PDA

Ver Versão Completa : Proteções "artesanais"

rbrunato
07/07/2005, 09:23
Pessoal, estava eu já a algum tempo procurando um protetor de tanque e um peito de aço bom e barato para meu vitara 3D quando me deparei com um torneiro mexânico que me falou que tem uns retalhos de metal e que me faria um protetor de tanque pelo preço de uma cervejinha.

Para tal, eu precisaria apenas entregar-lhe o desenho da(s) peça(s).
Pois bem, aceitei a proposta e pedi para que ele o fizesse. Se ficasse ruim, pelo menos teria sido uma tentativa e não teria saído caro.
O que aconteceu é que a peça ficou boa demais, acho que a chapa que ele usou é muito pesada!
Pelo que ví, ela parece ter uns 3 ou 4 Kg.
Isso pode comprometer alguma coisa no carro? Dando uma olhada, a chapa parece ter uns 3 ou 4 mm de espessura.
No final das contas o cara se empolgou e quer fazer também o peito de aço.
Será que há algum problema em faze-lo com o mesmo material?
Outra coisa:
Vejo que todos os peitos de Aço de marca possuem uns buracos na parte frontal; Estes buracos são apenas decorativos ou servem para refrigerar algum componente?

Sds.

cristiano
07/07/2005, 11:12
Normalmente os buracos servem para passagem de ferramentas para continuar o acesso aos parafusos sem ter a necessidade de ser retirar a proteção.

rbrunato
07/07/2005, 13:52
Ah! claro. Beleza.
Mas e quanto à espessura das chapas?
Será que são muito grossas?

rbrunato
07/07/2005, 15:51
O protetor de tanque está pronto.
A chapa ten uns 4mm e a peça está pesando uns 6 a 8 Kg!
Achei meio pesada demais mas td bem.

Chico
07/07/2005, 16:18
rbrunato,

A chapa tá muito grossa e pesada. Vê se dá pra fazer com chapa de piso de onibus (aquelas com anti-derrapante), pois são mais leves e esteticamente fica legal.

Chico

Flavio Miranda
07/07/2005, 17:10
Rbrunato,

Se vai querer proteção e não estética, esqueça do "piso de ônibus"...

2 a 3 mm já estaria bom... não esqueça da pintura que de preferência deve ser eletrostática...

Agora.... tudo depende do que vc vai fazer com o jipe...

E de preferencia, faça partes separadas para tanque, carter, cambio, peito, etc..
Assim se precisar mexer em algo não precisa tirar toda a chapa...
E se pegar uma bela pedra, estraga só uma parte da proteção....

[ ]s

rbrunato
08/07/2005, 00:31
Rbrunato,

Se vai querer proteção e não estética, esqueça do "piso de ônibus"...

2 a 3 mm já estaria bom... não esqueça da pintura que de preferência deve ser eletrostática...

Agora.... tudo depende do que vc vai fazer com o jipe...

E de preferencia, faça partes separadas para tanque, carter, cambio, peito, etc..
Assim se precisar mexer em algo não precisa tirar toda a chapa...
E se pegar uma bela pedra, estraga só uma parte da proteção....

[ ]s

Com certeza Flávio.
Os desenhos das peças estão no tópico abaixo:
Tanque:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/
Peito de aço:

Resta saber agora, como farei para prender o peito de aço no carro.

Quanto ao peso... consegui uma proteção de tanque da "Todo Terreno" e a minha não é muito mais pesada não.
Amanhã eu ponho aqui as fotos do protetor de tanque e quando o poeito de aço estiver pronto também postarei as fotos.

Flavio Miranda
08/07/2005, 10:00
rbrunato,

Muito legal vc ter colocado estas medidas e o desenho muito bem feito !!!

Para prender o peito de aço, pede pro povo postar fotos aqui no fórum ...!!

