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Ver Versão Completa : motor Kombi diesel nos EUA, não é tão ruim assim não



geraldo paulino filho
06/07/2005, 08:12
Dando prosseguimento ao assunto motor diesel, queria apenas mostrar que seo mo motor de Kombi diesel fosse tão um como alguns acham, não estaria sendo usado nos EUA com bons resultados. A firma que faz o kit paa adaptação em Samurai chama-se Keltec, quem tiver interesse procure através do google

Elmer_Jeep
06/07/2005, 09:45
Tem certeza q esse motor é um "kombi diesel" :?:

To careca de dizer que os kombi diesel não prestam :lol:

Esse VW TDI da foto, que equipou alguns golf europeus deve suportar bem um samuka... laaaaaa no hemisfério norte onde a temperatura é mais baixa. :wink:

[]'s

rfdex
06/07/2005, 13:45
Amigo, esse pode um motor de Kombi Diesel New Generation... o famigerado motor de Kombi Diesel antigo que a maioria conhece, possuia injeção indireta de Diesel, era 1.6 (1588cc³ se não engano), etc. Esse ai nada mais é do que um motor 1.9 com injeção direta, turbo, bomba eletrônica (certamente), etc. Mesmo os motores antigos da Kombi, fora do Brasil são bastante conhecidos pela durabilidade, chegando a rodar, em média, 250.000 milhas (só pesquisar nos mais diversos sites sobre o tema), sem precisar abrir. No Brasil, nem vou comentar sobre a Kombi, pelo fato de ser um projeto errado... um mini-radiador lá na frente com uma válvulva termostática maluca, etc. Sem falar no projeto, falaremos sobre o nosso caso (Brasil)! A qualidade dos óleos lubrificantes e diesel são péssimos, aliás, até temos bons óleos lubrificantes, mas poucos usam. A maioria do diesel é batizado com algum detergente, água, etc, enquanto que lá fora existem 3-4-5 espécies de diesel (um para regiões frias, outros para rodovias - fora de centros urbanos - etc). As oficinas mexem nesses motores simplesmente por analogia ou pela prática do mecânico, que certamente está acostumado a mexer com aqueles motors Perkins, Maxion, Mercedes, etc e acha, só porque sabe colocar um VW Diesel pra funcionar, que entende! Eu tive um motor 1.6 Turbo Diesel em meu Niva, rodei 120 mil kms nele até vendê-lo, funcionando redondinho, sem abrir, sem esquentar, etc. Minhas trocas de óleo e filtros eram a cada 4-5 mil kms, nível de água e óleo eu olhava todo dia, etc. Tais os fatos e razões, eu não recomendo a compra de um motor desses VW Diesel, da geração antiga (95% dos que são vendidos e encontrados pelo Brasil à fora). Caso ache um motor 1.9, com injeção direta, etc, aconselho a comprar mas ter bastante cuidado, a fim de evitar ir logo pra oficina e o mecânico detonar de vez com seu motor. Tenho que trabalhar... no mais é isso, abração!

geraldo paulino filho
29/07/2005, 19:50
Bem, vou continuar falando, porque estou usando em 3 jipes; Um Suzuki Sidekick [agora com o motor 1.85 turbodiesel[ cabeçote/bomba inj. VWAP 1.6, pistão 82,5 mm do Fiat Duna Diesel 1.7, rebiaxados;bielas da Kombi diesel, bomba de vácuo da K diesel - uma verdadeira bomba!].Essa semana andei uns 600 km, agora vou a Poços de Caldas, [para comprar um cabeçote e bomba inj di 1.9 exp]; vou rodar +- 1.000 km.
Já tive vários dissabores com a montagem do motor, adaptações mal feitas -parafudo do alternador furando mangueira dágua, cebolinha da T soltando o fio e não acionando a ventoinha, retorno da turbina ligada ao carter por un caninho obstruido, e por ai vai; 99% dos problemas são por causa de DETALHES, é onde faz a diferença entre o bom e o mal mecânico.
Além disso ,peças de baixa qualidade -sem que eu soubesse, serviços de retífica de baixa qualidade -mudei de retífica, bombista meia bôca, mudei de bombista; agora não mudei ainda de mecânico [ o que monta meu motor trabalha com esse AP diesel há +- 20 anos!!!, conhece muito, ainda não foi preciso mudar, mas agora eu tb já entendo um pouco da teoria/prática, tenho suporte para opinar e ser ouvido e isso me agrada muito, [devo ao meu Suzuki que já esteve adaptado com uns 10 tipos de motores; o único que deixou a desejar foi o 1.6 aspirado, agora c/ turbo fica bom[ no meu caso escolhi o T2 garrett].
Por enquanto não tenho nada a reclamar, pelo contrário , nesses 3 anos ou mais de pesquisas e tentativas reais, não TEORICAS, só estou aumentando o número de jipes com o VWAP diesel.
JPX AP turbo diesel 2.0, Land 52 VW AP 2.0 [cabeçote e bomba do 1.9 diesel Exp, esse não andou , pois está sendo montado. futuramente quero montar um CJ3 com o 1.9 diesel.
Essa semana andei numa Saveiro c/ motor 1.9 aspirado, chega facilmente nos 120 de 4M, anda muito; e segundo meu mecânico, não esquenta, ficando sempre perto dos 90 gráus.
Logo estarei de VWAP 2.0 [cabeçote e bomba inj do 1.9 NO JOTA], o Rogério Munoz, o Angelo Máximo, ambos joteiros nadaram no meu Jotinha e gostaram muito, vamos ver quando colocar os "novos adereços" no PHOENIX {Jota 96 branco].
Vou dar notícias brevemente. Inté!!!! :dance:

Sergio Rocha
30/07/2005, 11:50
geraldo

Eu estou tendo problemas de aquecimento com o motor ap 1.9 diesel (aspirado).
Qual radiador e qual ventoinha vc usa ?

[]' :pensativo:

Elmer_Jeep
30/07/2005, 12:04
geraldo

Eu estou tendo problemas de aquecimento com o motor ap 1.9 diesel (aspirado).
Qual radiador e qual ventoinha vc usa ?

[]' :pensativo:

Grande Sérgio, tava lembrando do seu problema. Seria bom compartilhar sua EXPERIÊNCIA. :parede:

[]'s

gvogetta
01/08/2005, 21:28
Moçada!

Este tópico é bastante geral e extrapola o universo apenas de JPX servindo ao interesse de muitos outros jipeiros, por isso estou movendo ele para o Fórum Geral, para a continuidade da discussão, de modo mais aberto... Fica no Board JPX apenas a msg fantasma de redirecionamento.

Saudações,

samukanvas
01/08/2005, 21:42
apenas a msg fantasma de redirecionamento.



Caraca, tem fantasma no fórum?

Morro de medo de fantasmas..... :roll:

Sergio Rocha
01/08/2005, 21:57
geraldo

Eu estou tendo problemas de aquecimento com o motor ap 1.9 diesel (aspirado).
Qual radiador e qual ventoinha vc usa ?

[]' :pensativo:

Grande Sérgio, tava lembrando do seu problema. Seria bom compartilhar sua EXPERIÊNCIA. :parede:

[]'s

Pois é Elmer, to esperando a resposta do nosso amigo geraldo.
Eu to parado com o motor sem cabeçote, esperando o Crestana mandar por Sedex a junta.Assim que ela chegar, o cabeçote, que já foi retificado, será remontado.
Não tive dificuldade de achar a junta, só achei o preço de 400,00 um absurdo.
Depois de montado vamos ver se ele para de esquentar.
[]' :pensativo:

billj
02/08/2005, 09:33
http://www.keltecsystems.com/hardware/index.html

NOTICE

Due to personal and business reasons, we have ceased production of the Axis Power (VW diesel into Samurai conversion) kits and all other automotive products, including interior panel sets.

Sergio Rocha
02/08/2005, 19:51
valeu Bill.Muito boa a pagina. :wink:

[]'

geraldo paulino filho
05/08/2005, 01:23
No Jota uso o radiador original c/ 2 ventoinhas, cebolão [acho que 78/70 ou 75/70 ou algo parecido, teria que olhar, mas agora é impossivel]; no Sidekick usei o de Santana e atualmente uso o do Pálio, estreito e bem arejado, aquece rápido e esfria rápido -usei no 1,6 turbo, esse não esquenta quase nada e estou usando no 1.85 [VW/Fiat Duna].
Estou chegando à conclusão: ou onde moro é muito frio BH-MG ou quem está montando esses motores dá dando bobeira em alguma coisa, ou o pé de chumbo ésta muito grande. Tenho Land 110, em Lençóis/Jeri/Nova Tatajuba chegou a esquentar- no plano beira-mar à 100 km/h??? não entendi até hoje[ 280.000 km sem trocar a válvula termostática, talvez isso]; tenho uma Sonoma 2.8 MWM, quando enfio o pé tb aquece, TODO carro esquenta conforme forçamos a condução do mesmo.
Fui a Poços de Calda esse findi, 100 a 130 km/h retas e descidas, tive um problema, estourou a mangueira do turbo e soprou óleo dentro do cofre do motor,lá comprei o cabeçote e a bomba inj do 1.9; o mecânico falou que o dreno da turbina estava dando uma volta para cima, isso fazia com que o óleo retornasse e babava o turbo -até esse momento ainda não sabia que a mangueira havia rompido, pois foi na parte de trás- ao chegar em casa descobri o problema, pq o carro perdeu um pouco do desempenho. Rodei 492 km para ir e mais 492 para voltar , [no mesmo dia, cheguei de tardinha]NÃO TIVE SUPERAQUECIMENTO, mesmo com pé embaixo.
Meus relatos são facilmente comprovados, pois raramente ando sozinho, tenho tido problemas de adaptação mal feita, mas com o motor em si, não, mesmo contra vontade de alguns.
Não uso válvula termostática- :stop: [dispenso críticas a esse respeito, tenho ciência do seu uso e certeza que sem ela, terei muito menos problemas com o motor, por isso uso o radiador do Pálio; esquenta rápido e tem pequeno volume de água, mantendo a temperatura entre 70/80 gráus :dance:

