PDA

Ver Versão Completa : Isenção de inspeção veicular para veículos fabricados antes de 1965



DougBRSP
02/02/2012, 11:59
Pessoal, procurei por algum tópico sobre a famigerada inspeção veicular (vulgo Controlar) e não achei se eu estiver duplicando o tópico peço desculpas.

Tenho recebido mensagens de que foi sancionada uma portaria em 31/jan/2012 que isenta os veículos fabricados antes de 1965 da necessidade de passar pela inspeção veicular anual (Controlar em São Paulo), alguém ouviu falar disso? É vero?!

Abraços.

Marcos
02/02/2012, 17:39
É isso mesmo!!!! Estou sem licenciar o jipe há 2 anos por causa disso, vamos ver se agora vai!

PORTARIA-06 /SVMA.G/2012
EDUARDO JORGE MARTINS ALVES SOBRINHO, Secre-
tário Municipal de Verde e do Meio Ambiente, autoridade mu-
nicipal do Sistema Nacional do Meio Ambiente, no uso de suas
atribuições legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município
São Paulo, 57 (20) – 29
de São Paulo, com a Lei Municipal no 11.426/93 e com o Decre-
to Municipal no 42.833/2003 e,
CONSIDERANDO que o Programa de Inspeção e Manuten-
ção de Veículos em Uso – I/M-SP, instituído p.......
.................................................. .....................................
Parágrafo único. Ficam isentos da inspeção ambiental
veicular os veículos equipados com motor dois tempos, veículos
movidos apenas por gás metano, veículos híbrido (movido por
motor a combustão interna e elétrico) veículos de coleção,
veículos cujo ano de fabricação seja igual ou abaixo do ano
de 1965, os veículos concebidos unicamente para aplicações
militares, agrícolas, de competição, tratores, máquinas de terra-
plenagem e pavimentação e outros de aplicação ou de concep-
ção especial sem procedimentos específicos para obtenção de
Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor – LCVM.

Diário Oficial da Cidade de São Paulo - Edição de terça-feira, 31 de janeiro de 2012 . (http://www.docidadesp.imprensaoficial.com.br/NavegaEdicao.aspx?ClipID=0KLK52TKPRKSIeAOVVU7ASBJ7 74&PalavraChave=Portaria-06%20/SVMA.G/2012)

Walter da Camper
02/02/2012, 18:56
Os jeeps mais antigos vão ficar valorizados em SP.
E os chassis antigos para construir Hot-Rod também.

DougBRSP
02/02/2012, 21:02
É isso mesmo!!!! Estou sem licenciar o jipe há 2 anos por causa disso, vamos ver se agora vai!

Cara, estou na mesma situação que você, agora estou correndo atrás para licenciar logo antes que algun fdp derrube a portaria!

Rodrigo Baratti
03/02/2012, 10:57
Coisa de louco esse país.

Ano passado não recebi o documento mesmo pagando o licenciamento porque não fiz a Inspeção.
Como o jeep está no estaleiro não tinha nem como faze-la, detalhe que ele está parado desde antes do Controlar.
Na semana passada fui até a Secretaria do Verde e Meio Ambiente explicar toda a história e ver se conseguia a isenção, depois de um chá de cadeira me informaram que qdo ele voltasse a andar teria que passar pela inspeção e pagar as multas por não ter feito nos anos anteriores.
Como posso ser multado por não fazer uma inspeção ambiental se não tenho nem como agredir o meio ambiente porque meu carro não anda....totalmente sem sentido!

Depois de 4 dias sou isento!!!

Segue a pg 29 do Diario Oficial de 31 de janeiro de 2012.

[]'s

Marcos
03/02/2012, 11:25
Coisa de louco esse país.

Ano passado não recebi o documento mesmo pagando o licenciamento porque não fiz a Inspeção.
Como o jeep está no estaleiro não tinha nem como faze-la, detalhe que ele está parado desde antes do Controlar.
Na semana passada fui até a Secretaria do Verde e Meio Ambiente explicar toda a história e ver se conseguia a isenção, depois de um chá de cadeira me informaram que qdo ele voltasse a andar teria que passar pela inspeção e pagar as multas por não ter feito nos anos anteriores.
Como posso ser multado por não fazer uma inspeção ambiental se não tenho nem como agredir o meio ambiente porque meu carro não anda....totalmente sem sentido!

Depois de 4 dias sou isento!!!

Segue a pg 29 do Diario Oficial de 31 de janeiro de 2012.

[]'s

Também estou nessa situação. O jipe está desmontado já há algum tempo, fui na SVMA, abri um processo juntei fotos documentos etc etc fiz um arrazoado, paguei taxa, demorou prá kct e negaram. Não responderam a pergunta, como inspecionar um veículo que está desmontado em processo de restauração? País surreal.

DougBRSP
03/02/2012, 11:36
Eu parei de rodar com o Jeep logo que venceu o documento de 2009, nem tentei levar ele para inspeção pois sabia que não ia passar e não estava afim de gastar dinheiro arrumando ele para tentar, mas continuei pagando o licenciamento todos os anos para evitar multa de licenciamento em atraso. Ok.
Mas já vi que para colocá-lo para rodar não vai ser tão fácil visto que no site do DETRAN consta a inspeção veicular não realizada, ou seja, provavelmente ainda vou ter que morrer com uma grana na mão de despachante para conseguir licenciar em 2012. Tenho medo de argumentarem que a inspeção não é necessária a partir desta portaria mas que eu tenho que fazê-la referente aos anos anteriores, aí já viu!

Rodrigo Baratti
03/02/2012, 11:42
Só falta essa!!!

Outra coisa, a multa é algo em torno do 40,00....tem um nome especifico mas não me lembro.

PRIMO 1
04/02/2012, 21:58
TENHO UM CJ5 1964, PLACA FINAL 5. COMPREI ANO PASSADO (OUTUBRO) DE OUTRA CIDADE. NA MESMA SEMANA FIZ A TRANFERENCIA PARA SAO PAULO. QUANDO RECEBI O DOCUMENTO, JA FEITO A TRANSFERENCIA,(ACHO QUE FOI EM DUAS SEMANAS) FUI CONSTATAR O RENAVAM NO SITE DA CONTROLAR,POR INCRIVEL QUE PAREÇA JA ESTAVA COM O CONTROLAR ATRASADO!!, JA QUE ESTAVA CAGADO MESMO,RESOLVI POR A VIATURA NO ESTALEIRO PARA FAZER ALGUMAS "COISINHAS" COMO MOTOR,FREIO, DIRECAO ETC.., E FAZER O CONTROLAR NO ANO SEGUINTE (+/– MAIO DE 2012 PELA PLACA SER FINAL 5). HJ, FIQUEI SABENDO DESSA INSEÇAO DA CONTROLAR E FUI VER O RENAVAM NOVAMENTE NO SITE DA CONTROLAR. ALEGRIA GERAL!!!! ESTAVA ESCRITO QUE MEU CARRO ESTAVA ISENTO DA INSPECAO VEICULAR.(MAS O CARRO CONTINUA NO ESTALEIRO).....O.o'

jfwebber
05/02/2012, 10:56
Rodrigo.

Justiça neles, procura um advogado que resolve.

Abraço.


Coisa de louco esse país.

Ano passado não recebi o documento mesmo pagando o licenciamento porque não fiz a Inspeção.
Como o jeep está no estaleiro não tinha nem como faze-la, detalhe que ele está parado desde antes do Controlar.
Na semana passada fui até a Secretaria do Verde e Meio Ambiente explicar toda a história e ver se conseguia a isenção, depois de um chá de cadeira me informaram que qdo ele voltasse a andar teria que passar pela inspeção e pagar as multas por não ter feito nos anos anteriores.
Como posso ser multado por não fazer uma inspeção ambiental se não tenho nem como agredir o meio ambiente porque meu carro não anda....totalmente sem sentido!

Depois de 4 dias sou isento!!!

Segue a pg 29 do Diario Oficial de 31 de janeiro de 2012.

[]'s

Marcelo
07/02/2012, 20:05
Pessoal,

Como essas coisas no brasil (em minúscula mesmo) são feitas arbritariamente. Qual a motivo ou embasamento técnico para o ano de corte ser 1965 se o IPVA são 20 anos para isenção? Ou seja daqui um ano terá outra portaria para mudar para 1966 e assim sucessivamente? E ainda a portaria não menciona se é retroativa aos anos anteriores.

Esse é o país que moramos, infelizmente.

Abraços,

Elison
07/02/2012, 20:19
Pessoal,

Como essas coisas no brasil (em minúscula mesmo) são feitas arbritariamente. Qual a motivo ou embasamento técnico para o ano de corte ser 1965 se o IPVA são 20 anos para isenção? Ou seja daqui um ano terá outra portaria para mudar para 1966 e assim sucessivamente? E ainda a portaria não menciona se é retroativa aos anos anteriores.

