PDA

Ver Versão Completa : Rolamento central hilux 2.8 sr5

Inner
08/02/2012, 22:19
Aos amigos do fórum terei que trocar o rolamento central (cardã) da miha viatura Hilux SR5 98/98 cotei na América 410,00 original Toyota. Bem achei um absurdo um simples rolamento custar tudo isso. Pergunto alguma sugestão, alguém saberia a marca desse rolamento ou seu nº de série, se eu comprar o rolamento em uma casa de rolamentos levando uma amostra será que encontro ou será que o dito cujo é tão diferente ao ponto do fabricante manter uma linha de produção somente para aToyota é claro que não. Sugestões serão bem vindas. Abraço a todos Inner331365
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

DJunior
08/02/2012, 22:25
Inner,

Dá uma pesquisada na www.mmpecas.com.br (http://www.mmpecas.com.br)

Abraços,

Dirceu

jorge.duarte
08/02/2012, 23:01
Aos amigos do fórum terei que trocar o rolamento central (cardã) da miha viatura Hilux SR5 98/98 cotei na América 410,00 original Toyota. Bem achei um absurdo um simples rolamento custar tudo isso. Pergunto alguma sugestão, alguém saberia a marca desse rolamento ou seu nº de série, se eu comprar o rolamento em uma casa de rolamentos levando uma amostra será que encontro ou será que o dito cujo é tão diferente ao ponto do fabricante manter uma linha de produção somente para aToyota é claro que não. Sugestões serão bem vindas. Abraço a todos Inner331365
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

Inner,
Acredito que não seja possivel trocar somente o rolamento, pois ele é envolvido com borracha. Qual o motivo da troca? como chegou a conclusão que ele está danificado? Tem esse paralelo Rolamento Rei Do Cardan (centro) Toyota Hilux 2.8 4x4 - R$ 130,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-214756871-rolamento-rei-do-cardan-centro-toyota-hilux-28-4x4-_JM), se for o caso compre esse para quebrar um galho, depois que se capitalizar compre o original!

Abs

Inner
08/02/2012, 23:07
Oi Jorge tudo bem é o seguinte antes de viajar o Marcos Toyomundi, alertou dizendo que o rolamento estava começando a dar sinal de troca e realmente dá para ouvir um vuuuuuum vuuuuuuuuuuum com o carro em movimento dá para rodar ainda mais achei um absurdo o valor, tudo bem que seja envolvido mais 410,00 é muito caro

Inner,
Acredito que não seja possivel trocar somente o rolamento, pois ele é envolvido com borracha. Qual o motivo da troca? como chegou a conclusão que ele está danificado? Tem esse paralelo Rolamento Rei Do Cardan (centro) Toyota Hilux 2.8 4x4 - R$ 130,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-214756871-rolamento-rei-do-cardan-centro-toyota-hilux-28-4x4-_JM), se for o caso compre esse para quebrar um galho, depois que se capitalizar compre o original!

Abs

guilhermeabreu
09/02/2012, 00:46
INNER

Minha experiencia diz que rolamento NÃO PRECISA SER ORIGINAL , só comprar de marca renomada , mas este rolamento não é apenas um rolamento é um KIT aí não sei te informar , este que o Jorge.duarte citou deve ser CHING LING , mas não custa saber a origem do mesmo , pois se for nacional , deve ser de marca conhecida , mesmo sendo CHING LING , esta peça não é de muita precisão ou DE RISCO PARA VC .

Na minha SW4 93 2.8 aquele rolamento que tem na frente do motor que fica nas costas da polia que vai do alternador para o compressor se não me engano travou e na TOYOTA custava R$550,00 e comprei um TINKEN por R$24,00 e esta até hoje , mais de 3 anos de uso .

Rolamento de cardã qdo fica ruim alem do barulho FAZ VIBRAR O CARDÃ E O CARRO TODO , se no seu não esta vibrando , EU ANDARIA MAIS COM ELE, não sei se na sua SR5 tem aquela corrente ou correia para não deixar o cardã cair , se não tiver coloca para maior proteção/segurança em caso de soltar/caír o cardã .

moswaldo
09/02/2012, 11:16
Mario eu te digo de cadeira : O que voce vai achar no mercado paralelo NÃO dura 1 ano! EU sou prova viva disso! Tive que trocar assim que compre minha viatura a 3 anos atras, como ainda não tinha referencias na Toyota comprei na Arauto em São Cristovão pela bagatela de aproximadamente R$ 100 (marca Finoauto), pois bem paguei mao de obra pra torcar e após 6 meses de uso voltei a ter o mesmo problema.

