PDA

Ver Versão Completa : pistão quebrado

jairjr
07/02/2012, 22:52
galera to com uma duvida...
abrir meu motor (4cc OHC ford) porque tava fumaçando, fui na intenção de trocar os seguimentos, comprei os seguimentos STD e na hora que tirei os pistão pra fora do bloco... 2 pistão quebrado e 2 trincados... e ainda são STD. olhei a camisa boazinha, os casquilhos bons, o eixo bom também mas ja ta em 0,75...
minha duvida é: é normal quebrar os pistão assim ou sera que tem alguma coisa errada?
obrigado abraço a todos:semideia:semideia:semideia:semideia

Jacimar
08/02/2012, 07:37
galera to com uma duvida...
abrir meu motor (4cc OHC ford) porque tava fumaçando, fui na intenção de trocar os seguimentos, comprei os seguimentos STD e na hora que tirei os pistão pra fora do bloco... 2 pistão quebrado e 2 trincados... e ainda são STD. olhei a camisa boazinha, os casquilhos bons, o eixo bom também mas ja ta em 0,75...
minha duvida é: é normal quebrar os pistão assim ou sera que tem alguma coisa errada?
obrigado abraço a todos:semideia:semideia:semideia:semideia

Bom dia prezado ! tive um Del Rey, também conhecido como Corsário ( Corcel de Otário ) com motor 1.6 CHT, que quebrou um pistão, percebi por causa de um pequeno ruído no motor durante uma viagem, depois de 400 Km deixei no mecânico e ele trocou o kit ( camisas, pistões e anéis ) e tudo bem, acho que é mais ou menos comum esse tipo de acontecimento . . . um abraço !

Mauro-F75
08/02/2012, 11:37
Jair,
Não é normal quebrar, ainda mais se os 4 apresentaram isso. Tem sinal de aquecimento (azulado)? . A folga ta grande?
Abraço
Mauro

Adrian Rueckl
08/02/2012, 19:50
Jair.
Essa quebra de pistao normalmente acontece nestes motores por nao trabalhar da forma adequada.
No caso do OHC, (pistao de grande diametro e pequeno comprimento de saia) se andar forçando em baixas rotaçoes ele tende a vibrar na camisa, ocasionando quebras e trincos de saia. Resumindo..O ohc deve andar em giros mais altos pra evitar esse tipo de situaçao. Meu pai tem uma F-75 4cc ohc que usa na chacara. Esses tempos o motor abriu o bico. Desmontamos ele e o problema foi o mesmo que o seu. Se quiser tiro foto dos pistoes.
Abraço 4x4.

jairjr
09/02/2012, 17:59
Jair,
Não é normal quebrar, ainda mais se os 4 apresentaram isso. Tem sinal de aquecimento (azulado)? . A folga ta grande?
Abraço
Mauro
iae amigo...
os pistão so tão quebrado... não teve super aquecimento nao...

jairjr
09/02/2012, 18:02
Jair.
Essa quebra de pistao normalmente acontece nestes motores por nao trabalhar da forma adequada.
No caso do OHC, (pistao de grande diametro e pequeno comprimento de saia) se andar forçando em baixas rotaçoes ele tende a vibrar na camisa, ocasionando quebras e trincos de saia. Resumindo..O ohc deve andar em giros mais altos pra evitar esse tipo de situaçao. Meu pai tem uma F-75 4cc ohc que usa na chacara. Esses tempos o motor abriu o bico. Desmontamos ele e o problema foi o mesmo que o seu. Se quiser tiro foto dos pistoes.
Abraço 4x4.

iae...
eu acho que foi isso mesmo... andei em baixa rotação...
primeiro meu motor ficou fora do tem por muito tempo
segundo as velas não eram as certas por isso andava contando muito e andava forçando a lenta.
e quando troquei as velas começou a fumaçar muito e abrir pra trocar os seguimentos e veio a bomba.
se você poder tirar as fotos fica muito bom.
assim eu comparo o meu com o de seu pai.
abraço

