PDA

Ver Versão Completa : Tração da Ranger 4X4



Octavio
10/07/2005, 19:15
Pessoal,

Tenho uma Ranger 1998 4x4 e como já coloquei em um tópico anterior, a tração resolveu que as vezes não funciona :evil: ........................Meu mecânico jura que é por causa do acionamento do vácuo da RL, , que devido ao projeto dela, puxa sujeira para dentro da RL e faz com que ela deixe de funcionar :shock: ............Estou quase convencido disso, pois o mecênico mexeu duas vezes nela e ele funcionou por um tempo, porém depois parou :parede: :parede: ...............estava vendo alguns tópicos sobre isso e alguns colegas reclamaram do motor elétrico do acionamento da tração, será que pode ser isso ?????????????

Outra dúvida: alguém aí já instalou a roda livre da AVM???? É realmente boa ou também dá pau ????
Gostaria muito de tentar resolver esse imbroglio da RL de uma vez, pois o carro é demais, mas quando a gente precisa da tração,( normalmente no meio de um atoleiro ou de uma duna) ela não funciona......

Abraços,

Vinicius Hauagge
11/07/2005, 09:55
Uma coisa, vc tem certeza de que o mecanismo foi acionado?
A reduzida apenas aciona com vc pisando no freio e na embreagem ao mesmo tempo....
O motor eletrico é um tanto problematico, mas geralmente uma limpeza nos contatos resolve....
Quanto à roda livre, tem varios relatos no forum...
Abraço,
Vinicius!

Pequeno jr
11/07/2005, 10:28
Octavio,

O problema q tive na tração do meu carro foi parecido com isso q vc comenta. Do nada a tração não engatava. So q no meu caso ficavam as luzes de 4x4 high e 4x4 Low piscando ao mesmo tempo.

Na parte do sistema a vacuo, fizemos apenas a limpeza do sistema completo desde a mangueira q vem desde o hidrovacuo, até chegar no sistema q trava as rodas. Não resolveu o problema então ja cai na troca do motor de tração.

Depois q fiz a troca do motor de tração acabou o problema, mas .. se eu tivesse conhecido o site da clube ranger argentino eu teria tentado fazer o que essa dica q esta no link abaixo manda.

http://www.clubranger4x4.com.ar/datos/motor_de_tranfer.htm

Pq vc não tenta ? ja q vc esta com o problema, não custa tentar essa dica, lembrando q o motor de tração eu comprei por uns R$ 800,00 + ou -.

Octavio
16/07/2005, 23:36
Vinicius e Pequeno Jr,

Os sintomas qu eela apresenta pareem ser da rl, pq quando limpamos, ela volta a funcionar, porém irei dar uma olhada no motorzinho, não tinha pensado nisso....................amahã vou ver e informo o que deu...


Obrigado pelas dicas...

Ranger 4x4 ( momentaneamente 4x2 :cry: :cry: :cry:

Edintruder
17/07/2005, 19:20
Tem como fazer o acionamento manual dessa RL da Ranger.
Dá uma olhada para entender uns detalhes do funcionamento do sistema de vácuo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3030&highlight=roda+livre+manual+ranger

Octavio
18/07/2005, 20:22
Edintruder,

Realmente esse sistema a vácuo da Ranger é uma m@#$%&*().Já tinha ligado na AVM e eles me falaram + ou - o que acontece, é um problema de projeto da Ford,onde o retentor simples não aguenta a pressão do vácuo, teria que ser um duplo..............atualmente moro em São Luis, porém vou pedir para uns conhecidos meus que estão vindo de SP trazerem a RL da AVM, acho que aí acaba meu problema, pois não aguento mais ir para a praia 8) 8) e ver várias pick-ups passando em dunas e eu chupando o dedo com um carro traçado e manco :putz: ....................

Obrigado pela dica,

Abraço,

cbridi
18/07/2005, 22:18
Octavio,

Uma alternativa de baixo custo é confeccionar os famosos "pitutos" argentinos. Nosso colega Ojaneri postou no fórum a "receita" completa, verifique em http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8488.

[]'s

Octavio
19/07/2005, 20:58
Bridi,

Já haviam me falado desses pitutos e também já tinha lido aqui, parece que resolve o problema.....acho que vou ver se meu mechânico consegue fazer nesse fim de semana....................já estou tão p......com essa rl que qualquer coisa que resolva estou testando.....
Vou aproveitar e perguntar uma coisa para vc. e para os colegas que andam na areia........reparei que alguma cabines duplas tem um desempenho na areia muito bom, parecem mais difícies de atolar e com certeza é por causa da distribuição de peso da cabine simples ( meu caso) ..será que se colocar um lastro de uns 200 kg na caçamba, resolvo esse problema?????

Obrigado,

Ranger 98 4.0 V 6 CS 4x4 31 "

ojaneri
20/07/2005, 10:26
Bridi,

Já haviam me falado desses pitutos e também já tinha lido aqui, parece que resolve o problema.....acho que vou ver se meu mechânico consegue fazer nesse fim de semana....................já estou tão p......com essa rl que qualquer coisa que resolva estou testando.....
Vou aproveitar e perguntar uma coisa para vc. e para os colegas que andam na areia........reparei que alguma cabines duplas tem um desempenho na areia muito bom, parecem mais difícies de atolar e com certeza é por causa da distribuição de peso da cabine simples ( meu caso) ..será que se colocar um lastro de uns 200 kg na caçamba, resolvo esse problema?????

Obrigado,

Ranger 98 4.0 V 6 CS 4x4 31 "

Não resolve, mas melhora.

Meu lastro é um isopor gigante lotado de cerveja + caixa de som, deve dar até mais que 200kg, e melhora bem, com os pneus bem baixos.

[]s
Osvaldo

Pequeno jr
20/07/2005, 10:29
Bridi,

Já haviam me falado desses pitutos e também já tinha lido aqui, parece que resolve o problema.....acho que vou ver se meu mechânico consegue fazer nesse fim de semana....................já estou tão p......com essa rl que qualquer coisa que resolva estou testando.....
Vou aproveitar e perguntar uma coisa para vc. e para os colegas que andam na areia........reparei que alguma cabines duplas tem um desempenho na areia muito bom, parecem mais difícies de atolar e com certeza é por causa da distribuição de peso da cabine simples ( meu caso) ..será que se colocar um lastro de uns 200 kg na caçamba, resolvo esse problema?????

Obrigado,

Ranger 98 4.0 V 6 CS 4x4 31 "

Não resolve, mas melhora.

Meu lastro é um isopor gigante lotado de cerveja + caixa de som, deve dar até mais que 200kg, e melhora bem, com os pneus bem baixos.

[]s
Osvaldo


Vixe ... tu deve então andar com um amigo meu chamado Valery ... ele tem a mesma filosofia de latro. rs!!!

Edintruder
23/07/2005, 16:42
Eu não acredito em lastro. Qualquer caminhonete já é desequilibrada por natureza e por mais peso piora mais ainda. O correto é colocar pneus certos para o uso que tu dás à caminhonete. Eu moro em praia onde é 90% das ruas de areia, no verão eu tenho que sair de casa em 4x4, então uso e continuarei usando os Pirelli Scorpion S/T originais, claro que colocarei 31" quando tiver que trocar, mas continuarei com esses que tem um desempenho melhor em areia.
É só entrar em dunas ou colchões de areia co a tração ligada e ok, não afunda, mas se entrar em 2x4 com ou sem lastro a frente enterra direto!

Octavio
25/07/2005, 20:06
Pessoal,

O problema do lastro do Ojaneri é que a cerveja fica lá atrás, meio longe da mão.......rsrsrsrsrssrrs

Já haviam me falado de vários tipos de lastro, e acho que ajuda em determinadas situações, pois já andei am alguns lugares de areia e ela sem nada na caçamba fica muito fácil de atolar...outro detalhe, o negócio é andar no embalo e com reduzida, pois em algumas situações, so a tração não ajuda muito não..........
Moro no Maranhão e este fim de semana fui fazer um passeio nas dunas dos Lençois Maranheses com uma Toyota Bandeirante, e o negócio era só andar embalado e em 1ª e 2ª, o cara dono da Toyota que faz o passeio disse que a manha para não ficar é andar assim.....

Tenho uns Wrangler 31'' na Ranger, e vi 2 Hilux lá com esses pneus, alguêm conhece o desempenho deles na areia ???/ parece que são bons, as poucas vezes que minha tração funcionou e andei na areia, senti que eles cavaram muito, mesmo com 20 libras...........

Ranger 98 4x4 6cc 4.0 ( ainda sem tração :putz: :putz: :putz:

ojaneri
25/07/2005, 20:49
Ae,

Edintruder, vou discordar..o lastro ajuda sim, claro, desde que não seja exagerado.

Na areia fofa é muito comum em picapes a traseira ficar deslizando em falso, patinando legal, enquanto a dianteira não consegue ´puxar´ a caminhoneta. Com um lastro, voce tem maior peso na traseira, fazendo que o patinamento seja menor, e a tração traseira empurre a picape.

Quer ver algo bem interessante? Nas dunas, tente subir um pedaço normalmente, e depois tente de ré...voce vai ver que com ré, fica sensivelmente mais fácil! Mas isso para areias fofas, geralmente aquelas mais brancas...as mais escuras (molhadas ou mais ´preguentas´) as vezes o lastro atrapalha.

Na areia, eu ando com os Firestone Firehawk com 15 lbs a 20lbs em cada, e tem dado conta do recado legal. Mas lembrem-se que pneus mais carecas, com menos gomos, e mais largos são melhores na areia...por isso que os street dão show nos at e mud, na areia.

Teve algum tópico que eu dei umas dicas, mas uma das principais é não ficar parado. Se você precisar usar marchas mais baixas e reduzida, use-as sem preocupação. Eu costumo andar até de 4a ou 5a na reduzida da Ranger, e vou baixando conforme a necessidade. Evite freadas e arrancadas bruscas.

