Conectar

Ver Versão Completa : Duvidas Marcha 4x4 Defender

vfantin
31/01/2012, 11:17
Pessoal sou novato em 4x4 gostaria de saber quando e como usar o cambio 4x4
o meu é igual a imagem abaixo:
330409

Grato

CGAUER
31/01/2012, 11:46
Vfantin,

se você tiver o manual do carro, vale a leitura, pois explicará com total objetividade a função da alavanca.

Basicamente....

Bloqueio: movimentando transversalmente

movendo para o lado esquerdo "LOCK" independente da posição longitudinal, a força do motor será transmitida igualmente para ambos os eixos. Isso quer dizer, jamais use esta posição (bloqueado) em pisos firmes, somente no barro, neve, cascalho e pisos de baixa aderência. Se não seguir estas regras corre o risco de partir uma cruzeta, quebrar uma engrenagem, etc... Seu engate e desengate pode ser feito em movimento, de preferência com a embreagem acionada.

Reduzida: movimentando longitudinalmente

movendo a alavanca totalmente para frente engata-se a reduzida. Recomendo fazer este engate parado, ou para facilitar o engate faça a 1km/h, ou seja com o carro movendo-se minimamente. Desta maneira ganha-se torque, pois todas as marchas ficam "reduzidas". A 3a marcha vira primeira.. Utiliza-se a reduzida para vencer obstáculos difíceis, partir em subidas com reboques pesados, manobrar em situações complicadas, etc... Não é recomendável ultrapassar 60km/h em reduzida.

Entre a posição LOW e HIGH existe o neutro "N". Não existe função para esta posição, somente em casos de uso de equipamentos auxiliares instalados posteriormente. Quando estacionado no plano, pode-se utilizar esta posição como recurso contra roubos. Em subidas não é aconselhável deixar no neutro, pois é lei manter uma marcha engata como medida de segurança na eventual falha do freio de mão.

Boa sorte

Clemente

vwinit
31/01/2012, 12:54
Bem-vindo Vfantin!!

A posição N também deve ser utilizada em caso de necessidade de rebocar o veículo ...
=)

Abraço!

vfantin
07/02/2012, 13:49