Ver Versão Completa : Qual o melhor guincho para o Willys???
vnogueira
07/07/2005, 14:20
Boa Tarde Pessoal,
Sou novo nesse fórum e gostaria de uma ajuda de vocês: qual o melhor guincho para colocar no Willys (marca/modelo/elétrico/mecânico)???
Já faço trilhas há mais de uma ano, mas confesso que não entendo nada de guinchos!
Agradeço desde já as orientações!
Abraço,
Vitor
frgamaral
07/07/2005, 15:11
Vitor
Em primeiro lugar, seja bem vindo ao forum, voce esta no lugar certo para tirar suas duvidas!!!
Sobre o guincho, cada caso é um caso ....qual a descrição do seu jeep ?
Uma coisa voce pode ter certeza ....unanimidade não vai encontrar :lol: :lol: ...cada um vai puxar a sardinha pro seu lado.... :twisted: :twisted:
Eu já usei muito o guincho mecanico, e gostei.....nunca fiquei na mão!!!
Mas dependendo da situação vai ser mais indicado outro guincho.
:pensativo: :pensativo:
Abraços
vnogueira
07/07/2005, 15:26
Fábio,
Valeu pela atenção.
O meu carro é um Willys, ano 73, 03 marchas, 6cc, Motor BF 161, equipado com pneus "frontieira"...
As trilhas que geralmente faço variam entre médias e pesadas!!!
Ouvi falar que os guinhcos importados são melhores...é verdade??
Tenho dúvida principalmente quanto a "potência" do guincho, quero um bom pra que eu possa tirar meu carro de um atoleiro sem problemas, e quando for o caso, puxar um outro carro atolado com tranquilidades...
Abraço,
Vitor
Flavio Miranda
07/07/2005, 15:44
Vitor o Fabio está certo.... Forum é o lugar ideal e vai encontrar muitas sugestões.
Eu nunca usei o Mecanico. O Eletrico eu posso te dizer alguma coisa...
Para Willys --- 8.000 para cima....
Marcas que já vi trabalhar bem = Warn, Ramsey, Work, HDW...
Valor = 8.000 aprox $ 2,5 mil; 9.500 $ 3.000 e 12.000 $ 3500 ou mais... Usados, tira uns 30% a 40%....
Tem muita coisa que influencia :
- alternador com maior potencia para carregar rápido a bateria e permitir um uso se muita interrupção. Acima de 90 amperes é uma boa;
- 2 baterias tb é uma boa providencia e acima de 60 amps;
- cada um tem uma velocidade de operação, apesar de semelhantes;
- veja o que vem de acessorios, como os roletes ou mesa de ferro para instalação;
- tem modelos ditos a prova dágua... eu não testei para saber se é mesmo...
- sempre compare a capacidade de carga e não só as libras do modelo (8.000, 9.500, etc...)
- compre por uns $ 100,00 uma patesca que quando usada corretamente DOBRA a capacidade do guincho, poupando-o.
- depois de uma trilha com muita lama e agua, desenrole todo o cabo, lave com muita agua e depois passe um WD ou querosene para proteger. Depois de umas 3 dessas, desmonte o guincho todo ou leve para uma revisão.
- JAMAIS utilize de forma constante para rebocar o jipe .... o teste é ir puxando devagar com o carro um pouco acelerado e colocar a mão na lateral do guincho (LONGE do cabo) para ver se está muito quente... Se esquentar muito e for possível, espere um pouco ou coloque um pano umido por cima e longe do cabo.
- fixe muito bem a base nas longarinas/chassis. Jamais em parachoques somente.
- fixe muito bem o guincho na base.
- se o cabo desfiar por algum motivo... TROQUE !!
- utilize sempre luvas;
- coloque sempre um galho, pano, peso sobre o cabo quando estiver esticado e em uso;
- não segure o cabo a menos de 1 mtr ao enrolar;
- deixe sempre 1 volta completa no carretel por segurança e para ajudar na força de puxada;
- não deixe o cabo solto na frente do jipe. Ao andar ele vai achar lugares diversos para enrroscar e pode causar sérios danos ao veiculo e acidentes;
- jamais use o cabo de aço direto nas árvores. Utilize uma cinta com 2 voltas nela, juntanto as pontas com uma anilha ou o proprio gancho do guincho.
Espero ter ajudado....
[ ] s
Flavio Miranda
07/07/2005, 15:59
Vitor,
Se tiver grana : Warn 12000 (Importado)
Custo X Beneficio : Work 12000.
Pode guardar o jipe pendurado na garagem !!!!! :shock: :concordo:
[ ]s
vnogueira
07/07/2005, 16:01
Flávio,
Valeu pela luz cara, ma ajudou pra caramba...
Me explica uma coisa: qual a necessidade de se colocar algum peso sobre o cabo quando estiver esticado e em uso? É alguma forma se evitar que o cabo ricocheteie caso veha a se romper???
O funcionamento do guincho elêtrico pra mim não tem muito segredo, mas o guincho mecânico não sei como funciona. Ele vai ligado ao motor? Se o carro estiver apagado ele não funciona??
Abraço,
Vitor
Flavio Miranda
07/07/2005, 16:01
Esqueci do inconveniente...
Ficou sem bateria, alternador, bobina... já era !!!!
Com o mecanico.... se o motor não pegar ou morrer... cabou o guincho... !
E tem hidráulico e outro tipo que não lembro agora e nem me atrevo a comentar...
[ ] s
Flavio Miranda
07/07/2005, 16:20
Flávio,
Valeu pela luz cara, ma ajudou pra caramba...
Me explica uma coisa: qual a necessidade de se colocar algum peso sobre o cabo quando estiver esticado e em uso? É alguma forma se evitar que o cabo ricocheteie caso veha a se romper???
Exatamente... arrementou ou soltou ... com o peso ele cai no chão...
Já vi fotos de guincho que soltou e o guancho atravessou o parabrissas da Toyota e FUROU o teto... imagina o que faz com a sua cabeça !!
Se for operar de dentro do jeep, abra o capô e pôe a cabeça para fora para olhar...
O funcionamento do guincho elêtrico pra mim não tem muito segredo, mas o guincho mecânico não sei como funciona. Ele vai ligado ao motor? Se o carro estiver apagado ele não funciona??
Do cambio (se não estiver falando merd@) sai um cardã que vc conecta no guincho e o proprio giro do motor faz ele funcionar. Parou o motor... parou o guincho... Dentro do rio, a correnteza te levando e o FDP morre... Vc subindo uma pirambeira na beirada do abismo e o carro morre... Vc passando no limite da inclinação puxado pelo guincho e o carro morre... vc acelerando o jipe no controle do pé para o guincho puxar e aquela maldita mola que volta o cabo no carburador escapa... jeep acelerado até o talo....
Abraço,
Vitor
Você decide.............!!!!!
[ ] s
vnogueira
07/07/2005, 16:36
Flávio,
Pensando-se assim acho que realmente o guincho elétrico tem menos inconvenientes...
Tanto é que em todas as trilhas que fiz o que eu vi na maioria dos carros é guincho elétrico....mecânico acho que vi só uma vez, com uma Band trabalhando com ele...
Vou ver se pego um elétrico mesmo, o problemas agora é só juntar a grana e escolher o modelo....
Abraço
Vitor
wilson ghetti
07/07/2005, 20:44
Boa noite,
Após ler as opiniões acima, posso expressar a minha.
Tenho um cj5 com guincho mecanico marca Ekron(nota1000), é o mais apropriado, pois com ele vc pode fazer trensinho e puxar até mais dois jeeps tranquilo, o amigo Flávio disse que sem motor sem guincho...ledo engano pois o meu tem uma alavanca bem reduzida que uma criança movimenta e tira o jeep do atoleiro, com o guincho mecanico nem precisa de patesca pra dobrar a força dele, ele da conta sozinho...se quiser mais detalhes, eu tenho um conhecido meu no forum o nome dele é Silvio, ele estava na ultima trilha que fizemos (de pesada pra intransponível), puxei de uma só vez, dois engesas, gostaria de ver um elétrico fazer o mesmo......qualquer duvida estou à disposição para te mostrar o funcionamento dele, e vc compara , e tbem a manutenção do mecanico é bem mais em conta, pois qualquer revisão no elétrico(uma simples solenóide custa em média R$180,00, e em cada guincho vão 4), aí sim vc vai ver o que é gasto, o meu guincho tem anos de pura ralação, e a única coisa que troquei foi o cabo de aço por puro desgaste de uso.....bem vc decide o que é melhor pra vc....um abraço....Wilson
Vitor,
O eletrico tem algumas vantagens: normalmente preço menor, facilidade de instalação, facilidade de operação, menor peso, se amanhã trocar de veiculo deve poder usar o eletrico (alguns veiculos não tem como colocar o mecanico), mais seguro, normalmente mais veloz, tendo carga na bateria funciona até com o motor desligado.
