Ver Versão Completa : feixes de mola xterra
alguem ja precisou arquea-los? os meus jumelos estao p/ traz sera que esta na hora?
Oi EDWINT, qual tua dúvida ? esta muito macia, muito dura ?
Pelo que sei os jumelos em pé deixam o carro muito duro, mais deitados como geralmente são os originais deixam a suspensão mais macia.
Para instalar os aros 20" na minha XTerra mandei arquear pouca coisa, mesmo assim achei mais dura.
espero ter ajudado.
Abração,
Badia
Oi EDWINT, qual tua dúvida ? esta muito macia, muito dura ?
Pelo que sei os jumelos em pé deixam o carro muito duro, mais deitados como geralmente são os originais deixam a suspensão mais macia.
Para instalar os aros 20" na minha XTerra mandei arquear pouca coisa, mesmo assim achei mais dura.
espero ter ajudado.
Abração,
Badia
Badia,
Ontem estava "dando um talento" na formosa, e percebi que os jumelos estavam bem p/ traz, sendo assim haveria pouco curso das molas. Dae surgiu a duvida se ja estaria na hora de arquear as molas.
Hoje ainda tiro umas fotos p/ colocar aqui no tópico. Engraçado que quase nao carrego carga na Xterra.
Arquear molas é crime colega...
Badia,
Ontem estava "dando um talento" na formosa, e percebi que os jumelos estavam bem p/ traz, sendo assim haveria pouco curso das molas. Dae surgiu a duvida se ja estaria na hora de arquear as molas.
Hoje ainda tiro umas fotos p/ colocar aqui no tópico. Engraçado que quase nao carrego carga na Xterra.
Arquear molas é crime colega...
Crime é ter que troca-las.... crime no bolso:torcendo:
Segue as fotos
Há 15 dias "senti" que o lado do carona estava mais baixo, examinei e constatei a lamina do feixe de molas quebrada, procurei meu moleiro que trocou por uma nova: 120,00 com tudo.
Se as molas estiverem "cansadas", acredito que basta trocar a mestra e reposicionar as demais.
Abraço,
Badia
Segue as fotos
Segue as fotos
Edwint, realmente estão bem retas, a sua Xterra está com a mola de carga? é a mestre + 2 da mesma expessura e uma curta e bem mais grossa, as vezes retiram essa mola para o carro ficar mais confortavel, mas com carga as tres mais finas chegam a virar ao contrario e a suspa fica praticamente sem curso, dando batente a toda hora.
Concordo com a opinião do Daniel, se arquear logo voltam à posicão que estão.
Pela foto acho que o ZIKAO matou a charada, deve estar faltando lamina nesse fecho de molas, a minha tem mais laminas.
Abraço,
Badia
Pela foto acho que o ZIKAO matou a charada, deve estar faltando lamina nesse fecho de molas, a minha tem mais laminas.
Abraço,
Badia
Só se veio faltando de fabrica, os feiches sao virgens ainda, poderia isso?
Só se veio faltando de fabrica, os feiches sao virgens ainda, poderia isso?
Se nunca mexeu e é original acho dificil estar faltando algo, mas é bom olhar a configuracão é essa que postei: Uma mestra + 2 da mesma espessura + mola de carga curta e bem mais grossa.
Se apenas arquear as molas elas ficaram boas por pouco tempo, logo voltarão ä posicão que estão agora, se não quiser trocar o feixe todo faca isso que o Badia falou, troque a mestra, o moleiro tem condicão de desmontar e substituir as que estão mais cansadas.
abs
Pela foto ta faltando laminas aí sim Ed
jogo de molas 03 finas + 01 grossa.
Amigo Edwint, como postado pelo ZYKAO, falta a mola de carga, a + curta e mais grossa.
Badia
Edwint, realmente estão bem retas, a sua Xterra está com a mola de carga? é a mestre + 2 da mesma expessura e uma curta e bem mais grossa, as vezes retiram essa mola para o carro ficar mais confortavel, mas com carga as tres mais finas chegam a virar ao contrario e a suspa fica praticamente sem curso, dando batente a toda hora.
Concordo com a opinião do Daniel, se arquear logo voltam à posicão que estão.
Trotta.79
10/02/2012, 14:48
Acho que não tá faltando lamina não! São 4 laminas tá correto.
Vai ter que trocar ou encontrar alguma usada. Acho que não vale a pena comprar na concessionária. Tem empresas que fabricam bem mais barato.
Valeu
Revivendo o tópico: desde que comprei a viatura achei ela bastante dura na traseira, principalmente ao passar em quebra-molas dava uma pancada seca. Depois de um tempo notei que o batente de borracha estava rachado na parte debaixo. Tempos atrás a viatura ficou bem macia ao passar em quebra-molas, daí vi que o batente de borracha quebrou a parte debaixo e então presumi que estava dando fim de curso de forma fácil e acabou estragando o batente. Me pergunto se o problema desse fim de curso seria o amortecedor ou o feixe de molas cansado. Tirei uma foto da posição do jumelo, será que alguém com suspensão original poderia fazer a gentileza de medir do mesmo jeito que está na foto e informar qual a distância encontrada ? Pretendo instalar os jumelos maiores by Trotta e conforme for, já aproveito para fazer a troca da mola se for o caso (e se encontrar ela por aqui ...) Mas para ter certeza, antes gostaria de confirmar essa distância do jumelo, se está mesmo deitado além da conta ou se original é assim mesmo. Claro que com o jumelo maior esse fim de curso vai ficar mascarado, mas gostaria de já acertar tudo (se tiver algo errado mesmo).
http://i4.photobucket.com/albums/y147/fpandur/VEICULOS/JUMELOXT.jpg
Trotta.79
20/08/2012, 09:42
A foto do meu jumelo quando comprei, é isso mesmo. Tá ok!
Trotta, realmente, pela foto que você postou meu feixe está OK, menos mal. Mas então fica a pergunta: porque a suspa traseira dava final de curso em lombadas, quando passando mais forte, a ponto de quebrar a parte debaixo do batente ? Amortecedor cansado poderia fazer com que a suspa trabalhasse além do ponto ideal ? :pensativo:
Trotta.79
21/08/2012, 16:34
As buchas dianteiras dos feixes de mola podem fazer barulho e aparentemente estarem boas. Mas só aparentemente, um exame mais criterioso vai detectar o problema. Barulhos da suspensão traseira costumam ser difíceis de encontrar.
Mas acho que os amortecedores da sua viatura já estavam vencidos.
Abs
Trotta, com relação as buchas pretendo verificar quando efetuar a troca dos jumelos, mas não há barulhos anormais na suspa. Os amortecedores ainda continuam os mesmos, penso em utilizar a opção mais economica da Dakota. Os originais estando cansados, você acha que poderiam deixar a suspa oscilar demais e então dar fim de curso no batente traseiro, como estava ocorrendo antes de quebrar a parte debaixo do batente ?
Trotta.79
21/08/2012, 20:51
Trotta, com relação as buchas pretendo verificar quando efetuar a troca dos jumelos, mas não há barulhos anormais na suspa. Os amortecedores ainda continuam os mesmos, penso em utilizar a opção mais economica da Dakota. Os originais estando cansados, você acha que poderiam deixar a suspa oscilar demais e então dar fim de curso no batente traseiro, como estava ocorrendo antes de quebrar a parte debaixo do batente ?
Acho que sim.
Pois é Trotta, é a única explicação que vejo para esse fim de curso, uma vez que o feixe aparentemente está bom ainda.
DieselPower
21/08/2012, 22:59
Fpandur,
Sem dúvidas uma amortecedor cansado/desgastado irá gerar uma resistência muito menor que um normal, e isto pode SIM permitir o final de curso da suspensão traseira ao passar em obstáculos com mais velocidade.
Valeu Diesel, é importante ter mais opiniões a respeito. Pelo visto meus amortecedores realmente já eram ... rs, rs, rs
marcosmontebelo
21/07/2016, 02:03
fpandur,
voce se lembra deste problema de fim de curso da suspensao traseira do seu xterra???
era devido ao cansaco dos amortecedores mesmo??
estou com o mesmo problema.
grato
att
Marcos
Valeu Diesel, é importante ter mais opiniões a respeito. Pelo visto meus amortecedores realmente já eram ... rs, rs, rs
fpandur,
voce se lembra deste problema de fim de curso da suspensao traseira do seu xterra???
era devido ao cansaco dos amortecedores mesmo??
estou com o mesmo problema.
grato
att
Marcos
Não sei dizer com certeza, pois depois coloquei jumelos maiores e troquei por amortecedores maiores. De fato acabou o fim de curso, mas não sei se por conta da maior distância entre o feixe e o batente ou se os amortecedores originais estavam ruins mesmo.
marcosmontebelo
23/07/2016, 17:45
Não sei dizer com certeza, pois depois coloquei jumelos maiores e troquei por amortecedores maiores. De fato acabou o fim de curso, mas não sei se por conta da maior distância entre o feixe e o batente ou se os amortecedores originais estavam ruins mesmo.
Entendo. E muito obrigado pela atenção.
Como acabei de comprar o carro, quero manter nas medidas originais. Mas futuramente com certeza levantarei com este tal do BL, e pneus 33". Acho sensacional.