Conectar

Ver Versão Completa : Calço de mola

sahabo
05/02/2012, 22:16
Srs. Boa noite à todos! Meu nome é Nagib, resido em Belém Pa e sou o feliz proprietário de um T4 com 1 mês de uso. É assim. Troquei os pneus originais pelo Mud 32x11.50 inclusive o estepe e gostaria de colocar um calço nas molas (só pra ver melhor o horizonte). Gostaria que os Srs me auxiliassem no seguinte: 1- qual a maior dimensão do calço que devo colocar sem ter que susbstituir outros componentes? 2- Qual o melhor material para usinar os calços? 3- Os calços ficam posicionados na posição inferior ou superior? 4- Há como conseguir os desenhos com as dimensões dos calços? É que como detenho conhecimento e meios gostaria de usiná-los eu mesmo.

Agradeço antecipadamente a ajuda.

RHL
06/02/2012, 15:32
vai abrir mão da garantia?

sahabo
06/02/2012, 15:52
Bem. Já estive do lado de lá e conheço os procedimentos, então creio que não vou ter problemas com isto.

Leandro Neves
06/02/2012, 16:25
Bem. Já estive do lado de lá e conheço os procedimentos, então creio que não vou ter problemas com isto.

Entre no site toroffroad.com.br

Tem tudo para seu Troller

E mete bronca no calço, o carro fica muito mais imponente e melhora os angulos de saida e entrada.

Abraços

sahabo
07/02/2012, 11:15
Olá Leandro!

Grato pela informação. Visitei o site e realmente eles tem basante componentes inclusive o calço.

CesarMit
07/02/2012, 16:57
lembre-se q terá q trocar o amortecedor... senão dá fim de curso facinho.

Nelmont França
08/02/2012, 19:15
Sahabo,
Parabéns pela aquisição e depois posta fotos da nova viatura no tópico FOTOS DE TROLLER... sou seu vizinho, estou trabalhando em uma mineradora aquino Pará e moro em uma cidade chamada Monte Dourado - PA. Já ouvu falar?
Quanto aos calços, já postei um desenho técnico aqui no fórum, mas não me lembro onde. Se quiser osso procurar e te envio.
Como falou o Cesar, não esqueça de mudar os amortecedores ao instalar os calços... instalei os calços e ainda estou andando com os amortecededores originais e posso te garantir que é muito ruim por dar fim de curso por besteira.
Abraço.

sahabo
09/02/2012, 22:52
Olá Nelson! Pô já andei por estas paragens sim! No final da década de 80 trabalhei em mineradora de ouro no distrito de Almeirim e nosso ponto de apoio era aí em MD, daí saiam nossos teco-tecos (monomotor já decola em emergência). E o Beiradão? Depois de 2 incêndios continua igual? Bem se vc puder manda o material para o meu e-mail.

Um abraço

Mkaye
10/02/2012, 18:27
Olá. Aconselho você comprar eles já prontos. Você encontra na Toroffroad de campinas. Existem de 3cm e 5cm. No seu caso aconselho o menor pois seria apenas estética (pneus 32 são "plug and play", não precisam de calços). Eu usava no meu troller os calços de 5cm com pneus 37 e há algum tempo removi os calços alterando as molas. Hoje não uso mais calços nas molas. abraço

sahabo
11/02/2012, 00:43
Ô Meu! Já havia comprado o de 5cm e mais as bieletas das barras estabilizadoras, devo estar recebendo na próxima semana. Conforme as mensagens parece-me que vou ter que trocar também os amortecedores.

Valeu!!

Mkaye
11/02/2012, 01:20
Olá. No caso de pneus 32 não é necessario a troca dos amortecedores. Até mesmo com pneus 33 seria "plug and play". Mesmo com calços de 5cm nao existe a necessidade dessa troca. Usei calços de 5cm com pneus 35 e amortecedores do mesmo tamanho do original. abs !

Sandrãobh
11/02/2012, 12:54
Quando se coloca calços de 2'' perde-se 2'' de curso nos amortecedores originais, uma vez ou outra essa perda vai ser sentida.....ou não?

