PDA

Ver Versão Completa : Câmbio Engesa



Fábio
15/10/2003, 10:49
Engeseiros,

Alguém saberia me informar se o cambio que equipa os Engesa é o mesmo das D-60?

Esse cambio (ou algum outro que equipou os EE) tem a 5a marcha com overdrive?

[]´s

Eduardo Chaves
15/10/2003, 14:21
Fábio,

Até onde sei, todos os Engesas foram equipados com o câmbio Clark 240v, com 1a reduzida e 5a 1:1, e com a ré para frente, este câmbio equipava a D-40 e algumas D-20.

Se não me engano, o Clark 2615 possui a 5a overdrive, e a 4a é equivalente à 5a do 240v, 1:1.

Corrijam-me se estiver errado... :wink:

[]'s... :lol: :lol: :lol:

Eduardo Velo
15/10/2003, 19:26
Xará , é isso mesmo , todo Engesa original usa o Clark 5 marchas da D40 e de algumas D20 , mas alguns Engesas , por ter que mexer no câmbio , têm esse outro câmbio .
Dá pra por o da Band , fazendo pequeno reparo na lataria , aí já fica com reduzida ...

[]s engrenados ...

Eduardo Chaves
15/10/2003, 21:00
:o Xará...

Reduzida pra quê :?: :?:

Vc acha que precisa :?: :?:

:lol: :lol: :lol:

[]'s...

Eduardo Velo
15/10/2003, 22:11
Bom , acho que seria bom pra poder ter opção de guincho mecânico , para usar os BF33 , tbm alivia bem todo cjto de transmissão . Mas seria só por isso ...

até ...

Giovani
15/10/2003, 23:29
Bom , acho que seria bom pra poder ter opção de guincho mecânico , para usar os BF33 , tbm alivia bem todo cjto de transmissão . Mas seria só por isso ...

:D Salve Galera!!

:D Entrando no papo... Vcs não consideram 1 única marcha reduzida, um recurso limitado??? Só de imaginar meu CJ com só a 1ª marcha reduzida já fico louco!!! :roll: Tipo assim, ou vc se arrasta ou pega embalo... Não tem outras opções... E a ré, então??? :? Pra frente tem força, já na ré, não é a mesma coisa... :o
[]'s

dptucunduva
16/10/2003, 13:53
Vcs não consideram 1 única marcha reduzida, um recurso limitado??? Só de imaginar meu CJ com só a 1ª marcha reduzida já fico louco!!! :roll: Tipo assim, ou vc se arrasta ou pega embalo... Não tem outras opções... E a ré, então??? :? Pra frente tem força, já na ré, não é a mesma coisa... :o

Grande Giovani,

Eu tava (ou tô, num sei) com essa mesma idéia, colocar o 240v no 51... Mas, é claro, mantendo a reduzida willys. Com isso, tem-se a mesma velocidade final que tenho hoje (cerca de 90 sem forçar o motor), só que uma 1.a reduzida ao quadrado, dando uma relação final de aprox. 80:1!!!! Controle total e absoluto do jipe.

Colocar sem reduzida, só se o motor for um monstrinho a diesel, tipo S4TPlus... Algo com mais de 25/30 de torque a menos de 1000 rpm.

Já dirigi Camper com o S4TPlus e o 240V. Saia de 4.a brincando brincando.... Dá pra vc usar só a quarta, na cidade, e desencanar das outras marchas.... :shock:

Adriano Braga
16/10/2003, 15:00
Ei pessoal...posso estar falando "Me..a" mas até onde sei a 1ª e a ré são reduzidas...as outras que não!!!
Dizem que quem precisa de redução no engesa não é braço...praticamente um maneta...então sou um!!!hehehe :lol: :lol: :lol:
todos os outros jipes que tive tinham. Eu particularmente gostaria de ter no meu a redução nas outras marchas.
Ex...numa trilha que fui em Aguas claras...havia uma extensão muito grande de estrada sob a água. o nível da água estava em torno de 1m. O fundo era lodoso. Entrar virando roda na 1ª reduzida não dava...precisava de um embalo e a 1ª era muito lenta...já na segunda o engesa ficava chocho pelo grande volume de água que segurava o jipe. E ai...os engeseiros experts...como sair dessa? No meu ver uma segunda reduzida daria uma forcinha bárbara. De resto ele ia super bem!!!

