Ver Versão Completa : Controle das portas
Galera, mais uma dúvida... Se puderem me ajudar agradeço adiantado...
Minha XJ 98 veio com um controle (caixinha que abre e fecha as portas) mas a dúvida é quando aciono o unlock ela so abre as portas da frente! (o mesmo para o botão lock que só fecha as portas da frente), queria saber se é isso mesmo ou se tem algo precisando de reparo no carro?
Valeu
OBS: XJ pelo que tenho visto é a cherokee sport... correto?
pelo menos na minha é assim...
1 toque dianteira motorista
2 toques seguidos dianteira motorista e as outras 3 (passageiro e traseiras ) mais o porta malas
andretomasi
09/02/2012, 05:37
Na XJ normalmente ela tranca/destranca as quatro portas com um toque só. Desliga as travas de proteção pra crianças nas portas de trás e vê se não resolve.
Quando tu trava as portas pelo painel da porta do motorista, dentro da XJ, ela tranca todas as quatro ou só as da frente também?
[ ]'s
No caso das ZJ pode ser configurado para 1 toque abrir todas as portas ou apenas a do motorista, a configuração é via DRB3.
Não tem jeito acho que é problema do Osmar... Osmarcontato!!! deixei as duas sem a trava e elas não fecham nunca mas "as vezes" abrem... o que é pior né. Vou dar um pulo em São Cristóvão e procurar a oficina do Gustavo e Jorge...
BULLDOG1
12/03/2012, 18:49
Boa noite, não sei se devo abrir um novo tema, pois sou novo aqui. Todavia, como o meu problema também é no controle das portas segue a minha pergunta: Tenho uma cherokee sport 1997 e hoje quase fiquei na mão, pois o meu controle (da chave) não desativou o "alarme" e, desta forma, cortava a corrente (ou combustível, não sei). Depois de muito tempo consegui desbloquea-lo. Assim que chequei na "civilização" comprei baterias novas, porém não funcionou do mesmo jeito. Tentei com a outra chave e também não funcionou. Alguém sabe o que pode estar havendo? Tem como desativar o sistema de bloqueio?
andretomasi
12/03/2012, 19:20
Deve ter saído de sincronia com o controle, vai ter que levar na concessionária e pedir pra reprogramar o controle, vão te cobrar uns R$ 100 - R$ 150 pra isso.
Dá pra desativar o sistema do security sim, e eu recomendo por experiência própria que faça sem pensar duas vezes, pra não ter mais incômodos com essa porcaria. Na concessionária ou oficinas vão te dizer que é impossível desativar, mas é possível sim!
O meu quem desbloqueou foi o Leonel aqui do fórum, procure nos posts pra trás que acho que tem mensagem dele aí. Mandei pelo correio, ele desbloqueou e já recebi de volta em alguns dias. Antes disso passei um ano tentando resolver isso no RS mesmo, sem sucesso.
[ ]'s
BULLDOG1
12/03/2012, 20:19
André, para reprogramar o controle preciso levar o carro também?
andretomasi
12/03/2012, 20:26
Sim, vai ter que ir com o carro em uma concessionária ou em alguma oficina que tenha o scanner compatível.
Se resolver desativar ele de vez, depois pode investir em outro sistema menos problemático e que seja de fácil manutenção caso precise desativar um dia, tipo um Positron, DefenderTech, etc.
[ ]'s
BULLDOG1
12/03/2012, 20:37
Obrigado, mais uma vez. Eu vou desativá-lo de vez.
andretomasi
12/03/2012, 20:47
Prefiro indicar mesmo, por vários motivos.. primeiro porque passei por muito fuçador metido a entendido pelo RS, mexânico, eletricista, instalador de alarmes, até chaveiro mexeu nela tentando desativar o sistema e nada, cada um queria fazer uma gambiarra diferente. Gastei uma grana só "tentando" desativar sem certeza nenhuma, e sem saber onde esses malucos iam mexer lá no módulo ou na fiação.
Segundo, que 99% dos donos de XJ sofrem ou tem medo de ficar na mão por causa desse sistema, e não sabem que é possível desativar porque na maioria das oficinas dizem que é impossível. Na própria Chrysler dizem que é impossível; passei por duas concessionárias, conversei com chefes de oficina, eletricistas da Chrysler, todos diziam que eu ia ter que me conformar e fazer cópias do controle por garantia, etc..
Fiquei um ano nessas tentativas por medo de mandar o módulo pelo correio (como imagino que a maioria do pessoal aqui fica no início), até que decidi te mandar o módulo e arriscar.. e resolveu meu problema!
