Ver Versão Completa : Monitorando a temperatura do motor da SW4/Pick Up
Ney_Niteroi II
08/02/2012, 17:20
Prezados,
Como tenho vários relatos de super-aquecimento e trinca de cabeçotes (inclusive o meu), acredito que este deve ser uma da maiores preocupações de nós proprietários...
Como monitorar a temperatura da água não resolve nos casos em que perdemos toda a água rapidamente, queria colocar uma pergunta aos especialistas:
Um super-aquecimento poderia ser detectado a partir da monitoração da temperatura do óleo lubrificante??? Ou seja, em caso de perda de toda água do sistema, a temperatura do óleo lubrificante (7 litros aproximadamente) subiria em uma velocidade suficientemente alta a ponto de desligarmos o motor antes que o estrago esteja feito???? Este sensor poderia ser instalado no cárter, soldando-se uma luva???
O dispositivo de encontrei foi o RACE TRONIX no link abaixo:
http://www.racetronix.com.br/INDEX_Oleo.htm (http://www.racetronix.com.br/INDEX_Oleo.htm)
abraços
Ney
Leonardo Dic
08/02/2012, 19:40
Tenho um desses instalado na HDJ80, funciona mt bem ele sobe primeiro q a agua e mesmo q vaze a agua o oleo aquecendo vai mostrar. Ainda tem um sinal luminoso programavel pra chamar atençao e tambem uma saida pra canhao de led ou sinal sonoro.
O sensor é eletrico entao coloquei no bloco junto com a saida para a cebola de pressao do oleo. Fui numa casa q vende equipamento para gas e achei as conexoes la. Segue foto. Servicinho moleza.
Abraço
guilhermeabreu
09/02/2012, 01:07
CARO NEY
Estamos já conversando ha bastante tempo a este respeito, eu já comprei o termometro da RACETRONIX de temperatura de água , para colocar no meu ENGESA e ví tb o de óleo e tem todos estes artifícios que o LEONARDO DIC falou . Vou colocar no ENGESA ( MWM ) primeiro e assim que tiver tempo coloco na SW4 tb .
Tb concordo e afirmo com certeza que o SENSOR INSTALADO no bloco do motor ou no cárter , ELE VAI MARCAR A TEMPERATURA DO ÓLEO INDEPENDENTEMENTE SE O RADIADOR TEM OU NÃO ÁGUA , POIS ELE ESTARÁ EM CONTATO DIRETO COM O ÓLEO , " NÃO TEM ERRO " , e no detalhe , ele vem com instalação para colocar luz de alerta e buzina tb , eu paguei R$89,00 no meu .
LEONARDO DIC , ficou muito limpo a sua instalação , vou copiar .
Esse dispositivo Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=1227620) parece interessante, porem caro. Mas se funcionar vale a pena
Tenho um desses instalado na HDJ80, funciona mt bem ele sobe primeiro q a agua e mesmo q vaze a agua o oleo aquecendo vai mostrar. Ainda tem um sinal luminoso programavel pra chamar atençao e tambem uma saida pra canhao de led ou sinal sonoro.
O sensor é eletrico entao coloquei no bloco junto com a saida para a cebola de pressao do oleo. Fui numa casa q vende equipamento para gas e achei as conexoes la. Segue foto. Servicinho moleza.
Abraço
Leonardo qual a sua percepção deste aspecto que vou citar.
Este sensor instalado neste T que vai ao sensor de pressão do óleo será que tem uma resposta rápida numa eventual subida da temperatura? Ele irá acusar antes de ferrar o motor? Digo isto pois isto fica com o óleo parado dentro. Ali o sensor é de pressão, o óleo não circula.
Será que daria para colocar este T no local onde o óleo sai para a turbina ou para outro local que acho que é a bomba de vácuo?
Alguém tem uma opinião?
guilhermeabreu
24/02/2012, 12:45
Leonardo qual a sua percepção deste aspecto que vou citar.
Este sensor instalado neste T que vai ao sensor de pressão do óleo será que tem uma resposta rápida numa eventual subida da temperatura? Ele irá acusar antes de ferrar o motor? Digo isto pois isto fica com o óleo parado dentro. Ali o sensor é de pressão, o óleo não circula.
Será que daria para colocar este T no local onde o óleo sai para a turbina ou para outro local que acho que é a bomba de vácuo?
Alguém tem uma opinião?
