Ver Versão Completa : é vantajoso a defender ter tração 4x4 permanente ?
mauro balmiza
08/02/2012, 08:32
por que a tração 4x4 do defender é permanente ?
eu sempre tive veículos 4X4 (bandeirante, pajero, galloper, f-75) eu juntei um dinheiro e estava prestes a comprar um defender, porém antes de fazer negócio gostaria que os proprietarios defender viessem aqui justificar se é vantajopso ter tração 4x4 permanente ???
-não seria melhor que a tração defender fosse 4x2 e o 4x4 fosse opcional a partir de acionamento ?
-a tração 4x4 desnecessária não torna o jeep defender mais lento na rodovia ?
-não aumenta o consumo ?
Wild Rover
08/02/2012, 09:34
Defender nao tem 4x4 permanente.... é a Freelander que tem
Wild Rover
08/02/2012, 09:36
E na verdade nem a Freelander tem... porque em condicoes normais fica em 4x2 só que "ativa" o 4x4 automaticamente mediante o chamado "acople viscoso"
Renato Franco
08/02/2012, 09:40
Olá amigo,
Como tudo na vida, há vantagens (muitas) e desvantagens (algumas) na tração permanente 4x4.
A favor:
- o diferencial central permite total condição de dirigibilidade com a tração 4x4, o que não ocorre com a part-time, que dificulta o raio de curvas;
- a dirigibilidade e estabilidade no asfalto, especialmente para veículos com centro de gravidade tão alto como os SUV e pick-ups é muito melhorada;
- dispensa sistemas de "roda-livre", e riscos de não acionamento da tração quando em dificuldades (muito comuns nos sistemas elétricos);
Contra:
- pequeno aumento no consumo e arrasto.
A tração permanente, em verdade, é uma EVOLUÇÃO da part-time, tanto que os veículos mais caros (Hilux SW4, Grande Cherokee, Mercedes M, todos os LR) a utilizam.
Espero ter ajudado.
Renato Franco
08/02/2012, 09:41
As Defender tem sim, tração permanente, como todas as LR, inclusive Freelander. é uma característica da marca.
Wild Rover
08/02/2012, 09:52
As Defender tem sim, tração permanente, como todas as LR, inclusive Freelander. é uma característica da marca.
Insisto... a Defender NAO tem tracao permanente... eles sao 4x4 mas se ativam mediante uma caixa de transferencia logo se voce nao ativa ele... fica em 4x2 . Acontece a mesma coisa com as antigas Discovery ( I e II se nao me engano) e as Range Rover mais velhas. Freelander ativa 4x4 quando percebe que tem diferencia de tracao entre as rodas dianteira e traseira a travez do "viscous coupling"
henrique wamser
08/02/2012, 09:53
SOCOOOOOOOOOOOOOOORRROOOOOOOO!!!!!!!:chorandoderir :
henrique wamser
08/02/2012, 09:55
as defender tem sim, tração permanente, como todas as lr, inclusive freelander. é uma característica da marca.
isso mesmo!!!:concordo:
Alexandre Tietsche
08/02/2012, 10:25
SOCOOOOOOOOOOOOOOORRROOOOOOOO!!!!!!!:chorandoderir :
SE achar um tronco boiando, me da um cantinho e me salva junto.
Eduardo Tescarollo
08/02/2012, 10:43
socooooooooooooooorrroooooooo!!!!!!!:chorandoderir :
xxxxxxxxxxxxxx2 ! ! !
Bloqueio mecânico do diferencial central
O Defender possui tração integral nas quatro rodas. Para que as rodas não arrastem nas curvas são utilizados três diferenciais, sendo eles o dianteiro, traseiro e central.
O diferencial central tem a possibilidade de ser bloqueado manualmente, fazendo com que o eixo dianteiro e o traseiro tenham a mesma velocidade. Com isso, as rodas têm melhor tração nos terrenos fora-de-estrada.
Insisto... a Defender NAO tem tracao permanente... eles sao 4x4 mas se ativam mediante uma caixa de transferencia logo se voce nao ativa ele... fica em 4x2 . Acontece a mesma coisa com as antigas Discovery ( I e II se nao me engano) e as Range Rover mais velhas. Freelander ativa 4x4 quando percebe que tem diferencia de tracao entre as rodas dianteira e traseira a travez do "viscous coupling"
Que viagem ...
kkkkkkkkkkkkkkkkk
A tração é integral. Existem muitos manuais disponíveis.