Bernardo Hoelz
11/02/2012, 13:06
Quando se coloca calços de 2'' perde-se 2'' de curso nos amortecedores originais, uma vez ou outra essa perda vai ser sentida.....ou não?

Com amortecedores originais da fim de curso '' mais cedo'', abrindo.

Paulo_CW
12/02/2012, 04:57
Receita consolidada para Troller

Para Pneus 32"
Up grade básico... basta trocar os pneus e pronto -> em trilhas nas torções os pneus traseiros encostam nas bandejas de molas

Para Pneus 33"
Básico -> espaçadores nas rodas originais 15x7"
Ideal -> rodas 15x8" com offset negativo de pelo menos -25

Quanto ao lift
Não é necessário até pneus 33" mas se quizer...

Básico -> calço de molas 3cm -> para uso de shopping vai dar fim de curso em muitas situações -> para trilhas... sem chance, é preciso trocar os amortecedores... e se instalar calços de 5cm -> precisa trocar o amortecedor até pra usar a vtr no shopping
Ideal -> trocar as molas ao invéz de por calços

sahabo
12/02/2012, 23:17

Para Pneus 32"
Up grade básico... basta trocar os pneus e pronto -> em trilhas nas torções os pneus traseiros encostam nas bandejas de molas

Para Pneus 33"

Quanto ao lift
Não é necessário até pneus 33" mas se quizer...

Básico -> calço de molas 3cm -> para uso de shopping vai dar fim de curso em muitas situações -> para trilhas... sem chance, é preciso trocar os amortecedores... e se instalar calços de 5cm -> precisa trocar o amortecedor até pra usar a vtr no shopping
Ideal -> trocar as molas ao invéz de por calços

Olá Paulo! Eu entendí. No caso de substituir as molas, qual são as adequadas? Vc pode informar código, tipo etc... e também onde adquirir?

Grato,

Paulo_CW
13/02/2012, 20:09
Quanto as molas.... o usual é usar da F1000....
Tem tbm quem usa da F250 q pode ser usado em conjunto com amortecedores dela tbm.... mas aí não posso confirmar o resultado.... "dizem" ficar bom

sahabo
22/02/2012, 00:45
Quanto as molas.... o usual é usar da F1000....
Tem tbm quem usa da F250 q pode ser usado em conjunto com amortecedores dela tbm.... mas aí não posso confirmar o resultado.... "dizem" ficar bom
Olá Paulo! Dei uma olhada no amortecedor da F250. Ele tem 700mm aberto contra 600mm do Troller. Instalei os calços no sábado e concluí que sobraram somente 35mm de curso pra distensão antes de fim de curso o que é insuficiente nos casos de solicitações rápidas (lombadas estreitas, depressões curtas e profundas e também em curvas) Vou pegar 2 e testar, depois posto aquí o resultado.

Um abraço,

Paulo_CW
22/02/2012, 06:52
Olá Paulo! Dei uma olhada no amortecedor da F250. Ele tem 700mm aberto contra 600mm do Troller. Instalei os calços no sábado e concluí que sobraram somente 35mm de curso pra distensão antes de fim de curso o que é insuficiente nos casos de solicitações rápidas (lombadas estreitas, depressões curtas e profundas e também em curvas) Vou pegar 2 e testar, depois posto aquí o resultado.

Um abraço,

Então... a receita dos amortecedores de F250 é conhecida.... mas nunca pude testar....inclusive, como lhe falei, o pessoal usa em conjunto com as molas dela...
Sem falar q é uma solução bem baratinnnn

Nelmont França
23/02/2012, 15:14
Boa Tarde,
Mesmo após ter instalado os calços de 2” e amortecedores originais novos nas molas traseiras, ainda não consegui resolver o problema de fim de curso, tanto abrindo como fechando a suspensão continua batendo. Vou trocar as molas e amortecedores traseiros e cotei umas molas que são maiores que as originais que a ROTA 4X4 vende com os amortecedores usados nos caminhões 1113.
Alguém já ouviu falar ou usou essas molas com esses amortecedores?

