Ver Versão Completa : Cambagem?
valeriano
06/02/2012, 13:25
Pessoal,
minhas rodas da frente estão totalmente tortas para dentro e comendo muito os pneus na parte de fora.
A roda da esquerda tá mais torta que a da direita e isso faz com que a Band fique puxando para a constantemente.
Ouvi um papo de que a Band não faz cambagem. Como faço para corrigir este ângulo das rodas e parar de perder meus pneus?
Alguma dica?
Carlo Pecca
06/02/2012, 15:15
Taí mais um ponto interressante. Afinal a Band faz ou não cambagem e o alinhamento quais as medidas ?
Léo_Babiski
06/02/2012, 16:38
Cambagem na band só puxando no eixo.... o camarada põe um cilindro hidráulico e puxa até chegar na medida. Fiz isso nos eixos de band instalados no jpx (coloquei a geometria jpx nos eixos band). Vale a pena conferir se não tem empeno de carcaça, nas mangas..
ja cobnferiram os rolamentos dos munhoes??
valeriano
06/02/2012, 18:35
Bom, eu revisei munhões, manga de eixo, diferencial e o resto do eixo completo há duas semanas.
Será que isso pode ser por algum empeno no próprio chassi?
Não acredito que o chassi possa alterar a cambagem, a menos que seja uma coisa gritante. Se o problema apareceu depois que vc fez a revisao, a pista pode ser por ai.
Abs
valeriano
06/02/2012, 18:46
Não acredito que o chassi possa alterar a cambagem, a menos que seja uma coisa gritante. Se o problema apareceu depois que vc fez a revisao, a pista pode ser por ai.
Abs
Na verdade esse problema já está há um tempo.
Não foi depois da revisão não.
hercilio.neto
07/02/2012, 00:32
Já me aconteceu de gastar o pneu de forma irregular na dianteira. Era problema de alinhamento. Segundo o meca Chico Toyota o alinhamento da direção tem que ficar levemente aberto (medindo-se a distancia entre as rodas dianteiras na parte da frente e de tras do eixo dianteiro, deverá ter uma diferença de 2cm).
Acho que tem alguma lógica, pois feito isso, não comeu mais o pneu e melhorou a direção.
Outra coisa. Se o eixo estiver virado dará esse efeito de diferença na cambagem.
Já me aconteceu de gastar o pneu de forma irregular na dianteira. Era problema de alinhamento. Segundo o meca Chico Toyota o alinhamento da direção tem que ficar levemente aberto (medindo-se a distancia entre as rodas dianteiras na parte da frente e de tras do eixo dianteiro, deverá ter uma diferença de 2cm).
Acho que tem alguma lógica, pois feito isso, não comeu mais o pneu e melhorou a direção.
Outra coisa. Se o eixo estiver virado dará esse efeito de diferença na cambagem.
Pelo que sei, é ao contrario a parte dianteira das rodas, devem ficar um pouco fechada.
jorge.duarte
07/02/2012, 22:40
Pelo que sei, é ao contrario a parte dianteira das rodas, devem ficar um pouco fechada.
Acho que o edwint está correto. Como a Band na maioria das vezes está na tração traseria ela tem que trabalhar convergente, ou seja olhando de cima / \. Carros com tração dianteira trabalham divergentes, assim \ /.
Abs
Glauco mendes
07/02/2012, 22:41
Eu também tenho este problema! vou ficar de olho para ver se alguem coloca ai algum exemplo para sanar este problema......
Abs...
jorge.duarte
07/02/2012, 22:46
Pessoal,
minhas rodas da frente estão totalmente tortas para dentro e comendo muito os pneus na parte de fora.
A roda da esquerda tá mais torta que a da direita e isso faz com que a Band fique puxando para a constantemente.
Ouvi um papo de que a Band não faz cambagem. Como faço para corrigir este ângulo das rodas e parar de perder meus pneus?
Alguma dica?
Valeriano,
Tem certeza que é cambagem? Pergunto pois se o pneu está comendo por fora a tua cambagem está positiva. Olhando teu carro de frente deve estar assim \ /. Geralmente os carros vão desalinhando para cambagem negativa, por causa da buraqueira das estradas...será que um bom alinhamento, não resolveria o teu problema? pois convergencia também faz comer pneu!
Abs
hercilio.neto
07/02/2012, 22:47
Edwit, voce está certo, levemente fechada e a diferença é essa mesma 2 cm.
O acerto é de uma simplicidade incrível, mede-se com uma guia. Nada de laser ou espelhos...
marciorank@gmail.com
07/02/2012, 23:03
Correto, confirmei com ele, levemente fechada e a diferença é essa mesma 2 cm.
É de uma simplicidade incrível, medido com uma guia. Nada de laser ou espelhos...
interesado no topico.
tambem sempre soube que a parte dianteira
fica um pouco fechado, mas sempre achei que
seria pouca coisa, em torno de 5mm e não 2cm,
na minha band nunca comeu pneu, mas sera por
estar pouco fechada na dianteira ( 5mm ) que ela
e tão passarinheira para dirigir no asfalto?
jorge.duarte
07/02/2012, 23:05
Tem esses videos que são bem legais, para explicar um pouco de alinhamento e conferir a tua situação.
Tonella - noções basicas sobre alinhamento de direção 1/2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=nsvmYbEbWT8)
Tonella - noções basicas sobre alinhamento de direção 2/2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=RkapN99LX78)
Abs
Casa da transmissão4x4
07/02/2012, 23:17
Pessoal,
Alguma dica?
Veleriano, e o seguinte, não é uma noticia tão ruim não, se os seus dois pneus estão se desgastando juntos pelo lado de fora, se todas as peças estivem sem folga um simples alinhamento resolve o teu problema, será necessario colocar a convergencia um pouco mais negativa, ou seja distanciar a parte da frente das rodas dianteiras uma da outra. Se caso sua suspensão estiver 100% e somente um dos pneus estiver desgastando na parte interna ou exeterna ai sim você teria um "baita" problema, seria empeno da carcaça ou manga de eixo empenada, ou conjunto munhão empenado, seria muito complicado resolver.
E quanto a CAMBAGEM? como corrigir?
E quanto a CAMBAGEM? como corrigir?
Quando eu trabalhava numa grande empresa metalurgica, sempre via o pessoal desempenando chapas grossas, aquecendo com maçarico um determinado ponto e logo em seguida resfriando. desta forma, a chapa retraía ou esticava. Sera que essa tecnica corrigiria o problema de cambagem?
Vou pedir ajuda aos jepeiros, e reporto a resposta aqui.
Complicado heimmm!!:freaking::freaking::parede:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/34560-como-corrigir-cambagem.html
vai dar trabalho...:karate:
AlexandreStudart
08/02/2012, 23:19
O meu tem o mesmo problema e está comendo o pneu esquerdo pelo lado de fora. Isso começou depois que troquei algumas buchas dos amortecedores dianteiros.
Conversei com o mecânico sobre a cambagem, ele respondeu que nunca ouviu dizer que se faz cambagem nos bandeirantes. O que pode estar acontecendo são terminais estragados, buchas e o alinhamento, que o caminho é esse, eu só liguei para perguntar.
Li num forum do site aventura e offroad um relato de um preju de 2 mil ao tentar esticar ou desempenar qualquer parte do eixo, vide o post.
Cambagem - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/cherokee-sport-xj/5102-cambagem.html)
Casa da transmissão4x4
09/02/2012, 06:31
O meu tem o mesmo problema e está comendo o pneu esquerdo pelo lado de fora. Isso começou depois que troquei algumas buchas dos amortecedores dianteiros.
Conversei com o mecânico sobre a cambagem, ele respondeu que nunca ouviu dizer que se faz cambagem nos bandeirantes. O que pode estar acontecendo são terminais estragados, buchas e o alinhamento, que o caminho é esse, eu só liguei para perguntar.
Li num forum do site aventura e offroad um relato de um preju de 2 mil ao tentar esticar ou desempenar qualquer parte do eixo, vide o post.
Cambagem - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/cherokee-sport-xj/5102-cambagem.html)
Alexandre, não deve ser somente terminal ou bucha que esta fazendo isso, do lado que esta gastando pneu seria bom você retirar a manga de eixo e vira-la, eu digo você girar a manga de eixo tipo trocando a posição dela, e após realizar esse serviço leve sua toyota em um alinhamento para ver se melhorou alguma coisa.
Bom, verifica tambem e claro se o rolamento do munhão ou da roda não estao gastos !
AlexandreStudart
09/02/2012, 20:58
Alexandre, não deve ser somente terminal ou bucha que esta fazendo isso, do lado que esta gastando pneu seria bom você retirar a manga de eixo e vira-la, eu digo você girar a manga de eixo tipo trocando a posição dela, e após realizar esse serviço leve sua toyota em um alinhamento para ver se melhorou alguma coisa.
Bom, verifica tambem e claro se o rolamento do munhão ou da roda não estao gastos !
Ok, vou fazer isto. Eu não havia pensado no rolamento que tb pode interferir muito. Obrigado.
valeriano
14/02/2012, 19:18
Bom, como há 3 semanas mandei abrir diferencial, mexer em manga de eixo, troquei todos os rolamentos do cubo de rodas, reparo de munhão e o escambau (deu até dor no bolso só de lembrar do tamanho da manutenção), voltei lá no meca pra ver essa questão (na verdade meu pai se ofereceu pra ir lá, só pra poder desfrutar da Maria).
Ele levantou a Band, viu tudo e disse que não tinha folga em lugar algum. Foi levantada a hipótese de empeno da carcaça do eixo e nada. Tudo ok.
Levamos para alinhar e foi constatado que o eixo estava com 4° de desalinhamento!
Isso pq eu fiz alinhamento semana retrasada!
Nunca mais volto naquela oficina...
Feito o alinhamento, meu pai reportou que o carro está tudo ok agora. Dei uma olhada rápida agora pra conferir a inclinação das rodas e me pareceu tudo em ordem mesmo.
Quinta-feira vou rodar com a Band de verdade e ver se está tudo nos trinques mesmo, mas aparentemente era só alinhamento (mau alinhamento nesse caso).
Casa da transmissão4x4
14/02/2012, 19:27
Puts......4 graus, que alinhador ruim !!! Se estavam 4 graus positivos eu imagino que na hora que você fazia o esterço as rodas chegavam a juntar !!
jipeirodesdepequeno
04/06/2013, 18:33
Puts......4 graus, que alinhador ruim !!! Se estavam 4 graus positivos eu imagino que na hora que você fazia o esterço as rodas chegavam a juntar !!
Pessoal to com problema parecido, a roda da esquerda está com cambagem negativa de 1,5°, a roda da direita está com cambagem nula.
Rolamentos do munhão são zerados, do cubo tudo também, manga ok, desmanchei 3 vezes pra ver se achava o problema, peguei um outro munhão coloquei e continuou a mesma coisa... Será eixo torto?
jipeirodesdepequeno
07/06/2013, 13:09
Pessoal to com problema parecido, a roda da esquerda está com cambagem negativa de 1,5°, a roda da direita está com cambagem nula.
Rolamentos do munhão são zerados, do cubo tudo também, manga ok, desmanchei 3 vezes pra ver se achava o problema, peguei um outro munhão coloquei e continuou a mesma coisa... Será eixo torto?
Pode ser que sirva pra alguem um dia: problema resolvido, era o eixo empenado (torto) mesmo, coisa mínima mas que no pneu dava diferença na cambagem, foi feito alinhamento com macaco hidraulico de toneladas e voltou ao normal :concordo:
[]'s
Pode ser que sirva pra alguem um dia: problema resolvido, era o eixo empenado (torto) mesmo, coisa mínima mas que no pneu dava diferença na cambagem, foi feito alinhamento com macaco hidraulico de toneladas e voltou ao normal :concordo:
[]'s
Opa!! tenho interesse, então, o problema era o eixo ou a carcaça do deferencial?
jipeirodesdepequeno
07/06/2013, 22:49
Opa!! tenho interesse, então, o problema era o eixo ou a carcaça do deferencial?
O problema era na carcaça do eixo mesmo... deu pra ajustar no lugar, com precisão foi colocado 2 correntes pra segurar o eixo e no meio um macaco hidraulico muito forte pra ajustar, é coisa mínima que movimenta e isso da diferença na cambagem fazendo o pneu gastar de forma irregular
O problema era na carcaça do eixo mesmo... deu pra ajustar no lugar, com precisão foi colocado 2 correntes pra segurar o eixo e no meio um macaco hidraulico muito forte pra ajustar, é coisa mínima que movimenta e isso da diferença na cambagem fazendo o pneu gastar de forma irregular
Valew pela dica !:curtir: