Ver Versão Completa : Projeto de Lei federal obrigará oficinas mecânicas a cumprir normas da ANBT
Maurício Fernandes
08/02/2012, 08:30
07/02/2012 08:13
Oficinas mecânicas poderão ser obrigadas a cumprir normas da ABNT
Dr. Ubiali quer assegurar qualidade do serviço e direitos do consumidor.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 2917/11, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que obriga oficinas mecânicas a atender normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o objetivo de garantir direitos do consumidor.
De acordo com a proposta, os estabelecimentos que executam consertos em automóveis deverão manter um responsável operacional pelos serviços e um ou mais profissionais em outras áreas da oficina que atendam a requisitos de norma técnica de capacitação expedida pela ABNT.
No caso de não haver profissionais certificados pela ABNT, os mecânicos e os profissionais de outras áreas deverão passar por treinamento em cursos de, no mínimo, 400 horas para aqueles sem experiência na atividade e de 40 horas para aqueles que comprovarem pelo menos dois anos de serviço na área. O certificado de conclusão do treinamento em nome do responsável técnico, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, deverá ser afixado em local visível na loja ou oficina.
Equipamentos
O projeto ainda obriga os estabelecimentos que realizem medição de emissões de gases poluentes por veículos ou avaliem segurança veicular a comprovar homologação dos instrumentos utilizados nesses serviços no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O infrator estará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), como multa e interdição do estabelecimento.
Dr. Ubiali argumenta que o desequilíbrio nas relações de consumo é comum no setor automotivo, principalmente no segmento de reparo e manutenção de veículos. “A falta de normatização para o funcionamento desses estabelecimentos e a precariedade dos serviços oferecidos têm resultado em graves prejuízos para a segurança e para os interesses econômicos dos consumidores”, observa.
Se a proposta for aprovada e virar lei, as oficinas mecânicas terão 180 dias, a partir da regulamentação pelo Poder Executivo, para se adaptar às novas regras.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
PL-2917/2011
notícia do link:
Oficinas mecânicas poderão ser obrigadas a cumprir normas da ABNT - Agência Câmara de Notícias (http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/CONSUMIDOR/208315-OFICINAS-MECANICAS-PODERAO-SER-OBRIGADAS-A-CUMPRIR-NORMAS-DA-ABNT.html)
fabiano carraro
08/02/2012, 12:12
na boa....como profissional a 23 anos nesta área, Eu digo o seguinte disto....... :screwy:
este país nao é e nunca será um lugar de gente séria e compromentida com a responsabilidade,muito menos segurança ou qualidade do que se produz ou fabrica ,muito menos se presta manutençao..... :pipoca:
aq só se pensa no mais barato,rapido,e simples...
SE ESTE RETARDADO DESTE POLÍTICO DOS INFERNOS conhecesse a CERTIFICAÇAO A S E
ele nao escreveria esta m*. :pipoca:
:concordo:
NGDaniel
08/02/2012, 12:33
É cada idiota que me aparece com cada jaboticaba...
Não é mais facil fazer assim: quem quer norma abnt vai numa oficina que tem norma abnt, quem não quer nao vai e pronto..
Mas aqui só falta o Estado pegar o papel higienico e passar na bundinha do cidadão.. é brincadeira.. :putz:
Brasil, pais das leis e normas bonitinhas, mas que não funcionam. Prá mim isso só vai aumentar os custos para os clientes e donos de oficina e não vai resolver nada, alem de incentivar a informalidade.
Elmer_Jeep
08/02/2012, 16:03
Brasil, pais das leis e normas bonitinhas, mas que não funcionam. Prá mim isso só vai aumentar os custos para os clientes e donos de oficina e não vai resolver nada, alem de incentivar a informalidade.
Complicado mesmo, uma época queriam que toda oficina tivesse um "engenheiro mecânico responsável" tipo as farmácias tem os farmacêuticos, felizmente não foi pra frente pois os sindicatos conseguiram derrubar o projeto.
Estou me formando final desse ano como Técnico em Manutenção Automotiva, em primeiro lugar pra ter uma certificação e maior qualificação nessa área e também pra me prevenir dessas eventuais reviravoltas na legislação...