Abraços

Adriano Braga
16/10/2003, 15:03
Acho tbm que um engesa com um bom motor diesel turbinado e intercoolado com uma sobrecaixa de toyota é muito difícil de ser parado!!! :twisted:

Adriano Braga
16/10/2003, 15:12
Ah!!! outra coisa que minha caixa tinha que me desagradava um pouco era o buraco entre a 4ª e 5ª. Vc subindo uma serra em 5ª, ele pedia a 4ª mas o giro ficava muito alto e na quinta ficava pedindo redução. A de vcs era assim? Claro que na estrada reta a quinta mandava bem!!!

Adriano Braga
16/10/2003, 15:14
:o Xará...

Reduzida pra quê :?: :?:

Vc acha que precisa :?: :?:

:lol: :lol: :lol:

[]'s...

Oh Edu...vendeste o King? :shock:

Eduardo Velo
16/10/2003, 18:24
PessoAll , concordo com tudo que vcs falaram , O F3 do Adriano era bem parecido com o meu , tenho os mesmos problemas , com subida a 4º avança e 5º não leva o bicho , tbm qto á travessia de charco , tem que ser só na 1º até o fim , de olho no rpm ...
Se tivesse que mexer colocaria a de 4 marchas da Band com reduzida , aí já instalava um guincho mecânico e tava tudo certo , como não vou mais trocar de viatura mesmo , esse é um dos meus planos futuros , além de roda livre traseira e cjto Coroa/pinhão 4,8 ou 4,5 , pra despreocupar de vez . Não vou passar de 90 ou 100km/h , mas vou ter uma máquina bem resistente ...

[]s sonhando com cx reduzida ...

Eduardo Chaves
16/10/2003, 21:52
Oh Edu...vendeste o King? :shock:

Tá Loco ??? :evil: hehehe... :wink:

É que eu sempre fui encanado com o nome, parecia emprestado de alguém...
Então estou pensando em rebatizá-lo mais "personalizadamente" :shock: (oops!!!) Entendeu ?!! :lol:

PessoALL,

Como sabem, estou com o Engesa descalço, uso Michelin LTX A/T, então ainda não encarei estas delícias adequadamente, não posso afirmar a real necessidade da reduzida em determinadas situações... :?

Mas, IMHO o meu e o do Xará deveriam ser um pouco melhores que o do Adriano (nada pessoal hehehe) na situação descrita pelo Adriano em Águas Claras, devido ao torque em baixa de nossos motores...

Agora... Realmente, a receita do Xará iria deixar o Engesa sem motivos pra broxar em qq situação... Só mudaria o guincho... :roll:

Poderia tb, :idea: apenas instalar uma reduzida no 240v não é possível ???

Xará... qual o pq da roda livre no eixo traseiro ??? :oops:


[]'s... :lol:

Eduardo Velo
16/10/2003, 22:46
Xara , o meu a turma chama de Jabiraca , eu chamaria de Rino (de Rinoceronte ) , ainda pode ser chamado de numero 1 pq o chassi é 000001 , mas deixo como F3 , já que tem poucos mesmo ...
Qto a roda livre traseira , é pra evitar que o esforço fique nos rolamentos , ptas de eixo e estria de semi-eixo , alguns CJs e os Band vieram assim de fábrica , vc fica tranquilo com os 2 eixos ...
Não sei se o 240v aceita reduzida , mas acho que não , essa parte de cx de câmbio não manjo muito , vou fazer um curso de diferencial na Dana esse fim de mes , vou perguntar se é possível ...

[]s e até ...

Adriano Braga
17/10/2003, 08:28
Oh Velo...acho que a V240 aceita caixa de redução sim!!!
Então não era só o meu que tinha o buraco entre a 4ª e 5ª!!!

Abraço

Fábio
17/10/2003, 09:04
Colocar sem reduzida, só se o motor for um monstrinho a diesel, tipo S4TPlus... Algo com mais de 25/30 de torque a menos de 1000 rpm.

Já dirigi Camper com o S4TPlus e o 240V. Saia de 4.a brincando brincando.... Dá pra vc usar só a quarta, na cidade, e desencanar das outras marchas.... :shock:

Daniel,

A idéia é mais ou menos esse. A Camper que estou de olho tem um motorzinho legal a diesel (só que um tiquinho mais forte que o S4T. Coisa bááásica... uns 570Nm de torque e 245cv de potência :shock: :shock: :shock: !!!!)