Já com referencia no mundo Toyota comprei na Americas paralelo dito 1a linha japonesa, paguei R$ 150,00 mais MO para instalar...durou 1 ano !!!!!

OBS: como já foi dito anteriormente o problema não é o rolamento e sim a borracha que envolve ele, ela descola causando desbalanceamento de todo o conjunto do Carda, ai vibra todo o carro.

Desisti : Comprei na Ferraco Original Toyota , paguei R$ 390 + MO para instalar.....Espero durar os 10 anos que foi o que durou o original que estava na minha viatura antes de dar defeito.

guilhermeabreu
13/02/2012, 21:49
CARO INNER

Com o relato do MOSWALDO mudo toda a minha opinião : VAI DE ORIGINAL se realmente o defeito for nele .

Inner
15/02/2012, 00:07
Agradecendo a todos por sugestões dadas. Bem troquei ontem o rolamento coloquei original, o meca tinha trocou e depois devolvo outro pra ele. Preço na Ferraço 290,00 na já na "robacionária" autorizada Toyota aqui em Botafogo, pasmem 799,90 é de chorar de rir. Como eu disse anteriormente em um outro post eles correm pra não chegar e torcem para não vender. Abraço a todos Inner

CARO INNER

Com o relato do MOSWALDO mudo toda a minha opinião : VAI DE ORIGINAL se realmente o defeito for nele .

HERICK
15/02/2012, 07:54
Inner, to acompanhando o topico e graças a deus vc colocou original, esse rolamento vai durar mais uns 10anos, forte abraço.

guilhermeabreu
15/02/2012, 11:17
Agradecendo a todos por sugestões dadas. Bem troquei ontem o rolamento coloquei original, o meca tinha trocou e depois devolvo outro pra ele. Preço na Ferraço 290,00 na já na "robacionária" autorizada Toyota aqui em Botafogo, pasmem 799,90 é de chorar de rir. Como eu disse anteriormente em um outro post eles correm pra não chegar e torcem para não vender. Abraço a todos Inner

CARO INNER

Só por curiosidade , vc cotou na AMERICA tb ???????????? Pois já estou achando que a FERRAÇO OU FERRACO já esta começando a desbancar a AMERICA nos preços .

E VIVA A CONCORRENCIA , meu bolso agradece .

moswaldo
15/02/2012, 11:26
CARO INNER

Só por curiosidade , vc cotou na AMERICA tb ???????????? Pois já estou achando que a FERRAÇO OU FERRACO já esta começando a desbancar a AMERICA nos preços .

Eu jah tenho percebido o mesmo movimento, a ultima remessa eu cotei em ambos e Ferraco estava melhor, fechei com eles...

Abraços

MO

Inner
15/02/2012, 15:18
Dr. Guilherme fui verificar minhas anotações para confirmar o preço e a diferença é grande, então acabei de ligar para a Ferraço para confirmar. É isso mesmo. Vamos lá Ferraço 290,00 América 410,00 foi solicitada a cotação para peças originais Toyota em ambas as lojas devemos observar que no sítio da Ferraço eles afirmam cobrir outros orçamentos então pelo visto eles sempre estarão com melhor preço. Um abraço Inner

CARO INNER

André Cajarana
16/02/2012, 23:45
Faz-se necessário saber se as peças da Ferrecorealmente são originais. As peças originais são lacradas num plástico grosso com no mínimo duas etiquetas, todascom os códigos das peças e códigos de barras da Toyota. As caixas vermelhinhas característicasda Toyotas são facilmente confeccionadas em Pedro Juan Caballero.

Marcelo Melo
22/02/2012, 05:19
Pessoal,

Os Chig Ling não valem a pena. Troquei com 6 meses.
Então o mecanico (em 2009) me recomendou um de fabricação nacional (o pior é que não tem nome nem referência na nota nem na peça) parece com o do Sprinter (veja site abaixo). O importante é que tem um graxeiro. Estou com ele até hoje. De repente, uma adaptação na haste resolve o probleba de fixação.

