Ver Versão Completa : suspensão curiosa: dianteira helicoidal + traseira SPOA...
fala ai pessoal...
achei bastante curiosa a suspensão desta viatura... parece diferente das adaptações normalmente utilizadas... ela possui spoa traseiro (feixe por cima do eixo) e diateira com molas helicoidais e tirantes...
segundo o dono isso traz vantagens no curso, altura livre do chão, angulo de ataque e mais maciez com estabilidade... melhorando o desempenho da suspensão tanto na cidade como nas trilhas...
infelizmente não tenho fotos dos detalhes... gostaria de saber a opinião da galera se já usaram ou viram algo parecido... se realmente funciona... e se os ganhos compensam este tipo de adaptação...
[ ]'s suspensos... roger_2
po
q du ca#$lho
bem legal essa adaptação
ate q faz um certo sentido o q ele disse, pelo q to imaginando
Elmer_Jeep
09/07/2005, 10:31
é, sem fotos da suspensão fica difícil comentar. :pensativo:
Pode até ficar bom, usando cintas limitadoras(dianteira) e sendo criterioso na construção dos links pra evitar aquele monte de trambolhos em baixo do eixo(vide JR4x4).
Maciez + estabilidade, ainda depende da construção e montagem dos componentes.
Procure dicas com o Giovani aqui no fórum, o CJ5 dele tem essa suspensão nos dois eixos. :concordo:
vou perguntar a ele se a dianteira é de kit ou foi feita na unha... segue +1 foto dele... tb não mostra muito mas dá pra ver alguma coisa...
Beto Lacerda
09/07/2005, 21:08
e diateira independente com molas helicoidais e tirantes...
cara pela foto acima o jeep tem eixo rigido portanto é impossivel a susp ser independente ...
[]'s
Procure dicas com o Giovani aqui no fórum, o CJ5 dele tem essa suspensão nos dois eixos. :concordo:
:D Quem dera o T-Rex fosse meu... :roll: É do meu Brother, só montei pra ele...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2364
Como o Beto já falou, não é independente, pois o eixo é rígido. O sistema é semelhante ao do Engesa (e do T-Rex). Nada de novo, pois muitos veículos saem de fábrica assim, como a Cherokee Sport, que tem feixe na traseira e espirais na dianteira, com eixos rígidos. Só nela os braços dianteiros são diferentes, é 4 link c/ panhard.
Num veículo + longo que o jeep, que seja usado para carga, o feixe é melhor na traseira, justamente para suportar a carga e sendo facilmente ajustado à necessidade, colocando ou tirando lâminas. As espirais na dianteira conferem um mínimo de conforto para o motorista.
NMHO, num jeep é bobagem usar dessa forma. Se já fez na dianteira, faça logo na traseira também! O Jeep fica outro!!! :concordo:
[]'s
(...) Como o Beto já falou, não é independente, pois o eixo é rígido. (...)
eita ignorância minha né?! valeu o comentário... editei o post...
Dennis Figueiredo
10/07/2005, 12:49
... Se já fez na dianteira, faça logo na traseira também! O Jeep fica outro...
hehehe... Também não entendi Gióva... :putz: .. acho que o cara fez primeiro na frente e ficou com preguiça de fazer atras :mrgreen:
equipeminas4x4
11/07/2005, 16:48
O que é SPOA????
[]´s
Sergio Rocha
11/07/2005, 19:12
O que é SPOA????
[]´s
Não sei não.Mas acho q o Bill sabe.
[]'
Rogério Tortato
11/07/2005, 20:48
eu já pensei em fazer isso no meu e também só na dianteira, justamente para ganhar ângulo de ataque.
eu estava imaginando que, com molas espirais, poderia eliminar a parte dianteira do chassi, ou seja, toda aquela que fica adiante da grade dianteira (as pontas das longarinas e o para-choque), que, segundo acho, estão ali só para apoiar uma das partes do feixe de molas.
assim, o para-choque passaria a ser o próprio pneu. poderia encostar em uma parede de 90º que os pneus chegariam na frente.
pela foto, parece que foi isso que o cara fez.
bom, mas daí, comprei um guincho e resolvi não arrancar o "berço" do mesmo.
abraços.
