PDA

Ver Versão Completa : Hilux SW4 - Motor Fundido



Aidil
07/07/2005, 01:34
Caros Amigos,

Sou novo por aqui e gostaria de obter informações sobre o seguinte:

Há um ano e meio comprei uma Hilux SW4 ano 1996 modelo 1997, à epoca com 144.000. Atualmente ela está com 162.000. O antigo proprietário fez todas as revisões periódicas na autirizada ou seja, o carro é de excelente procedência (até por isso o adquirí). Também continuei com as manutenções preventivas conforme reza o manual do proprietário. Inexplicavelmente, a pouco mais de um mês, notei que o carro começou a baixar o nível do óleo lubrificante, apesar de não haver nenhum vazamento. Levei-o à concessionária e a um mecânico conhecido (ex funcionário da autorizada) e diagnosticaram que o motor está fundido. O que os leva a crêr que seja isso é o fato da existencia de grande refluxo de gases, observado pela retirada pela tampa do motor com este em funcionamento, (a tampa é a que serve para alimentação do óleo lubrificante) e também pelo mangote que sai do cabeçote do motor para o turbo. Num jargão dos mecas da região é o que eles chamam de "fumando para cima". O mais incrível é que o motor nao apresenta nenhum outro sintoma de que esteja "batido", ou seja, não notei perda de potência, tampouco excesso de fumaça e vestígio de óleo no escapamento. Daí a minha dúvida já que um dos pontes fortes desse veículo é exatamente a durabilidade do seu motor.
Diante do seu histórico de manutenção, utilização quase que exclusivamente na cidade e da baixa kilometragem ainda nao estou totalmente convecido do diagnótico que me foi apresentado.
Algém já viu algo parecido? Qual o diagnóstico e solução?

P.S. Já fiz contatao com o SAC da Toyota mas não obtive nenhuma informação, apenas me orientaram a procurar a autorizada daqui e isso eu já havia feito.

De já agradeço que puder me repassar alguma orientação.

Aidil

_portela
07/07/2005, 10:10
Aidir,

Primeira coisa...Quanto de óleo está baixando por 1000km?

Espero que não seja mais um 1KZ-TE com problemas... :?

Abraço,

Telmo Petrucci
07/07/2005, 12:49
Não quero ser chato, mas nem sempre os carimbos de concessionária do manual significam manutenção em dia!!!Por aqui já ouvi muito falar que a maioria dos funcionários de concessionária, com qualquer R$ 50,00 providencia essas carimbadas!!!!!!!

_portela
07/07/2005, 14:21
Petrucci,

Até acredito. Mas, ao menos, com os carimbos você pode recorrer numa situação destas...Afinal de contas este motor ainda está uma criança.

É verdade também que os carimbos, se verdadeiros, até garantem que tudo foi feito direitinho, mas não garantem a forma de condução da viatura que, para o caso de motores a Diesel, é crucial para a sua vida útil.

Abraço

Aidil
07/07/2005, 15:24
Portela,

Estou fazendo esta medição agora, daqui a alguns dias terei uma idéia. O motor é este mesmo que você indicou, porque? Já ouvistes outros casos semelhantes? Quanto ao uso anterior do veículo, eu conheço o seu antigo dono e sei como o carro foi bem tratado esse tempo todo, daí a minha surpresa pois se o carro tivesse sido usado de forma inadequada ou mesmo severa, aí estaria tudo bem. O problema é que não foi, daí não ter uma causa aparente para o problema.

Aidil

_portela
07/07/2005, 15:43
Aidil,

Infelizmente, este motor já está ficando conhecido por problemas no cabeçote...Tem alguns casos aqui no forum e muitos na internet.
Dá uma pesquisada por cabeçote ou 1KZ-T por aqui que você vai ver.

Quanto ao uso, sugeri, pois as vezes a gente sem querer usa a viatura severamente sem saber...Mesmo que a manutenção esteja rigorosamente em dia o tipo de uso acaba por condenar e isto pode se dar em coisas simples, tipo dirigir em rotações elevadas ou por períodos curtos, por exemplo...

