Ver Versão Completa : Dúvidas Ranger 3.0 eletronic
luishzanini
07/02/2012, 15:28
Estou abrindo um novo tópico sobre a Ranger 3.0 eletronic pq não achei aquele oficial.
Tenho uma ranger bem rodada, 167mil kms, e estou reparando a baixa de agua, mais ou menos uns 300 a 600 ml a cada 1500kms rodados. Junto a esta baixa de agua, reparo também a baixa de óleo, por volta de uns 100 a 300 mililitros nos mesmos kms rodados.
Gostaria de saber se é normal esta baixa de agua e óleo, talvez pelo grande numero de kms rodados no motor etc.
Outra coisa que estou quebrando a cabeça é para achar uma bucha da barra estabilizadora dianteira da Ranger XLT 2006 (a de 25mm), alguem sabe onde posso achar?
Grato!
Imperador!
07/02/2012, 15:49
Não é normal baixar água não. Se está baixando, ela está ser perdendo por algum canto.
Troca a tampa do reservatório (primeiro passo).
Já a perda de óleo, dependendo do estado do motor, pode ser normal (se ele já estiver muito judiado) ou pode ser sinal de que está próximo de pedir uma retífica (se estiver muito judiado mesmo). Mesmo assim, 100 a 300ml a cada mil km dá pra andar bastante ainda :concordo:
luishzanini
07/02/2012, 16:06
Não é normal baixar água não. Se está baixando, ela está ser perdendo por algum canto.
Troca a tampa do reservatório (primeiro passo).
Já a perda de óleo, dependendo do estado do motor, pode ser normal (se ele já estiver muito judiado) ou pode ser sinal de que está próximo de pedir uma retífica (se estiver muito judiado mesmo). Mesmo assim, 100 a 300ml a cada mil km dá pra andar bastante ainda :concordo:
Bom o motor esta redondinho, pois retifiquei a 3 meses atrás fruto de uma junta de cabeçote queimada. E acho que ouve um exagero na baixa de óleo, ele baixa 100 a 200 mililitros em mais de 2000 kms......
Vinicius Hauagge
07/02/2012, 16:33
Como disse o imperador, baixar agua nao é normal.. verifique alem da tampa, todas as mangueiras... alem disso, vá na oficina que montou seu motor, pois se foi retificado há pouco tempo, nao deveria estar acontecendo isso...
Imperador!
07/02/2012, 16:40
Como disse o imperador, baixar agua nao é normal.. verifique alem da tampa, todas as mangueiras... alem disso, vá na oficina que montou seu motor, pois se foi retificado há pouco tempo, nao deveria estar acontecendo isso...
É verdade. Se o motor foi retificado a 3 meses não é pra estar consumindo óleo nenhum... ou você só retificou o cabeçote?
Como está a turbina? O carro tá fumaçando?
luishzanini
07/02/2012, 16:53
Bom, quando comprei refiz todos os bicos que estavam perdendo compressão, fiz limpeza de radiador, troquei a junta do cabeçote e retifiquei o mesmo, troquei todos os filtros, óleos, jogo de junta do motor.
Ou seja, o motor esta quase novo, acho que devo verificar as mangueiras. A tampa do reservatório parece estar tudo ok....
Imperador!
07/02/2012, 17:00
A tampa não tem como "parecer estar ok", tem que testar.
luishzanini
07/02/2012, 17:13
A tampa não tem como "parecer estar ok", tem que testar.
Desculpe a ignorancia, mas para fazer o teste eu teria que comprar uma nova?
Desculpe a ignorancia, mas para fazer o teste eu teria que comprar uma nova?
Amigo, vc tem que ir em uma oficina e pressurizar o sistema, pra ver se existe algum vazamento e onde é.
Vinicius Hauagge
07/02/2012, 17:23
Aproveitando o tópico... o motor ngd 3.0 tem vaso expansor?
Aproveitando o tópico... o motor ngd 3.0 tem vaso expansor?
tem sim amigo.
Imperador!
07/02/2012, 17:37
Amigo, vc tem que ir em uma oficina e pressurizar o sistema, pra ver se existe algum vazamento e onde é.