Abraço!
achei esse video
Caramori Motors CONTROLE DE TRAÇÃO - DEFENDER EM AÇÃO - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5d0Hbd1pGNU)
parece que ela ta 4x4 full time , e que o controle de tração que é acionado quando tem necessidade, e não a tração oque voceis acham?
Voces não notaram de onde é o wild rover? A land rover dele é paraguaia, por isso não tem tração permanente, kkkk
Piadas a parte, as antigas séries eu acho que tinham roda livre...
KKKKKKKKKK
Não tinha visto que ele é paraguaio...
Wild Rover,
sinto muito, mas você esta equivocado. TODOS os Defender tem tração integral com terceiro diferencial (dif central).
Faça o teste! Pegue um defender, levante a roda da frente e tente sair do lugar. A roda dianteira ira deixar toda força do motor "escapar", sendo então necessário bloquear o diferencial central.
Mauro,
a vantagem da tração integral é a distribuição força uniformemente em todas as rodas, garantindo direção neutra em todas as situações, maior vida aos pneus e distribuição do stress mecânico em dois diferenciais.
O colega acima, eventualmente entende por tração integral, veículos equipados com acoplamentos viscosos. Existem sistema part e full time com tais difs.
Os Subaru são os melhores exemplos, assim como os lendários Audi quattro, o último normalmente equipados com 3 diferenciais tipo Torsen (existe para o Defender fabricados pela Quaife, que também oferece para as marcas de rallye, mas custam quase o valor do carro).
Land Rover 4x2 só Evoque e part time só os Series.
Segue vídeo do lendário quattro com o famoso motor 5 cilindros que até hoje dá suas caras nos carros Audi e VW.
Abraços
Clemente
E na verdade nem a Freelander tem... porque em condicoes normais fica em 4x2 só que "ativa" o 4x4 automaticamente mediante o chamado "acople viscoso"
Atentai moderadores, o nosso amigo "Rover Selvagem" aqui presente está me cheirando a um usuário FAKE que gosta de causar.
Não dá pra acreditar que ele acredite no que fala (escreve) por aqui...
:shock::shock::shock:
A menos que esteja participando do fórum com intuitos meramente HUMORÍSTICOS, mas para isso aconselho que ele poste na seção HUMOR...hahahaha...
abs :chorandoderir:
henrique wamser
08/02/2012, 17:07
Wild Rover,
sinto muito, mas você esta equivocado. TODOS os Defender tem tração integral com terceiro diferencial (dif central).
Faça o teste! Pegue um defender, levante a roda da frente e tente sair do lugar. A roda dianteira ira deixar toda força do motor "escapar", sendo então necessário bloquear o diferencial central.
Mauro,
a vantagem da tração integral é a distribuição força uniformemente em todas as rodas, garantindo direção neutra em todas as situações, maior vida aos pneus e distribuição do stress mecânico em dois diferenciais.
O colega acima, eventualmente entende por tração integral, veículos equipados com acoplamentos viscosos. Existem sistema part e full time com tais difs.
Os Subaru são os melhores exemplos, assim como os lendários Audi quattro, o último normalmente equipados com 3 diferenciais tipo Torsen (existe para o Defender fabricados pela Quaife, que também oferece para as marcas de rallye, mas custam quase o valor do carro).
Land Rover 4x2 só Evoque e part time só os Series.
Segue vídeo do lendário quattro com o famoso motor 5 cilindros que até hoje dá suas caras nos carros Audi e VW.
Abraços
Clemente
salve, Clemente
Evoque no Brasil, só 4x4. pelo menos por enquanto.
abraço
Henrique
Eu fiquei com uma dúvida que eu acredito ser de leigo (que é o meu caso).... No caso das Pumas que tem controle de tração TC (como no vídeo postado pelo colega Rustão), em que situação vai bloquear os diferenciais na alavanca interna? O bloqueio é substituto do TC?
Obrigado,
Luis
PS: Não me xinguem se essa resposta já foi dada exaustivamente. :-)
Bom , provavelmente ele foi pesquisar um pouquinho ( nem precisa tanto) pra saber que as defender são 4x4 full time, por isso ele sumiu... rsrsrs
Renato Franco
08/02/2012, 19:20
Amigo,
Não quero polemizar, mas vc já entrou em algum Land Rover? Encontrou a alavanca que "engata" o 4x4? Ou algum botão que acione a tração? Eu já entrei (e andei, viajei, dirigi, etc.) em vários, inclusive no meu, e nunca vi. Talvez eu tenha feito trilhas e expedições em 4x2 a minha vida inteira sem perceber, pois JAMAIS engatei ou vi alguém engatar a tração 4x4 em um Land Rover, seja em Discovery I, II, III ou IV, RR Sport (nunca andei na Vogue), Freelander I ou II, Defender 90, 110 e 130.
Com todo o respeito, será que as Land Rover aí do Paraguay são legítimas?
Quanto à Freelander, de fato ela não tem REDUZIDA, mas nada a ver com tração integral, que está lá sim. O que vc está narrando é a tração chamada "on demand", utilizada em alguns SUV de brinquedo para andar em terrenos lisos (neve, por exemplo), jamais para trilhas, tipo Ecosport, Santa Fé, CR-V e outros que tais.
Abraços.
Abs.
henrique wamser
08/02/2012, 21:07
Eu fiquei com uma dúvida que eu acredito ser de leigo (que é o meu caso).... No caso das Pumas que tem controle de tração TC (como no vídeo postado pelo colega Rustão), em que situação vai bloquear os diferenciais na alavanca interna? O bloqueio é substituto do TC?
Obrigado,
Luis
PS: Não me xinguem se essa resposta já foi dada exaustivamente. :-)
olá, luiz
o responsavel pelo controle de tração dos def puma, é o ABS , que aciona o freio da roda que está sem tração .
henrique wamser
08/02/2012, 21:13
se alguem não lembra ou não sabe, o gurgel tinha um freio de mão pra cada roda trazeira- era o precursor do controle de tração.
alfonse leite
09/02/2012, 22:22
Vantagens e desvantagens do 4x4 full time?!
A desvantagem já foi escrita aqui e é um mínimo aumento do consumo. Soberbamente compensado pela segurança que devolve em troca.
A graaande vantagem, é o controle que se tem do veículo, pelo aumento da estabilidade e dirigibilidade.
Há alguns anos, voltando de Caldas Novas-GO, sofri uma aquaplanagem à bordo de um Ômega.
Tempos depois, no mesmo lugar, mas à bordo de uma 130", senti apenas o volante tremer!
Quem já passou por uma situação extrema, sabe do que estou falando.
09/02/2012, 22:50
Como o alfonse relatou acima a grande vantagem e pelo aumento de estabilidade e diribilidade !
Opa!! "Seletraction" rsrs tivemos um em casa. Funcionava bem!!
se alguem não lembra ou não sabe, o gurgel tinha um freio de mão pra cada roda trazeira- era o precursor do controle de tração.
R. Mendes
10/02/2012, 15:24
Como tudo na vida, há vantagens (muitas) e desvantagens (algumas) na tração permanente 4x4.
A favor:
- o diferencial central permite total condição de dirigibilidade com a tração 4x4, o que não ocorre com a part-time, que dificulta o raio de curvas;
- a dirigibilidade e estabilidade no asfalto, especialmente para veículos com centro de gravidade tão alto como os SUV e pick-ups é muito melhorada;
- dispensa sistemas de "roda-livre", e riscos de não acionamento da tração quando em dificuldades (muito comuns nos sistemas elétricos);
Contra:
- pequeno aumento no consumo e arrasto.
Vantagens e desvantagens do 4x4 full time?!
A desvantagem já foi escrita aqui e é um mínimo aumento do consumo. Soberbamente compensado pela segurança que devolve em troca.
A graaande vantagem, é o controle que se tem do veículo, pelo aumento da estabilidade e dirigibilidade.
Não entendo o seguinte:
Por que raios carros como SX4, ASX, TR4, Duster dentre outros semelhantes, tem opção de tração 4x2?????? Qual a vantagem????
A vantagem poderia ser a ligeira economia de combustível e pneus, mas se em um 4x4 permanente essa economia não é tão grande, imagine nesses dois exemplos onde o próximo "passo" da tração seria 4x4 on demand.
E mesmo assim isso não seria nada perante as vantagens oferecidas, como os colegas bem falaram.
Então, acho besteria dar essa opção de tração (4x2) nesses carros (SX4, ASX etc), deveria vir como padrão 4x4 on demand, com opção de bloqueio e qualquer outra coisa a mais se fosse o caso. Assim a pessoa teria muito mais segurança, perante um insignificante aumento no consumo e desgaste de pneu, digo insignificante pois o outro eixo só iria tracionar quando fosse necessário.
Aproveito e pergunto, existe algum problema em andar com esses carros sempre com a tração 4x4 on demand acionada?
