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Ver Versão Completa : Cambio Automático = Trocar marchas ??????????????



serafa
31/01/2012, 22:16
Boa Noite. Minha L200 é uma Sport 2006 AT.
Com a camionete em movimento posso em uma descida colocar o Cambio no " N " ?
Ai depois quando começar a subir engatar de novo o " D " ?
Abraços
Serafa

Walter L. L. Casitta
31/01/2012, 22:42
Pode colocar em qualquer posição menos P e R...

dct
31/01/2012, 22:47
Pode colocar em qualquer posição menos P e R...

eu acho que num é bem assim!! sempre ouvi falar que nao pode usar a famosa "banguela" por que para a circulaçao de fluido na caixa para , e ainda sim tem no manual que o carro nao pode ser rebocado por cambao só na prancha

Caieta
31/01/2012, 23:16
NAO PODE!!!!

Em "Neutro" o oleo nao corre na caixa!!

R.Becker
31/01/2012, 23:58
agora a pergunta seria... pq fazer isso? visto que em D, ela ja fica solta.....

Caracará
01/02/2012, 00:49
Concordo com o becker....pra que foi comprar um carro AT então se adora uma banguela...

Glaicon
01/02/2012, 08:11
Boa Noite. Minha L200 é uma Sport 2006 AT.
Com a camionete em movimento posso em uma descida colocar o Cambio no " N " ?
Ai depois quando começar a subir engatar de novo o " D " ?
Abraços
Serafa
Ô Serafa, já tivestes fusca no passado?:lol:
Não faz isso, não, pois terás menos controle do carro e desgaste dos freios.
Além de não economizar em nada!:concordo:

Walter L. L. Casitta
01/02/2012, 10:52
Tô impressionado como tem participante no fórum com cara de pau de postar sobre assuntos que não dominam. Fora o show dos presunçosos.

O Orkut deve ta morrendo de inveja...

Caieta
01/02/2012, 11:15
"4: Trocar de “N” para “D” e vice-versa com carro em movimento
O condutor deve manter a alavanca na posição em “D”, não apenas no semáforo, mas também no pára e anda dos engarrafamentos das grandes cidades. Esqueça o ponto morto e o vício de carro manual, afinal, você não precisa manter o pé na embreagem para deixar o carro “engatado”. Com a alavanca na posição “D”, evitam-se problemas de lubrificação na caixa, além de descansar a mão direita."

Fonte: DICAS SOBRE CÂMBIO AUTOMÁTICO (http://www.mdarui.com/index.php/carros/39-outros/46-dicas-sobre-cambio-automatico)

serafa
02/02/2012, 21:27
Boa noite pessoal.
Pió que eu nunca tive um fusca, mas ainda vou ter um só por amor ao danado.
Entao acho que o correto para eu poder descançar a perna será colocar um "Piloto automático" na danada.
Mas to é pensando em trocar ela logo por uma melhor e já completa.
Abraços.

R.Becker
02/02/2012, 23:16
descansar a perna do q cara? Hehe

elf
03/02/2012, 12:25
Nos últimos tempos eu tenho colocado o carro em P quando paro no sinal.
Isso porque a posição dos pedais da Triton são uma desgraça. Nunca vi tanta falta de ergonomia.
O acelerador é muito para a esquerda, aí tu precisa ficar de lado para pisar com o pé direito. Fico todo torto no assento. Assim o pedal do freio fica tão na esquerda que colocar o pé direito nele é um martírio. Tentei me adaptar a freiar com o esquerdo, mas não tive muito sucesso. Então, só me restou usar o P nos sinais vermelhos.´
Tá certo que aquela pisada no freio rápida da condução regular no fluxo do trânsito eu faço com o pé direito mesmo, mas quando se passa 1min parado no sinal, ou até mais quando se está parado no congestionamento, vou de P mesmo.
Agora vendo vocês falarem disso fiquei na dúvida se não estou prejudicando o carro.
Tem problema em fazer isso (colocar no P quando for ficar um tempo a mais parado)?

