprendendo cada vez mais.
Roberto, você não acha que se fosse mesmo vazamento pelo bloco do motor o óleo estaria contaminado, dando o aspecto que os gringos chamam de "maionese"? Principalmente por ser vazamento de quantidade considerável de água, não é aquela coisa de baixar um dedo a cada 15 dias. Se o óleo estiver limpo, eu não partiria para abrir o motor logo de início.
Roberto FL
17/02/2012, 21:34
Boa Neto. de fato o bloco fica "soft" como dizem os UK. Interessante que lá, o pessoal retifica o motor e resolve bem a questão. Outros realmente trocam. No geral, parece que este motor é melhor não original, mas sim com adaptações "multilayer head gasket" e etc...
Quanto ao problema do nosso colega, talvez seja o mesmo que eu tive: Algum mecanico já tinha trocado as juntas do motor do meu FL, mas montou errado e não adiantou de nada. Só agravou o problema... Muitos mecanicos, inclusive la fora mexem de cara na junta do cabeçote, por ser um problema muito clássico que abaixa a agua sem vestigios. este é o erro!!!!
Conversando com o luis fraga, ele tem motores de FL para montar que outros mecanicos nao conseguiram... ora, tem muito curioso por ai dando prejuizo para dono de fl:freaking:
Já que saiu óleo pela vareta, deve ter enchido o carter... Só pode ser com água... ou pode ser outra coisa? Claro que o melhor é pedir a um bom mecanico para olhar isso... mas....:-|
Roberto FL
20/02/2012, 17:20
Realmente Roberto. O KV6 é um motor muito frágil.
Na minha modesta opinião esta fragilidade é decorrencia do material que foi utilizada na construção. O KV6 é feito com uma liga denominada LM25. Esta liga permite a construção do bloco com 40% do material que seria necessessário com outro tipo liga, por exemplo a 226. Esta é razão pela qual os blocos dos motores da serie K são tão leves.
A LM25 é uma liga muito forte e muito cara e apenas uns poucos fabricantes a utilizam, entre eles Aston Martin e AMG para a Mercedes. BMW, Ford, Honda Toyota, etc utilizam a liga 226, muito mais barata.
Neto, você teve um FL com este problema ou é um estudioso do assunto? Pergunto porque vasculhando bem o forum, tem alguns casos potenciais de HGF. Pesquisei muito em como resolver este problema sem ter que refazer o motor inúmeras vezes. Tecnicamente, 25% das FL podem apresentar este problema (uma estimativa de um forun britanico). Como você resolveu o seu caso?
Neto, você teve um FL com este problema ou é um estudioso do assunto? Pergunto porque vasculhando bem o forum, tem alguns casos potenciais de HGF. Pesquisei muito em como resolver este problema sem ter que refazer o motor inúmeras vezes. Tecnicamente, 25% das FL podem apresentar este problema (uma estimativa de um forun britanico). Como você resolveu o seu caso?
Roberto:
Pesquisei muito antes de comprar e ....não comprei.
Seguinte: Trabalhei em uma empresa que tinha uma frota de Defenders para trabalho em campo. Foram comprados zero quilometro. Na época fiquei empolgado para comprar um, mas não dispunha do dim dim, o que acabou sendo a minha sorte.
Após 6 meses de uso, os Defenders começaram a quebrar. Ficavam tanto tempo na oficina esperando peças que a empresa teve que reforçar a frota e comprou algumas unidades de Rangers e S10, todas 4x4.
Logo ficou claro que as Rangers e S10 eram muito mais confiáveis. Quando acabou a garantia dos Defenders, eles foram relocados para serviços leves, até serem desativados e leiloados. A empresa nunca mais comprou Defenders.
Mesmos depois destes fatos, ainda queria comprar um LR, e então começei a pesquisar. Acabei optando por um japones.
Abraços
Neto
Roberto FL
22/02/2012, 00:47
LR no geral quebra muito mesmo e sai o olho da cara... Reclamação de ingles é pela evolução da "reliability"!!! só falta isso para o carro ser TOP de verdade. Mas, mesmo as MIT tem problemas. L200 com superaquecimento, pajero diesel estourando com 60K... A toda prova mesmo somente a Hilux SW4.
Vou tentar salvar a FL e o KV6. Estou com ele e é a viatura que busquei a muito tempo. Fora a FL, somente a Pajero sport 3.5 gas, mas... não tem teto solar e é maior do que preciso, além do cambio ser ridículo de simples com 4 marchas. Tem cara de SUV... Defender por enquanto não....
Bem, me ocorreu que, como refiz o motor com hibridos e peças atualizadas usadas no rover do KIA Carnival, poderia alterar o sistema de refrigeração anulando o controle da valvula termostática. Deixaria ela aberta o tempo todo para resfriar direto. Como no brasil não faz muito frio e tampouco neva, seria uma alternativa... O que voce acha?
Vou voltar para sampa e conversar com o oráculo sobre esta alteração...
Roberto:
Se não estou enganado, a valvula termoestatica da FL está instalada na entrada de agua fria. Isto pode acarretar problemas se voce der partida em um dia frio e começar a exigir forte do motor durante o periodo de aquecimento.
O que acontece é que quando a valvula abre a agua que está no bloco a uns 90 graus é rapidamente substituida pela radiador que está a uns 40 graus, causando um choque termico.Com a queda da temperatura a valvula volta a fechar e a agua que foi para o bloco começa a esquentar de novo rapidamente, enquanto a que foi para o cabeçote demora um pouco mais.
Desta forma, o cabeçote contrai enquanto bloco expande e a junta sofre com o atrito entre as duas partes. A repetição deste processo acaba queimando a junta, provocando perda de liquido de refrigeração e superaquecimento. As consequencias voce conhece.
Então, acho que há tres coisas que podem ser feitas:
1. Aquecer o motor em marcha lenta ou com pouca rotação;
2. Não exigir do motor enquanto não estiver completamente aquecido;
3 Pode ser um boa ideia fazer um furo de uns 2 a 4 mm na valvula termoestatica de forma a sempre existir circulação de agua entre o bloco e o radiador. O motor vai demorar um pouco mais para aquecer, mas acho que vale a pena. Haverá redução da diferença de temperatura entre o bloco e o radiador.
Não acho que vale a pena a retirada completa da valvula. O motor irá operar fora da temperatura correta, o consumo irá aumentar e a lubrificação não será feita adquadamente.
Tive uma experiencia com um trator que teve a valvula retirada. Normalmente o motor durava entre 4.000 e 5.000 horas. Sem a valvula precisou de retifica parcial com 2.000 horas.
Espero que voce tenha sucesso com a FL.
Roberto FL
22/02/2012, 16:07
Boa... exatamente isso que quero eliminar. Há uma teoria sobre o choque termico que solta o cimento de poliuretano das camisas (alem do que vc mencionou). Outro problema que poderia eliminar é a regulagem da valvula que pode abrir "somente" com mais de 100C!!!! :parede:Juntando esses problemas na valvula, pode ser um ponto chave para melhorar. Prefiro o carro falhando de manha do que parado no acostamento com o capo aberto!!! Depressivo !
ABÇ!
Roberto:
Realmente este é um problema cronico em motores com camisas umidas. É bem menos critico quando o bloco é de ferro fundido, mas ainda assim ocorre.
No caso do KV6, os engenheiros da Rover fizeram uma escolha realmente infeliz. Colocaram camisa umida de aço em um bloco de aluminio. O coeficiente de dilatação do aluminio é quase o dobro do coeficiente do aço. Se superaquecer é quase certo que haverá problemas.