Abraços
A opção oferecida dos SUV's em 4x2 acredito ser em custo e preço final para venda.
As pickups a gasolina, se não me engano, também são todas 4x2, o que as deixam bem mais baratas...
Assim como existe o mercado para os 4x4, que sobem paredes ... existe o mercado de SUV 4x2 para asfalto, pickup para carregar carga leve (volume sem peso), bicicletas, barracas, tralhas e afins para viagens apenas no asfalto ou pisos pouco irregulares (estrada de chão) e etc... com resistência melhor que os carros pequenos.
;)
Renato Franco
10/02/2012, 20:25
Não entendo o seguinte:
Por que raios carros como SX4, ASX, TR4, Duster dentre outros semelhantes, tem opção de tração 4x2?????? Qual a vantagem????
A vantagem poderia ser a ligeira economia de combustível e pneus, mas se em um 4x4 permanente essa economia não é tão grande, imagine nesses dois exemplos onde o próximo "passo" da tração seria 4x4 on demand.
E mesmo assim isso não seria nada perante as vantagens oferecidas, como os colegas bem falaram.
Então, acho besteria dar essa opção de tração (4x2) nesses carros (SX4, ASX etc), deveria vir como padrão 4x4 on demand, com opção de bloqueio e qualquer outra coisa a mais se fosse o caso. Assim a pessoa teria muito mais segurança, perante um insignificante aumento no consumo e desgaste de pneu, digo insignificante pois o outro eixo só iria tracionar quando fosse necessário.
Aproveito e pergunto, existe algum problema em andar com esses carros sempre com a tração 4x4 on demand acionada?
Abraços
Amigo,
A questão, a meu ver, é se tem diferencial central na viatura.
Se tiver, não há problema algum em trafegar no asfalto com ela acionada, mas, se não tiver, vc vai ter problemas na dirigibilidade, pois o carro simplesmente não faz curvas, a não ser que estoure a transmissão.
Não entendo muito bem de trações "on demand", pois nunca tive (e nem pretendo ter) carros assim, mas acredito que o sistema somente é acionado quando há deslizamento diferenciado entre as rodas, de modo que jamais seria acionado no asfalto seco. A meu ver, carro ou é 4x4 integral, ou part-time, sempre com reduzida. O resto é para andar na neve (risos).
Abs.
R. Mendes
10/02/2012, 20:43
A opção oferecida dos SUV's em 4x2 acredito ser em custo e preço final para venda.
Dos modelos que citei, todos são 4x4, só que oferecem a opção 4x2.
R. Mendes
10/02/2012, 20:45
Amigo,
A questão, a meu ver, é se tem diferencial central na viatura.
Se tiver, não há problema algum em trafegar no asfalto com ela acionada, mas, se não tiver, vc vai ter problemas na dirigibilidade, pois o carro simplesmente não faz curvas, a não ser que estoure a transmissão.
Todos que citei tem diferencial central, por isso questiono o fato de ter opção 4x2, que a meu ver é inútil.
pedro coneza
11/02/2012, 21:59
Boa noite, vou dividir uma experiencia que graças a Deus terminou bem. No ultimo ano viajei 40.000 km de Defender sem nenhum susto. Em viajem com uma Pajero Sport no 4x2, subindo a tamois com chuva, dirigindo na mesma condição que dirijo o defender (que não é correndo), entrei em uma curva fechada com o piso escorregadio a traseira foi embora sem deixar noticia, como se faz em trilha eu virei pro mesmo lado da traseira e pisei fundo, por pouco a traseira não bate no morro, só que como eu não podia freiar e tive que acelerar para recuperar a direção isso me fez entrar na proxima curva mau, resultado= perdi a traseira denovo, fiz o mesmo procedimento, virei denovo pro mesmo lado da escapada e pisei, ainda bem que era uma reta mais comprida e pude controlar o carro de vez, muiiito tensoo, tava um pé dagua que nao deu pra encostar no acostamento pra se recuperar do susto, fomos todos calados e agradecidos até o fazendão (famoso posto de serviço na rodovia dos tamoios), só depois de coxinhas e coca colas o papo voltou no carro... Juro que eu não estava rapido... acreditem, qualqr defender de pneu CARECA fariam essas curvas sem novidade....
Abraço
andre_lap
11/02/2012, 23:54
Defender é 4 x 4 integral . . .
Mais uma pergunta para os mais entendidos responderem. Reparei que quando aciono o bloqueio meu carro (defender 110) fica com muito menos capacidade para esterçar o volante. Isso é normal mesmo? Um cara me disse que quando eu usar o bloqueio ou a reduzida não devo ficar querendo manobrar muito, pois a reduzida e o bloqueio só servem pra ir em linha reta, caso contrário pode acabar estragando a caixa de transferência ou caixa de velocidades. Essa informação procede?
Bloqueio é para ser usado em pisos com pouca aderência, como areia, terra, etc - asfalto nunca. O carro de fato vai ficar meio esquisito para fazer manobras justamente pq não vai estar com o diferencial central para compensar a diff de giro entra os eixos...
Mais uma pergunta para os mais entendidos responderem. Reparei que quando aciono o bloqueio meu carro (defender 110) fica com muito menos capacidade para esterçar o volante. Isso é normal mesmo? Um cara me disse que quando eu usar o bloqueio ou a reduzida não devo ficar querendo manobrar muito, pois a reduzida e o bloqueio só servem pra ir em linha reta, caso contrário pode acabar estragando a caixa de transferência ou caixa de velocidades. Essa informação procede?
Luciano Valois
27/02/2012, 18:49
Amigão, bloqueado não vire muito o volante, tente ir o mais reto que puder, se mexer de leve não tem problema, o que não pode é tentar fazer curvas, mudar a rota bruscamente, etc.
Apenas na reduzida, pode virar o volante sem problema ok.
Bem simples, valeu.
Luciano.
neilsonhenriques
27/02/2012, 19:02
Em viajem com uma Pajero Sport no 4x2, subindo a tamois com chuva, dirigindo na mesma condição que dirijo o defender (que não é correndo), entrei em uma curva fechada com o piso escorregadio a traseira foi embora sem deixar noticia, ...
Eu acho muito inútil essa opção de 4x2 da Mitsubishi. Meu TR4 só anda em 4x4 o tempo todo. Dentro da cidade ou na estrada.
Quando o carro tem tração "on demand" como o Freelander, tudo bem, porque o 4x4 será acionado em milissegundos e o mecanismo será quase um 4x4 full-time.
Só vejo vantagens no 4x4 full-time do Defender ...
othoncsj
28/02/2012, 20:11
So podia ser do PARAGUAI... rsrsrsrsrsrs.........
R. Mendes
28/02/2012, 21:46
Eu acho muito inútil essa opção de 4x2 da Mitsubishi. Meu TR4 só anda em 4x4 o tempo todo. Dentro da cidade ou na estrada.
Não só da Mitsubishi, mas outros como citei no post abaixo.
Não entendo o seguinte:
Abraços
Me respondendo (rs), a meu ver acho que não, pois tem diferencial central. E confirmo ao ver que você sempre usa sua TR4 em 4x4.
Sinceramente queria entender o porque de haver opção 4x2 nesses carros, pois desculpa de economia de pneu e combustível não cola, principalmente nos que tem a opção 4x4 sob demanda.
Bloqueio é para ser usado em pisos com pouca aderência, como areia, terra, etc - asfalto nunca. O carro de fato vai ficar meio esquisito para fazer manobras justamente pq não vai estar com o diferencial central para compensar a diff de giro entra os eixos...
Que não pode usar o bloqueio no asfalto eu já sei. Mas perguntei justamente porque já entrei em umas furadas que o carro teve dificuldades em sair mesmo bloqueado e tive que ficar manobrando com o carro bloqueado pra tirar do sufoco, e percebi que não podia virar o volante demais pois "forçava" parecendo que o curso do volante havia chegado ao fim, e quando eu olhava para o pneu via que a roda tinha virado muito pouco e quando o carro esta sem o bloqueio ela vira bem mais. As duas situaçoes com o carro andando beeeeem devagar quase parado.
Valeu pelas dicas galera.
neilsonhenriques
29/02/2012, 10:39
Sinceramente queria entender o porque de haver opção 4x2 nesses carros, pois desculpa de economia de pneu e combustível não cola, principalmente nos que tem a opção 4x4 sob demanda.
O consumo não sobe tanto.
De pneu não posso falar muito porque é uma estatística difícil de se fazer. Mas sei lá, deve economizar uns 2.000 km de pneu.
O problema maior que eu vejo é deixar o conjunto ocioso porque o TR4 não gosta muito disso. A tal da solenóide da tração é um pé no saco. Se vez ou outra não usar, ela trava. No meu antigo TR4 era assim (que hoje sei que vendi com defeito nessa válvula) e nesse atual também já troquei a dita cuja uma vez.
Abraço, :concordo:
Neilson