geraldo paulino filho
05/08/2005, 01:35
Acho que já deve ter visto na KELTEC, Heavy Duty Radiator, infelizmente meu inglês é deplorável.

Sergio Rocha
08/08/2005, 22:17
Uso radiador da Fiat no meu Samurai, com ventoinha eletrica de Astra.Andando na cidade e em estradas não esquenta.Em trilhas tb não esquenta porque é pouco exigido.Na areia esquenta pra kct, o motor é muito exigido.
A junta do cabeçote chegou foi tudo montado, agua nova com aditivo e motor redondinho.

vamos ver quanto tempo dura.

[]'

geraldo paulino filho
13/08/2005, 16:41
Bom Sergio, nunca andei na areia com esse motor, a experiência que tive foi sempre por essas paragens: cascalho, minério, asfalto, pedras.
Essa junta que vc disse é a do cabeçote? Tenho um motor montado com cabeçote 1.9 exp. no bloco do 2.0, usei a junta do 2.0 metálica 87,00 reais; como o seu é todo 1.9 exp., talvez seja diferente.

alvarodeuruguay
01/04/2014, 17:37
Hola soy de uruguay y puedo decirle que ese motor diesel y su casi gemelo turbo diesel son muy usados por estas latitudes y la verdad que inclusive fueron usados en los taxis tambien y mucho de ellos rodaron mas de un millon de km.
El problema del calentamiento que trajeron los primeros passat y gol que vinieron con ese motor era por tener un radiador chico y el sistema recuperador estava muy bajo y era pequeño, luego vinieron modelos con un sistema nuevo con un recipiente mas grande y de circuito totalmente cerrado y mejoraron mucho. En la combi en uruguay se le adaptan motores toyota 1.8 y 2.0 diesel y andan muy bien, sin problemas de recalentamiento.
Mi padre tiene un passat diesel 1.6 con 1/2 millon de km y varias veces lo arreglamos. Saludos cordiales.

rfdex
02/04/2014, 21:37
Ola Alvaro! O topico e antigo (2005)!

guilhermeabreu
02/04/2014, 21:45
Vou dar uma de intrometido . tenho um ENGESA que adaptei um motor MWM 2.8 turbo intercooler da S-10 , levei 2 anos mudando e mexendo no sistema de arrefecimento para ver se ele não esquentava , FIZ DE TUDO , que nem vou enumerar para não me extender muito , SÓ CONSEGUI REFRIGERAR O MOTOR e até esfriar demais , qdo COLOQUEI um radiador moderno grandão do ÔMEGA 4.1 6cc com ar cond. .

Só assim consegui que o ENGESA não esquentasse de forma alguma , posso fazer o que quiser que ele não aquece , subir serra , andar em areião fofo , o que quiser e ele lá na temperatura normal de serviço .

Minha conclusão :

PARA SE TER UMA BOA REFRIGERAÇÃO DE UM MOTOR VC TEM QUE TER UM RADIADOR COM UMA " GRANDE ÁREA DE TROCA " E NÃO UM RADIADOR COM GRANDE VOLUME DE ÁGUA , EXPERIÊNCIA PRÓPRIA .

Espero ter ajudado .

Só pra lembrar : para que que conseguisse colocar este radiador , TIVE que mudar a posição da caixa de direção para aumentar o espaço para caber este radiador com uma ÁREA DE TROCA BEM MAIOR do que o radiador original no qual já havia trocado a colméia por outra com capacidade de água 3x maior e não resolveu .

A DICA FINAL : Da um jeito de arrumar um espaço para colocar um radiador bem maior do que o que vc tem , será um grande passo para solucionar o seu problema de superaquecimento .

Abraço