Claro que com essa configuração, esquece reduzida!! O que mais importante no caso é saber se o raio da quinta marcha tem overdrive ou não, o que no meu ver seria um desperdicio de motor!

[]´s

Eduardo Chaves
17/10/2003, 15:16
Falae Adriano...

Olha, num sei de nada, acho que é só o seu mesmo que tem esse buraco extra!!! :shock: hahaha.... :lol: :lol:

Falando sério, será que seu Engesa não estava com a relação mais longa, causando esse "buraco negro" nessa situação, pq nunca notei isso não.

Sobre o lance do nome, durante minha expedição ao nordeste, na Bahia, mais precisamente entre Itacaré e Península de Maraú, deparamos com um caminhão baú atolado e semi-tombado em uma pontinha, o pessoal tava tudo doido atrás de um Jericó pra tirar o caminhão, curioso, quis saber do que se tratava, e pasmem, era um trator... E é esse nome que penso em batizar meu Engesa em definitivo: Jericó :wink: O que acham ??? É muito esquisito ???

Xará, sobre a roda livre, entendi mais ou menos :oops: , depois vc me explica melhor, talvez em outro tópico, mas valew... :wink:

[]'s contente com a volta dos que não foram... :lol: :lol: :lol:

Adriano Braga
17/10/2003, 16:52
Edu
Dizem que quem é rei nunca perde a mejestade!!! :lol: :lol: :lol:

Jericó parece nome bíblico!!! mas é engraçado!!!
Não lembro...o seu é um F1 ou 2? Pq a caixa do 3 é diferente dos anteriores!!!

Abraço

Eduardo Chaves
17/10/2003, 19:32
É isso ae Adriano,

Assumiu mesmo a paternidade da princesinha hein ??? :wink:

Meu Engesa é FI, mas o que alterou do FI para o FII e FIII foi apenas a caixa de transferência, foi não ??? :roll:

Realmente, na Bíblia consta a cidade de Jericó, com suas famosas muralhas...

Tu achou engraçado foi ?? Acha que ficará esquisito ? :?
Tá certo que nordeste mais acima, jeríco é como se chamam os jegues, mas no meu caso é Jericó = Trator.

[]'s na dúvida agora... :lol:

Eduardo Velo
18/10/2003, 01:47
Xará e Adriano , o cambio de todos os Engesas são iguais , o diferencial do Fase 3 é longo , a pedido daqueles briguentos do deserto da Jordania , o fase 1 e 2 vieram com dif. mais reduzido , a pedido do nosso exercito , o problema é que são diferentes o diant. do tras. , pouca coisa , não lembro pq não estou com o manual , mas é pouca diferença , esse dif. + longo é que causa esse buraco pq a 4º manda ver com giro alto e a 5º (1:1 com o diferencial longo) pede pra reduzir.
Agora os nomes das viaturas tá esquisito , do Cicero é Potranca , Adriano é Princesinha , Xará é Jericó vou ter que escolher um nome digno de acompanhar vcs ...

Abraços ...

Adriano Braga
20/10/2003, 08:42
E ai Pessoal!!!

Os nomes estão engraçados!!! Edu...capricha no nome da tua viatura.

A dona Patroa odeia que eu chama e rural de princesinha!!! :lol: :lol: :lol: Pior é que pegou...todo mundo que conhece pergunta...e a princesinha como está? :lol: :lol: :lol:

Todos os meu jipes tinham nome...só o engesa que não. O Willys era o Mr Magoo, a Land 110 branca era o sabão de coco!!! Meu pai tem um Willys 49 branco que se chama pipoca...e por ai em diante!!! :lol: :lol: :lol:

Edu...gostei do Jericó...mas para mim ele remete ao jegue...mas achei divertido.

Eduardo Chaves
20/10/2003, 14:50
Blz pessoALL,

Tá batizado então... :wink:

[]'s ... :lol:

Adriano Braga
20/10/2003, 15:54
Faaaaaaala Jericó....ió...ió...ió!! :lol: :lol: :lol:
Beleza pura!!!

Abraço

Eduardo Chaves
20/10/2003, 19:25
Falae Adriano...

Só num deixa a princesinha sobrar na reta hein... :wink:

[]'s...