Se não estiver vazando, você pode pegar a tampa de outra Ranger e testar.
Mas um teste inicial (não muito preciso também), é verificar se peça de plástico que fica na tampa está colada na tampa ou se ela tem movimento. (não é pra estar presa).
Vinicius Hauagge
07/02/2012, 17:42
Pois é.. to adaptando um motor desse na minha explorer e a ranger doadora tava sem...
Pois é.. to adaptando um motor desse na minha explorer e a ranger doadora tava sem...
A baixa de oleo pode ser aquela valvula que fica emcima da tampa de valvulas pra testar é so desconectar a mangueira que engata na tubulaçao da admisao de ar se estiver espirando muito oleo e so trocara a valvula custa uns R$200,00 na mwm...
Quanto a agua pode ser no pe da carcaça da valvula termostatica geralmente reseca o pe dela que é de plastico e vaza bem devagar, o ideal e trocar tbm custa uns R$230,00 na mwm e ja vem com o sensor de agua e a valvula termostatica...
NGDaniel
07/02/2012, 18:39
É verdade. Se o motor foi retificado a 3 meses não é pra estar consumindo óleo nenhum... ou você só retificou o cabeçote?
Como está a turbina? O carro tá fumaçando?
O NGD consome lubrificante desde zero, existe uma formula no manual do veiculo, acho que ATÉ 1 litro para cada 1000 litros de diesel gastos, salvo engano.. esta no manual do motor...
Imperador!
07/02/2012, 19:59
O NGD consome lubrificante desde zero, existe uma formula no manual do veiculo, acho que ATÉ 1 litro para cada 1000 litros de diesel gastos, salvo engano.. esta no manual do motor...
Eu falei óleo nenhum para enfatizar... eu sei que consome um pouco.
A minha, por exemplo, consome entre 1/4 e 1/5 da vareta a cada 7000km...
MedioMorais
29/03/2012, 21:25
Ei pessoal estou com uma duvida em relação a Ranger,Temos uma Ranger xlt 3.0 2011 e reparei que a ventuinha dela não desliga de jeito nenhum e isso já rendeu uma dor de cabeça, passamos em um riachozinho bem razo dava no meio da roda mais ou menos e depois de uns 2 km reparamos que ela estava com um cheiro meio estranho e paramos, ao parar vimos que estava vazado um liquido meio verde a principio pensamos que era oléo mas depois vimos que era aditivo. Pra resumir o que aconteceu foi que quebrou uma helice da ventuinha e fez um rasgo no radiador tivemos que voltar do passeio parando de 5 em 5 minutos para repor agua.. Como consigo desligar a ventuinha dela para passar em trechos alagados ? se alguem souber de algo eu agradeço muito...
Imperador!
29/03/2012, 21:39
Tem que deixar o motor "esfriar" um pouco para desacoplar a hélice.
Se a hélice "não desliga", tem que mandar checar o acoplamento pra ver se ele tá bacana.
Pow cara....tinha a ter levado antes na concessionária q aí fariam tudo má garantia.....
Agora q a hélice quebrou, dificilmente a ford te dará garantia.
Mas da uma de João sem braço e fala a vc tava viajando na estrada, escutou um barulho e viu a a hélice tinha quebrado.....vai q cola!!!
A hélice Principal da Ranger 3.0 gira full time, não para de girar nunca, agora a ventoinha da frente do ar condicionado só gira quando liga o ar, é preciso tocar cuidado quando entrar em riacho pois a água pode quebrar a hélice principal, quanto a baixar água tem de sair catando o local principalmente o pé da válvula termostática, a baixa de óleo acontece na minha também a cada 5.000 coloco mais 1 (hum) litro para completar até a troca com 10.000, este motor tem giro alto para diesel.
Imperador!
30/03/2012, 09:56
Ventoinha do AC?
Eu tenho quase certeza que a minha não tem. (Você fala daquela que fica na frente do radiador né?)
É ele é colocado na frete do radiador pode ser um ou dois melhora a refrigeração, não vem original, é uma ventoinha elétrica acionada ao ligar o ar condicionado.
Imperador!
30/03/2012, 11:20
É ele é colocado na frete do radiador pode ser um ou dois melhora a refrigeração, não vem original, é uma ventoinha elétrica acionada ao ligar o ar condicionado.
Ahhh... todos os carros aqui de casa tem, mas nunca fez falta na minha..
MedioMorais
30/03/2012, 12:40
Quando chegamos na concessionaria não falamos que sabiamos que tinha sido a ventuinha que quebrou,Dissemos que vinhamos voltando de viajem na estrada e aconteceu esse problema do vazamento, ai eles disseram que o carro tinha entrado em algum lugar com agua por cima do farol para ter quebrado a helice, e que a garantia não cobria mas mesmo assim mandamos fazer o serviço na Ford que ficou em 2.000 latinhas, mas recorremos a justiça e a audiencia tá marcada para agora em maio e vamos ver no que vai dar..O rapaz da Ford falou que a ranger só pode andar com agua até o começo da roda, foi ai que meu pai falou que pra andar com agua até ai ele tinha comprando um focus..kkkk
MedioMorais
30/03/2012, 12:44
A hélice Principal da Ranger 3.0 gira full time, não para de girar nunca, agora a ventoinha da frente do ar condicionado só gira quando liga o ar, é preciso tocar cuidado quando entrar em riacho pois a água pode quebrar a hélice principal, quanto a baixar água tem de sair catando o local principalmente o pé da válvula termostática, a baixa de óleo acontece na minha também a cada 5.000 coloco mais 1 (hum) litro para completar até a troca com 10.000, este motor tem giro alto para diesel.
É a helice grande na frente do radiador.. Já tentei deixar ela esfriar e ela não parou..desligo o AC e tbm não para de girar..
Tem como desligar ela quando precisar passar em algum trecho alagado ou proteger ela da agua ?
A helice grande na frente do motor entre este e o radiador nunca para de girar na ranger ngd 3.0.para proteger melhor verifique se tem a chapa de proteção frontal embaixo do motor e passe devagar na água, agora se for muito fundo e longo percurso não tem jeito vai poder quebrar mesmo, ela é de plástico, e 2000 ta salgado é isso tudo uma hélice de plástico?
NGDaniel
30/03/2012, 16:00
Quando chegamos na concessionaria não falamos que sabiamos que tinha sido a ventuinha que quebrou,Dissemos que vinhamos voltando de viajem na estrada e aconteceu esse problema do vazamento, ai eles disseram que o carro tinha entrado em algum lugar com agua por cima do farol para ter quebrado a helice, e que a garantia não cobria mas mesmo assim mandamos fazer o serviço na Ford que ficou em 2.000 latinhas, mas recorremos a justiça e a audiencia tá marcada para agora em maio e vamos ver no que vai dar..O rapaz da Ford falou que a ranger só pode andar com agua até o começo da roda, foi ai que meu pai falou que pra andar com agua até ai ele tinha comprando um focus..kkkk
Mas a altura para andar segura é essa mesmo..
Agora, 2000 dilmas para trocar a embreagem viscosa é de lascar.. ela nao custa nem 400 mangos numa autorizada mwm..
MedioMorais
30/03/2012, 20:21
Mas eles me trocaram a ventuinha e o radiador, só o radiador foi 1.000 mangos e me cobraram tbm os aditivos e a mão de obra..
Mas é isso mesmo vou continuar fugindo da agua..KKKKKK
Queria agradecer a voces por me tirarem todas as duvidas..
MedioMorais
31/03/2012, 18:54
Conversando com o meu pai surgiu uma duvida.. Esse motor não é o mesmo que equipa o Troller e porque que com ele isso não acontece?
Imperador!
31/03/2012, 18:59
Conversando com o meu pai surgiu uma duvida.. Esse motor não é o mesmo que equipa o Troller e porque que com ele isso não acontece?
Acontece do mesmo jeito.
Só que o pessoal do Troller sabe que isso é normal quando se passa por grandes alagados.
NGDaniel
31/03/2012, 19:54
Acontece do mesmo jeito.
Só que o pessoal do Troller sabe que isso é normal quando se passa por grandes alagados.
e toma o devido cuidado de esperar a ventuinha desacoplar para entrar no rio..