Paulo_CW
24/02/2012, 07:17
Boa Tarde,
Mesmo após ter instalado os calços de 2” e amortecedores originais novos nas molas traseiras, ainda não consegui resolver o problema de fim de curso, tanto abrindo como fechando a suspensão continua batendo. Vou trocar as molas e amortecedores traseiros e cotei umas molas que são maiores que as originais que a ROTA 4X4 vende com os amortecedores usados nos caminhões 1113.
Alguém já ouviu falar ou usou essas molas com esses amortecedores?
Certamente com os amortecedores originais vai dar fim de curso sempre...
tem muitas criticas para o uso dos amortecedores do 1113 por ser de ação simples e ficar ruim em estradas...
Pq vc não coloca os amortecedores tras. da F250???? e quanto as molas tem de ver se estas por acaso não são as da F1000.... tem empresas "off road"... q compram as molas da F1000 pintam de amarelo, laranja, roxo, etc... e revendem como molas especiais para Troller com o valor lá na pqp... fica esperto....

Nelmont França
24/02/2012, 10:49
É isso mesmo Paulo,
Obrigado pela dica. Não sei se já foram informadas as especificações das molas da F1000 e dos amortecedores da F250, mas você teria essas informações para que eu possa comprá-los?

willtroller
24/02/2012, 11:15
Deixa eu fazer minha contribuição cm a galera aki...
Fiz o seguinte no meu, coloquei os amortecedores traseiros da S-10, muda pouca coisa, simples msm...
Cm calços de 2" fica tranquilo Demais;;;
Sem falar q cm o curso do amortecedor é bem maior a suspesão "COPIA" bem melhor o movimento, sinceramente não tenho oq reclamar!
show msm!

Paulo_CW
24/02/2012, 11:28
É isso mesmo Paulo,
Obrigado pela dica. Não sei se já foram informadas as especificações das molas da F1000 e dos amortecedores da F250, mas você teria essas informações para que eu possa comprá-los?

Não sei a especificação as especificações.... mas é mola da F1000 diesel.... e amortecedor tras. da F250.... são plug in play....

Nelmont França
24/02/2012, 11:29
Willtroller,
E as molas, continuam as originais?
Tens a especificação desses amortecedores?
Obrigado.

Paulo_CW
24/02/2012, 11:30
Deixa eu fazer minha contribuição cm a galera aki...
Fiz o seguinte no meu, coloquei os amortecedores traseiros da S-10, muda pouca coisa, simples msm...
Cm calços de 2" fica tranquilo Demais;;;
Sem falar q cm o curso do amortecedor é bem maior a suspesão "COPIA" bem melhor o movimento, sinceramente não tenho oq reclamar!
show msm!
Me diz q vc achou da estabilidade no asfalto..... mudou????
Sei q o comprimento dos amortecedores da F250 é quase 10cm maior q o original

willtroller
24/02/2012, 17:04
As molas continuam originais sim, até pq uso pneus 31 na cidade e 33 para as Trilhas...
Tenho um amigo usando os msm amortecedores com pneus 37, nesse caso ele usa as molas da SW4...
São os amortecedores traseiros da S-10, aqueles AMARELOS, da S-10 ano 2010 que eu pedi!
Quanto a estabilidade andei agora no Carnaval a 140km/h até 160km/h e axei normal, claro, fica um pouco BOBO nos disniveis, mas nada assustador, a sensação para qm ja dirigiu uma S-10 é bem parecida, mas cm o carro bem mais na mão, uns 30% a mais de estabilidade que uma S-10...
Nas trilhas axei perfeito, ainda não conheci oq significa "fim de curso", sem falar q a suspensão tem "trabalhado" mto bem...
Qualquer duvida a mais, tou aqui para ajudar...
Vlw!

Paulo_CW
24/02/2012, 17:43
As molas continuam originais sim, até pq uso pneus 31 na cidade e 33 para as Trilhas...
Tenho um amigo usando os msm amortecedores com pneus 37, nesse caso ele usa as molas da SW4...
São os amortecedores traseiros da S-10, aqueles AMARELOS, da S-10 ano 2010 que eu pedi!
Quanto a estabilidade andei agora no Carnaval a 140km/h até 160km/h e axei normal, claro, fica um pouco BOBO nos disniveis, mas nada assustador, a sensação para qm ja dirigiu uma S-10 é bem parecida, mas cm o carro bem mais na mão, uns 30% a mais de estabilidade que uma S-10...
Nas trilhas axei perfeito, ainda não conheci oq significa "fim de curso", sem falar q a suspensão tem "trabalhado" mto bem...
Qualquer duvida a mais, tou aqui para ajudar...
Vlw!
Acho muito estranho o amortecedor da S10 dar certo no Troller pq:
Segundo o catálogo da Monroe:
- O amortecedor do Troller original tem 602mm aberto / 375mm fechado...
- O amortecedor da S10 tem um pequena diferença de 638mm aberto / 383mm fechado...
- Já o da F250 comumente usado é bem maior com 697mm aberto / 420mm fechado....
Ou seja.... com o uso de calço de 50mm (2") o dimensional q vc ganha com o amortecedor da S10 é muito pouco (36mm)....???????? deve ficar na esssticaaaa??????

Nelmont França
24/02/2012, 18:00
Encontrei em uma loja de Macapá-AP as molas da F1000 98... será que dá?
Já os amortecedores da F250 tem, mas depende do ano da caminhonete... alguém saberia de que ano serve?

willtroller
24/02/2012, 18:38
Acho muito estranho o amortecedor da S10 dar certo no Troller pq:
Segundo o catálogo da Monroe:
- O amortecedor do Troller original tem 602mm aberto / 375mm fechado...
- O amortecedor da S10 tem um pequena diferença de 638mm aberto / 383mm fechado...
- Já o da F250 comumente usado é bem maior com 697mm aberto / 420mm fechado....
Ou seja.... com o uso de calço de 50mm (2") o dimensional q vc ganha com o amortecedor da S10 é muito pouco (36mm)....???????? deve ficar na esssticaaaa??????

Pois eh bixo, estranho ou não estou usando...
Pra falar a VDD nunca precisei de grande curso, por aki as trilhas são mais de AREIA e LAMA, EROSÃO nem sei a ultima vez q encarei uma... A mudança q agnt faz no amortecedor da S-10 é só enlarguecer a uma das buxas e a outra é trocada msm!
O principal motivo pelo qual escolhi esse amortecedor foi pelo CONFORTO, e nesse quesito esta APROVADO, principalmente na TRILHA... show msm...
Realemente eu deveria ter dado mais uma pesquisada nessa parte tecnica, mas cm disse, não procurei performace, somente conforto...
O pessoal que colocou dps cm PNEUS 37 e bla bla bla e axaram show a PERFORMACE desses amortecedores, nesse quesito não tenho como opinar, mas pelo oq vc cmt não teve grande ganho!

Paulo_CW
25/02/2012, 08:28
Ehhhh aquele velho ditado...
Teoria é quando NADA funciona e todos sabem pq... Prática é quando TUDO funciona e ninguem sabe explicar pq...kkkkkk

sahabo
25/02/2012, 22:01
Teoria é quando NADA funciona e todos sabem pq... Prática é quando TUDO funciona e ninguem sabe explicar pq...kkkkkk
Aí pessoal! É assim. Vou pegar 2 amortecedores de F250 esta semana e instalar pra ver como se comportam, ele tem exatos 100mm a mais que o original quando distendido, porém o olhal de fixação é 5mm mais estreito então tem que colocar calços para que fique justo no alojamento.

Nelmont França
26/02/2012, 08:17
Srs,
Ontem conversando por telefone com um mecânico experiente em Troller de Belém-PA, ele me falou que os amortecededores da F250 não ficarão bons por serem de ação simples, já os do Troller são de ação dupla... procede?

sahabo
26/02/2012, 21:38
Srs,
Ontem conversando por telefone com um mecânico experiente em Troller de Belém-PA, ele me falou que os amortecededores da F250 não ficarão bons por serem de ação simples, já os do Troller são de ação dupla... procede?
Olá Nelmont! Amanhã vou pegar 2 pra testar e esclareço esta pendenga. A trilha pra Santarém foi ok?
Um abraço,

willtroller
27/02/2012, 00:13

EXatamente!!!

Nelmont França
27/02/2012, 08:18
Olá Nelmont! Amanhã vou pegar 2 pra testar e esclareço esta pendenga. A trilha pra Santarém foi ok?
Um abraço,

Pô Sahabo, foi tão boa que no Carnaval do próximo ano estamos querendo ir novamente... vê se aparece!!!
Quem me falou sobre as molas e amortecedores foi o Paulinho aí de Belém. Você conhece?

Paulo_CW
27/02/2012, 09:21
Srs,

Ahhhh.... a informação q tenho é de ser pressurizado de dupla ação.... linha Gas Premiun Gold da Monroe...

Paulo_CW
27/02/2012, 10:21
Ahhhh.... a informação q tenho é de ser pressurizado de dupla ação.... linha Gas Premiun Gold da Monroe...

Para confirmar... liguei para uma loja de amortecedores e confirmaram ser de dupla ação....
Cofap = $360,00
Monroe (cód. 27495 linha Gas Gold Premium) = $430,00

fredbh
27/04/2012, 11:14
fala galera!

Alguem tem as especificaçoes para um torneiro construir os calços pro troller ?

Obrigado

paulodrift
27/04/2012, 20:06
Prezado amigo procure o calço de mola do VW Passat, aqui na minha cidade paguei R$ 10,00 na unidade, dai e so colocar um parafuso por dentro onde ja vem o buraco, apertar e pronto. Se quiser coloco as fotos.

fredbh
27/04/2012, 20:19
por favor, teria como postar?
Eh de interesse geral :D

obrigado!

paulodrift
28/04/2012, 07:50
Pessoal segue ai as fotos dos meus calço de mola do VW Passat, caso não encontrem posso pegar a referencia dele na loja que comprei, ele é ocado por dentro, onde coloquei o parafuso, na parte interna tem uma estrutura de metal optei por dar um pingo de solta no parafuso pois o local e um pouco apertado para passar a chave e apertar!

343664343665343666343667343668

Paulo_CW
28/04/2012, 08:06
Paulo...
Este é o batente de suspensão...
Acredito q o Fredbh quer o calço de molas para o lift.... cujo o desenho já foi postado em algum tópico por algum colega

paulodrift
28/04/2012, 08:31
Paulo...
Este é o batente de suspensão...
Acredito q o Fredbh quer o calço de molas para o lift.... cujo o desenho já foi postado em algum tópico por algum colega

Amigo desculpe se postei algo de referencia errada, é que o vendedor me passou como sendo do passat, quanto ao desepenho que vc relatou resumidamente, ele n seria viavel? E que ja estou a uns 4meses com ele ainda n deram dor de cabeça, mas quem sabe futuramente!!!

Paulo_CW
28/04/2012, 08:33
E usando o botão pesquisa... aí esta calço de molas para troller... contribuição do colega Nelmont...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/90413-calcos-de-mola-alguem-ja-fez-3.html

Para a minha vtr eu fiz um pouco diferente... os calços traseiros podem ter um diâmetro pouco maior (pelo menos nos 08 as molas e prato tem diâmetro maior na trazeira)... quando der posto dimensional dos q fiz para mim

Paulo_CW
28/04/2012, 08:37
Amigo desculpe se postei algo de referencia errada, é que o vendedor me passou como sendo do passat, quanto ao desepenho que vc relatou resumidamente, ele n seria viavel? E que ja estou a uns 4meses com ele ainda n deram dor de cabeça, mas quem sabe futuramente!!!
Paulo...
este é batente da suspa para fim de curso... cuja a dica vale tbm
Acredito... q o nosso colega quer o calço de suspensão... q tem por finalidade é aumentar a altura da vtr

paulodrift
28/04/2012, 08:43
Paulo...
este é batente da suspa para fim de curso... cuja a dica vale tbm
Acredito... q o nosso colega quer o calço de suspensão... q tem por finalidade é aumentar a altura da vtr

Xi parceiro nem tinha me atentado para esse detalhe, desculpas mais uma vez!!!! kkk

Gustavo D
30/04/2012, 16:05

Para Pneus 32"

Para Pneus 33"

Paulo e trolleiros que já fizeram os testes,

Com roda 15x10, tem algum Offset que não deixe os pneus 33" muito para fora dos paralamas?
Se não tem jeito com 15x10, e com 15x8? Ou os 33" só ficam mais rentes ao paralamas com as rodas originais 15x7,5?

Paulo_CW
30/04/2012, 16:45
Paulo e trolleiros que já fizeram os testes,

Com roda 15x10, tem algum Offset que não deixe os pneus 33" muito para fora dos paralamas?
Se não tem jeito com 15x10, e com 15x8? Ou os 33" só ficam mais rentes ao paralamas com as rodas originais 15x7,5?

depende de teu uso...
Se for pra shopping pode usar as rodas originas cujo o offset é -5 q as rodas ficarão mais pra dentro... problema são os enroscos se usar em trilha
Particularmente para 33x12.5... não acho bom as 15x10.... pra mim o ideal são 15x8"... com off -25

Gustavo D
30/04/2012, 17:25
depende de teu uso...
Se for pra shopping pode usar as rodas originas cujo o offset é -5 q as rodas ficarão mais pra dentro... problema são os enroscos se usar em trilha
Particularmente para 33x12.5... não acho bom as 15x10.... pra mim o ideal são 15x8"... com off -25

O uso seria trilha no FDS e durante a semana asfalto.
Estou na dúvida pois, roda 15x10 com offset -39 deixa o pneu muito pra fora. Queria saber se alguém usa roda 15x10 que não deixe o 33" pra fora dos paralamas.
Paulo, na configuração 15x8 com offset -25 fica muito pra fora os pneus?
Aliás, outra dúvida, tem diferença de altura/largura do conjunto pneu+roda na montagem em 15x8 e 15x10?
Desculpem o aluguel nesse assunto, mas são dúvidas que carrego faz um tempo já.

Abraços

Paulo_CW
07/05/2012, 14:24
Estou repetindo aqui a informação já postada no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/90413-calcos-de-mola-alguem-ja-fez-5.html

Segue o projeto dos calços que fiz para minha vtr...
No meu caso fiz com altura de 38mm... quem quizer mais alto ou baixo é só alterar esta medida...

Uma coisa que desconhecia até fazer os calços é que o trazeiro é um pouco maior que o dianteiro, muitos fabricantes tem apenas um dimensional pq o menor (diant.) tbm pode ser usado na traseira... mas achei conviniente deixá-los adequados.

Neste caso seguem dois desenhos - para a diant. e traz...

Obviamente o custo home made fica pela metade do q se costuma vender por aí...

Murillus
08/05/2012, 18:20
Pessoal,

Depois de ler tudin, fiquei na duvida... Molas e amortecedores da F250 tanto pra dianteira quanto pra trazeira ??? ou Molas de F1000 e amortecedores de F250 tanto pra dianteira quanto pra trazeira ???

Meu problema maior e' que a frente baixou com a colocacao do guincho WINCH 16000 LBS... ja uso MUD 33" em tala 10"...

Sds

Paulo_CW
09/05/2012, 08:24
Pessoal,

Depois de ler tudin, fiquei na duvida... Molas e amortecedores da F250 tanto pra dianteira quanto pra trazeira ??? ou Molas de F1000 e amortecedores de F250 tanto pra dianteira quanto pra trazeira ???

Meu problema maior e' que a frente baixou com a colocacao do guincho WINCH 16000 LBS... ja uso MUD 33" em tala 10"...

Sds
Isto mesmo... esta é uma das receitas....
Se sua frente baixou é pq já foram pro saco as molas pois o peso do guincho com a vtr em oredem vc só sente em freadas....

Murillus
10/05/2012, 15:06
Isto mesmo... esta é uma das receitas....
Se sua frente baixou é pq já foram pro saco as molas pois o peso do guincho com a vtr em oredem vc só sente em freadas....

deve ser mesmo... pior que achava que as molas eram RELATIVAMENTE novas...

346733

jeeptuba
06/06/2012, 10:14
Valeu Paulo, ja copiei os desenhos e ja mandei fazer os dianteiros! os trazeiros eu ja tenho...

abs...

Dr. T
23/10/2012, 16:44
Amigo tens como me enviar os desenhos tecnicos?
aguardo retorno e muito obrigado!!

Sahabo,
Parabéns pela aquisição e depois posta fotos da nova viatura no tópico FOTOS DE TROLLER... sou seu vizinho, estou trabalhando em uma mineradora aquino Pará e moro em uma cidade chamada Monte Dourado - PA. Já ouvu falar?
Quanto aos calços, já postei um desenho técnico aqui no fórum, mas não me lembro onde. Se quiser osso procurar e te envio.
Como falou o Cesar, não esqueça de mudar os amortecedores ao instalar os calços... instalei os calços e ainda estou andando com os amortecededores originais e posso te garantir que é muito ruim por dar fim de curso por besteira.
Abraço.

Sandrãobh
23/10/2012, 17:11
Dr. T, acho que os desenhos que vç procura estão no post 50 do Paulo CW em PDF....

Sandrãobh
27/12/2012, 21:10
Pessoal, se colocar os calços de 5 cm, o batente não ficará mais curto em relação ao fechamento da mola? Perdendo assim parte ou toda a sua função? Quem já usa os calços, poderia me dizer se sente ou escuta os elos das molas se chocando quando a suspensão se fecha toda de um lado? Aos especialistas, isso causa danos?

Grato.

jozef Troller
07/01/2013, 21:13
Amigo, No meu bruto coloquei calcos de 5cm.... mas no meu caso mandei fazer aqui mesmo em salvador.... levei em um mecânico amigo e mostrei a foto no celular de um calco que e vendido na web, e falei que queria um igual so que com 5 cm.... compramos um tubo maciço de nylon e levamos ao torno.... em mais ou menos em uma manha sai com o carro 5 cm mais alto.... E bom demais...mas tiver que alinhar..pois tirou o centro de gravidadedo carro ( besteira isso )... porem perdeu o curso de suspensão pra cima..... comprei 4 amortecedores 5 cm maiores.... os dianteiros são do caminhão da volks 13-180 e os traseiros sao do caminhão ford f-12000.... troquei tambem as bieletas originais por bileletas regulaveis por rosca ( e faz diferenca viu as bieletas... as regulaveis sao aparentemente muito mais fortes. )..... comprei na torooffroad.....

bem vamos aos custos....

38 cm de nylon: 280 Dilmas ( lembre que se for colocar 5cm, ai a conta nao e: 5 x 4= 20cm nao.... lembre que alem da perda no torno tem uma borda interna que serve para segurar a mola... eu usei 2cm de altura na borda.)

4 amortecedores de caminhao: 800 Dilmas os 4 e todos de marcas famosas :euforico:. ( apesar de serem de caminhoes diferentes fiz um pacote com a loja especializada em caminhoes aqui de salvador e cada um saiu por 200 Dilmas. Muito mas parrudo que os originais , offshocks e Rancho que eu comparei com amigos que tem... nada contra a Offshocks, sou muito fan deles.)

Mao de obra do mecanico: 120 Dilmas.... ( Ai e dificil.... o cabra e amigo meu de anos.... ele fez um preço que ele achou justo... segundo ele.... mas sei que se fosse outro ia me cobrar mais caro sem a menor duvida....)

4 bieletas regulaveis: 46 Dilmas cada uma.... ( fora o frete, que e pouca coisa..... mas o carro fica muuuuuuuito melhor com as bileletas regulaveis...... fica mais macio e facil de controlar, e o curso da suspenção fica coisa fina.).

Satisfação: Parar no sinal ver todo mundo de cima inclusive outros trollers, nao tem preço!

abracos e boa sorte

luiz albano
29/08/2013, 11:46
Pessoal as molas da F100 que servem,pois tem da cabine simples 4x2 e 4x4,cabine dupla 4x2 e4x4 alem de modelos á gasolina e a diesel,e alguns modelos tem lado,e agora?

luiz albano
29/08/2013, 11:54
Pesquisei e a duvida é enorme,qto aos amortecedores da F250 acredito não ter duvidas,no meu estou usando as molas originais porém as traseiras do modelo 2006 + calço de molas 1,5'' com amortecedores a gás da ranger no começo foi uma blz após tres meses ficou macio demais ,dando fim de curso na suspensão traseira e agora estourou o amortecedor dianteiro lado esquerdo,uso pneus wangler 33x12,5x15 com jante original + espaçador AVM no dia a dia e 285x80x16 +- 35'' GENIUS IGNORANTE COM JANTE OFFSET -28 para trilha.

paulosergio
05/11/2013, 14:05
Bom. Mandei fazer os calcos de nylon para as molas de 56 mm, ando na cidade com os pneus e rodas originais, alinhei, fiz cambagem e caster. A dirigibilidade é a mesma, uso os ranchos 900350 e ainda nao senti o fim de curso, fiz uma trilha nesse final de semana e correu tudo normal. Semana que vem faco a revisao dos 30.000 km e entao vou comecar a andar com o jogo de pneus 33x12,5 em rodas 15 x10, vamos ver o que vai dar.

LUCIANO ERICO
05/11/2013, 14:20
Estou repetindo aqui a informação já postada no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/90413-calcos-de-mola-alguem-ja-fez-5.html

Segue o projeto dos calços que fiz para minha vtr...
No meu caso fiz com altura de 38mm... quem quizer mais alto ou baixo é só alterar esta medida...

Uma coisa que desconhecia até fazer os calços é que o trazeiro é um pouco maior que o dianteiro, muitos fabricantes tem apenas um dimensional pq o menor (diant.) tbm pode ser usado na traseira... mas achei conviniente deixá-los adequados.

Neste caso seguem dois desenhos - para a diant. e traz...

Obviamente o custo home made fica pela metade do q se costuma vender por aí...

Olá Paulo
Gostaria de saber c vc trocou as bieletas quanto elevou sua viatura?
Valeu

Paulo_CW
05/11/2013, 17:37
Olá Paulo
Gostaria de saber c vc trocou as bieletas quanto elevou sua viatura?
Valeu
Não precisa...

fabrostim
16/11/2017, 01:40
bom dia pessoal.

Uma dúvida: Adquiri um T4 2010 há um mês e percebo, nas estradas de terra a 60 km/h em média, quando passo por buracos, sinto um baque muito grande principalmente na suspensão traseira, que me parece fim de curso do amortecedor (totalmente fechado). Será que colocando somente o calço de mola conseguirei deixar o carro mais confortável? Calço de 3" ou de 5"?
o uso do jipe é dia a dia (por enquanto, pois sou Oficial de Justiça e uso o carro para encarar estradas rurais, mas pretendo fazer expedições)
Grato.

Gustavo D
17/11/2017, 17:27
bom dia pessoal.

Uma dúvida: Adquiri um T4 2010 há um mês e percebo, nas estradas de terra a 60 km/h em média, quando passo por buracos, sinto um baque muito grande principalmente na suspensão traseira, que me parece fim de curso do amortecedor (totalmente fechado). Será que colocando somente o calço de mola conseguirei deixar o carro mais confortável? Calço de 3" ou de 5"?
o uso do jipe é dia a dia (por enquanto, pois sou Oficial de Justiça e uso o carro para encarar estradas rurais, mas pretendo fazer expedições)
Grato.

Dá uma olhada nos batentes de mola traseiros. É uma peça de borracha que impede que os elos da mola se choquem ao comprimir a mola.

fabrostim
20/11/2017, 14:58
Dá uma olhada nos batentes de mola traseiros. É uma peça de borracha que impede que os elos da mola se choquem ao comprimir a mola.

de fato nada existe lá, devem ter "derretido". vou começar por aí...

Gustavo D
20/11/2017, 20:52
de fato nada existe lá, devem ter "derretido". vou começar por aí...

Então pode ter certeza que a causa do barulho é ausência deles. O barulho é bem alto ao chocar os elos.

Jeronetto
22/01/2018, 14:17
Olá pessoal, coloquei um calço de mola de 3cm na traseira, foi só para alinhar e notei que com pessoas no banco atrás, tem uma batida forte, mas também quando passo num quebra mola ou buraco também bate, vocês que são mais experientes, o que me dizem, como faço para resolver.....um mecânico falou que é a mola.....ela tem 11 elos....