Ver Versão Completa : Bando de novatos entrando para o off-road
lucas_moller
26/01/2012, 01:01
ola amigos
Eu e uns amigos estamos abandonando o mundo das arancadas e fritão e estamos entrando para o off-road.
Pretendo construir uma gaiola e gostaria da ajuda dos amigos, Ideias e peças a serem usadas.
As trilhas as quas pretendemos fazer sao bem fortes, muita pedras e atoleiro sem falar q é ingrime. Entao acho q tem q ser algo bem reduzido e alto, velocidade não importa muito. Ainda não sei muito sobre o mundo do 4x4, mais entendo um poco de mecanica.
Não pretendo gastar muito mais o necessário para fazer algo insano. hehehhehe
Estou a principio usar motor VW a ar preparado.
abrigado e abraço a todos.
Amigo va para um baja,compre um fusquinha 1600 corta os paralamas poe pneus de trilha pronto um carro para trilhas(gaiola)use um chassi de fusca com toda sua mecanica fassa uma gaiola e pronto ta de gaiola mas assim prefiro baja pq na hora de entrar na lama ja viu né ainda mais pq o baja é todo feixado.espero ter ajudado.
faz uma gaiola toda tubular sem o chassi de fusca, tem o projeto aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/61649-gaiola-2-lugares-com-mecanica-do-fusca.html fica uma coisa muito melhor, suspensão IRS de kombi ou variante e o resto vc vai pesquisando aqui pq tem muita coisa boa :)
lucas_moller
26/01/2012, 12:10
sim estou a fim de realmete fazer toda de tubo, ja combrei uma kombi 94 para desmontar ela nao tem caixa e nem motor mais o resto tem tudo, oq poso usar da kombi?
e qal caixa de cambio os amigos recomendam? levando em conta q gostaria de fazer a gaiola bem alta do solo.
Eduardomarzall
26/01/2012, 12:39
Se você vai usar O motor Vw1600...Coloque a caixa do fusca 1200 (é a mais reduzida), só que é bem dificil arrumar peças para manutenção.
Coloque reduções de kombi
A suspensão traseira da kombi tmb (se sua kombi estiver com as reduções melhor)
Faça um Chassi, nao use o do fusca... estou usando o do fusca e só deu problema
Ou se quer algo mais rapido use o chassi da kombi...Mas vai ter que encurtar bastanteeee....
abraços espero nao ter falado nenhuma bobagem pois tmb estou aprendendo
Eduardomarzall
26/01/2012, 12:49
lucas_moller reparei que você é de tramandaí... Estou indo para tramanda dia 31... Então gostaria de saber se você conhece algum ferro velho ai ... ou algo do tipo... estou atras de reduções de kombi... se tiver informações me avise ... abraços.
sim estou a fim de realmete fazer toda de tubo, ja combrei uma kombi 94 para desmontar ela nao tem caixa e nem motor mais o resto tem tudo, oq poso usar da kombi?
e qal caixa de cambio os amigos recomendam? levando em conta q gostaria de fazer a gaiola bem alta do solo.
voce pode por o caixa de kombi, pq ela é mais resistente e é com amocinetico, vc pode aproveitar toda a suspençao traseira da konbi
mali9ski
26/01/2012, 13:42
ola amigos
Eu e uns amigos estamos abandonando o mundo das arancadas e fritão e estamos entrando para o off-road.
Pretendo construir uma gaiola e gostaria da ajuda dos amigos, Ideias e peças a serem usadas.
As trilhas as quas pretendemos fazer sao bem fortes, muita pedras e atoleiro sem falar q é ingrime. Entao acho q tem q ser algo bem reduzido e alto, velocidade não importa muito. Ainda não sei muito sobre o mundo do 4x4, mais entendo um poco de mecanica.
Não pretendo gastar muito mais o necessário para fazer algo insano. hehehhehe
Estou a principio usar motor VW a ar preparado.
abrigado e abraço a todos.
amigo a principio o basico seria como nas arrancadas, ser leve e ter muita tração......:evil:
usar peneus bem agressivos e não muito grandes, pra mim com mecanica vw é bom ficar entre 205/75/15 e 225/75/15
bloquear, traciona mais e não quebra mais as planetarias, no caso do ok 48...:twisted:
erguer a dianteira mais que a traseira para deslocar o peso para tras...
evitar de por peso na dianteira, e passando o maximo possivel para tras, tanque bateria...
um motor acertado que responda na hora e consiga girar bem os pneus pra conseguir limpar eles( pra mim não adianta ter pneus grandes e agressivos se o motor não vence girar cheios de barro e enterrados, para limpar, é melhor pneu menores mas que girem e limpem)
usar a mecanica da kombi com irs da para deixar bem alta....
quanto as reduções e C&P é complicado, a kombi tem a 7x36 que é a mais reduzida e hoje existe a 8x39 da kombi a agua, mas ambas são fragies e quebra o pinhão.....
existe a 8x35 dos fusca 1300 mais antigos, que não é tão reduzida e não quebra o que os mais pé pesados usam.....
ainda existem as reduções da kombi mais antiga......que com uma caixa 7x36 ou outra das citadas reduz bem, e fica super alta mas dependendo da adptação pula pra carai......
amarrar a caxa com uma cinta, para o cambio não pular nas pegadas....
amortecedores quanto mais melhor...... tem gente que não gosta que fica meio duro mas traciona bem, e não tripida as rodas nas pedra ou no cascalho, eu usava 2 do 608 mais dois originais da kombi,
boa sorte......e compartilhe conosco a construção de sua gaiola ou baja....valew...:torcendo:
lucas_moller
26/01/2012, 19:38
obrigado mili9ski
eduardomazall aqi nao tem muitos ferros velhor sugiro procurar em osorio é aqi do lado la talvez ache. qalqer coisa so entrar em contato.
Vou usar a redução da kombi antiga e a caixa ainda estou a procura.
A susp. diant. to a fim de fazer uma artezanal com bandeja dupla só nao sei ainda q mola e amortecedores usar.
A susp. traz. a da kombi porem com 2 molas aspirais e 2 amortecedores por roda. Vi os amortecedores: 608, silverado, courier oq os amigos acham?
O motor sera o um VW do fusca 2.4 preparado ehheheheh
E o chassis não sei se uso o da kombi e incurto ele ou fazer todo de tubo.
abraço e boas trilhas
gunes1206
27/01/2012, 01:26
obrigado mili9ski
eduardomazall aqi nao tem muitos ferros velhor sugiro procurar em osorio é aqi do lado la talvez ache. qalqer coisa so entrar em contato.
A susp. diant. to a fim de fazer uma artezanal com bandeja dupla só nao sei ainda q mola e amortecedores usar.
A susp. traz. a da kombi porem com 2 molas aspirais e 2 amortecedores por roda. Vi os amortecedores: 608, silverado, courier oq os amigos acham?
abraço e boas trilhas
Caraca como o motor ta tão preparado?? Forjado e turbinado??
Seja bem vindo, quando souber de algo que pode ajudar, com certeza ajudarei.
abraço
gaiolarodan
27/01/2012, 08:20
obrigado mili9ski
abraço e boas trilhas
Lucas vou dar meu palpite....não vou influenciar suas decisões.... mas na dianteira em vez de suspenção de bandeja eu usaria eixo dianteiro de fusca ou brasilia, porque ele aguenta cada pancada que voce fica bobo de ver, e para deixar alto voce corta a ponta de eixo e solda uma chapa grossa e coloca a ponta de eixo mais para baixo, assim permanece curso da suspenção e fica alta....ja vi gaiola passar em cada buraqueira com a suspenção do fusca e não aconteceu nada.... bandeja fica bom tambem, mas a resistencia creio que não seja igual a do fusca .....
Boa semana !
Rogério
faz todo de tubo que fica mais leve e mais forte
mali9ski
27/01/2012, 10:56
obrigado mili9ski
abraço e boas trilhas
o loko um 2400 é pra impor respéito com os ap..........:shock:
amortecedor se tiver um a gás melhor ainda.......
duplo A é resistente se usar uns canos grossos............e com um motorzão vai ter que copiar bem o chão se não vai parar já na capoeira hahaha:putz:
o problema do ar vai ser a durabilidade, vai ter que cuidar direto se não vai ter barro nas camisas, e haja radiador de oleo externo.....
boa sorte, essa eu quero ver.....:torcendo:
lucas_moller
27/01/2012, 14:19
ola amigos
boa tade a todos
O chassis realmete vou fazer todo em tubo.
O motor é um VW a ar, qanto a sua preparaçao vai: pistao do opala, volante aliviado e 2 carburadores do opala a alcol, nao me lembro agora as bielas q vao, tenho q perguntar pro meu mecanico pois ele q preparou o motor.
Qando eu consegir a lista completa do q foi feito posto no forum para os amigos olharem.
Ap's nao andam do lado, um amigo tem um motor prepado igual ao meu em um bugi e podem acreditar nem santana, gol, passat anda do lado hehehheheh
To estudando turbina mais nao sei se pra trilha ajuda. Ahh lembrando q nao é todo o motor a ar q pode por os pistoes do opala tem q ser os mais antigos q tem as roscar grossa.
Usando a suspensao da kombi, qal é a altura maxima q consigo chegar do solo? qero fazer o mais alto posivel.
abraço a todos e muito obrigado pelas dicas, logo ja começo a postar fotos
mali9ski
27/01/2012, 15:12
ola amigos
boa tade a todos
O chassis realmete vou fazer todo em tubo.
O motor é um VW a ar, qanto a sua preparaçao vai: pistao do opala, volante aliviado e 2 carburadores do opala a alcol, nao me lembro agora as bielas q vao, tenho q perguntar pro meu mecanico pois ele q preparou o motor.
