PDA

Ver Versão Completa : Estropo improvisado



Eduardo Velo
13/10/2003, 15:24
Fomos pra trilha sábado e não sabíamos que o negócio no Sertãozinho tava tão feio , não levei meu estropo e acabamos improvisando pra poder me puxar pra tras , no lodo no rio , com tudo encostado no fundo . Por sorte tinha um amigo com CJ com guincho Warn 9000 que acabou me tirando do sufoco , meu Work 12000# não conseguiu puxar ele pra frente com o parachoque encostado no barranco e os pneus afundando cada vez mais , vou ter que trocar a bateria e o alternador pra poder usar o guincho com se deve , aceito sugestões , qqer que seja ...

[]s com estropo improvisado e guincho pra trabalhos leves por enqto ...

EduardoLang
13/10/2003, 17:02
All,


Desculpem minha ignorância no assunto, mas o que é um estropo ? ? ? ?

Mesmo vendo a foto, não entendi a utilidade ? ? ?


sds

Eduardo Velo
13/10/2003, 19:01
Xará , estropo é um cabo de aço ou corda com alça nas pontas para prender com manilha ou gancho na traseira de um jipe pra puxar outro ou num pto de ancoragem pra segurar um jipe guinchando outro .
Estropos de cabo de aço são os mais usados , pq corda ou similar estica e acaba rompendo dependendo do esforço .
No nosso caso , estava com meu Engesa afundando num rio com um CJ com guincho pra puxar , não tínhamos estropo de cabo de aço e os de corda não davam conta da ancoragem , aí passei o cabo do guincho pra traz , travando com grampo e usando uma manilha , o CJ ancorou o guincho numa árvore e usando simultaneo guincho e tração puxou o Engesa pra tras , ainda bem que já estava com o dif. traseiro livre e calçado graças ao hi-lifit ...

[]s esperando ter esclarecido ...

Polvora
13/10/2003, 19:04
Fala Edu tudo beleza ?

Eu entendi tudo, mas você não tem uma foto para ilustrar ?

Até mais.

Eduardo Velo
13/10/2003, 19:28
Celso e Xará , esse é um estropo de 40 cm usado para pegar na bola do engate (ou em local ruim por bx da viatura) com o gancho do guincho , o estropo vc faz de vária medidas para usar conforme nescessário ...

[]s estropados ...

Giovani
14/10/2003, 01:01
...acabamos improvisando pra poder me puxar pra tras , no lodo no rio , com tudo encostado no fundo ... meu Work 12000# não conseguiu puxar ele pra frente com o parachoque encostado no barranco...


:D Grande Eduardo!!!

:D Não são poucas as vezes em que é preciso puxar para trás... Bom seria ter um guincho na traseira... Mas como ter um na dianteira já é luxo, faça como eu, guincho de roda!!!! :wink: Uma vez eu vi na 4x4&Cia a idéia da coisa. Depois de passar umas 3 vezes por uma situação semelhante à sua (sem ter outro Jeep por perto), fiz o meu guincho! :wink:
[]'s

EduardoLang
14/10/2003, 09:24
E como é que vc fez isso????

Tô sem entender nada ! ! ! ! !

Giovani
14/10/2003, 17:25
E como é que vc fez isso????

Tô sem entender nada ! ! ! ! !

:D Fala Eduardo!!!

:D Péra aí que vou scanear a revista... :wink:
[]'s

Giovani
14/10/2003, 18:36
:D Salve Galera!!!

:D Aqui estão o guincho e a matéria completa, retirada da 4x4&Cia., de quando ainda era uma boa revista... :wink:
[]'s

Eduardo Velo
14/10/2003, 18:56
Valeu Giovanni , fácil de fazer e de usar ...
Só que tem que ter o cabo , que pode até ser o do guincho . Vc já usou essa gambi pra sair de uma parada indigesta ???

Sempre que vou pra trilha , procuro cia de um Engesa , Band ou CJ , pra 1 poder tirar o outro do esquisito , e sempre levamos estropo , só que dessa vez ficou na garagem e esqueci , acabei sentindo muito a sua falta , fui só eu e um amigo de CJ e ele tbm não tinha .
Vou deixar preso no parachoque assim não esqueço mais ...

[]s e grato pela dica ...

EduardoLang
14/10/2003, 19:27
Tudo bem Edu,

Mas fica ainda minha dúvida quanto a real necessidade de se usar esta ferramenta (estropo) ou não, pois todo guincho tem um cabo de aço com gancho, não é??? Então, caso o CJ já tenha ponto de ancoragem na frente ou atrás, tá resolvido não é ? ? ? ? ? Caso haja necessidade de patesca, a mesma coisa. Ou estou enganado????? No seu caso. Não seria possível de prender nos furos do para choque????


sds

Giovani
14/10/2003, 19:39
Valeu Giovanni , fácil de fazer e de usar ...
Só que tem que ter o cabo , que pode até ser o do guincho . Vc já usou essa gambi pra sair de uma parada indigesta ???