Produtos - Suporte Rei (http://suporterei.com.br.pre.hw44.tehospedo.com.br/produtos/busca/?page=29&montadora=&modelo=&segmento=&tipo=1)

Boa sorte.
file:///C:/Users/SFB/AppData/Local/Temp/moz-screenshot.png

Inner
22/02/2012, 21:52
Bem Marcelo valeu pela dica veja se eu entendi, você trocou o rolamento central de uma Hilux por um nacinal indicado pelo seu mecânico é isso? E ele se parece com o da Sprinter. Ou você adaptou um da Sprinter na Hilux? Um abraço Inner

Pessoal,

Os Chig Ling não valem a pena. Troquei com 6 meses.
Então o mecanico (em 2009) me recomendou um de fabricação nacional (o pior é que não tem nome nem referência na nota nem na peça) parece com o do Sprinter (veja site abaixo). O importante é que tem um graxeiro. Estou com ele até hoje. De repente, uma adaptação na haste resolve o probleba de fixação.

Produtos - Suporte Rei (http://suporterei.com.br.pre.hw44.tehospedo.com.br/produtos/busca/?page=29&montadora=&modelo=&segmento=&tipo=1)

Boa sorte.
file:///C:/Users/SFB/AppData/Local/Temp/moz-screenshot.png

Marcelo Melo
24/02/2012, 00:18
Bem Marcelo valeu pela dica veja se eu entendi, você trocou o rolamento central de uma Hilux por um nacinal indicado pelo seu mecânico é isso? E ele se parece com o da Sprinter. Ou você adaptou um da Sprinter na Hilux? Um abraço Inner

Caro Inner, amanhã ela chega da oficina. Vou tirar umas fotos e posto aqui.

abraço,

Marcelo

rfdex
14/01/2014, 19:01
Pois é amigos, há aproximadamente um ano atrás tive que trocar o rolamento central da Hilux, uma vez que estava apresentando barulho (ronco). Como fui pego de surpresa na ocasião, e como precisava urgente do veículo, acabei optando por um xing-ling que tinha ao alcance no momento. Mas nunca fiquei satisfeito, principalmente pelo fato de aquele rolamento não ter um bico que pudesse ser lubrificado. Esta semana o dito apresentou o mesmo problema, ocasião em que, após consultar este fórum, resolvi pesquisar a opção nacional oferecida pelo fabricante SUPORTE REI (código R-1023), do interior de SP. Comprei diretamente do site do fabricante. Chegou via Correios. Veio inclusive com um manual de instalação extremamente didático, mas em virtude de o mesmo possuir uma advertência acerca da reprodução sem autorização, não o digitalizei para mostrar a vocês. Mas então, o produto serviu como uma luva. Inclusive vem junto a porca que prende a luva à espiga do cardan, caso a sua já esteja danificada. Testei-o rapidamente até 2ª marcha, mas amanhã farei um deslocamento de 200km e acredito que terei melhores impressões. Segue a foto dele comparado ao xing-ling e outra dele instalado. Peço que não reparem a sujeira de graxa nas imediações do rolamento/cardan. Lubrifiquei o sistema semana passada! Hahahahahhahaha, até parece... Mas enfim, segue para apreciação:

AroldoMoreira
15/01/2014, 07:20
Rfdex,
espero que tenha ficado bom, pois tenho que trocar em meu carro também. O original do meu carro custa 445 reais e desta marca(suporte rei) está por 150, é uma diferença muito grande no preço. O fato de ter o graxeiro possibilita uma lubrificação periódica.
abs

jkdaniels
15/01/2014, 09:42
Falando com o meu mecânico, ele comentou o seguinte a respeito de rolamentos: Se for só o rolamento, pode optar por nao ser original mas de marca de procedência (SKF, Spicer) que é garantido. Mas onde tiver borracha junto (caso do rolamento central) use somente original, pois o que pega nesses casos não é o rolamento em si, mas a qualidade da borracha utilizada no mesmo. Estou juntando as latinhas pra trocar o meu e com certeza colocarei o original. #ficadica.

AroldoMoreira
15/01/2014, 11:10
Conversando com o mecânico da Css a respeito da troca do rolamento do cardan, ele disse que é necessário trocar tb a "cruzeta do eixo cardan" pois poderá quebrar com a desmontagem, pergunto: tem fundamento isto ou é uma forma aumentar a venda?
Abs

rfdex
15/01/2014, 12:58
Conversando com o mecânico da Css a respeito da troca do rolamento do cardan, ele disse que é necessário trocar tb a "cruzeta do eixo cardan" pois poderá quebrar com a desmontagem, pergunto: tem fundamento isto ou é uma forma aumentar a venda?
Abs

Amigo, a cruzeta só se troca quando houver folga. Para retirar o rolamento central não é necessário usar pancada ou algo que possa afetar as cruzetas. Pode ser que seu mecânico tenha falado isso para poupar trabalho, já que terá desmontado parte do sistema para trocar o rolamento central. Mas se as cruzetas forem novas ou não possuirem folgas, não é necessário ok! Já estou na segunda troca deste rolamento central (a primeira usando o xing-ling e a segunda agora usando o nacional) e em nenhuma ocasião precisei trocar cruzetas. Saudações

rfdex
15/01/2014, 13:02
Falando com o meu mecânico, ele comentou o seguinte a respeito de rolamentos: Se for só o rolamento, pode optar por nao ser original mas de marca de procedência (SKF, Spicer) que é garantido. Mas onde tiver borracha junto (caso do rolamento central) use somente original, pois o que pega nesses casos não é o rolamento em si, mas a qualidade da borracha utilizada no mesmo. Estou juntando as latinhas pra trocar o meu e com certeza colocarei o original. #ficadica.

Daniel, discordo do seu mecânico. O rolamento central xing-ling que estava usando - e que foi substituído ontem - danificou justamente o rolamento, sendo que a borracha estava em perfeito estado - o que danificou foi justamente o rolamento que roncou. Sinceramente eu darei crédito sim ao fabricante nacional desse rolamento central (marca Suporte Rei), pois é fabricante renomado neste tipo de rolamento em diversos outros veículos. Depois de usá-lo durante um período terei argumento fático suficiente para elogiá-lo ou criticá-lo. Até lá, vou usando. Eu volto a repetir o que digo aqui no fórum: não podemos ficar refém de peças tidas como originais. Eu aposto que tem gente comprando peça como original aqui neste fórum, mas no fundo não se trata de uma falsificação chinesa - o que é muito comum! Até rolamentos Thinken estão falsificando e é muito difícil distinguir do original. Quanto mais outras peças... Saudações

AroldoMoreira
15/01/2014, 19:01
rfdex,
obrigado pela orientação. Dei uma observada no cardan e não notei folga nas cruzetas. Infelizmente o que eles( da Css) querem é vender(aumentar lucro). Estava vendo o orçamento que me deram, existem dois serviços, um para o rolamento do cardan e outro para troca da cruzeta, algo em torno de duas horas de mão de obra. Vou procurar um outro mecânico.
abs

rfdex
15/01/2014, 20:53
rfdex,
obrigado pela orientação. Dei uma observada no cardan e não notei folga nas cruzetas. Infelizmente o que eles( da Css) querem é vender(aumentar lucro). Estava vendo o orçamento que me deram, existem dois serviços, um para o rolamento do cardan e outro para troca da cruzeta, algo em torno de duas horas de mão de obra. Vou procurar um outro mecânico.
abs

Amigo, para fazer a troca do rolamento central não se gasta mais de 30 minutos de serviço - supondo que não haja nenhum imprevisto, como parafuso emperrado ou algo que necessite intervenção severa. Possuindo as ferramentas corretas e com o conhecimento mediano em mecânica se faz isto com o pé nas costas.

rfdex
15/01/2014, 20:56
Pessoal, testei a Hilux agora há pouco. Rodei coisa de 100km. Ficou ótimo o rolamento. Sem cheiro estranho (como o xing-ling apresentou no ínicio do uso) ou qualquer ruído. Inclusive a pick-up nem vibra. Enfim, valeu o investimento e recomendo. Agora só o tempo dirá a durabilidade dele! Maiores informações, passo para vocês. Abraços

Clandio
15/01/2014, 21:06
Pessoal, testei a Hilux agora há pouco. Rodei coisa de 100km. Ficou ótimo o rolamento. Sem cheiro estranho (como o xing-ling apresentou no ínicio do uso) ou qualquer ruído. Inclusive a pick-up nem vibra. Enfim, valeu o investimento e recomendo. Agora só o tempo dirá a durabilidade dele! Maiores informações, passo para vocês. Abraços

Beleza. Também não sou adepto de receita pronta: peça original e pronto. Tem casos e casos. As vezes peças paralelas reconhecidas podem ser usadas com tranquilidade.

Dummar
25/11/2015, 19:45
Ola pessoal!
No meu caso, o mec. disse que minhas cruzetas do cardãn traseiro estão no limite. Rodaram 205.000Km!!
Liguei para a Status hj e o Anderson perguntou se eu ia trocar o rolamennto também já que ia mexer...

Vou trocar as 3 cruzetas do dif. traseioro mas o rolamento NÃO está roncando, vibrando ou qq outra coisa que descarte seu uso apesar da alta quilometragem ...

pelo que li acima, a troca tem que ser por um original e eu não estou dispondo desse $$$$ por agora...

e ai? ando mais? não arrisco e troco ( opção talvez pouco viavel mesmo em função do $$)? ou segue o baile e deixa ele quieto lá?

Obrigado!!

ThgVieceli
25/11/2015, 20:31
Coloquei um paralelo já faz um tempinho e me parece normal. Se o seu está bom deixa ele mesmo, quando tiver com uma $$$ na mao voce troca. Agora se tiver ruim tem que trocar. O original vai durar bem mais, e o paralelo tem curta vida útil, mas quebra o galho. O que não pode paralelo são peças internas e com mão de obra mais cara para trocar.

rfdex
25/11/2015, 23:07
O paralelo é pessimo imitacao do original. Mas ha um produzido pela marca REI, como ja disse meses atras, que e bom e dura muito!

veiga2070
28/11/2015, 21:27
Dummar eu coloquei do fabricante Suporte Rei a mais ou menos 6 meses ja fiz algumas viagens até agora sem problemas, sou da opiniao que se o rolamento esta bom pra que trocar.

ELYNABUCO
20/05/2017, 03:37
Dummar eu coloquei do fabricante Suporte Rei a mais ou menos 6 meses ja fiz algumas viagens até agora sem problemas, sou da opiniao que se o rolamento esta bom pra que trocar.

Boa noite senhores.
Se a borracha do suporte não estiver danificada é possível a troca somente do rolamento. Com o uso de detergente vc consegue soltar a borracha do suporte metálico. Com a borracha fora do suporte você consegue retirar o rolamento que vem envolto em em 2 capas de metal que se unem dentro da borracha. Com o suporte de metal fora da borracha e com uma chave de fenda, um torno e um martelo você consegue separar as 2 capas que envolve o rolamento. Dê preferência a rolamentos de boa qualidade e que sejam DDU, aqueles que têm as capas de proteção de borracha. Evitem os de aço pois não impedem a entrada de água no rolamento, principalmente quem passa em locais alagados que lavam a graxa dos rolamentos. Como faço trilha e estava perdendo com frequência este rolamento fizemos isto é deu resultado ao bolso. No meu caso quando compro rolamento, faço o seguinte:
A Mobil possue uma graxa de sabão de lítio 2 muito resistente a água. Assim que compro o rolamento DDU, retiro as capas de proteção​, lavo o rolamento com diesel e depois água para retirar o diesel e aplico está graxa. Fecho o rolamento com a proteção e instalo de volta. Está graxa da Mobil é de cor azul e é importada dos EUA. As minhas quebras de rolamento e cruzetas diminuíram significativamente.

jipinhotoyota
11/04/2018, 18:33
Alguém mais já trocou este rolamento em casa, como o rfdex?

Gostaria de saber se realmente é simples a troca. E que parte exatamente precisaria desmontar pra efetuar o procedimento.

Minha SW4 93 começou a roncar a partir de 80 - 90 km/h e me parece ser o defeito neste rolamento.