Walter L. L. Casitta
03/02/2012, 14:59
Nos últimos tempos eu tenho colocado o carro em P quando paro no sinal.
Isso porque a posição dos pedais da Triton são uma desgraça. Nunca vi tanta falta de ergonomia.
O acelerador é muito para a esquerda, aí tu precisa ficar de lado para pisar com o pé direito. Fico todo torto no assento. Assim o pedal do freio fica tão na esquerda que colocar o pé direito nele é um martírio. Tentei me adaptar a freiar com o esquerdo, mas não tive muito sucesso. Então, só me restou usar o P nos sinais vermelhos.´
Tá certo que aquela pisada no freio rápida da condução regular no fluxo do trânsito eu faço com o pé direito mesmo, mas quando se passa 1min parado no sinal, ou até mais quando se está parado no congestionamento, vou de P mesmo.
Agora vendo vocês falarem disso fiquei na dúvida se não estou prejudicando o carro.
Tem problema em fazer isso (colocar no P quando for ficar um tempo a mais parado)?

O P funciona igual a posição N com mais um trava mecânica. Então quando colocar em P o carro tem que estar completamente imóvel para não desgastar as peças relacionadas a essa posição da alavanca.

Agora, você não acha que o freio de estacionamento seja muito mais indicado pra isso?

R.Becker
03/02/2012, 16:51
usa o N + freio de mão... pronto..

Até pq, eu acho meio estranho ficar na alavanca indo do D até o P...e depois voltar...e tudo mais..

serafa
03/02/2012, 19:00
Nossa Becker, ficar tipo umas 6 horas diretão andando é de lascar.

leodbc
03/02/2012, 21:25
Como já disseram, se colocar no N e estiver andando, o sistema de lubrificação da caixa nao vai funcionar e vai estragar logo.

O que controla o consumo de combustível é o acelerador, se quiser economizar é só nao encostar o pé no acelerador e irá gastar o mesmo que se estivesse em ponto morto, a diferença é que no ponto morto o carro ta livre e vai ir mais longe sem acelerar, em comparação com deixar no D. Além do gasto das pastilhas de freio. Desta forma, se estiver descendo uma serra ou qualquer coisa o freio motor é sempre bem vindo, passar pro (3) ou overdrive e logo pro (2).

Nao sei se é assim em todos os veículos automáticos, mas no meu caso(Corolla) quando deixo de pisar no acelerador a rotação cai total, como se estivesse em ponto morto, mas se apertar o botão do overdrive(andar com 3 marchas) e a rotação vai subir.

Bom, de forma geral, sempre deixar no D, a não ser que vá estacionar(P) ou ré(R).


Abraço

Walter L. L. Casitta
03/02/2012, 21:47
A caixa de marcha nunca fica sem lubrificação se o motor estiver em funcionamento mesmo em neutro ou park.

Justamente por esse motivo o eixo de entrada da caixa é do tipo coaxial, o que significa que são dois eixos independentes, um externo e outro interno. O interno é o que leva a rotação da saída do conversor de torque, em direção ao trem de engrenagens até a saída para as rodas. O Externo é o que leva e rotação do motor exclusivamente para a bomba de óleo.

A única forma de fazer com o câmbio girar sem lubrificação é se o veículo for rebocado com o motor desligado.

O pessoal tem que parar com essa mania ridícula de usar o copy/paste de textos do primeiro site que encontram pelo Google. Usem a cabeça, as pessoas que escrevem essas bobagens geralmente trazem as informações de fóruns como esse mesmo.

leodbc
03/02/2012, 21:54
Desculpe Walter,

Mas o tema da lubrificação já ouvi em diversos lugares, e por acaso saiu uma matéria sobre o cambio automático no Auto Esporte da Globo em que citavam esse tema sobre a lubrificação quando se está em movimento com N.
No P nao tem problema porque o veiculo está parado, ou seja, as engrenagens estão paradas.


Abraço

Imperador!
03/02/2012, 22:08
Desculpe Walter,

Mas o tema da lubrificação já ouvi em diversos lugares, e por acaso saiu uma matéria sobre o cambio automático no Auto Esporte da Globo em que citavam esse tema sobre a lubrificação quando se está em movimento com N.
No P nao tem problema porque o veiculo está parado, ou seja, as engrenagens estão paradas.


