Ver Versão Completa : Instalação elétrica da Rural
Olá,
Sou novo aqui no fórum e logo de cara gostaria de tirar uma dúvida sobre a ligação do alternador da minha Rural 1967.
Bem, ela está com a mecânica 6cc do opala e não faço ideia de como fazer a ligação do alternador. Se alguém puder me explicar a ligação completa ficaria muito agradecido, pois assim poderei ouvir o ronco do 6 caneco sem "comer" toda a bateria (brincadeiras a parte). Pelo que vi no alternador, há apenas 2 terminais. Segue abaixo uma foto do alternador.
http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_214076633_7372.jpg
Desde já agradeço!
Outra coisa. Este modelo de alternador possui regulador de voltagem interno?
Marco-Maga
25/01/2012, 08:02
Não, vc precisa de uma caixinha externa...
Vc ja testou ele num auto eletrico pra ver se esta funcionando?
dinyursopanda
25/01/2012, 19:01
Amigo Caiogg, bom na minha rural eu estalei o alternador do tempra de 120 amp, Mas levei em um eletrecista , nao quis correr ricos de queimar ou coisa assim, Tambem mandei faser toda mas toda a parti eletrica da minha rural. Coloque fotos da Rural para vermos.
georgevalle
26/01/2012, 09:48
Caiogg este alternador é original do opala e tem regulardor interno pela foto me parece o alternador grande (existe nos opalas tambem um pequeno se não me engano de 40A) este da conta do recado na viatura tenho na rural um igual a este e a minha rural tem ventuinha eletrica vidros eletricos etc. a ligação dele é muito simples são três fios no plug (se não me engano tem um simbolo de "b+") é a ligação da lâmpada do alternador que vem do painel, no terminal com a porca maior (tem um "+") e onde tem um isolador de plastico é ligado diretamente na bateria com fio bem grosso (você tambem pode ligar a partir diretamente nele o positivo para alimentar grandes cargas como os faróis por exemplo) e o outro terminal (da porca menor e onde tem tambem um simbolo "-") você faz um bom aterramento sugiro utilizar tambem um fio da mesma bitola do positivo.
Caro Marco-Maga e dinyursopanda, não levei pra testar pois quando comprei o motor estava no carro e funcionando. Na verdade nem foi retirado de um opala, este motor era de uma A-20 (ex ambulância) que um rapaz comprou de um leilão para usar a carroceria e me vendeu toda a mecânica (motor, cambio e diferencial). Logo postarei fotos da Rural!
Georgevalle, é o alternador grande sim, imaginei que fosse suficiente por se tratar de uma ex-ambulância. Vou fazer a ligação do alternador este fim de semana e depois direi se deu certo.
Agradeço a todos pela ajuda e terei um imenso prazer em ajudá-los quando precisarem.
Caros amigos, gostaria de saber se é possível fazer a seguinte adaptação no comando do limpador de para-brisas. Bem, originalmente o limpador de para-brisas era acionado pelo botão do painel e funcionava em 2 velocidades. O que quero fazer é manter o motor original da Rural e passar o comando de 2 (I-lenta sem temporizador e II-rápida) para 3 velocidades (I-lenta com temporizador, II-lenta sem temporizador e III-rápida). Usarei o comando da Coluna de direção do Opala 1988. Isso é possível apenas colocando um relé com temporizador ou isso pode prejudicar o motor do limpador?
dinyursopanda
29/01/2012, 18:27
Caros amigos, gostaria de saber se é possível fazer a seguinte adaptação no comando do limpador de para-brisas. Bem, originalmente o limpador de para-brisas era acionado pelo botão do painel e funcionava em 2 velocidades. O que quero fazer é manter o motor original da Rural e passar o comando de 2 (I-lenta sem temporizador e II-rápida) para 3 velocidades (I-lenta com temporizador, II-lenta sem temporizador e III-rápida). Usarei o comando da Coluna de direção do Opala 1988. Isso é possível apenas colocando um relé com temporizador ou isso pode prejudicar o motor do limpador?
Na minha Rural estalei os bracinhos do fiat 147 com motorsinho boch do gol com temporisados, sao 3 estagios, estalei na coluna da ecoesport, nao tive ploblema algum , mas foi o eletrecista que estalou.
georgevalle
31/01/2012, 09:34
caiogg basta instalar o relê temporizador pois o I-lenta com temporizador quem faz é o relê sem nenhuma alteração no motor do limpador (somente nos casos dos limpadores mais modernos onde chegam varios fios no motor e tem variação no tempo de acionamento como é o caso das S-10 e etc.), qualquer eletricista faz a ligação do relê para você.
Muito obrigado Georgevalle, acredito que pode ser qualquer relé desde que tenha temporizador, certo?
georgevalle
04/02/2012, 08:41
O mais facil é conseguir o rele temporizador dos opala pois a ligação dele independe de qualquer outra informação do motor do limpador e é bem simples de fazer.