Outra coisa legal, é se por um acaso voce atolar, não saia feito doido pisando no acelerador, só vai cavar mais. Faça assim, engate a 4x4 LOW, e desligue o carro. Depois, engate a primeira, tire o pé da embreagem, e ligue o carro, deixe ele ir sozinho, só controlando no acelerador... verão que dá pra escapar de enrascadas legais assim!

Edintruder
26/07/2005, 20:43
Sujeres ligar com a marcha engatada no meio de areia pesada? Não força muito o arranque? A bateria tem que estar muito boa. Eu tb ando com a reduzida em marchas longas na Ranger. Normalmente em areião eu ando muito em 2a e 3a em 4x4 low. Confesso que nuinca usei lastro, jogo direto o 4x4 e mando bala! :dance:

ojaneri
26/07/2005, 22:39
Edintruder, isso mesmo, deixe o motor de arranque levar o carro! Você vai se espantar...:-)
Em carros diesel, como a bateria é pouco exigida e geralmente o carro roda muito, as baterias quase sempre estão em excelentes estados.

E quanto ao lastro, faça uma tentativa! Coloque um saco de areia de uns 50kgs atrás na caçamba, bem perto da porta da caçamba...eu creio que voce nao vai querer tirar mais de lá! Ate para o asfalto ajuda nas curvas!

Luiz Antonio
26/07/2005, 22:56
ojaneri, eu uso, e como vc disse mesmo no asfalto ajuda muito, em curvas e até pra passar as maledetas lombadas.

[]'s

Octavio
26/07/2005, 22:59
Ojaneri,

gostei dessa idéia...............vi uma hilux hoje com 2 sacos atrás e de fora, parecia que pulava menos......

ojaneri
26/07/2005, 23:12
Legal é a ideia do Markito, creio eu, que era adaptar um tanque dágua como lastro...voce enchia ele de água, e se precisasse de água ou menos peso no meio da trilha/acampamento/passeio, era so abrir uma torneirinha...

Octavio
26/07/2005, 23:50
Ou então colocava cerveja, o problema é que ia acabar antes do fim da trilha.......... :dance: :dance: :dance:

Pequeno jr
27/07/2005, 10:13
To gostando muito desse topico ... principalmente pq não tenho experiência em Dunas, areia d praia e etc. Continuem postando tdo o q sabem q to fazendo uma cartilha ..rs.. to brincando.

Agora .. sobre essa dica abaixo do ojaneri ... não so já ouvi falar nisso, como tbm ja vi diversas pessoas fazendo isso principalmente nos testes da L-200, Ranger e frontier que eu fiz na pista de teste.



Faça assim, engate a 4x4 LOW, e desligue o carro. Depois, engate a primeira, tire o pé da embreagem, e ligue o carro, deixe ele ir sozinho, só controlando no acelerador... verão que dá pra escapar de enrascadas legais assim!

Apos ter terminado de andar na pista, perguntei aos pilotos o pq de ter feito tal atitude de desligar o motor, engatar a 1° marcha e ligar o carro novamente com a Low acionada e eles falaram d diversos casos e situações que isso seria uma boa saída, como por exemplo o caso q o ojaneri comenta.

Perguntei sobre o desgaste do equipamento ... e tdos disseram que os carros estão preparados para isso. Lembrando q fiz isso no final do ano passado com carros zerados.

ojaneri
27/07/2005, 10:52
To gostando muito desse topico ... principalmente pq não tenho experiência em Dunas, areia d praia e etc. Continuem postando tdo o q sabem q to fazendo uma cartilha ..rs.. to brincando.

Agora .. sobre essa dica abaixo do ojaneri ... não so já ouvi falar nisso, como tbm ja vi diversas pessoas fazendo isso principalmente nos testes da L-200, Ranger e frontier que eu fiz na pista de teste.



Faça assim, engate a 4x4 LOW, e desligue o carro. Depois, engate a primeira, tire o pé da embreagem, e ligue o carro, deixe ele ir sozinho, só controlando no acelerador... verão que dá pra escapar de enrascadas legais assim!

Apos ter terminado de andar na pista, perguntei aos pilotos o pq de ter feito tal atitude de desligar o motor, engatar a 1° marcha e ligar o carro novamente com a Low acionada e eles falaram d diversos casos e situações que isso seria uma boa saída, como por exemplo o caso q o ojaneri comenta.

Perguntei sobre o desgaste do equipamento ... e tdos disseram que os carros estão preparados para isso. Lembrando q fiz isso no final do ano passado com carros zerados.

Morando tão perto de praias, e rodeado delas, acho que pelo menos alguma coisa deu para aprender:-)

Quanto ao desgaste, é praticamente nulo, a não ser a bateria que vai ser mais requisitada, mas se ela estiver OK, não vejo problemas, até pq voce vai estar reduzido, diminuindo ainda mais o desgaste.

Isso é muito válido na areia fofa (não testei em outros locais), pois em algumas situações, se você sair acelerando, os pneus irão patinar e você vai ficar mais enterrado ainda! Principalmente se você tiver pneus agressivos, como os MUD's. Ja vi Troller cepar (encostar os dois eixos na areia) em alguns segundos com pneus muds, tentando sair acelerando feito doido, e cavando como um tatu!