Abraço

Por que o Auto Esporte é altamente confiável né? :discordo:
A 4Rodas e todas as outras são mais do mesmo. Informações básicas e rasteiras.

leodbc
03/02/2012, 22:42
Por que o Auto Esporte é altamente confiável né? :discordo:
A 4Rodas e todas as outras são mais do mesmo. Informações básicas e rasteiras.

Sei que nenhum nem o outro sao confiáveis, inclusive o auto esporte é pura propaganda paga, e algumas matérias técnicas nao tem nada a ver, como a dos rolamentos que tem que trocar cada pouco.

Mas por mais básica e rasteira deve ter algum sentido, nao sou mecânico e nao entendo muito do tema. Só comentei algo que ouvi em diversos lugares.


Abraço

Leandro Salgado
04/02/2012, 00:23
Quem sabe um desse ? Não vai descansar, pois as duas mãos estarão trocando as marchas.... kkkkk


fnm 180 trocando marcha - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=QX05SIoRAAg)


Boa noite pessoal.
Pió que eu nunca tive um fusca, mas ainda vou ter um só por amor ao danado.
Entao acho que o correto para eu poder descançar a perna será colocar um "Piloto automático" na danada.
Mas to é pensando em trocar ela logo por uma melhor e já completa.
Abraços.

carlos_souza
02/03/2012, 16:04
Caros,

Banguela, não é coisa de carro moderno, por diversos motivos, injeção dentre outras coisas. Cambio foi feito para ficar engatado em movimento.

RodrigoF
03/03/2012, 17:07
Também estou aprendendo a dirigir carro automático, peguei a minha l200 at esta semana, nunca havia dirigido um AT e ainda estou me acostumando, no manual dela fala que quando parado no farol a alavanca deve ficar no D mesmo, porém um amigo que é mecânico e especialista em Cambio Automático me explicou que o melhor mesmo é deixar no N, quando o farol abre vc joga a alavanca pra baixo "D" e sai, simples assim...acho que deixar no P como o colega comentou dá mais trabalho e carro na banguela então sem comentários, né....

Imperador!
03/03/2012, 20:04
É câmbio AT exatamente pra não precisar ficar mexendo, Rodrigo...
Colocar no N só em grandes engarrafamentos pra descansar o pé ou simplesmente puxar o freio de mão.

Esse teu amigo aí é um "especialista"

RodrigoF
05/03/2012, 12:01
É câmbio AT exatamente pra não precisar ficar mexendo, Rodrigo...
Colocar no N só em grandes engarrafamentos pra descansar o pé ou simplesmente puxar o freio de mão.

Esse teu amigo aí é um "especialista"

Diz que é rsss...mas uma coisa eu reparei, quando parado no farol a rotação do motor cai bem abaixo dos 1000rpm, como se em um carro MT tivesse "segurando" o carro com a embreagem, quando coloco na posição N a rotação do motor sobe. Não sei se isso força alguma coisa, mas pelo menos dá a impressão que sim. Agora reparei que não é difícil acostumar com o AT, hoje fui dirigir meu outro carro que é manual e quando chegava no farol já tava esquecendo de pisar na embregem...kkkk....

Imperador!
05/03/2012, 12:34
É normal sim. Ela sobe um pouco, mas depois desce para o normal.
Em D, é realmente como estivesse em 1ª com o pé na embreagem, com a vantagem de não estar cansando o pé nem desgastando a embreagem.

leodbc
05/03/2012, 17:04
Diz que é rsss...mas uma coisa eu reparei, quando parado no farol a rotação do motor cai bem abaixo dos 1000rpm, como se em um carro MT tivesse "segurando" o carro com a embreagem

Sabe se isso também é normal quando ta andando e simplesmente tira o pé do acelerador, e no caso a rotação cai abaixo dos 1000rpm?

Abraço

Imperador!
05/03/2012, 19:42
Sabe se isso também é normal quando ta andando e simplesmente tira o pé do acelerador, e no caso a rotação cai abaixo dos 1000rpm?

Abraço

Você como se viesse a 60 km/h acelerando em D, e parasse de acelerar, mantendo a marcha em D? (aí a aceleração cai pra 1000 rpm).