Resumindo, acredito que a melhor solução é prevenir. Estes motores tem tolerancia zero com superaquecimento.
Abraços.
Neto
Michel Assis
24/02/2012, 16:36
Bom dia LeandroDelSanto eu tenho uma Freelander 2005 e aconteceu uma coisa bem parecida com a que aconteceu na sua... e o problema não esta em nenhuma mangueira... esta em um kit que é comprado com a valvula termostatica...em que vem uma especie de canos...um reto e um em curva alem da propria valvula...esse kit é vendido completo nos EUA e achei por US$ 89,00 porém no brasil só o cano custa 90,00 a valvua 350,00 e as juntas dos coletores 40,00 cada enfim... qdo deu o problema o meu mecanico trocou como no seu caso a tampa do reservatorio, depois só o caninho que custa 90,00 e por ultimo o outro caninho e a valvula termostatica...o problea disso tudo é que tem que desmontar os coletores todos pra chegar na peça que fica entre o V do motor... se vc for na Land Rover os caras vão querer desmontar o cabeçote tambem....mas não precisa...eu tenho até a foto desse kit...posso te mandar se quizer... ai mesmo depois de trocado tudo a agua abaixou de novo...mas ai foi só bolha no sistema... depois disso ja andei mais de 2 mil km e esta tudo certo...conferi ontem anoite até....Ai juro que estava desanimado com tudo isso com esse problema... mas aprendi..e depois não tive mais problemas..... adoro o carro...tem uma aparencia muito imponente...e como eu digo... não é nenhum TR4 da vida não...é uma LAND ROVER !!!...
Aaa mais um detalhe... no começo do problema... não era sempre que a agua escorria no chao nao...era dificil acontecer isso...fiquei com medo da agua esta entrando no motor...e eu ter que fazer o motor.... mas não tinha nada a ver... o que acontece é qeu por esses "canos" estarem bem no V do motor...a agua escorre ali ...e evapora...então nem chega a pingar no chao....
abraço...e espero te ajudado...
Roberto FL
26/02/2012, 16:15
Michel Saudações...
como você resolveu a questão do óleo vazando pela vareta?
LeandroDelSanto
27/02/2012, 14:45
Bom dia LeandroDelSanto eu tenho uma Freelander 2005 e aconteceu uma coisa bem parecida com a que aconteceu na sua... eu tenho até a foto desse kit...posso te mandar se quizer....
Cara se puder me mandar as fotos e informações que julgar importantes, fico imensamente agradecido!
Meu email >> leandrodelsanto@gmail.com
Ou seria até melhor postar direto aqui no fórum (se nao souber como, eu o faço assim que receber seu email)
De novidades sobre meu caso, eles abriram o motor da minha, constataram problemas nas juntas e serão trocadas tanto as do cabeçote como a da tampa de válvulas... Deve ficar pronta nessa sexta feira, porque aqui em Curitiba só encontraram juntas não-originais, aí encomendaram as originais pela EuroImport!
Ao pegar ela de novo, verei se o problema estará solucionado, mas já vou me agilizando para pegar um kit desses que você mencionou!
Pois tenho exatamente a mesma linha de raciocínio, vou trocar ela por qual carro? haha.. Não existe nenhum outro tão legal quanto, na mesma faixa de preço! E a única coisa fodendo é isso daí, resolvido esse perrengue não tem mais nada pra encher o saco!
Abrass!
Roberto FL
27/02/2012, 17:36
Cara se puder me mandar as fotos e informações que julgar importantes, fico imensamente agradecido!
Meu email >> leandrodelsanto@gmail.com
Ou seria até melhor postar direto aqui no fórum (se nao souber como, eu o faço assim que receber seu email)
De novidades sobre meu caso, eles abriram o motor da minha, constataram problemas nas juntas e serão trocadas tanto as do cabeçote como a da tampa de válvulas... Deve ficar pronta nessa sexta feira, porque aqui em Curitiba só encontraram juntas não-originais, aí encomendaram as originais pela EuroImport!
Ao pegar ela de novo, verei se o problema estará solucionado, mas já vou me agilizando para pegar um kit desses que você mencionou!
Pois tenho exatamente a mesma linha de raciocínio, vou trocar ela por qual carro? haha.. Não existe nenhum outro tão legal quanto, na mesma faixa de preço! E a única coisa fodendo é isso daí, resolvido esse perrengue não tem mais nada pra encher o saco!
Abrass!
Leandro, se puder compartilhar umas fotos do sua viatura com umas descrições seria interessante.
LeandroDelSanto
28/02/2012, 10:56
Pior que não cheguei a vê-la na oficina, o pessoal da loja é quem levou...
Devo ver ela novamente já pronta, eu até ia aproveitar o tempo de estaleiro para pegar o pára-choque dianteiro e fazer um pequeno retoque necessário, mas nem precisaram retirar para executar o serviço!
No mais é apenas um Freelander verde originalzinha de tudo! Apenas coloquei xenon 4300K nos faróis e milhas, pretendendo em breve colocar um kit multimedia no painel!
De qualquer forma, uma foto da "esquentadinha" uahauha:
333685
neilsonhenriques
28/02/2012, 13:25
De qualquer forma, uma foto da "esquentadinha" uahauha:
333685
Esse carro é lindo ... sempre me arrependi de ter vendido a minha. Devia ter ficado com ela... :-(
Roberto FL
02/03/2012, 21:12
Este jipinho é show de bola mesmo! Na minha opinião, a melhor linha dele é entre 2004-2006. Muito, mas muito mais interessante e com mais personalidade que o FL2.
Se tivesse a versão TD4 (FL1 com motor diesel BMW 2.0) seria o carro de minha escolha para ter por muitos anos!!! Saudações!
https://picasaweb.google.com/108825569965543438716/ForumVoorstellen
zavarize
04/03/2012, 13:48
Ola Pessoal
Depois que tive perda total por incendio na minha Subaru Forester 10/10( A historia mais esquisita da minha vida...,conto depois ! ) c/ a grana do seguro e muita paciencia e mais sorte ainda achei uma Freelander 2 2007 c/ 27.000km praticamente zero na semana passada.
Sei que ainda estou na fase de encantamento pelo carro e ,nos momentos que a sra minha patroa permite que eu dirija o carro dela ,sinto aquele gosto que vamos ter um longo relacionamento pois o carro realmente parece ser muito bom.
Ela roda muito pouco no dia a dia e faz na faixa de 6 km/l ,o que para este carro c/ gasolina brasileira até que não é muito ruim.Domingo subi até Petropolis pela 1a vez dirigindo na serra e me encaitei c/ o carro. Potencia;.estabilidade;baixo ruido;visibilidade ;espaço p/pernas;etc.. só ainda não me acertei c/ a melhor abertura do teto solar mas vou conferir no manual.
a medida que ela me deixar dirigir o carro dela vou postando minhas impressões.
Roberto FL
07/03/2012, 21:41
Ola Pessoal
Depois que tive perda total por incendio na minha Subaru Forester 10/10( A historia mais esquisita da minha vida...,conto depois ! ) c/ a grana do seguro e muita paciencia e mais sorte ainda achei uma Freelander 2 2007 c/ 27.000km praticamente zero na semana passada.
Sei que ainda estou na fase de encantamento pelo carro e ,nos momentos que a sra minha patroa permite que eu dirija o carro dela ,sinto aquele gosto que vamos ter um longo relacionamento pois o carro realmente parece ser muito bom.