Mas dependendo do eletrico tem desvantagens: alto consumo de energia, que pode obrigar a trocar também bateria e alternador, normalmente não podem ter uso continuo como o mecanico.
O mecanico tem a vantagem de poder ser usado continuamente enquanto o motor e transmissão funcionarem, tendem a ter mais capacidade de carga que os eletricos.
As desvantagens são: alto custo, pois além do guincho tem que ter a tomada de força e outros componentes, mais pesado, mais perigosos (podem ser acionados sem que se perceba), pode não poder usar no proximo veiculo, alguns precisam de duas pessoas para operar (principalmente para recolher o cabo), normalmente mais lentos, instalação complicada, se tiver algum problema de motor ou transmissãol vai ficar sem guincho também.
Ouvi falar que os guinhcos importados são melhores...é verdade??Não necessariamente. Quem é bom ou ruim é o fabricante ou determinado modelo de guincho.
Mas mesmo um guincho sendo bom pode ser ruim se usado na aplicação errada.
Boa noite,
Após ler as opiniões acima, posso expressar a minha.
Tenho um cj5 com guincho mecanico marca Ekron(nota1000), é o mais apropriado, pois com ele vc pode fazer trensinho e puxar até mais dois jeeps tranquilo, o amigo Flávio disse que sem motor sem guincho...ledo engano pois o meu tem uma alavanca bem reduzida que uma criança movimenta e tira o jeep do atoleiro, com o guincho mecanico nem precisa de patesca pra dobrar a força dele, ele da conta sozinho...se quiser mais detalhes, eu tenho um conhecido meu no forum o nome dele é Silvio, ele estava na ultima trilha que fizemos (de pesada pra intransponível), puxei de uma só vez, dois engesas, gostaria de ver um elétrico fazer o mesmo......Combinado, veja o HDW 12.500 Pro...
qualquer duvida estou à disposição para te mostrar o funcionamento dele, e vc compara , e tbem a manutenção do mecanico é bem mais em conta,Negativo, o mecanico por ter mais peças tem manutenção mais constante e no final das contas dever sair mais caro, mas depende com qual eletrico voce compara, pois a manutenção dos Warns é realmente cara.
pois qualquer revisão no elétrico(uma simples solenóide custa em média R$180,00, e em cada guincho vão 4),Solenoide ou funciona ou não, e os bons são blindados, então não tem revisão, é só trocar.
Acho que a maioria dos guinchos tem 2 e não 4 solenoides.
O solenoide do HDW 9000 G custa R$ 55,00. Neste caso são 4 solenoides mesmo. Mas se der problema deve ser somente em um único.
Mas mesmo assim, até hoje nenhum HDW precisou trocar solenoide!
vnogueira
08/07/2005, 09:04
Wallace,
Valeu pelas explicações...
Essa marca HDW é nacional ou importada? É fácil encontrar quem faça manutenção desse equipamento? E os custos? E reposição de peças, é fácil encontrar peças dessa marca??
Abraço,
Vitor
Otávio Luiz
08/07/2005, 10:41
All,
Aqui em Curitiba a grande maioria dos guinchos em CJ são mecânicos, até porque a Ekron fica aqui.
Tenho um colega que tinha um guincho elétrico numa Toyota teto de lona e trocou por um mecânico.
O maior problema do guincho mecânico é o preço, mas na minha opinião é melhor que os elétricos.
É como já disseram, você atola e tira o seu jipe e o que está atolado atrás (ops!) de uma vez só.
Quanto ao problema de recolher o cabo sozinho, os guinchos Ekorn novos vem com embreagem, você pode acionar o guinho, sair da viatura e recolher o cabo... com a embreagem qualquer tranco no cabo o guincho para de puxar...
Fizemos uma trilha e o dono de um Ekron ligava o guincho, deixava em marcha lenta e saía p/ ver o jipe sair do atoleiro... show de bola!!!
Antes que perguntem, não tenho nada a ver com a Ekron, apenas elogio um produto que conheço e acho bom.
T+
Dennis Figueiredo
08/07/2005, 11:03
As trilhas que geralmente faço variam entre médias e pesadas!!!
quero um bom pra que eu possa tirar meu carro de um atoleiro sem problemas, e quando for o caso, puxar um outro carro atolado com tranquilidades...
