Conectar

Ver Versão Completa : Motor - Retificar ou trocar

Djenson
26/01/2012, 17:28
Olá a todos tenho uma duvida e somente jeepeiros podem me ajudar,
Comprei um CJ5 1974 que amo de paixão mas o motor dele ja não esta tão bom e as opções que foram me dadas foram as seguintes:
retificar o motor willys 6cc original R$3.000,00
ou adaptar um motor de opala 4cc R$3.000,00
o mecânico falou q o motor do opala é muito melhor, mas estou na duvida, não faço muitas trilhas com ele, uso ele na cidade com frequencia. então pergunto aos amigos jeepeiros oque seria melhor para mim? o motor willys 6cc ou o opala 4cc?
desde ja agradeço aos amigos

calhiandro
26/01/2012, 17:39
Vá de motor de opala 4cc e seja feliz

Jones Ronaldi
26/01/2012, 18:48
Eu tinha no meu o original BF 6CC como ele bebia muito e uso meu jeep mais pro dia a dia optei por colocar do opala 151 4cc ficou super bom e bem mais econômico..
abraço

chinelao4x4
26/01/2012, 19:22
sem duvida, a troca do original por um dos mais modernos, por "n" fatores... ja que tem o gm 4 põe, e seja feliz

Bidu
26/01/2012, 20:28
Ola, Djenson, bem vindo ao forum! Eu vou junto com o Calhiandro, o jeepsanto e o Chinelão, tenho dois BF`s esquecidos lá no sitio que vou vender por Kilo no sucateiro, põe Opala e corre pro abraço.

juleymar73
26/01/2012, 23:42
Ola pessoal , se eu tirar BF original vou pular logo pra um bem mais moderno, injetado de preferencia.

Pedrão B.
26/01/2012, 23:59
Ola, Djenson, bem vindo ao forum! Eu vou junto com o Calhiandro, o jeepsanto e o Chinelão, tenho dois BF`s esquecidos lá no sitio que vou vender por Kilo no sucateiro, põe Opala e corre pro abraço.

Se quiser mandar um cabeçote pro louco:pular: aqui...é que quero fazer uma experiência...de preferência um sem condições de uso!
Pago o frete, é claro!

[]'s

Pedrão B.
27/01/2012, 00:06
Respondendo ao amigo:
Vá de Opala...
Além do que a frente do Jeep ficará mais leve!
[]'s

Boudeville
27/01/2012, 00:18
amigo se vc não faz trilha melhor opção é motor de opala 4cc ou um motor ap 1600... Abraço
vá de motor de opala 4cc e seja feliz

Will4x4
27/01/2012, 01:14
Sobre o motor de opala não posso opinar pois só tenho esperiencia com o bf que tenho no meu jeep, não tenho nada a reclamar dele, tem bastante torque, pega no estalo, gosto do tuc tuc dos cilindros e faz seus 56 km/l na cidade.
Se vai de opala, que deve ser um ótimo motor, mais leve, economico e mais moderno não esquece que vai ter que regularizar o danado e já vai ficando por dentro do que for necessário para evitar dor de cabeça mais tarde.:concordo:

Edemar
27/01/2012, 07:08
Tenho também GM151 e é uma excelente opção.Motor de baixa rotação, de potência e torque semelhantes ao BF161.
Já que que não fáz trilha, outra opção seria o VW AP 2.0 , injetado ou aspirado. Porém, neste caso seria melhor pensar em substituir o câmbio por um de 5m ( Chevette),para aproveitar melhor o motor.

Jacimar
27/01/2012, 07:15
Olá a todos tenho uma duvida e somente jeepeiros podem me ajudar,
Comprei um CJ5 1974 que amo de paixão mas o motor dele ja não esta tão bom e as opções que foram me dadas foram as seguintes:
retificar o motor willys 6cc original R$3.000,00
ou adaptar um motor de opala 4cc R$3.000,00
o mecânico falou q o motor do opala é muito melhor, mas estou na duvida, não faço muitas trilhas com ele, uso ele na cidade com frequencia. então pergunto aos amigos jeepeiros oque seria melhor para mim? o motor willys 6cc ou o opala 4cc?
desde ja agradeço aos amigos

Bom dia prezado ! sem querer ser do contra, amo os motores Chevrolet a muito tempo, mas duvido que você vai gastar só R$ 3.000,00 para adaptar o 4 cilindros no seu CJ, mesmo porque ele não é tão mais "moderno" que o BF, veja que são todas opiniões subjetivas quanto a custo e consumo . . . pense na sua utilização e avalie bem, boa sorte !

antonio umino
27/01/2012, 09:16
Se este motor do opala estiver tudo Ok....Deve ir mais uns 1.500,00 para a adaptação. (kit caixa seca opala no cambio willys),.
Dependendo do uso do jeep. urbano, viagens curtas, ficaria com o Bf. Pois ainda tem muitas peças e acho que vale a pena retificar,.
abçs.

georgevalle
27/01/2012, 10:00
Como disse o amigo Antonio, se você não precisa de desempenho :???:(trilha mais pesada) reforma o velho BF o funcionamento destes motores bem reguladinhos é espetacular sem vibração sem barulho de valvulas e se lembro bem dos velhos falecidos (estourei dois no jeep antes de colocar o opala 4cil.) deixava com uma lenta de dar inveja a qualquer motor 4 cil. e quanto ao consumo é praticamente o mesmo do opala 4 cil, o único inconveniente dele é que não aguenta o tranco como os motores de opala aguentam, se a tua utilização é para passeios e na cidade manteria ele original, ja se tem uma "coçeirinha" no pé um pouco de barro no sangue ja aproveita e instala um GM 151, eixo de rural SPOA e uns "kichutão" 33 :twisted: e sai brincar para valer :cool:.

Djenson
27/01/2012, 12:23
Bom dia prezado ! sem querer ser do contra, amo os motores Chevrolet a muito tempo, mas duvido que você vai gastar só R$ 3.000,00 para adaptar o 4 cilindros no seu CJ, mesmo porque ele não é tão mais "moderno" que o BF, veja que são todas opiniões subjetivas quanto a custo e consumo . . . pense na sua utilização e avalie bem, boa sorte !

Obrigado Jacimar pela sua opinião olha esse preço que o mecânico me passou foi a vista, colocado e com garantia, espero q este valor não se altere muito. ele falou que vai levar em media uns 20 a 25 dias para ficar pronto.

Djenson
27/01/2012, 12:29
Agradeço a opinião de todos os amigos, levei em consideração cada opinião aqui postada, vou aguardar minha maquina ficar pronta com o motor de opala 4cc e assim que possível vou postar falando de todas os aspectos e também fotos dele.

Novamente Agradeço a todos.

Djenson

Mário RED JEEP
27/01/2012, 17:18
Porque não vai de AP 2.0, peças mais fáceis de achar. Com caixa de Chevette 5 marchas, acho uma boa já que vai mudar de motor. Vai ficar leve e mais disposto pra andar. E bem mais econômico que qualquer das outras opções.

Bidu
27/01/2012, 18:39
Ola Djenson, Boa noite! Quero lembrar que alem do opala 4cc eu tenho o cambio de chevette 5M que deixa a viatura muito mais economica, lembrando ainda que não faço trilha, barro só para chegar até a beira do rio para pescar. Abr.

Djenson
27/01/2012, 19:38
Porque não vai de AP 2.0, peças mais fáceis de achar. Com caixa de Chevette 5 marchas, acho uma boa já que vai mudar de motor. Vai ficar leve e mais disposto pra andar. E bem mais econômico que qualquer das outras opções.
olha eu até pensei mais o preço iria fugir muito de meu orçamento e acabou tornando-se inviável para meu bolso

Djenson
27/01/2012, 19:46
Ola Djenson, Boa noite! Quero lembrar que alem do opala 4cc eu tenho o cambio de chevette 5M que deixa a viatura muito mais economica, lembrando ainda que não faço trilha, barro só para chegar até a beira do rio para pescar. Abr.

Boa noite Bidu, o mecânico me ofereceu uma caixa 4 marchas do willys 77 por R$500,00 mas tive contratempos pessoais q no momento me impedem de investir mais dinheiro no jeep, mas em conversa com um jeepeiro aqui da cidade ele me contou que tem um jeep com motor de opala 4cc. e que ele coloca na trilha pesada e o mesmo não o faz passar vergonha, isto pode ser real??
Abraços

Pedrão B.
27/01/2012, 20:09
Djenson!
Opala e BF são equivalentes na potência e torque, eu tenho um Ford 3000(Maverick) no meu CJ.
Se fosse para trocar de motor, ia de GM 151, com alguma preparação, e caixa de Chevette, já que tenho uma 4 marchas, com menos de 20mil km...
O peso menor do GM ante ao BF faz diferença na hora de subir um lajão...
Não colocaria o AP...nem o OHC.
[]'s

Bidu
28/01/2012, 13:06
Pedrão, vc não conhece nenhum caminhoneiro que passe pela Regis Bitencourt sentido paraná? Ficaria muito mais facil para pegar o cabeçote, porque senão eu tenho que trazer para sampa para colocar no pac. Qualquer coisa meu e-mail é veby@bol.com.br ou bidoux_escargots@hotmail.com , me adiciona no msn. abr.

Bidu
28/01/2012, 13:10
Boa noite Bidu, o mecânico me ofereceu uma caixa 4 marchas do willys 77 por R$500,00 mas tive contratempos pessoais q no momento me impedem de investir mais dinheiro no jeep, mas em conversa com um jeepeiro aqui da cidade ele me contou que tem um jeep com motor de opala 4cc. e que ele coloca na trilha pesada e o mesmo não o faz passar vergonha, isto pode ser real??
Abraços
Ola Djenson, eu não tenho experiencia com cambio 4M, então não posso ajudar muito.

Pedrão B.
29/01/2012, 23:51
Pedrão, vc não conhece nenhum caminhoneiro que passe pela Regis Bitencourt sentido paraná? Ficaria muito mais facil para pegar o cabeçote, porque senão eu tenho que trazer para sampa para colocar no pac. Qualquer coisa meu e-mail é veby@bol.com.br ou bidoux_escargots@hotmail.com , me adiciona no msn. abr.

Fala Bidu!
Vou ver se consigo alguém de passagem por aí...
Mas desde já agradeço!
Um abraço!

Bidu
30/01/2012, 09:26
Ola Pedrão Bom Dia! Me fala se vc. precisa daquele eixo com os gafanhotos de regulagem de valvulas que eu deixo lá a sua disposição.abr.

matrakaum
03/02/2012, 16:00
Galera vo pedir ajuda antes de fazer M#$%@
Há um tempo atrás o Jeep ficou s/ força mas funcionava....aí, do nada não pegou mais.
Há uns 02 meses eu desmontei o cabeçote para ver o que era...é certo que tinha água nos pistões...mas não sei exatamente se queimou junta ou foi na hora de tirar o cabeçote.
Levei o cabeçote para retífica, 320, teve que trocar umas guias e umas válvulas. O cabeçote tá pronto.
Hj estava dando uma lida em uns tópicos aqui e vi que, talvez, seria interessante tirar o bloco e mandar brunir as camisas.
Não quero gastar muito, minha idéia é trocar de motor daqui um ano e meio, mais ou menos.
Um amigo mecanico, na verdade dois, analisaram as camisas e disseram que estão boas..que os pistões tb. estão bons.
Ele já acendia luz de óleo na lenta e, quanda andava muito, acendia na alta tb.
Tirei um mancal do vira e a bronzina é 0.35 - Vi que um jogo de bronzinas é uma facada...
Então o que devo fazer???

Abço,

matrakaum
06/02/2012, 13:09
Amigos,
O cabeçote chegou...e aí..qual recomendação?

georgevalle
07/02/2012, 07:48
Cara ja fiz +/- a mesma coisa que você porém troquei os aneis (tinha alguns quebrados e por isso queimava óleo) e as bronzinas o cabeçote não mexi estava em ordem, o motor aguentou mais um bom tempo (até eu começar a abusar dele), portanto se você usa ele com moderação como deve ser com os velhos BF's faz a troca das bronzinas tambem veja com seu amigo se não vale a pena retificar o vira ou simplesmente polir (em casa mesmo com uma lixinha d'agua bem fininha) só para não riscar muito as novas bronzinas.

chinelao4x4
07/02/2012, 08:40
cara, fica complicado falar, na verdade.... abriu o motor , ja ta na mão , se vc não faz trilha e não abusar dele, pode aguentar,mais é um risco grande de deixar na mão a qualquer momento,
da uma polida nas camisas, e troca as bronzinas, pois sera´elas que pode te dar dor de cabeça !
coloca oleo bom, e vc tera por mais um bom tempo este motor....
eu não arriscaria a perder a mão de obra e juntas...
abrçs

matrakaum
07/02/2012, 11:18
Corrigindo a numera da Bronzina - 0.30
O que vi, alías, problemão, são os valores das bronzinas...300,00 e nem acho na medida.
Eu tenho que trocar todas bronzinas, biela e mancal?
Esta polida nas camisas e retífica do vira ficariam em qto +/-?

abção,

Edemar
07/02/2012, 11:30
Em motor ( como em tudo na vida), não se fáz "MEIA SOLA" !.... "OU SE FÁZ OU NÂO SE FÀZ"...
Gastará uma grana ? - Sim Gastará ! - Más, além de não passar pela dor de cabeça das "adaptações" e, se não tiver o "ORGÃO SEXUAL" mas mãos e nos pés, terá um excelente motor por algums anos ainda.
Aí, poderá com calma planejar ( o que se queria ontem nem sempre ainda se quer hoje), e ir juntando peças para as futuras mudânças.

Rodrigo Mello
07/02/2012, 15:23
Vai a polemica....rsrsr
Eu retifiquei o meu BF, ficou muito forte, economico....e a experencia que tive com ele, para mim ficou como o melhor moto:
minha bomba de oleo entupio, rodei 150 km com ele sem a bomba mandar oleo....fiz tudo que tinha que fazer nas cidades onde tinha que ir, o motor batia todo, mas pegava no tranco, voltei pro mecanico.....acho que qualquer outro motor tinha derretido.
Vou manter sempre o BF em uso

matrakaum
07/02/2012, 15:34
O Duro é vc. gastar 3.000 em um motor que sua vida está condenada...não tardará não existirão mais peças pra ele e aí???
Poxa pagar 900,00 em um jogo de anéis. Convenhamos é muita coisa.
400 em um jogo de bronzina :-?:-?:-?:-?
Realmente se tivesse esperanças de achar peças que não fossem um "estupro" eu manteria nem que fosse pela originalidade.
Nada contra o BFão..muito pelo contrário..acho até que é um Sr. de um motor. O problema é que o meu bolso não é um Sr. de um bolso.
Veja, gasto um pouquinho fazendo uma meia-sola pra ele rodar mais uns meses...economizo uma grana e compro um motor mais moderno, menos gastão e com peças que ainda se encontram...Não busco velocidade, pode até ser uma tartaruguinha igual ao BF, aliás, acho o charme dele é aí, Lento e Forte.
Gasolina já está 2,70 - não dá pra aguentar se for pra usar todo dia. Bem reguladinho faz qto 6 - 7 chorado...dói.
Outra coisa que pesa é o @##$% do carburador...puts...kra aquilo é um saco.

Rodrigo Mello
07/02/2012, 17:40
Coitado do BF, tartaruguinha... o meu ando na boa à 120 km/h, viajo sempre para o Litoral Norte e não gasto meio tanque.
tenho pneus 235.85/16 diferencial 9/48 (isso né?) cambio da rural 4m e o BF novo, o mecanico falou que ele dura mais uns 20 anos bem cuidado.

Edemar
07/02/2012, 19:14
Tenho GM-151 (já veio no Jeep), que está fazendo 3,2Km/l.....
Amanhã cedo ele encosta prá trocar o reparo completo do carburador. Se chegar nos 5Km/l eu vou soltar "FOGUETE". - Pois já estará bom para um motor de concepção tão antiga quanto o "BF" tão injuriado por muitos.
4x4 seja antigo ou moderno "BEBE" e não tem jeito. Se o negócio é econômia no uso diário..... Compre um "MILLE 1.0"

chinelao4x4
07/02/2012, 20:32
[QUOTE=o meu ando na boa à 120 km/h, BF novo, .[/QUOTE]

cara desculpa, mais andar com um bf á 120 km ate passa, mais na boa não ! rsrsrs
estourei uns 3 ou 4 bf 6cc andando por um longo periodo á 110 km por hr, kkkk
boa sorte
abrçs

Boudeville
07/02/2012, 22:54
Vai de Opala 6cc se vc não se importar em gastar com gasolina...

matrakaum
08/02/2012, 11:00
Não vamos desvirtuar...
Tô pensando em desmontar o resto e levar o bloco nem que seja para uma boa limpeza...
O que vcs. acham?
Será que o kra da retífica vai saber mexer naquelas válvulas de escape?

Marcos
08/02/2012, 12:58
Não sei se ajuda, mas segue ai link. São para o Willys 6-161 americano (são duas versões o "L" Lightning, parece que 74HP, o "F" Hurricane, 90HP) segundo me disseram identicos ao nosso BF (à conferir), veja se os preços são equivalentes (cotação do US$+ frete+ impostos)

Main Bearings - Main Bearing Set - .030" u.s. <br>Fits 50-55 Station Wagon, Jeepster with 6-161 engine (http://www.kaiserwillys.com/product/832/willys-jeep-engine-main-bearings-parts-accessories)

Rod Bearings - Rod Bearing - .030" u.s. <br>Fits 50-55 Station Wagon, Jeepster with 6-161 engine (http://www.kaiserwillys.com/product/831/willys-jeep-engine-rod-bearings-parts-accessories)

Pistons & Ring Sets - New Complete Piston Ring Set - .030" o.s. <br>Fits 50-55 Station Wagon, Jeepser with 6-161 engine (http://www.kaiserwillys.com/product/1070/willys-jeep-engine-pistons-ring-sets-parts-accessories)

Marcos

matrakaum
08/02/2012, 14:35
Kra vou ver isto aí...se for igual ao nosso agora eu vou pensar seriamente em fazer uma retífica decente.
Mas para eu ver se entendi tenho que comprar o "F". É isto não é?

Neste link abaixo é o kit completo de mancal e de biela, não é?

Main Bearings - Main Bearing Set - .030" u.s. <br>Fits 50-55 Station Wagon, Jeepster with 6-161 engine (http://www.kaiserwillys.com/product/832/willys-jeep-engine-main-bearings-parts-accessories)
abção,

jkdaniels
08/02/2012, 16:15
Marcos, baita dica desse site ai. Será que alguém já comprou de lá pra ver se vem certinho? Achei um distribuidor lá novinho, já tô babando!

georgevalle
09/02/2012, 10:29
Os gringos estão com preços absurdos 150 doletas por um jogo de bronzinas equivale a +/-R$ 260,00 para o frete junte mais umas 70 latinhas somando tudo +/- 330 latinhas ainda tem a mordida do governo absurdos 60% se eles confiarem na nota da empresa serão 528 latinhas e mais uma eternidade na alfandega, comprei um sensor MAP e um sensor de pressão de oleo na rockauto a compra com frete saiu R$ 94,00 e quando recebi tive que pagar R$ 109,00 de impostos questionei nos correios sobre a divergência de valores e que estava esperando a tributação maxima 60% sobre os 94,00 e me informaram que a receita federal tem tabela propriae que só aplica os valores da nota quando o produto não esta cadastrado no sistema deles e este é o valor correto que qualquer duvida era para tentar um ressarcimento direto com a RF ou seja..., aqui tem peças bem mais em conta a loja é seria ja comprei muita coisa lá vale conferir (fiz as contas é inclusive mais barato que nos gringos veja as bronzinas ou a bomba d'agua) PROD. P/ WILLYS | Motor 6cc (http://www.zezo4x4.com.br/SubCategorias.aspx?idCategoriaFilho=25&o=&pagina=1)

Rodrigo Mello
09/02/2012, 12:32
Cota na Mirpo, bom preço, bom produto, comprei tudo lá para retificar meu BF.

