Ver Versão Completa : Escape direto e pente na turbina
andre.welter
06/02/2012, 23:44
Caros colegas do Fórum,
Eu sou um grande admirador de carros fortes, principalmente a diesel, usados para o trabalho no campo e para desbravar este nosso imenso pais que ainda tem mto chão que só mais corojasos pisam. Pois bem, neste quesito, admiro as pick'ups, principalmente a f-250, pelo seu tamanho imponente e porte de caminhão, sendo que no meu caso, pretendo comprar uma com motor MWM 6 cc e soa para mim, como música aos meus ouvidos todas os carros a diesel com escape direto e pente na turbina. Então, gostaria da opinião de todos os que gostam também e principalmente dos que já fizeram algo parecido e tem informações sobre as consequencias deste tipo de adptação. Ocorre perda da vida util do motor? Perda de potencia? Aumento de consumo? Quais os contras de se fazer este tipo de alteração no veiculo?
Eu curti mto o jeito que ficou a f-250 deste vídeo: f250 piando (cabecao) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=58tGWehfVIE&NR=1&feature=endscreen)
Edintruder
07/02/2012, 12:54
Não estraga nada e nem altera o consumo. O consumo aumenta porque vais querer escutar mais a turbina piar e o ronco do 6 caneco, então isso acaba influenciando no consumo, mas se andar normalmente não faz diferença nenhuma.
Basta colocar um cano direto de 3 ou 4" saindo livre para o lado fica com um som espetacular. Não precisa mais do que isso.
andre.welter
07/02/2012, 13:10
Não estraga nada e nem altera o consumo. O consumo aumenta porque vais querer escutar mais a turbina piar e o ronco do 6 caneco, então isso acaba influenciando no consumo, mas se andar normalmente não faz diferença nenhuma.
Basta colocar um cano direto de 3 ou 4" saindo livre para o lado fica com um som espetacular. Não precisa mais do que isso.
Excelente definição para o som do 6 caneco com escape direto e pente na turbina.... " Espetacular "
Obrigado pela informação Enditruder... Sempre acompanho as suas opiniões emitidas nos fóruns para absorver um pouco do seu bom conhecimento...
Valeu!!!!
apinheirolive
07/02/2012, 13:11
Essa F-250 do vídeo provavelmente não está com escape direto, deve estar com o silencioso ainda, meu padrinho tem uma com escape direto o barulho é demasiadamente fodástico desses MWM 6 caneco, vale a pena por, parece um caminhão, quando chega de madruga acorda metade do bairro todos já sabem quem é!
Ai em Cuiabá - MT, tem um mecânico chamado Mano Coimbra (65 9978-2768), ele é o pai do pente na turbina.
Caso compre uma F-250 ou qualquer outro veiculo diesel, com certeza fará um ótimo trabalho.
Te um vídeo no youtube que ele fez até uma Dakota piar.
Edintruder
07/02/2012, 14:17
Apinheiro, ele derivou muito a saída, e isso reduz bastante o som, e para completar ele "jogou" o sompara o chão que vai por sua vez muito para baixo da picape. Isso abafa mais ainda a música dos 6 cilindros.
Eu sei disso pois há algum tempo atrás eu tinha feito um escapamento duplo para a Femil, e o ronco diminuiu bastante. Um cano simples dá mais efeito que um duplo, ou no caso, quádruplo...
andre.welter
07/02/2012, 17:33
Apinheirolive! Sempre acompanho os videos do Mano (Cuiabá) no youtube... Mto bom o trabalho dele... Vou olhar este da Dakota.... Já vi da S10... Se sabe qual era o motor desta dakota??? É o mesmo MWM 2.8 da S10?
andre.welter
07/02/2012, 17:38
Edintruder! Interessante e bem lembrado, a subdivisão em 4 que o Cabeção (Vídeo Youtube) fez enfraqueceu o belo ronco dos 6 canecos.... Então, um cano só de 4" fica melhor.... Eu particularmente, achei que do jeito que está o vídeo comentado, o escape ficou mto perto do solo, o que pode prejudicar a transposição de alguns obstacúlos.... Aqui no Mato Grosso, onde ainda temos mtas estradas de chão ruins eu não faria assim, procuraria uma solução para não diminuir a altura do solo...
andre.welter
07/02/2012, 22:52
Apinheirolive...
Eu vi o vídeo da dakota piando... ficou mto boa heim.... mas tbm, ta com um escape direto bem grande... será q é 4"??