E digo mais, o investimento pelo serviço e alguns dias sem o módulo, não se compara à tranquilidade que fiquei, sabendo que não corro mais risco de ficar empenhado com aquela b@#*$ de sistema.. nada como readquirir a confiança na viatura! :D
[ ]'s
BULLDOG1
12/03/2012, 20:52
Qual é o procedimento para o envio? É difícil retirar o módulo? Preciso de ajuda profissional?
andretomasi
12/03/2012, 22:05
Desconecta a bateria, solta dois parafusos que seguram o módulo, desconecta os três plugs que conectam no módulo e só. Empacota bem, coloca um plástico bolha e manda por sedex! :)
Precisa desconectar o módulo do security, que fica no console de teto, antes de mandar o módulo já desliga ele. É só soltar dois parafusos na frente do console, descer ele e desconectar o plug que conecta em cima de onde está escrito SECURITY (só tem um plug ali, preto com vários fios), é só desconectar e isolar com fita, e deixar desconectado pra sempre. Se esquecer isso ligado, quando reconectar o módulo ela vai reconhecer e ativar o security de novo..
Quando receber de volta, é só reconectar e reconectar a bateria. Logo depois que reinstalar ela vai acusar alguns erros por ter removido o módulo, mas depois de limpar os códigos e ela perceber tudo funcionando o Check Engine apaga.
[ ]'s
andretomasi
12/03/2012, 22:57
Já vi que nos fóruns americanos eles sofrem com o mesmo problema.
Isso me lembra aquela história:
"Havia em uma empresa uma máquina caríssima, havia custado milhares de reais para ser importada. Um certo dia, a máquina simplesmente parou de funcionar. Os funcionários tentaram todos os ajustes possíveis e nada. Chamaram então a assistência técnica, que enviou um funcionário, o qual ao chegar inspecionou a máquina, fez alguns testes, e por fim pegou uma chave de fenda e apertou um pequeno parafuso. Em seguida ligou a máquina, que começou a funcionar imediatamente.
O proprietário maravilhado agradeceu e perguntou quanto custaria o conserto, ao que o técnico prontamente respondeu: "São mil reais".. O proprietário, indignado, reclama "Mas esse valor é um absurdo, tá certo que a máquina custou muito mais que isso, mas é muito dinheiro.. só vou pagar quando receber uma nota fiscal com a descrição completa dos serviços efetuados!"
No outro dia, o proprietário recebe na empresa a fatura do conserto, detalhando:
- Mão de obra / aperto de um parafuso: R$ 1,00
- Conhecimento de qual parafuso apertar: R$ 999
[ ]'s
BULLDOG1
17/03/2012, 14:01
Boa tarde a todos. Conforme já relatei hj aqui no fórum, o Leonel já resolveu o meu problema, enviei o módulo para ele (SP) na terça-feira e ele me mandou de volta (DF) na sexta-feira, com o Security completamente desbloqueado. Agora o carro não me deixará mais na mão. Abrigado a todos, principalmente ao andretomasi e ao Leonel.
Att.,
Carlos Henrique.
eickhoff8
17/03/2012, 14:21
Boa tarde. Estou escrevendo aqui para dizer que tambem fiz o procedimento de desbloqueio do security com o leonel e ficou excelente. Estava na mesma situacao de possuir apenas um controle e o C* na mão!
Retirei modulo e mandei para ele fazer o desbloqueio. Me mandou de volta , instalei e nada de UNLOCK para liberar bomba.!
Recomendo o serviço desse amigo.
Boa noite, eu faço o desbloqueio da central, caso queira mais informações.
11-7887-4747 id 118*14957 c/Leonel
Guilherme ZJ
08/04/2012, 18:21
Bom...quem sou eu pra dizer que os companheiros mais antigos nessas viaturas estão errados ? Se vocês recomendam....
Não tem nem uma semana que eu tô com uma ZJ e já tava pensando em fazer cópia do controle tendo em vista que ele só trabalha quando quer, talvez seja só a bateria meio fraca que eu ainda não comprei mas algo me diz que eu devo tirar esse sistema da minha viatura também. Confiança é tudo né.
Só preciso saber onde fica esse tal módulo que eu tenho que enviar pelo correio e qual que eu devo deixar desligado forever.
Uma dúvida: Esse que eu tenho que deixar desligado pra sempre não tem mais nenhuma função além desse alarme ? Ele não controla outros instrumentos, nada ?
andretomasi
08/04/2012, 20:51
Guilherme,
O módulo é o principal, a ECU ou módulo da injeção como costumam chamar. Na ZJ se não me engano ele fica no lado do passageiro do cofre, perto da parede corta-fogo. É só desligar a bateria, desconectar os três plugs do módulo e soltar dois parafusos que prendem ele à carroceria.
