Conectar

Ver Versão Completa : Ranger 2.8 2003 - Retifica

LucasFa
06/02/2012, 22:14
Pessoal, a tempos venho acompanhando o Fórum, agora resolvi me cadastrar.
Foi bacana, ajudou-me na compra de uma Ranger 2003, ótima por sinal.

O problema é o seguinte:
De uns tempos pra cá ela começou a baixar muito óleo lubrificante, muito mesmo, a ponto de ter que colocar 1litro a cada 200 KM.

Ranger com 87.000 Km (dúvido).

Identico ao que aconteceu com a ranger do Alberto Vasconcelos. Muito óleo e fumaça pelo respiro.

Resultado - Retifica
Fiz um Orçamento, alguem por favor, vê se está dentro do padrão.

LucasFa
06/02/2012, 22:22
Mais detalhes.

Trubo verificado, válvula PCV sem obstrução, filtro de ar novo, sem fumaça pelo escape( mas a fuligem é úmida), ligeira perda de potência, se é pode se dizer pois vai a 150 Km/h sem dificuldade.

Um dos mecânicos acha que pode ser trocado apenas o kit, outro somente os anéis e bronzina de biela, na autorizada disseram ser necessário a retifica completa, passando esse orçamento anexo na última msn.

Edintruder
07/02/2012, 12:36
O valor está alto. Tem muita coisa desnecessária nesse orçamento aí e faltam outras que nesse preço podem ser incluídas. Fizesses bem em postar aqui antes de fazer o serviço.
Alguns itens desnecessários:

3.37 - TROCAR GUIAS VALVULA - 32,64 Não estão cobrando 1120 para fazer a montagem do motor, porque cobram esse tipo de serviço à parte?
3.49 - Polir comando - 41,88 duvido muito que façam realmente esse tipo de serviço.
3.78 - Descarbonizar cabeçote - 28,29 por um serviço de lavagem?
3.9 - Retificar bielas - 212,60
390872 - 12 litros de óleo??? - 124,20 - Não seriam apenas 7?
911 - Spray preto fosco - 36,00

Fora isso não tem nesse orçamento troca de turbina, tensores, correias, revisão de BI e injetores.
Tem gente que faz até troca de turbina nesse valor final aí. Procura outras oficinas pois consegues valores melhores com as mesmas peças. A MO desse orçamento está muito cara.

NGDaniel
07/02/2012, 13:22
Vc vai fazer o motor só porque ele está baixando óleo ???
Se for somente por isso, acho que está jogando dinheiro fora...
Bota um aditivo grosso para diminuir o gasto de lubrificante, se for só isso mesmo capaz de ainda rodar uns 50-100k km antes de realmente precisar ir pra retifica...

Edintruder
07/02/2012, 14:28
Mal pergunte, o vácuo dela está bom? Tipo, os freios e sistema de AC estão funcionando corretamente? Existem casos de óleo ser jogado fora por defeito na bomba de vácuo.
Faz outro teste simples e conta para gente. Se tiveres como filmar e colocar no youtube e mandar o link também fica bom.

1° - Com o motor ligado solta a tampa do óleo em cima do cabeçote e deixa ela dançando solta no lugar. Bota a mão na BI e acelera o motor. Se tiver excesso de compressão saindo para o cárter essa tampa tem que cair do lugar.
2° - Ainda com o motor ligado, fecha a tampa do óleo e tira a vareta. Se cuspir óleo também confirma o excesso de compressão para o cárter.
3° - Se olhares por baixo da válvula PCV, tem uma mangueira que deve ser ligada na mangueira que entra a boca da turbina. Confirma se está conectada no lugar correto. Se estiver no lugar, pega uma chave de fenda e tira a mangueira da boca da turbina e tira uma foto para mostrar o quanto de óleo tem na entrada da turbina. Se essa mangueira estiver desconectada do local correto, sugiro que faça essa conexão e refaça os 2 primeiros testes.

Edintruder
07/02/2012, 14:31
Detalhe, eu confio mais no mecânico que quer trocar os kits do que a autorizada que quer cobrar um absurdo de MO e fazer o motor completo sem trocar correias e revisar bomba e bicos...
Não volta mais nessa autorizada que não quiseres ser roubado. Esse motor é muito durável e aceita meia-sola sem problema nenhum.