PauloLimited
08/02/2012, 00:03
Camionete silenciosa é a coisa mais chupeta que existe no mundo. Meu pai esses dias falo pra mim "o que vc quer com isso, ficar surdo ou doido ?", eu falei pra ele que surdo eu já nasci, ueueueue. Olha a minha ai L200 Sport com o escap direto - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mFvM3aIHxvE) , esse escapamento eu rodei uns 4 meses com ele e ranquei fora , hj tem só o cano que sai da turbina, depois da curva num tem mais nada.
Se eu tivese uma F-250 6 caneco ou una Dodge, iria fazer um cano de 4" ou 5" saindo de lateral e a boca dele corta "chanfrado" e virado pra chão pra da eco.
PauloLimited
08/02/2012, 00:06
O bom da L200 é que ela pia só de tirar os abafadores.
Lucas Nassif
08/02/2012, 00:10
E eu achando que só eu que era fã de escape direto e turbina piando nas pkps..
G.Azevedo
08/02/2012, 00:30
O bom da L200 é que ela pia só de tirar os abafadores.
Essa dai deu show haha . Pobrezinha da câmera , chegou a mexer com a força do escape saindo nela .
Parabéns hehehe .
Mas falando um pouco sobre o tópico , eu acho bonito o pente mas o problema é que se tu usa a caminhoneta no dia-a-dia , pode ficar enjoativo e ai da um trabalhão pra trocar , eu acho bonito o cano sem o silenciador , com um filtro esportivo e uma válvula de alívio , ai sim , ai o bixo pega e não tem enjoar , parece que tu ta fazendo uma cena do velozes e furiosos hehehehe .
Galera , só to dando minha opinião , eu não to dizendo que é feio , só acho que com o tempo o motorista pode enjoar , e com o outro jeito que falei , fica bonito e não fica enjoativo .
andre.welter
08/02/2012, 00:32
PauloLimited!!!!!
Está incrível sua L200, ficou mto bom.... Gostei de ver.... ou melhor, ouvir... Já admirava as L200, pois no meu trabalho uso geralmente uma L200 (chamada duzentinha), mas ela aguenta bem o trampo... Rodo mto no nortão e até mesmo no Pará e a Niponica encara mto bem qualquer terreno.... Nunca me deixou na mão, saiu fácil dos atoleiros e passou por mtas serras.... Parabéns!!!!!!!! A L200 fica bem melhor com escape direto....
andre.welter
08/02/2012, 00:45
Lucas Nassif!!!!
Pois é colega!!! É bom saber que existem outros admiradores dos roncos marcantes e assubios após a subida dos giros.... Acho que é algo bem caracteristico de carro a diesel.... Assim como existe beleza e exclusividade no ronco de um legitimo V8, existe o ronco que apenas um motorzão a diesel pode dar....
apinheirolive
08/02/2012, 02:41
Entendido Edintruder, o som sai subdivido e dá uma abafada, e ainda joga pra baixo. Estou pensando em colocar um escape direto na minha ranger 2.5TD, qual o diâmetro do cano vc acha q devo usar para ficar com um ronco bem imponente?
andre.welter, essa Dakota acho que já não possui mais o motor original que é o Maxion 2.5TD, o som me parece muito com o MWM 6 cilindros (o mesmo da F-250), e parece que só o bocal é de 4 pol, se vc reparar bem, mais atrás o cano dá uma afinada parecendo um de 3 ou 3 1/2 pol.
PauloLimited, concordo com a expressão ;camionete silenciosa é a coisa mais chupeta do mundo!!; (to sem a tecla aspas do teclado) e realmente a l200 ta com um ronco show!!
Lucas Nassif
08/02/2012, 07:46
Lucas Nassif!!!!
Pois é colega!!! É bom saber que existem outros admiradores dos roncos marcantes e assubios após a subida dos giros.... Acho que é algo bem caracteristico de carro a diesel.... Assim como existe beleza e exclusividade no ronco de um legitimo V8, existe o ronco que apenas um motorzão a diesel pode dar....
Isso aí, quando peguei o Marruá a primeira coisa que fiz foi tirar o silencioso.
A turbina pia bem baixinho, mas ainda vou colocar um pente pra fazer um teste.
http://www.youtube.com/watch?v=R2pj9pEXj0U&feature=related
PauloLimited
08/02/2012, 19:47
Essa dai deu show haha . Pobrezinha da câmera , chegou a mexer com a força do escape saindo nela .
Parabéns hehehe .
Mas falando um pouco sobre o tópico , eu acho bonito o pente mas o problema é que se tu usa a caminhoneta no dia-a-dia , pode ficar enjoativo e ai da um trabalhão pra trocar , eu acho bonito o cano sem o silenciador , com um filtro esportivo e uma válvula de alívio , ai sim , ai o bixo pega e não tem enjoar , parece que tu ta fazendo uma cena do velozes e furiosos hehehehe .