Na XJ sempre é só um módulo, no console de teto no caso do controle remoto. Já na ZJ dependendo do modelo ela tem um módulo a mais que as XJs não tem, que é o BCM, que precisa ser programado junto com a ECU principal. Mas é fácil de tirar ele, fica embaixo do volante no painel. No caso de programar a ECU + BCM, não precisa deixar nada desconectado, volta tudo pro lugar como foi tirado.
O Matheus (eickhoff8) tirou os módulos da ZJ dele e mandou junto com o da minha XJ, ele pode explicar melhor como faz pra tirar no teu caso; na época eu só fiquei olhando e dando palpite enquanto ele fuçava na ZJ apavorado hahahah
[ ]'s
Guilherme ZJ
08/04/2012, 21:20
ECU = Eletronic Control Unit
BCM = ???
Sabe ? E quais as funções dele ?
andretomasi
08/04/2012, 21:34
Body Control Module.. o ECU só controla a parte elétrica relacionada ao motor, e o resto, acessórios, limpadores de parabrisa, travas, vidros, aquecedores, luzes internas, etc é o BCM que controla, e ele também monitora os outros módulos (ECU, ABS, Airbags, etc) pra avisar em caso de problemas.
Nas XJ é um pouco mais simples, tudo "manual" ou controlado pelo próprio ECU, por isso não tem esse módulo.
[ ]'s
Guilherme ZJ
08/04/2012, 22:31
É muita informação nesse fórum num tempo muito curto pra eu digerir, tô direto lendo e a cada página eu descubro mais coisas.
Muito bom mas preciso de tempo, não sei nem identificar cada módulo desses muito menos a função de cada um.
Preciso fazer um reconhecimento na minha viatura, desmontar os plásticos debaixo do painel e tal pra saber o que tem e se tem.
Tô enrolado com vários problemas ao mesmo tempo, esperando chegar peças de SP, procurando peças mais simples por aqui mesmo e procurando outras que nem aqui o pessoal sabe onde tem (tipo a palheta do limpador traseiro ou amortecedores das tampas traseiras).
Quero deixar a minha viatura zerada mas eu acho que eu tô querendo isso muito rápido.
Vou com mais calma, a pressa é inimiga da perfeição.
andretomasi
08/04/2012, 22:52
Guilherme, essas viaturas são até bem simples em se tratando de mecânica/eletrônica comparado a outras da mesma categoria.
Pra identificar o ECU é simples: abre o capô. Não me lembro agora mas acho que não tem outro módulo dentro do cofre, não tem como se enganar. Pra soltar ele é simples, são três plugs que você desencaixa, e ele tem dois parafusos nas laterais que prendem ele à lata.
Esse é o ECU:
340250
Nas ZJs mais recentes ele deve estar na frente da parede corta-fogo, na área onde marquei em vermelho, que deve ser o teu caso. Nas ZJs mais antigas, ele fica na mesma posição que as XJs, que é na lata ao lado do paralama do motorista, onde marquei em azul.
340251
Já o BCM, a cara dele é essa. Também não tem como se enganar, não tem outro módulo igual a ele ali:
340252
340253
Tu vai achar ele abrindo nesse lugar aqui (na ZJ o painel é um pouco diferente mas o lugar é o mesmo, aí dentro fica o BCM):
340254
[ ]'s
Guilherme ZJ
08/04/2012, 23:01
Certo. O ECU fica ali onde você falou mesmo, próximo do reservatório de expansão do radiador, já tinha dado uma olhada nele mas não sabia que era o ECU, até pensei que fosse mas imaginei que deveria estar num local mais protegido, kkkk, inclusive derramou água nele quando eu tava completando o reservatório mas o BCM, qualquer hora eu faço um reconhecimento desse elemento.
Tem mais algum módulo eletrônico pra identificar ?
andretomasi
08/04/2012, 23:26
Pra fazer o desbloqueio, só precisa esses dois.
Ela tem outros módulos que controlam outras coisas mas aí esses outros tu conhece aos poucos com calma :D .. e são diferentes em formato e localização, não tem como confundir com o BCM, etc.
[ ]'s
Guilherme ZJ
08/04/2012, 23:52
Muito obrigado pelas dicas André Tomasi. Vou analisar com calma a alternativa do desbloqueio com o passar do tempo.
Não é nem uma questão de adaptação e sim de segurança.
Valeu
andretomasi
09/04/2012, 00:06
Sim, entendo completamente. É uma questão de confiança no veículo. O sistema original, na minha opinião pelo menos, é a maior falha das Cherokees, porque pode deixar qualquer um com o carro parado, em qualquer lugar, e por depender da concessionária ou scanner compatível, dá pra ver o que acontece se você está a 1000km de uma concessionária e o controle pifa, né.
