Conectar

Ver Versão Completa : Vitara diesel

felippetti
12/07/2005, 10:46
Pra quem tem Vitara à diesel (preferencialmente 1.9TD), vão as perguntas:

- fica muito barulhento? Trepida muito?
- a adaptação é muito traumática?
- o motor "empurra" bem (estrada/trilha)?
- quanto faz de média (cidade/estrada)?
- vale a pena o investimento?

Só isso (por enquanto, hehehe...)

Obrigado pela atenção!

nepomuk
13/07/2005, 08:17
Só conhecí 1 vitara diesel adapatado até hoje e, misteriosamente, ele sumiu do mapa.
Fica com o Motor original à gasolina mesmo que é mais barato, silencioso e econômico (além de ótimo na estrada).

Em adaptações vc ganha de um lado mas perde em vários outros.

[]'s a favor da autenticidade... :roll:

felippetti
13/07/2005, 08:29
Verdade... se fosse um negócio bom, seria mais comum de ver destes por aí...

AlemãoRS
13/07/2005, 10:17
Falei com o dono de um que tinha fundido um motor diesel de kombi, ele queria colocar o 1.9 mas nunca mais vi....
o mais dificil é acertar as relações de marcha, precisa trocar o cambio também, gasta mais que fazer o o motor original..

felippetti
13/07/2005, 11:29
Bah... então não vou mexer MESMO! Acabei de virar os 100.000Km no meu - tá novo!!

nepomuk
13/07/2005, 11:38
O motor do Vitara é o Bixo! Só quebra se o cara não cuidar mesmo. Meu mecânico falou que ele é mais bem projetado que os famosos AP's. :concordo: :D

geraldo paulino filho
15/07/2005, 23:45
Eu tenho um Sidekick 93 diesel há 3 anos,[ o difícil é a legalização ]. A falta de conhecimento sobre a economia e desempenho do motor VW diesel levam vários proprietários a evitar a transformação
A adaptação é facílima, as peças são facilmente encontradas, a economia é significativa em média 15 km/l diesel, final semelhante ao gasolina ou superior em determinados casos, o motor é muito silencioso em comparação aos diesel normais [MWM,TOYOTA, LAND, etc] o torque é um pouco superior ao original, nada que os diferenciais e cx não aguentem.
Meu Suzuki já teve os seguintes motores VWAP diesel 1.6 aspirado [só anda c/ pneus 205/70/15], 1.6 turbo e turbo intercooler : anda muito bem e é muito economico, 1.9 aspirado, 1.9 turbo, 1.85 turbo, 2.0 turbo todos 4 andam bem , lògicamente que os turbinados são mais ágeis.Se amanhã comprar um Suzuki Samurai/Vitara a 1a coisa é passar para diesel VWAP -sem usar ainda o 1.9 exp. o melhor de todos. :concordo:

Fabil
16/07/2005, 21:50
pois é... eu conheco pessoalmente o sidekick diesel do Gê.... e aqui em BH tb tenho um amigo com um samurai AP diesel que ficou muito bacana...
mas, tirar o moto original e funcionando 100% p/ adaptar um diesel é bobagem... agora se o seu motor original tá fundido ai 'pode ser viavel a longo prazo ou a longos Kms rodados, pois um motor AP diesel é praticamente o dobro do preco de um AP ciclo otto.
mas sem duvida nenhuma a grande vantagem dos diesel é a economia, torque em baixa e imunidade a agua ( se vc coloca um snorkel pode brincar de submarino ...heeeheh)
um AP diesel funcionando perfeito é quase tao silencioso quanto um a gasolina...

ô Nepomuk.. baseado em que seu mecanico afirma que o motor do vitara 8v é mais projetado que o AP ??? nao vale dizer só que o cabecote dele é crossflow e do AP nao, ok ?

Wallace
17/07/2005, 12:46
Jura que já fez as contas direitinho?
Já foi a epoca que Diesel era sinonimo de economia.
O preço do Diesel subiu e muito.
Acho que mesmo a alcool é mais negocio e o investimento muito menor.
Dependendo de onde roda GNV é o mais economico disparado.

Gasoso
17/07/2005, 14:48
Grande amigo Felippetti...
Antes de mais nada... para um motor de Vitara o teu nem amaciou direito :lol: :lol: ....
Aqui em Natal tem vitara com mais de 200K Km funcionando numa boa... este motorzinho ainda guenta muito tranco....
Quanto ao diesel.... :discordo: faz isso naum... a menos que vc quebre o seu em pedacinhos... isso sem falar que o Diesel tá caro que só....
Penso assim:
Gambiarra: Converter para alcool
Torque p/ Submarinos c/ rodas(hehe): Diesel
Economia: GNV
Segurança: Gasolina
:pensativo: Além disso, lembre que muitos motores à diesel são de baixa rotação... com uns 3k RPM vc tá detonando... teu câmbio foi feito para um motor com torque máximo acima de 3k rpm... logo vc tambem teria de mexer nos diferenciais.... é muita despesa pra pouco lucro....
queres uma viatura a diesel... então troca o vitara por um Band ou land... 8)
Eu acho que naum compensa o gasto... :mrgreen:

[]s

Fabil
17/07/2005, 19:09
Wallace e Gasoso..
mesmo com o diesel caro como está ( aqui em BH por volta de 1.55 o litro) ainda assim sai mais barato abastecer, pois o vitara e samurai com AP diesel citados aqui como exemplo ( e eu os conheco ao vivo e em cores) fazem uma media de 15Km/l.... basta fazer as contas....
ambos estao com a relacao de diferencial e caixas originais e fazem trilhas e viagens numa boa ( somente o Samurai que tem caixa 4M de chevette, que alias é um pouco mais REDUZIDA que a original do samurai)

GNV ??? do jeito que estao as coisas na bolivia é bem provavel que o GNV vá pro buraco... sem falar no custo do kit e a perda do já "abundante" espaco interno dos samurais/vitaras p/ acomodar o cilindro

converter o motor original p/ alcool??? vai ter dor de cabeca rapidinho$$$$$$

na minha opniao tendo em vista que os samurais/vitaras já sao super economicos com os motores originais, eu só trocaria por um AP diesel se o motor original estivesse completamente fundido e se eu achasse um AP Diesel prontinho e baratin.... se nao, eu colocaria um AP 1.6 MI TOTALFLEX...

Gasoso
17/07/2005, 21:38
Só para constar...
Aqui no RN nós produzimos (extraímos) GNV de guamaré e mandamos por gasoduto para o CE, PB, PE etc...
GNV= 1,22 por m3. Depende do meu humor, mas já fiz 12 por m3 na cidade.
Diesel= 1,68 por litro por aqui.....
alcool= pelo menos 2,00 a garrafa de cerveja em qualquer bar que se preze....
[]s

Wallace
18/07/2005, 17:14
Falei que não sabem fazer conta!
O custo de combustivel pode ser o minimo na conta.
Tem que ver IPVA que do GNV pode ser muito mais barato, assim como seguro.
Fora a manuntenção.
Quando eu fiz conta da Cherokee a gasolina 4.0 fazendo 4,5 e 7,5 e a Defender 110 fazendo 11, só a diferença do valor de seguro e IPVA paga toda a gasolina que a Cherokee gasta num ano... e ainda sobraria... fora o gasto de combustive e manutenção...

JOSE CANDIDO
19/07/2005, 15:21
OLA MEUS CAMARADAS ....

PREZADO FELIPETI DE BRASILIA ..... SEU MOTOR AINDA RODA PRACAS ...... ISSO NAO ACABA .... COMO DITO AI NO TOPICO, RODA MUITO AINDA .... BASTA DEIXAR A MANUTENCAO EM DIA ..... OLEO COM 5 MIL, JUNTAS E BOMBAS EM DIA, AGUA EM DIA, ETC ....

TBEM ACHO QUE O DIESEL SO É VIAVEL SE VC REALMENTE RPECISAR TROCAR O MOTOR DE VEZ ... FORA ISSO, SEPARA ESSA GRANA PRA IR COLOCANDO GASOLA, QUE VAI SER MAIS FELIZ .....

WALACE SP, A IDEIA É ESSA MESMA .... JA FIZEMOS VARIAS CONTAS AQUI COM AMIGOS, E UM CARRAO A DIESEL COSTUMA NAO COMPENSAR, PELO IPVA, SEGURO (PRATICAMENTE INVIAVEL) E MANUTENCAO PESADISSIMA .... É MAIS VIAVEL COMPRAR UM 6 CANECOS ...

POR FALAR NISSO, SEMPRE VEJO SUA FOTO AI ...: VC GOSTA MUITO DA SUA CHEROKA NÉ ??? ELA NAO TE DA TRABALHO ???

ABS A TODOS , CANDIDO BH

Fabil
19/07/2005, 18:14
OPA mais um de BH.. ae Jose... vc constuma fazer trilha com que turma aqui em Bh ?

Wallace
19/07/2005, 20:12
Não, trabalho nenhum, só gasta gasolina, acho que não gastei nem mil reias de peças com ela em quebras ou problemas desde de zero (é 98 mas comprei zero em junho de 99).
E já tive um farol quebrado e um radiador furado.
O resto foi barato também, óleos, velas, pastilhas, velas, etc.
Mas talvez eu não seja referencia (comprei zero, procuro cuidar bem, etc...)

Gasoso
19/07/2005, 21:03
Ei...!
Tem canto onde o IPVA pro GNV é mais barato??:shock:
É isso mesmo? entendi bem?...
aqui no Rio Grande do Norte naum muda nada :cry: ... e tem tanto carro a GNV por aqui que tô vendo a hora de aumentarem o imposto.... isso sim....
Se for mais barato mesmo por aí... é quanto mais em conta?
ô bando de sortudo...
( 1+1= 11 wallace, pode responder com % que eu entendo :mrgreen: )

Wallace
19/07/2005, 21:50
No rio paga 1%, gasolina e diesel 4% alcool acho que é 3%.
Aqui em SP acho que GNV é 3%.
Tudo em relação ao valor venal.
Por isso no rio tem que instale e depois vende o cilindro, e já sai no lucro no primeiro ano e usa gasolina mesmo.

Gasoso
19/07/2005, 23:01
Aê Gov. Wilma Faria....
Tá bom de seguir o exemplo dos grandes centros e dar desconto no IPVA aqui no RGN também.....

nepomuk
20/07/2005, 08:05
Galera, se querem off-road que consuma pouco combustível comprem esse veículo que repôe automaticamente todo combustível, totalmente natural e de graça. :mrgreen: :concordo:

carlos alessandro carvalh
02/08/2005, 12:18
Ola pessoal,
tenho um vitarinha com motor AP 1.8 gasolina, funciona muito bem, fica otimo, estou a procura de um motor AP1.9 DIESEL se souber de algum tengo interesse, pois só é tirar o gasolisa e por o AP1.9 DIESEL sem muita adaptação, apenas o sistema eletrico e de combustivel.
71-9609-3664
alex@tenace.com.br
sds