PDA

Ver Versão Completa : Será problema elétrico ??? Alguem pode me ajudar?



Luiz Gustavo França
11/02/2012, 10:54
Tenho uma Explorer 96 / 97 XLT 4x4 automática, gasolina com kit gnv. Faço todas as manutenções necessárias principalmente com relação ao uso do gnv. A mais ou menos dois meses, ela começou a falhar, principalmente quando fazia curva para a direita ou passava em alguma trepidação; parecia que estava cortando o combustível. Levei ao mecanico e trocamos velas, cabos de vela, bobina, sensor de marcha lenta, foi verificado todo o sistema de aterramento e nada. Gostaria de saber se alguém já passou por problema parecido que possa me indicar a solução.

hsnake
11/02/2012, 11:24
A minha tbm tem KIT GNV e as vezes na estrada ela corta do nada..., Ainda não conseguir resolver esse problema que pode me matar qualquer dia desses..., mais tenho suspeitas que seja os equipamentos do GNV, Chave comutadora e toda sua instalação...

Luiz Gustavo França
11/02/2012, 11:50
No kit gnv acho que não é, pois falha tanto na gasolina quanto no gás. O carro estando parado, funciona normalmente, não apresenta nada. Na estrada, já passei aperto, porque quando corta ou falha, o giro cai aí ela reduz e dá um tranco, podendo até estragar a caixa.

Orleans
11/02/2012, 15:17
A minha tbm tem KIT GNV e as vezes na estrada ela corta do nada...

Do nada que você fala significa na desaceleração? Exemplo: Descidas na estrada ou quando freia rápido ao ver um quebra molas?
Desliga em aceleração constante na estrada?

Orleans
11/02/2012, 15:37
Tenho uma Explorer 96 / 97 XLT 4x4 automática, gasolina com kit gnv. Faço todas as manutenções necessárias principalmente com relação ao uso do gnv. A mais ou menos dois meses, ela começou a falhar, principalmente quando fazia curva para a direita ou passava em alguma trepidação; parecia que estava cortando o combustível. Levei ao mecanico e trocamos velas, cabos de vela, bobina, sensor de marcha lenta, foi verificado todo o sistema de aterramento e nada. Gostaria de saber se alguém já passou por problema parecido que possa me indicar a solução.

O melhor agora é não trocar mais peça alguma até descobrir o que está acontecendo.
Se isso ocorre exatamente da mesma forma com GNV ou gasolina, deve ter alguma peça da parte elétrica desconectando por vibração. Manda verificar o plug do sensor de rotação e testar a continuidade dos fios ligados a ele.

Para descartar algum problema na bateria, pegar uma emprestada para testar.

hsnake
11/02/2012, 15:54
Exatamente Orleans nas desacelerações, e aceleração nunca...
Estou até pensando em trocar isso tudo...
Chave Slim Comutadora Gnv Tury T1200 Completa - R$ 90,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221643538-chave-slim-comutadora-gnv-tury-t1200-completa-_JM)

Luiz Gustavo França
11/02/2012, 21:39
No meu caso, Orleans, o carro não chega a desligar, mas falha tanto na aceleração ou desaceleração, basta ter uma trepidação ou fazer uma curva pra a direita, o que me deixa muito intrigado ( só para o lado direito ). Achei por um acaso um terminal meio solto, era do "servo de controle de velocidade" segundo autorizada Ford pelo número da peça que passei por telefone, mas recoloquei no lugar e nada ( mais uma vez ). Amanhã, mesmo sendo domingo vou dar uma olhada no plug do sensor de rotação conforme voce orientou e volto a comunicar

Orleans
12/02/2012, 22:15
Exatamente Orleans nas desacelerações, e aceleração nunca...
Estou até pensando em trocar isso tudo...
Chave Slim Comutadora Gnv Tury T1200 Completa - R$ 90,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221643538-chave-slim-comutadora-gnv-tury-t1200-completa-_JM)

Acontece quando está usando somente gasolina? Essas não peças não vão resolver o problema.

hsnake
12/02/2012, 22:43
Não nunca aconteceu na gasolina só no GNV, acredito q seja isso sim Orleans pois quando ela morre, só funciona dps de um tempo ou qndo faço o papel dela q é mandar conrrente pro redutor...

Orleans
12/02/2012, 23:52
Isso é perigoso mesmo e como consequência mais branda pode arrebentar seu câmbio.

A Explorer precisa de muito combustível para funcionar e andar, tanto na gasolina como GNV, quando você desacelera a borboleta fecha rapidamente e se a marcha lenta no GNV não estiver bem regulada, o motor desliga. Quanto mais abrupta for a desaceleração, maiores são as chances do motor desligar.
Observe que quando ocorre esse problema o ponteiro do RPM desce direto, não parando entre 700/800rpm, que seria o correto.

Acredito que o seu redutor seja para veículos com motor acima de 160 HP, certo?
Vou te ensinar um paliativo para o carro não desligar até você procurar uma boa oficina especializada em conversão, onde deve pedir para verificar se o seu misturador/mesclador é apropriado para o 4.0 V6 da Explorer, se for basta sair com alguém que saiba regular até achar o ponto certo da marcha lenta, não sendo terá que trocar o mesclador e por experiência própria prefira o tipo bico de fogão, que é mais apropriado para seu carro.

Como resolver temporariamente: Memorize qual a rotação do carro no GNV, desligue o motor e retire a cobertura plástica que fica sobre o corpo da borboleta, puxe o cabo e observe um parafuso com a cabeça lisa, sem fenda que regula o fechamento da borboleta, aperte ele dando uma volta completa, liga o carro e verifica novamente o RPM. O ideal é repetir esse procedimento até perceber que o ponteiro do RPM esteja marcando um pouco acima do normal, o mínimo possível, se em marcha lenta seu carro com GNV costuma trabalhar com 700, tenda deixar próximo das 800 RPMs.

Testa na prática e verifica se parou de desligar, caso não pare, aumenta até parar. Esse procedimento acaba com esse problema, mas você tem que resolver a bronca no kit, porque além de aumentar um pouco o consumo, essa regulagem vai prejudicar a marcha lenta quando o carro estiver funcionando também com gasolina.

Outra coisa, se não estiver usando reset de memória, pense nisso, pois melhora muito o funcionamento do carro.

Abraços

Orleans
13/02/2012, 00:05
No meu caso, Orleans, o carro não chega a desligar, mas falha tanto na aceleração ou desaceleração, basta ter uma trepidação ou fazer uma curva pra a direita, o que me deixa muito intrigado ( só para o lado direito ). Achei por um acaso um terminal meio solto, era do "servo de controle de velocidade" segundo autorizada Ford pelo número da peça que passei por telefone, mas recoloquei no lugar e nada ( mais uma vez ). Amanhã, mesmo sendo domingo vou dar uma olhada no plug do sensor de rotação conforme voce orientou e volto a comunicar

Quem também pode causar falhamento nessa situação são alguns componentes do kit GNV.

Seu carro tem variador de avanço? Se tiver, desliga a tomada e liga o jump, testa para ver se para, continuando tenta conseguir outro módulo do simulador/emulador de bicos e troca pelo seu para testar, verificando também toda a fiação dele.

hsnake
13/02/2012, 13:00
humm orleans mto bom, irei fazer isso sim, mais precisaria de algumas fotos pois n entendo mto de mecanica, se puder disponibilizar fotos ou links seria mto bom, desde ja agradeço...
Orleans então me explica uma coisa, n sei se eu sou louco pois n sei a gravidade do q fiz, eu viajei com o GNV ligado direto, tipo puxei um fio do positivo direto pra alimentar o GNV e o carro não interrompeu durante a viaje...

Orleans
13/02/2012, 14:57
Orleans então me explica uma coisa, n sei se eu sou louco pois n sei a gravidade do q fiz, eu viajei com o GNV ligado direto, tipo puxei um fio do positivo direto pra alimentar o GNV e o carro não interrompeu durante a viaje...

Onde exatamente você ligou esse fio positivo?

hsnake
13/02/2012, 15:52
puxei da bateria do polo positivo direto pra uma perça meio q redonda q fica pedo do namometro no meu ela é preta e tem um terminal maxo, onde pega um terminal femea com fios azuis...
Videozinho pra melhor visualização...
Redutor GNV - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=myCC6zqcp6s&list=HL1329157492&feature=mh_lolz)

Orleans
13/02/2012, 16:12
puxei da bateria do polo positivo direto pra uma perça meio q redonda q fica pedo do namometro no meu ela é preta e tem um terminal maxo, onde pega um terminal femea com fios azuis... Vou tirar fotos para ficar melhor...

Não precisa, você ligou um positivo direto na eletroválvula que funciona abrindo para deixar o gás passar. Não sei o que uma válvula eletromagnética sempre aberta pode gerar, mas perder a opção de funcionar somente na gasolina numa situação de emergência não é uma boa.

hsnake
13/02/2012, 16:27
Mais eu ja fiz essa ligação porém la dentro na chave..., fiz uma ponte do fio vermelho para o azul e tbm o carro n interrompeu..., Mais isso pode dizer q é a chave comutadora o problema???
Pronto o vídeo acima ja ta legal...

Orleans
13/02/2012, 16:51
Então vale a pena trocar a chave comutadora e ver o que acontece. Pode ser que com a desaceleração e queda na voltagem a eletroválvula esteja fechando. Não consigo imaginar uma razão para interromper o fornecimento do GNV somente por um defeito no botão de acionamento. Essa que vai comprar é a mesma que uso.
Porque não tenta antes a instalação original ligando um relê auxiliar?

hsnake
13/02/2012, 16:55
Como assim instalação original???, Mais independente de qualquer coisa irei trocar a chave sim, pois ela ja tem mais minha confiança...
Vc comprou essa chave pelo ML???

Orleans
13/02/2012, 17:04
Já veio no meu kit.
Quando me refiro a instalação original, quero dizer a instalação que estava antes, sem essa ligação direta.
O bom seria ligar um multímetro e verificar se ocorre alguma queda significativa na voltagem desse positivo quando o motor desacelera, bastando para isso voltar a instalação "original" e puxar esse positivo para dentro do carro.

hsnake
13/02/2012, 17:10
Entendi, mais eu n uso essa ligação direta não, nos ultimos dias ele voltou a apresentar o problema, e agora ele n faz essa ligação q eu fiz então o carro n funciona no gás, eu tenho passado uma certa vergonha toda vez q saio com ele, as vezes ele pega normal e mtas vezes n, sabe aquele barulho q faz qndo acende o quadro e a chave ta na posição do GNV tipo assim "TAC" então esse TAC significa q ta mandando gás e ele nem isso ta fazendo..., estou fazendo essa ligação direta para funcionar o carro e dps eu encaixo o terminal no local novamente e retiro o fio... Ta fodz isso, e é por isso q só chego a conclusão de que é a chave..., pois se ligar direto la dentro ela funciona, mais como disse trocar essa chave n é mais uma opção é uma ordem... vou compra-la pelo ML msm, é boa essa chave recomenda???

Orleans
13/02/2012, 17:26
Sim, uso e nunca tive problemas.
Então não é só desligar na desaceleração o kit está com outros problemas, vale a pena trocar.
Seu carro anda bem com GNV? Usa variador de avanço?

hsnake
13/02/2012, 17:32
Qndo vc fala anda bem vc quer dizer exatamente o q? Vairador de avanço??? Nem sei o q é

hsnake
14/02/2012, 21:27
Orleans para eu comprar aquela chave que te falei eu irei precisar trocar o emulador de bico??? se sim me manda o link de compra no ML...

Orleans
15/02/2012, 17:40
A chave comutadora é ligada no redutor e no módulo gerenciador, quem te disse que trocando ela vai ter que mexer no emulador de bicos?
Quando falo - Andar bem - quero dizer da mesma forma que utilizando gasolina, ou seu carro funciona parecendo Uno Mille, sem força.

hsnake
22/02/2012, 12:52
Rpz como na gasolina não mais tbm como uno Mille é fodz..., eu tiro pelo RPM, na gasolina ele vai até o 5,5 +/- ai e no GNV vai no 3,5 com mto esforço isso é bom ou ruim??? Então não precisa de emulador só a chave msm neh???