De resto, ela é muito confiável, os outros módulos são na maioria "fail-safe", ou seja, se alguma coisa pifa, ela continua funcionando em modo de segurança pra pelo menos te deixar chegar até em casa ou uma oficina. E a mecânica é simples de se entender e consertar depois que se aprende as "manhas" desses veículos.
[ ]'s
Guilherme ZJ
10/04/2012, 21:46
Cara, hoje eu mandei trocar as baterias do controle da viatura e eu tava meio longe dela, daí quando eu cheguei nela e apertei pra destravar, nada aconteceu.
Apertei os botões dezenas de vezes e nada da viatura reagir.
Depois de xingar umas 10 x P... M..... etc lembrando no que vocês me falaram sobre o sistema original, me senti até mau, até mesmo porque a cheroka tava trancando a saída do outro carro e eu tinha que levar o meu moleque numa consulta médica logo depois.
Voltei na loja e expliquei a situação do controlezinho pro guri com cara de B....@ que trocou as baterias, joguei o controle na mesa dele e fiquei de braços cruzados ouvindo o elemento murmurar não sei o que até que eu perdi a paciência e comecei a verificar junto com o guri e acreditem se quiser, ELE TAVA MONTANDO O CONTROLE COM AS BATERIAS UMA DE FRENTE COM A OUTRA, isso é, NEGATIVO COM NEGATIVO.
Inacreditável !!! Onde essa juventude vai parar ???
Montei como tinha de ser e pronto, tudo certinho, mas valeu como um alerta do que pode acontecer qualquer hora e deu pra sentir o drama do alarme que não desarma. Que nunca mais se repita isso, ufa.
Gezuiz
andretomasi
10/04/2012, 21:54
É. Agora imagina se o controle pifa de vez. Guincho. :D
Guilherme ZJ
10/04/2012, 22:00
Acredita que o guri tava falando que tinha montado com as baterias daquele jeito porque as retiradas já estavam assim ?
Fala sério né. E eu ganhei ovo de páscoa do coelhinho também.
Mas realmente não existe nada que se possa fazer se isso acontecer ?
Não existe nenhuma bruxaria pra ligar a viatura e chegar uma elétrica ?
Não acredito que um ser humano ainda não tenha descoberto aquele fio tal lá que o cara tem que cortar pra ligar a cria
andretomasi
10/04/2012, 22:14
Não existe. Poderia desmontar o filtro de ar, tirar tudo até o coletor e largar uma mangueira de gasolina direto na admissão, mas não dá pra rodar com ela assim sob pena de dar um calço hidráulico ou danificar outras coisas. Prejuízo maior ainda.
Quanto à elétrica, em teoria daria, mas teria que desviar toda a fiação da bomba de gasolina e fazer uma nova fiação, funcionando em paralelo mas ainda conectada ao relé ASD, etc. E em algumas ZJs o sistema corta a faísca também, além da bomba. Seria muita gambiarra pra criar mais possíveis problemas, não vale a pena, é mais fácil e mais garantido desativar o sistema e ficar com a instalação original.
Não tem fio pra cortar que faça ligar ela. É bom porque ladrão nenhum leva ela, mas em compensação, às vezes nem o dono leva :D
[ ]'s
Guilherme ZJ
10/04/2012, 22:23
KKKKKKKKKKKK
É verdade :pensativo:
Bem assim mesmo :curtir:
thiago-nit
11/04/2012, 23:45
Pessoal, desculpe entrar na conversa de vocês,
mas esse controle não dá para encomendar 1 novo dos EUA?
é tão dificil assim achar um compatível?
Abçs
AlexPalma
12/04/2012, 00:30
Não, Thiago...
O problema é que o controle da viaturas americanas possui codificação diferente.
Precisa ser específico para as que vieram para o Brasil; além disso precisa do scanner DRB III para o "reconhecimento" do controle pela vtr.
Abraço.
thiago-nit
12/04/2012, 00:40
Obrigado Alex!
A minha preocupação é que estou vendo ma para comprar e ela só tem 1 chave e 1 controle.
Também não tem o console de teto. Não sei onde deve ficar o "transponder" para "fuçar" no caso de algum defeito no chaveiro.
A viatura é 98/98.
andretomasi
12/04/2012, 00:43
Thiago, o problema não é achar o controle; o problema é que ele custa caro, mesmo importando não é muito barato, além de ter que achar um compatível como o Alex disse, e principalmente, tem que ter alguma oficina com o scanner pra fazer isso, que são poucos lugares que tem, dá pra contar nos dedos.