Galera , só to dando minha opinião , eu não to dizendo que é feio , só acho que com o tempo o motorista pode enjoar , e com o outro jeito que falei , fica bonito e não fica enjoativo .
Num enjoa não viu, hehe
PauloLimited
08/02/2012, 19:49
PauloLimited!!!!!
Está incrível sua L200, ficou mto bom.... Gostei de ver.... ou melhor, ouvir... Já admirava as L200, pois no meu trabalho uso geralmente uma L200 (chamada duzentinha), mas ela aguenta bem o trampo... Rodo mto no nortão e até mesmo no Pará e a Niponica encara mto bem qualquer terreno.... Nunca me deixou na mão, saiu fácil dos atoleiros e passou por mtas serras.... Parabéns!!!!!!!! A L200 fica bem melhor com escape direto....
Pois é, fica chique mesmo, olha essa Escape 4'' l200 outdoor - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=PzxISIZi3vE) é mais top que a minha. A L200 no chão é boa mesmo, pena que a minha anda me dando muita dor de cabeça ultimamente.
PauloLimited
08/02/2012, 19:53
Entendido Edintruder, o som sai subdivido e dá uma abafada, e ainda joga pra baixo. Estou pensando em colocar um escape direto na minha ranger 2.5TD, qual o diâmetro do cano vc acha q devo usar para ficar com um ronco bem imponente?
andre.welter, essa Dakota acho que já não possui mais o motor original que é o Maxion 2.5TD, o som me parece muito com o MWM 6 cilindros (o mesmo da F-250), e parece que só o bocal é de 4 pol, se vc reparar bem, mais atrás o cano dá uma afinada parecendo um de 3 ou 3 1/2 pol.
PauloLimited, concordo com a expressão ;camionete silenciosa é a coisa mais chupeta do mundo!!; (to sem a tecla aspas do teclado) e realmente a l200 ta com um ronco show!!
Um amigo meu que tinha uma Ranger 2.8 usava um cano de 3", coloca um de 3" ou 3.5" na sua. A Ranger com o diretão é show viu.
Carlos A. C. Azevedo
08/02/2012, 22:15
Paulo, depois daquela vez que eu tirei o escapamento fora depois da primeira emenda, e o pessoal reclamou, deixei um tempo normal e a uns 5 dias atras coloquei só um rebite pra deixar um espaço na emenda e continuar normal, ficou muito abafado, mas dá pra ouvir a turbina cantar quando passa a marcha, tá que nem aqueles caminhão que anda por aqui carregado de concreto ou aterro, quando passa a marcha dá uma puxada violenta hehehe..
:concordo:
DieselPower
09/02/2012, 19:18
essa Dakota acho que já não possui mais o motor original que é o Maxion 2.5TD,
:discordo:
O motor original da Dakota é o VM Motori 2.5.
opala66joao@hotmail.com
10/02/2012, 18:40
André... Vou dar minha opnião,eu utilizava na F-1000 (4cil) escapamento de 5 polegadas,direto,saia atras da porta do passageiro,o som é grosso e forte claro que na medida do som do 4 cil MWM. Mas não tinha um que não se 'encabulava' com o tamanho da boca,ela cortada no "xanfro" fica mais bonita e um tanto proximo da lata pra dar acabamento e nao fica muito pra fora. O foda é que "tinge" a roda de preto fosco a cada acelerada. Nas F-250 já que você gosta do som dos 6cil MWM,vale a pena por dessa polegada e o mais livre possivel,o ronco fica de caminhaozão,muito bruto e o som da turbina cantando é tão bom como um chorar de viola na churrascada - TEM QUE TER EM PICKUP - ,agora se nao quiser tao grosso,diminua a polegada do cano,bota ponteira,até achar um som do seu agrado.