Adriano Braga
21/10/2003, 08:42
vc nem se atreva a chegar perto de minha donzela!!!hahahaha :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraço

thiagocpp
04/11/2003, 17:46
Alguém já ouviu falar dos câmbios da Piradiesel? Eles colocam a reduzida da toyota num câmbio da silverado e dizem ficar perfeito para os engesa... Alguém confirma?
www.piradiesel.com.br

[]'s

Eduardo Chaves
05/11/2003, 16:13
Thiago,

Qual o motor em questão ?

[]'s...

thiagocpp
10/11/2003, 09:24
Oi Eduardo,
ainda tenho o motor original 4cc no meu engesa...
Abraços,

Eduardo Chaves
10/11/2003, 14:59
E ae Thiago, blz ?!?!

Acho que se não pensas em trocar o motor, é uma boa saída, pois acredito que deve sentir falta de força nas trilhas, não ???
E a reduzida virá bem a calhar...
Apesar que, eu particularmente já partiria para o conjunto câmbio/transferência de Toyota...
Sobre esta adaptação da Piradiesel, não conheço, mas desde que seja Bem Feita, acredito que não vá ter problemas... :wink:

[]'s... :lol:

thiagocpp
11/11/2003, 08:31
Oi Eduardo,
acredito que o conjunto da toyota saia muito mais caro do que esse kit. Você tem idéia do preço do câmbio + transferência da toyota?
[]'s

Eduardo Chaves
11/11/2003, 14:51
Falae Thiago...


Com certeza o custo do conjunto da Toyota Bandeirante será mais elevado, porém não tenho o valor, assim que tiver esta informação postarei aqui...

Se alguém do ALL tiver este valor, favor nos informar... :wink:

[]'s...

Angelo T. P.
25/11/2003, 17:25
Fala pessoal!!
Andei meio sumido, mas to de volta hehe

Um cambio + transferencia de toyota, ta saindo por volta de uns
R$ 4000/4500

Instalei a reduzida da toyota no meu Engesa!!
O Engesa continuou com o cambio orginal.
Ficou ANIMAL!!!!!!!!!!
Se alguém quiser mais detalhes é só perguntar!

[]s reduzidos!!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 SP

Eduardo Velo
25/11/2003, 18:55
Fala Angelo , passa a receita ae ...
Como ficou a primeira reduzida , 2 km/h ???

[]s ...

Pedro
25/11/2003, 19:22
Fala Angelo,
Como, onde, quanto???? :D :D :D
Hehehe!! Dá pra dar o caminho das pedras e quanto mais ou menos
ficou?
[]'s

Eduardo Chaves
25/11/2003, 21:10
E ae Angelo...

Ainda estamos por aqui...

O seu é fase I ? Se sim, acabou o zunido da caixa ???

Ae Xará, ontem encanei que o silencioso estava entupido e arranquei fora, deixando direto, o barulho aumentou, parece caminhãozinho... :?

Em compensação, eu tinha razão, agora sim percebi a diferença que faz a turbina, antes qdo chegava em subidas, mesmo turbinado, caia de 90 para 70 por exemplo, agora, sem o silencioso, entra a 90 e sai a 90 e se quiser ainda ganho velocidade, acho que vai melhorar o consumo tb... :wink:

Qdo sobrar umas latinhas vou instalar um abafador para diminuir um pouco o barulho e não afetar o desempenho... :lol:

[]'s diretão...

Angelo T. P.
06/12/2003, 18:53
Pessoal,
desculpa a demora pra respoder!!
Vamos ao que interessa!
A minha antiga cx de transferencia quebrou, ou melhor, quebraram 2 engrenagens e nao achei em lugar nenhum!! Esperei um tempo pra ver se surgia alguma, mas nada feito.
Entao optei em colocar a transferencia da Toyota c/ reduzida!
O carro ficou ignorante!!! hehehe :D Valeu a pena mesmo!!
Paguei R$ 1.700 pela caixa, ZERADA, na Trilha e Traçao. O preço agora é de R$ 2.000! :shock:
Porem para adaptar ela no cambio do Engesa, precisei comprar uma flange na Rota 4x4. Paguei R$ 780 nela. Acho que esssa tbém aumentou! Achei um absurdo, mas nao tive outra escolha. Mas pra minha sorte nao precisei adaptar a engrenagem que aciona a caixa de transf. para encaixar no entralhado do cambio. Senao seriam mais R$190
Feito isso, veio a parte dos cardãs, onde eles tiveram de ser encurtados. Mais R$200 de torneiro. Aproveitei e troquei as cruzetas pra ficar um serviço legal! É necessário também fazer outra travessa para segurar a caixa.
Como sou um cliente fiel hehehe, o mecanico me cobrou R$ 300 de mao de obra, e o serviço ficou excelente!!!
Gastei no total por volta de R$3200
Porém ainda vou vender a caixa de transferencia antiga, e compensar um pouco todo esse gasto!! hehe
Acho que nao esqueci de nada!, mas se alguém quiser perg. alguma coisa tamos ai!!