Esse é o país que moramos, infelizmente.

Abraços,
Certamente não é retroativa, pois se fosse, quem fez a vistoria nos anos anteriores teria que ter os valores devolvidos.

DougBRSP
23/05/2012, 10:52
Alguém aí já conseguiu fazer o licenciamento do veículo se baseando nessa portaria?

Estou me preparando para um calvário para resolver isso, como estou de férias quero aproveitar para acertar a situação, mas pelo que tenho lido na internet ninguém ainda conseguiu. Fui me informar com um despachante e ele disse que tem que solicitar pessoalmente na Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVM), porém não acho nenhum modelo de formulário para isso.

Pessoas que foram no DETRAN ou na SVM relataram que se deparam com funcionários mal informados que dizem desconhecer a portaria ou que o sistema da SVM não comunica com o sistema do DETRAN e por isso não podem fazer, que paizinho mesmo.

Alguém já passou por essa experiência e pode indicar quais os "pulos" do gato para levar a cabo o licenciamento?

Obrigado.

Oldmans
23/05/2012, 11:57
Alguém aí já conseguiu fazer o licenciamento do veículo se baseando nessa portaria?

Estou me preparando para um calvário para resolver isso, como estou de férias quero aproveitar para acertar a situação, mas pelo que tenho lido na internet ninguém ainda conseguiu. Fui me informar com um despachante e ele disse que tem que solicitar pessoalmente na Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVM), porém não acho nenhum modelo de formulário para isso.

Pessoas que foram no DETRAN ou na SVM relataram que se deparam com funcionários mal informados que dizem desconhecer a portaria ou que o sistema da SVM não comunica com o sistema do DETRAN e por isso não podem fazer, que paizinho mesmo.

Alguém já passou por essa experiência e pode indicar quais os "pulos" do gato para levar a cabo o licenciamento?

Obrigado.

Boas Douglas ,

Estou passando por isso.
Vamos lá:
Xerox do CNH
Xerox do Dut
Requerimento de isenção(retire na SVMA Rua do Paraíso 387 - 1ºandar.tel.33963288/33963293/33963312.Se for ligar tenha paciecia e persistencia.Demora para atender.Preencha o formulario à mão mesmo na hora)
Entregue os documentos no setor de protocolos, no terreo do mesmo endereço,não fique surpreso , pois vc sai de lá sem número de protocolo algum e espere 15 uteis a comunicação da SMVA para o Detran liberar seu veiculo da controlar
Depois desta comunicação seu veiculo estará isento da controlar.
Uma dica:Licencie seu veiculo somente na data certa,pois como o meu é final 0,antecipei e paguei o licenciamento em fevereiro, mas terei os documentos 2012 somente em outubro, quando serão liberados pelo Detran.
Respire fundo e tenha muita , mas muita paciência mesmo ,pois mal humor parece requisito nescessário para quem trabalha lá.
Se precisar de alguma coisa me fale.
Abraço
Alexandre

DougBRSP
23/05/2012, 21:49
Oldmans, muito obrigado pela dica. É impressionante como é difícil achar estas informações, qquer seviço que seja para ajudar a gente os caras escondem, agora formulário para pagar imposto vc acha aos montes nos sites do governo.

Você teve que recolher alguma taxa para protocolar o pedido?

Vou ver se resolvo isso esta semana ainda, obrigadão!

Oldmans
24/05/2012, 09:41
Oldmans, muito obrigado pela dica. É impressionante como é difícil achar estas informações, qquer seviço que seja para ajudar a gente os caras escondem, agora formulário para pagar imposto vc acha aos montes nos sites do governo.

Você teve que recolher alguma taxa para protocolar o pedido?

Vou ver se resolvo isso esta semana ainda, obrigadão!

Não tem que pagar nada.
Veja se consegue dois formulários.1 vc deixa lá preenchido e o outro scaneia e deixa aqui para a galera.Depois que preenchi tudo e entreguei pensei nisso.:putz:
Falei agora pela manhã na SVMA e meu pedido foi deferido e encaminhado para o Detran.Agora preciso de mais 5 dias uteis para esta informação constar no sistema do Detran.Essa informação deve ir de jegue do Paraíso para Armenia...rsrsrs
Abraço

DougBRSP
24/05/2012, 10:14
Blz, acho que vou lá amanhã, antes de preencher o formulário eu bato uma foto dele e posto aqui.

Obrigado pelas dicas!