LucasFa
07/02/2012, 14:33
Edin, boa tarde.

Esse orçamento fiz na autorizada MWM International, realmente o preço de muita coisa está fora, inclusive serviços desnecessários, como vc citou. Segundo o cabra da loja se não trocar tudo eles não dão a garantia. rsrsrs, certamente ele pensou, + um trouxa, perto carnaval vai dar pra tirar um pouquinho R$ desse mané.

Hj, levei a um mecânico amigo meu e demos muitas risadas.
Enfim, ele acha que no máximo, vai dar uma troca do kit devido a kilometragem, quanto ao cabeçote, ela nunca esquentou (não tem indicíos de que será necessário mexer - espero), quanto ao virabrequim ele tambem acha que não, pois o motor não bate nada, não raja (mas que só abrindo pra ele confirmar), mas acha que o gasto vai ser pouco. Quanto ao consumo de diesel, fiz a média e deu 10,6, rodei 106 km com o tanque cheio e completei com 10.1 litros acho que BI e bicos tá legal, quer dizer, não vou mexer.

Edin, Paguei 32.000,00 nela, comprei de um senhor em junho de 2011 (parente), a última revisão no manual foi aos 33.000 Km em outubro de 2005 2 anos apos a compra pelo 1º dono, o 2º dono comprou ela em 2008 aos 66.000 e um quebrados e me vendeu em 2011 com 82.000 Km. Segundo informações que tive o velho só viajava com ela, ou seja, rodava pouco. Acho que por isso deu problema nos cilindros e anéis. Outra coisa o lacre tá lá, intacto no painel.

Daniel, vc acha que vou jogar dinheiro fora. Ela baixa 1l a cada 200 km. É muito não é? Joga óleo d+ na admissão ( e o disparo do motor).

NGDaniel
07/02/2012, 15:00
Se essa km for real, ela está MUITO baixa pra esse motor dar problema..

eu tentaria por o aditivo e ver no que vai dar..

LucasFa
07/02/2012, 15:16
Edin, o vácuo está perfeito, o meu mecanico olhou pois não está convencido de ter que abrir.

Quanto aos testes.

1º - tem fumaça, quando acelera puxa a fumaça ao invés de sair para poder derrubar a tampa.
2º - tem fumaça, mesma coisa da tampa, quando acelera puxa a fumaça de volta, não cospe óleo.
3º - soltei a mangueira que sai para turbina no pé da valvula, ali sai fumaça e cospe óleo e quando acelera na BI, aumenta muito. Está melada, que por consequência disto toda a admissão tá melada.

Quando puder vou fazer um video fica melhor vcs vendo, e vai servir para outros companheiro do fórum.

LucasFa
07/02/2012, 15:17
Daniel, pois é, boa alternativa é de se pensar, porque realmente é muito cedo pra dar zica nesse motor

LucasFa
07/02/2012, 15:20
NGDaniel, apesar que andar pouco é um veneno pra motor.

NGDaniel
07/02/2012, 18:36
NGDaniel, apesar que andar pouco é um veneno pra motor.

Nao necessariamente... importa mais saber onde o antigo dono andou e se fez manuntenção preventiva do que o quanto ele andou..
Explico: Um carro com 100.000 km que andou só em estrada e teve os óleos, filtros e etc trocados a tempo e modo poderá estar com o motor bem melhor que outro que andou 10.000 km em cidade sem o devido cuidado...

O consumo de oleo da sua viatura realmente está alto (1 l por 200km), mas isso por sí só não condena o motor..

Bote aditivo e verifique o anti-chamas...

dudu83
07/02/2012, 18:43
troca a valvula se nao ta guspindo oleo nao pode ser aneis... a minha tava bebendo bastante oleo pelo respiro troquei a valvula e acabou o problema...

LucasFa
07/02/2012, 23:10
Nao necessariamente... importa mais saber onde o antigo dono andou e se fez manuntenção preventiva do que o quanto ele andou..
Explico: Um carro com 100.000 km que andou só em estrada e teve os óleos, filtros e etc trocados a tempo e modo poderá estar com o motor bem melhor que outro que andou 10.000 km em cidade sem o devido cuidado...

O consumo de oleo da sua viatura realmente está alto (1 l por 200km), mas isso por sí só não condena o motor..

Bote aditivo e verifique o anti-chamas...

Daniel, o preju pode ser maior ou não foge muito do orçamento?

NGDaniel
08/02/2012, 07:29
Daniel, o preju pode ser maior ou não foge muito do orçamento?

Anti-chama ? Dinheiro de pinga.. da tua deve ser uns 100 conto..

Edintruder
08/02/2012, 16:07
Edin, o vácuo está perfeito, o meu mecanico olhou pois não está convencido de ter que abrir.

Quanto aos testes.

1º - tem fumaça, quando acelera puxa a fumaça ao invés de sair para poder derrubar a tampa.
2º - tem fumaça, mesma coisa da tampa, quando acelera puxa a fumaça de volta, não cospe óleo.
3º - soltei a mangueira que sai para turbina no pé da valvula, ali sai fumaça e cospe óleo e quando acelera na BI, aumenta muito. Está melada, que por consequência disto toda a admissão tá melada.

Quando puder vou fazer um video fica melhor vcs vendo, e vai servir para outros companheiro do fórum.

Ok! A PCV está funcionando corretamente. A turbina fica melada mesmo com óleo, mas é muito pouco e não sai fumaça pelo cárter.
Então realmente vais ter que mexer nos kits. Provavelmente tenha um ou dois anéis quebrados, cilindros arranhados ou por algum motivo, alguns anéis podem ter perdido a têmpera por algum aquecimentos com o antigo proprietário.
Certa vez o filtro de ar da minha ex Suzuki 250 rasgou e não tinha como perceber. Só notei pois o óleo começou a baixar de um momento para o outro. Outro caso foi com uma Lada do meu sogro, que o filtro não ficou bem colocado na caixa e numa estrada de areia o motor puxou a areia pra dentro e começou a fumar na mesma hora. Se o filtro antigo não ficou bem colocado ou apresentou algum defeito que passou desapercebido, pode ter riscado os cilindros e o resultado é esse aí.
Entenda que são todas suposições que tiramos sem ver o motor ou presenciar o seu funcionamento, mas pelos dados que nos passasses acredito que não irás fugir da desmontagem do cabeçote para verificar o estado dos cilindros.

LucasFa
18/02/2012, 20:36
+ um orçamento

Daniel.Shimomoto
19/02/2012, 01:35
Algumas ponderações que eu faço:

1-) Qual o uso da Ranger? Carro pessoal? Vai ficar com ela? Se a resposta for sim em todas as opções e se seu orçamento permitir, esquece esse negócio de meia sola. "troca de aneis" apenas é serviço meio de porco e joga o problema para alguns mil km adiante. Isso sem falar que se o bronzinamento estiver fraco e ruim, o risco de você arrebentar a parte de baixo com a maior compressão é grande. Falo com conhecimento de causa. Fiz isso num motorzinho Perkins A3.151.

2-) CUIDADO COM RETIFICA!!!!! Existem profissionais serissimos mas existe picaretagem ao extremo. Preferivel pagar uma M.O mais cara e encontrar um mecanico que faça a desmontagem e montagem do motor, de maneira tranquila do que numa retifica onde (em muitos casos) eles montam de qualquer jeito (há exceções, sei que existem).

3-) Cuidado com ORÇAMENTO DE RETIFICA!!! Eles (grande maioria, infelizmente) colocam peças de primeira linha no orçamento (Mahle) e peças de quinta na prática (xingling). Por isso (mais uma vez insisto...) procure um mecanico que monte e desmonte o motor!

4-) Virabrequim de motor diesel é diferente de vira de motor a gasolina: Esteja atento se este está riscado e precisa de retifica ou apenas um polimento resolve. Discuta com o mecanino, pergunte, não tenha medo de enfrentar porque mesmo que você não tenha certeza da realidade, se você começar a "apertar" o mecanico e ele começar a dar respostas evasivas, o cara está com más intenções para cima de você (ou ele é mais ignorante do assunto do que você imagina). Já tive que ensinar "mecanico" a remontar a suspensão dianteira da Ranger!

5-) Pense muito bem no que voce vai fazer no motor da sua Ranger: Ele bem retificado tem tudo para (com os devidos cuidados) aguentar no minimo 500 mil km. Se ficar ruim por sua vez...Vai arrumar problema para a cabeça e você sempre terá cisma do carro.

6-) Avalie o custo x beneficio: As vezes uma meia boca custa 4 mil reais e um serviço adequado sai por 5 mil. Se 1 mil não representar um "rombo" excessivo no orçamento, faça um bom serviço pois se gabar que colocou o motor para funcionar e economizou 1 mil apenas por economizar é perda de tempo (conheco gente com poder aquisitivo bom e que faz umas economias dessas...é perda de tempo)

Abs!!!

LucasFa
19/02/2012, 09:54
Daniel, tambem penso assim.

peguei um mecanico que desmontou e vai montar o motor, a retifica só a usinagem, etou fazendo ela pra mim, nesse orçamento ainda falta a revisão da BI que ficou 650,00 e não coloquei o desconto de 15%.
Resumindo vai ficar tudo em 7.000,00.
o Turbo tá um beleza e os bicos tambem.

Peguei um mecanico descente, o serviço dele é bem recomendado, não quis fazer meia sola, porque quero um motor zerado. vai dar 6 meses ou 20.000 km de garantia.

A engrenagem da BI vai trocar porque tva um pokim gasta, o mesmo para a correia.

LucasFa
19/02/2012, 09:58
Outra coisa.

O que vcs acharam do preço das peças e serviços.
- Retifica de cabo a rabo - 1650,00 (incluindo camisas e buchas de biela).
- MO 1500,00
- Peças 4600,00
- 15% de desconto em tudo.

So pra conhecimento de vcs - TURBO TGV(4.000,00) WG(2.000,00)

LucasFa
19/02/2012, 09:59
errei

- MO 1300,00

LucasFa
19/02/2012, 10:02
Cheguei a uma conclusão de poisde vários carros usados.

Quando comprar um carro usado tenha sempre 5000,00 sobrando e se for a diesel tenha 10,000,00 e seja feliz. Vc nunca sabe o que vc tem na mão mesmo sendo de "procedência". Carro usado é LOteria.

Daniel.Shimomoto
19/02/2012, 12:28
Lucas

-> A M/O vai tirar o motor do carro, desmontar o motor, ver o que está ruim, mandar para a retifica, montar o motor (peças como virabrequim pistões, bronzinamento, etc. com as peças que você comprou) e colocar tudo no seu carro?

Se a resposta for sim, está bom o preco. Se a resposta for não, está caro.

-> Tenta enxugar o valor das peças...PODE SER que você encontre peças de primeira mais barato...Veja mais lojas...Cote na autorizada MWM. Veja se existe peças Mahle, Perfect Cicle, Cofap, KS (tem boa fabricação e bom preço).

-> FUJA de bronzinamento para linha diesel Federal Mogul.

-> Cuidado com Comando de Valvulas. Raramente dá problema e ainda assim retifica tenta "ganhar uns trocos" em cima dele.

(experiencia de 9 motores retificados num periodo de um ano e meio - mexia com agricultura)

Abs!!!

LucasFa
19/02/2012, 14:48
Daniel valeu muito pelas dicas.

Vou apertar o cara e verificar a marca das peças, se forem das boas igual vc citou e q algumas eu tenho conhecimento, vou mandar chegar bala pra me entregar logo, agora se for uma peças de 2º linha, vou chama-lo na xinxa pra vê o bicho dar pulo.

Muito obrigado + uma vez Daniel.

Tô brigando com ele em algumas peças como por exemplo bomba dagua e oleo de motor, porque essa bomba eu pago 160,00 e no oleo 154 dá pra comprar um galão de 20 litros, o restante está + ou - no preço, que andei verificando por fora. Num vai fugir muito não mais o dinheiro é meu, né.

os pistões por exempllo é metal leve, uma coisa que ele não quis abrir mão da marca.

Vamos ver o q vai dar.

Daniel.Shimomoto
19/02/2012, 21:23
LucasFa

Estava relendo o seu orçamento...

1-) Oleo Extra Turbo API-CF-4. Achei CARO!!! Troquei da minha Ranger Sexta feira agora, dia 17/2, paguei R$11,00/L de Top Turbo API-CI-4 (total=R$88,00). O Top Turbo é melhor que Extra.