Pode ser normal ou não. Se acontecer em determinada marcha ou velocidade pode ser normal (simplesmente a aceleração baixa para a marcha) ou pode haver algum problema...

leodbc
05/03/2012, 20:13
Você como se viesse a 60 km/h acelerando em D, e parasse de acelerar, mantendo a marcha em D? (aí a aceleração cai pra 1000 rpm).

Pode ser normal ou não. Se acontecer em determinada marcha ou velocidade pode ser normal (simplesmente a aceleração baixa para a marcha) ou pode haver algum problema...

César, posso te chamar assim? Se aperto o botao do overdrive ele mantém a marcha, a uns 60km/h ele fica a umas 2 mil rpm. Mas se deixar no D normal ele cai pra menos de 1000 rpm, como se tivesse o pé na embreagem. Dai em qualquer decida tenho que colocar a segunda marcha, pra segurar no freio motor.

Abraço

Imperador!
05/03/2012, 20:40
César, posso te chamar assim? Se aperto o botao do overdrive ele mantém a marcha, a uns 60km/h ele fica a umas 2 mil rpm. Mas se deixar no D normal ele cai pra menos de 1000 rpm, como se tivesse o pé na embreagem. Dai em qualquer decida tenho que colocar a segunda marcha, pra segurar no freio motor.

Abraço

Tranquilo, cara. Exatamente para isso eu coloco o nome na assinatura :concordo:
Pelo que eu entendi, tá certo isso aí sim. Entenda: como o câmbio tem 4 marchas (1, 2, 3 e OD), à 60km/h, pisando normal no acelerador ela deve estar em 3ª marcha. Se você liga o OD e está pisando muito de leve no acelerador, pode acontecer de o câmbio passar a 4ª (OD), reduzindo bastante a rotação do motor. Pelas minhas contas, 60 km/h em OD deve ser coisa de 1000 rpm mesmo, porque ela a 120km/h está em 2500 rpm +-.

leodbc
05/03/2012, 21:03
Tranquilo, cara. Exatamente para isso eu coloco o nome na assinatura :concordo:
Pelo que eu entendi, tá certo isso aí sim. Entenda: como o câmbio tem 4 marchas (1, 2, 3 e OD), à 60km/h, pisando normal no acelerador ela deve estar em 3ª marcha. Se você liga o OD e está pisando muito de leve no acelerador, pode acontecer de o câmbio passar a 4ª (OD), reduzindo bastante a rotação do motor. Pelas minhas contas, 60 km/h em OD deve ser coisa de 1000 rpm mesmo, porque ela a 120km/h está em 2500 rpm +-.

Então sempre cai a rotaçao em função da velocidade baixa, e não como se estivesse em ponto morto?
Vou testar numa velocidade maior para ver se na 4 marcha a rotação vai cair pra 1000rpm ou vai estar perto dos 2500rpm.

E Cesar tu sabes alguma coisa sobre quando se está no D e o carro arranca só em segunda e não em primeira?
Ouvi isso e resolvi testar, mas arrancando com o D ou com o L(primeira), achei que foi a mesma coisa, ou seja usando o D arrancou em primeira normal. Vi em algumas viaturas um botão que parecia ser para arrancar em primeira ou em segunda, não entendi muito bem.

Abraço

Imperador!
05/03/2012, 21:11
Os carros que arrancam em segunda são carros que tem a 1ª marcha muito reduzida. É comum nas F1000 e, agora, na Amarok AT (8 marchas), que arranca de 2ª ou 3ª - não lembro -, deixando as primeiras marchas para necessidades de carga.

A sua L200 arranca de 1ª, em D ou em L.

leodbc
05/03/2012, 21:14
Os carros que arrancam em segunda são carros que tem a 1ª marcha muito reduzida. É comum nas F1000 e, agora, na Amarok AT (8 marchas), que arranca de 2ª ou 3ª - não lembro -, deixando as primeiras marchas para necessidades de carga.

A sua L200 arranca de 1ª, em D ou em L.


Valeu César, muito obrigado pela informação!
Abraço

patto
06/03/2012, 00:49
Os carros que arrancam em segunda são carros que tem a 1ª marcha muito reduzida. É comum nas F1000 e, agora, na Amarok AT (8 marchas), que arranca de 2ª ou 3ª - não lembro -, deixando as primeiras marchas para necessidades de carga.

A sua L200 arranca de 1ª, em D ou em L.

Imperador,

sua informação até pode estar correta, mas não está completa. Há diversos carros AT em que é possível arrancar em segunda, principalmente carros com origem americana ou europeia...quase todos...hehehehe

normalmente ao lado do cambio AT há um simbolinho que lembra uma neve, isso faz com o carro arranque em segunda marcha e, portanto, em terrenos de baixa aderência, conseguir sair do lugar sem patinar ou patinando mto pouco.

eu tive um Vectra que tinha esta possibilidade, já o Airtrek, Captiva e demais carros em que as marchas podem ser trocadas manualmente, basta colocar em segunda e arrancar...

na L200, TR4, Pajero Sport e demais em que não é possível trocar manualmente e nem há botão de neve, se patinar em primeira, acione a tração e seja feliz...nehehehehe

só um detalhe interessante, a primeira em L é, não sei explicar porque, mais forte que a primeira em D....já testei no meu jipinn...mesma subida, em D, quase 3mil rpm, meio que forçando...em L em torno de 2.500 rpm e motor cheio...por isso que, em trillhas, sempre que tem alguma subida mais forte, mas que não seja necessário estar de reduzida, ando em L

abs

Imperador!
06/03/2012, 07:04
Imperador,

sua informação até pode estar correta, mas não está completa. Há diversos carros AT em que é possível arrancar em segunda, principalmente carros com origem americana ou europeia...quase todos...hehehehe

normalmente ao lado do cambio AT há um simbolinho que lembra uma neve, isso faz com o carro arranque em segunda marcha e, portanto, em terrenos de baixa aderência, conseguir sair do lugar sem patinar ou patinando mto pouco.

eu tive um Vectra que tinha esta possibilidade, já o Airtrek, Captiva e demais carros em que as marchas podem ser trocadas manualmente, basta colocar em segunda e arrancar...

Interessante, amigo. Não sabia dessa informação :concordo:

patto
06/03/2012, 12:01
Interessante, amigo. Não sabia dessa informação :concordo:

:dance::concordo::concordo:

leodbc
06/03/2012, 14:54
Imperador,

sua informação até pode estar correta, mas não está completa. Há diversos carros AT em que é possível arrancar em segunda, principalmente carros com origem americana ou europeia...quase todos...hehehehe

normalmente ao lado do cambio AT há um simbolinho que lembra uma neve, isso faz com o carro arranque em segunda marcha e, portanto, em terrenos de baixa aderência, conseguir sair do lugar sem patinar ou patinando mto pouco.

eu tive um Vectra que tinha esta possibilidade, já o Airtrek, Captiva e demais carros em que as marchas podem ser trocadas manualmente, basta colocar em segunda e arrancar...

na L200, TR4, Pajero Sport e demais em que não é possível trocar manualmente e nem há botão de neve, se patinar em primeira, acione a tração e seja feliz...nehehehehe

só um detalhe interessante, a primeira em L é, não sei explicar porque, mais forte que a primeira em D....já testei no meu jipinn...mesma subida, em D, quase 3mil rpm, meio que forçando...em L em torno de 2.500 rpm e motor cheio...por isso que, em trillhas, sempre que tem alguma subida mais forte, mas que não seja necessário estar de reduzida, ando em L

abs


Legal, bem interessante Patto!
No meu antigo Chevrolet Épica(parecido com o Omega no Brasil) o cambio automático dava pra trocar as marchas, e quando tava parado ele deixava arrancar em primeira ou em segunda, na verdade não tinha muita diferença na hora de arrancar, só era um pouco mais lento.
Mas na última vez que estive no Brasil dirigi um Vectra e tinha esse botãozinho com o simbolinho de neve, precisei arrancar na grama e em subida, apertei esse botão e pareceu que nao ia arrancar nunca, desisti e arranquei normal.

Valeu, abraço!

patto
06/03/2012, 15:24
Mas na última vez que estive no Brasil dirigi um Vectra e tinha esse botãozinho com o simbolinho de neve, precisei arrancar na grama e em subida, apertei esse botão e pareceu que nao ia arrancar nunca, desisti e arranquei normal.


eu tive o vectra elite - motor 2.4 16V e 150cv - então, ele ficava meio xoxo mesmo, mas ia...apesar que não me lembro de ter usado de verdade, apenas para testar...

a impressão, em comparação com o coice que era de primeira, é que não vai mesmo...com o Airtrek nunca testei...

dizem (diziam) que o vectra 2.0 com 131cv era bem fraco mesmo, com consumo parecido com o do elite...aliás, o elite é show de bola...tive por apenas um ano e não tenho nada, absolutamente nada a reclamar, salvo os pneus de perfil mto baixo...

leodbc
06/03/2012, 17:43
eu tive o vectra elite - motor 2.4 16V e 150cv - então, ele ficava meio xoxo mesmo, mas ia...apesar que não me lembro de ter usado de verdade, apenas para testar...

a impressão, em comparação com o coice que era de primeira, é que não vai mesmo...com o Airtrek nunca testei...

dizem (diziam) que o vectra 2.0 com 131cv era bem fraco mesmo, com consumo parecido com o do elite...aliás, o elite é show de bola...tive por apenas um ano e não tenho nada, absolutamente nada a reclamar, salvo os pneus de perfil mto baixo...

Deve ser muito bom mesmo o 2.4 e deve voar!
O que eu usei era 2.0 e gastava bastante gasolina! Mas quando desisti de arrancar com o botãozinho deixei o pé no freio e o outro no acelerador, quando tava apenas começando a acelerar, tirei o pé do freio e mantive o pé no acelerador da mesma forma e foi saindo bem devagarinho e sai tranquilo.

Abraço

Gugu7
09/03/2012, 18:58
Tem alguns carros AT que tem o botão "hold" , mas ele segura naquela marcha enquanto estiver acionado.

leodbc
11/03/2012, 16:58
Tem alguns carros AT que tem o botão "hold" , mas ele segura naquela marcha enquanto estiver acionado.

Legal, não sabia, valeu Gugu!

Abraço

MAC-F75
13/10/2012, 21:40
olá pessoal.
to meio "encafifado" com o cambio da minha Triton 2010 AT.
tenho um certo conhecimento em cambio automáticos pq ja dirigi alguns e tive um tmb.
mas na l200 to achando estranho que para fazer ela funcionar não preciso pisar no freio, tmb para passar para o R ou levar até o D tmb não é preciso segurar no freio.
Será que isso pode ser em função dela ser 4x4 que teoricamente ajuda a mudança de marcha e torna a manobra mais facil?

abraço.

Glaicon
14/10/2012, 07:53
olá pessoal.
to meio "encafifado" com o cambio da minha Triton 2010 AT.
tenho um certo conhecimento em cambio automáticos pq ja dirigi alguns e tive um tmb.
mas na l200 to achando estranho que para fazer ela funcionar não preciso pisar no freio, tmb para passar para o R ou levar até o D tmb não é preciso segurar no freio.
Será que isso pode ser em função dela ser 4x4 que teoricamente ajuda a mudança de marcha e torna a manobra mais facil?

abraço.
Alguns procedimentos de segurança acho que foram eliminados por desnecessidade.
Aqui em casa temos um Kia Picanto que o único detalhe de segurança é que ele não pega se a marcha estiver em R ou D.
Agora, se estiver em P ou N, pega normalmente, sem pisar no freio.
A chave sai do miolo em qualquer posição.
Analisando, já é o suficiente para não ocorrer acidentes na partida, certo?
A sua pega se o câmbio estiver em D ou R?:pipoca:

Amatinho
14/10/2012, 10:12
A PAJERO SPORT V6 nacional o tem A/T HOLD , provável que voltaram a colocar , ela é meio bruta na saída e uso bastante na garagem do prédio , feita de cimento queimado , quando chove o pouco de água que entra deixa parecendo gelo. Tudo bem que as vezes esqueço de tomar meu TARJA PRETA ( rsrsrsrs ) e saio de LADO mesmo , kkkkkk

Lendo o tópico todo ví quantas dúvidas o pessoal tem e como tantos , também as tenho.