[ ] s

dioneiemme
08/07/2005, 12:01
Por acaso alguem tem esses desenhos com as medidas
para o protetor de tanque e peito de aço pro samurai??

cristiano
08/07/2005, 12:04
Também gostaria de saber se tem para a Toyota Band...

Flavio Miranda
08/07/2005, 12:16
Vcs tb querem tudo né... :evil: o rapaz conseguiu um feito de achar um meca que "testou" em fazer as chapas e deu certo e vcs já querem mandar encomendas pro moço !! :pensativo: :lol: :discordo:

Ele fez só para o Vitara do colega.... :cry: Por enquanto !!!!!! :twisted: :twisted: :concordo:

[ ]s aguardando as proteções do Samuca.......!!! :lol: :lol: :lol: :concordo:

dioneiemme
08/07/2005, 14:58
Sei la né Flavio, nóis tenta né, se der deu se nao der f...
hehe
Além do que nos dias de hoje o cara tem que economizar o que der( para poder gastar em outras coisinhas) :D :D

até

Chico
08/07/2005, 16:02
toda boa ideia é benquista.

rbrunato
08/07/2005, 16:12
Lendo as ultimas mensagens cheguei à seguinte conclusão:

Vcs são tuso um bando de urubu!!!! huaehuaheu :mrgreen:
Já tive o trabalho de pegar uma trena e ficar medindo, depois tive que procurar alguem para fazer as peças e agora vcs querem que eu mande o cara montar uma linha de montagem de proteções!!!

Seis tão é loucos! :lol:

E se eu ver alguem na rua com uma peça igual... vou cobrar royalties!
Mas na boa, o peito de aço ainda não ficou pronto e ainda não intalei o protetor de tanque.

esperem eu instalar tudo antes de mandarem fazer peças iguais.
Assim que descobrir uma forma de prender o peito de aço, colocarei o desenho das peças faltantes aqui para vcs poderem fazer iguais. Ok?

Quanto a fazer peças para CJ's ou Bandeirantes... Pô, peguem uma trena e saiam medindo tudo... vejam possiveis pontos de encaixe e façam a peça chegar o mais próximo possivel destes pontos!
Tem coisa mais gostosa de se fazer do que ficar fuçando nas "entranhas" no carro?

Postarei a fotos e o projeto completinho assim que estiver com tudo instalado.

rbrunato
08/07/2005, 16:16
Ah! já ia me esquecendo...
Para diminuir um pouco o peso, pode-se cortar as laterais do protetor de tanque.
As paredes laterias não precisam ir até em cima exceto nos pontos onde os parafusos prenderão a peça no carro.
E no peito de aço, que no vitara 3D server apenas para proteger o diferencial, pode se corta-lo de um lado diminuindo seu tamanho e consequentemente seu peso quase pela metade.
Volto a dizer:
Assim que tiver com tudo instalado coloco aqui ou em um novo tópico o projetinho completo mais as opções acima citadas.

[]'s

Chico
08/07/2005, 16:21
É tanto peso que o teu carro vai "virar" rebaixado.

Flavio Miranda
08/07/2005, 16:25
Rbrunato,

Deixa eu te dar uma sugestão para incrementar o protetor do tanque...

Coloque uma borracha entre a chapa e o tanque antes de fixar ou peça para o meca dobrar todas as laterais pois, recentemente, um dos colegas do Forum teve o tanque do Samuca FURADO :shock: pois entrou uma pedra entre a proteção e o tanque. :cry:
Ao passar por uma erosão/buraco, na batida a pedra furou o tanque.... :cry:

E fazer vários furos pequenos tb ajudam na limpeza para não juntar agua/barro e futura ferrugem... :wink:

[ ] s

rbrunato
08/07/2005, 16:26
É tanto peso que o teu carro vai "virar" rebaixado.