Adrian Rueckl
09/02/2012, 18:09
Fim de semana tiro fotos e posto aqui no topico.
Abraço

chinelao4x4
09/02/2012, 18:23
então to ferrado ???
transformei o meu pra alcool, ele ja tinha comando bravo, andando devagar ele embaralha todo, se pisar o giro sobe rapido, mais adoro andar com ele embaralhando, mostrar que nem tem lenta, kkkkk,
na trilha ele queima oleo, fuma mais é pelo respiro da tampa de valvulas, em breve vou fazer ele enteiro, mais o meu é foda pra andar com giro alto pelo comando, giro alto = velocidade = barulho escap dimencionado.

calhiandro
09/02/2012, 19:06
Como é seu motor chinelão, o comando de válvulas é de que carro? Olha o meu é alcool original e está queimando gasolina, em breve estarei voltando ele de volta para o álcool, com as mesma especificações de velas que as suas, espero que dê certo. Como você taxou seu motor para ele queimar alcool?

Adrian Rueckl
09/02/2012, 19:17
Isso não é problema andar com ele embaralhando ok?
As vibracoes acontecem assim.. tipo uma subida que deveria usar 2ª.. e tu entra no pe do morro em 3ª e motor froxo.. entende?
So tratá problema quando estiver exigindo força do motor..
Dexa o bixo pipocar sussegado.. acho doido motores com comando nervoso.
Abraço

chinelao4x4
09/02/2012, 21:45
calhiandro
, qud comprei o jeep ja tava com comando e mexido pra alcool, tava uma porcaria, ajustei o ponto , a carburação, ai ficou otimo,claro que troquei td, bobina , coloquei eletrronico, etc.. pega na primeira. como se fosse gasolina , porem , eu uso um pouco de gas. junto com alcool, sempre que abasteço, quase sempre tenho que regular a entrada de ar do carb., fica fora a mistura correta, e outra coisa, qud ligo , tenho que deixar ele meio afogado ate esquentar, se não passa uns 30 segundos e morre, eu regulei ele quente, se regular frio, não morre, mais qud aquece a aceleração fica alta,
To louco pra abrir o motor dele, vou refazer inteiro, esteja bom ou não, quero manter apenas comando , virabrequim, cabeçote, o resto, td novo, vou tentar ver sobre os balancis da ranger, dizem que é roletado e melhora algo .
vou postar as fotos do motor qud aberto la no topico : foscão, blz ?

adrian.jose
o problema de andar na boa é a cabeça, parece que tenho uma mola no pescoço , kkkkkk , o resto é chique mesmo, ta com coletor dimencionado 4x1, direto na ponta o turbão , levo e pego a esposa td dia pro trabalho, não sei se aguento muito tempo, ela reclama muito !!! então tento andar devagar pra nao fazer barulho, ai reclama que pula, e fala assim tambem, tá falhando ? vai parar ? kkkk
fods mesmo

abrçs

calhiandro
09/02/2012, 22:13
O meu também tem escape dimensionado 4x1, e é muito gostoso acelerar, tenho a mesma sensação sua de quando acelero ele, ele sobe de giro bem rápido, o meu também embaralha um pouco em baixa, deve ser por que esta queimando gasolina ao invés de álcool. Uma última pergunta seu carburador é de alcool ou gasolina e qual gicalgem você usa nele?

abração

chinelao4x4
10/02/2012, 22:44
O meu também tem escape dimensionado 4x1, e é muito gostoso acelerar, tenho a mesma sensação sua de quando acelero ele, ele sobe de giro bem rápido, o meu também embaralha um pouco em baixa, deve ser por que esta queimando gasolina ao invés de álcool. Uma última pergunta seu carburador é de alcool ou gasolina e qual gicalgem você usa nele?

abração
o meu carbura é h40 , não lembro de cabeça a numeração da giclagem, qud eu abriri te falo...