Marcos
09/02/2012, 12:34
Os produtos dessa loja são caros. O conjunto ficará em US$300, porque tem ainda US$ 25,00 por mancal de biela (em cima disso +frete e sobre o total impostos). O que pareceu interessante foi o preço dos anéis, já que você falou em R$900,00, lá o conjunto está em US$70,00, se servirem no BF e não encontrar preço bom aqui pode ser interessante.

Depois conta aí o andamento da reforma do BF!

Marcos
11/02/2012, 18:09
Olha aqui no ML, anéis a R$ 140,00

Aneis Segmento Willys F 75 Rural 6cc - R$ 140,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219272714-aneis-segmento-willys-f-75-rural-6cc-_JM)

Marcos
11/02/2012, 18:19
Na Jipebras

Bielas
BRONZINA (http://www.jipebras.com.br/website/ecm_produto_detalhar.asp?cod=2434&idi=1&moe=304&id_produto=83598)

Mancais
BRONZINA (http://www.jipebras.com.br/website/ecm_produto_detalhar.asp?cod=2434&idi=1&moe=304&id_produto=83607)

Aneis
JOGO DE ANEIS (http://www.jipebras.com.br/website/ecm_produto_detalhar.asp?cod=2434&idi=1&moe=304&id_produto=83558)

matrakaum
13/02/2012, 13:20
virgi..então o cidadão tava querendo me roubar mesmo...
Veja só..é possível que eu não tenha que trocar os pistões?
Pq. seu gastar somente c/ a retífica; anéis, e bronzinas..aí eu acho que compensa...pensando em ficar c/ este motor mais uns 3/4....10 anos....kakaka

P.S - Esqueci. Qdo retirar o bloco eu levo o comando de valvulas de escape junto c/ ele? O kra da retífica faz o serviço ali tb.?

Rodrigo Mello
13/02/2012, 14:27
No meu Bf fez, o mecanico desmontou tudo, a retifica deu um banho quimico e montou o cabeçote...pela retifica, não aplainou nem bloco e nem o cabeçote, ele falaram que raramente empenam no BF, mexeram no cilindro, no meu caso o vira e o comando não riscaram, foi trocar pistão, aneis, e os retentores e casquilhos, biela tbm estava ok.

Rodrigo Mello
13/02/2012, 14:31
Chinelao4x4...o meu vai na boa mesmo, ando a 100km/h a 2500rpm, no vacuometro não sai da linha verde, a 120 km/h chega a +/- 3000rpm

matrakaum
13/02/2012, 15:07
vc. teve que trocar pistões? Qto gastou nos pistões?

Rodrigo Mello
13/02/2012, 15:29
vc. teve que trocar pistões? Qto gastou nos pistões?

Troquei, acho q na epoca foi 790,00 da Metal Leve, é o melhor, a retifica falou q com esses pistoes ela dava garantia, outra marca era por minha conta e risco

matrakaum
13/02/2012, 15:41
Como vou saber se precisarei trocar os pistões?

HenriqueRS
13/02/2012, 15:56
Interessante o tópico, quero retificar um Hurricane 4cc, que está no meu Jeep. Tenho 2 motores desses, vou desmontar os 2 e fazer 1 com as melhores peças :dance:
Gostaria de perguntar uma coisa pra vocês, fiz uns cálculos e descobri que com 4000 rpm meu jeep mantém 100km/hora (medi a circunferencia do pneu 600 dele e considerei que a CT mantém a relação 1:1 quanto tá na alta), judia muito o motor deixar ele nessa rotação durante um periodo elevado? Durante uma viajem, por exemplo. Corro o risco de estorar um motor recém amaciado mantendo essa rotação?
Acompanhando o tópico

chinelao4x4
13/02/2012, 19:22
Interessante o tópico, quero retificar um Hurricane 4cc, que está no meu Jeep. Tenho 2 motores desses, vou desmontar os 2 e fazer 1 com as melhores peças :dance:
Gostaria de perguntar uma coisa pra vocês, fiz uns cálculos e descobri que com 4000 rpm meu jeep mantém 100km/hora (medi a circunferencia do pneu 600 dele e considerei que a CT mantém a relação 1:1 quanto tá na alta), judia muito o motor deixar ele nessa rotação durante um periodo elevado? Durante uma viajem, por exemplo. Corro o risco de estorar um motor recém amaciado mantendo essa rotação?
Acompanhando o tópico

como ja disse, estourei uns 3 ou 4 6cc bf, desta forma, em rodovia, acompanhando os jeeps com motores modernos, o gira trabalhava la em cima , ai chegava em casa, no outro dia que ia ligar.... e ja era o motor,
por isso falei que á 120 km por hr na boa nao deu, mais tem que ver a relação , se for mais longa, pode ser...

Boudeville
13/02/2012, 22:04
Concordo com o chinelão bf anda de boa a 80 km, fora disso é judiar do motor
cara desculpa, mais andar com um bf á 120 km ate passa, mais na boa não ! Rsrsrs
estourei uns 3 ou 4 bf 6cc andando por um longo periodo á 110 km por hr, kkkk
boa sorte
abrçs

Rodrigo Mello
14/02/2012, 13:56
Então, o meu acho q ta bem alongado, o pneu é 235/85.16 q é bem maior q o original, o cambio é 4m da Rural, me falaram q tbm é mais longo e a coroa e pião tbm é mais longa, serio chego a 120 com meio acelerador... além do BF estar bem economico, saio de São Paulo para São Sebastão quando chego lá completo com 50,00 o tanque rodo o fds todo e ainda volto para Sampa.

matrakaum
14/02/2012, 16:46
Se eu levar o bloco na retífica e mandar o kra dar aquele trato, s/ fazer retífica...muda o diâmetro da camisa?
Na parte superior da camisa tem um ressalto.

chinelao4x4
14/02/2012, 22:15
este ressaldo é normal , até um certo ponto, muuiiito ressaltado tera que trocar, pode só bronir, é polir, náo muda o diamentro, mais os aneis terá que ser novos na mesma medida, manda o kr dar um banho no cabeçote, acentar as váluvas, e por ai vai 3/4 de sola rsrs

matrakaum
15/02/2012, 15:02
Vou fazer isto então...
Tá osso pra tirar o parafuso superior, bem no centro, da capa-seca...Tem que tirar uma chapa dentro do Jeep..aquela chapa das alavancas do cambio...

matrakaum
05/03/2012, 14:15
Vou fazer isto então...
Tá osso pra tirar o parafuso superior, bem no centro, da capa-seca...Tem que tirar uma chapa dentro do Jeep..aquela chapa das alavancas do cambio...

Tirei aquela chapa por dentro, que fica no assoalho por onde as alavancas do câmbio passam. Será que aquilo vende novo? A minha não está legal.
Consegui tirar os parafusos do câmbio.
Agora vai o mais importante. Alguém conhece uma retífica aqui em Osasco que faça o serviço no bloco pra mim?

Elison
05/03/2012, 14:26
Se eu levar o bloco na retífica e mandar o kra dar aquele trato, s/ fazer retífica...muda o diâmetro da camisa?
Na parte superior da camisa tem um ressalto.
Se na parte superior da camisa tem um ressalto, significa que obrigatóriamente tem que retificar. Se colocar anel novo sem retífica, corre o risco do anel quebrar ao encostar no ressalto.

matrakaum
05/03/2012, 14:37
Se na parte superior da camisa tem um ressalto, significa que obrigatóriamente tem que retificar. Se colocar anel novo sem retífica, corre o risco do anel quebrar ao encostar no ressalto.

Se eu retificar vou ter que trocar pistão tb. Não vou? Ou se eu mandar brunir dá jeito?

Elison
05/03/2012, 14:43
Se eu retificar vou ter que trocar pistão tb. Não vou? Ou se eu mandar brunir dá jeito?
Se tem ressalto na camisa nao adianta brunir. No seu caso tem duas possibilidades, manda retificar o bloco e troca os pistoes, ou se seus pistoes estiverem bons, vc pode emcamisar o bloco e utilizar os seu pistões.

matrakaum
05/03/2012, 15:10
Qto custa em média para encamisar?

Elison
05/03/2012, 16:48
Qto custa em média para encamisar?
Faz muito tempo que nao mexo com isso, entao nao sei te dizer, o ideal é vc fazer o orcamento em uma retífica de motores.
Mas issó só é indicado se seus pistões estiverem em perfeitas condições.

matrakaum
05/03/2012, 16:52
Faz muito tempo que nao mexo com isso, entao nao sei te dizer, o ideal é vc fazer o orcamento em uma retífica de motores.
Mas issó só é indicado se seus pistões estiverem em perfeitas condições.

A retifíca ficou em 30 por camisa + 100 do banho + 220 da retífica das válvulas e, caso precise, as guias das válvulas.
Encamisar ficou em 100 :shock: por camisa + a retífica das válvulas.
O jogo de Pistão liguei na Geral Parts mas o rapaz disse que eu tenho que saber se o pistão é de Parafuso, bucha Prensada ou um outro tipo que não lembro.
O mais kro é de 540,00 mas ele não falou a marca.
De qualquer maneira - de 1.000 já não fica.

matrakaum
05/03/2012, 17:14
Pistão Suloy alguém já usou?

Rodrigo Mello
09/03/2012, 11:55
Conforme informação da retifica que mandei meu BF, eu dando o Metal Leve ele davam garantia, com o Suloy ele não davam garantia.

matrakaum
09/03/2012, 12:21
Conforme informação da retifica que mandei meu BF, eu dando o Metal Leve ele davam garantia, com o Suloy ele não davam garantia.

A diferença apesar de considerável no preço..acho, que neste caso, não compensa o risco de perder a garantia. Em média diferença de 200 do Suloy para o Metal leve.

Lucas Diego
27/04/2012, 01:36
Boa noite, sou novo no forum, tenho um Cj3b que ficou parado um bom tempo, fazia trilhas leves com eles e agora quero retomar, porém lembro que eu encostei e estava subindo oleo p pistão, envolta da vela ficava manchado de oleo e pelo escapamento dava p ver que tava queimando. Vou procurar um mecânico bom aqui em São Bernardo e SP (se aluguém recomendar será´ótimo também)
O Motor é original Hurricane e cambio também. Fico pensando se tenho que fazer retifica do motor?
Quero voltar a fazer trilhar, o motor aguenta todo tipo de tilha ou é limitado? Eu fazia só trilhas leves antes.

O que acham? Valeu pelas respostas que viram! rs

georgevalle
27/04/2012, 07:55
Lucas antes de trocar o motor do jeep fiz bastante trilhas com ele queimando oleo, tinha nas velas um alongador para ajudar na queima do combustivel com oleo, enquanto isso vai juntando umas latinhas para a troca ou retifica, o motor original é muito bom mas para trilhas mais pesadas sofre um pouco dai vale a pena pensar em um motor melhor (agora vem o problema) eu iria pensando em um opala 4 pelo peso ou 6 para mais força e se tiver juntado bastante latinhas um moderno com injeção.

Alex Gambiara
28/04/2012, 16:39
coloca o motor de Opala 6cc

Lucas Diego
30/04/2012, 17:33
Lucas antes de trocar o motor do jeep fiz bastante trilhas com ele queimando oleo, tinha nas velas um alongador para ajudar na queima do combustivel com oleo, enquanto isso vai juntando umas latinhas para a troca ou retifica, o motor original é muito bom mas para trilhas mais pesadas sofre um pouco dai vale a pena pensar em um motor melhor (agora vem o problema) eu iria pensando em um opala 4 pelo peso ou 6 para mais força e se tiver juntado bastante latinhas um moderno com injeção.

Geogervalle,

Valeu pela dica. Leio muita gente dizer que o motor de opala é bom, tem idéia quanto sai o 6cc ou 4cc?
Eu gosto do motor original, as vezes achava um pouco fraco mas o problema é o cambio é bem curto. Se troco o motor necessariamente preciso trocar a caixa de cambio? a minha é original. em terceira no maximo 70km/h
O alongador que você diz é como este que tenho olha a foto:344150

chinelao4x4
18/05/2012, 18:21
chegou minha hora, meu ohc esta dando os ultimos suspiros, rsrsrsr, vela não para mais, só queima, oleo de motor não aguento mais por , e fumaça qud acelero....
pergunto, :
levo o jeep pra retifica e pego pronto ? ou
desmonto em casa e só levo as peças e eu mesmo monto ?
troco o motor ? ( 3 mil ) que deverei gastar no ohc retificado ?
ONDE ACHO PEÇAS DE MARCAS BOAS, pistões, aneis, etc... ( que marca não comprar )
Oh duvida, ajuda ai galera !
abrçs

calhiandro
18/05/2012, 20:57
E ai chinelão quero acompanhar essa sua empreitada você disse que seu motor era mexido, estou curioso para saber que comando de válvulas é o seu. Eu fosse você retificava o ohc já que não precisa adaptar nada e motor para mais 20 anos, ao contrário de ter que mudar para outro motor, se for a caixa original de 4m, o AP que você pretende colocar não aguenta.

Boa sorte ai na sua empreitada.

lucar
19/05/2012, 13:01
Minha opinião: Tudo vai depender do que voce vai encontrar quando abrir o motor!!!

Eu, como sou mecanico hobbysta, abriria em casa e levaria as peças na retifica para aferir as medidas. Feito isso saberia o que aproveitaria\retificava ou o que trocaria. Assim teria uma ideia de quanto iria gastar. e se valeria a pena uma adaptação.

Meu jeep tem Bf161, e não troco ele tão cedo ele aparentemente esta inteiro e forte. Se um dia trocar coloco logo um cavalo a diesel nele com cambio e retante modernos. Mas aí já viu o $$$ dessa adaptação.

Resumindo, abre e veja o que precisa trocar pois as vezes não vale a pena comprar peças para motor antigo, dificil de achar e caro!!!

chinelao4x4
19/05/2012, 13:57
isso mesmo LUCAR, vou fazer isso, abrir em casa e ver como esta, se passar dos 2,5k vou pro ap flex 2.0 4 bico , pelo que vi, tem um kit ap pra 4 marchas willys que vem com, : capaseca santana + flange + 2 suportes motor com coxim + 2 coxim cambio + eixo piloto (pedaço a ser imendado com o do jipe)+ manual de instruções de montagem, o kit sai por $ 370,00 , o motor uns 2.5k completo , tem a bomba de gas. eletrica , radiador e escapamento , td acho que chega 3.5k , será que falta alguma coisa ? a sim docs. pra acertar. ACHO QUE O CAMBIO 4 MARCHAS ORIGINAL AGUENTA SIMMMM.
entre gastar 2.500 e ter um ohc 2.3 / 2.5 carburado ( o meu tem alguma preparação por isso 2.5)
ou gastar 3.500 e ter um ap injetado ? pensando bem... um AP seria melhor em custos futuramente...
vlw ?

calhiandro
19/05/2012, 14:32
isso mesmo LUCAR, vou fazer isso, abrir em casa e ver como esta, se passar dos 2,5k vou pro ap flex 2.0 4 bico , pelo que vi, tem um kit ap pra 4 marchas willys que vem com, : capaseca santana + flange + 2 suportes motor com coxim + 2 coxim cambio + eixo piloto (pedaço a ser imendado com o do jipe)+ manual de instruções de montagem, o kit sai por $ 370,00 , o motor uns 2.5k completo , tem a bomba de gas. eletrica , radiador e escapamento , td acho que chega 3.5k , será que falta alguma coisa ? a sim docs. pra acertar. ACHO QUE O CAMBIO 4 MARCHAS ORIGINAL AGUENTA SIMMMM.
entre gastar 2.500 e ter um ohc 2.3 / 2.5 carburado ( o meu tem alguma preparação por isso 2.5)
ou gastar 3.500 e ter um ap injetado ? pensando bem... um AP seria melhor em custos futuramente...
vlw ?

Boa sorte na sua empreitada, mas volto a insistir o AP dependendo para o que você queira vai moer esse cambio, pode ter certeza, digo isso por experiências já vistas: Meu primo tinha um jeep 51 com motor ap 1.8 alcool e comando de gol GTS, com esse cambio original 4m tinha vez do cambio quebrar 2 vezes num único mês, carretão de primário principalmente. Pode até aguentar, mas por um tempo, mas depois que começar quebrar já era. Já que vai colocar a mão no bolso para gastar por que não coloca logo um cambio de chevette 4 ou 5 marchas, ficaria perfeito ainda mais com esse seu carro deve ser diferenciais 8 x 43.

Grande abraço e boa sorte. Torcendo para que você continue com o OHCzinho:euforico:

lucar
19/05/2012, 17:56
Procura um jeep com essa configuração e vai dar uma volta. eu já andei com jeep motor de opala, AP, ohc, hurricane, enfim alguns... e como o colega acima disse vai muito do uso que voce quer.

O cambio eu concordo também o o colega. A hora que voce começar a curtir vai dar dor de cabeça $$$.

Caso voce opte por trocar a mecanica, eu investiria mais um pouco e colocava um cambio mais robusto (aí volta a questão do uso da viatura) 4 ou 5 marchas. Assim revisava tudo e saberia que o conjunto de força todo estaria bom e em dia. E tem outra seu cambio inteiro vale alguma coisa para vender. se estourar ele em um motor novo e tiver que trocar o conjunto, nem a grana do antigo você pega!!!

Começa sacando seu motor e desmonta ele em casa e levando para aferir em retifica de confiança (não esquece de levar todas as medidas de tolerância em um papel as que constam no manual e siga elas a risca... aí fica mais fácil saber.

Vou acompanhar... a jornada!! boa sorte aweee....

Marco-Maga
19/05/2012, 23:08
chegou minha hora, meu ohc esta dando os ultimos suspiros, rsrsrsr, vela não para mais, só queima, oleo de motor não aguento mais por , e fumaça qud acelero....
pergunto, :
levo o jeep pra retifica e pego pronto ? ou
desmonto em casa e só levo as peças e eu mesmo monto ?
troco o motor ? ( 3 mil ) que deverei gastar no ohc retificado ?
ONDE ACHO PEÇAS DE MARCAS BOAS, pistões, aneis, etc... ( que marca não comprar )
Oh duvida, ajuda ai galera !
abrçs

Chinelão,

Eu acho que vc não gasta menos que 4000,00 pra fazer o OHC..
Eu procuraria outro OHC em bom estado e compraria, num bom vc vai pagar no max uns 1000,00..
Pense nisso!!!

antonio umino
20/05/2012, 11:46
Motor original 4 cilindros OHC . não sei se acha peças. Por aqui tinha uma Pickup motor OHC ficou tempo procurando peças.
Em se tratando de 6 cil. BF. acho que sendo um motor não muito dificil de montar. e como também ainda tem peças, Bronzina de Mancal, Biela do comando. jogo de juntas retentor. e por que não uma boa retifica de Virabrequim (eixo de manivelas) e necessitando de fazer retifica nas camisas, ainda tem o recurso da troca de camisas, que se não me engano é o do motor AP dos Passat. em que a retifica faz um passe no bloco e coloca a camisa e retifica na medida do Pistão novo STD ou passa para a medida com pistão que vc tem e que esteja bom...
Se vc tem um jeep rural ou pickup, e o motor não anda muito bom. desmanchando o motor e se este motor der a medida ainda tolerável tem todo o recurso de peças novas.. que vc encontra nas lojas tipo 4x4... Colocar outro motor implica em adaptação, troca de documento. e por aí vai
Mas depende do bolso e do gosto de cada um...Mas pra quem gosta do original acho que ainda é viável a retifica.
Em tudo isto vale a pesquisa de preços, sempre de primeira linha. Bronzinas, jogo de juntas, retentor. um bom mecanico se vc não entende de mecanica....

até mais....

calhiandro
20/05/2012, 12:17
Chinelão,

Eu acho que vc não gasta menos que 4000,00 pra fazer o OHC..
Eu procuraria outro OHC em bom estado e compraria, num bom vc vai pagar no max uns 1000,00..
Pense nisso!!!

Na paraiba gasta-se no máximo 2500 para fazer um motor desse completo.