PauloLimited
10/02/2012, 21:05
Essas 2 é pro autor do tópico F-250 PRATA COM PENTE + 1 DO MANO COIMBRA - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1EsfspeBnS8) f250 mwm6.07TCA com pente no turbo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1nojPCewANs&feature=fvwrel)
F-250 PRATA COM PENTE + 1 DO MANO COIMBRA - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1EsfspeBnS8)
Carlos A. C. Azevedo
11/02/2012, 14:44
Essas 2 é pro autor do tópico F-250 PRATA COM PENTE + 1 DO MANO COIMBRA - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1EsfspeBnS8) f250 mwm6.07TCA com pente no turbo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1nojPCewANs&feature=fvwrel)
F-250 PRATA COM PENTE + 1 DO MANO COIMBRA - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1EsfspeBnS8)
:dance::dance::dance::dance: Muito show mesmo, essa ultima ai ficou com um barulho que cobre até o 5.9 da Ram, uma ignorancia mesmo muito bom mesmo.:dance::dance::dance::dance:
Lembrei de hoje, parei a L200 do lado de uma F250 cabine simples, daquelas monstruosas mesmo, com o cummins, a L ficou parecendo carrinho de brinquedo perto dela:shock::shock::shock::cry:
:concordo:
andre.welter
11/02/2012, 22:08
André... Vou dar minha opnião,eu utilizava na F-1000 (4cil) escapamento de 5 polegadas,direto,saia atras da porta do passageiro,o som é grosso e forte claro que na medida do som do 4 cil MWM. Mas não tinha um que não se 'encabulava' com o tamanho da boca,ela cortada no "xanfro" fica mais bonita e um tanto proximo da lata pra dar acabamento e nao fica muito pra fora. O foda é que "tinge" a roda de preto fosco a cada acelerada. Nas F-250 já que você gosta do som dos 6cil MWM,vale a pena por dessa polegada e o mais livre possivel,o ronco fica de caminhaozão,muito bruto e o som da turbina cantando é tão bom como um chorar de viola na churrascada - TEM QUE TER EM PICKUP - ,agora se nao quiser tao grosso,diminua a polegada do cano,bota ponteira,até achar um som do seu agrado.
Legal João... Vc falou de três coisas que gosto mto, pick up, viola e churrasco... mto bom, bela comparação, pra quem gosta de uma moda derramada e um MWM 6cc roncando alto é uma empolgação mto grande... Qdo eu vejo uma na rua presto atenção para analisar cada detalhe e curtir o som... A minha F-250 vai ser no jeito como vc falou, escap direto de 5", xanfrado para baixo e com um pente na turbina para piar bonito... Pneu de uso misto, gosto mto do BF Goodrich...
Obrigado pelas orientações...
Abraços!
andre.welter
11/02/2012, 22:17
Paulo Limited
Curti mto as duas Brutas F-250, é um espetaculo.... Acho q além de piar a emoção ta na aparencia de caminhão e ronco de caminhão.... é showwww....
Obrigado! Abraços
andre.welter
11/02/2012, 22:24
Carlos A. C. Azevedo,
Acho que qualquer das pick up médias ficam parecendo pequenas perto de uma F-250 (principalmente as novas) e da Ram 2500, embora a L200 seja alta tbm.... No quesito tamanho, nas pick ups médias, gosto da Frontier... Ela é bem grandona, pena que é meio baixa.... Mas vem ai as novas Ranger e S10, e eu particularmente gostei mais da Ranger... Apesar de que, em termos de carros de passeio não gosto de ford...... Mas, na minha garagem o lugar que está reservado, e bem ajeitado, pertence a F-250 6 caneco.... Ou seja, ela já tem o espaço dela garantido aqui na garagem de casa....
Mas, para quem quer um carro para usar bem no dia a dia e rodar na cidade, sem abrir mão de uma pick up, tem que ficar com uma média mesmo...
G.Azevedo
07/03/2012, 13:32
acho que o tal do pente não deixa a caminhoneta muito legal , ela fica parecendo um caminhão.
PauloLimited
07/03/2012, 18:58
acho que o tal do pente não deixa a caminhoneta muito legal , ela fica parecendo um caminhão.
Mas isso que é o legal, vc que que a camionete pareça o que ? Um Veloster ?
Edintruder
07/03/2012, 19:13
Mas isso que é o legal, vc que que a camionete pareça o que ? Um Veloster ?
Ahahahah!!!
X2!!!
:palmas:
G.Azevedo
08/03/2012, 08:16
não , acho que só o pente , o ronco do cano 4" tem que ter é claro , mas só que com pente a caminhoneta fica quenem um 1118 daqueles que puxa lenha e está caindo aos pedaços só que tem cano direto e pente na turbina e é o cara . é a minha opinião , acho que não fica bonito .
Edintruder
09/03/2012, 12:50
G.Azevedo, nas nossas F1000 com X-10basta tirar o silenciador que já pia a turbina. Não precisamos colocar pente nenhum.