[]s!!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP

haundrich
13/02/2004, 17:18
Caro Angelo T.P.

Sobre a T-case da Toyota, tenho umas dúvidas:
A relação desta continua em 1:1?
Sumiu o zunido?
Aumentou o consumo?

[ ] querendo saber mais

Eduardo Chaves
19/03/2004, 20:06
PessoALL,

Aconteceu comigo... :cry: :cry: :cry:

Anteontem, de uma hora para outra, começou uns estralos pelo câmbio, abri câmbio e nada, ao abrir a transferência, para minha infelicidade, pois na hora errada, a engrenagem que vai no carretel do câmbio, a 1a de cima para baixo, estava com uns 20 dentes danificados, entre lascados e trincados, a peça era original ainda, então, se ALLguém tiver ou souber onde encontrar esta engrenagem usada, agradeço mesmo...

Tentei na Rota 4x4, e como sempre, pediram R$ 800,00 pelo jogo com as 3 engrenagens novas, paralela, é óbvio... :shock:
Na Zanesco, só tem para o F2, ainda estudam fabricar as do F1, pediram para que eu retornasse na próxima semana. :?

Essa história que se for utilizar engrenagem nova, é necessário trocar o jogo completo, é vero ???

Então decidi procurar uma usada, ALLguém me ajuda... Xará... Please ??? :wink:

O código da peça é EE 020 258 ( AVII ) e tem 34 dentes...

[]'s desconsolados, a pé e com menos dinheiro ainda...

Fiz um desenho para tentar ilustar qual engrenagem que quebrou...

Eduardo Chaves
21/03/2004, 17:10
PessoALL,

Alguém em QAP que possa dar uma ajuda ?????

[]'s querendo ver o Jericó andar de novo...

NeRo
21/03/2004, 18:24
PessoALL,

Alguém em QAP que possa dar uma ajuda ?????

Eu sei de um cara que está vendendo a cx de transferência do F1 em outra lista... vou postar uma mensagem e te dou o retorno.

[]s
NeRo

NeRo
21/03/2004, 18:32
Eduardo...

"Exprimenta" esse número

Cambio Brás 6916-9346 (aqui eu só achei a cx completa, mas quem sabe eles ajudam, já que você tem o número da peça...)

[]s

Eduardo Chaves
21/03/2004, 18:41
NeRo,

O Adenilson é da Zanesco, já falei com ele e só tem do F2, pediu para lhe retornar esta semana, pois está estudando a possibilidade de fabricar para o F1... :?
Essa CâmbioBrás não conhecia, vou ligar segunda, valew a dica... :wink:

[]'s...

Eduardo Velo
21/03/2004, 18:57
Xará , voltando um pouco no tópico , o que vc acha que causou a quebra dessa engrenagem ?

Já vi quebrar dente de pinhão de saída de cx pq o cara deu arrancada com BF33 novo no asfalto , vi quebrar dentes de engrenagem qdo um camarada deu um baita tranco num barraco pra subir , meu colega com pneus 35" e motor 6 canecos MWM tbm quebrou o pinhão de saida não sabe como ... e comigo soltou a porca trava do pinhão , percebi qdo o barulho começou mas já era tarde pq enqto vc vai pra frente o bicho vai que vai , só qdo peguei uma subida e tive que reduzir percebi que tinha algo errado , apertei , mas os dentes já estavam gastos ...

Vc está com algum desses problemas :
Cardans desbalanceados , parafusos de cardans soltando , excesso de vibração de cambio (coxim velho) , sente trancos qdo muda marcha , ou tranco no motor qdo arranca (coxim velho) ???????

[]s...

Eduardo Chaves
21/03/2004, 20:21
Xará,

O problema apareceu na quarta-feira de manhã, na terça foi reunião do pessoall aqui, e, ao ir embora, lembro-me de ter subido forte uma rua com depressões no asfalto em 3a... :roll:

Vc tem razão, eu já estava com esse problema há alguns dias, parecendo que fosse a embreagem, ou seja, ao sair em 1a numa rampa por exemplo ou em ré, sentia-se trancos. Os coxins estão Ok, foi verificado agora com a retirada do câmbio e transferência, o que mais poderia estar gerando estes trancos ???

O cardã dianteiro está em petição de miséria, vou ter que trocar a cruzeta dianteira e as estrias estão muito gastas, necessitando a confecção de um tubo com estriado novo, a luva está boa, mas seria ideal estar trocando, como a verba está muito curta, vou mantê-la.
Desculpem, mas desconheço os nomes corretos destas peças... :oops:

[]'s...

Eduardo Velo
23/03/2004, 13:20
Xará , vou chutar o motivo do tranco por não estar vendo a cx aberta , mas acho que o rolamento fez o cjto de engrenagens ficar deslocado , de uma verficada nos rolamentos pra ver se estão OK ...

Outro motivo seria o deslocamento do garfo por estar com o cambio muito encostado na carroceria , veja se não tem algum sinal de amassado no furo onde trabalha a alavanca , isso pode forçar 1º e ré , quem faz esse deslocamento é o coxim do motor , verifique se é compatível com o deslocamento da alavanca ...

[]s...

haundrich
23/03/2004, 17:59
Quem tem a relação de marchas do Câmbio Clark 240V e da Toyota, no jeito?
1 marcha - relação 1:_
2 marcha - relação 1:_
3 marcha - relação 1:_
4 marcha - relação 1:_
5 marcha - relação 1:_

[]'s - Fazendo a versão 2.0 da planilha Relação de Transmissão
Flávio

NeRo
23/03/2004, 18:17
Fala Flávio véi :D

Do Engesa (Clark 240V):

1 - 6,89:1
2 - 3,92:1
3 - 2,34:1
4 - 1,49:1
5 - 1,00:1
Ré - 6,99:1

Da Toy eu não tenho.

[]s

NeRo
23/03/2004, 18:22
Eu sei de um cara que está vendendo a cx de transferência do F1 em outra lista... vou postar uma mensagem e te dou o retorno.

Então... Falei com o amigo (Angelo, que inclusive participa do fórum) e a que está quebrada é justo a que você precisa, informou ainda que essazinha aí é o ponto fraco da cx. :(

Sinto amigo, esgotei minhas possibilidades :( Mas continuarei de olho.

Ligou na CâmbioBrás?

[]s

haundrich
24/03/2004, 08:24
Valeus Nero !

Eduardo Chaves
24/03/2004, 20:10
PessoALL,

Consegui uma solução...

Tentei por dois dias ligar na CâmbioBrás mas só dava caixa... :?

Acabei encontrando uma T-Case Toyota, fiz um empréstimo no banco à perder de vista e comprei a dita cuja...
O melhor da história, acho..., é que o cara aceitou minha caixa Clark e a transferência quebrada e peguei o Câmbio 4 marchas e a Tcase com reduzida... :lol:
Agora vou começar a adaptar o câmbio no motor, se alguém tiver alguma dica agradeço... :wink:

[]'s reduzidos...

lessando
30/03/2004, 23:17
ALL,

Desmontei a transferência e..... :shock: :shock: :shock: todas as engrenagens estavam quebradas......
Agora preciso da ajuda de vocês..... tenho poucas latinhas e estou querendo colocar a viatura para rodar....
Estou à procura das 3 engrenagens ou de uma caixa de transferência/reduzida da Band.
Se alguém souber de uma caixa destas por poucas latinhas :lol: (sei que todo mundo está atrás de uma) mas ..... vale a pena tentar...
Tenho uma caixa de transferência/redução da Hilux, tentei mas não coube no F1.

[]`s
Lessando
Engesa F1 88.... ainda sem transf

linhares
09/04/2004, 07:56
OLÁ AMIGOS, O QUE VOCES ACHAM DA REDUZIDA DA RURAL WILLIS NA CAIXA DO ENGESA (D40 OU D20) ?

NO MEU JÁ ESTÁ ACOPLADO A REDUZIDA DO RURAL , USANDO OS PNEUS DE 35" , DANIFICOU TRES ENGRENAGENS DA REDUZIDA NUMA PEGADA.

NeRo
11/04/2004, 09:19
Oi Linhares!

Velho do céu! A cx do "velho barreiro" não vai aguentar o tranco não, ainda mais com esse pneuzão aí...
Faz o seguinte amigo... pega leve nas trilhas. Faz passeio leve pq todo mundo que eu sei que tentou cx do Wyllis quebrou, 2 vezes ainda. O Engesa é mais que o dobro de peso.
Eu sei o que é não ter latinha, as minhas acabaram e o bicho nem saiu da oficina. Mas ja estude a possibilidade de arrumar isso.
Aproveite para colocar qual é a sua viatura (ano e fase) na assinatura, isso ajuda enquanto não decoramos qual é o seu. E parabéns pelo avatar! Muito elegante.

lessando
11/04/2004, 22:46
Amigo Linhares,

Comprei o meu Engesa com caixa de transferência da Willys, na primeira trilha que fiz não deu para aproveitar nenhuma peça, moeu tudo....
Fui em um mecânico que se disse o "intindido" no assunto e coloquei outra caixa de Willys, resultado.... durou mais uma trilha...... ou melhor, mais meia trilha :cry: :cry:
Coloquei uma caixa de transferência original do Engesa F1, na adaptação foi criado um suporte que fixou a caixa de marchas no chassi..... foi um erro.... bem que já tinham me avisado. Na primeira parede que fui subir a transferência torceu com a força, abriu a carcaça e todas as engranagens ficaram banguelas.... torceu até o cardã (perdi o escapamento, furei a capota, rasquei a capa do estepe, etc....).
O meu Engesa tem motor 4cc com carburador Weber 40, pneus argentinos e um pé de chumbo no acelerador :oops:
Tinha dois Nivas e troquei no Engesa, ainda estou acostumando com a viatura..... :lol: :lol:
Agora estou estudando colocar uma caixa da Toyota. Vale ressaltar que em algumas adaptações estão tirando no eixo piloto da caixa de marchas. Este ponto fica fraco e está sendo a causa de muitas quebras. O ideal é abrir um pouco mais a engrenagem da caixa de transferência da Toy.

Abraços,

Lessando
Engesa F1 88 - 4cc (ainda sem caixa..... e sem latinhas...)

LauroRH
12/04/2004, 09:33
Caro Linhares,

Definitivamente, deves planejar a troca da Willys por uma da Engesa ou se possivel (e melhor) da Toyota (qdo devera tb retrabalhar os cardans).

A caixa Willys só vai suportar o transito em asfalto ou terra leve, no que precisares de forca (tipo lama, atolado, etc), ela vai literalmente moer as engrenagens....

Outra coisa (embora ja devas saber): nao é adaptacao para amador. O pessoal aqui do forum ou de jipe clubes da tua regiao podem te orientar sobre mecanicos das redondezas (se nao conheceres alguem) capazes de fazer a transformacao, pois é preciso saber fixar a caixa Toyota adequadadmente, o retrabalho dos cardans envolve inclusive o balanceamento dos mesmos, etc.

Abracos

Angelo T. P.
12/04/2004, 14:17
É isso ae!!
Se a adaptaçao nao for feita do jeito certo, haja $$$ pra ajeitar depois!! hehe
Meu mecanico acertou direitinho a caixa da toyota, cardã e etc!
Ja fiz varias trilhas e até agora nao voltei mais pro mecanico pra arrumar nada!! A nao ser pra jogar conversa fora!!! :D :D
Se precisar de umas dicas é só falar ae!!
Tenho uma caixa do F1 que eu usava antes de colocar a da toyota, mas ta c/ 2 engrenagens quebradas e se nao me engano tem mais alguém ai com uma caixa dessas!!
Como nao apareceu ninguém pra comprar, pensei em troca-la por alguma coisa na Rota4x4 se eles aceitarem hehe Eu tava precisando dar um tapa no quadro de parabrisas, pq o meu ja ta no bico do corvo!
Alguém sabe quanto ta saindo um desses por ai??

[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP

Pedro
12/04/2004, 21:48
Falae Angelo,
600 latinhas na Rota 4x4. Aliás parece que qualquer peça do Engesa lá
custa 600 latas. :x :x
[]'s

Haron
03/12/2008, 20:09
[quote=Giovani;8703]:D Salve Galera!!

:D Só de imaginar meu CJ com só a 1ª marcha reduzida já fico louco!!! :roll:

pessoal.por favor..me deem uma luz..oque seria essa 1ª REDUZIDA?:putz::pensativo:

como faço para ter ela??:-?

outra..o cambio do D-60 fic bom no willys com motor ap?:rolleyes:
é possivel instalar este cambio??

obrigado:mrgreen: