Ver Versão Completa : F1000 Lighting 98 azul 4.9 I Gas x mwm X10 adaptação
Fausto Ferreira Jr.
25/01/2012, 18:31
Boa tarde, Minha F1000 "bateu" o motor e ao levantar o custo para retifica assustei e resolvi passar para o Diesel. Comprei um motor X10 e caixa e fiquei com algumas duvidas. Pelo que vejo esta motorização é uma das melhores para este carro. Ja pesquisei no Detran do Rio e posso fazer a alteração. Sou apaixonado pelo carro e ja estava abandonando a recuperação do carro devido ao custo. tomei coragem e agora reso para que fique bom. Pretendo casar com ela e por isso preciso da ajuda.
Gostaria da opinião dos colegas sobre a adaptação.
1) Tenho que reforçar o chassi???
2) Devo manter o modulo da ignição para a parte elétrica (indicação o mecânico) ou uso outra solução? Painel e demais detalhes.
3) O diferencial tem que mudar também???
4) A suspenção precisa de reforço ou modificação???
Estou a disposição para qualquer dica ou sugestão dos colegas. Valeu
Sdçs.
Opa amigo. Também tenho uma 4.9i, mas ainda à gasosa! Para o X10, você terá que trocar o câmbio e o diferencial e as molas dianteiras. O ideal seria você ir a um desmanche e comprar os suportes, calços, etc da própria X10, dai você só transplanta para a sua. As molas salvo engano podem ser usadas as da F-250. Aproveitando o gancho, você vai trocar o motor, se interessa em negociar os componentes do ar-condicionado do motor 4.9i? Obrigado e boa sorte na empreitada. Estamos à disposição. Abraços.
Raphael
Francescolli
25/01/2012, 20:58
tem q trocar coroa e pinhão !! recomendo a mesma relação da minha 19x49 2.58 ! cerca de 700 a 1000 reais o joguinho !! (não importando a relação) da uma reforçada nas molas!! pois a f-1000 quando quando usada no trampo com o 299 original quebra o chassi no pescoço ali na frente !!
A parte eletrica dela retire do veiculo e venda !!!
Edintruder
25/01/2012, 21:58
O Raphael disse tudo. Molas dianteiras, suportes do motor e conta-giros do painel. A ligação do MWM é muito simples. É similar ao 3.9 Falcon, já o 4.9i tirando a injeção eletrônica o resto deve servir. Nada que um eletricista não arrume.
DieselPower
26/01/2012, 12:13
Sem dúvida montar um conjunto com o X10 seria o ideal, afinal, ficaria como a original..
Mas em minha opinião, para aqueles que ainda não adquiriram o motor, pensaria nas seguintes opções (dando preferência para o que encontrasse primeiro/ mais barato / melhor condições):
LSD - Requer a substituição da caixa e da relação de diferencial:
- MWM X10
- MWM 229
- Cummins 4cc
HSD - Em alguns casos poderíamos manter a caixa original:
- MWM Sprint 4.07 TCA
- MWM Sprint 6.07 T ou Sprint 6.07 TCA (Requer troca de caixa)
- Maxion/INternational PS 2.8
Tenho certeza que qualquer um destes motores, desde que bem montados dariam um bom resultado na F1000 gasolina.
PS.1: Garanto que a maioria das pessoas não sabem a diferença entre o 229, X10, Sprint e etc. Se encontrassem um Sprint 4 ou 6cc debaixo do capot da F1000, largariam a pérola: "Essa é a boa, olha alí, tá escrito MWM."
PS.2: Um Cummins iria ficar "xique dimais"! Esta adaptação eu nunca vi em nenhuma F1000.
Fausto Ferreira Jr.
26/01/2012, 15:38
estamos adaptando o ar nela vou ver oque vai ser aproveitado e entro em contato.
troquei a caixa e adaptamos os calços originais vou ver como fica o diferencial e as molas.
Obrigado
Imperador!
26/01/2012, 16:23
Na minha opinião, pegar uma F1000 dessas e adaptar motor só compensa colocar HSD se for o MWM 6cil da F250 e Silverado.
No mais, é o basicão mesmo 229 ou X10.
Se não encontrasse, aí eu passaria por Cummins 4cil das novas F250.
fernandão
26/01/2012, 17:33
Se vc retirar a parte eletrica Modulo e todo o chicote com conectores dela completa !!!! ( coisas que não usará no x10)
dependendo do preço tenho interesse ... mande mp
Abs
Como o colega disse acima, um motor Cummins fica show também. E acho que é até viável, pois é só achar um F-4000 1997 - 1999 em algum desmanche e tirar tudo dele, do painel, molas, suportes, motor, radiador, câmbio, etc. Afinal é a mesma cabine! Inclusive é uma opção que tenho interesse quando penso em mudar a Fordona para diesel, mas enquanto conseguir mantê-la à gasosa, manterei. Um abraço a todos.
Raphael.
Francescolli
26/01/2012, 19:03
hehehehe !! conceteza um 6cc da f-250 ficaria OTIMO !!
Edintruder
27/01/2012, 13:37
Em Campo Grande tem uma F1000 com a mecânica da Dodge RAM. Quem conhece diz que é muito Fordona!
Rodrigo Baratti
30/04/2012, 19:48
Fausto,
Como está a adaptação? Finalizou?
[]`s
Fausto Ferreira Jr.
08/06/2012, 12:20
O meu "amigo" que ta adaptando ainda esta me enrolando, teve algum problema com a numeração do motor e tava solucionando......
todos os reforços foram feito e está fazendo a elétrica. Assim que ele desencantar com o resto eu faço as considerações e posto as fotos.
Infelizmente o carro está em Caraguatatuba-SP e eu moro em Volta Redonda-RJ e não consigo ficar "em cima" oque ta dificultando bastante. Ainda prefiro que demore e faça direito do que correr e fazer de qualquer jeito.
Mando noticias em breve. Sdçs
Rodrigo Baratti
08/06/2012, 19:05
Caraguá?!
Quem esta montando o Junior?
Meus pais moram lá e dependendo posso mandar a minha no mesmo meca.
[]'s
Fausto Ferreira Jr.
08/06/2012, 21:18
Rodrigo, é la mesmo. Só ta demorando demais.......
Quem ta montando é o Leonardo da comercial 2000 em frente ao poupa tempo em caraguá, saindo sentido São Sebastião.
Ele inclusive tem outros motores X10 que parecem estar em boas condições.
Qualquer coisa da um alô.
Edintruder
10/06/2012, 13:28
O problema de não ficar em cima é esse. O camarada pega outros serviços em cima e para o teu.
Mal pergunte, não pagasses pelo serviço ainda, não é?
Fausto Ferreira Jr.
12/06/2012, 10:36
o serviço ainda não mais o motor eu ja paguei todo.
Ja gastei uma grana com peças para adaptação, o cambio novo, cardan, etc....
Att,
o serviço ainda não mais o motor eu ja paguei todo.
Ja gastei uma grana com peças para adaptação, o cambio novo, cardan, etc....
Att,
Fausto eu já tive muitos tipos de picapes diesel e atualmente estou com Hilux SRV AT 07 4x4 mas fazem 12 anos que quase diariamente sonho em ter uma F-1000 98 XLT cabine estendida (super cab) e adaptadar um X-10 e tração 4x4 ou então Sprinter 4.2 6cc c/ câmbio ZF quinta loka e diferencial alongado... se isso acontecer... irei casar com a camionete mais bruta, linda, boa e de manutenção barata do universo (já tive uma estendida 95/95 WMW 229 c/ turbina colocada e fiquei 11 anos muito feliz). Quando vc concluir sua fordona me indique caso compesar o contato dos caras. Muito boa sorte! COMPENSA INVESTIR NUMA F-1000; AFINAL, É O FENÔMENO DA FORD NO BRASIL E NO EXIGENTE MERCADO CONSUMISTA AMERICANO ONDE NOSSO MODELO MAIS COBIÇADO (1998) JÁ EXISTIA NO INÍCIO DOS ANOS 90 COM O NOME F-150...
samueldemelobr
19/11/2012, 09:08
Olá meus amigos!!!
Tmbm comprei uma f1000 4.9 gasol,
sem motor e sem cambio, ou seja,
tenhooo muiiito trabalho pela frente!
Alguém aí ja teve essa missão?
comentem: aceito dicas, sugestões, etc.
Obrigadooo.
lucassburn
19/11/2012, 11:11
Para quem interessar eu tenho um motor da Ford F-1000 98 gasolina, 6 cilindros, injeção eletrônica completo, funcionando.
O motor é zero! Nunca foi retificado, tem todos os selos de fábrica. Foi muito pouco usado. Era de uma F-1000 que logo nova o dono já substitui o motor por um diesel e esse ficou guardado. Está anunciado no mercado livre.
Motor completo é comprar e colocar na F-1000 pra rodar!
Motor Ford 4.9i 6 Cilindros F1000 Gasolina - Ano 1998 - 111111 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-449725787-motor-ford-49i-6-cilindros-f1000-gasolina-_JM)
Boa noite como os amigos foristas de São paulo estão legalizando os motores disel , pois até hoje não encontrei um despachante que fassa.
Rodrigo Baratti
21/11/2012, 16:43
Boa noite como os amigos foristas de São paulo estão legalizando os motores disel , pois até hoje não encontrei um despachante que fassa.
Ferraz,
Não tem nenhum que faça mesmo.
Até onde apurei tem uma orientação nas Ciretrans para os delegados não autorizarem tal mudança.
O jeito é fazer em outro estado e arcar com os custos extras de transferência e viagem.
[]'s
zeterças
21/11/2012, 23:10
Boa noite ! estou adaptando um X-10 na minha F-1000 XLT 97/98 4.9I, moro em Monte Alto /SP, primeiro pedi autorizaçao para o delegado e fiz uma vistoria nela ainda a gasolina, depois de adaptada vou fazer uma vistoria de motor (normal de transferencia ) e uma segunda vistoria no inmetro para mudança de combustivel, o delegado autorizou a mudança, e o engenheiro resp do inmetro tambem informou que esta tudo ok, o motor ja pesquisei antes de comprar, como esta tudo ok acho que nao vou ter problemas em documentar ela, eu e meu irmao estamos adaptando o motor ,assim que estiver tudo pronto posto as fotos e procedimento realizado !
Zeterças, Monte Alto /SP, pelo visto terá alguns novos veiculos transferidos , pois aqui em são Paulo Capital, mesmo a lei conscedendo a transformação de gazolina para diesel, não se consege fazer.
Rodrigo Baratti
23/11/2012, 11:30
Zeterças, Monte Alto /SP, pelo visto terá alguns novos veiculos transferidos , pois aqui em são Paulo Capital, mesmo a lei conscedendo a transformação de gazolina para diesel, não se consege fazer.
Pensei a mesma coisa.
Zeterças,
Tem algum despachante pra nos indicar aí de Monte Alto?
[]'s
Muito bem lembrado Rodrigo
zeterças
25/11/2012, 11:31
Despachante Exato (016-32423990),trabalho com eles a anos e nao tenho queixas, so p constar o motor ja esta no lugar,falta cambio e diferencial, ABRS !!