PDA

Ver Versão Completa : Cherokee sport v6 3.7!! Este jipe é bom, mau ou feio?



Roberto FL
25/01/2012, 10:31
Amigos foristas, estou a procura de um substituto para minha freelander e encontrei, depois de muita busca o Jeep sport. Estou rodeando uma 2006. Parece ter boa pegada na estrada e se precisar entrar na lama não vai amarelar. Nada muito radical, mas é preciso, porque quero usar para viajens, mas não chega a ser expedições. Não tenho espaço para um segundo carro (nem $$), entao este tem que ser pau pra toda obra: estrada, laminnha leve, cachorro atras, mountain bike no teto, mulherzinha bem acomodada ao lado e se precisar, levar ela num restaurante legal.

duvidas: tenho amigos que tem e sempre falam do cambio jeep... meio fraco e cheio de TPM. é isso mesmo?

Motor: gosto de v6. Qual a caracteristica deste? 3.2 arrasta a viatura ou voa? gasta muito na labuta? gosta de mecanico? Ta bem alinhado com o cambio?

seguro: Azedo? ou 5-6% da carcaça como e o da freelander?

peças e oficinas: para a land dá pra importar facil e tem um mercado fora da concessionária muito forte por conta do custo. Jeep é assim ou o carro estaciona sem peças no mercado?

no que puderem me ajudar com seus conhecimentos e experiencias do dia a dia... Abraços a todos!!!

Roberto FL
25/01/2012, 20:10
329626

esta é a cara do pretendido....

A.Carneiro
25/01/2012, 21:54
Boas Roberto,

A minha Sport 2006 está com pneus Yokorama G12 245, comprei a mesma com 15K há três anos, utilizo para ir na fazenda todo final de semana e tocar obras.Troco óleo somente na concessionária, Mobil 5W20. Hoje a mesma está com 65K,troquei óleo do câmbio e velas neste período, pastihas de cerâmica EBC e discos.

A tração 4x4 é básica quando comparada com a Quadra II, mas já enfrenteimuita lama e nunca fiquei na mão.

Esta questão de câmbio automático tem a ver com a sensibilidade do pé do motorista, a minha Gran Cherokee Hemi tem um motor bruto, mas eu prefiro em transito pesado a Sport, uma vez que consigo segurar o motor cheio em terceira marcha, e você vai ter sempre a disposição muito torque, conseguindo andar rápido do transito, aproveitando as brechas.

No geral compro peças no Ebay, neste caso para a Gran Cherokee que é 2008, mas gasta bem mais.

Não tem o conforto da Gran Cherokee, não tem a estabilidade da GranCherokee, não tem a tração da Gran Cherokee, mas é excelente para o dia a dia para quem precisa de um carro rápido, alto e despreocupado, não chama aatenção. Se acelerar muito o passageiro vai reclamar!!!

Jeep é sinônimo de torque, Land Rover para quem gosta de tomar chá, e a estrela para quem gosta de automovel.

Abraços.

Roberto FL
26/01/2012, 19:15
boas carneiro!
Realmente cansei do chá. Motor kv6 é confortavel mas falta pegada. Dai a vontade de trocar pelo jeep. Fora a lama a mais. Como está o motor? tem longevidade? E o cambio? 4 marchas pra mais de 200cv é o suficiente?

A.Carneiro
27/01/2012, 19:22
O segredo do motor é manter o óleo 5W20, onde efetuo as trocas a cada 5k e não baixa absulatamente nada, já efetuei trocas com até 8k. Na mercedes e na audi é no minimo 1 litro por cada 5k no W30. O estilo do câmbio americano é possuir uma marcha longa e forte. Para uma boa noção disto é acelerar uma SRT8 até 280km em regime de câmbio cheio, é um estilo dos câmbio de competição americanos.
Na Hemi o câmbio é mercedes de 5 marchas, ele vai cheio até 140km, depois cai para um regime de conforto.

Assim um câmbio de 4 marchas é mais do que sufiente para 214cv, uma vez que as marchas são mais longas, aproveitando o torque do motor. Diferente do que acontece nos SUV Hyndai, onde as marchas são curtas e o torque nunca está disponivel, de tal forma nunca conseguem andar com um Jeep alto e que balança. Quem dirige o Sport pela primeira vez estranha muito, no entanto uma vez que se aprende o gingado do carro entra-se muito bem em curvas, lembrando que o centro de gravidade do Sport e mais alto do que do Grand Cherokee.

É mais o menos assim, passa um Corolla áh 200km/h e vai embora, ai você pensa, lá na frente tem uma subida forte, e normalmente tem caminhões, dito e feito lá está o Corolla atrás do caminhão na subida em pista dupla, o caminhão começa a sair encho o motor ligo a seta jogo pro lado e o Corolla ainda esta lá quase parado, quando termino de passar o caminhão o Corolla ainda está no começo do caminho, estrada cheia, adeus. Isto é torque. Na semana passada voltei da fazenda com um Fusion V6 na minha cola, na reta a gente sempre perde, sim estamos de Jeep, a pista começou a ficar cheia, adeus Fusion na lombada de 40Km.

O Cherokee Sport possui espírito de Jeep, e toda Cherokee possui uma caracterisca fantastica, não faz ressonância na parte do bageiro, coisa que uma ML350 0km faz, isto para mim é essencial, a única ressonância que faz são do pneus G12.

Na terra você tem uma tração básica, ou seja, não conte com as ajudas tecnologicas do Quadra II, é bom pneu para não atolar e carro girando para todos os lados, mas é divertido, fazer a Hemi perder o traçado é só acelando muito, mais ai não far diferença girar o volante, fica igual a trator traçado que só anda reto.

Eu tenho carro com câmbio de 7 marchas, no trânsito pesado não é prático, mas na bandeirantes é uma maravilha.

Agora o melhor de todos é o SRT8, no sainda do sinaleiro a moto tem que ter raça para não ver um trambolho de quase 3 toneladas sumir consumindo 2,5 L/km

Abraços.

Roberto FL
28/01/2012, 15:27
otima descriçao Carneiro. Preciso fazer um teste drive para tirar umas duvidas praticas. ABÇ

BADIA
01/02/2012, 10:25
A. Carneiro, parabéns pela descrição das qualidades dos produtos Jeep, este modelo Sport, chamada de Liberty erradamente pelo marketing da Mercedes, prova que é um JEEP na essência quando devidamente preparada para trilhas hard.
Visitem www.atitude4x4.com.br (http://www.atitude4x4.com.br) e vejam a foto da página de abertura, esse carro da show nas trilhas em que participa.
Abração,
Badia

oda
02/02/2012, 01:45
Roberto, o Carneiro ja falou praticamente tudo, entao so vou complementar com umas coisinhas.

O carro eh bom. Anda bem, pego a castelo aqui fico nos 160 sem nem perceber e como estou na reta, sem maiores complicacoes.

Peças, ate agora foi tranquilo, e tem bastante peca paralela. Mesmo assim sao um pouco caras, nao da para comparar com o astra, por exemplo, mas se vc tinha land rover ja deve estar acostumado. A manutenco tb eh assim, mas encontre um bom mecanico e vai visita-lo uma vez por ano ou menos.

Quanto ao consumo, deve fazer uns 7 por litro, nao acompanho muito.

Os contras...

Eh uma merda nao ser 4x4 fulltime. Quando vc entra em 4x4 da uma bela arrastada na dianteira quando vc faz curva um pouco mais fechada, entao eu quase nunca uso isso no dia-a-dia, apesar de me sentir mais seguro na estrada se estiver com tracao nas 4.

Alem disso, eh bem desconfortavel, banco duro e pequeno, nao apioa ate o joelho, entao se vc dirije muito, leve isso em conta. Sem falar que tem pouco espaco, porta-malas pequeno e cara de sapo. E o pior de tudo: sempre acham que eh uma pajero, eh foda... :freaking:

Resumindo, quando vou para a garagem, pego a minha boa e velha grand 98, nao tem nada como o conforto e o gingado dessa banheira, sem falar que andar mostrando os dentes para os outros eh muito legal.

Glaicon
02/02/2012, 08:10
E o pior de tudo: sempre acham que eh uma pajero, eh foda... :freaking:

Com essa eu ri sozinho.:concordo:

Rustão
02/02/2012, 09:57
acham que eh uma pajero, eh foda... KKKKKKKKKK....
Ja ouvi isso tb.
Ainda bem que não é!!!!

Roberto FL
05/02/2012, 20:21
caros jeepeiros, obrigado pelas dicas. Fiz uns TDs com umas sports. Realmente o carro é bom. tem pegada e o motorzão enche bem, porem, não conversa muito com o cambio. Tem um morro onde ficam as pernas por causa do cambio? sei la, mas atrapalha. A posição de dirigir nao e centralizada... Outro ponto: o conforto nem e pre requisito, mas maçaneta que parece tampa de tupperware é demais. To pensando duas vezes agora, porque na verdade vou precisar de um carro misto. Talvez o modelo novo liberty quadradão seja melhor...