Gomes Neto
13/07/2005, 01:19
Faaala galera!!!
Posso tá chutando feio, mas aquela susp. dianteira tá com carinha de "jr"http://www.gifsanimadas.com.br/armas/bombas/cracker.gif
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=18213
Será?Será?Será? :parede:
Dennis Figueiredo
13/07/2005, 08:17
Não é..... a JR tem uma molas montadas numas torres, além de ter uma parafernálha de ferros na frente que daria pra ver, oque não é o caso desse. :wink:
Braços longitudinais do Troller, me parece.........
Abraços,
falei com o dono novamente... não é desses kit's industrializados... foi feito em uma oficina especializada em Jeep de Itapema (SC)... que já adaptou molas helicoidais em outras viaturas tb...
não sei quais peças foram usadas... pedi + fotos da mecânica e outros detalhes... quem sabe não trago a viatura pra casa hein?!
Beto Lacerda
14/07/2005, 11:36
de SC com braços de troller ... é o mec. do Dennis :twisted:
[]'s
Dennis Figueiredo
14/07/2005, 13:33
de SC com braços de troller ... é o mec. do Dennis :twisted:
[]'s
O Dennis num futuro muito próximo será seu próprio mecânico :mrgreen:
de SC com braços de troller ... é o mec. do Dennis :twisted:
[]'s
O Dennis num futuro muito próximo será seu próprio mecânico :mrgreen:
Tá fazendo curso no SENAC???
[]'s
Mauro B.
16/07/2005, 13:18
Braços longitudinais do Troller, me parece.........
Ou do Kriptonita! :lol:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=18213
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/9632335589a9222f7b26215d3bb5a923.jpg
[]'s
Dennis Figueiredo
16/07/2005, 15:13
Tá fazendo curso no SENAC???
[]'s
Não....... to investindo em ferramentas e vou tentar fazer um garagem om bancada e espaço suficiente pra trabalhar.... quanto a conhecimento eu ja tenho uma boa noção... e hoje em dia temos uma quantidade gigante de informações ao nosso alcance.... é só pesquisar e quebrar um pouco a cara no começo :concordo:
Dennis Figueiredo
16/07/2005, 15:15
Ou do Kriptonita! :lol:
O Krip. não usa mais esse conceito 8)
Beto Lacerda
16/07/2005, 18:40
Braços longitudinais do Troller, me parece.........
Ou do Kriptonita! :lol:
hehehe até quem enfim alguem que concorda comigo ... a sup do krip era a do troller com modificações :twisted: :twisted: :twisted:
resta só esse catarina assumir :lol:
[]'s
Rogério Tortato
18/07/2005, 00:33
pode até ser de troller, mas acho que pelo menos uma vantagem tem: dá pra eliminar a parte da frente e ficar com 90º de ângulo de entrada.
além, é claro de ficar mais macio, para quem tem o jeep para passear.
abraços.
Dennis Figueiredo
18/07/2005, 09:06
pode até ser de troller, mas acho que pelo menos uma vantagem tem: dá pra eliminar a parte da frente e ficar com 90º de ângulo de entrada.
além, é claro de ficar mais macio, para quem tem o jeep para passear.
abraços.
O meu está com 90 de ataque e sáida 8)
O meu está com 90 de ataque e sáida
E as fotos, COXINHA???
[]'s
Dennis Figueiredo
25/07/2005, 08:25
O meu está com 90 de ataque e sáida
E as fotos, COXINHA???
[]'s cara... eu até ia tirar esse find.... mas depois entra no tópico do Kriptonita e veja porque elas não foram batidas.
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