Ela roda muito pouco no dia a dia e faz na faixa de 6 km/l ,o que para este carro c/ gasolina brasileira até que não é muito ruim.Domingo subi até Petropolis pela 1a vez dirigindo na serra e me encaitei c/ o carro. Potencia;.estabilidade;baixo ruido;visibilidade ;espaço p/pernas;etc.. só ainda não me acertei c/ a melhor abertura do teto solar mas vou conferir no manual.
a medida que ela me deixar dirigir o carro dela vou postando minhas impressões.
boa sorte com sua periquita verde!! :)
LeandroDelSanto
09/03/2012, 19:22
Acabei de chegar com meu carro da loja...
Foram trocadas todas as juntas, andei com ela por uns 20 minutos, temperatura tudo normal!
Disseram que a válvula termostática e aquelas mangueirinhas dela estão ok, mas estou pensando em trocar por precaução mesmo!
Coloquei um papelão embaixo do carro para ver se tem vazamentos de óleo, eu vou deixar ela esfriar bem para verificar a água,
Fora tudo isso algum conselho do pessoal mais experiente?
Roberto FL
13/03/2012, 21:19
Eu não trocaria de cara as mangueiras por precaução. Você iria ficar paranóico! Daí você também teria que trocar os canos do ar quente e refrigerador do óleo do cambio. Todos estes canos dão prejuízo grande se estourar. Trocar a válvula inclui trocar um monte de juntas. Sai caro. Melhor ficar atento na temperatura e usar o carro na boa. Se o histórico de KM do carro estiver OK, faz as revisões previstas. O que me recomendaram foi uma revisão a cada 10km para verificar tudo, incluindo vazamentos de água e óleo.
Boa sorte!
LeandroDelSanto
28/03/2012, 19:51
Então!
O resumo da história é que peguei o carro, e do nada ele ficou "manco", mas manco de tipo precisar umas 8 quadras pra dar 80 por hora!
Lá fui eu na loja de novo, e ela voltou para o mecânico! Meu mecânico disse que a junta foi colocada com algum erro e vazava óleo em cima da bobina, por isso a manquisse, estava andando com 4 cilindros apenas!
O mecânico da loja veio com um papinho que era problema de ponto, e que ele nao tinha feito nada errado! (disse isso quando eu fui buscá-la, já com tudo solucionado)
O importante é que agora o carro está perfeito, penso que o mecânico da loja nao quis assumir o erro e ajeitou o problema de vazamento! Daí alegou ser o ponto errado meio como quem diz "fiz tudo certinho, desse detalhe eu nao sabia" uahuauahuah
Agora o carro está LINDO!
Fui até o Paraguay e voltei rodando diretão, ultrapassagens, retomadas, chuva, sol, só alegria!!!! =D
O update é que troquei os 5 pneus dela! Queria achar Continental no Paraguay, mas nao tinha!
Acabei colocando Kumho 235/55 18!
MELDEUS, o carro mudou da água pro vinho!!!
Ela tinha Maxxis 245/50 do antigo dono, pneus duros pra cacete, e por serem mega largos pegavam as imperfeições do asfalto e fazia sentir no volante! Fora que eram barulhentos em alta velocidade e tal...
Agora ela está macia! Se eu já tinha gostado dela por ser macia (peguei imagiando que seria durona por ser "offroad"), agora me apaixonei pelo carro! Silencio total na cabine, levinho para dirigir!
Enfim, estou feliz demais com o meu carrin!
Agradeço a ajuda de todos do forum para solução dos probleminhas que vieram com ela! Foi de extrema valia! E continuarei acessando aqui para tentar ajudar os ourtos também!
J.Hippert
28/03/2012, 23:10
Zé Chibata,
Como você já pode ver aí nas mensagens do pessoal é bom procurar bem antes de fechar negócio. Falo pela minha experiência que até agora foi muito positiva. Olhei duas Freela antes de encontrar a que comprei. Encontrei uma com 40k km, revisões em dia, realmente em excelente estado.
Um dica, que não sei se todos vão concordar, é sobre as rodas/pneus. Como a minha é versão SE veio com rodas aro 16, pneus 215/65. Equipado com esse conjunto o carro trepida bem menos em pistas irregulares e encara uma estrada de terra ruim parecendo que está rodando no asfalto (ou asfalto ruim que mais parece estrada de terra, Brasil, né?). Além disso, os pneus aro 16 custam mais ou menos a metade dos aro 18. Vai de onde pretende rodar com o veículo, do gosto e do bolso.
No mais, é isso aí que o pessoal falou. O carro não tem igual. Mesmo depois de mais de um ano ainda tô em lua de mel com ele, hehe...Deixa muito top de linha dito SUV de olhinho puxado pra trás.
Abraço!
João Hippert
Roberto FL
01/04/2012, 11:12
Zé Chibata,
Como você já pode ver aí nas mensagens do pessoal é bom procurar bem antes de fechar negócio. Falo pela minha experiência que até agora foi muito positiva. Olhei duas Freela antes de encontrar a que comprei. Encontrei uma com 40k km, revisões em dia, realmente em excelente estado.
Um dica, que não sei se todos vão concordar, é sobre as rodas/pneus. Como a minha é versão SE veio com rodas aro 16, pneus 215/65. Equipado com esse conjunto o carro trepida bem menos em pistas irregulares e encara uma estrada de terra ruim parecendo que está rodando no asfalto (ou asfalto ruim que mais parece estrada de terra, Brasil, né?). Além disso, os pneus aro 16 custam mais ou menos a metade dos aro 18. Vai de onde pretende rodar com o veículo, do gosto e do bolso.
No mais, é isso aí que o pessoal falou. O carro não tem igual. Mesmo depois de mais de um ano ainda tô em lua de mel com ele, hehe...Deixa muito top de linha dito SUV de olhinho puxado pra trás.
Abraço!
João Hippert
sobre os pneus é verdade. para ser off road melhor as rodas aro 16 porque as 18 usam pneu de sedã esportivo. Ok o carro fica bem mais bonito c as rodas 18. Ai vai do gosto do fregues. em relação aos outros SUVs, bem... tinha um Alemão, agora tenho um Ingles e Japones. São os melhores. Alemão é construção mecanica impecável. O melhor do mundo!! Para ter uma idéia, o motor V8 4.3 MB é feito para rodar um milhão de KM. Freela é 4x4 legitimo (o grande 4x4 é a Defender, não tem jeito), mesmo assim o Freebie da pau em muito marmanjo (americano). A distribuição do peso nas rodas e suspensão é engenharia feita com experiencia!!! O SUV japa é a mistura dos dois, gasta menos e anda bem. A MIT é a melhor 4x4 do oriente e tem pegada esportiva, diferente da Toyota que tem engenharia para durar.
Não quero vender nenhum dos dois agora, mas a grana ta curta e preciso capitalizar, mas cada um a sua maneira, vale a pena as três linhas. Não sairia deste triangulo.
ABÇ!!!
Sergio.hgl
23/07/2012, 01:02
Olá pessoal,
possuo há quase um ano uma fl 05, batendo os 50mil agora, e percebo que ultimamente ela vem abaixando o nivel de agua consideravelmente, mais ou menos em dois dias ela vai do max para min. E assim como vcs ja citaram antes, muito provavelmente deve ser a valvula termostatica com defeito, pois reparo que quando ando bastante com o carro, chegando em casa com motor quente, nao pinga agua no chao pois a agua deve evaporar antes, e quando faco pequenos percursos, quando o motor nao chega a esquentar completamente, reparo que ela pinga no chao.
