Ver Versão Completa : Duvidas Marcha 4x4 Defender
Pessoal sou novato em 4x4 gostaria de saber quando e como usar o cambio 4x4
o meu é igual a imagem abaixo:
330409
Grato
Vfantin,
se você tiver o manual do carro, vale a leitura, pois explicará com total objetividade a função da alavanca.
Basicamente....
Bloqueio: movimentando transversalmente
movendo para o lado esquerdo "LOCK" independente da posição longitudinal, a força do motor será transmitida igualmente para ambos os eixos. Isso quer dizer, jamais use esta posição (bloqueado) em pisos firmes, somente no barro, neve, cascalho e pisos de baixa aderência. Se não seguir estas regras corre o risco de partir uma cruzeta, quebrar uma engrenagem, etc... Seu engate e desengate pode ser feito em movimento, de preferência com a embreagem acionada.
Reduzida: movimentando longitudinalmente
movendo a alavanca totalmente para frente engata-se a reduzida. Recomendo fazer este engate parado, ou para facilitar o engate faça a 1km/h, ou seja com o carro movendo-se minimamente. Desta maneira ganha-se torque, pois todas as marchas ficam "reduzidas". A 3a marcha vira primeira.. Utiliza-se a reduzida para vencer obstáculos difíceis, partir em subidas com reboques pesados, manobrar em situações complicadas, etc... Não é recomendável ultrapassar 60km/h em reduzida.
Entre a posição LOW e HIGH existe o neutro "N". Não existe função para esta posição, somente em casos de uso de equipamentos auxiliares instalados posteriormente. Quando estacionado no plano, pode-se utilizar esta posição como recurso contra roubos. Em subidas não é aconselhável deixar no neutro, pois é lei manter uma marcha engata como medida de segurança na eventual falha do freio de mão.
Boa sorte
Clemente
Bem-vindo Vfantin!!
A posição N também deve ser utilizada em caso de necessidade de rebocar o veículo ...
=)
Abraço!
Clemente, então na cidade tenho que andar sempre na
posição High(direita e para tras). ?
Exato.
Agora se pegar um mega trânsito numa rama, como a do Pacaembu as 7 da noite, pode colocar em LOW (para frente, direita). Economiza-se muita embreagem e facilita a saída, além de não precisar acelerar. Apenas preste atenção para ver se engatou. Melhor é deixar o carro rolar alguns poucos cm enquanto movimenta a alavanca, assim os dentes se "encontram" com melhor facilidade.
Manobrar em rampas também vale o uso da reduzida, ou também saídas de garagem.
Estudava na PUC e sempre achava uma vaga nas pirambeiras de Perdizes, onde poucos tinham a coragem de fazer baliza. Com o 90 era facílimo; reduzida sem acelerar e pronto. Carro na vaga com total elegância sem queimar embreagem ou acelerar.
Isso eu sinto falta no Jimny. Se engatar LOW ele logo trava o eixo dianteiro...
Abraços
Clemente
Clemente, então na cidade tenho que andar sempre na
posição High(direita e para tras). ?
henrique wamser
07/02/2012, 17:30
esquecemos de falar o básico:- Defender SEMPRE está em 4x4. não precisa acionar:concordo:
abs
Henrique
Armindo Neto
07/02/2012, 18:27
esquecemos de falar o básico:- Defender SEMPRE está em 4x4. não precisa acionar:concordo:
abs
Henrique
a defender tem traçao integral?
nao e parcial nao?
Leonel Gimenes
07/02/2012, 18:57
Na verdade "TODOS" os modelos da Land Rover possuem tração integral.
a defender tem traçao integral?
nao e parcial nao?
É integral ...
;)
... e funciona!!! rsrsrrsss
A Real Mans 4WD Track at the Maitland 4wd - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Oatn8rRd6NQ)
Videozinho legal ...
Abraço!!
Armindo Neto
07/02/2012, 22:54
O que Significa o "DIFF" na marcha 4x4 da defender?
O que Significa o "DIFF" na marcha 4x4 da defender?
DIFF LOCK é para bloquear o diferencial central. O Clemente detalhou acima sua utilização...
Isso mesmo, o Defender tem bloqueio de fábrica!!!
*Do diferencial central ...
;)
Abraço!
Um video explicando o funcionamento do DIFF LOCK
Caramori Motors BLOQUEIO DIFERENCIAL - DEFENDER - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vbwHUvLX0PI)
Armindo Neto
08/02/2012, 17:20
DIFF LOCK é para bloquear o diferencial central. O Clemente detalhou acima sua utilização...
Isso mesmo, o Defender tem bloqueio de fábrica!!!
*Do diferencial central ...
;)
Abraço!
Quando liga A Reduçao automaticamente entra o bloqueio?
mouramares
08/02/2012, 17:54
Armindo, como detalhado pelo clemente no post (2) , vc tem opção de reduzir a viatura sem bloqueio ou com bloqueio, o bloqueio somente em terrenos com pouca aderencia, o defender nao bloqueia automaticamente e sim levando a alavanca para o lado direto.
Abçs
joao
Armindo Neto
08/02/2012, 18:00
Armindo, como detalhado pelo clemente no post (2) , vc tem opção de reduzir a viatura sem bloqueio ou com bloqueio, o bloqueio somente em terrenos com pouca aderencia, o defender nao bloqueia automaticamente e sim levando a alavanca para o lado direto.
Abçs
joao
entendi
abraço
É a minha só vai em duas posições Diff ou N , ainda não conseguir colocar no L ou H
Pode estar engripado por falta de uso.
Abraços
clemente
É a minha só vai em duas posições Diff ou N , ainda não conseguir colocar no L ou H
Obrigado Clemente, Finalmente conseguir colocar na posição L (direita e para frente), ela se encontrava na posicao H , pois coloquei no N e o carro não saiu do Lugar. , Entre a Posicao H e N é pouca diferença.
Abs
marcelorfigueiredo
14/02/2012, 17:30
Boa tarde Clemente ,
Alguma razão especial para utilizar a embreagem na operação de bloqueio do diferencial ?
Você poderia me dizer qual a velocidade máxima para realizar esta operação?
Geralmente não utilizo a embreagem e faço esta operação a 30 Km/h .
Forte Abraço
Marcelo
Recomendo o uso da embreagem apenas como forma de garantir que não existirá grande diferença de rotação entre os eixos, minimizando assim o desgaste dos dentes de engate do bloqueio.
Abraços
Clemente
Boa tarde Clemente ,
Alguma razão especial para utilizar a embreagem na operação de bloqueio do diferencial ?
Você poderia me dizer qual a velocidade máxima para realizar esta operação?
Geralmente não utilizo a embreagem e faço esta operação a 30 Km/h .
Forte Abraço
Marcelo
henrique wamser
15/02/2012, 14:04
olá
no video do vvint, com a 110 subindo a rampa e ficando na "caixa de ovos", considero justo esperar que o controle de tração tivesse resolvio a parada, considerando ser uma PUMA....estou errado?:pensativo:
Acho que em "X", só bloqueado... ou não ??
*Eles têm outro vídeo mostrando o TC nessa Puma...
Interessante este vídeo sobre o uso do Defender.
http://youtu.be/OaC7S3Af7LQ
Romero 90
26/05/2013, 14:43
Olá gente!
Preciso da ajuda de vocês na minha primeira Land.
Hoje pela manha ao ligar a minha Defender 90 notei que a lampada indicadora do bloqueio do diferencial estava acesa e nao consegui apagá-la.
Mexi na alavanca do diferencial para frente, para tras, em neutro, li o manual e fiz o recomendado, andei para frente, voltei de ré e nada.
Bom...desisti e a deixei na garagem.
Alguma dica?
Obrigado
Felipepeixotogouvea
26/05/2013, 17:27
Romero acredito que voce tenha que tirar o bloqueio e andar um pouquinho para frente e um pouco para tras , para ve se desengata e então a luz apaga, tirando isso nao sei o que poderia ser esperemos algum mestre responder :p
Me desculpe romero não li com a devida atenção o seu post , você fez o procedimento que mencionei , bem espero que alguem lhe responda , não saberei responder a sua duvida
movimente a alavanca menor para a direita. direita desbloqueia o diferencial, pode ser que alguém tenha mexido nela e empurrou ela para a esquerda.
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