Contudo, não faça nada precipitadamente. Já que não notou nada de perda de performance, óleo em escapamento, barulho e outras M...a mais, a primeira coisa que você tem que fazer é quantificar quanto de óleo está sendo consumido a cada 1000km.

Uma certa fumaça existe, claro. O que não pode é fumaçar em demasia na área da tampa das válvulas.

Este motor tem válvula PCV (ventilação na tampa de válvulas) e EGR (recirculação e gases)????
Veja se estão OK, aplicando vácuo nas mesmas e vendo se a rotação do motor cai ou mesmo apaga...

Você viu a tal fumaça? É muita? É pouca? É que cor? Sai exatamente de onde?

A junta do cabeçote está OK?

Ela tem intercooler? Não lembro e tô com preguiça de pesquisar. Se positivo, ele está limpo?

Tem um monte de pergutnas e observações a serem feitas antes de pensar em mexer numa máquina destas...

Abraço,

Luca
07/07/2005, 15:54
Aidil,

Vai no caminho do Portela. O tópico do qual ele fala é http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6986&highlight= .
Aproveite e peça pro seu meca medir a compressão dos cilindros, também. E vai contando prá gente o desenrolar da história.
[]´s

Aidil
07/07/2005, 23:57
Alguém sabe informar o desfecho do caso relatado pelo Maka? :?: :?:

_portela
08/07/2005, 16:00
Alguém sabe informar o desfecho do caso relatado pelo Maka?


Pois é...Acabei de reler o tópico e não encontrei o desfecho...

Abraço,

_portela
08/07/2005, 22:27
Aidil,

Estava na estrada a pouco e vim pensando numa coisa bem besta que pode provocar um aparente consumo de óleo e uma certa fumaça...É o aumento da pressão no carter devido a este estar no nível máximo de óleo. Isto é bastante comum nos Defender...

Sei lá. É só mais uma para ficar de olho...

Abraço

Aidil
09/07/2005, 16:47
Portela,

Amanhão eu vou pegar a estrada em uma pequena viagem (+- 350 KM). Vai ser uma boa oportunidade para observar os itens por voce recomendados.

Abraço e obrigado pela força.

Aidil

_portela
09/07/2005, 21:12
Aidil,

:arrow: Primeira coisa antes de ligar o carro para viajar. Veja onde está o nível de óleo na vareta;
:arrow: Depois quando você chegar aonde vai, ainda com o carro quente e ligado retire a tampa de abastecimento de óleo lubrificante, veja a quantidade de fumaça na tampa das válvulas e tente identificar se ela sai sai pelas válvulas ou é lateral;
:arrow: Tente quantificar a fumaça. O certo é não ter uma grande "baforada". Pode até ter fumaça mas não pode ficar soprando em quantidade saindo de baixo, vindo da câmara de compressão.

Caso o nível do óleo não esteja lá em cima (MAX da vareta a frio) e ainda assim você perceber fumaça em uma certa quantidade saindo de baixo...Pode ser, veja bem, pode ser que alguns anéis estejam dando sinal de fim de vida. Parta para a dica do Luca...Vá uma oficna e peça para medir a compressão dos cilindros, que não deve diferir muito de um para outro, ou seja,o que mais interessa nãó é o valor da compressão em si, mas a relação entre os valores de cada cilindro.

Se o nível do óleo estiver no nível MAX da vareta (a frio), experimenta dar uma baixada entre 300 e 500ml (para ficar entre MEIO e MAX) e faz todas as observações novamente.

Este é o básico para saber se a bicha tá realmente "fumando para cima".

Como ela tem histórico. Você me parece cuidadoso, criterioso e não notou fumaça, nem perda de rendimento e tão pouco um certo barulho de "soprar ventilador de frente" saindo do motor...Na pior das hipóteses, olha lá, pior das hipóteses, sem ver o carro, a minha opinião é que é algum anel. Nada demais.