Andei pesquisando recentemente sobre Inspeção Veicular, quem quer trabalhar com isso se registra no inmetro, detran e passa à prestar os serviços, simples assim, agora obrigar cada empresa à adquirir os equipamentos, treinamento e homologação sem dar nenhum incentivo (crédito) é um absurdo sem tamanho.
[]'s
Walter da Camper
08/02/2012, 17:25
Se essa aberração passar, vai acontecer igual em farmácia. O dono da oficina vai pagar mensalmente um profissional só para "assinar".
Acho que vou fazer um curso desse para tirar uma grana extra.
Maurício Fernandes
08/02/2012, 17:39
Talvez caiba este forum formalizar uma manifestação (após enquete) ao deputado.
O que acha Elmer?
Elmer_Jeep
08/02/2012, 18:28
Talvez caiba este forum formalizar uma manifestação (após enquete) ao deputado.
O que acha Elmer?
Seria interessante sim. La mesmo no final da matéria tem uma enquete pra votar contra ou à favor da proposta. Já votei e registrei meu comentário também.
[]'s
Marcelo A. Marchiodi
08/02/2012, 19:23
Putz... esse banana desse deputado é da minha cidade... me fazendo passar vergonha :oops:
fabiano carraro
08/02/2012, 21:07
gente realmente ta na hora do povo começar a cobrar de candidatos a políticos...
Mais de 5 anos de experiência em cargo administrativo, em que tenha realmente gerenciado algo,ou seja capacidade administrativa como nas empresas.
maioridade de no minimo 30 anos pra ser candidato a cargo publico...assim nao da muito tempo pra se criar malandro com idéia de muleque
salário compatível com a funçao ,e só isto,precisou de verba extra entra com recurso e espera...só pode receber aumento com a mesma porcentagem do salário do cidadao comum....sobe 10 % o dele ,sobe o de todos tambem...pois é dificil pra todo mundo.
obrigatoriedade de comparecimento minímo de 22 dias,quer fazer farra,nao faz é representante do povo,e por isto nao pode...é pessoa séria que nem juíz e kct a 4.......
Quer comprar um 4x4.....desconto de 90%.
ops me empolguei....rsrsrsrsrrs
se cargo político fosse levado a sério que nem cargo em empresas de verdade,Eu queria ver quantos homens capacitados seriam eleitos.
:freaking:
Sou parcialmente A FAVOR da proposta desse deputado.
Eu concordo que haja a necessidade de treinamento obrigatório para as oficinas. O certificado ASE é algo que simplesmente não se ouve falar. Tem que ter medidas mais efetivas para garantir aos consumidores, os seus direitos. Já cansei de ver mexanico até em concessionária. Sem saber segurar uma chave de fenda direito, e o que me dá mais raiva é quando encontro um camarada desses com 10-20-30 anos trabalhando na área, se achando o dono da verdade, falando bobagem pros clientes enquanto faz cagada no carro.
4X4GARAGE
15/02/2012, 09:20
Sou parcialmente A FAVOR da proposta desse deputado.
Eu concordo que haja a necessidade de treinamento obrigatório para as oficinas. O certificado ASE é algo que simplesmente não se ouve falar. Tem que ter medidas mais efetivas para garantir aos consumidores, os seus direitos. Já cansei de ver mexanico até em concessionária. Sem saber segurar uma chave de fenda direito, e o que me dá mais raiva é quando encontro um camarada desses com 10-20-30 anos trabalhando na área, se achando o dono da verdade, falando bobagem pros clientes enquanto faz cagada no carro.
eu concordo com voce,como eu estou fechando a oficina mesmo,mas quero ver quando voce pagar pra trocar a embreagem as horas de um engenheiro!!!
o que voce acha de pagar mil reais pra trocar a embreagem do seu gurgel?!?!?!?e ele trocar oq deve e não oque te favorece?
[]s
Walter da Camper
15/02/2012, 11:21
Se o engenheiro quando for trocar a embreagem verificar que existe folga no virabrequim, vai exigir que o dono faça a retífica do motor, pois se sentirá inseguro de fornecer garantia do serviço na embreagem. Depois, quando ele medir o eixo do câmbio com um relógio comparador, vai exigir também a troca, pois o empenamento de 0,01 milimetro pode causar o desgaste prematuro da embreagem, o que pode comprometer a imagem do profissional no mercado. Depois que vc pagar os 9.000 reais mão-de-obra e peças, que só poderão ser originais, mais o custo da ART do serviço (Anotação de Responsabilidade Técnica exigida pelo CREA), então ela manda um zé ruela sem experiência, que ele chama de técnico trainee, fazer todo o serviço.
