Ver Versão Completa : Sw4 97
Romulo Lubachesky
10/02/2012, 14:25
Olá, li vários tópicos sobre a SW4 aqui no fórum, até mesmo aqueles de 50 e poucas páginas... hehehe
Vi vários relatos de problemas relacionados a aquecimento e trinca do cabeçote nos modelos dos anos 96, 97 e 98.
Estou muito interessado em comprar uma SW4, mas as que cabem no meu orçamento, 40 mil, são todas desses anos e as mais antigas, até 95, só encontro muito surrada.
Meu pé é muito leve e sou muito cuidadoso com manutenção preventiva, mas vai saber oq o antigo dono fazia.
Minhas questões são as seguintes:
Fazendo um teste com ela, andando com giro bem alto durante alguns minutos, se ela tiver o cabeçote comprometido, já vou sentir aumento na temperatura?
Se eu comprar uma 97, por exemplo, e o problema do aquecimento acontecer, trocando o cabeçote o problema é resolvido?
Obrigado!
Romulo Lubachesky
Romulo,
Há um teste que vc pode fazer para ver se o cabeçote tem trinca:
Com o motor ligado e bem quente, retire a tampa do reservatório de expansão e coloque a mangueirinha que fica anexa à tampa para fora do reservatório. Depois, peça a alguém para acelerar o motor em 2.500 RPM e manter acelerado nessa rotação por aproximadamente 20 segundos. Se houver trinca no cabeçote vai jorrar água pela dita mangueirinha, se não jorrar água é quase certo que não há comprometimento do cabeçote.
Quando vc comprar a viatura, é importante fazer a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento, com a troca do fluido (40% aditivo + 60% água), limpeza do radiador e troca da válvula termostática. Isso lhe dará tranquilidade por 40.000 Km até a próxima troca.
Um abraço, Delfim.
Romulo Lubachesky
10/02/2012, 14:49
Obrigado pela resposta dpab...
Mas mesmo sabendo que o cabeçote esta comprometido, se o restante do carro estiver muito bom, vale apena comprar e trocar o cabeçote?
Eu não compraria, buscaria outra viatura.
Um abraço, Delfim.
Romulo Lubachesky
10/02/2012, 15:50
Obrigado amigo...
Conselhos anotados!
Aqui na minha região, Cascavel-PR, é dificil achar uma boa SW4 dessas. Mas em Curitiba encontrei várias no meucarronovo.com.br. Só que são 550 km e muitos pedágios pra chegar la, se eu for... vou ter que voltar com uma.
Alguém indica um lugar para levar as candidatas pra dar uma olhada, alguma oficina ou alguem que entenda das toyotas lá em Curitiba?
Abs
Romulo
fgonelli
11/02/2012, 11:36
Fala, Romulo.
Eu tenho uma 97 que nunca aqueceu. O carro é muito bom. Infelizmente sofremos um acidente com ela a umas duas semanas, mas ela voltará a rodar em breve. O carro está com 196 000km e o motor está ótimo. Os dois outros donos eram bem cuidadosos com ela. O cara que me vendeu é o segundo dono e meu amigo, ele me mostrou que trocou o radiador pois o antigo estava com uma pequena trinca na saida superior da mangueira. Quando veio o novo radiador ele viu que a espessura era maior.
Aliada a uma boa manutenção preventiva conferir se o carro já tem esse radiador maior é uma boa segurança para vc.
Boa sorte, Felipe.
Romulo Lubachesky
13/02/2012, 10:32
Obrigado pelo relato Felipe,
Estou mais tranquilo para pegar uma SW4... estou saindo de uma Pajero Sport 07, ela também não tem uma fama muito boa nessa questão de aquecimento, mas comigo num apresentou nada.
Abs
Romulo
Extatamente o q eu digo pros amigos depende do ex e atual dono, c uma viatura desse porte nao se pode economizar, boa sorte na proxima aquisiçao, abraço.
o problema das sw4 96 a 99 não é o subdimensionamento do radiador novo. Enquanto novo ele dá conta, ninguem perdeu cabeçote nos anos de 96 a 2000. O problema é depois de mais ou menos 10 anos qto ao entupimento. Como ele é menor, entope mais fácil. Mantendo-o varetado, liquido correto, valvula temrostática operante, não dá problema. experiência de quem já perdeu um cabeçote.
Romulo Lubachesky
14/02/2012, 21:35
Boa righi...
Faz sentido mesmo, quando pegar a minha vou mandar ver isso no ato!
joaodopet
15/02/2012, 12:21
Obrigado pelo relato Felipe,
Estou mais tranquilo para pegar uma SW4... estou saindo de uma Pajero Sport 07, ela também não tem uma fama muito boa nessa questão de aquecimento, mas comigo num apresentou nada.
Abs
Romulo
Saindo de uma Pajero 2007 pra uma SW4 97? Desculpa perguntar, mas o que o levou a fazer isso?
guilhermeabreu
15/02/2012, 12:30
Outro teste tb é vc andar a 140km/h por 5 a 10 minutos , se tiver problema VAI SUBIR A TEMPERATURA .
Aqui é fácil de fazer pq não tem pardal e/ou guardinha pra anotar .
Romulo Lubachesky
15/02/2012, 22:59
Joaodopet,
Me separei da minha esposa... preciso levantar uma grana, mas sem perder a tração... ehehehehe
Romulo Lubachesky
15/04/2012, 22:42
Gente boa, voltei para agradecer a ajuda de vcs e contar o desfecho da compra...
Acabei comprando uma Japa 92/93, trouxe ela pra casa hj. Fui comprar em Curitiba, então rodei mais de 500km com ela logo de cara, to adorando...
Alguns pontos:
retomadas são muito demoradas, perdeu o embalo na subida já era, creio que seja normal, até ja me adaptei, nao gosto mesmo de correr.
Se faz o motor apanhar ele solta fumaça preta, ok... já me adaptei tb é só reduzir na hora certa.
Como ela esterça, to impressionado com isso.
Também reparei que a temperatura do motor cai depois de passar um tempinho em uma descida, nunca tinha visto uma variação como essa, o ponteiro sempre esta abaixo da metade e em 500km não desceu uma gota de água, mas a temperatura variava de acordo com a pisada, será que esta certo?
O regime de giros, outra coisa que me impressionou, 2.500 rpm a 90km/h em quinta, até mesmo em uma subida leve. Em 3.000 rpm ela tá passando de 110 km/h.
Minhas contas do gasto de diesel foi um pouco prejudicado por não ter enchido totalmente no posto ao sair de curitiba, na primeira afogada foi interrompido o abastecimento. Mas estimo que tenha feito entorno de 10 km/l, sem ar e andando sempre entorno de 110km/h.
Amanhã estou indo no meu mecânico de confiança pedir pra ele verificar tudo oq preciso fazer pra deixar ela 100%... Estou muito feliz com minha Japa, logo farei umas fotos dela e posto aqui.
Abs
Romulo Lubachesky
Romulo, tenho uma japa 95, e gosto muito do carro, não vendo ela por qualquer grana não de tão boa que é! assim até agora tudo que você relatou ta ok, só tenho duvida quanto a variação de temperatura, a minha quando ligo e ando pucos minutos ja esta o ponteiro da temperatura fica sempre marcando pelo meio, pode ta friu, chuva, calor... etc... não fica variando.... tem algo errado ai, pode se valvula termostatica que não abre na hora certa, ou não tem.
Mas assim que você andar mais, vai ver que esse é um super carro, eu particularmente uso a minha pra tudo, no dia dia em trilha, viagem.... abrss
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