Grande abraço, boa viagem e boa sorte :concordo:

Aidil
22/10/2005, 19:28
Caros amigos,

Os mecas aqui da cidade estavam com a razão. Prá ser direto, tive que fazer o motor do carro.

Obrigado atodos pelas dicas.

Aidil

Luca
22/10/2005, 19:54
...tive que fazer o motor do carro...
Aidil,
E o que exatamente tava acontecendo? Por que tava "fumando prá cima"? O que causou o defeito? Me desculpe, mas prá mim num tá claro, se o motor do seu carro é 3,0 turbo original (já vem com defeito de fábrica :( ) ou 2,8 turbinado (parece interminável :D ).
[]´s

_portela
22/10/2005, 22:24
Aidil,

Boa sorte com o CTI, mas deixa essa de ser direto para lá e dá umas voltas na história para a gente. Esclarece aí a que conclusão chegaram...

[]s

Aidil
23/10/2005, 10:48
Olá a todos,

Bom, "fumando prá cima" pelo fato de as camisas já apresentarem um desgaste excessivo o que provocava fuga de compressão. Segundo avaliação do mecânico, o desgaste prematuro se deveu ao fato de o filtro de ar estar furado com a consequente admissão de ar com partículas sólidas e abrasivas.
Fiz o procedimento recomendado pelo fabricante, ou seja, corte na camisa, diâmetro 0,50, com instalação de pistões novos, aneis de seguimento e todo o resto.
Luca, o motor é o 3.0 mesmo.
Em resumo, foi isso.

Grande abraço,


Aidil

Aidil
23/10/2005, 10:49
Portela,

O que é CTI mesmo?

Aidil

Luca
23/10/2005, 11:54
... o desgaste prematuro se deveu ao fato de o filtro de ar estar furado...
Pô! Filtro furado? Bom, neste caso num tem Toyota que aguente. Lamento pelo seu prejú :( .
[]´s

_portela
23/10/2005, 17:28
É...Não dá para facilitar nem um pouquinho com filtros e lubrificantes...

Mas agora ela já está pronta para zilhões de km novamente..Que bom :D

CTI (Centro e Terapia Intensiva)...

[]s

Dlima
01/11/2005, 10:54
Aí Gente,
Estou com problemas no cabeçote da minha SW, o dito trincou e está dando passagem de água, será que soldando o trincado do mesmo seria interessante? Isso é claro que seria para diminuir os custos pois um cabeçote novo está a bagatela de R$ 9.500,00(nove mil e quinhentos reais) na concessionária, isso sem contar a mão de obra.
alguémpelamordedeusmedáumamãozinha?

andrecneto
05/11/2005, 17:28
Perae....!!!

Só pra ver se eu entendi: era um motor com 160mil que falaram que fundiu por que havia óleo no tubo que vai do turbo pra admissão???? É isso????? E fundiu??????? Fez o motor???

Aidil, fizeram maudade com vc cara. Se isso for fundir, tem umas 5 hilux aqui com o motor fundido. Todos que eu conheço com hilux tem esse mesmo consumo de óleo e esta presença de óleo nos tubos de pressão.

Eu quero saber direito isso! Deu medo agora!

Me escrareçam???????

Abraços à todos,
andré

alyssonide
06/11/2005, 21:41
Perae....!!!

Só pra ver se eu entendi: era um motor com 160mil que falaram que fundiu por que havia óleo no tubo que vai do turbo pra admissão???? É isso????? E fundiu??????? Fez o motor???

Aidil, fizeram maudade com vc cara. Se isso for fundir, tem umas 5 hilux aqui com o motor fundido. Todos que eu conheço com hilux tem esse mesmo consumo de óleo e esta presença de óleo nos tubos de pressão.

Eu quero saber direito isso! Deu medo agora!

Me escrareçam???????

Abraços à todos,
andré

alyssonide
06/11/2005, 21:49
André, tudo bem???

Gostaria de saber qual o consumo de oléo lubrificante considerado normal para uma Hiluz turbinada??? E sem turbo???

Abs.


Alysson

Dlima
06/11/2005, 22:02
Aí gente
Na verdade a Hilux 2.8 SR5 que é a que eu tb tenho, nunca teve problema algum. Entretanto o Jeepão SW4, que tem o motor 3.0, turbo, esse sim, tem no seu cabeçote o ponto fraco desse carrão, infelizmente. Com a 2.8 já viajei vários "mis" km e sem problema algum. Já a sw, tenho muito que falar.
Agora mesmo estou com ela parada por causa do seu cabeçote. Estou tentando negociar um cabeçote usado. Fazer o que?
Jeepeiro

Luiz Antonio
06/11/2005, 22:39
Dlima,
Tbm. tenho uma sw4, mas com o motor 2.8 o mesmo da sua CD, me diz uma coisa e qto. ao desempenho vc acha muito diferente ? e 3.0 anda muito mais que a 2.8, que justifique o risco que o motor oferece ?

[]'s :pensativo:

beni-rj
06/11/2005, 23:20
Gente

Que desculpa mais esfarrapada essa de motor fundido com 160 mil km por causa de furo no filtro de ar.

Nem se o cara morasse no Saara!

Também, gostaria de saber, qual o consumo normal de óleo dos motores 2.8 e 3.0 .

Se não me engano já li qualquer coisa como consumo máximo aceitável de 1,5 l a cada 1000 km. O

que acho um consumo muito alto para a potência desses motores. Não a chei nada nos manuais.

Alguém pode esclarecer citando a fonte?

[]s toyoteiros

andrecneto
07/11/2005, 09:34
Senhores,

A minha está turbinada há uns 10 meses, acho, consome algo como 1 litro a cada 5 mil km. Segundo o mecânico que trabalha nela, que nasceu no meio de toyota...conhece bastante, é super normal, está até bom demais.

Esse óleo na tubulação de pressão tem na minha, e muito e, o mecânico nem dá bola.

abraço,
andré

Dlima
07/11/2005, 18:07
Dlima,
Tbm. tenho uma sw4, mas com o motor 2.8 o mesmo da sua CD, me diz uma coisa e qto. ao desempenho vc acha muito diferente ? e 3.0 anda muito mais que a 2.8, que justifique o risco que o motor oferece ?

[]'s :pensativo:
Meu caro,
É diferente. A 3.0 tem o desempenho bem melhor que a 2.8, é claro. Agora, daí a justificar esta relação de risco é meio estranho. Quando comprei a sw4, não sabia desses pequenos(?) percalços. Sou proprietário de toyota há cinco anos, nunca tive sequer um parafuso quebrado nesta minha SR5 2.8.
Na minha avaliação, o proprietário anterior devia andar com o pé bem fundo, já "amaciando" o cabeçote. Estas coisas a gente não tem como avaliar, quando a comprei, levei em dois mecânicos e ambos avaliaram que a viatura estava perfeita. E aí?
Espero ter respondido sua pergunta.

SW4 NEGONA
17/06/2010, 22:37
Senhores,

A minha está turbinada há uns 10 meses, acho, consome algo como 1 litro a cada 5 mil km. Segundo o mecânico que trabalha nela, que nasceu no meio de toyota...conhece bastante, é super normal, está até bom demais.

Esse óleo na tubulação de pressão tem na minha, e muito e, o mecânico nem dá bola.

abraço,
andré



8-) MAS AFINAL GENTE, depois de tanto tempo, alguém sabe dizer qual a causa deste óleo subir para o cabeçote, a ponto de lambusar tudo ?!?!? :pensativo:

Forte abraço

mrl_sp
09/04/2019, 17:46
boa noite alguem sabe informar onde encontro distribuidor da hylux sw4 1994 2.4 gasolina motor 22RE?