Ver Versão Completa : Transportando o Jeep em caminhão.
Vou transportar meu Jeep ( CJ5) , meu primeiro jeep alias , na carroceria de um caminhão.
Minha duvida é a seguinte: Qual a melhor forma de transportar este veiculo ??
Vou amarra-lo ( é claro !! ) , freia-lo mas ....
DEVO DEIXA-LO ENGATADO ????
Alguma dica importante de transporte ???
abraço aos amigos !
Jalexandre
11/07/2005, 20:33
Olá amigo, é bom verificar com a transportadora ou com a policia rodoviária, pois até onde eu sei é proibido esta forma de trasporte de veículos. Deve ser na Cegonha ou em guincho plataforma, ou puxado com o cambão.
Olá amigo, é bom verificar com a transportadora ou com a policia rodoviária, pois até onde eu sei é proibido esta forma de trasporte de veículos. Deve ser na Cegonha ou em guincho plataforma, ou puxado com o cambão.
:o Creio que não... Tem muito caminhão rodando até com outro caminhão em cima! Grandes transportadoras fazem isso com sua frota, por motivo de economia. E cambão só é permitido em emergências. É prática comum transportar até 3 jipes em cima de uma carreta, ou 2 num caminhão trucado.
Uma vez fui participar de um Raid, como zeca, e o dono do jeep levou de caminhão, junto com outro jeep. Nem amarraram os jipes. Só freio estacionário e engatado. A carroceria era do tipo graneleira e o caminhão foi do RS para SC, passando por vários postos policiais, sem problemas. Só deixe o documento do jeep com o motorista do caminhão.
Daqui à pouco alguém cita o CTB por aqui... É só pesquisar... :concordo:
[]'s
Beto Lacerda
12/07/2005, 10:28
La em Pinhal é terra de café ... os caminhões graneleiros são muito usados p/ carregar 2 ou 3 jeeps , p/ trilhas em cidades vizinhas mas distantes , gaiolas os caras colocam 4 ou 5 , vai tudo empinada , a primeira apoia na tabua da frente e o resto na capota da da frente :lol: :lol: , eles amarram tudo muito bem , calçam as rodas mas vai tudo desngatado p/ não ficar dando tranco no cambio , se é o certo sei lá pq po meu sempre ia rodando , mas o pessoal que mandava de caminhão ia sempre assim
[]'s
ah os doctos vão com o motorista do caminhão , junto com uma declaração de transporte (nada complicado só um papel escrito eu , ... proprietario do veiculo ..., placa ... , renavam...,autorizo ...,transportar meu veiculo ,no caminhão...,placa...,renavam... .
Vinicius Hauagge
12/07/2005, 15:23
Pessoal, lembro pra todos... vivemos num estado onde impera o principio da legalidade... entao, tudo que nao é proibido é permitido! Tal principio está assegurado em nossa consitituicao federal que assegura que ninguem é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senao em virtude de lei!
O CTB nao faz nenhuma menção ao transporte de veiculo por em cima de outro veiculo, (nao estou me referindo ao reboque) portanto pode transportar sim... Exemplo maior disso sao os chassis de onibus que circulam por ai com outro em cima por nossas estradas para as fabricas das carrocerias... ou ainda os caminhoes zero km que vao para as concessionarias com outro em cima....
O negocio é amarrar bem e levar o documento... e sinceridade, acho que nem precisa estar em com a documentacao em ordem, pois o veiculo nao esta rodando e sim sendo transportado... Mas para evitar maiores problemas, melhor estar com a documentacao em dia....
Quanto a amarraçaõ, sinceridade nao sei o que é melhor...
O pessoal aqui da minha regiao prende o jeep com calcos nos pneus e amarra bem, deixando em ponto morto, para evitar trancos na caixa, pq segundo alguns, corre-se o risco de quebrar algo, mas nao sei se isso procede!
Acredito que deixar o veiculo em ponto morto vc perde em segurança no tranporte mas GANHA na preservação do cambio !!! Sei que o ideal seria o transporte em plataforma ( daquelas usadas p/ cias de seguro) ...mas o preço do frete .....
Afonso Carlos
12/07/2005, 21:29
Toda vez que transportei meu jipe em um caminhão, sempre deixei o cambio engatado + reduzida acionada.
Nunca aconteceu nada com o cambio.
um grande abraço Afonso Carlos.
Sandro Tannuri
12/07/2005, 22:57
Basta prova de propriedade.
Quando transportei o Hulk em caminhão colocava sobre pneus e amarrava bem alem de deixar tudo engatado.
Abraços,
Walter Moreira
13/07/2005, 00:42
Pessoal, cuidado ao transportar com o câmbio engatado, conheço um cara que levou o jeep dele de Sampa para SC e chegou lá com o câmbio travado de tanto forçar em cima, teve que refazer o câmbio. (Provavelmente o câmbio já tava pedindo um novo). O ideal é o transporte em caminhões apropriados para transporte de veículos pois eles têm os pontos de amarração para travar as rodas com correias.