Posso mudar de D para 3 ou até 2 para acelerar a troca de marcha que na PAJERO SPORT é um tanto lenta?

Posso usar 3 ou 2 como Freio motor em descidas ?

lógico que é usar essas trocas sem exagero de giros

euclidesneto
14/10/2012, 10:51
só um detalhe interessante, a primeira em L é, não sei explicar porque, mais forte que a primeira em D....já testei no meu jipinn...mesma subida, em D, quase 3mil rpm, meio que forçando...em L em torno de 2.500 rpm e motor cheio...por isso que, em trillhas, sempre que tem alguma subida mais forte, mas que não seja necessário estar de reduzida, ando em L

abs

Na minha nunca notei essa diferença. A única coisa que acontece é ela não passar a 2ª.

euclidesneto
14/10/2012, 10:53
Posso mudar de D para 3 ou até 2 para acelerar a troca de marcha que na PAJERO SPORT é um tanto lenta?

Posso usar 3 ou 2 como Freio motor em descidas ?

lógico que é usar essas trocas sem exagero de giros

Sempre fiz isso nos meus carros. Se for prejudicial, estou dando sorte, pois em 10 anos, nunca tive problemas de câmbio.

MAC-F75
15/10/2012, 07:37
Alguns procedimentos de segurança acho que foram eliminados por desnecessidade.
Aqui em casa temos um Kia Picanto que o único detalhe de segurança é que ele não pega se a marcha estiver em R ou D.
Agora, se estiver em P ou N, pega normalmente, sem pisar no freio.
A chave sai do miolo em qualquer posição.
Analisando, já é o suficiente para não ocorrer acidentes na partida, certo?
A sua pega se o câmbio estiver em D ou R?:pipoca:

Olá Glaicon.
no D ou R não pega não, nem acende o painel.
Perguntei isso pq antes dela tinha um Focus AT, ele não passava de posição sem apertar o botão do cambio e tmb não pegava sem segurar no freio, mesmo em P.

abraço.

negreirosdepaula
24/10/2012, 00:13
A PAJERO SPORT V6 nacional o tem A/T HOLD , provável que voltaram a colocar , ela é meio bruta na saída e uso bastante na garagem do prédio , feita de cimento queimado , quando chove o pouco de água que entra deixa parecendo gelo. Tudo bem que as vezes esqueço de tomar meu TARJA PRETA ( rsrsrsrs ) e saio de LADO mesmo , kkkkkk

Lendo o tópico todo ví quantas dúvidas o pessoal tem e como tantos , também as tenho.

Posso mudar de D para 3 ou até 2 para acelerar a troca de marcha que na PAJERO SPORT é um tanto lenta?

Posso usar 3 ou 2 como Freio motor em descidas ?

lógico que é usar essas trocas sem exagero de giros

Com parcimônia, pode-se trocar as marchas manualmente. Carro automático costuma passar logo de primeira para segunda. O que num aclive muito acentuado deixa o carro mais lento, pesadão. Daí não há problema se parar o carro no pé da ladeira e engrenar a primeira, por exemplo. Há carros que a primeira marcha trabalha com pressão de óleo maior no conversor de torque, se comparado com as demais marchas, justamente para auxiliar no arranque.
É recomendável reduzir a marcha num declive, pois aproveita-se o freio motor, e economiza combustível com o cut-off (quando para de injetar combustível quando o carro está descendo uma ladeira).
Aumentar a marcha repentinamente, de 1 para 3 por exemplo, não tem problema. Pois o câmbio passa gradativamente sozinho. O que não pode é fazer o inverso, isto é, reduzir de 3 para 1. Isso dá um puta desgaste nas cintas.
Parar o carro num semáforo em D, P, N, 3, 2, 1, não dá zica nenhuma na caixa.
Outra coisa, se pegar uma serra e perceber que o carro esta trocando de marcha a todo momento (de 3 para 2 e vice e versa) é recomendável engatar a mais forte. Ou seja, no caso em exemplo, deixe em 2, e acelere sem forçar o motor. Isso preserva as cintas.
E não se esqueça de trocar o óleo da caixa e filtros dentro da km recomendada.
Além da L200, tenho um omega 1993 3.0 automático que nunca fez reparo na caixa. Só troca óleo e filtros rigorosamente dentro da km indicada.