2-) Qual a marca dessas peças? Pode ser caro ou barato Atente a isso!

Abs!!!!

LucasFa
05/04/2012, 19:09
Retifica feita

R$ 7.000,00 - com recalibragem de bicos e revisão na bomba (1000,00).
Peguei o carro na sexta a noite, no sabado fui fazer uma pequena viagem, kkkk, rebentou o parafuso da correia dentada numa reduzida, foi pro pau o arrastado da bomba e as varetas.

só que depois do episódio, gincho e reparo por conta do mecanico (1460,00 de prejuizo dele) a ranger ficou meio amarrada, no retão 140 Km/h e não passa, com pneus 31. Alguem tem uma idéia.
Será que o cara não acertou o ponto da BI?
(OBS. fiz média rodei 61 km e completei com 4,7 litros, ou seja 12,97 por litro na estrada).

Imperador!
05/04/2012, 19:46
Motor pode estar fora do ponto ou a BI está muito fechada. Esse motor é pra ir a 160km/h com relativa facilidade.

Edintruder
05/04/2012, 20:05
O ajuste do ponto da BI é bem chato de acertar. Mas quanto fica no ponto exato o motor fica muito esperto.

LeoLeone
06/04/2012, 12:39
Retifica feita

R$ 7.000,00 - com recalibragem de bicos e revisão na bomba (1000,00).
Peguei o carro na sexta a noite, no sabado fui fazer uma pequena viagem, kkkk, rebentou o parafuso da correia dentada numa reduzida, foi pro pau o arrastado da bomba e as varetas.

só que depois do episódio, gincho e reparo por conta do mecanico (1460,00 de prejuizo dele) a ranger ficou meio amarrada, no retão 140 Km/h e não passa, com pneus 31. Alguem tem uma idéia.
Será que o cara não acertou o ponto da BI?
(OBS. fiz média rodei 61 km e completei com 4,7 litros, ou seja 12,97 por litro na estrada).

Existem por aqui vários relatos de quebra do parafuso do esticador da correia. O kit de esticadores já vem com o parafuso e porca novos para ser trocado junto, mas alguns meca não vê necessidade de trocar, aumentando assim as estatísticas. Volta a oficina de manda verificar o ponto da BI novamente.
Muito boa sorte...

BRAVOECONOVEMBER
06/04/2012, 21:52
... e também porque aposto que mesmo que troquem, o torque que dão é naquelas... vai até espanar a rosca e volta 1/4 pra confirmar né? Vê se algum deles sabe do boletim de serviço que tem o procedimento e os torques certos pros parafusos e pro esticador da correia... jogam com a sorte, na maioria das vezes o torque na mão dá certo, quando não dá, dá nisso aí.

LucasFa
09/04/2012, 20:39
Outra coisa

A lenta está em torno de 600 giros, na 1ª partida da manhã o ponteiro da rotação fica imóvel só depois de uns 15 segundos ele vai nos 500 e 600 giros, tem relação com o ponto da BI?

Edintruder
09/04/2012, 23:31
Não tem relação com o ponto da BI. Tem relação com desgaste das escovas do alternador.

Daniel.Shimomoto
09/04/2012, 23:57
... e também porque aposto que mesmo que troquem, o torque que dão é naquelas... vai até espanar a rosca e volta 1/4 pra confirmar né? Vê se algum deles sabe do boletim de serviço que tem o procedimento e os torques certos pros parafusos e pro esticador da correia... jogam com a sorte, na maioria das vezes o torque na mão dá certo, quando não dá, dá nisso aí.

Pois ee. os parafusos do cabeçote da Ranger tem que ser trocados, do esticador também assim como os senores do ABS. Mas tem mecanico que entende mais que o Engenheiro e acha tudo isso uma bobagem e acaba acontecendo essas coisas.

Torquimetro. Ferramenta desconhecida também. Torquimetro de muito mecanico é a mão dele na chave que ele usa todo dia. Não invalido o método como uso esporádico e em peças que não requeiram um torque definido mas....

...tem muito maluco montando motores inteiros com base no torquimetro muscular.

Abraços!