Acho que vocês estão confundindo alhos com bugalhos. A proposta não fala nada de engenheiro mecanico, mas sim um técnico capacitado, alguém que saiba que não se deve, por exemplo, usar solvente pra remover óleo das mãos ou que há diferença entre a dureza e o torque dos diferentes parafusos que há nas máquinas, entre outras normas e procedimentos que garantam (Seguindo o exemplo do colega) que a embreagem do meu carro seja trocada da forma correta. Não gerando riscos aos trabalhadores, nem causando danos colaterais ao meu veículo.
Conhecendo um pouco como se fazem as leis aqui, com certeza as comissões de análise vão mudar várias coisas nessa lei antes dela ir pra apreciação nas casas (que podem mudar mais ainda).
Walter da Camper
15/02/2012, 18:57
ZCC, a piada que fiz foi para mostrar (e ridicularizar) como as coisas no Brasil são sempre na base do 8 ou 80.
Um determinada atividade sempre foi exercida sem regulamentação, sem critério, sem fiscalização, cada um fazendo o que quer. De repente as cabeças pensantes que escolhemos para fazer as leis (jogadores de futebol, cantores, palhaços, put...) resolvem, da noite para o dia, transformar o caos numa organização modelo, sem um plano coerente de transição.
Algumas pessoas vão perder o emprego, outras vão gastar uma fortuna para se adequar (e cobrar isso no preço do serviço) e outras vão ficar relagadas à clandestinidade.
Isso acontece em todas as áreas onde o desastrado poder público resolve colocar sua pata... digo mão.
Quer ver um exemplo de regulamentação que só levou em conta as grandes cidades e não pensou na realidade da maioria do País:
A cadeirinha infantil.
Já andei por regiões do interior que o pessoal probre da roça tem a carona como única opção para se locomover para a cidade.
O motorista que estiver andando numa dessas estradas vicinais só vai poder dar carona pros adultos, e a mulher com crianças pequenas terá que seguir a pé porque o motorista não vai se arriscar ser multado por levar criança sem cadeirinha.
No caso das oficinas mecânicas, acho que a normatização do serviço deveria ser opcional, obedecendo algum tipo de classificação que vai desde a máxima excelência até a boca de porco.
Isso tem que ser escolha do dono de acordo com sua necessidade e, principalmente, po$$ibilidade.
Eu tenho um jipe velho que só é usado em trilhas. Se tiver que pagar uma manutenção de "alto padrão" cada vez que volto da trilha, o esporte fica inviável. O mesmo ocorre para um sitiante que tem um fusca velho apenas para ir à cidade de vez em quando.
Por outro lado, o carro que eu uso para viagens tem que estar sempre confiável mecanicamente, neste caso eu concordo em pagar por um serviço de qualidade certificada.
Se tentarem padronizar demais haverá prejuízo para todos, exceto para as empresas que dão cursos e paras que emitem certificação.
Elmer_Jeep
15/02/2012, 19:17
... exceto para as empresas que dão cursos e paras que emitem certificação.
também alguns fiscais de olho em multar os estabelecimentos e os órgãos de credenciamento cobrando taxas e taxas pra quem for se regularizar.
[]'s
Opa! Não tinha sacado a brincadeira. Mas não fique tão preocupado com os cabeças pensantes, entre eles há técnicos e especialistas que filtram quase todas as atrocidades que eles propoem. Não quero nem imaginar como seria se não tivesse esse filtro. Se hoje ainda é meio bagunçando (que convenhamos, a bagunça parece que tá até diminuindo aos poucos), seria um negócio infernal.
Pro caso da cadeirinha, vale a razoabilidade do agente da lei (que todos nós sabemos que tem muito agente FDP por aí, cometendo abusos das leis).
Quanto a normatização, ainda vai ter muita discussão a respeito, ah pode acreditar. De qualquer modo, acho que a gente não vai ver essa proposta em vigor tão cedo (isso se ela chegar a entrar em vigor), mas que é uma coisa necessária, isso é.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.