jairjr
29/02/2012, 20:13
galera to com problema... fiz um pedido no gama4x4 do jogo de pistão... chegou so que tem uma diferença. o que tava no meu jeep era fundo, tinha uma cavidade em cima do pistão. e esse que veio é plano, sem nenhuma cavidade... tem problema usar esse pistão? eu to achando que eles mandaram pistão pra motor a alcool e o meu é gasolina!
agradeço desde ja. obrigado

rodrigo.hoffman
29/02/2012, 20:35
galera to com problema... fiz um pedido no gama4x4 do jogo de pistão... chegou so que tem uma diferença. o que tava no meu jeep era fundo, tinha uma cavidade em cima do pistão. e esse que veio é plano, sem nenhuma cavidade... tem problema usar esse pistão? eu to achando que eles mandaram pistão pra motor a alcool e o meu é gasolina!

Eu nunca vi um pistão a alcool, mas o a gasolina realmente tem o cavado.. Se mandaram o do alcool mesmo vc foi um sortudo.. Eu acredito que de pra montar tranquilamente e continuar rodando na gasosa sem problemas, ja que a maioria das pessoas que tem OHC rebaixa o cabeçote pra aumentar a taxa..No seu caso o aumento da taxa vai ser atravez dos pistões..

Tem fotinhus ai deles??

[ ]´s

jairjr
29/02/2012, 23:34
Eu nunca vi um pistão a alcool, mas o a gasolina realmente tem o cavado.. Se mandaram o do alcool mesmo vc foi um sortudo.. Eu acredito que de pra montar tranquilamente e continuar rodando na gasosa sem problemas, ja que a maioria das pessoas que tem OHC rebaixa o cabeçote pra aumentar a taxa..No seu caso o aumento da taxa vai ser atravez dos pistões..

Tem fotinhus ai deles??

[ ]´s

iae cara... se for assim ta bom demais... sera que não vai ter nenhum problema? tenho não que ja coloquei no lugar. so to esperando a resposta de um mecânico especializado nisso. valeu pela opinião. abraço

Jacimar
01/03/2012, 07:12

Bom dia prezado ! provavelmente é o que Chinelão falou, mas o Geórgia foi usado nas F100 e Maverick também, sei que apesar de serem os mesmos motores e a gasolina, haviam motores com 99Cv e com 90CV mas com torque maior, dependendo da aplicação, só não sei o que era feito para "perder" os 9Cv e ganhar em torque, tavez essa diferença nos pistões façam parte da mexida. Boa sorte e um abraço !

ARINALDO ELOI
01/03/2012, 08:16
Então Jair. Existe uma máxima que diz: O material tem sempre razão.
Como um amigo citou anteriormente, baixas rotações nos momentos em que se exige mais força dos motores causam sim vibrações nas saias dos pistões. Alguns por terem uma área de saia bem maiores são mais propensos a trincarem, outros aguentam mais. Temos que considerar o calor intenso no interior das camisas durante o funcionamento do motor, e as folgas normais devido ao desgaste natural. O certo a partir de agora é começar a se policiar ao dirigir. MARCHA CERTA, VELOCIDADE CERTA, FORÇA NECESSÁRIA. Boa sorte.

jairjr
01/03/2012, 17:27
é liguei para um mecânico... que da corte, que faz o motor todo... ele faz isso em todos os tipos de motores, e ele disse que esses pistões planos são de motores a álcool... e que não iria ter nenhum problema em coloca-los... mas talvez no futuro distante ele trinquem novamente. e é isso vou colocar esses pistões mesmo. valeu ai galera... e como ARINALDO ELOI falou vou policiar ao dirigir o azulão. abraço a todos

calhiandro
01/03/2012, 22:30
Cagada da porra achar esses pistões a alcool. O meu motor é alcool original e morro de medo de um dia precisar de comprar esses pistões para esse motor.