Ver Versão Completa : Cambagem como corrigir?
Pessoal, gostaria de saber qual a forma de corrigir a cambagem das rodas dianteiras, em veículos 4x4.
obrigado!
se for eixo rigido tem que retira-lo , desmonta-lo , colocar no torno e verificar o empeno ,esquentar o local e prensar com ferramentas base especiais para o diametro do tubo .
antonio umino
08/02/2012, 11:14
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O eixo da Rural estava empenado. não achei prensa que fizesse o serviço, Consegui endireitar desta maneira...
Cortei uma engrenagem que dava certo na tubeira.(engrenagem do cambio mercedes bens) um tarugo os grampos, o suporte da mola. e
através do aperto dos grampos e com o aquecimento da tubeira consegui um bom resultado...
Utilizei para o alinhamento uma ferramenta que usa nos Volkswagem para a regulagem do fação trazeiro das Kombis, e fuscas.
Acho que se chama goniômetro.....
Bom é isto Ok.
Um abraço.
Charles_Curitiba
11/02/2012, 09:56
Ola pessoal, no jeep em varios anos a cambagem de fábrica é original no cj5(positiva) em 8 graus linha central da roda em relação a linha vertical, no cj3 se naõ me engano ela é zerada. Eutentei corrigir a minha desmontando o eixo, e levando numa oficina para gabaritar, mas voce precisa saber se o eixo não esta empenado. No meu caso eu corrigi a inclinação do pino mestre cortando a ponta da carcaça (a bola) e soldando novamente em outra posição, tentamos puxar 8 graus mas como não tinhamos ferramenta de precisão ele ainda ficou positivo.
existe um processo de aquecimento com maçarico e resfriamento rapido, acredito que deva resolver...
chinelao4x4
11/02/2012, 15:45
pessoal, acabei de por 4 pneus sem limites, em breve vou levar ele pra alinhar, alguem saberia as medidas pra pneu 31x10,5 ? pois aqui na minha região, acredito que o alinhamento seja ainda no tempo de mangueira de nivel, com barbantes , rsrsrsr
Charles_Curitiba
12/02/2012, 00:00
e ae Chinelão, colocou sapato novo já? acho que os caras do forum ficaram bravos pq eu tinha colocado valor do pneu que eu tava vendendo, nem era anuncio publicitario mas enfim...então amigão, essa é a medida do meu, eu fiz no barbante mesmo e ficou bom. Deixei ele ligeiramente "fechado"
chinelao4x4
12/02/2012, 10:22
Pois é Charles, ferraduras novas, pneus da genius e rodas do eugene, recomendo á todos, a alessandra da genius super atenciosas, o gian da eugene4x4 então, nem se fala
agora olhando de frente pro jeep, da pra ver que não é igual a da traz. parece mesmo assim, uma mais fechada que a outra, na freiada não puxa, mais tenho medo de gastar mais por dentro do pneu, por isso estou acompanhado este topico,l póis pode ser que terei que corrigir a cambagem,
pergunto, se esquentar o diferencial perto do munhão , pra dar uma "entortada" , não vai comprometer a ponta que passa dentro ?
a cambagem original provoca desgaste na parte de fora do pneu isso é do projeto , modificar vai alterar a dirigibilidade , eu costumo virar o pneu na roda pra desgastar por igual .
Charles_Curitiba
12/02/2012, 23:08
Pois é Charles, ferraduras novas, pneus da genius e rodas do eugene, recomendo á todos, a alessandra da genius super atenciosas, o gian da eugene4x4 então, nem se fala
agora olhando de frente pro jeep, da pra ver que não é igual a da traz. parece mesmo assim, uma mais fechada que a outra, na freiada não puxa, mais tenho medo de gastar mais por dentro do pneu, por isso estou acompanhado este topico,l póis pode ser que terei que corrigir a cambagem,
pergunto, se esquentar o diferencial perto do munhão , pra dar uma "entortada" , não vai comprometer a ponta que passa dentro ?
esquentar não vai dar certo Chinelão, tem que cortar essa ponta da carcaça, bem no munhão (a bola ) e soldar novamente em angulo diferente e é ai que entra um cabra bom pois o angulo deve ser recuado em exatos 8 graus que é a cambagem dele original. Como eu disse eu fiz no meu, não conseguimos chegar nos 8 pq não tinhamos equipamento de precisão, então acho que acabamos recuando uns 4 ou 5 graus, mas já melhorou bastante e até o shimme quase que sumiu por completo, ele dá só acima de 80 antes em 50 já dava.
Fala galera, vou ressuscitar o tópico.
Não é bem isso o assunto, mas está envolvido a cambagem.
Quando fiz o SPOA há trocentos anos atrás, não se tinha muita referencia e era uma alteração relativamente nova para os jeeps. Então foi feito meio que sem critério e para dar um angulo do cardãn, girei o eixo o suficiente e foi soldado os novos berços para os feixes de molas.
Depois de andar e descobrir a merda que havia feito, voltei o eixo para o angulo da posição "original" com cunhas na frente do feixe de mola, fazendo com que o diferencial abaixasse o "humbigo" Não tive mais problemas e mantenho assim desde então. Porém o torneiro arrancou as sapatas originais onde o feixe de mola ficava na época do SPUA.
Hoje com pneus 35" acontece de ter um shimy por volta dos 20, 25 km/h depois para, e o alinhamento é sempre uma tortura, pois nunca acerta, e o pneu está comendo muito do lado de dentro.
Finalmente chegando onde quero, como eu consigo acertar a posição original do eixo para que eu possa reposicionar os berços em modo SPOA? Pra então depois eu tentar alinhar, balancear e acertar a cambagem corretamente?
Aqui quase não tem outro jeep para que eu possa tirar referencia disso. E mesmo os que tem são de difícil acesso.
Tem como voltar ao original? Não cortei ponta da carcaça.
[]'s
Eugênio
Thiago Rodeghel
22/02/2017, 17:34
Consegue sim... tem que soltar as sapatas do eixo novamente... com 2 ângulos magnéticos... vc coloca um em cada lado do toquinho do munhao... sobre ele... tem que estar em 3 graus positivo. Após isto... vc já vai ter o eixo novamente como era de fábrica... consequentemente a cambagem... se nada estiver empenado ou algo assim... já que o eixo é rígido. Como o seu é soa... cortar o munhao e girar o tubo pode ser necessário já que as cruzetas ficam em ângulo extremo.
Abraços
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