Hehehe Num fica naum! :discordo:
As duas chapas juntas pesarão no máximo 18Kg
É o peso de uma criança cortada no meio, metada atrás e metade na frente do carro.

billj
08/07/2005, 16:28
Para que serve essas coisas mesmo?!?!?!.............. :pensativo:

Abraços sem entender,

Flavio Miranda
08/07/2005, 16:40

Abraços sem entender,

HA, HA, HA..... faz tanto tempo que ele até esqueceu !!!! :lol: :lol: :D :twisted: :P 8) :mrgreen: :mrgreen:

Com 1 metro de altura ... realmente não precisa proteger nada, né Bill... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :concordo:

rbrunato
08/07/2005, 16:40

Abraços sem entender,

Protetor de tanque:
Para proteger o tanque contra pedras e "elementos" perfurantes.
Imagine-se no meio do mato com uma pedra ou qualquer outra coisa fincada no seu tanque e toda aquela preciosa gasolina escoando para o mato...
Coitadinhas das graminhas né!

Peito de aço:
No caso do Vitara server principalmente para proteger o diferencial (que é de alumínio), mas normalmente é utilizado também para proteger o cárter e servir de apoio em certas situações.
Que fique claro que ao servir de apoio, normalmente o motorista faz isto sem saber... Ou seja, se não fosse o peito de aço... algumas peças estariam indo para o saco e ele nem tem consciencia disso! :parede:

Henanh
08/07/2005, 17:34
hehehehe, realmente a unica proteção que o spider precisa eh pro bolso! hehehe

brincadeiras...

[]´s

billj
08/07/2005, 20:32
Ah, tá...........

Cada um gasta sua grana com que acha importante.......... :roll:

Abraços sem nunca ter me preocupado com isso aí,

Henanh
08/07/2005, 21:02
Ah tá!

Desculpa a brincadeira... :roll:

rbrunato
09/07/2005, 12:59
Confesso que no inicio também achava besteira.
Mas conversando com o pessoal mais experiente (para não dizer velho! :lol: ) acabei me convencendo a faze-los.
De qualquer forma, não esta me custrando nada além de tempo e uma cervejinha para o torneiro mecanico.

rbrunato
09/07/2005, 13:00
Seghuem as fotos do protetor de tanque ainda não instalado:

rbrunato
09/07/2005, 13:03
Os riscos brancos são os locais onde eu poderia cortar a peça para ficar mais leve. :pensativo:

Andre Sousa
11/07/2005, 15:41
Aquaplanagem.

Cuidado com proteções que servem de prancha numa poça dágua.

Faça canaletas ou furos para evitar a aquaplangem. :concordo:

rbrunato
11/07/2005, 16:11
Aquaplanagem.

Cuidado com proteções que servem de prancha numa poça dágua.

Faça canaletas ou furos para evitar a aquaplangem. :concordo:

Bem lembnrado!!! :palmas: :concordo:
:pensativo: Já havia perguntado sobre a função dos furos nos peitos de aço em algum lugar...
Irei faze-los. Postarei as fotos assim que tudo estiver pronto...
O peito de aço foi feito com as mesmas chapas do protetor de tanque mas não está pesando nem 2,5 Kgs. :lol:

JOSE CANDIDO
11/07/2005, 20:50
Rbrunato,

Coloque uma borracha entre a chapa e o tanque antes de fixar ou peça para o meca dobrar todas as laterais pois, recentemente, um dos colegas do Forum teve o tanque do Samuca FURADO pois entrou uma pedra entre a proteção e o tanque.
Ao passar por uma erosão/buraco, na batida a pedra furou o tanque....

E fazer vários furos pequenos tb ajudam na limpeza para não juntar agua/barro e futura ferrugem...

[ ] s

MEU CARO !!!! NUNCA TINHA PENSADO NISSO !!!! COM UMA PORRADA, A PEDRA FURA MESMO O TANQUE !!!!

E O MEU FICOU COM UM VAO LIVRE BEM GRANDE ENTRE O PROT E O TANQUE ... VALEU A DICA !!!

MAS, FAZER OS FUROS .... SERA ??? VC PODE DAR O AZAR DE PEGAR UMA PONTA DE PEDRA BEM NO LUGAR DO FURO .... :evil:

ABS, CANDIDO

rbrunato
12/07/2005, 08:43

Abraços sem entender,

HA, HA, HA..... faz tanto tempo que ele até esqueceu !!!! :lol: :lol: :D :twisted: :P 8) :mrgreen: :mrgreen:

Com 1 metro de altura ... realmente não precisa proteger nada, né Bill... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :concordo:

Ou então... Mete silicone! :twisted: :concordo:

Maurício Vitara
12/07/2005, 09:28
Rbrunato,

Coloque uma borracha entre a chapa e o tanque antes de fixar ou peça para o meca dobrar todas as laterais pois, recentemente, um dos colegas do Forum teve o tanque do Samuca FURADO pois entrou uma pedra entre a proteção e o tanque.

E fazer vários furos pequenos tb ajudam na limpeza para não juntar agua/barro e futura ferrugem...

[ ] s

MEU CARO !!!! NUNCA TINHA PENSADO NISSO !!!! COM UMA PORRADA, A PEDRA FURA MESMO O TANQUE !!!!

E O MEU FICOU COM UM VAO LIVRE BEM GRANDE ENTRE O PROT E O TANQUE ... VALEU A DICA !!!

MAS, FAZER OS FUROS .... SERA ??? VC PODE DAR O AZAR DE PEGAR UMA PONTA DE PEDRA BEM NO LUGAR DO FURO .... :evil:

ABS, CANDIDO

Na trilha do verde o tanque do Tom furou justamente por ter ficado uma pedra no vão entre o tanque e o protetor :parede: , tem q existir o vão entre eles p/ ñ amassar na hora do impacto, mas q seja o mínimo possível, tipo de 0,5cm acho ser ideal :concordo:

rbrunato
12/07/2005, 10:58
Rbrunato,

[ ] s

ABS, CANDIDO

Na trilha do verde o tanque do Tom furou justamente por ter ficado uma pedra no vão entre o tanque e o protetor :parede: , tem q existir o vão entre eles p/ ñ amassar na hora do impacto, mas q seja o mínimo possível, tipo de 0,5cm acho ser ideal :concordo:

Como dito antes...
Mete silicone :concordo:
O silicone veda não deixando entrar água ou pedras e tem a vantagem de ser super maleável.

Ainda por cima pode ajudar a acabar com algum barulinho que possa existir no local. :pensativo:

rbrunato
14/07/2005, 12:56
Peças prontas!!!!

Deverei instala-las hoje à noite.
Se tudo der certo, amanhã eu posto as fotos delas instaladas.

jmquiroga
16/08/2005, 16:12
É isso ae brunato , falta colocar as fotos das peças instaladas hein , e o protetor de cambio ?? fez tmb ?? tem alguma medida ?? .. vi seu site , achei legal , falta colocar as fotos das aventuras e dos upgrades ... flw

AlemãoRS
16/08/2005, 20:33
Eu fiz uma chapa que liga a proteção do cárter até a proteção do cambio, ficou com o assoalho plano até a metade do jipe..

rbrunato
17/08/2005, 16:00
É isso ae brunato , falta colocar as fotos das peças instaladas hein , e o protetor de cambio ?? fez tmb ?? tem alguma medida ?? .. vi seu site , achei legal , falta colocar as fotos das aventuras e dos upgrades ... flw

Pois é. O carro esta na mecanica colocando calços de 2" na suspensão.
Vou aproveitar o elevador para tirar as fotos das proteções que já foram (muito bem) utilizadas.
O proptetor de tanque ficou bem pesado e se quiser posso levantar o carro por ele, já o peito de aço ficou bastante leve, mas não menos resistente.
As fotos mostrarão o quão forte ficaram as proteções.
Quanto a página, hoje foram feitos alguns upgrades na sessão aventuras.
Mais à noite deverei colocar outras atualizações.
É que estou no trabalho e aqui não tenho nem fotos e nem tempo para atualizar o site.