:D Grande Eduardo!!!!

:D Pra ver como são as coisas... Nunca precisei! :lol: :lol: :lol:
:D Antes de ter esse "guincho", eu fazia trilhas sozinho, só com meu Jeep... Depois de ficar "enroscado" 5 horas numa vala, fiz o guincho. Mas depois disso, também passei a fazer trilhas com pelo menos + 2 jipes... Então sempre era mais fácil outro puxar... :wink:
:D Fiz alguns testes de "garagem" com ele, e o princípio da coisa é correto, ou melhor, não tem erro!!! :wink: Quando saio para "procurar" as encrencas, sempre levo ele... Nunca se sabe... :wink:
[]'s

dtabone
14/10/2003, 21:57
Grande Giovani,

Baixei a matéria que vc anexou e acabei ficando com uma dúvida:

esse "guincho" não força demais a ponta de eixo?

Giovani
14/10/2003, 23:24
Baixei a matéria que vc anexou e acabei ficando com uma dúvida:
esse "guincho" não força demais a ponta de eixo?

:D Fala Dtabone!!

:D Não força... Como é usado com patesca, a força é distribuida uniformemente para as 2 pontas de eixo. Dependendo da situação, vc força muito mais a ponta eixo patinando e dando trancos, do que usando esse guincho. Vc deve engatar uma ré reduzida e acelerar devagar, apenas o suficiente para que o motor não apague, o resto ele faz sozinho e sem forçar... Não dê trancos ou acelere em demasia, senão quebra mesmo! :roll:
[]'s

Eduardo Velo
14/10/2003, 23:34
Tudo bem Edu,

Mas fica ainda minha dúvida quanto a real necessidade de se usar esta ferramenta (estropo) ou não, pois todo guincho tem um cabo de aço com gancho, não é??? Então, caso o CJ já tenha ponto de ancoragem na frente ou atrás, tá resolvido não é ? ? ? ? ? Caso haja necessidade de patesca, a mesma coisa. Ou estou enganado????? No seu caso. Não seria possível de prender nos furos do para choque????


Xará , imagine a seguinte situação :
1 jipe atolado e outro tentado tirá-lo do atoleiro com um guincho , aí o que está tentando tirar começa a patinar , com as rodas freadas , pra junto do atolado sem que esse se mexa . Como vc pode evitar isso ? procura um pto de ancoragem (arvore) coloca um ESTROPO abraçando esse pto de ancoragem pra segurar o jipe (na bola do engate por ex.) e começa a guinchar novamente . O que está guinchando não vai mais derrapar e começa a puxar o ginchado , sem um estrropo pra segurar o que está guinchando vc não consegue destolar o que foi guinchado .

Ficou meio complicado , mas é isso , se alguém tiver didática , manda bala ...

[]s aguardando pra fazermos uma trilha juntos , com estropo é claro ...

Giovani
14/10/2003, 23:59
Ficou meio complicado , mas é isso , se alguém tiver didática , manda bala ...

:D Grande Eduardo!!!

:D Simplificando... Se vc usar a cinta que, obrigatóriamente, deve estar no seu Jeep, dá na mesma! :wink:
:D Existem umas cintas bem curtas e reforçadas, com 1 ou 1,5 metros, próprias para esse fim. Cabos de aço ou correntes, são "anti-ecológicos", pois detonam as árvores... :wink: :P
[]'s estropiados... :lol:

Eduardo Chaves
15/10/2003, 14:45
Ô xará...

Depois da sua explicação, consegui tb entender como funciona, mas... :roll:

Sou a favor do Giovani, neste caso o ideal mesmo é utilizar a própria cinta ou ter uma curta para este fim, afinal: Jipeiro defende a natureza !!! :wink:

[]'s e troca seu estropo... :lol:

Eduardo Velo
15/10/2003, 19:12
Galera , usamos a cinta , que sempre está no jipe , mas a danada não aguentou , pusemos uma de 2Ton. dobrada , mas estourou na alça , fizemos nova alça com nó e estourou novamente , pusemos cordas de nilon dobradas e só esticavam , aí apelamos , abraçamos a árvore com a cinta dando várias voltas e colocamos o cabo do guincho do jipe nessa cinta , que não estourou mais pq estava com muitas voltas , o estropo improvisado pegando da traseira da Engesa na traseira do jipe e aí foi só usar guincho mais trtação e pronto ...
Já estamos providenciando novas cintas , pra aguentar o tranco de verdade , assim que tiver informações posto aqui ...

[]s sempre usando cinta , mas não dispensando cabos ...

monge
19/10/2003, 17:54
Fala Gente... :D

Eduardo, usando o exemplo que vc deu de ancorar o jeep na arvore, um amigo já perdeu a frente do jeep dele quando tentava desatolar uma toyotasauro... :D

ao invés da toyota sair do atoleiro, ela levou o parachoque, guincho, e mais uns pedaços do jeep desse meu amigo. :D :D :D :D

E já vi uma situação em que o ancorado era um samurai ou vitara sei lá... ao esticar os cabos, o suzukinho simplesmente levantou as rodinhas e girou no eixo do cabo, parando tombado.... :D :D :D :D

O rebocado era um CJ... :D

Temos que ficar atentos a este tipo de ajuda ancorada.... :shock:

[]'s

Eugênio

Giovani
19/10/2003, 19:26
Temos que ficar atentos a este tipo de ajuda ancorada.... :shock:

:D Salve Galera!!!

:D Quando dá para fazer, o ideal seria escorar o jeep numa árvore, com o pára-choque dianteiro, para então puxar... O jeep fica atrás da árvore, calçado pela frente mesmo... :wink:
:D Se a ancoragem na traseira fôr muito praticada, um CJ-5 pode virar um Bernardão... :lol: :lol: :lol:
[]'s

Eduardo Velo
20/10/2003, 10:40
Galera , faço trilhas ha algum tempo e já passei por n situações complicadas pra tirar os sauros da vida atolados , tombados , caido em barranco (esse é bem complicado) e sei dos limites pra bricadeira não virar uma tragédia , carregar o hi-lifit e cintas é primordial , a gente apela pra cabo qdo a situação exige , mas com muito cuidado pq todos sabem que cabo de aço é bem perigoso ...

[]s e até ...

Edu

20/10/2003, 13:17
Fala Gente... :D

Eduardo, usando o exemplo que vc deu de ancorar o jeep na arvore, um amigo já perdeu a frente do jeep dele quando tentava desatolar uma toyotasauro... :D

ao invés da toyota sair do atoleiro, ela levou o parachoque, guincho, e mais uns pedaços do jeep desse meu amigo. :D :D :D :D

E já vi uma situação em que o ancorado era um samurai ou vitara sei lá... ao esticar os cabos, o suzukinho simplesmente levantou as rodinhas e girou no eixo do cabo, parando tombado.... :D :D :D :D

O rebocado era um CJ... :D

Temos que ficar atentos a este tipo de ajuda ancorada.... :shock:

[]'s

Eugênio

Anotem ai, quando chegar meu compacto 12.000, o Rapadura so vai usar o guincho para tirar outros Samurais e Vitaras. Se vir uma toyotassauro ou um Land Rover vou passar é longe. Eu hein! =)

NeRo
11/01/2004, 11:43
Anotem ai, quando chegar meu compacto 12.000, o Rapadura so vai usar o guincho para tirar outros Samurais e Vitaras. Se vir uma toyotassauro ou um Land Rover vou passar é longe. Eu hein! =)

Oi Osvaldo...

Pode ser uma pergunta imbecil, mas usando patescas e ancoragens (claro que dependendo dos ângulos possívels) você, com esse guincho, não poderia desatolar qualquer "Sauro".

Sácumé! Eu tenho um Engessauro e posso precisar de você um dia :-D

[]s

Tatão
05/10/2004, 17:56
faz muita diferença o alternador e bateria??
se o motor tiver funcionando e o alternador for bem valentão, faz diferença no guincho??
eu ainda ñ tenho guincho mas
faço essa pergunta pois vejo muito jipe adaptado com alernadores q ñ dao mais q 45A de pico, eu como sou eletrecista enrolei meu alternador "turbinado", ele chega a dar ate 135A e mantem por qalqer tempo essa carga a 3000RPM, até assobia...se alguem precisar de dicas dessa area, pode contar comigo... :wink:

Claudio
05/10/2004, 18:30
Giovanni,
essa guincho de roda é 10! Isso com patesca deve mesmo quebrar um galhão! Valeu!

All,
realmente, se espera e o bom senso em geral manda que um carro mais pesado puxe um mais leve ou que o guincho sozinho consiga retirar o carro da encreca... Mas sabemos que não é bem assim que acontece na trilha real! Aí, qdo aperta, vale até ancorar o jipe no pescoço da vaca que tá pastando no sítio ao lado... :D :D Mas tudo com muito cuidado e bom senso!

Autognv,
pro seu alternador turbinado não faz muita diferença não, mas pros reles mortais, quando o enrosco é demorado, acaba-se puxando muita carga, além de, muitas vezes, provocar aquecimento no motor do jeep por ficar parado girando... O que se faz, quando se tem um guincho muito potente e não se é eletrecista (e dos bons como vc!) é colocar-se uma outra bateria em paralelo igual à ja usada no carro!

[]s

Wallace
06/10/2004, 08:35
faz muita diferença o alternador e bateria??
se o motor tiver funcionando e o alternador for bem valentão, faz diferença no guincho??
eu ainda ñ tenho guincho mas
faço essa pergunta pois vejo muito jipe adaptado com alernadores q ñ dao mais q 45A de pico, eu como sou eletrecista enrolei meu alternador "turbinado", ele chega a dar ate 135A e mantem por qalqer tempo essa carga a 3000RPM, até assobia...se alguem precisar de dicas dessa area, pode contar comigo... :wink:
O alternador não. Ele só vai recarregar a bateria mais rápido. O que pode ser até mais prejudicial à bateria.
Quem na prática fornece a carga de pico para o guincho é a bateria.
Qualquer guincho requer fácil 300 Amperes chegando a 500 em alguns modelos de guinchos.
Se vai colocar um guincho porque não entra no consorcio?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5150&start=100

luizivana
20/10/2004, 15:58
Estava vendo a materia sobre o GUINCHO DE RODA, na trazeira é só tirar a roda e colocar usando os furos da roda, o cubo fica dentro da roda, e na frente não entendi, porque tem a roda-livre e o espaço entre a roda-livre "eixo"e a roda é pequeno, não da para colocar o cubo do carretel, girar as porcas ( da para entender... )

luizivana
Band.curta

Luciano SHAKALL
24/08/2007, 15:29
"...Não são poucas as vezes em que é preciso puxar para trás... Bom seria ter um guincho na traseira... Mas como ter um na dianteira já é luxo, faça como eu, guincho de roda!!!! ... Uma vez eu vi na 4x4&Cia a idéia da coisa. Depois de passar umas 3 vezes por uma situação semelhante à sua (sem ter outro Jeep por perto), fiz o meu guincho!..."
"...fácil de fazer e de usar ... Só que tem que ter o cabo , que pode até ser o do guincho . Vc já usou essa gambi pra sair de uma parada indigesta ??? ..."

"... Nunca precisei! ... Antes de ter esse "guincho", eu fazia trilhas sozinho, só com meu Jeep... Depois de ficar "enroscado" 5 horas numa vala, fiz o guincho. Mas depois disso, também passei a fazer trilhas com pelo menos + 2 jipes... Então sempre era mais fácil outro puxar ... Fiz alguns testes de "garagem" com ele, e o princípio da coisa é correto, ou melhor, não tem erro!!! ... Quando saio para "procurar" as encrencas, sempre levo ele... Nunca se sabe..."
"...acabei ficando com uma dúvida: esse "guincho" não força demais a ponta de eixo?.."
"...Não força... Como é usado com patesca, a força é distribuida uniformemente para as 2 pontas de eixo. Dependendo da situação, vc força muito mais a ponta eixo patinando e dando trancos, do que usando esse guincho. Vc deve engatar uma ré reduzida e acelerar devagar, apenas o suficiente para que o motor não apague, o resto ele faz sozinho e sem forçar... Não dê trancos ou acelere em demasia, senão quebra mesmo!..."Giovani, sei que o tópico é "meio" antigo, mas "de lá pra cá" vc já usou esse teu "Guincho de Roda"?
Deu tudo certo? Vc usa com cabo de aço, corda ou cinta? Tem fotos (ao menos dele instalado no teu Jipe)?

A título de curiosidade: http://www.setbb.com/forumterrano/viewtopic.php?t=742&mforum=forumterrano .

[]'s

Luciano SHAKALL
23/12/2007, 17:25
Putz, eu até havia esquecido que tinha perguntado isso... :lol:

E aí, CAmaRAda Giovani? :pensativo: :mrgreen:

[]'s

agropoks
25/12/2007, 14:55
achei a gambiarra do portugues ai mto bem feita! soh penso se com um bom noh desses usados em escalada (meu segundo esporte) nao daria pra substituir a manilha. pelo visto, acredito que umas laçadas ali despensariam a manilha e economizariam uns reaizinhos. pouca coisa, mas de grao em grao a galinha enche o papo.

Murillus
26/12/2007, 18:20
achei a gambiarra do portugues



:concordo: :concordo::concordo: :concordo: :concordo::concordo: