Ver Versão Completa : Ranger 4.0 v6 Melejando mangueira de ar perto da borboleta
Pedro Eduardo Patussi
25/01/2012, 15:44
Pessoal...a alguns meses adquiri uma ranger 4.0 v6 cd 4x4...toda originalzinha sem nunca ter usado gnv..
Acontece q essa semana percebi q ela está melejando a mangueira do filtro de ar..logo dps da borboleta...(porem abri a braçadeira pra ver se tava vindo óleo da borboleta para a mangueira do filtro de ar...mas está TOTALMENTE SECO...nem nenhum vestígio de óleo...porem do lado de fora da mangueira está melejada...naquele protetor plastico do cabo do acelerador tbm está melejado pelo lado de dentro)
Ela não apresenta nenhum sintoma...puxa com força(força dentro do limite dela...ja q a embregem dela ta acabando...)
Anda em velocidade altas de boa...não apresenta nenhum tipo de ruído anormal...pega na primeira partida tando fria ou quente...
Sera q já esmirilhei o motor dela??? Kkkkkkkkkk
É somente melejado msm ...nada de pingar óleo no chão...(porem parece q já começou melejar tbm os acessórios do lado...mas não tenho certeza...ja q o motor ta imundo hehe...)
Vou tirar umas fotos pra vcs verem...
Pedro Eduardo Patussi
25/01/2012, 16:16
329610329611
OBS:o oleo do motor está quase com 5mil km... irei trocar por esses dias... não abaixou nenhuma gota...
Moisés S.M
26/01/2012, 11:01
Acho q não é normal Pedro,até por que a minha não tem mancha de óleo ali...O bom seria da uma boa limpada no motor,e ficar de olho da onde vem esse óleo realmente...Eu particularmente não me preocuparia.
Pedro Eduardo Patussi
26/01/2012, 13:58
é dai da borboleta msm q vem o oleo moises...eu ja tinha limpado a mangueira eo protetor do acelerador...e sujou de novo...por isso postei...
o pessoa do orkut falou q tbm acontece isso na deles...q ja levaram em mecanico...e falaram q é normal... pq a valvula PCV ta suja...
tem como limpar essa valvula PCV ?? ou só colocando outra??
Pedro Eduardo Patussi
09/02/2012, 16:57
Oleo,filtro de oleo, filtro de ar trocados... e o melejado continua... e realmente é oleo do motor... pois esta melejado da msm cor do oleo novo...
tem como limpar essa valvula PCV ?? ou só colocando outra??
Pode limpar com Car 80. Sabe onde fica a PCV? Se entupir o carro começa a baixar óleo.
Quanto ao Car 80, tem gente que usa e arrebenta a pele da mão, para prevenir usa uma luva.
Pedro Eduardo Patussi
10/02/2012, 10:57
Pode limpar com Car 80. Sabe onde fica a PCV? Se entupir o carro começa a baixar óleo.
Quanto ao Car 80, tem gente que usa e arrebenta a pele da mão, para prevenir usa uma luva.
é uma mangueira preta com uma cabeça de plastico encaixado na tampa do cabeçote...perto da parede corta fogo do lado do motorista correto?
de acesso dificilimo pra qm tem a mão grande... uhaHUAUHAUHAU
mas ela não esta abaixando oleo...esta normal...
não achei car80 por aqui...não pode ser wd40??
É essa peça mesmo.
WD40 também é desengripante, mas o CAR 80 tira até a alma da sujeira.
Pede indicação para algum vendedor na casa de auto peças, deve ter algum outro com as mesmas características do CAR 80.
Marcelo Corradi
10/02/2012, 15:14
pra q serve essa PCV?
Edintruder
10/02/2012, 15:39
Pode limpar com thinner. É o suficiente. Basta limpar até sair solente limpo de dentro da válvula.
Marcelo, essa válvula serve para expulsar os gases quentes e resíduos gasosos de dentro do cárter sem cuspir o óleo do motor junto. Se ficar saturado de óleo começa a empurrar essa saturação para fora junto com os gases. Esses gases são direcionados para a admissão como forma de controle de poluentes uma vez que esses gases que se formam no cárter são muito tóxico e elevado número de NOX.
Pedro Eduardo Patussi
10/02/2012, 17:01
Bom...se pudia usar thinner tbm poderia usar gasolina neh?? kkkk era o unico q eu tinha aqui no sitio....
tirei a valvula pcv... me parece q ela ja foi trocada... pois esta novinha..
ela tem tipo um pino solto dentro dela?? mas q não sai pra fora?? ou sera q é carbonização??
meti gasolina nela saiu uns pózinhos pretos....dps passei wd40...e coloquei ela la devolta..
limpei onde estava melejando de oleo e vamos ver se vai continuar...
(mas eu achei q tinha pouca carbonização na pcv...acho q não tava obstruindo ela não...não o suficiente pra melejar de oleo a mangueira do filtro de ar.. a valvula EGR tem a mesma função da PCV ou não?? tem como limpar ela tbm??)
Marcelo Corradi
10/02/2012, 22:18
Vlw Edin!
Pedro, eu li na net q quando vc tira a PCV e balança ela, ela deve chacoalhar. então a sua está ok!
só um duvida, como vc retirou ela? é só puxar? quero verificar a minha tbm....
Edintruder
11/02/2012, 01:36
A grosso modo o que tem dentro da PCV é uma palha de aço.
Pedro Eduardo Patussi
11/02/2012, 09:33
Vlw Edin!
Pedro, eu li na net q quando vc tira a PCV e balança ela, ela deve chacoalhar. então a sua está ok!
só um duvida, como vc retirou ela? é só puxar? quero verificar a minha tbm....
é só puxar de cima da tampa...e dps puxar ela da mangueira... ela parece um "bico" de torneira... kkkk
num video gringo do cara retirando a pcv pra trocar... o cara faz uma força danada... kkkk mas aqui na minha tava molinha pra tira...
isso msm marcelo qnd chacoalhava fazia barulho
pra q serve essa PCV?
O sistema utiliza o vácuo do coletor para ventilar os gases do cárter reaproveitando esses gases na combustão e a válvula PCV regula a quantidade de gases de acordo com o vácuo disponível, evitando também o retorno de combustão para o cárter por só permitir sucção.
De forma resumida, pois quem começa o processo é o módulo, a EGR abre e fecha controlando a passagem de gás do escapamento para o coletor de admissão, sendo novamente aproveitado na combustão.
PCV, gases do cárter, EGR gases do escapamento.
Se a borracha de vedação estiver 100% a válvula PCV sai relativamente fácil, mas também não é algo para se puxar com os dedos.
A minha chacoalhava que era uma maravilha, troquei por outra e o carro não baixa mais óleo. Mesmo chacoalhando acredito que de 150 a 200k deve ser a hora de trocar, é barato.
Pedro Eduardo Patussi
07/03/2012, 11:25
Só para constar....
Comprei um spray semelhante ao Car80...chama DRP-80...
Tirei novamente a PCV e passei o spray...e não saiu mais nenhum residuo ...a gasolina havia realmente limpado td...
Até agora andei uns 800km e o melejado não voltou....
sandersondf
07/03/2012, 19:06
interessante, a minha tem a mesma mancha e ta baixando um pouco o óleo
tem uma foto dessa válvula no motor?
Pedro Eduardo Patussi
07/03/2012, 22:16
interessante, a minha tem a mesma mancha e ta baixando um pouco o óleo
tem uma foto dessa válvula no motor?
achei aqui no pc um foto q da pra ter noção daonde ela fica...
fica atras escondida nesse local marcado de vermelho...é uma mangueira q sai do coletor de admissão e na outra ponta tem a PCV q encaixa na tampa do cabeçote...
334951
Tirei novamente a PCV e passei o spray...e não saiu mais nenhum residuo ...a gasolina havia realmente limpado td...
E ainda tem gente que manda fazer limpeza de bicos em carro movido a gasolina...