G.Azevedo
09/03/2012, 14:35
siiim . por isso to dizendo né . X10 É REEEEEEEI ! auhshuas . Mas vou por filtro esportivo na minha , pra xiar um pouco , a F250 é só tirar o abafador e por filtro esportivo que quando troca a marcha é quenem veloses e furiosos , é lindo e eu sei porque meu dindo tem uma e ele fez isso e é muito foda quando ele pisa forte com a 250 hehe .
Henrique B
09/03/2012, 18:16
Posso contribuir com o que eu fiz na minha ranger?? :mrgreen: :mrgreen: kkkkkkkkk
http://www.youtube.com/watch?v=8gWnwKPJm-I
http://www.youtube.com/watch?v=_u_-_0aRJ5g&feature=channel
G.Azevedo
09/03/2012, 22:57
Posso contribuir com o que eu fiz na minha ranger?? :mrgreen: :mrgreen: kkkkkkkkk
http://www.youtube.com/watch?v=8gWnwKPJm-I
http://www.youtube.com/watch?v=_u_-_0aRJ5g&feature=channel
po , eu não curto pente , mas se tu gosta , vai de cada gosto né .
apinheirolive
11/03/2012, 21:41
Pessoal,
Semana passada retirei meu escapamento original da ranger antes do silencioso, coloquei um cano de 3 pol direto. abaixo segue o video, gostaria da opinião dos senhores pois não ficou da forma q eu imaginei.. tem um video no youtube de um cara que colocou um escape direto em uma ranger com o mesmo motor da minha e ela ta dando uma assobiado do jeito que eu quero. o que posso fazer? será que só a curva não foi suficiente? sera que tem que ser de 4 pol?
http://www.youtube.com/watch?v=ENlEenF_kTA
essa é a do outro rangeiro que ficou muito massa
http://www.youtube.com/watch?v=nS49kkODOus&feature=related
marciomeurer
12/03/2012, 10:46
apinheirolive reparei que seu escape foi modificado de 3" da metade em diante... o bom é trocar INTEIRO para 3"... fico com ronco de onibus hehehehhe
apinheirolive
12/03/2012, 19:33
apinheirolive reparei que seu escape foi modificado de 3" da metade em diante... o bom é trocar INTEIRO para 3"... fico com ronco de onibus hehehehhe
Então marciomeurer, eu pedi pros cara por tudo de 3pol, mais eu fui em 2 casa de escapamentos e os dois me falaram que não trocam tdo (acho que eles queriam ganhar dinheiro rapido).
Como faço pra colocar diretaoo será que alguem aqui em Campo Grande faz esse serviço? você conhece alguma oficina? sera que terei que comprar alguma peça? Os fdp cortaram meu original.. :boxing:
opala66joao@hotmail.com
13/03/2012, 10:26
Olha... Aquela ranger branca que você achou o ronco bonito,realmente é top,mas creio que ela nao usa um escape 4pol,o "xanfrado" da boca da a ideia de ser maior,mas ali é 3 ou no maximo 3 1/2 pol. Eu já fiz metade do escape da minha f-1000,to fazendo tudo de 3pol. ta dando um trampo danado,mas se escuta a turbina livre,assovio e o roncão do motor.
G.Azevedo
14/03/2012, 10:39
Olha... Aquela ranger branca que você achou o ronco bonito,realmente é top,mas creio que ela nao usa um escape 4pol,o "xanfrado" da boca da a ideia de ser maior,mas ali é 3 ou no maximo 3 1/2 pol. Eu já fiz metade do escape da minha f-1000,to fazendo tudo de 3pol. ta dando um trampo danado,mas se escuta a turbina livre,assovio e o roncão do motor.
ta certo , faz escutar a turbina e o mootor , nada de pente não HSUHAUSAU
Alguem conhece que faça esse serviço aqui em salvador, tenho uma ranger powerstroke 3.0 e estou interessado colocar ela para piar, ...
medieval
18/05/2012, 16:55
ola
tbm quero saber de um lugar aki na bahia se for em jequie melhor aindakkkk. tbm tenho uma 3.0 mais informaçaes ja ajuda.
vlw
medieval
27/06/2012, 18:35
ola galera,estou precisando de fotos do cano direto na ranger cs 3.0 é pra mostrar pro cara que vai fazer pra ele ter uma ideia de como é e como vai ficar qualquer informaçao ja ajuda.
obrigado a todos
Gonçalão
15/11/2014, 16:29
https://www.youtube.com/watch?v=72hhhuMqkaU
Gonçalão
15/11/2014, 16:48
https://www.youtube.com/watch?v=PN4CrIRjYOY
Tatagugu
13/05/2017, 18:48
Alguém conhece um mecânico que tenha o pente de turbina da l200 no rio de janeiro? E se ele mesmo instala?