Bom, gostaria de alguma dica de vcs, pois vejo que varios possuem um vasto conhecimento pelo carro, que aliás, é um belissimo dum carro que até agora só me deu alegrias! mas esse problema está começando a me incomodar...
gostaria de saber:
1) algum lugar de confiança de vcs, que possam resolver sem enrolaçâo e no capricho!!
2) quanto ficaria o orçamento mais ou menos??
3) qual é o kit que vcs compram na ebay...qual seria o nome??
agradeco a atencao de vcs,
abracos!
Sergio.
Sérgio,
Antes de mais nada, bem-vindo ao grupo. Também sou fã desse carro.
Posso te ajudar apenas com a pergunta nº 3. O código da peça é PEM000030. Com esse código você procura onde quiser, inclusive no Ebay. Te aconselho a também dar uma busca nas lojas britânicas já mencionadas neste fórum. Tenho conseguido preços melhores do que no ebay em peças originais e o frete é até mais barato que dos EUA. Eu sou cliente da Brit-car, muito satisfeito.
Você tem que avaliar se compensa comprar a válvula sem ter certeza de que é ali o defeito. O seu raciocínio com relação ao vazamento faz todo o sentido para mim, mas, sei lá, vai que a origem é outra.
Confesso que eu às vezes também mando logo trocar uma peça sem ter muita certeza da necessidade, só para não ter o aborrecimento de deixar o carro parado na oficina à toa. Desde que a peça seja barata, claro. Na Brit-car essa vávula original sai por menos de 15 libras.
Quanto à oficina, eu mesmo não conheço, mas todo mundo neste fórum recomenda a The Specialist em SP.
Sds,
SM-S.
Rafael777
13/08/2012, 19:54
Olá amigos,
estou em S.O.S may-day may-day MAY-DAY, des de quando adquiri o Auto, do qual gostei muito por sinal, estou com um problema na marcha Ré, quando ela esta fria a Ré funciona perfeitamente mas após umas voltas depois de aquecida eu coloco na Ré e fica como se estivesse no Neutro então eu dou uma acelerada e ele engata, em dias de chuva mesmo após algumas voltas quando eu passo em grandes possas de água ele funciona mas depois volta a ficar do mesmo jeito.
- Resolvi arrumar, e entrei em uma saga sem fim, levei em várias oficinas e todos brilhavam os olhos querendo abrir o câmbio cobrando uma media de R$ 6.000,00, deixei na autotrizada Land Rover e ficaram com ela 20 dias, me falaram que quando alguém vai trocar o óleo de câmbio existem dois parafusos, o certo e o errado, no errado solta uma mola e não se é possível completar o óleo todo..., e realmente o Ex-proprietário tinha trocado o óleo de câmbio, e assim não tem o funcionamento direito, eu pensei que se fosse uma questão de mola esta tudo lindo, relataram que a mola estava quebrada de fato mas que após 20 dias eles não resolveram o problema e informou que se fosse para fazer o câmbio lá sairia a bagatela de R$ 15.000,00.
- Então depois de deixar meu Auto 2 dias aqui ( R$ 6.000,00 e me cobrou R$ 70,00 de diagnostico, mas que se fosse fazer o serviço com ele seria abatido este valor, isso que foi ele quem trocou o óleo de câmbio para o Ex-proprietário ), 3 dias ali ( R$ 6.000,00) , 4 dias aculá ( R$8.000,00 para ficar BOOMM mesmo e não trabalha com peças de fora )... 20 dias na autorizada... ficando zarolho de tanto pesquisar peças de câmbio na internet, para se caso tivesse que abrir,
o Mauricio aqui deste Fórum me relatou que seu caso era exatamente igual ao meu... e que seu mecânico de confiança que mexe com Radiadores lhe informou que o problema estava no Cooler de transmissão ( Trocador de calor do câmbio ) e que ele trocou e ficou 100%.
- Achei uma oficina que tinha mexido em um outro Auto meu a uns anos atrás e estamos fazendo isto, ESTAMOS no presente, comprei o Cooler da transmissão, como havia vazado um pouco de óleo da transmissão para o sistema de refrigeração o problema se alastrou como câncer então tive que trocar também a válvula termostática, bomba de água, mangueiras que estavam ressecadas, tirar o radiador para uma limpeza completa, as correias pois estavam rachando e por ai vai..., e hoje 13/08/2012 fui até a oficina e ela estava funcionando para testes de ventoinha... tentamos testar a marcha Ré e NAAAAAADDAAAAAAA só dando a pisadinha no acelerador.
Por favor me ajudem.
dodezaine
14/08/2012, 08:09
Olá amigos,
estou em S.O.S may-day may-day MAY-DAY, des de quando adquiri o Auto, do qual gostei muito por sinal, estou com um problema na marcha Ré, quando ela esta fria a Ré funciona perfeitamente mas após umas voltas depois de aquecida eu coloco na Ré e fica como se estivesse no Neutro então eu dou uma acelerada e ele engata, em dias de chuva mesmo após algumas voltas quando eu passo em grandes possas de água ele funciona mas depois volta a ficar do mesmo jeito.
- Resolvi arrumar, e entrei em uma saga sem fim, levei em várias oficinas e todos brilhavam os olhos querendo abrir o câmbio cobrando uma media de R$ 6.000,00, deixei na autotrizada Land Rover e ficaram com ela 20 dias, me falaram que quando alguém vai trocar o óleo de câmbio existem dois parafusos, o certo e o errado, no errado solta uma mola e não se é possível completar o óleo todo..., e realmente o Ex-proprietário tinha trocado o óleo de câmbio, e assim não tem o funcionamento direito, eu pensei que se fosse uma questão de mola esta tudo lindo, relataram que a mola estava quebrada de fato mas que após 20 dias eles não resolveram o problema e informou que se fosse para fazer o câmbio lá sairia a bagatela de R$ 15.000,00.
- Então depois de deixar meu Auto 2 dias aqui ( R$ 6.000,00 e me cobrou R$ 70,00 de diagnostico, mas que se fosse fazer o serviço com ele seria abatido este valor, isso que foi ele quem trocou o óleo de câmbio para o Ex-proprietário ), 3 dias ali ( R$ 6.000,00) , 4 dias aculá ( R$8.000,00 para ficar BOOMM mesmo e não trabalha com peças de fora )... 20 dias na autorizada... ficando zarolho de tanto pesquisar peças de câmbio na internet, para se caso tivesse que abrir,
o Mauricio aqui deste Fórum me relatou que seu caso era exatamente igual ao meu... e que seu mecânico de confiança que mexe com Radiadores lhe informou que o problema estava no Cooler de transmissão ( Trocador de calor do câmbio ) e que ele trocou e ficou 100%.
- Achei uma oficina que tinha mexido em um outro Auto meu a uns anos atrás e estamos fazendo isto, ESTAMOS no presente, comprei o Cooler da transmissão, como havia vazado um pouco de óleo da transmissão para o sistema de refrigeração o problema se alastrou como câncer então tive que trocar também a válvula termostática, bomba de água, mangueiras que estavam ressecadas, tirar o radiador para uma limpeza completa, as correias pois estavam rachando e por ai vai..., e hoje 13/08/2012 fui até a oficina e ela estava funcionando para testes de ventoinha... tentamos testar a marcha Ré e NAAAAAADDAAAAAAA só dando a pisadinha no acelerador.
Por favor me ajudem.
Que fria, sou o segundo dono da minha e quando o carro estava com 92k passei no specialist e uma das vontades era adiantar a troca de óleo da caixa. Aí para surpresa o Luiz disse que nao se troca o óleo da freelander . Aí tireis idéia da cabeca, pode ter sido a salvação da minha. Fora isso nao posso te ajudar. Abraço
Rafael777
14/08/2012, 15:45
Opa,
isso que oque relatei aqui é o resumo do resumo, e esqueci de mencionar que nesta última oficina o Auto já esta a 3 ( três ) meses !!!
Hoje fui na autorizada Land Rover pela milésima vez para que o chefe de oficina desse uma luz para nós, vamos tentar trocar o óleo retirando o "velho" e preenchendo com novo tirando um parafuso lá para escorrer indicando que esta completo ligando e andando... e retirando novamente... até que saia limpo, dizendo assim para que se caso tiver ar no sistema... em fim, SEI lá.
Vamos ver no que vai dar, caso contrario se não der certo da marcha Ré funcionar seria abrindo a câmbio...
Alguém poderia me indicar um lugar mais em conta para comprar o Kit Master desta transmissão ???????
Obrigado
klaus motta
04/10/2012, 09:29
Amigo
Tive una explorer com problema identinco importei o master kit e não reslveu o problema estava no corpo de valvulas.
att
klaus
Rafael:
Veja no link abaixo a seção Gearbox & drivetrain problems:
http://www.dogandlemon.com/sites/dogandlemon.com/files/land_rover_freelander_1997-06_0.pdf
Roberto FL
07/10/2012, 17:48
Olá amigos,
Por favor me ajudem.
Boa tarde Rafael, Acho que o caminho que você tomou foi usual, mas diria para você procurar especialistas em cambio automático e não oficinas gerais. Na agencia, a orientação é trocar tudo SEMPRE e você paga pela garantia, mas daí fura o bolso. em sao paulo tem muitas oficinas especializadas em cambio e este até que é bem conhecido. É usado no jaguar x type e em audis se não me engano. tem umas fragilidades como o sistema de refrigeração, mas é bom. Um amigo concertou de uma fl, saiu por ai mesmo (6k), mas o dele tinha uma sopa de engrenagens. voce pode ter mais sorte!
AlexandreF
27/12/2012, 09:27
Prezados,
Nunca tive um 4x4, contudo hoje tenho a possibilidade de comprar uma Freelander HSE 2005. Já vi na loja, o preço está bem atrativo mas eu realmente não sei o que verificar na Freelander para analisar o seu estado mecânico. Ela está com 87k km rodados. E aí que peço a sua ajuda.
Em Curitiba, onde você pode me indicar um mecânico para fazer essa avaliação?
Wild Rover
04/01/2013, 12:31
O cambio automatico da Freelander 1 é japones marca JATCO modelo JF506E mesma caixa que vem em alguns Jaguar, Mazda e Volkswagen. Um bom especialista em caixas automaticas poderia mexer sem problemas. A ficha de manutençao fala que o oleo deve ser trocado cada 120.000 km. O oleo recomendado por Land Rover é o ATF402 (numero do catalogo STC50531G) ou Texaco N402. A quantidade na troca é de 4 litros ou 8,5 litros en "seco"
Wild Rover,
Tem um tópico aqui no 4x4Brasil sobre o câmbio AT da FL. Aqui no Brasil esse câmbio é mais comum nos Audi A3 nacionais, pois venderam muitos deles com câmbio AT.
A minha tabela de manutenção fala em troca do óleo a cada 100 mil km. Mas a maior autoridade em LR aqui do Brasil (The Specialist) recomenda não trocar o óleo. O site da Jatco também diz que não precisa trocar o óleo. Eu optei por trocar com 100 mil km. Na época eu nem sabia dessa recomendação de não trocar o óleo. Troquei numa oficina especializada em câmbio AT e o responsável disse que o óleo estava com sinais de desgaste e que a troca seria necessária. Sabe-se lá se ele falou isso apenas para ganhar o cliente...
A vantagem é que o preço da troca não é muito caro. Os mecânicos já têm boa experiência com esse câmbio AT por aqui.
afrancino
24/01/2013, 00:31
Boa noite amigos, quero relatar o que está acontecendo comigo, comprei uma FL 2006 recentemente, de cara parecia tudo bem com o carro... só que em uma breve viagem percebi que o carro aqueceu, parei rapidamente e desliguei o carro, abri o capo e esperei esfriar, pude notar que o reservatório de água estava vazio, completei e segui viagem (sem nenhum problema) no outro dia fui verificar a água novamente e vi que estava baixa, completei e fui no meu mecânico, ele fez uns testes e detectou que tinha uma vazamento no radiador do ar quente, para eu não precisar trocar o radiador de cara e continuar usando o carro ele isolou a peça e mudou o caminho da água, parecia uma boa idéia, o problema foi que a água continuou sumindo e para piorar começou a voltar óleo no reservatório de água, na hora meu mecânico achou que era problema no cabeçote... parei o carro novamente, quando ele abriu descobriu que o problema era no resfriador do oleo de cambio, que estava misturando oleo e água, bom, meu carro tá lá para trocar essa peça só que eu ainda estou com o pé atrás, com sensação de que talvez tenha algo a mais nisso! Com relação ao motor ele olhou e disse que está tudo zerado. O que vc´s acham??
Manda consertar e vende o mais rápido possível.
Wild Rover
25/01/2013, 11:17
Alguem colocou em algum post um video do youtube com oleo saindo do reservorio de agua. Isso é problema grave, serio e custaria muito dinheiro, mais do 25% do valor do carro. Nao acho que trocando só o resfriador de oleo da caixa automatica ele fique OK. Tem grande probabilidade que a caixa mesma ja esteja danificada (se nao perceber problema logo logo ele vai aparecer), sem contar com outras partes do motos que ja estejam comprometidas. Concordo com o Neto1.... conserta com o menor custo possivel e vende logo
afrancino
25/01/2013, 12:30
Vixe, mais então é muito grave o negócio? Neto, o que você acha que pode acontecer? Assim, fiquei com muito medo agora, eu queria ficar com o carro, mas pelo que eu to vendo é o pior negócio ficar com ele?
Boa tarde, sou novo aqui no site, e acabei de comprar um FL 2004 com alguns problemas simples de resolver como o reparo de vidro, lanterna, etc.. . Só que agora apareceu um defeito no reservatório de água igual ao relatado pelo afrancino, ou seja retornando oléo pelo no reservatório de água. Pelos posts já vi que estou numa sinuca de bico, ou conserto e vendo barato ou jogo tudo no ferro velho. Mais pretendo tentar resolver o problema, gostaria de saber como posso conseguir o manual desse motor e comprar a peça.
Wild Rover
25/01/2013, 14:15
Consertar pode, o que tem que se considerar é o custo de conserta. Eu tenho a teoria que nenhum conserto que seja maior ao 25% do carro vale a pena gastar.
Vixe, mais então é muito grave o negócio? Neto, o que você acha que pode acontecer? Assim, fiquei com muito medo agora, eu queria ficar com o carro, mas pelo que eu to vendo é o pior negócio ficar com ele?
Vc já cotou o reparo ?
afrancino
25/01/2013, 18:30
Vamos lá, fui no meu mecânico agora a tarde, conversei bastante com ele e disse o que tinha lido aqui, ele me disse que o cambio está perfeito, mas que realmente pode apresentar alguma coisa mais pra frente, até pq ele não sabe me dizer se esse carro já havia sido "mexido", ele disse que aparentemente o motor já foi feito, pois a junta está zerada! Com relação ao resfriador, eu estou trocando a peça (caro pra burro), no total to gastando quase R$ 4.000,00, só que perto do que a galera vem gastando é pouco, por isso eu to com o pé atrás :(
Vamos lá, fui no meu mecânico agora a tarde, conversei bastante com ele e disse o que tinha lido aqui, ele me disse que o cambio está perfeito, mas que realmente pode apresentar alguma coisa mais pra frente, até pq ele não sabe me dizer se esse carro já havia sido "mexido", ele disse que aparentemente o motor já foi feito, pois a junta está zerada! Com relação ao resfriador, eu estou trocando a peça (caro pra burro), no total to gastando quase R$ 4.000,00, só que perto do que a galera vem gastando é pouco, por isso eu to com o pé atrás :(
Nessas horas não tem jeito, tem que mexer no fundo do bolso. Mais vou tentar trazer de fora, talvez consigo um reparo mais barato. Vc poderia me fornecer o codigo e o nome das peças que vc usou ?
Roberto FL
27/01/2013, 01:34
defeito comum no motor kv6, este nosso da freelander: junta queima e mistura oleo c agua. se for so junta blz, mas se for camisa de pistao.... ai sim e um baita osso...
junior ABC
27/01/2013, 23:52
estou comprando uma FL 05 hse , porém depois do que eu li, fiquei com um pé atras !!! tem como identificar logo de cara os problemas dela , ou seja, no dia da compra ??? problemas como , oleo no radiador, problema de aquecimento ou de transmissao.!!! Obrigado ...
afrancino
28/01/2013, 13:51
Nessas horas não tem jeito, tem que mexer no fundo do bolso. Mais vou tentar trazer de fora, talvez consigo um reparo mais barato. Vc poderia me fornecer o codigo e o nome das peças que vc usou ?
Olá Jayme, no problema da água eu só usei uma peça, que se chama resfriador do óleo de cambio, o código é UBC000070, essa peça tem valores que vão de 2.400 a 2800, vc tem que pesquisar bem! Acho que importando sai mais barato, só que vc tem que ver se o problema é nessa peça mesmo. O óleo que tava no meu reservatório de água era óleo de cambio.
Obrigado afrancino, aqui há um pouco de dificuldade pois estou com o carro fora da capital, liguei para as concessionarias e estas só informam via e-mail. O defeito o mecânico já disse que é uma especie de serpentina que passa pela caixa de cambio, isso faz com que o óleo da caixa de cambio retorne pelo reservatório de expansão (água), diferente da queima da junta de motor pois nesse caso a água é que vai para a caixa do motor.
afrancino
05/02/2013, 16:49
Boa tarde amigos, vamos lá, acabei de pegar minha FL e acabei de receber algumas noticias (não muito boas), bom, meu mecânico ficou um bom tempo com ela, testando bastante e rodando pra ver se o problema do aquecimento havia sumido, aparentemente sim, a água não está baixando e parece que está resolvido esse problema, maaaaaassss ele me disse que teve que retirar a válvula termostática pois ela não estava abrindo, ou seja, estou rodando sem essa válvula, isso é problema?? Ai pra melhorar ele disse que realmente o câmbio aparenta estar com alguma coisa (não passa corretamente as marchas) e disse que já está pintando um problema nas trizetas, recomendação do meu mecânico: Vende logo esse carro!! Eu estou desistindo dele mesmo.
Wild Rover
05/02/2013, 17:36
Rodar sem a valvula termostatica nao faria no curto periodo de tempo apresentar problemas mas no exterior essa peça custa apenas US$ 50,00 o que justifica sem duvida comprar uma nova e colocar. Se as marchas nao passarem corretamente isso pode ser desde problemas nos solenoides que seria o problema menor e o menor custo, sao nove e cada um custa uns US$ 70,00. Mas pode ser pior e custar varios miles de reais. Recomendo fortemente ir a uma oficina especializada em caixa AT para fazer uma revisao. Acho que nesse mesmo topic eu coloquei a minha experiencia "refazendo" uma caixa AT
Roberto FL
18/02/2013, 21:14
LR no geral quebra muito mesmo e sai o olho da cara... Reclamação de ingles é pela evolução da "reliability"!!! só falta isso para o carro ser TOP de verdade. Mas, mesmo as MIT tem problemas. L200 com superaquecimento, pajero diesel estourando com 60K... A toda prova mesmo somente a Hilux SW4.
Vou tentar salvar a FL e o KV6. Estou com ele e é a viatura que busquei a muito tempo. Fora a FL, somente a Pajero sport 3.5 gas, mas... não tem teto solar e é maior do que preciso, além do cambio ser ridículo de simples com 4 marchas. Tem cara de SUV... Defender por enquanto não....
Bem, me ocorreu que, como refiz o motor com hibridos e peças atualizadas usadas no rover do KIA Carnival, poderia alterar o sistema de refrigeração anulando o controle da valvula termostática. Deixaria ela aberta o tempo todo para resfriar direto. Como no brasil não faz muito frio e tampouco neva, seria uma alternativa... O que voce acha?
Vou voltar para sampa e conversar com o oráculo sobre esta alteração...
Caros Freelandeiros desesperados. Tinha respondido esta questão a um tempo. Acredito que na duvida, o mecânico fez a escolha correta. Eu faria o mesmo e segundo um grande mecanico da área... Sim, por segurança. Esta valvula não presta. É fragil e quando não funciona, simplesmente arrebenta um motor de aluminio de 35 mil reais. É estranho dizer para se livrar do carro, porque alguem de boa fé e feliz vai comprar seu problema. Pior: não vai saber do histórico e vai começar do zero (tendo muitos prejuízos evitáveis). Tentaria empurrar para um concessionária da LR ou atravessador mesmo. Assim quem compra tem certas garantias. A vida é assim, fazer o que. O meu eu concertei com a garantia e pulei fora. Boa sorte.
DeaeStan
23/04/2013, 11:52
estou comprando uma FL 05 hse , porém depois do que eu li, fiquei com um pé atras !!! tem como identificar logo de cara os problemas dela , ou seja, no dia da compra ??? problemas como , oleo no radiador, problema de aquecimento ou de transmissao.!!! Obrigado ...
Junior, o carro é maravilhoso... Os problemas são fáceis de identificar sim. Te aconselho a retirar a tampa plástica que cobre o motor e olhar bem com uma lanterninha. Procure por rastros avermelhados de fluido de refrigeração, vazamentos de óleo e ferrugem nos radiadores. Tente ver se a junta do cabeçote foi trocada. Seja paciente. Dê preferência aos anúncios de particular. Em lojas os carros ficam abandonados nos pátios e quando alguém se interessa, o discurso é o de sempre: "O carro é muito bom, era de um médico..."
Converse com o dono, e se ele foi cuidadoso com o carro, se estiver tudo certinho, pode comprar.
São pouquíssimas as informações que você pode encontrar na web de donos satisfeitos com o carro. As pessoas só descrevem os problemas, nunca os benefícios.
Belo dia eu estava esperando uma pessoa em uma gráfica e reparei que em frente havia uma oficina pé de chinelo com uma Freelander 2006 consertando o alternador. Depois de conversar com o mecânico, ele me disse que era o regulador de voltagem. Ao invés de trocar o alternador todo o cara estava desmontando tudo pra limpar e trocar o regulador.
Existem certas economias que saem muito caras depois. Mas... cada um se vira como pode.
RodrigoCNA
07/05/2013, 18:30
Galera tenho uma freelander 1 2006 2.5 v6 gasolina, fui fazer uma revisao e vou ter q trocar peças como amortecedor dianteiro, pastilhas e outras coisinhas...gostaria de saber algum lugar que voces recomendam comprar mas que chegue rapidooo!! obrigado
ronaldovfilho
25/06/2013, 12:09
Isso mesmo. De olho na temperatura! Se bem que todo carro nao pode passar a temperatura assim, mas o kv6 e mais sensivel. depois posto umas fotos do motor aberto e recuperado. O conserto poderia sair mais barato, pois tem uma retificadora aqui em sampa que trabalha com este motor com um pé e uma mão nas costas...:) falei do motor da kia carnival. é o mesmo e as peças obviamente identicas. Fica ai a dica!!! Outra coisa: a agua some pela camisa do pistão e pode ir para o carter e encher de agua. Daí sobe o nivel do óleo. Tomara seja cano rompido, mas Se tiver que consertar o pistão e camisa, que seja na garantia...:!:
Olá, amigo!
Poderia indicar esta retífica que mencionou acima?
Muito grato!
Abs
Roberto FL
29/06/2013, 00:42
Olá, amigo!
Poderia indicar esta retífica que mencionou acima?
Muito grato!
Abs
Vai la loja do Reinaldo (Av José Maria Whitaker (http://www.apontador.com.br/guia_de_ruas/sp/sao_paulo/av_jose_maria_whitaker.html), 1160 - Saúde
Ele sabe onde concertar este motor! ABÇ
afrancino
28/09/2014, 15:51
Depois de quase dois anos estou de volta para finalizar minha saga com a FL 06, depois do meu último relato eu achei que o problema estava resolvido e realmente NÃO ESTAVA, a água continuou sumindo, resolvi mudar de mecânico e levei ela para um mecânico da Land Rover aqui de Campinas, quando eu parei o carro ele deu uma olhada e de cara já falou que sabia para onde estava indo a água, para o motor!! Bom, ele abriu o motor e fez a retifica da parte superior dele, montou novamente e andou alguns km para testar, surpresa, a água continuava sumindo! Ele teve que abrir novamente o motor (e lá se vai mais um jogo de juntas) e viu que as válvulas estava comprometidas, as camisas estava descoladas e corroídas e o motor foi para um retifica completa, bom, resumindo, meu carro ficou quase um ano parado e por fim quando eu peguei ele depois dessa última passagem pela mecânica resolvi vender de cara o carro! Estou aliviado e agora tenho uma Duster. FL nunca mais.
LeandroDelSanto
04/11/2014, 15:13
as camisas estava descoladas e corroídas e o motor foi para um retifica completa,
Eu troquei as camisas da minha e fiz a porra toda...
Até nem achei mais o tópico em que comento isso...
Troquei MAF, sensor de temperatura em seguida!
Agora a água parou de descer, está tudo legal, MAS (sempre tem um mas)
Ela está deixando um cheiro muito ruim quando ligada, parece algo queimando, tipo catalisador, sei lá! E começou após a retífica, acho pouco provável que tenha sido coincidência, é um cheiro DESGRAÇADO de ruim! parece algo químico e tipo irrita a garganta!
Na loja de escape que fui para sacar o catalisador fora o mecânico disse que não tem nada a ver e colocando a mão no escape deixava cheiro de gasolina.
Pois bem fui em várias oficinas tentando achar alguém que descobrisse no scanner o que tá rolando E NADA! Teoricalmente tudo lindo e perfeito, apenas teoricamente!
Porque ELA ESTAVA FAZENDO 100KM POR TANQUE DE GASOLINA! acho que isso dá menos que 2km/l
Meu mecânico de confiança comprou a briga e resolveu fazer teste adiantando o ponto dela!
Peguei ela de lá! Estava com meio tanque, rodei CENTO E QUARENTA KILOMETROS COM MEIO TANQUE! Meodels, aí fiquei tranquilasso, a média teoricamente melhoraria MUITO, pois antigamente ela fazia uns 230km com um tanque cheio!
Fui todo pimpão encher o tanque dela depois disso, já nem ligava mais para o cheiro!
Ocorre que, já gastei meio tanque e rodei apenas OITENTA KILOMETROS!
Não deve estar fazendo mais 2 por litro como antes, mas não vai chegar nem a 150km com um tanque nesse embalo!
Alguém tem alguma luz sobre os 2 problemas?
O cheiro horrível
O consumo
?????????????????????????????????????????????????? ????????????????????
Não vale fraude à seguradora porque isso é crime, se não fosse, já o teria feito e comprado um carro confiável!
Três anos já com esse maldito motor KIA de merda! E nunca usei o carro a contento e já devo ter torrado a grana de um popular nela! Foda, viu!
alessandrobds
04/11/2014, 19:01
Quando eu peguei a minha, já saquei que ela estava com rendimento péssimo, perdia potência em subidas e quando pisava fundo ela demorava para desenvolver.
Bom, levei o meu carro em Ctba, na mecânica Injetec do Dib, vou te falar, o cara saca muito de importados, lá só tem Alfa, BMW, só top.
Eles ficaram com a minha durante 1 mês, acharam o problema logo de cara quando passaram o equipamento de leitura, sensor MAF tinha ido pras cucuia, depois foi 3 velas que não funcionavam, deixando o carro bêbado e esquentava demais o motor, feito isso que quase pensei que já tudo se resolvia, mas não estava nem pela metade da jornada.
Colocaram o sensor MAF, as velas e o carro ficou pior, acreditem, resolveram que poderia ser problema mecânico, então, retiraram a correia dentada, verificaram o ponto e estava ok, verificaram a correia frontal do comando e estava nova e ok tb, quando olharam a correia do comando de trás, ela estava com o rolamento e tensor ruim e a correia estava fora de ponto, resumindo, com o sensor MAF antigo o carro rodava legal, mas perdia potência.
Tudo normalizado e com as peças novas, bora rodar, o carro desde então não apresentou problemas, rodando perfeitamente.
Espero ter ajudado.
Eu troquei as camisas da minha e fiz a porra toda...
Até nem achei mais o tópico em que comento isso...
Troquei MAF, sensor de temperatura em seguida!
Agora a água parou de descer, está tudo legal, MAS (sempre tem um mas)
Ela está deixando um cheiro muito ruim quando ligada, parece algo queimando, tipo catalisador, sei lá! E começou após a retífica, acho pouco provável que tenha sido coincidência, é um cheiro DESGRAÇADO de ruim! parece algo químico e tipo irrita a garganta!
Na loja de escape que fui para sacar o catalisador fora o mecânico disse que não tem nada a ver e colocando a mão no escape deixava cheiro de gasolina.
Pois bem fui em várias oficinas tentando achar alguém que descobrisse no scanner o que tá rolando E NADA! Teoricalmente tudo lindo e perfeito, apenas teoricamente!
Porque ELA ESTAVA FAZENDO 100KM POR TANQUE DE GASOLINA! acho que isso dá menos que 2km/l
Meu mecânico de confiança comprou a briga e resolveu fazer teste adiantando o ponto dela!
Peguei ela de lá! Estava com meio tanque, rodei CENTO E QUARENTA KILOMETROS COM MEIO TANQUE! Meodels, aí fiquei tranquilasso, a média teoricamente melhoraria MUITO, pois antigamente ela fazia uns 230km com um tanque cheio!
Fui todo pimpão encher o tanque dela depois disso, já nem ligava mais para o cheiro!
Ocorre que, já gastei meio tanque e rodei apenas OITENTA KILOMETROS!
Não deve estar fazendo mais 2 por litro como antes, mas não vai chegar nem a 150km com um tanque nesse embalo!
Alguém tem alguma luz sobre os 2 problemas?
O cheiro horrível
O consumo
?????????????????????????????????????????????????? ????????????????????
Não vale fraude à seguradora porque isso é crime, se não fosse, já o teria feito e comprado um carro confiável!
Três anos já com esse maldito motor KIA de merda! E nunca usei o carro a contento e já devo ter torrado a grana de um popular nela! Foda, viu!
Dario-jr
01/12/2014, 00:03
muito bom estas informaçoes senhores, estou com uma na oficina, estou tentando importar as peças, espero ter sorte.
Dario-jr
01/12/2014, 00:12
Como estava dizendo, tenho uma FL 06, bobina e vela falhando, agua da valvula do termostato vazando, devo aproveitar e já trocar tbm as correias, o carro está com 60.000 km, ou fazer a troca das correias com 120.000 km, já consegui todos os códigos na brit car, estou tentando entender como procede a compra. Peço a orientação dos senhores para clarear minhas duvidas.
Joãomiguel
25/12/2016, 15:02
Bom dia LeandroDelSanto eu tenho uma Freelander 2005 e aconteceu uma coisa bem parecida com a que aconteceu na sua... e o problema não esta em nenhuma mangueira... esta em um kit que é comprado com a valvula termostatica...em que vem uma especie de canos...um reto e um em curva alem da propria valvula...esse kit é vendido completo nos EUA e achei por US$ 89,00 porém no brasil só o cano custa 90,00 a valvua 350,00 e as juntas dos coletores 40,00 cada enfim... qdo deu o problema o meu mecanico trocou como no seu caso a tampa do reservatorio, depois só o caninho que custa 90,00 e por ultimo o outro caninho e a valvula termostatica...o problea disso tudo é que tem que desmontar os coletores todos pra chegar na peça que fica entre o V do motor... se vc for na Land Rover os caras vão querer desmontar o cabeçote tambem....mas não precisa...eu tenho até a foto desse kit...posso te mandar se quizer... ai mesmo depois de trocado tudo a agua abaixou de novo...mas ai foi só bolha no sistema... depois disso ja andei mais de 2 mil km e esta tudo certo...conferi ontem anoite até....Ai juro que estava desanimado com tudo isso com esse problema... mas aprendi..e depois não tive mais problemas..... adoro o carro...tem uma aparencia muito imponente...e como eu digo... não é nenhum TR4 da vida não...é uma LAND ROVER !!!...
Aaa mais um detalhe... no começo do problema... não era sempre que a agua escorria no chao nao...era dificil acontecer isso...fiquei com medo da agua esta entrando no motor...e eu ter que fazer o motor.... mas não tinha nada a ver... o que acontece é qeu por esses "canos" estarem bem no V do motor...a agua escorre ali ...e evapora...então nem chega a pingar no chao....
abraço...e espero te ajudado...ola como consigo maiores informações c vc , tô c a msm problema me ajude
Oi pessoal! Eu tenho uma freela 2006/2006 e ja passei por todas essas etapas de manutenção, quando fiz uma revisão pesada pra ir do RJ ao deserto do atacama, no Chile.
Sobre o carro baixando agua, as principais causas Sao:
- Fissura na housing (casinha) da termostatica ou um dos seus tubos conectores (Sao dois) Como o Michel falou. Dificilimo de identificar pq a agua vaza e evapora com o proprio calor do cabecote.
- Trinca no reservatorio de expansao. As vezes ele vaza na juncao entre as partes superior e inferior... Esse vazamento eh facil descobrir com o carro quente e ligado da pra ver o vapor dagua e se Tiver aditivo, geralmente mancha de Rosa por onde vaza.
- Vazamento do radiador de ar quente. Vc consegue identificar ele colocando a mao por tras do painel, aonde ficam os conectores da injecao eletronica e verificando se está umido ou nao. Esse vazamento eh Bem mais comum do q parece, e causa de perda de mtos cabecotes de FL1.
- Vazamento pela bomba dagua. Tb facil de identificar, só olhar o carro por baixo.
- Mangueiras em geral. Curiosamente o vazamento menos tipico das FL1, mas tb acontece.
Como a "casinha" e os tubos da termostatica Sao plasticos, o Haynes (manual de manutenção) recomenda a Troca a cada 80mil. Nessa Troca, eu ja aconselho fazer correias, esticadores e bomba dagua de uma vez, pq a mao de obra por Si só ja é praticamente a mesma.
Pra comprar peças pela brit-car é só fechar o pedido q eles te enviam o invoice pra confirmacao. Depois q vc confirma eles fecham a fatura e mandam a encomenda. Se vc pedir por pac normal, demora uns tres meses pra chegar pq fica amarrado na alfandega uma eternidade. As vezes é tarifado, as vezes nao... Mas se Passar de 50 dolares é mto provavel q seja. Se quiser q cheguei rapido, quando eles enviarem o invoice, pede q seja mandado via DHL ou outro courier express. A Kelly e o Duncan Sao mto efficientes e Atenciosos.
Sobre bobinas.
Infelizmente é um problema cronico das freela e quando dá em uma, vai dando nas outras em sequencia. Se puder, ja Troca todas de uma vez! Geralmente tb sai mais barato mandar trazer de fora do q comprar no BR.
Pra identificar quais estao falhando, só no scanner mesmo, mas a substituicao nao é Nada dificil... Da p fazer em casa facil.
Qq coisa estou a disposicao.
Abs landeiros
mfonseca1
17/03/2017, 15:34
:shock::shock::shock: cacetada!!! compra a HSE, depois tem mais mercado, mas o pneu 235/50/18 da HSE é boa só para a Castelo Branco. lama é dificil.[/QUOTE]
Prezado Roberto,
Gostaria de saber, se a expressão que você se referiu acima é do pneu ou da Free.
É que ano que vem devo estar comprando uma e como vou muito a Barra Grande e lá são 100km de estrada de terra e areia, aí se chover dá estresse com a D. Patroa.......Hoje tenho um 4x2 que tento faze-lo de 4x4 (quase).
Obrigado.
Johnmelo
15/08/2017, 14:40
Boa tarde Michel Assis, tenho uma Freelander 2006 que está com o mesmo problema que a sua, já troquei a tampa do reservatório, a válvula termotáctica e continua o mesmo problema, quando paro o carro, derrama a água do reservatório.
Por favor, envie foto do kit que vc comprou e o contato no EUA.
Obrigado
A Land Rover diz que é um motor Rover KV6. Na realidade é um IED: Dispositivo Explosivo Improvisado.
EddieRoque
30/08/2019, 17:09
boa tarde, com tantos relatos do mesmo problema pq esse carro não teve um recall?
Anderson Clay
13/12/2020, 10:48
Bom dia Leandro,
Tive que trocar o bloco do motor da minha e estou com uma dúvida: as camisas são coladas ou tem anéis de vedação ?