pliniodemarco
24/10/2012, 01:27
Minha Pajero é o segundo veículo que tenho com cambio AT, lembro que li que a opção "L" ou "1" no caso do cambio do meu antigo Audi, faz com que a pressão de óleo no conversor de torque seja maior, para proteger o mesmo em casos mais extremos, como manobras em garagens, subir rampas ou entradas de shopping quase na vertical, etc., no mais é a mesma coisa que sair em "D". Eu engatava o "1" enquanto esperava abrir o portão, já que aqui em casa tem uma boa rampa.
Quanto a proteção de arranque, também ache estranho na Pajero poder tirar a chave com o cambio engatado e não precisar pisar no acelerador para sair do "P" e mesmo tirar do "P" sem a chave na ignição, no Audi nada disso essa possível, mas não vejo que a segurança esteja ameaçada dessa forma.

Amatinho
26/10/2012, 05:23
E não se esqueça de trocar o óleo da caixa e filtros dentro da km recomendada.
Além da L200, tenho um omega 1993 3.0 automático que nunca fez reparo na caixa. Só troca óleo e filtros rigorosamente dentro da km indicada.



Vc faz as trocas com FLUSHING ?

Minha Pajero Sport chegou na Quilometragem indicada no manual , 40 mil Km e estou bem na duvida se faço essa troca COM ou SEM FLUSH . Não é meu primeiro carro automático , mas é a primeira vez que tenho que efetuar a troca

Glaicon
26/10/2012, 06:18
Vc faz as trocas com FLUSHING ?

Minha Pajero Sport chegou na Quilometragem indicada no manual , 40 mil Km e estou bem na duvida se faço essa troca COM ou SEM FLUSH . Não é meu primeiro carro automático , mas é a primeira vez que tenho que efetuar a troca
Quando você fala flush, está querendo dizer colocar um agente químico para soltar cracas e bôrras, esgotando em seguida o sistema, ou simplesmente fazer a troca tipo hemodiálise, colocando óleo novo por pressão, até sair todo o velho?:pensativo:
Se fôr a segunda opção, beleza, está correto. Deverá dar uns 10 litros na troca.
Precisa ver a necessidade de trocar o filtro.
Quanto à opção de soltar a sujeira por ação química, não é necessário, nem recomendável.

euclidesneto
26/10/2012, 09:13
A L200 Sport não tem filtro de óleo da caixa.

Amatinho
26/10/2012, 20:01
Quando você fala flush, está querendo dizer colocar um agente químico para soltar cracas e bôrras, esgotando em seguida o sistema, ou simplesmente fazer a troca tipo hemodiálise, colocando óleo novo por pressão, até sair todo o velho?:pensativo:
Se fôr a segunda opção, beleza, está correto. Deverá dar uns 10 litros na troca.
Precisa ver a necessidade de trocar o filtro.
Quanto à opção de soltar a sujeira por ação química, não é necessário, nem recomendável.



Olha só.... Acreditava que a troca com FLUSH , além de utilizar o equipamento para troca com pressão , usava também o DETERGENTE e vou dizer que estava com medo disso. Ando lendo e procurando informações , afinal , nunca precisei fazer essa troca e o assunto na NET é bem controverso e muita gente fala sem conhecimento .

Vou procurar uma BOA oficina especializada em ÁT para fazer a troca.

negreirosdepaula
02/11/2012, 23:36
Vc faz as trocas com FLUSHING ?

Minha Pajero Sport chegou na Quilometragem indicada no manual , 40 mil Km e estou bem na duvida se faço essa troca COM ou SEM FLUSH . Não é meu primeiro carro automático , mas é a primeira vez que tenho que efetuar a troca

Nunca precisou fazer flush. No seu caso, com apenas 40 mil km o câmbio ainda está zero!