Ver Versão Completa : Óleo caixa de marchas
FranciscoGualdi
03/02/2012, 10:17
Pessoal.
Sou leitor desse fórum a uns 4 anos e finalmente esta semana comprei meu willys.
Tenho algumas perguntas.
Não estou encontrando o oleo sae90 mineral para as caixas de marchas e transmissão. Muita gente fala para não usar oleos com aditivos (GL4 ou GL5) por danificar as peças de bronze outros ja usam. O que vcs acham?
Valeu galera pelas dicas.
Abraço!
Mário RED JEEP
03/02/2012, 16:19
Fala meu amigo! Parabéns pelo novo brinquedo!
É verdade! Tb tive essa dúvida. Vc não encontrará este óleo pois não é mais fabricado.
Vc deve optar por um com as mesmas especificações.
Opções: Ursa SAE 40 (sugestão do engenheiro químico da Texaco),
Ipirgeron SAE 90 GL4 Ipiranga
Eu uso o TGF SAE 80W90 GL3 na caixas de transmissão e redução ( não serve pra diferencial) e Multigear EP SAE 90 nos diferenciais ( ou Universal EP SAE 90 GL4).
Não use o SAE 140. Se usar um óleo GL5 vai comer os sincronizadores das caixas. No máximo é tolerado por alguns o GL4.
Espero ter ajudado.
Luis Bastos
11/02/2012, 16:13
Mario, são corretas as suas orientações,e todos deveriam ter anotados estas sugestões,sendo assim menos caixas se quebrariam.
Um abraço
Luis Bastos
Leonardo Raffi
11/02/2012, 17:58
Hummmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!????????????????? ???
Mario Red o Ursa sae 40 recomenda para............ motor????
gostei do assunto
Mário RED JEEP
11/02/2012, 22:22
Não!Não! O Óleo URSA SAE 40W é um óleo monoviscoso, para motores à diesel. Mas, segundo orientações do engenheiro químico do fabricante, este é o que mais se assemelha em suas propriedades, ao óleo mineral SAE 90 da época da fabricação do Jeep´s e rural. O qual não é mais fabricado por determinação da ANP.
Espero ter esclarecido. Tem esta explicação neste fórum, com cópia na íntegra do e-mail. Só tem que dar uma pesquisada.
Abraços.
Mario RED, vi que esse TGF da Texaco é recomendado só para o diferencial
Mário RED JEEP
04/05/2015, 17:28
Sim, mas como não tem o agentes químicos que agem sobre as peças de bronze da cx redução, eu uso. Até o momento não deu problema. Já até abri a tampa da cx de marchas uma vez por causa da trava do trabulador e dei uma verificada. Estava tudo em ordem.
Então. Acabei de trocar todos os rolamentos da caixa e da reduzida. Tudo montado novamente e colocado o lubrax 90 gl5. Agora quando esquenta fica difícil de reduzir da 3 para 2 sem arranhar. Também com o carro parado e quente, a 1 e 2 São difíceis de entrar. Será que eu colocando esse texaco tgf meus problemas vão acabar?
Willian Del Piero Rocha
04/05/2015, 23:05
Se acabou de mexer na cx. recentemente , ,não creio que o problema seja o óleo ,os aditivos só dariam problemas a longo prazo. Uso o 90 GL 5 à mais de 3 anos e até hoje tudo ok.
Vou usar o 80w90 na caixa e reduzida e o sae90 gl5 no diferencial. Seja o que deus quiser....
eliasFerreira
05/05/2015, 10:35
Mario RED, vi que esse TGF da Texaco é recomendado só para o diferencial
Errado.
O TGF é recomendado só para câmbios.
Pessoal.
Sou leitor desse fórum a uns 4 anos e finalmente esta semana comprei meu willys.
Tenho algumas perguntas.
Não estou encontrando o oleo sae90 mineral para as caixas de marchas e transmissão. Muita gente fala para não usar oleos com aditivos (GL4 ou GL5) por danificar as peças de bronze outros ja usam. O que vcs acham?
Valeu galera pelas dicas.
Abraço!
Sempre usei o óleo universal ep 90 da texaco, que é gl4, na caixa do jeep e nunca tive qualquer problema.