Abraço,
Vitor
O mais indicado pra ti é o mecânico mesmo,.... mais trabalho pra instalar mas ele é mais indicado pra serviços pesados e constantes.
Flavio Miranda
08/07/2005, 11:14
É isso aí.... minhas considerações foram detalhadas propositadamente para que viessem as outras experiências.... 8)
Wallace, quero 5% de comissão por ter levantado a bola hein !! :twisted: E vc cortou muito bem ... :palmas: (Bincadeira, claro....!) :mrgreen:
Quando falo :
"o teste é ir puxando devagar com o carro um pouco acelerado " quero dizer com o carro parado e 'enrrolando' o cabo do guincho com o carro um pouco acelerado para ir carregando a bateria enquanto o guincho chupa a carga (ops) :wink:
Quanto ao uso da patesca e a perda da velocidade, o que não tenho nestas situações de uso do guincho , é pressa.... :wink:
Prefiro demorar o dobro do tempo, mas poupar o equipamento....
Quanto a questão das Libras e capacidade de Carga, já vi diferenças nas especificações para modelos similares 8000 por exemplo... Coisas de Mkt... :twisted: E tem aquela historia de grossura do cabo, capacidade de carga na 1a volta do carretel, etc... De fato o que precisamos é de um comparativo de IPT ou outro orgão 'isento' comparando TODOS os modelos de guincho elétricos. Se vc conhecer algum estudo sério, passa para a gente... :palmas:
Quanto ao mecânico, confesso que não conheço bem e comentei sobre o que já li e ouvi de amigos que tem nos jipes. Com a evolução dos equipamentos e sabendo usar, sem dúvida é uma boa solução. De qualquer forma, agradeço os comentários, pois tb aprendi mais coisas sobre eles... :concordo:
wilson ghetti
08/07/2005, 21:25
Boa noite,
Bem Sr. Wallace acho que o sr. realmente NÃO CONHECE O FUNCIONAMENTO do guincho mecanico EKRON(pessoal, não sou repres. sou somente usuário), como disse o amigo Otavio Luis, o nosso guincho tem embreagem e eu SOZINHO posso manusea-lo, e quanto a manutenção, o meu guincho, ja disse antes, só troquei os cabos, e olha que são anos de pauleira(por exemplo buraco do camel) onde os elétricos abrem o bico(perguntem ao pessoal da adrenalama ou para o Fred da fiber,onde costumamos fazer nossa trilha). Quando eu disse sobre o preço de manutenção, eu me referí ao componente+mão de obra, e foi o preço que meu sócio pagou pra consertar o dele, mas não vou entrar em disputa de qual guincho é o melhor, pra mim é o que eu uso, e não é pra enfeitar parachoque certo???
estou à disposição para novas conversas( Há lembrei....não me responderam se dar pra puxar 2 engesas de uma só vez com o elétrico, só responderam o que mais ou menos interessa comercialmente)...tenham uma boa noite à todos e um ótimo fim de semana com muita trilha com guincho mecanico, elétrico ou sem ele, mas fazendo trilha.....
Oi Wilson,
Conheço sim, mas não são todos o guinchos mecanicos que tem embreagem.
Assim como não são todos os guinchos eletricos que tem controle inteligente que evita o mau uso, como sobre aquecimento, ficar sem bateria, etc.
Como pode notar eu basicamente generalizei os principais pontos de cada tipo de guincho.
Em momento nenhum falei que os EKRONs como o seu não tem embreagem e que podem ser operados por somente uma pessoa.
Todo o guincho mecanico deveria passar por uma revisão e lubrificação como os demais componentes mecanicos do veiculo.
Ai certamente vai ter um maior custo de manutenção, mesmo que não troque peça nenhuma.
A manutenção normal do guincho eletrico é a lavagem externa e aplicação de WD40 ou similar no cabo, mas o mesmo deve ser feito em qualquer guincho com cabo de aço.
Alguns eletricos abrem o bico sim, justamente por isso a linha HDW, principalmente o HDW 9000 G, tem tido uma explosão de vendas, pois o usuarios e o mercado estão verificando um novo padrão de guincho eletrico a um preço imbativel.
E se reler uma resposta minha anterior vai verificar sim que podemos fazer a puxada de 2 engesas de uma só vez com o HDW 12.500 Pro.
wilson ghetti
09/07/2005, 21:42
Boa noite Sr. Wallace,
Pelo menos o Sr. então há de concordar que existem guinchos mecanicos e elétricos que são compatíveis, porém foi destacado somente os contras dos mecanicos, e eu volto a dizer"a manutenção do mecanico é só verificar as condições dos lufrificantes internos, só isso, que eu saiba essa manutenção não é cara, ja disse nós usamos os guinchos a anos e somente lubrificamos os cabos( e olhe aki na minha região são 16 guinchos EKRON), e se não for muito trabalho, gostaria de ver sim o elétrico puxar 2 engesas e mais o proprio carro com o guincho instalado no nosso atoleiro aki no verde na região de itap. da serra(bem no piscinão), mais uma vez estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, lembrando que não tenho nada contra os elétricos e sim estou democraticamente mostrando tambem as qualidades dos mecanicos somente para esclarecer as duvidas de nosso companheiro para ele poder decidir qual é o guincho mais adequado.....um super abraço, Wilson
Wallace, basicamente o quê muda nos HDW Pro? Qual o preço de um HDW 9000 Pro?
NHMO, se fôr para uso pesado e intenso, e não há preocupação com a possível troca do veículo, o mecânico ganha longe!!! É indicado sobretudo para veículos pesados e com motores diesel, que só param de funcionar por falta de ar ou combustível. Ninguém mensionou os ENSIMEC, que não ficam pra trás... :wink:
Num veículo mais leve, como o Jeep, e que muitos ainda pensam em trocar, o elétrico é mais indicado. Como o guincho valoriza pouco na hora da venda, é possível retirá-lo, para uso em qualquer outro. Sendo o Jeep à gasolina, o sistema elétrico precisa estar em ordem, para o perfeito funcionamento do motor, logo falta pouco para instalar o elétrico, às vezes só uma bateria maior. O T-Rex usa o Hi-Pull 9000, alternador da Silverado (não lembro a amperagem) e uma bateria de 70Ah. Mesmo sendo usado por quase 1 hora, com poucas paradas, não matou a bateria. 8)
Tenho um vídeo de um Endurance na Serra do Mar (1999), onde aparece um Warn 9000 puxando um camburão (Defender 110) barranco acima. Saiu água do guincho :lol: mas puxou... Se tivesse mais uma pedrinha no caminho, creio que não agüentaria... :discordo: Na mesma fita aparece um CJ5 c/ um Work 12000 derretendo... :roll: A 1ª vez que vi aquilo (em 99 mesmo) disse pra mim: elétrico nunca!!!! Hoje penso diferente, pois temos elétricos nacionais muito bons e penso que em matéria de 4x4, nenhum é para sempre, já o guincho deve durar um bom tempo! E tem os HDW, que não conheço, mas pelo que se vê aqui no fórum, do pessoal que usa, é só elogios. :concordo:
Não sei à quanto tempo o Wallace está vendendo, quem sabe não faz um ano ainda??? :shock: :lol: :lol:
[]'s
Sergio Rocha
10/07/2005, 15:39
A vantagem q o Giovani citou, é imbatível.O eletrico serve em qualquer 4x4 .Pode-se transplantar de um pra outro em problemas. :palmas: :palmas:
[]'
Marcos Arcosy
12/07/2005, 11:22
Vítor da uma olhada nesse tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11390
É sobre um Work 12.000 Compacto que o Bill ta vendendo
Abraço
Marcos Arcosy
12/07/2005, 11:42
Completando, ai vão alguns arquivos que podem ajudar.
Visite também
http://www.ekron.com.br/
http://www.guinchoswork.com.br/novo_index.htm
www.hipull.com.br/
www.ensimec.com/
p.peleje
12/07/2005, 12:39
Esse http://www.andaimetal.com.br/tirfores.GIFé o único que funciona até sem bateria, pode tirar até o motor da viatura pra ficar mais leve, custa bem menos, acaba liquidando algumas gordurinhas indesejadas.
Só depende do cabloco estar vivo, sem muitas brejas no sangue e de paciência.
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=27278828
http://www.andaimetal.com.br/tirfor.htm
http://www.interney.net/shopping/itens/g/guincho_manual_malacato_tipo_tifor_4_ton_27278828_ venda.php
[]s
Peleje
Marcos Arcosy
12/07/2005, 12:45
Tem esse também
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=30661631
leovalle
12/07/2005, 14:20
:roll: Marcos,
Esse guinchinho que bra o maior galho. O Bernardo do Aventuras Gerais, daqui de BH, usava um desses no CJ, que a gente chamava de motor de portão elétrico. Taí uma opção mais barata pra quem quer usar pra travar o eixo.
[]'s
Marcos Arcosy
12/07/2005, 16:48
Saiu uma vez na 4x4 & Pickup uma reportagem sobre um modelo de guincho que era movido por um pequeno motor a gasolina, na minha opinião para trilha esse seria o ideal uma vez que não depende do veícula para ser acionado. O Jeep pode estar com a bateria arriada, motor pifado que basta ter uma garrafa com gasolina que o problema ta resolvido.
Saiu uma vez na 4x4 & Pickup uma reportagem sobre um modelo de guincho que era movido por um pequeno motor a gasolina, na minha opinião para trilha esse seria o ideal uma vez que não depende do veícula para ser acionado. O Jeep pode estar com a bateria arriada, motor pifado que basta ter uma garrafa com gasolina que o problema ta resolvido.É mas já tive que ir resgatar pessoal que estava ficando até sem combustivel na trilha...
Pericles Pena
02/08/2024, 16:56
Vitor o Fabio está certo.... Forum é o lugar ideal e vai encontrar muitas sugestões.
Eu nunca usei o Mecanico. O Eletrico eu posso te dizer alguma coisa...
Para Willys --- 8.000 para cima....
Marcas que já vi trabalhar bem = Warn, Ramsey, Work, HDW...
Valor = 8.000 aprox $ 2,5 mil; 9.500 $ 3.000 e 12.000 $ 3500 ou mais... Usados, tira uns 30% a 40%....
Tem muita coisa que influencia :
- alternador com maior potencia para carregar rápido a bateria e permitir um uso se muita interrupção. Acima de 90 amperes é uma boa;
- 2 baterias tb é uma boa providencia e acima de 60 amps;
- cada um tem uma velocidade de operação, apesar de semelhantes;
- veja o que vem de acessorios, como os roletes ou mesa de ferro para instalação;
- tem modelos ditos a prova dágua... eu não testei para saber se é mesmo...
- sempre compare a capacidade de carga e não só as libras do modelo (8.000, 9.500, etc...)
- compre por uns $ 100,00 uma patesca que quando usada corretamente DOBRA a capacidade do guincho, poupando-o.
- depois de uma trilha com muita lama e agua, desenrole todo o cabo, lave com muita agua e depois passe um WD ou querosene para proteger. Depois de umas 3 dessas, desmonte o guincho todo ou leve para uma revisão.
- JAMAIS utilize de forma constante para rebocar o jipe .... o teste é ir puxando devagar com o carro um pouco acelerado e colocar a mão na lateral do guincho (LONGE do cabo) para ver se está muito quente... Se esquentar muito e for possível, espere um pouco ou coloque um pano umido por cima e longe do cabo.
- fixe muito bem a base nas longarinas/chassis. Jamais em parachoques somente.
- fixe muito bem o guincho na base.
- se o cabo desfiar por algum motivo... TROQUE !!
- utilize sempre luvas;
- coloque sempre um galho, pano, peso sobre o cabo quando estiver esticado e em uso;
- não segure o cabo a menos de 1 mtr ao enrolar;
- deixe sempre 1 volta completa no carretel por segurança e para ajudar na força de puxada;
- não deixe o cabo solto na frente do jipe. Ao andar ele vai achar lugares diversos para enrroscar e pode causar sérios danos ao veiculo e acidentes;
- jamais use o cabo de aço direto nas árvores. Utilize uma cinta com 2 voltas nela, juntanto as pontas com uma anilha ou o proprio gancho do guincho.
Espero ter ajudado....
[ ] s
:safari-rig:
Pericles Pena
02/08/2024, 16:59
Boa explanação.....
Sydney66
16/10/2024, 20:23
Ninguém ou melhor só um mencionou que já existiu o nacional (deixou de ser fabricado) ENSIMEC. Eu mesmo tenho um desses o modelo 4T. Ele veio com a tomada de força para ligar no câmbio e o eixo de ligação. Achei muito bem feito e lembrava os antigos da era Willys que eram os originais vendidos pela própria, marca Biselli. O câmbio do jeep já vinha com essa possibilidade, por isso optei por esse modelo. Minha carroceria inclusive tinha a abertura no salão para a alavanca de engate do guincho. Não troco ele por nada!!! rsrsrsrs