Quem mora fora das grandes cidades fica dependendo de deslocamento caso o controle pare de funcionar, e como não dá pra ligar ela sem o controle pra levar até a oficina.. é guincho. É um pé no saco isso.
[ ]'s
AlexPalma
12/04/2012, 00:48
O Andre falou tudo...
Se você fechar a compra, verifique se o sistema está ativo. Se estiver o Lleonel aqui do fórum pode lhe ajudar a desativar o sistema (que é problemático!).
Abraço.
thiago-nit
14/04/2012, 00:35
ok, obrigado!
Mas mesmo com tudo funcionando, vou correr atras de mais um, porque:
"quem tem 2 tem 1, quem tem 1 não tem nenhum!" :)
Vou ficar mais tranquilo assim.
andretomasi
14/04/2012, 02:58
Sai mais caro programar um controle novo do que mandar desativar o sistema :roll:
Guilherme ZJ
14/04/2012, 10:39
Sai mais caro programar um controle novo do que mandar desativar o sistema :roll:
E quanto custa a desativação do sistema ?
Ontem a minha me deu uns sustos. Com a viatura em movimento, troquei de GNV pra gasolina e ela simplesmente apagou tudo e acendeu no painel "check engine".
Parei a viatura debaixo de um poste, desliguei e religuei a chave, dei a partida e funcionou normalmente como se nada tivesse acontecido.
Mais a frente fiz a troca em movimento novamente e aconteceu de novo mas com a viatura parada não acontece isso.
Segunda-feira oficina de GNV.
cerverob
14/04/2012, 11:23
....bom dia a todos...
entao com riferimento a aonde comprar um controle novo eu fiz assim: mandei a um amigo na italia o meu numero do chassis e o modelo do carro e ele foi na autorizada e comprou ( 80 euro). depois mandei por sedex a leonell o controle + o modulo que fica debaixo do volante + o modulo que fica atrais do reservatorio da agua do radiador + o modulo da porta diantera lado motorista + o modulo da porta diantera lado carona , ele codificou tudo e agora tudo funciona. custo total 80 euro controle = 200 reais + sedex 170 reais = 370,00 reais
Guilherme ZJ
14/04/2012, 11:40
....bom dia a todos...
entao com riferimento a aonde comprar um controle novo eu fiz assim: mandei a um amigo na italia o meu numero do chassis e o modelo do carro e ele foi na autorizada e comprou ( 80 euro). depois mandei por sedex a leonell o controle + o modulo que fica debaixo do volante + o modulo que fica atrais do reservatorio da agua do radiador + o modulo da porta diantera lado motorista + o modulo da porta diantera lado carona , ele codificou tudo e agora tudo funciona. custo total 80 euro controle = 200 reais + sedex 170 reais = 370,00 reais
Mas quanto módulo !!! gezuis
andretomasi
14/04/2012, 13:04
E quanto custa a desativação do sistema ?
Ontem a minha me deu uns sustos. Com a viatura em movimento, troquei de GNV pra gasolina e ela simplesmente apagou tudo e acendeu no painel "check engine".
Parei a viatura debaixo de um poste, desliguei e religuei a chave, dei a partida e funcionou normalmente como se nada tivesse acontecido.
Mais a frente fiz a troca em movimento novamente e aconteceu de novo mas com a viatura parada não acontece isso.
Segunda-feira oficina de GNV.
Custa menos do que o nosso amigo aí em cima gastou pra comprar um controle novo.
GNV é complicado, porque tem um monte de módulos que eles instalam que simulam sensores do funcionamento na gasolina, aí quando dá problema tem o dobro de trabalho, porque pode ser o sistema original com problema, ou pode ser alguma parte do sistema do GNV causando o problema e aparentando ser outra coisa. Tem que levar em oficina de confiança, porque quando dá incômodo é de cair os butiá do bolso.
No caso do cerverob por exemplo, se deu a todo o trabalho de tirar os módulos e mandar pro Leonel, devia é ter desativado o sistema ao invés de gastar com uma coisa que é certo que vai dar problema novamente daqui a algum tempo.
[ ]'s
Guilherme ZJ
14/04/2012, 13:11
Custa menos do que o nosso amigo aí em cima gastou pra comprar um controle novo.
GNV é complicado, porque tem um monte de módulos que eles instalam que simulam sensores do funcionamento na gasolina, aí quando dá problema tem o dobro de trabalho, porque pode ser o sistema original com problema, ou pode ser alguma parte do sistema do GNV causando o problema e aparentando ser outra coisa. Tem que levar em oficina de confiança, porque quando dá incômodo é de cair os butiá do bolso.
No caso do cerverob por exemplo, se deu a todo o trabalho de tirar os módulos e mandar pro Leonel, devia é ter desativado o sistema ao invés de gastar com uma coisa que é certo que vai dar problema novamente daqui a algum tempo.
[ ]'s
É verdade mas acho que no caso dele, ele deve estar buscando o máximo de originalidade possível né, nada contra, acho até legal mas concordo também que não é porque é original que é o melhor sistema.
Logo que todos os problemas da minha viatura tiverem sanados, o próximo passo será esse do controlezinho traíra.
thiago-nit
14/04/2012, 22:14
Então,
pensando pelo lado positivo, com esse módulo funcionando a todo vapor, não tem ladrão nenhum na face da terra que leve a viatura correto?!! ;)
Economia de seguro contra roubo! Melhor fazer somente o de 3º! ;)
Guilherme ZJ
14/04/2012, 22:20
Já ouvi dizer que um cara parou a viatura debaixo de poste com transformador de alta tensão e o campo eletromagnético na área fez khda nesse sistema de segurança original do cara. Não sei se no funcionamento do controle ou dos módulos da viatura.
Será verdade ?
andretomasi
15/04/2012, 02:05
Thiago, por esse lado sim, está correto, é impossível roubar ela, só consegue levar ela se levantar no guincho. O ruim é que se o negócio dá problema, nem o dono não consegue levar o carro pra casa. Normalmente esses sistemas deveriam ter um "fallback", tipo um outro método de código ou chave pra desabilitar o sistema pelo menos pro proprietário poder andar até em casa. Ou como os alarmes/corta-correntes que tem um pequeno botão escondido que desabilita o sistema.
Guilherme, faz sentido o controle não conseguir desbloquear a viatura pela interferência de um campo magnético muito forte impedir que o sinal de rádio do controle chegue até o módulo no carro, mas em um poste comum desses acho que não tem potência suficiente pra acontecer isso. Poderia acontecer se parasse perto ou dentro de uma estação de distribuição de energia, ou embaixo de uma torre de transmissão, nesses lugares tem outros equipamentos eletrônicos que sofrem interferência (celular, ipod, computadores).
[ ]'s
thiago-nit
15/04/2012, 22:52
Thiago, por esse lado sim, está correto, é impossível roubar ela, só consegue levar ela se levantar no guincho. O ruim é que se o negócio dá problema, nem o dono não consegue levar o carro pra casa. Normalmente esses sistemas deveriam ter um "fallback", tipo um outro método de código ou chave pra desabilitar o sistema pelo menos pro proprietário poder andar até em casa. Ou como os alarmes/corta-correntes que tem um pequeno botão escondido que desabilita o sistema.
Guilherme, faz sentido o controle não conseguir desbloquear a viatura pela interferência de um campo magnético muito forte impedir que o sinal de rádio do controle chegue até o módulo no carro, mas em um poste comum desses acho que não tem potência suficiente pra acontecer isso. Poderia acontecer se parasse perto ou dentro de uma estação de distribuição de energia, ou embaixo de uma torre de transmissão, nesses lugares tem outros equipamentos eletrônicos que sofrem interferência (celular, ipod, computadores).
[ ]'s
Andre,
realmente.
Eu acho que as chaves que tem a "bananinha" embutida, esta dá para desbloquear encostando a chave no console de teto e depois ligando a viatura. Nesse caso, parece que o chaveiro tem as 2 funções, trava e desbloqueio. Mas no caso de ausência de chaveiro, usa-se a chave.
As que não tem a bananinha, o chaveiro somente que exerce a função de destravar, e se esse der defeito, já era.
Li alguma coisa nos forums dos EUA e lá também a galera tem dificuldade.
Parece que trocam tudo, o cilindro completo (que fica no volante) e mais as chaves e os chaveiros. Não sei se resolve.
andretomasi
16/04/2012, 02:43
Thiago, eu sei bem como funcionam esses sistemas. Na prática ninguém tem a bananinha. Quando comprei a minha veio sem, e 90% das Cherokees à venda por aí, o dono perdeu a bananinha. A bananinha não se consegue nova nem na concessionária pois eles não fazem mais, e se der problema no receptor e parar de reconhecer a bananinha, vai ficar na mesma situação que sem o controle. Por isso defendo tanto que o melhor é desativar o sistema permanentemente.
Com o sistema desativado pelo controle/bananinha, não adianta trocar cilindro pois a informação do sistema é gravada no módulo principal, ECU. O cilindro é só nas que o controle só destrava as portas, e a chave é que é codificada.
[ ]'s
thiago-nit
18/04/2012, 23:28
Todas as Cherokas são assim ?
As de 2000 em diante também?
andretomasi
19/04/2012, 07:32
As mais novas não usam o controle e sim a chave codificada. Mesmo nas antigas 96, 97, 98 também tem algumas que só tem a chave codificada e não o controle/bananinha.
[ ]'s
thiago-nit
21/04/2012, 17:46
As mais novas não usam o controle e sim a chave codificada. Mesmo nas antigas 96, 97, 98 também tem algumas que só tem a chave codificada e não o controle/bananinha.
[ ]'s
Os jeeps Wrangler tambem tem esse sistema?
andretomasi
21/04/2012, 17:57
Cherokees, Wrangler, Dakotas, Caravans e muitos outros da Chrysler/Dodge.
[ ]'s
thiago-nit
21/05/2012, 23:27
Prezados,
na minha recém adquirida xj 98/98, acho que o sistema security está desativado.
Já fiz os seguintes testes:
- Desliguei a viatura, deixei sem a chave bastante tempo. Depois liguei e funcionou normalmente.
- Desliguei a viatura, deixei as portas abertas, apertei Lock e tentei ligar a viatura. Também funcionou normalmente.
- Desliguei a viatura, fechei todas as portas e apertei Lock. Depois abri somente com a chave a porta do motorista e liguei novamente. Funcionou!
A luz de security do painel sempre acende alguns segundos antes de ligar, depois apaga.
Acho que está desativado o sistema !?!?!
andretomasi
22/05/2012, 07:03
Thiago, tua chave é cinza?
[ ]'s
Prezados,
na minha recém adquirida xj 98/98, acho que o sistema security está desativado.
Já fiz os seguintes testes:
- Desliguei a viatura, deixei sem a chave bastante tempo. Depois liguei e funcionou normalmente.
- Desliguei a viatura, deixei as portas abertas, apertei Lock e tentei ligar a viatura. Também funcionou normalmente.
- Desliguei a viatura, fechei todas as portas e apertei Lock. Depois abri somente com a chave a porta do motorista e liguei novamente. Funcionou!
A luz de security do painel sempre acende alguns segundos antes de ligar, depois apaga.
Acho que está desativado o sistema !?!?!
A XJ 98 é chave codificada, se acende e apaga significa que o sistema esta lendo a chave e liberando a partida.
thiago-nit
22/05/2012, 20:26
Thiago, tua chave é cinza?
[ ]'s
Andretomasi, sim, a chave é cinza.
thiago-nit
22/05/2012, 20:29
A XJ 98 é chave codificada, se acende e apaga significa que o sistema esta lendo a chave e liberando a partida.
:concordo:
lleonel, sendo a chave codificada, é mais fácil fazer uma cópia dela do que do controle? pois só tenho 1.
lleonel, sendo a chave codificada, é mais fácil fazer uma cópia dela do que do controle? pois só tenho 1.
Bom chaveiros conseguem CLONAR a sua chave e fazer uma cópia, agora para fazer uma nova só com o DRB3 e o PIN Number em mãos.
[]s
andretomasi
23/05/2012, 12:54
Thiago, tá explicado porque está "desativado", ele desativava cada vez q tu colocava a chave na ignição :)
O teu controle só serve pra abrir e fechar as portas, nas nossas é o inverso, o controle que desbloqueia e a chave pode ser qualquer cópia comum.
Tu pode comprar uma chave cinza "em branco" pela net, que sai mais barato, e depois só leva na concessionária pra programar ela. Depois que tiver 2 chaves, tu consegue programar uma terceira ou outras sem precisar levar na concessionária.
[ ]'s
thiago-nit
24/05/2012, 00:18
Obrigado lleonel e andretomasi!
Entendido o procedimento para fazer a cópia.
Mas, desculpe a falta de conhecimento, o PIN Number consigo aonde? Em alguma etiqueta da viatura?
Grato
andretomasi
24/05/2012, 01:30
Pode pedir pelo telefone, liga no atendimento da Chrysler, vão te pedir os dados dos documentos, etc, e te dão o código, explica que quer fazer uma chave nova. Ou pode pedir na concessionária, mas não sei se eles não vão querer cobrar pra isso ou pedir que tu faça a chave lá antes de dar o código.
[ ]'s
thiago-nit
25/05/2012, 20:33
Bom chaveiros conseguem CLONAR a sua chave e fazer uma cópia, agora para fazer uma nova só com o DRB3 e o PIN Number em mãos.
[]s
Fui hoje em um chaveiro que faz esse tipo de configuração e chaves codificadas.
Ele falou que precisa ver a chave primeiro para dar orçamento.
Segundo ele, com a chave, ele sabe se vai ter o chip para fazer outra.
Agora pergunto: se eu levar e o cara tentar fazer outra, será que pode correr risco de desconfigurar a única chave que tenho ?
thiago-nit
01/06/2012, 19:27
Levei a chave no chaveiro hoje.
Preço: R$ 200,00.
Precisa levar a viatura, porque segundo ele, vai fazer um "clone" da chave, aí precisa ficar testando até ficar ok!
Na concessionária JEEP: R$ 480,00 só a chave. Não configura. (pelo menos na que liguei). Tentei ver com outra concessionária, mas o técnico não estava.
Sobre o chaveiro informado acima, fico preocupado em levar a viatura para testar, pois o cara pode muito bem fazer 2 chaves, 1 pra ele e oura pra mim!!!!! entenderam ? Depois é só procurar a minha viatura na cidade e:bye:
andretomasi
01/06/2012, 19:36
Aí que tá Thiago, se é pra gastar tudo isso, melhor gastar pra desabilitar o sistema e se livrar de dependências "externas". Eu preferi fazer isso e não ficar preso a concessionária ou chaveiro, ainda mais pra um carro com quase 15 anos, até quando ainda vai ter chaves "em branco" disponíveis no mercado, etc?. Lembrando que um clone da chave não é a mesma coisa que ter duas chaves configuradas no módulo, pra ele você vai estar sempre ligando com a mesma chave. Se perder a programação as duas chaves vão parar de funcionar ao mesmo tempo.
[ ]'s
thiago-nit
04/06/2012, 22:45
Até agora não consegui saber se ele está habilitado ou desabilitado.
Só sei que quando coloco a chave, a luz do sistema de bloqueio no painel acende um pouco depois apaga.
Existe alguma maneira de testar o security sem colocar outra chave?
Com o sistema desligado essa luz não acende mais é isso ?
andretomasi
05/06/2012, 00:27
Thiago, o sistema está ativo se a luz acende e apaga no painel, é porque está funcionando. Se quer experimentar, faz uma cópia comum da chave em qualquer chaveiro, deixa a chave cinza bem longe do carro e tenta ligar ele com a cópia, a luz do imobilizador vai ficar acesa porque não vai reconhecer a chave, e ele vai bloquear o carro. Não tem como testar sem colocar outra chave. Com o sistema desligado não acende luz nenhuma.
PS: Uma cópia comum qualquer chaveiro faz em 5 minutos e vai custar uns R$ 5, não precisa nada especial se tu só quer testar.
[ ]'s
Levei a chave no chaveiro hoje.
Preço: R$ 200,00.
Precisa levar a viatura, porque segundo ele, vai fazer um "clone" da chave, aí precisa ficar testando até ficar ok!
Na concessionária JEEP: R$ 480,00 só a chave. Não configura. (pelo menos na que liguei). Tentei ver com outra concessionária, mas o técnico não estava.
Sobre o chaveiro informado acima, fico preocupado em levar a viatura para testar, pois o cara pode muito bem fazer 2 chaves, 1 pra ele e oura pra mim!!!!! entenderam ? Depois é só procurar a minha viatura na cidade e:bye:
Fiz uma copia em um chaveiro uns dois anos atrás e ela tem funcionado perfeitamente, uso no lugar da original, precisei fazer porque o miolo da ignição também estava apresentando problemas. Ficou nesta faixa (R$ 200,00 a chave), mas pelo menos uso uma chave para as portas e ignição. A minha XJ 98 creio que a chave codificada, pensei que todas eram, nem sabia dessa estória do controle. O interessante é que pedi para fazer uma cópia da chave do tanque de gasolina e o chaveiro não conseguiu.
Ola pessoal
Este tópico é muito interessante e instrutivo! Obrigado!
Se entendi corretamente, são os controles remoto que dão problemas (desprogramação), não o ECU, correto?
Vocês falam de chave codificada cinza: essas também podem ter problema de desprogramação? Qual é a cara do outro tipo de chave?
Vocês falam também de “bananinha”: podem postar uma foto para ver como é?
Pessoal:
Desculpem desenterra o tópico.
Mas alguém aí tem o contato desse Leonel que faz o serviço de desabilitar o sistema de security?
Meu controle foi pro espaço essa semana. Tenho um novo que nunca foi usado (nem o fio que liga o positivo das pilhas à placa eletrônica está soldado.
Aqui no cadastro de usuários só achei um lleonel (com dois "L"), mas não tem nenhum contato dele no perfil.
Liguei na concessionária e pra configurar esse controle custa R$ 430,00. Sem contar o guincho pra levar até lá (120km).
E sinceramente, não quero mais ter que me incomodar no futuro com isso. Então se é pra mexer agora, prefiro desabilitar de uma vez.