Qando eu consegir a lista completa do q foi feito posto no forum para os amigos olharem.
Ap's nao andam do lado, um amigo tem um motor prepado igual ao meu em um bugi e podem acreditar nem santana, gol, passat anda do lado hehehheheh
To estudando turbina mais nao sei se pra trilha ajuda. Ahh lembrando q nao é todo o motor a ar q pode por os pistoes do opala tem q ser os mais antigos q tem as roscar grossa.
Usando a suspensao da kombi, qal é a altura maxima q consigo chegar do solo? qero fazer o mais alto posivel.
abraço a todos e muito obrigado pelas dicas, logo ja começo a postar fotos
as bielas também devem ser do opala, e deve ter cido retificado com o colo do virabrequim deslocado para dar as 2400 cc o problema que quanto maior o cilindro menor as aletas de refrigeração e se encher de barro piorou.....
amigo se vc soubesse me informar como seu mecanico fez a camisa....
por isso que radiador de oleo você pretende usar.....espero que seja externo e bem generoso ainda mais taxado e no alcool........
boa sorte amigo que ver um video de sua gaiola na trilha, e de já vou pedir para não por musica que quero escutar o ronco desse motorzão patinando na trilha.....
valew
gunes1206
28/01/2012, 02:39
com certeza...tbm qro ver isso...
valew
lucas_moller
29/01/2012, 02:09
Boa ideia a do video, não tinha pensado ainda.
Falando com um amigo ele me deu a ideia de turbinar nao sei se para o off-road seria uma boa?
Ja estou comprando os tudos e eletrodo , muito eletrodo hehehe.
Infelizmente meu mecanico esta hospitalizado e só dia 10 poderei iniciar, mas até la ja pretendo ter comprado boa parte das peças pra nao perder tempo em ir atraz depois.
Qual o setor de diraçao os amigos recomendam??? e qal q bitola e parede os tubos?
abraço a todos
Eduardomarzall
29/01/2012, 12:31
parede 2mm no minimo.
lucas_moller
29/01/2012, 12:47
ok
mais parede muito grosa o cano nao curva ai só esqentando.
Poderia ser eletroduto de aço? a bitola eu tava a fim de usar 1pol. 1,1/2 e 3/4.
abç
romersouza
31/01/2012, 10:38
Bom dia galera!
Se alguem tiver interesse em uma gaiola, estou vendenco a minha. a mesma documentada, motor de golf 2.0, susp IRS, bloqueio, disco nas 4, painel cronomac, 4 rodas off set negativo, 5 pneus cross zerados.
email romersouza@gmail.com
E ai fera quando for ao tuia testar esse veneno,nos avisa quem sabe levo
o meu para andarmos juntos !NO mais um abraço!E vai nos mantendo informados.
ok
mais parede muito grosa o cano nao curva ai só esqentando.
Poderia ser eletroduto de aço? a bitola eu tava a fim de usar 1pol. 1,1/2 e 3/4.
abç
lucas_moller
31/01/2012, 12:32
blzz
Billrs no dia do teste pod deixar e entro em contato, o tuia sera "peqeno" aushaushaus
E ja para complementar ja comprei os amortecedores 4 de silverado para a susp. traz.
Alexandre Magri
31/01/2012, 14:23
acho que tem que tomar um pouco de cuidado com motor a ar em trilha,
não entendo muita coisa, mas aqui na minha região tem ótimas gaiolas com
motor a ar, o único problema é que enquanto vc recondiciona o ap uma vez
o a ar vc recondiciona 3...
mas tb quero ver um video desse motor funcionando, deve ficar o bicho...
boa sorte no projeto
abraços
gunes1206
02/02/2012, 01:04
Galera, esse motor todo mexido, será que tem menor durabilidade do que o motor original?? Pois eu sei que o motor turbinado tem menor durabilidade, mas e assim??
vlw
autodemolidora
02/02/2012, 02:15
Boa noite.
Que virabrequim vai usa pra da essa cilindrada?
mali9ski
02/02/2012, 12:24
Boa noite.
Que virabrequim vai usa pra da essa cilindrada?
O vira deve ser original......
eu acho que ele usou os pistões e bielas do opala, e como o colo de biela do opala é menor que o do fusca uzinou com o colo eslocado para caber a biela do opala, deve ter ficado pelo menos um 74mm......
já vi gente fazer isso com pistões do fiat sevel e biela do fiat ou do ap,para fazer um 1700 e já ouvi falar essas do opala antes mas nunca vi funcionando e também so em arrancada......
só quero ver como ele fez com as camisas e o cabeçote......e se tem reforços no bloco que deve ter sido feito um rombo.......
mas não sei se vai durar muito na trilha talvez se usar um comando manso 2ag ou outro original aquente e na gasolina com uma taxa meio leve, mas taxadão no alcool se girar muito.......:confused:
esse eu quero ver espero que dure, que dai posso até montar um motor reserva pro meu fuscão pra da umas esticadas nos 1/8 kkkk......
valew