Ver Versão Completa : Câmbio de Difícil Engate
Pessoal,
O câmbio do meu Grand Vitara 2.0 está muito duro para engatar a 1ª e 2ª marchas e não sei por onde começar a investigação para se chegar ao diagnóstico.
Acolho sugestões.
billj,
Sendo o problema o cabo de embreagem, pq somente nas duas primeiras marchas e não em todas ?
billj,
Sendo o problema o cabo de embreagem, pq somente nas duas primeiras marchas e não em todas ?
:pensativo:
Ja tive este problema em um vitara 1.6 8v 95....
Resolvi ajustando as bases de motor, cambio e Tcase.... se tiver algo desalinhado devido (base gasta por exemplo).... costuma fazer isso...
Principalmente na 1° e 2°....
Seria um bom começo verificar todas as bases (coxins).... :wink:
[]s
Eduardo Theotonio
11/07/2005, 09:17
Chico
Não sei se posso ajudar, mas no meu Samurai 95 também aconteceu de ficar difícil o engate da 5ª e ré. Acontece que veridiquei os coxim e nada, o problema era na base da alavanca de câmbio que tem dois suportes em seu interior com uma "molinha" na direita e outra da esquerda com uma esfera dentro. No meu caso, a esfera da esquerda estava gasta e enrroscava a alavanca.
Então verifique, se a alavanca vem até a direção da 1ª e 2ª esse não é o problema, pois nesse caso a alavanca fica enroscando e vc tem que fazer uma "forçinha" :x para que a alavanca chegue até a direção da 1ª.
E lembre-se que eu tenho um Samurai, e não sei se é o mesmo sistema. :putz:
Abraços e muita Lama !!!
Valeu a dica Gasoso e Eduardo.
Vou tentar solucionar com estas sugestões.
Volto para dar resposta.
Andre Sousa
11/07/2005, 14:56
Tenho o mesmo problema. Mais na 2ª e 3ª.
Tenho certeza que não é embreagem. Revisei todo o sistema.
Fui informado que pose ser algo na sincronização das marchas. Não é que não entram. Elas arranham, ainda mais nas reduzidas. No tempo certo não dá esse problema.
Tenho medo de mandar verificar câmbio. É caro e pode não resolver nada.
Andre Sousa
11/07/2005, 14:57
A propósito,
O sistema de embreagem do G. Vitara é hidráulica. Não tem cabo.
1ª e 2ª marcha pode ser, trambulador, haste da alavanca (interno na caixa), embreagem desregulada (no caso arranharia a ré também) e até mesmo marcha lenta desregulada.
Pra começo de conversa verifique a aceleração do seu carro, depois o sistema de trambulação... e assim vai.
Andre Sousa,
No meu carro as marchas não "arranham" elas simplesmente estão com engate endurecido. Tenho o mesmo receio que vc em abrir o cambio e gastar uma grana $$$ sem necessidade.
Maurício Vitara
11/07/2005, 17:34
:stop: antes de abrir o Cambio vcs já viram a regulagem do cabo de embreagem??...parece simples, mas meu samurai estava muito ruim de entrar a 1ª, 3ª e 5ª q com uma simples regulagem ficou uma beleza :dance:
:pensativo: Além das bases, dá uma olhada nas borrachas internas que fica sob a alavanca (foto).... se estirem gastas pode ser isso (acho meio improvavel ser a causa, mas naum custa quase nada tentar R$18 e 24,00 cada)... :wink:
Aproveita e confere se a coifa está em boas condiçoes... se tiver ruim pode entrar sujeira pra dentro do cambio.... :evil:
Repare na mola quebrada... pode ser isso também... mas acho difícil... ela é só para prender a trava....
[]s
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/c2e770e2c1f5d89867da62f04fbf809f.jpg
Agendei a visita com o meu mecanico na próxima sexta-feira. Depois dou o resultado para vcs.
Bom dia amigos, tenho um Sidekick 1997, tive esse problema, câmbio muito duro para engatar, principalmente a 1ª e 2º marchas. Levei em minha oficina de confiança, e a solução foi muito simples, regulagem da embreagem, o mecânico usou um alicate de pressão e gastou 5 minutos. A embreagem estava baixa. O teste que ele fez foi engatar a 1º marcha com o carro desligado, ela entrou mais fácil. Apesar do post antigo, foi o único que achei, talvez alguém com esse problema pesquise aqui. Obrigado.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.