EZAHN
Pelo que entendo , o sensor de óleo original é de pressão , MAS ESTE RELÓGIO DA RACATRONIX É DE TEMPERATURA , LOGO : MESMO SE O ÓLEO FICAR PARADO ALÍ ELE TEM A TEMPERATURA DE SERVIÇO E SE A TEMPERATURA SUBIR POR FALTA DE ÁGUA E MESMO ESTANDO O ÓLEO PARADO O TERMOMETRO VAI MARCAR A TEMPERATURA QUE ESTIVER ALÍ NAQUELE MOMENTO , e pelo o que o LEONARDO DIC falou , esta temperatura no caso dele tem subido primeiro do que no termometro original de água do carro .
O ideal é colocar o sensor num ponto que o óleo circule. Em um ponto morto, ele vai acusar a elevação de temperatura, mas demora um pouco a mais. Em motores com radiador de óleo o ideal é colocar após ele, pq se faltar água a temp sobe imediatamente.
José Hamilton
03/11/2014, 17:15
CARO NEY
Estamos já conversando ha bastante tempo a este respeito, eu já comprei o termometro da RACETRONIX de temperatura de água , para colocar no meu ENGESA e ví tb o de óleo e tem todos estes artifícios que o LEONARDO DIC falou . Vou colocar no ENGESA ( MWM ) primeiro e assim que tiver tempo coloco na SW4 tb .
Olá Guilherme,
: http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-Copo-e-Rele-RACETRONIX-ocê
Tb concordo e afirmo com certeza que o SENSOR INSTALADO no bloco do motor ou no cárter , ELE VAI MARCAR A TEMPERATURA DO ÓLEO INDEPENDENTEMENTE SE O RADIADOR TEM OU NÃO ÁGUA , POIS ELE ESTARÁ EM CONTATO DIRETO COM O ÓLEO , " NÃO TEM ERRO " , e no detalhe , ele vem com instalação para colocar luz de alerta e buzina tb , eu paguei R$89,00 no meu .
LEONARDO DIC , ficou muito limpo a sua instalação , vou copiar .
Olá Guilherme,
Você colocou o termômetro de óleo na SW4? Estou querendo colocar na minha, mas a Delbras não sabe qual o "T" ideal para conjugar com sensor original da pressão do óleo, eles disseram para procurar um torneiro a fim de fazer a peça. Você encontrou pronto? teria alguma medida ou foto? Tive um preju de 4000,00 com cabeçote q foi pro saco e não quero passar por isso de novo.
Grato
guilhermeabreu
03/11/2014, 17:45
Caro JOSE HAMILTON
Não tem segredo , eu coloquei o termômetro de água na SW4 e usei um local que achei que era p´roprio para colocar que foi num parafuso que tem alí logo na saída da água da válvula termostática para o radiador , o torneiro achou melhor furar a cabeça do parafuaso e abrir a rosca idêntica ao da rosca do SENSOR , tem fotos aqui no forum , mas se vc quer colocar o SENSOR DE ÓLEO o procedimento será o mesmo , ou coloca um T no sensor de pressão do carro ou soldaria uma porca com a mesma rosca do sensor no cárter , não atrapalha em nada , o cárter é apenas uma chapa que aceita solda com facilidade, eu colocaria no cárter . Na minha SW4 93 que tive eu soldei um canote no cárter para receber o retorno do óleo da turbina , pois a minha turbina deu pau e o meca falou que o retorno de óleo da turbina estava num T original do carro que pegava o retorno do suspiro , daí soldei um canote mno cárter e ficou show , e no seu caso é só soldar uma porca com a rosca do sensor e pronto .
Já fiz mais intensamente a campamnha de colocar um ( ÁGUA )ou dois ( ÁGUA E ÓLEO ) SENSORES DE TEMPERATURA A MAIS COM SINAL DE ALERTA SONORO , para garantir que NÃO PERCAMOS OS MOTORES POR SUPERAQUECIMENTO , pois o termômetro ORIGINAL DO CARRO qdo ele mexe a temperatura JÁ PASSOU DOS 100ºC e o motor já foi pro saco ACONTECEU COMIGO TB , e não acontece mais .
Abraço
José Hamilton
05/11/2014, 15:53
Guilherme,
Foi justamente o que ocorreu comigo, parei a viatura antes de entrar no vermelho, mas já era... entrou uns 6 litros d'água e o cabeçote foi pro saco.
Gostei da solução de soldar a porca, mas vou tentar achar um T, vi no post do Leonardo Dic que ele encontrou em uma casa que vende equipamento de gás, vou procurar e se não encontrar vou usar a porca soldada.
Já comprei o Termômetro Race Tronix, está a caminho e espero ansiosamente.
Muito grato pela resposta.
Forte abraço.
Fernando César Ximenes
05/11/2014, 17:21
Dr. Guilherme, o Sr. colocou o termômetro de água foi na sua atual SW4?
guilhermeabreu
05/11/2014, 19:39
Dr. Guilherme, o Sr. colocou o termômetro de água foi na sua atual SW4?
Não , coloquei o termômetro de água no meu ENGESA , na SW4 93 que tive , na SW4 2002 que tive , na SW4 2008 não cheguei a colcar pois fiquei com ela apenas 9 meses e agora na SW4 2011 ainda não pois estou só com ela , o ENGESA esta na fibra reparando a frente .
Abraço
Engels Kbça
05/11/2014, 19:56
:pensativo:Colocar T no sistema de lubrificação é perigoso, basta um tubinho dessa derivação soltar ou quebrar que já era motor, já ví motor aberto por causa disso. Uso sensor de temperatura no cabeçote e na água, já temos um tópico aqui falando sobre isso.
José Hamilton
06/11/2014, 13:43
Bem observado, vou repensar...
Grato pela dica.
Boa noite pessoal,
precisei ir a Florianópolis na sexta feira com a vtr carregada com 500kg na ida, e velocidade entre 100 e 110km/h.
Ontem no retorno com velocidade entre 80 e 90 Km/h e vazia.
A monitoração da temperatura esteve sempre entre 76 e 85 graus nestes 1017km percorridos.
Um abraço,
Edu
Tudo certo Edú bem qual o sensor de temperatura você está usando?
Boa noite pessoal,
precisei ir a Florianópolis na sexta feira com a vtr carregada com 500kg na ida, e velocidade entre 100 e 110km/h.
Ontem no retorno com velocidade entre 80 e 90 Km/h e vazia.
A monitoração da temperatura esteve sempre entre 76 e 85 graus nestes 1017km percorridos.
Um abraço,
Edu
Aos amigos estou pegando uma cola aqui no meu antigo tópico, sobre esses instrumentos da racetronix alguém está utilizando qual a impressão estão funcionando direito. Grato
Prezados,
Como tenho vários relatos de super-aquecimento e trinca de cabeçotes (inclusive o meu), acredito que este deve ser uma da maiores preocupações de nós proprietários...
Como monitorar a temperatura da água não resolve nos casos em que perdemos toda a água rapidamente, queria colocar uma pergunta aos especialistas:
Um super-aquecimento poderia ser detectado a partir da monitoração da temperatura do óleo lubrificante??? Ou seja, em caso de perda de toda água do sistema, a temperatura do óleo lubrificante (7 litros aproximadamente) subiria em uma velocidade suficientemente alta a ponto de desligarmos o motor antes que o estrago esteja feito???? Este sensor poderia ser instalado no cárter, soldando-se uma luva???
O dispositivo de encontrei foi o RACE TRONIX no link abaixo:
http://www.racetronix.com.br/INDEX_Oleo.htm (http://www.racetronix.com.br/INDEX_Oleo.htm)
abraços
Ney
Tudo certo Edú bem qual o sensor de temperatura você está usando?
Olá Inner,
Este aqui, sem alerta sonoro, que também utilizei na SR5:
Um abraço,
Edu
guilhermeabreu
17/11/2014, 14:33
Aos amigos estou pegando uma cola aqui no meu antigo tópico, sobre esses instrumentos da racetronix alguém está utilizando qual a impressão estão funcionando direito. Grato
Caro amigo INNER
Vc esta bem sumido em ???? Mas pode comprar o RACETRONIX com sinal de alerta sonoro que é muito bom e fidedigno , todos que colocaram ficaram muito satisfeitos e tem salvado vários amigos aqui , incusive eu e o caminhão da Associação de Pombos Corereio de minha cidade que eu insisti em colocar e depois que foi colocado parou de bater motor , pois nos anos anteriores batia o motor todo ano por superaquecimeno , pois é um caminhão F-4000 ano 75 e os motoristas nem queriam saber de ver a temperatura , agora qdo a temperatura passa a programada SOA UMA SIRENE INFERNAL NO OUVIDO DELES e daí eles param para colocar água e ver se tem algum vazamento de água por alguma mmangeuira ou radiador , é muito seguro e CONFIÁVEL pode coklocar na sua BAND que vai te d eixar BEM MAIS TRANQUILO A RESPEITO DE SUPERAQUECIMENTO .
Abração
Obrigado Edú forte abraço.
Olá Inner,
Este aqui, sem alerta sonoro, que também utilizei na SR5:
Um abraço,
Edu
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