Conectar

Ver Versão Completa : Câmbio 4 marchas não engata tração

Ricardo Piovan
30/01/2012, 10:26
Fala pessoal, blz ?

Tenho no meu Willys Cambio + T-Case da Toyota Bandeirantes. É o 4 marchas sincronizado (aquele com opção de 4x2 reduzida). Nesse sábado, no meio da trilha, a tração escapou e não consegui mais engata-la. O engraçado é que a alavanca está normal, engatando como se tivesse funcionando, só que o cardã dianteiro não é acionado. Porém, quando engato 4x2 reduzido, ele funciona normalmente.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo ???

Abraços

junior888
30/01/2012, 13:08
Pera pera...como assim...da pra engatar a reduzida sem engatar o 4x4????????

Ricardo Piovan
30/01/2012, 14:05
Dá sim. Puxa pra trás engata a tração, empurra pra direita engata a reduzida com 4x4 e empurra pra frente engata 4x2 reduzida.

Eu não sei se é o cambio da pick up Bandeirantes, porque um dos amigos do jipe clube tem uma pick up Bandeirantes e ela tem a mesma função de 4x2 reduzida.

E com relação ao problema, tem uma sugestão ??? To achando que pode ter sido o garfo da tração.

Abraço

Dimasi
30/01/2012, 18:16
Essa eu não conhecia....

Ricardo Piovan
30/01/2012, 18:22
kkkkkkk aqui é o tópico das Band ou não !!!??????? kkkkkkkk

Brincadeiras a parte, alguém tem uma sugestão ??

Abraços

Glauco mendes
30/01/2012, 21:09
Pessoal isso geralmente ocorre devido a estar sem o guia da alavanca da tração, Ricardo da uma conferida neste item.........

Abs...

junior888
31/01/2012, 00:14
Olha, nao sei o que pode ser, mas tenta dar uma olhada no garfo...
Mas olha....essa T-case nao é de bandeirante nao... Ou fizeram alguma coisa nela pra poder engatar a reduzida em 4x2.

Ricardo Piovan
31/01/2012, 09:41
Fala Glauco, blz ?

Vc acha que não está mais engatando pela falta do guia, ou que engata o 4x2 reduzida pela falta deste ?

Junior, é de Band sim, pois tirei de uma Band capotada. Além disso, a pick up Band do meu amigo aqui do jipe clube tem a mesma função da minha .....

Abs

Guiga Tostes
31/01/2012, 11:21
Mas olha....essa T-case nao é de bandeirante nao... Ou fizeram alguma coisa nela pra poder engatar a reduzida em 4x2.

Amigos, é possível sim engatar 4x2 reduzido na Band de duas formas, a mais comum é com as roda livre "desligadas"(posição 4x2 ou free) e a segunda forma, mesmo com as roda livre na posição 4x4 basta retrabalhar a guia/batente da alavanca da tração (citada pelo Glauco) para que permita o engate da reduzida em 4x2.

Esta solução é bastante adotada para veiculos que tem bloqueio na dianteira e em algumas situações de trilha, como manobras em espaços pequenos e curvas muito fechadas, precisam da segurança e maior controle da reduzida porém precisam estar em 4x2 para ter maior esterçamento e facilidade na manobra.

Ricardo,

se ela está engatando 4x2 reduzido e não o 4x4, estando a roda livre na posição 4x4 ou lock, aposto o problema pode estar na regulagem do braço de acionamento que é movimentado pela alavanca, este braço tem um terminal na extremidade que regula o curso, por isso pode ser que esteja frouxo ou solto e por isso vc não consegue engatar 4x4H ou 4x4L que estão no curso maior da alavanca e somente 4x2H e 4x2L que estão praticamente na posição de repouso da alavanca. :concordo:

Abrs

junior888
31/01/2012, 11:23
Fala Glauco, blz ?

Vc acha que não está mais engatando pela falta do guia, ou que engata o 4x2 reduzida pela falta deste ?

Junior, é de Band sim, pois tirei de uma Band capotada. Além disso, a pick up Band do meu amigo aqui do jipe clube tem a mesma função da minha .....

Abs
Estranho, nunca tinha ouvido falar nesse tipo de t-case da band, a minha é pickup e nao tem isso, hehe, que ano é a band do seu amigo?? e que ano era a band que vc tirou a t-case?
Abraço

junior888
31/01/2012, 11:32
Amigos, é possível sim engatar 4x2 reduzido na Band de duas formas, a mais comum é com as roda livre "desligadas"(posição 4x2 ou free) e a segunda forma, mesmo com as roda livre na posição 4x4 basta retrabalhar a guia/batente da alavanca da tração (citada pelo Glauco) para que permita o engate da reduzida em 4x2.

Esta solução é bastante adotada para veiculos que tem bloqueio na dianteira e em algumas situações de trilha, como manobras em espaços pequenos e curvas muito fechadas, precisam da segurança e maior controle da reduzida porém precisam estar em 4x2 para ter maior esterçamento e facilidade na manobra.

Ricardo,

se ela está engatando 4x2 reduzido e não o 4x4, estando a roda livre na posição 4x4 ou lock, aposto o problema pode estar na regulagem do braço de acionamento que é movimentado pela alavanca, este braço tem um terminal na extremidade que regula o curso, por isso pode ser que esteja frouxo ou solto e por isso vc não consegue engatar 4x4H ou 4x4L que estão no curso maior da alavanca e somente 4x2H e 4x2L que estão praticamente na posição de repouso da alavanca. :concordo:

Abrs
Opa...valeu pela explicação, vc postou alguns minutos antes que eu, nao fiz hora ler o seu post, mas agora entendi.
Abraço.

Ricardo Piovan
31/01/2012, 11:36
A que eu tirei o cambio eu não sei te falar, mas que me lembro era das últimas com cambio 4 marchas sincronizado.

A do meu amigo vou perguntar pra ele qual o ano, mas sei que ela tá original, com cambio 4 marchas sincronizado e motor 608.

Abraço

Sergio c
02/09/2013, 20:06
Essa eu nao conhecia, mas seria possível cortando parte daquele dente da chapa que regula o acionamento, chapa mostrada pelo nosso colega Glauco, achei até interessante a idéia kkkkkkkk

lukas daneu
04/09/2013, 19:50
PO incrível que pareça a minha também faz a mesma funcão 4x2 reduzida. quando tive problema na caixa de redução e não sabia o que era, tirei o acionamento das rodas e coloquei a alavanca no reduzido e ele ficou com muita força, ai percebi que ela reduzia sem o acionamento das rodas livre.

junior888
04/09/2013, 22:51
PO incrível que pareça a minha também faz a mesma funcão 4x2 reduzida. quando tive problema na caixa de redução e não sabia o que era, tirei o acionamento das rodas e coloquei a alavanca no reduzido e ele ficou com muita força, ai percebi que ela reduzia sem o acionamento das rodas livre.
Mas todo 4x4 aciona a reduzida mesmo com as rodas livres desligadas. A roda livre só server para quando o 4x4 está desengatado o diferencial dianteiro não ficar girando por nada...